Notícias

Hiran e Pedro Pondé lançam Festival no Velho Espanha

  por Cristóvão Guimarães - 10/10/2018 15:34

Festival Glauber Rocha acontece em novembro e celebra 100 anos do tradicional Bar do Espanha.

O Velho Espanha Bar e Cultura apresenta, nesta sexta (12 de outubro), a partir das 18h, shows do cantor e compositor Pedro Pondé e do rapper Hiran, dois dos maiores expoentes da nova música baiana. A data marca o lançamento do financiamento coletivo do Festival Glauber Rocha, que celebra cem anos do tradicional Bar do Espanha, nos Barris, a se realizar entre 14 e 16 de novembro de 2018.
 
Com participação através do sistema ‘pague quanto puder’, o evento será aberto às 18h, pelo cantor Pedro Pondé, que apresentará um show acústico baseado em seu EP Licença (2017). Pondé, que há mais de 20 anos iniciou sua carreira no teatro, migrou para a música e liderou bandas como O Círculo e Scambo, com a qual conquistou seis prêmios no Troféu Caymmi. No Velho Espanha, o artista cantará clássicos da música nacional e canções do seu repertório, como Pausa eLicença.
 
Às 20h, Hiran, rapper que leva a face do novo hip hop ativista baiano para o Brasil, mistura a vasta gama de possibilidades musicais residentes em Salvador com ritmos como o 'grimme' londrino, o funk carioca e o R&B norte-americano.

Hoje residindo em São Paulo, Hiran cantará músicas de seu primeiro álbum de estúdio intitulado "Tem Mana no Rap". Numa carreira com pouco mais de um ano, o baiano já traçou parcerias com artistas importantes, como Baianasystem, BNegão, Duda Beat e Ludimila. Canções como a que intitula o CD e “Muda” estarão presentes no repertório.
 
Um bar centenário no Centro de Salvador:

O Bar do Espanha se localiza na principal rua do bairro dos Barris, a General Labatut, e foi fundado no ano de 1918. Inicialmente, o então Armazém Espanha comercializava utensílios para as famílias tradicionais de Salvador, como querosene, farinha de mandioca, cachaça e vinho. Aproximadamente 30 anos após a abertura de suas portas, o Velho Espanha cedia completamente à sua vocação etílica, ganhando os contornos atuais de bar e espaço cultural.
 
Durante 92 anos, o Bar do Espanha funcionou sob a batuta da família Mendez Pineiro, até quando o derradeiro espanhol distribuiu sua parca simpatia aos bebedores e bebedoras do Centro. Em 2012, quando contava 80 anos, José Luiz Mendez Pineiro, ou simplesmente Seu Zé, desfez-se de sua propriedade, deixando órfãos, clientes que muito se acostumaram ao seu sotaque castelhano.
 
Seu Zé, hoje com 86 anos, quando questionado sobre se Glauber Rocha, o morador mais ilustre dos Barris, era cliente do Espanha, deixa de lado seu jeito sisudo e se derrete: “Ah, não saía de lá”. E complementa: “muito gente boa”.
 
Festival mistura arte e boemia:

O Festival Glauber Rocha é um evento multilinguagem que celebra o centenário de um dos bares mais antigos de Salvador, apresentando uma programação que contempla literatura, dança, teatro, cinema, música e artes visuais. O festival será realizado de 14 a 16 de novembro de 2018 (quarta a sábado), envolvendo outros centros de cultura da região, como a Sala Walter da Silveira e a Casa Rosada dos Barris. A montagem da programação priorizará atividades e coletivos culturais que atuam no centro da cidade.
 
Reinaugurado há um pouco mais de um ano, o Velho Espanha Bar e Cultura hoje oferece uma programação cultural regular. Em seu primeiro ano, 78 grupos de música se revezaram em mais de 150 shows, que somaram mais de 300 horas de música.

O espaço multilinguagem também recebe exposições de arte, espetáculos de dança, teatro e debates. Desde a reinauguração, nomes como Tuzé de Abreu, Luedji Luna, Paulo Miguez, Côco Raízes de Arcoverde, Cláudio Prado e Balé Jovem de Salvador já integraram a programação do bar.
 
Com um público esperado de 4.000 pessoas, a organização do Festival lança, no dia 12 de outubro, sua campanha de financiamento coletivo, que pretende arrecadar os valores para custeio de produção e cachês de artistas que integrarão a programação.

O link do financiamento coletivo será lançado nas redes sociais @velhoespanha.

+ Entretenimento

Comentários









Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 16/12/2018 07:32