Notícias

Workshops integram a programação do V Festival Internacional da Sanfona

  por Toy Guimarães - 08/11/2018 12:24

Entre as atividades formativas que integram a programação da V edição doFestival Internacional da Sanfona está a realização de três workshops.

"Master Class" ministrado pelo Italiano Simone Zanchini, no dia 15/11; "A Importância da Concertina na Música Irlandesa", ministrado pelo irlandêsJason O’Rourke, no dia 16/11 e a "A História da Sanfona e Seus Sotaques", ministrado por Chico Chagas, no dia 17/11.

Os workshops têm como objetivo despertar o interesse e aprofundamento pela sanfona e têm como público alvo músicos e simpatizantes que já dominam ou se interessam em tocar e conhecer o universo do instrumento. Os interessados em participar devem efetuar inscrição no site do Festival (www.festivaldasanfona.com.br ).

De acordo com o diretor geral do Festival, Celso de Carvalho, os Workshops acontecem nos dias 15, 16 e 17 de novembro, em uma das salas multiuso do Centro de Cultura João Gilberto, sempre às 15h.

“Os workshops tem como proposta a exploração das diversas vertentes do instrumento, técnicas, sonoridade, interpretação e troca de conhecimentos entre os participantes, cada um explorando o seu tema”, ressalta Celso de Carvalho, acrescentando que “assim como toda a programação do Festival, os workshops também são gratuitos e as inscrições seguem até o horário de início das atividades de cada workshop, os interessados preenchem uma única ficha de inscrição no site e sinalizam as atividades que desejam participar, podendo sinalizar todos os workshops, por serem em dias alternados”, acrescenta.

Master Class - Traduzido para o português o título do Workshop seria algo como "Uma aula com um grande mestre". Nele o Italiano Simone Zanchini, considerado atualmente um dos acordeonista mais interessantes e inovadores na cena internacional, por atribuir ao instrumento uma roupagem incomum e pessoal, realçando e ampliando o timbre e as possibilidades expressivas do mesmo, vai abordar técnicas, sonoridade e dicas de estudo do acordeon.

A Importância da Concertina na Música Irlandesa - A proposta do Workshop que será ministrado por Jason O’Rourke renomado instrumentista irlandês com trabalhos aclamados pela crítica por refletirem um estilo particular de tocar concertina que o mesmo desenvolveu, com base no estilo rítmico da música tradicional no Norte da Irlanda, e particularmente em Belfast, onde ele mora; vai tratar da música irlandesa tradicional e da história da concertina e sua importância para aquela cultura. 
 
A História da Sanfona e Seus Sotaques -  O Workshop que será ministrado pelo acordeonista, pianista, compositor e produtor acreano Chico Chagas, citado na revista europeia ''Accordion Magazine'' como um dos grandes nomes do acordeon mundial, tem como proposta ser uma grande aula sobre a história da Sanfona e demonstração dos diversos sotaques que o instrumento tem no Brasil e no mundo, uma aula riquíssima e imperdível para os amantes ou até mesmo simpatizantes do instrumento.
 
O Festival Internacional da Sanfona é uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda, conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia via Fundo de Cultura, através do Edital de Eventos Calendarizados 2016, e apoio institucional da Convocatória Ocupe Seu Espaço, ambos da Secretaria de Cultura da Bahia.

+ Entretenimento

Comentários









Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 20/11/2018 20:40