Notícias

Robô submarino irá auxiliar na prevenção de acidentes com navios-plataforma

  por Toy Guimarães - 06/12/2018 10:21

Projeto da Shell tem investimento de R$30 milhões e está em desenvolvimento na Unidade EMBRAPII Senai Cimatec.

Acidentes em plataformas e navios de petróleo podem causar danos ambientais incalculáveis e a recuperação pode levar décadas ou até séculos.

Investir em segurança, portanto, é fator crucial e relevante nas atividades da indústria do setor.

Para examinar tanques de carga em serviço de navios-plataforma (FPSOs), onde é armazenado o óleo retirado do fundo do mar, a Unidade EMBRAPII Senai Cimatec (Bahia), a petrolífera Shell e a empresa britânica Innospection estão desenvolvendo um robô de inspeção submarinacapaz de detectar defeitos e anomalias na estrutura do casco.

A inovação auxiliará na prevenção de acidentes e vazamentos de óleo.

O projeto tem custo de R$ 30 milhões, sendo que 1/3 do valor é aportado pela EMBRAPII com recursos não-reembolsáveis – o maior investimento até o momento da instituição.

De acordo com o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, o setor de óleo e gás é estratégico para o País e necessita de constantes investimentos em pesquisa.

“A exploração submarina reúne diversas competências tecnológicas, como robótica e inteligência artificial, que trarão mais segurança ao processo de exploração de petróleo”, destaca.

O desenvolvimento desta tecnologia irá permitir maior eficiência na inspeção de tanques de armazenamento de óleo, melhorando a integridade e a segurança dos navios-plataforma. Estima-se uma redução de custos entre 20% a 30% na inspeção dos tanques.

O robô também será equipado com dispositivos para limpeza das incrustações marinhas, o que deixará a rotina desta atividade mais segura.

Atualmente, a limpeza dos cascos é feita por mergulhadores com uso associado de ferramentas robóticas, drones e embarcação auxiliar.  O robô será lançado a partir do convés principal e se moverá na parte externa de cascos.

 

Comentários









Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 11/12/2018 10:28