Notícias

Ivanildo Bastos ouve Ao Vivo beneficiários e parceiros do PNHR em Laje

A Reportagem da Criativa On Line no comando de Ivanildo Bastos, está neste momento em Laje no Vale do Jiquiriçá, acompanhando a apresentação do projeto de construção de 46 casas do Programa Nacional de Habitação Rural, por meio do IMEL, ACISA Construtora e MATECOL.

Beneficiários e os parceiros conversam ao vivo com Ivanildo sobre a realização do sonho da casa própria.

Postado em 25 de Setembro, às 10:32 por Magno Bastos 0 comentários

Aldo faz um retrospecto da ACISA na apresentação do PNHR em Laje

Os parceiros do (PNHR) Programa Nacional de Habitação Rural, Ivan Andrade da Matecol e Aldo Cintra da ACISA Construtora, estão neste momento em Laje no Vale do Jiquiriçá, apresentando um pouco da história da construção das 1.165 casas na zona rural de diversos municípios da Bahia.

Aldo lembra que o prazo para a entrega das 46 residências em Laje, é de 16 meses, mas assim como aconteceu em outros municípios, eles se esforçaraão ao máximo para entregar antes deste prazo.

Todas as residências são iguais, atendendo ao padrão nacional do programa.

Ivanildo Bastos e Yago Lázaro acompanham Ao Vivo. Aguarde as entrevistas!!!

Postado em 25 de Setembro, às 10:03 por Magno Bastos 0 comentários

IMEL proporciona o sonho da casa própria para 46 famílias em Laje

Na manhã desta terça-feira (25) 46 famílias de Laje no Vale do Jiquiriçá, participam da apresentação do início das obras do Programa de Habitação Rural no município.

De acordo com o Senhor Antonio Marcos, Presidente do IMEL se sente feliz em poder proporcionar o sonho da casa própria em diversos municípios da região.

Ivanildo Bastos e Yago Lázaro acompanham Ao Vivo. Aguarde as entrevistas!!!

Postado em 25 de Setembro, às 09:48 por Magno Bastos 0 comentários

A Caravana do Gordo continua sendo sucesso e chegando a quem precisa

Neste domingo (23), aconteceu mais uma edição do projeto Ação Rural com a Caravana do Gordo. Desta vez, na Vila de Engenheiro Pontes, distrito do nosso município.

Durante todo o dia, a equipe atendeu à população oferecendo diversos serviços, como: Declaração de ITR, Cadastro Ambiental Rural, atendimento médico ( clínica geral, pediatria e ortopedia), testes rápidos de saúde (HIV, Sífilis e Hepatite B), cortes de cabelo, escova, design de sobrancelhas, orientação jurídica e muito mais.

Na ocasião, foi realizada também, uma ação beneficente em prol da amiga Dilma da Saúde, ex-vereadora da nossa cidade.

Pra Tany: “ Trabalhar é preciso. Sabemos que não é fácil, mas quando há boa vontade, sempre é possível fazer algo por quem precisa. Nossa Caravana não vai parar, vamos buscar, sempre, estar perto do povo, e, mais que isso, dar as mãos, caminhar juntos e dizer que dias melhores virão.

Tany agradeceu a todos pelo sucesso e ressaltou também sua satisfação em, junto com o povo, conseguir ajudar a uma pessoa que está passando por um momento de dificuldade.

Postado em 24 de Setembro, às 07:57 por Magno Bastos 0 comentários

Acidente no Capão em Laje ceifa vida de morador de Jaguaripe

Um acidente próximo ao Capão zona rural do município de Laje no Vale do Jiquiriçá, ceifou a vida de um homem identificado como Claudio da Oficina do Palma.

O veículo que ela estava, um Fiat Uno se envolveu num acidente com um Gol.

Não há maiores detalhes sobre as causas do acidente. O Samu foi acionado, mas ao chegar ao local ele já estava sem vida.

Postado em 23 de Setembro, às 18:36 por Magno Bastos 0 comentários

Wend Barreto segue desfilando e representando São Miguel

Vencedora em 3º lugar no Miss Bahia Mirim, ela participou de outro concurso agora recente no qual foi eleita e coroada a Miss Bahia Beleza Fashionista Universe 2018, pela BFB de Edenir Vaz.

Wend Barreto Costa segue seu sonho na disputa por mais um título, o de Miss Brasil Beleza Fashion Universe 2018 em Mato Grosso do Sul, nos dias 11 a 15 de outubro, ela que está representando a cidade de São Miguel das Matas e agora a Bahia inteira se sente muito feliz por cada conquista, agradecendo o apoio de cada um, e torcendo por um futuro feliz fazendo o que gosta que é desfilar.

Postado em 19 de Setembro, às 23:42 por Magno Bastos 0 comentários

Desligamento programado de energia na cidade de Laje

A Coelba informa à população de LAJE que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Terça dia 25 de Setembro de 2018 das 09h 00min às 15h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:

FAZENDA BELA VISTA, FAZENDA BOA ESPERANÇA, FAZENDA BOA VISTA, FAZENDA BOM JESUS, FAZENDA ESPINHEIRO, FAZENDA ITAPARICA, FAZENDA MOCAMBO, FAZAENDA OITEIRO FINO, FAZENDA OITEIROS, FAZENDA PINDOBA, FAZENDA RIACHO ABELHA, FAZENDA RIO DA DONA, FAZENDA SANTO ANTONIO, FAZENDA SÃO JOSÉ, LOTEAMENTO DA RODOVIÁRIA, POVOADO AREIA FINA, POVOADO BOA VISTA, POVOADO DO CRUZEIRO, POVOADO KM 22, POVOADO OITEIRO, POVOADO QUILOMBO, POVOADO RIACHO DA LAMA, RODOVIA 17, SÍTIO BATISTA, SÍTIO DO PIROCA, SÍTIO SÃO COSME. 

 

Postado em 18 de Setembro, às 05:25 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Professora de Laje também vence Prêmio Professores do Brasil

A professora Tamillis Silva de Andrade Vigas, do Colégio Juvenilia Peixoto Sampoio - CEJUPS na cidade de Laje é uma das vencedoras do Prêmio Professores do Brasil. Ela ganhou com o Título de Relato de Prática: A MATEMÁTICA DO SÃO JOÃO DE LAJE-BA. Conforme Link Aqui...

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Em 2018 o Prêmio está em sua 11ª edição do Prêmio convidou todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Seus relatos foram avaliados para uma premiação estadual, regional e nacional.

Através das redes sociais, a professora lajista deixou uma mensagem de agradecimento: "Deus tem me dado tantas alegrias que nem sei como agradecer.
Falar em Matemática Escolar é antes de tudo falar em mudanças de paradigmas. A Matemática não pode continuar sendo vista como quadro, livro e nada mais e é por isso que tento mostrar para os meus alunos que a Matemática está presente no nosso dia a dia e não apenas em sala de aula. Obrigada meus alunos! Obrigada por embarcar nos meus trabalhos por mais difíceis que eles pareçam no início! Vocês me orgulham! Essa vitória não é minha, essa vitória é nossa!", finalizou.

Postado em 15 de Setembro, às 15:45 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Educadora de Laje se destaca no 11ª Prêmio Professores do Brasil

Professores da rede estadual de ensino estão entre os vencedores da etapa estadual do 11º Prêmio Professores do Brasil. Esta é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Conquistaram a premiação das etapa estadual, na categoria Ensino Médio, os professores Tamillis Silva de Andrade Vigas (professora vencedora), do Colégio Estadual Juvenilia Peixoto Sampaio, em Laje; Elizabeth de Jesus da Silva (professora destaque), do Colégio Estadual Odorico Tavares, em Salvador; e Alex Barbosa Rufino (destaque), do Colégio Estadual Edvaldo Correia (destaque).

A premiação é dividida em quatro categorias (Estadual, Regional, Nacional e Temática Especial). Para a próxima fase da premiação, os educadores vencedores disputam a etapa Regional, com previsão do resultado em 11 de outubro, e logo depois a etapa Nacional, com previsão do resultado em 29 de novembro, em cerimônia de premiação no Teatro da Escola SESC de Ensino Médio, no Rio de Janeiro.

Já classificada para a etapa Regional, a professora Tamillis Andrade, disse que estava feliz pelo reconhecimento e explicou que o projeto “A Matemática do São João de Laje-BA” faz uma relação da festa junina com o estudo da disciplina.

“A ideia foi mostra aos estudantes que a Matemática está além da sala de aula, que a Matemática está presente nos detalhes do cotidiano.

Por isso, depois de demonstrarem bastante interesse pelos festejos juninos, que aconteceriam de forma antecipada no município, nós estruturamos uma sequência didática que pretendia realizar a construção de uma maquete para estudar escala, medidas e áreas de figuras planas”, explicou.

Segundo Tamillis, com o aprendizado, foi realizada a medição do circuito da festa, para estabelecer uma estimativa da capacidade máxima do público no São João da cidade. Depois, foi feito um embasamento teórico com assuntos matemáticos (porcentagem, análise de dados, construção de gráficos, média, moda e mediana) sobre os dados com gastos (ou investimentos) da festa, além de analisar a lei de acesso a informação.

Reconhecida como destaque no Ensino Fundamental, a professora Luciana Oliveira Lago, também comemorou o resultado. Ela inscreveu o projeto “Os nativos digitais do CEAB e suas vivências tecnologias”, no Prêmio Professores do Brasil.

A atividade é desenvolvida na escola desde 2016, envolvendo tecnologias digitais. “Tratamos de assuntos como o marco civil da Internet e as tecnologias assistivas, voltadas para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência.

Também realizamos aulas de campo onde visitamos lojas de tecnologia e emissoras de rádio, além do Parque do Saber, em Feira de Santana, que possui diversas atividades no teatro virtual. Na prática, fazemos a Mostra Tecnológica, onde os estudantes apresentam trabalhos na área, além de exposições de vídeos e fotos, desenvolvidos com o celular, o que proporciona mais interação com as novas tecnologias”, destacou.

 

Postado em 14 de Setembro, às 14:55 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Assaltante é preso em posto de gasolina em Laje após roubar veículo de SAJ

Na noite desta quinta-feira (13), homens armados tomaram em um assalto um veículo Hyundai HB20 na região da Quitandinha, no Centro de Santo Antonio de Jesus. Segundo informações, os acusados renderam o proprietário do veículo de placa policial PJD 9992 e fugiram tomando rumo ignorado.

Após o ocorrido, os acusados formam presos em flagrante em um posto de gasolina nas proximidades do Capão, zona rural da cidade de Laje, no momento em que estavam abastecendo o carro roubado.

Os acusados foram detidos e apresentados na Delegacia de Polícia de Santo Antonio de Jesus, à disposição da justiça.

Postado em 14 de Setembro, às 11:45 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Desligamento programado de energia na cidade de Laje no Vale do Jiquiriçá

A Coelba informa à população de LAGE que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica neste Sábado dia 15 de Setembro de 2018 das 09h 00min às 14h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:

FAZENDA RIACHO DA TOCA, FAZENDA DEUS DARÁ, RUA JOSAFÁ MARINHO, FAZENDA CAJAZEIRA, RUA PALMEIRA.

 

 

Postado em 12 de Setembro, às 08:47 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Casal sofre acidente nesta segunda no Calabar em Laje

Um acidente de trânsito foi registrado, na tarde deste domingo (9), na localidade do Calabar, BR-420, perímetro urbano da cidade de Laje , no Vale do Jiquiriçá.

Segundo informações do repórter Brício Lopez, populares informaram que a mulher teria tocado no braço do condutor, o que lhe desequilibrou, ocasionando a queda.  As identidades não foram reveladas.

A motocicleta de dados não anotados, foi retirada no local, antes da chegada da Polícia Militar.

As vítimas foram socorridas para o Hospital Ranulfo José de Almeida, a mulher estava com diversas escoriações.

Postado em 10 de Setembro, às 17:40 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Miguelenses sofrem há mais de duas décadas com BA que liga à Laje

Os miguelenses que precisam utilizar os 19 km da rodovia estadual entre São Miguel das Matas e Laje no Vale do Jiquiriçá, 220 km da capital baiana, seguem sofrendo há mais de duas décadas.

Desde a construção da via, esse trecho nunca foi asfaltado e vários governos se passaram e nunca ouve força política capaz de tencionar o governo do estado para a construção da BA.

No período chuvoso, a cena é esta que um internauta da Criativa On Line registrou. Valdemar Santos morador do Engenho Velho enviou a foto para nossa Redação.

Postado em 10 de Setembro, às 15:23 por Redação Criativa 1 comentários

Caravana do Gordo na localidade do Jacaré, zona rural de Laje

Na manhã deste domingo, 09, sob fortes chuvas, muitas pessoas saíram de suas casas para participarem de mais uma edição da Caravana do Gordo, com o projeto Ação Rural. O evento deste final de semana aconteceu na comunidade do Jacaré, zona rural de Laje, oferecendo diversos serviços ao público visitante.

Foram realizados atendimentos jurídicos, consultas médicas,testes rápidos de saúde, declarações de ITR, Cadastro Ambiental Rural, cortes de cabelo, design de sobrancelhas, torneio de futebol, palestra sobre aposentadoria rural, elaboração de contratos de parcerias e muito mais.

Tany Motos, o amigo de todas as horas, como é carinhosamente reconhecido, registrou, mais uma vez, a sua satisfação com o sucesso deste dia. "Primeiramente, agradeço a Deus e a todos e me sinto honrado em poder fazer algo pelo bem do nosso povo. Sei que nossa gente carece de muito mais serviços e mais cuidados. Por isso, os sorrisos e os agradecimentos que a mim foram dirigidos neste dia, fizeram crescer, ainda mais, a responsabilidade e o desejo de continuar lutando por dias melhores,"enfatizou.

O evento atendeu, não apenas, os moradores da comunidade local. Vieram também diversas pessoas da Gameleira, Funil e Nova Luz, comunidades vizinhas, e todos foram recebidos com todo o carinho e com todo cuidado possível.

Postado em 10 de Setembro, às 13:14 por Magno Bastos 0 comentários

Prefeitura de Laje suspende processo seletivo simplificado

Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Laje, no Vale do Jiquiriçá, suspendeu um processo seletivo simplificado que tinha o objetivo da contratação temporária de pessoal.

No comunicado, a gestão informou que em breve será divulgado um novo cronograma para o processo seletivo.

Novas datas para inscrições, avaliações e critérios de participação também serão anexados ao novo processo.

Postado em 09 de Setembro, às 08:34 por Magno Bastos 0 comentários

Professor detalha resultados do Ideb no Vale do Jiquiriçá

Ontem (03/09), foi o Dia D da educação em 2018, em especial para os Dirigentes de Educação, que deram uma pausa na sua agenda, sempre lotada, para tomar ciência dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017. 

O índice, divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é calculado de dois em dois anos, de acordo com os resultados das médias de desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e com as taxas de aprovação das escolas e redes de ensino obtidos no Censo Escolar. O índice varia de 0 a 10 e a combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões.

Neste texto, quero me deter a uma breve exposição dos dados referente aos resultados do IDEB dos municípios do Vale do Jiquiriçá, levando em consideração os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O IDEB médio da educação pública do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental atingiu 5,5. Nenhum dos 20 municípios do Vale do Jiquiriçá conseguiu atingir a média brasileira. Em relação a média do Estado da Bahia, que ficou em 4,7, 11 municípios atingiram ou superaram a média do Estado (Quadro 1), com destaque para cinco municípios que ficaram nota igual ou superior a 5: Nova Itarana (5,4), Itaquara (5,4), Planaltino (5,2), Brejões (5,1) e Amargosa (5,0).

QUADRO 1

Quando ao indicador de aprendizado em Língua Portuguesa, de uma escala de 9 níveis de aprendizado, sendo 9 o nível mais alto, 4 municípios alcançaram o nível 4 (Nova Itarana, São Miguel das Matas, Itaquara e Amargosa), 15 ficaram no nível 3 de aprendizado (Cravolândia, Planaltino, Brejões, Jiquiriçá, Irajuba, Maracás, Ubaíra, Lafaiete Coutinho, Elísio Medrado, Milagres, Lajedo do Tabocal, Laje, Santa Inês, Jaguaquara e Mutuípe) e apenas 1 município ficou no nível 2 de aprendizado (Itiruçu).
No indicador de aprendizado de Matemática, em uma escala com 10 níveis de aprendizado, sendo 10 o nível mais alto, 9 municípios atingiram o nível 4 (Irajuba, Itaquara, Amargosa, São Miguel das Matas, Nova Itarana, Planaltino, Cravolândia, Jiquiriçá e Brejões). Os demais ficaram no nível 3 (Elísio Medrado, Maracás, Lajedo do Tabocal, Ubaíra, Jaguaquara, Mutuípe, Laje, Santa Inês, Milagres, Lafaiete Coutinho e Itiruçu).

Levando em consideração a série histórica de cálculo do IDEB, iniciada em 2005, o município que percentualmente, mais melhorou seu desempenho de 2005 à 2017, foi Nova Itarana, saindo de 1,7 em 2005 para 5,4 em 2017, um aumento de 217,6%. O segundo município com melhor desempenho ao longo deste período foi Irajuba, saindo de 1,6 em 2005 e chegando a 4,8 em 2017, um aumento de 200%. Já o município que menos cresceu no período foi Laje, saindo de 3,4 em 2007 e chegando a 4,3 em 2017, um aumento de 26,5%.

No comparativo com os resultados da edição anterior do IDEB (2015), 13 municípios melhoraram seus resultados. Destaque para Itaquara que, percentualmente, foi o município que mais cresceu, saindo de 4 (2015) e chegando a 5,4 (2017), 35% de aumento, seguido por Nova Itarana, que saiu de 4,1 (2015) para 5,4 (2017), 31,7% de aumento. Além de Itaquara e Nova Itarana, os demais municípios melhoraram seu índice em relação à 2015 foram Jiquiriçá, Brejões, São Miguel das Matas, Amargosa, Santa Inês, Elísio Medrado, Planaltino, Irajuba, Milagres, Ubaíra e Maracás. 4 municípios ficaram com o mesmo IDEB, Lafaiete Coutinho, Cravolândia, Laje e Itiruçú). 3 municípios pioraram seu índice, Lajedo do Tabocal de 4,7 (2015) para 4,6 (2017), Jaguaquara de 4,2 (2015) para 4,1 (2017) e Mutuípe de 4,7 (2015) para 4,2 (2017).

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nos anos finais do Ensino Fundamental, o IDEB médio da educação pública do Brasil foi de 4,4. Apenas o município de Elísio Medrado superou a média nacional, ficando com 4,6. A média da educação pública na Bahia ficou em 3,4, sendo que 9 municípios do Vale ficaram acima desta média (Elísio Medrado, Amargosa, Nova Itarana, Santa Inês, Cravolândia, Mutuípe, Planaltino, Maracás e Lajedo do Tabocal). 9 ficaram abaixo da média do Estado (Ubaíra, Milagres, Brejões, Laje, Itaquara, Jaguaquara, São Miguel das Matas, Itituçu e Irajuba). 2 municípios não tiveram IDEB para os anos finais divulgados (Lafaiete Coutinho e Jiquiriçá).

Veja Quadro 2.

Quanto ao aprendizado em Língua Portuguesa nos anos finais, de uma escala de 9 níveis de aprendizado, sendo 9 o nível mais alto, apenas 3 municípios atingiram o nível 3 (Amargosa, Cravolândia e Elísio Medrado). 12 municípios ficaram no nível 2 de aprendizado (Itaquara, Jaguaquara, Maracás, Lajedo do Tabocal, Santa Inês, Ubaíra, Nova Itarana, Mutuípe, Planaltino, Milagres, São Miguel das Matas e Brejões). 4 registraram aprendizado no nível 1, o mais crítico (Laje, Irajuba, Lafaiete Coutinho e Itiruçú).
Em Matemática, em uma escola de 10 níveis de aprendizado, sendo 10 o nível mais alto, 2 municípios atingiram o nível 3 (Elísio Medrado e Amargosa). 11 ficaram no nível 2 de aprendizado (Cravolândia, Nova Itarana, Mutuípe, Jaguaquara, Maracás, Ubaíra, Itaquara, Santa Inês, Milagres, Lajedo do Tabocal e Planaltino. 6 ficaram no nível 1 de aprendizado (São Miguel das Matas, Irajuba, Laje, Brejões, Lafaiete Coutinho e Itiruçu).

Quanto a série histórica de cálculo do IDEB, iniciada em 2005, o município que percentualmente, mais melhorou seu desempenho nos anos finais do Ensino Fundamental de 2005 à 2017, foi Cravolândia, saindo de 1,7 em 2005 para 3,8 em 2017, um aumento de 123,5%. O segundo município com melhor desempenho ao longo deste período foi Amargosa, saindo de 2,1 em 2005 e chegando a 4,3 em 2017, um aumento de 104,8%. Os municípios que menos cresceram no período foram Laje e Brejões, que saíram de 3,1 em 2005 e chegando a 3,3 em 2017, um aumento de 6,5%.

No comparativo com os resultados da edição anterior do IDEB (2015), 10 municípios obtiveram resultados melhores em 2017. Destaque para Milagres que, percentualmente, foi o município que mais cresceu, saindo de 2,4 (2015) e chegando a 3,3 (2017), 37,5% de aumento, seguido por Elísio Medrado, que saiu de 3,4 (2015) para 4,6 (2017), 35,3% de aumento. Os demais municípios foram Amargosa, Itaquara, Mutuípe, Jaguaquara, Brejões, Ubaíra, Lajedo do Tabocal e Planaltino. O município de Cravolândia manteve o mesmo IDEB de 2015, e 4 municípios pioraram seu índice (Laje, São Miguel das Matas, Maracás e Itiruçú). Nova Itarana, Santa Inês e Irajuba ficaram de fora do comparativo, por não terem tido IDEB dos anos finais divulgados em 2015, e Jiquiriçá e Lafaiete Coutinho não tiveram IDEB divulgados em 2017.

FINALIZANDO A BREVE EXPOSIÇÃO

Apesar de não ser divulgado com os resultados oficiais uma média do IDEB dos municípios levando em consideração os anos iniciais e anos finais, ousei realizar a média do IDEB dos 18 municípios do Vale do Jiquiriçá que tiveram resultados dos anos iniciais e finais divulgados. Ficaram de fora apenas os municípios de Jiquiriçá e Lafaiete, que tiveram apenas dados dos anos iniciais.
O município de Nova Itarana obteve a melhor média do IDEB 2017, com 4,75, seguido por Amargosa (4,65), Elísio Medrado (4,6), Planaltino (4,4), Itaquara (4,3), Cravolândia (4,25), Brejões (4,2), Maracás e Santa Inês (4,15).

Confiram Quadro 3 abaixo.

Agora, cabe ao conjunto dos municípios e a cada rede de ensino realizar as análises pertinentes aos resultados divulgados. O fluxo merece também uma atenção especial nesta análise, pois influenciou ou para mais ou para menos no IDEB de muitos municípios. Tivemos municípios com um aprendizado menor do que outro, mas o fluxo (maior) proporcionou um IDEB maior do que município com maior aprendizado. No entanto, cabe destacar que, apesar de alguns avanços importantes em alguns municípios, que devem sim comemorar, ainda temos muitos desafios para garantir efetivamente o direito de aprendizagem de todos.
Sabemos que o IDEB não representa por si só a qualidade da educação de nossas escolas e redes de ensino, uma vez que vários fatores importantes não são levados em conta na composição do índice, mas, ele se apresenta como um indicador, que indica alguns aspectos que são importantes de serem analisados para melhoria da qualidade da educação.
Espero que a exposição destes dados ajude nesta tão importante análise.

Renê Silva, Pedagogo, Mestre em Educação, Professor Substituto da UESB e Coordenador Pedagógico do município de Nova Itarana.

Postado em 05 de Setembro, às 08:56 por Magno Bastos 0 comentários

Comunidade de Itaparica em Laje recebe a Caravana do Gordo

Neste domingo (02), Tany Motos e equipe realizaram mais uma edição da Caravana do Gordo, levando para o povo o projeto Ação Rural, desta vez, na comunidade de Itaparica, zona rural de Laje no Vale do Jiquiriçá.

Houve atendimento médico, exames rápidos (Hepatite B, HIV e Sífilis), consulta jurídica com advogado, realização do Cadastro Ambiental Rural, declaração de ITR, consultas de IPVA, corte de cabelo, palestra sobre Direito Previdenciário e aposentadoria rural. Esta foi, mais uma etapa de um projeto que já vinha acontecendo e que agora ganhou mais serviços.

De iniciativa de Tany Motos, a ideia é manter essas ações, de modo, a atender todas as comunidades rurais, conforme, salientou. “ Esse é um projeto que não acontece, apenas, durante campanha eleitoral, pelo contrário, iniciamos há alguns meses e pretendemos dar continuidade, chegando em outras localidades, inclusive, na zona urbana. Sabemos que o povo precisa ser cuidado, e por isso, lutaremos para tentar amenizar um pouco da carência e das necessidades de nossa gente".

No próximo final de semana, dia 09, o evento acontecerá na comunidade do Jacaré.

Postado em 03 de Setembro, às 12:11 por Magno Bastos 0 comentários

Ubaíra tentou mas não deu e perdeu fora de casa para Ipiaú em 3 x 1

Na tarde deste domingo (02) Ipiaú no Território Médio Rio de Contas, recebeu a Seleção de Ubaíra do Vale do Jiquiriçá para o jogo de volta da fase de classificação do Intermunicipal 2018.

O 61º Campeonato Intermunicipal 2018 chegou na sua quarta rodada e a equipe comandada por Rainha não conseguiu segurar o ímpeto da Tri-Campeã Ipiaú perdeu por 3 x 1.

O primeiro tempo terminou em 2 x 0 para os donos da casa. Rainha montou u esquema com três atacantes na segunda etapa e conseguiu descontar, não foi o suficiente.

Admael, marcou duas vezes e Esquerdinha fechou o placar. Dedeu de pênalti descontou para os ubairenses.

Na semana passada, Ubaíra venceu por 2 a 1 e tornou-se líder do Grupo 8. Já a equipe visitante, com a derrota, ficou com 3 pontos e desceu para a última posição da chave, que tem ainda Ibirapitanga e Jaguaquara, ambas com 4 pontos.

Ubaíra tem jogadores de toda região integrando a equipe. Robson de São Miguel das Matas, Williams de Laje, Buião de Mutuípe, Renildo de Jiquiriçá, Lander de Brejões, o goleiro Bruno de Santo Antonio de Jesus, dentre outros.

Com o resultado de hoje, Ubaíra permanece com e Ipiaú entra na zona de classificação e se mantém viva, indo a 7 pontos no certame.

Assista!

Postado em 02 de Setembro, às 17:09 por Magno Bastos 0 comentários

Evento político ratifica apoio a Tany Motos no município de Laje

Na manhã deste sábado (01) muita gente de Laje, sede e zona rural, compareceu ao comitê para plotar os carros e tornar público o apoio ao projeto do amigo de todas as horas, como é conhecido Tany Motos.

Foram mais de 100 carros plotados, nos quais, seus motoristas desfilaram pela cidade, exibindo bandeiras e demonstrando de que lado estão.

“Ficamos felizes e a cada dia, mais seguros de que o povo de Laje reconhece em nosso grupo a força e a seriedade para lutar por dias melhores para nossa gente. Agradecemos a todos, aos que vieram hoje, e, aos que ainda estão aguardando para plotarem seus carros, que são muitos,e ampliar ainda mais, essa nossa força. Obrigado" disse Tany.

O evento iniciou ainda pela manhã e se estendeu até parte da tarde para atender às demandas no primeiro dia de plotagem.

Postado em 02 de Setembro, às 05:37 por Redação 0 comentários

Jovem foi preso com arma de fogo com numeração Suprimida em Engenheiro Pontes

Após várias denúncias de porte de arma e tráfico de Drogas no povoado de Engenheiro Ponte/Laje, praticado por algumas pessoas, uma equipe do Serviço de Inteligência da 4ª Coorpin, juntamente com equipe da Depol de Laje, deslocou até o referido Povoado encontrando na casa de um jovem de 18 anos.

Em sua residência foi encontrado 01(um) Revólver calibre 38, marca Taurus, com numeração Suprimida e 06(seis) munições intactas.

Postado em 30 de Agosto, às 19:00 por Redação Criativa 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 25/09/2018 13:01