Notícias

Artistas querem reconhecimento do forró como patrimônio imaterial

  por Redação Criativa - 11/08/2018 12:30
Texto: Ana Paula Cabral/ Foto: Tatiana Azeviche

Desde 2016, os integrantes do movimento discutem com deputados estaduais e federais, ministros da Cultura e do Turismo e outras autoridades a importância do reconhecimento dos artistas do gênero.

Salvador vai sediar o 1º Fórum Estadual das Matrizes do Forró, em novembro. O evento vai reunir forrozeiros de toda a Bahia para discutir temas como o reconhecimento do ritmo nordestino como patrimônio imaterial e a regulamentação das contratações de artistas.

Para discutir esta pauta, a empresária Rozânia Macedo e artistas participaram de reunião, nesta sexta-feira (10), na sede da Secretaria do Turismo da Bahia. Eles apresentaram a proposta do evento e as ações empreendidas pelo Movimento da Defesa do Forró como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.

Entre as principais reivindicações do grupo estão a ampliação de 60% para 70% da cota de contratações de atrações musicais pelo governo do estado para eventos culturais como o São João.

Desde 2016, os integrantes do movimento discutem com deputados estaduais e federais, ministros da Cultura e do Turismo e outras autoridades a importância do reconhecimento dos artistas do gênero. O grupo também pleiteia o tombamento do forró pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a alteração da lei de licitações e contratos do Governo Federal, como forma de atender aos artistas iniciantes.

Além de Rozânia Macedo, participaram da reunião o secretário estadual do Turismo, José Alves, e os forrozeiros Val Macambira, Júlio Cesar Sanfoneiro, Antônio José, Tiago Forró do Ralão e Ed Balla.

+ Entretenimento

Comentários









Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 16/12/2018 07:31