Notícias

Diocese de Amargosa ganha dois novos padres, Ranio e Edson

  por Toy Guimarães - 08/01/2019 17:19
Fonte: Tribuna do Recôncavo | Foto: Jéssica Santos/ Tribuna do Recôncavo

A sua posse será na quinta-feira (10/01).

A Diocese de Amargosa na Bahia ganhou dois novos padres na manhã deste domingo, dia 06 de janeiro. Os diáconos Ranio dos Santos Guerra, 27 anos e Edson dos Santos Nascimento, 26 anos, foram ordenados padres na Igreja Matriz de São José do Andaiá, em Santo Antônio de Jesus, sob a imposição das mãos do Bispo Diocesano, Dom Valdemir Ferreira.

Padre Ranio dos Santos, filho da comunidade centro de São José do Andaiá, em Santo Antônio de Jesus, assumirá a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Iaçu. 

Já o Padre Edson dos Santos, filho da comunidade de Cristo Rei, Boa Vista, zona rural de Santo Antônio de Jesus, assumirá a Paróquia da Imaculada Conceição, na cidade de Santa Terezinha. Sua posse será no sábado, dia 26 de janeiro.

VIDA DE COMUNIDADE

Em entrevista ao repórter Hélio Alves, Padre Ranio dos Santos contou que começou sua participação na igreja na comunidade centro de São José do Andaiá, em Santo Antônio de Jesus.

“Participei da catequese, ajudei na liturgia e participei da Renovação Carismática Católica. Sempre fui engajado nas questões da igreja, nunca estive fora em nenhum momento da minha comunidade. E minha ordenação hoje é fruto dessa participação sempre ativa na igreja”.

CAMINHADA VOCACIONAL 

Aos 17 anos de idade Ranio foi convidado pelo pároco da Paróquia São José, na época Padre Sergio Braga, para participar dos encontros vocacionais em Amargosa. “Então, aí foi um despertar para a minha vocação, no dia em que eu cheguei na igreja ele me olhou e me perguntou se eu queria ser padre. Ali eu comecei a pensar na minha vocação”.

FAMÍLIA

Ranio contou que sua família em nenhum momento foi contra a sua opção de ser padre. “Eram receosos porque não entendiam muito bem o que era ser padre, mas nunca se colocaram contra, pelo contrário, me incentivaram, e é tanto que eles estando aqui hoje é uma prova que eles estiveram ao meu lado e que sempre estarão me incentivando na minha decisão de ser padre”.

ESTÁGIO

Ranio realizou o seu estágio diaconal na Paróquia de Cairu, sendo orientado pelo Padre Everaldo Santos. “A gente tem que atravessar o oceano para chegar lá, foi uma experiência nova e enriquecedora. Nas comunidades de Gaboa e Morro foi onde eu mais atuei no meu trabalho pastoral como diácono”.

SOBRE SUA PRIMEIRA PARÓQUIA, IAÇU

“Uma paróquia exigente, já madura na fé, e que me acolhe aos 27 anos de idade, recém ordenado. Quero hoje fazer uma prece a Deus pelo nosso pastoreio para que a nossa ação na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Iaçu seja para o bem do nosso povo e para a glória de Deus”, concluiu o neo-sacerdote, Pe. Ranio Santos .

VOCAÇÃO

Em entrevista o, Padre Edson dos Santos falou que sua vocação iniciou a partir do momento que o mesmo começou a participar da catequese, depois como Ministro Extraordinário da Eucaristia e da Palavra. “Então, foi no chão da minha comunidade, com minha participação ativa nas pastorais que eu sentir a voz de Deus ressoando em meu coração.

Tomei a iniciativa, na mediação do Padre Sergio Braga, que me fez a proposta para eu participar dos encontros vocacionais. Participei dos encontros, discernir e entrei no Seminário. Fiz uma caminhada de 8 anos de estudo, preparação e oração. E hoje, graças a Deus, estou tendo a oportunidade de ver minha vocação se concretizando, sendo ordenado presbítero para servir ao povo de Deus na Diocese de Amargosa”.

ESTÁGIO

O estágio diaconal de Pe. Edson foi realizado na Paróquia São Felipe e São Tiago, em São Felipe, sendo acompanhado pelo Padre Valter Moura.

APOIO DA FAMÍLIA

“Para a minha família foi uma grande novidade, eles esperavam que eu tivesse uma profissão, e que eu pudesse até mesmo ajuda-los por eles serem de uma família pobre da zona rural. No início eles não compreenderam muito bem, não foi muito fácil meus pais aceitarem isso, mas durante toda a minha caminhada eles nunca deixaram de me apoiar como filho, me ajudaram naquilo que foi possível, e hoje eles estão aqui muito feliz com a concretização de minha vocação”.

MENSAGEM DO PE. EDSON PARA OS JOVENS

“Não tenha medo de ouvir a voz de Deus, não tenha medo de se lançar, não tenha medo de responder de forma positiva o seu chamado, porque é nessa resposta que está a realização de nossas vidas. Seja para padre ou matrimônio, o mais importante é escutar a voz do Senhor, porque é a partir daí que vai acontecer a realização de nossas vidas. Não tenha medo de ouvir a voz de Deus”, concluiu o neo-sacerdote, Pe. Edson dos Santos.

+ Cidades

Comentários









Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Baixo Sul Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 21/03/2019 19:53