Notícias

Projeto Escolas Culturais é implantado na cidade de Alagoinhas

  por Magno Bastos - 15/09/2018 10:07
Foto: Claudionor Jr

O secretário Walter Pinheiro ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento cultural do território.

O projeto Escolas Culturais foi implantado nesta sexta-feira (14), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães em Alagoinhas (122 km de Salvador). A iniciativa, que visa potencializar as experiências artísticas e culturais já existentes nas unidades escolares da rede estadual de ensino e, também, fomentar novas atividades, integra escolas estaduais em 85 municípios. O evento contou com a presença do secretário da Educação, Walter Pinheiro, e foi composto por apresentações de música, poesia, teatro, dança e outras manifestações artísticas protagonizadas pelos próprios estudantes e artistas locais convidados.

“O mais importante é a gente estabelecer exatamente o ponto de partida a partir da raiz, pois não se processará nenhuma transformação na Educação sem a gente beber na principal fonte que é a Cultura. Por isso, a ideia do projeto Escolas Culturais, que surge a partir de uma manifestação de uma pequena cidade do interior que chama a atenção alguém que a partir da escola, começa a vislumbrar a possibilidade dela se relacionar com o Território. A escola se abrir e ao mesmo tempo adentrar o território”, destacou.

Para o coordenador cultural da escola, Nando Zâmbia, a iniciativa é essencial para o desenvolvimento das habilidades artísticas dos estudantes.  “O projeto é um dos mais importantes que já vi nascer e enquanto ex-aluno do colégio me sinto orgulhoso de participar e perceber a importância da potencialização e escoamento do que os alunos produzem através dessa relação plural de cognição em relação à cultura e educação”, comentou.

A estudante Bianca Reis, 15, 1º ano, que este ano levou seu talento para os Estados Unidos onde dançou no Dance Theatre of Harlem, em Nova York, fez uma apresentação de balé na qual chamou a atenção de todos na platéia. “Fui a única estudante do Brasil a fazer este curso nos EUA e, hoje, tive a oportunidade de mostrar um pouco do meu talento com uma coreografia da variação Royal e estou muito feliz de participar do evento”, disse emocionada.

Thaise Midiã, 15, 1º ano, foi ovacionada pelo público ao cantar as canções “Onde anda você”, de Vinícius de Moraes e “Olhos coloridos”, de Sandra de Sá, juntamente com o professor de Química do colégio, Nilton Rodrigues, que a acompanhou tocando violão. “Canto desde criança, mas foi aqui no colégio que eu aprendi a ter mais presença de palco. Ano passado eu fui a vencedora da etapa escolar do projeto Festival da Canção Estudantil (FACE) e gostei muito de mostrar minha habilidade vocal hoje na escola”, afirmou.

+ Cidades

Comentários









Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 25/09/2018 13:02