Notícias

XI Regata de Jangadas de Imbassaí anuncia a Primavera e agitar o vilarejo

  por Cristóvão Guimarães - 13/09/2018 14:41

No próximo dia 15 de setembro (sábado) a comunidade de Imbassaí, vilarejo localizado no Litoral Norte da Bahia, promoverá a sua Regata de Jangadas anunciando a chegada da Primavera. Já na décima primeira edição a regata vem se constituindo em um evento de grande repercussão turística no cenário local e regional.

Já na décima primeira edição, a Regata de Jangadas de Imbassai vem atraindo a atenção e a presença de centenas de pessoas ao vilarejo de Imbassai, no Litoral Norte da Bahia. O evento idealizado pelos proprietários do Bar&Restaurante Fundo de Quintal, Mariônio Andrade e Jaci e pelo morador Emílio Melo, vem anunciar a chegada da Primavera.
 
Através de uma disputa alegre e divertida entre os jangadeiros do vilarejo, a regata que será realizada este ano no dia 15 de setembro (sábado), tem o propósito de transformar o trabalho dos jangadeiros por um instante em esporte, conscientizar a sociedade sobre a preservação do rio e incrementar a economia local.
 
A Regada de Jangadas contará com duas modalidades:  uma delas será Percurso, onde cada equipe terá que percorrer o trajeto no menor tempo possível, enquanto a modalidade Originalidade será avaliada pela pintura do casco, animação da tripulação e alegoria.
 
“Como tem ocorrido nos anos anteriores, cada jangadeiro/competidor é adotado por um empresário local,  que patrocina seu afilhado/competidor, decorando a embarcação. O patrocinador também poderá inserir na embarcação a logomarca de sua empresa, bem como no material de divulgação do evento”, acrescenta Andrade.

REGATA
Os competidores, que fazem a travessia de passageiros e turistas para a praia nos dias ensolarados, terão que suar a camisa para conquistar a vitória. Em apenas 20 minutos terão que percorrer 1.200 metros e ainda contar com um grande desafio: a maré. De acordo com o diretor da prova, a tripulação será escolhida pelo mestre da embarcação. Como cada embarcação já tem um mestre, cabe à ele escolher seus dois tripulantes e só poderão participar as jangadas construídas em Imbassaí e voltadas para o transporte de passageiros.
 
Outro item de grande importância é a segurança da tripulação. Andrade explica que a segurança será de responsabilidade dos próprios participantes. “Todos tem que saber nadar e usar coletes salva-vidas. A organização não se responsabilizará por quaisquer acidentes durante a prova, no entanto existirão salva-vidas ao longo do percurso”, esclarece.
 
O evento conta com o apoio de toda a comunidade, empresários locais e a Prefeitura Municipal de Mata de São João.
 
IMBASSAÍ
As jangadas integram a paisagem de Imbassaí, que já é um lugar encantado pela natureza, onde as águas do rio e do mar se encontram, proporcionando um espetáculo de rara beleza. Imbassaí é um vilarejo situado na área de proteção ambiental do Litoral Norte da Bahia, entre Praia do Forte e Costa de Sauipe. O rio Imbassaí que corre paralelo ao mar deu nome ao vilarejo.

+ Esportes

Comentários









Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 22/09/2018 01:13