Notícias

Lavagem do Bonfim une turismo, cultura e fé em Salvador e cobertura da Criativa

  por Magno Bastos - 11/01/2019 14:41
Foto: Marcelo Reis/ Iphan

Cerca de 800 mil pessoas devem participar da procissão quilométrica entre o Largo da Igreja da Conceição da Praia e o Largo da Igreja do Bonfim, na Colina Sagrada.

A próxima quinta-feira (17) é mais um dia de festa, religiosa e profana, para quem está curtindo o verão em Salvador. A Lavagem do Bonfim atrai devotos e turistas do mundo inteiro. A procissão de oito quilômetros sintetiza o espírito baiano de homenagear os santos católicos e orixás do candomblé. Durante a caminhada, o sincretismo religioso se torna explícito no abraço de católicos, mães e filhas de santo que manifestam a fé no Senhor do Bonfim ou Oxalá, o senhor do branco, pai da luz e absoluto do universo.

Ao término da caminhada entre as igrejas de Nossa Senhora da Conceição da Praia e do Senhor do Bonfim, as baianas, que abrem o cortejo de fé e devoção popular, despejam seus vasos com água de cheiro no adro da igreja e sobre as cabeças dos fiéis, em um ritual de fé e esperança realizado há 273 anos, desde a chegada da imagem do Senhor do Bonfim de Portugal. Aos rituais religiosos, somam-se os festejos profanos com música, bebidas e comidas típicas da cozinha baiana. Essa mistura faz da Lavagem do Bonfim uma das festas mais comemoradas da Bahia e do verão de Salvador.

 

+ Entretenimento

Comentários









Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Baixo Sul Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 23/03/2019 14:32