Notícias

Lajista que estava desaparecido diz que teve lapso de memória

O jovem Gilvan, morador da Serra do Frio, zona rural do município de Laje que estava desaparecido desde o último dia 10 de abril, foi encontrado com vida e aparentemente sem nenhum ferimento nesse último final de semana. O próprio Gilvan contou aos familiares que teve um lapso de memória e não se recorda exatamente o que houve, porém lembra que estava próximo a uma árvore e que, segundo ele, não se alimentou durante os dias que esteve desaparecido.

Gilvan ainda contou que um suposta senhora de aproximadamente 1 metro de altura o conduziu desse local até a residência de um vizinho e depois desapareceu. Os familiares levaram Gilvan até o hospital para uma avaliação médica e nossa equipe teve acesso a informação que ele passa bem.

Postado em 23 de Abril, às 15:30 por Yago Lázaro 0 comentários


Confira os resultados da quinta rodada da Copa Inter Vale 2019

Neste sábado (20) e domingo (21), doze jogos movimentaram a quinta rodada da Copa Inter Vale de Futebol de Campo, edição 2019.

Confira os resultados:

Ruy Barbosa 0x1 Macjuba

Itirucu 3 x1 Entrocamento

Gandu 4x 0 Nilo

Amargosa 0x3 Santo Antonio de Jesus

Laje 2x1 Jequiricá

Pirai 0x 3 Valença

Planaltino 1x1 Milagres

Brejões 1 x 1 Nova Itarana

Itaquara 2 x 0 km100

Ubaíra W.O X Cravolândia

Manoel Vitorino 2 X 1 Jaguaquara

Cruz das Almas 1 X 2 Muniz Ferreira

Jogos e locais do próximo domingo dia 28 às 15:00h

Macajuba X Itaberaba em Ruy Barbosa

Serra do Cem X Itaquara em Km-100

Amargosa X Varzedo em Varzedo

Planaltino X Rafael Jambeiro em Planaltino

Distrito Serrana X Nova Itarana em Brejões

Muniz Ferreira X Santo Amaro em Santo Antônio de Jesus

Ubaíra X Mutuípe em Ubaíra

Postado em 22 de Abril, às 11:41 por Magno Bastos 0 comentários

Doze dos vinte municípios do Vale tem água da Embasa contaminadas

Doze municípios do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá apresentaram problemas com a água consumida da EMBASA. Dentre elas, estão Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Jiquiriçá, Laje, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Maracás, São Miguel das Matas e Ubaíra.

Testes realizados pelas empresas de abastecimento de municípios brasileiros mostram que quatro cidades da Bahia consomem um perigoso coquetel com 27 agrotóxicos encontrados na água utilizada pela população.

Obtidos em uma investigação conjunta pela ONG Repórter Brasil, da Agência Pública e da organização suíça Public Eye, os dados dizem respeito ao período entre 2014 e 2017.

As informações são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério da Saúde. O estudo detectou em 1.396 municípios no país todos os 27 pesticidas. 

Dos 27 agrotóxicos encontrados pela pesquisa,  16 são classificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.

O levantamento revela ainda quais químicos estão acima dos níveis permitidos pela legislação do país e pela regulação europeia, que proíbe 21 dos 27 pesticidas encontrados na água dos brasileiros. Mas, ainda que não ultrapassem os limites legais aqui, a preocupação é de que eles juntos atuem como um coquetel nocivo à saúde.

Em nota, a Embasa informou que as análises realizadas semestralmente pela empresa no período entre 2014/2018 apresentaram valores que demonstram a inexistência de substâncias presentes em agrotóxicos.

As intoxicações por agrotóxico, em casos graves, podem até gerar coma, parada cardíaca, hemorragia ou perda da visão. Na Bahia, o problema é tratado como uma questão de saúde pública, já que está entre os oito estados do Brasil em consumo do produto.

Os defensivos agrícolas possuem diversos níveis de intoxicação, que podem variar de acordo com a quantidade do produto e tempo de exposição a ele.

O Ministério da Saúde alerta que os venenos podem entrar no corpo por meio de contato com a pele, mucosas, respiração ou ingestão. Os sintomas mais comuns logo após a exposição são mal-estar, dor de cabeça e cansaço. Nos casos mais graves, pode se identificar lesões de pele, tonturas, dificuldade respiratória, podendo ocorrer coma e morte.

Os agroquímicos também podem desenvolver problemas crônicos, que aparecem após algum tempo, como distúrbios como irritabilidade, ansiedade, alterações do sono e da atenção, depressão; dor de cabeça, cansaço, alergias de pele e respiratórias, problemas neurológicos e até alguns tipos de câncer.

"A matéria trata de forma cientificamente distorcida a questão do resíduo de agroquímicos na água dos municípios brasileiros, já que apenas 0,3% das análises realizadas estão acima dos valores máximos estabelecidos pelas autoridades brasileiras. O texto importa parâmetros europeus e faz uma análise fora do contexto da realidade brasileira, um país tropical e com mais de 65% do seu território coberto por vegetação nativa", diz a entidade em nota enviada à imprensa.

A entidade destacou que os agrotóxicos passam por aprovação da Anvisa, MAPA E Ibama e estão "entre os produtos mais regulamentados em todo o mundo" e que o processo de desenvolvimento do produto é longo, podendo chegar a 10 anos, justamente por conta da quantidade de pesquisa necessária para produzi-los.

"Cada país estabelece diferentes limites, pois eles também dependem do uso local; por isso comparar regiões globais não é a maneira mais adequada de verificar a qualidade da água. O monitoramento da qualidade da água deve levar em conta o uso e a exposição, ou seja, avaliando-se cientificamente o risco", opinou a entidade.

Sobre o aumento de toxicidade entre mistura de agrotóxicos, a entidade afirmou que "deve-se ponderar que não se pode esperar que os defensivos com diferentes modos de ações para os organismos alvos apresentem toxicidade acumulativa".

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), entidade que representa os fabricantes de agrotóxicos, destacou a avaliação já realizada previamente pela Anvisa, Ibama e Ministério da Agricultura.

“Garante que eles são seguros ao trabalhador, população rural e ao meio ambiente sempre que utilizados de acordo com as recomendações técnicas aprovadas e indicadas em suas embalagens”.

“O setor de defensivos agrícolas realiza iniciativas para garantir a aplicação correta de seus produtos, uma vez que alguns problemas estruturais da agricultura como a falta do hábito da leitura de rótulo e bula e analfabetismo no campo trazem um desafio adicional de cumprimento às recomendações de uso”, acrescentou o sindicato.

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) informou que só vai se pronunciar sobre o caso após apurar os dados e confrontá-los com outros levantamentos.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, órgão do governo estadual, foram procuradas mas em função do feriadão não foram localizados representantes para se posicionar.

Veja a lista das cidades da Bahia que estão com a água contaminada, segundo o estudo:

ABARE
AGUA FRIA
AIQUARA
ALCOBACA
ALMADINA
AMARGOSA
AMELIA RODRIGUES
ANAGE
ANDARAI
ANGICAL
ANTAS
ANTONIO CARDOSO
ANTONIO GONCALVES
APUAREMA
ARACATU
ARACI
ARAMARI
ARATACA
ARATUIPE
AURELINO LEAL
BAIANOPOLIS
BANZAE
BARRA DO CHOCA
BARRA DO ROCHA
BARREIRAS
BELMONTE
BIRITINGA
BOA NOVA
BOA VISTA DO TUPIM
BONINAL
BONITO
BREJOES
BROTAS DE MACAUBAS
BRUMADO
CAATIBA
CABACEIRAS DO PARAGUACU
CACHOEIRA
CACULE
CAETANOS
CAETITE
CAIRU
CAMACAN
CAMACARI
CAMAMU
CAMPO FORMOSO
CANAVIEIRAS
CANDEIAS
CANDIDO SALES
CANUDOS
CAPELA DO ALTO ALEGRE
CAPIM GROSSO
CARAIBAS
CARAVELAS
CARDEAL DA SILVA
CHORROCHO
CICERO DANTAS
CIPO
COARACI
CONCEICAO DA FEIRA
CONDE
CONDEUBA
CONTENDAS DO SINCORA
COTEGIPE
CRAVOLANDIA
CRISOPOLIS
CRISTOPOLIS
DARIO MEIRA
DIAS D'AVILA
ELISIO MEDRADO
ENCRUZILHADA
ENTRE RIOS
ESPLANADA
EUCLIDES DA CUNHA
EUNAPOLIS
FATIMA
FEIRA DE SANTANA
FLORESTA AZUL
FORMOSA DO RIO PRETO
GANDU
GAVIAO
GENTIO DO OURO
GLORIA
GONGOGI
GUAJERU
GUARATINGA
IACU
IBIASSUCE
IBICOARA
IBICUI
IBIPEBA
IBIRAPITANGA
IBIRAPUA
IBIRATAIA
IBITIARA
IBITITA
IBOTIRAMA
IGRAPIUNA
IGUAI
ILHEUS
INHAMBUPE
IPIAU
IPIRA
IPUPIARA
IRAMAIA
IRAQUARA
IRARA
ITABELA
ITABERABA
ITABUNA
ITACARE
ITAETE
ITAGI
ITAGIBA
ITAGIMIRIM
ITAGUACU DA BAHIA
ITAJU DO COLONIA
ITAMARAJU
ITAMARI
ITAMBE
ITANAGRA
ITANHEM
ITAPARICA
ITAPE
ITAPEBI
ITAPETINGA
ITAPICURU
ITAPITANGA
ITARANTIM
ITIUBA
ITUACU
ITUBERA
JACARACI
JACOBINA
JAGUAQUARA
JAGUARARI
JAGUARIPE
JANDAIRA
JEREMOABO
JIQUIRICA
JITAUNA
JUCURUCU
JUSSIAPE
LAFAIETE COUTINHO
LAGOA REAL
LAJE
LAJEDAO
LAJEDINHO
LAJEDO DO TABOCAL
LAMARAO
LENCOIS
LICINIO DE ALMEIDA
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA
LUIS EDUARDO MAGALHAES
MACARANI
MACAUBAS
MAETINGA
MAIQUINIQUE
MAIRI
MALHADA
MALHADA DE PEDRAS
MANOEL VITORINO
MANSIDAO
MARACAS
MARAGOGIPE
MARAU
MARCIONILIO SOUZA
MASCOTE
MATA DE SAO JOAO
MEDEIROS NETO
MIRANGABA
MIRANTE
MORPARA
MORRO DO CHAPEU
MORTUGABA
MUCUGE
MUCURI
MULUNGU DO MORRO
MUNIZ FERREIRA
MUQUEM DE SAO FRANCISCO
MURITIBA
NAZARE
NILO PECANHA
NOVA CANAA
NOVA FATIMA
NOVA IBIA
NOVA REDENCAO
NOVA SOURE
NOVA VICOSA
NOVO TRIUNFO
OLINDINA
OURICANGAS
OUROLANDIA
PALMEIRAS
PARAMIRIM
PAU BRASIL
PAULO AFONSO
PE DE SERRA
PEDRAO
PEDRO ALEXANDRE
PILAO ARCADO
PIRAI DO NORTE
PIRIPA
PIRITIBA
PLANALTINO
PLANALTO
POCOES
POJUCA
PONTO NOVO
PORTO SEGURO
POTIRAGUA
PRADO
PRESIDENTE JANIO QUADROS
PRESIDENTE TANCREDO NEVES
QUEIMADAS
QUIJINGUE
RAFAEL JAMBEIRO
RIACHAO DAS NEVES
RIACHAO DO JACUIPE
RIBEIRA DO AMPARO
RIBEIRA DO POMBAL
RIO DE CONTAS
RIO DO ANTONIO
RIO DO PIRES
RIO REAL
RUY BARBOSA
SALINAS DA MARGARIDA
SALVADOR
SANTA BRIGIDA
SANTA CRUZ CABRALIA
SANTA LUZIA
SANTA TERESINHA
SANTANA
SANTO AMARO
SANTO ANTONIO DE JESUS
SANTO ESTEVAO
SAO DESIDERIO
SAO DOMINGOS
SAO FELIPE
SAO FELIX DO CORIBE
SAO JOSE DA VITORIA
SAO JOSE DO JACUIPE
SAO MIGUEL DAS MATAS
SAO SEBASTIAO DO PASSE
SATIRO DIAS
SAUBARA
SEABRA
SENHOR DO BONFIM
SIMOES FILHO
SITIO DO QUINTO
TANHACU
TAPIRAMUTA
TEIXEIRA DE FREITAS
TEODORO SAMPAIO
TEOFILANDIA
TEOLANDIA
TERRA NOVA
TREMEDAL
TUCANO
UBAIRA
UBAITABA
UBATA
UMBURANAS
UNA
URUCUCA
UTINGA
VARZEA DA ROCA
VARZEA NOVA
VEREDA
VITORIA DA CONQUISTA
WAGNER
WENCESLAU GUIMARAES

Postado em 21 de Abril, às 14:46 por Redação Criativa 0 comentários

Assista o programa Direto da Redação Criativa desta sexta - feira, 19

Representante do grupo de proteção de Amargosa Pede ajuda para abrigo em Salvador que proteje mais de 240 animais, Balão de 16 metros marcam semana santa em MG, Procissão do Senhor Morto em São Miguel das Matas. Em Curiosidades: Muitos peixes pulam para fora de um pequeno criatório, Veja a diferença de um catador de lixo de país desenvolvido, Giro de Notícias do site Criativa On Line, Tempo e Temperatura e Mensagem Especial da Páscoa.

Postado em 19 de Abril, às 18:59 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Tem novidade na Alatan Magazine: Cuida da sua família enquanto a faxina é feita

Tem novidade na Alatan Magazine. Vá na loja conhecer o robô que varre, aspira e passa pano em pisos de madeira, porcelanato, laminado, taco, cerâmica, tapetes, carpetes enquanto você se diverte!

Viva mais a vida, curta todos os momentos sem se preocupar com a limpeza do chão da sua casa. Cuida da sua família enquanto a faxina é feita.

* Aspirador robô Multilaser R$ 549,90 ou em 6 vezes de R$ 91,65 sem juros.

A loja Alatan Magazine preza pela comodidade e praticidade dos seus clientes. Quando o tempo estiver curto, é só chamar a Vovó Alatan no WhatsApp (75) 99813 3381.

Na Alatan Magazine você vai aproveitar ofertas em roupas, móveis, eletros e tudo para sua casa com o melhor preço e qualidade! Na Avenida Lomanto Júnior no centro de Amargosa. Telefone: (75) 3634 1380. Ainda em Laje e São Miguel das Matas.

Postado em 18 de Abril, às 16:03 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Morador de Laje morre vítima de acidente de carro em Jaguaquara

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta terça-feira (16), na BR-420, entre os municípios de Itaquara e Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá. As vítimas são oriundas da localidade de Ronco D’água, no município de Laje.

O condutor da caminhonete Chevrolet Ranger, de cor cinza, com placa LCQ-7406, licença de Laje, de prenome Gerson, teria ido a cidade de Jequié realizar uma perícia médica e no retorno acabou perdendo o controle da direção. Ele sofreu fraturas nas pernas e braços, sendo socorrido pelo SAMU para o Hospital de Jaguaquara, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

Uma senhora de 60 sofreu lesões graves e também foi socorrida para o Hospital Municipal de Jaguaquara. Um terceiro ocupante do veículo saiu ileso.

Postado em 17 de Abril, às 10:54 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Curso preparatório para soldado da Polícia Militar em Santo Antonio de Jesus

Você que vai fazer o concurso público para soldado da PM-BA, aproveite a oportunidade para sua preparação com o professor Mazinho (Homem do Chapéu) em Santo Antonio de Jesus. Com emissão de certificado.

O curso acontecerá na Uninter, na Avenida Esperança, Nº 582, no bairro da Maria Preta. Turmas semanais e também aos sábados!

Aproveite e se inscreva através dos telefones: 75-9 8800 3375 (Whatsapp), 75-9 9987 1642 e ainda 75-9 9107 3767.

Faça parte do time dos aprovados, e conheça as vantagens! Equipe organizada pelo professor Mazinho.

Postado em 16 de Abril, às 12:26 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Assista agora o Programa Direto da Redação desta segunda - feira, 15

Morador de Amargosa denuncia alagamento na Urbis1, Comerciantes da feira de Santo Antonio de Jesus falam do setor de carnes, Bombeiros dão dicas de como usar carro nas chuvas, Balao de 16 metros marcam semana santa em MG, Já viu cachorro dançar?, Especialistas desenvolvem roda com motor que não polui e gera energia sozinha, Giro de Notícias, Tempo e Temperatura e Mensagem do Dia.

Postado em 15 de Abril, às 18:56 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Caminhão fica atolado na BA 539 entre São Miguel e Laje

Na manhã desta segunda-feira (15), um internauta da Criativa On Line registrou um caminhão atolado na rodovia estadual, BA 539 que liga os municípios de São Miguel das Matas à Laje no Vale do Jiquiriçá.

Inaugurada em meados da década de 80, o trecho com 19 km nunca foi asfaltado, mesmo os políticos da época terem realizado todas as formalidades, ratificando na época o equívoco que atravessa gerações.

Representantes do povo, os que estão em cargos eletivos e os que não estão, de situação e de oposição, não conseguem convergir para a realização do asfalto e a reparação deste creme cometido, visto que na oportunidade o recurso destinado a construção da via não aconteceu e de lá para cá, o imbróglio só faz aumentar, fazendo com que os municípios de São Miguel das Matas, pague uma conta que não os pertence, realizando a manutenção da via de responsabilidade do Governo do Estado.

Postado em 15 de Abril, às 17:04 por Redação Criativa 0 comentários

Assista o Programa Direto da Redação Ao Vivo nesta sexta - feira (12)

Fortes chuvas alagam ruas de Amargosa, Chuvas fortes em Salvador, em Elísio Medrado na cidade e na zona rural, bem como em São Miguel das Matas na Moenda Seca. Ainda Undime Bahia realiza Fórum em Salvador, Mulher rouba bolsa de outra pessoa em loja, Cachorros tentam enfrentar boi e são jogados para cima, Pássaro canta Oração da Família, Giro de Notícias, Tempo e Temperatura e Mensagem do dia.

Postado em 12 de Abril, às 18:53 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Familiares procuram por jovem desaparecido no município de Laje

Os familiares do jovem Gilvan Santos estão à procura de informações sobre seu paradeiro após o rapaz sair do trabalho por volta das 11h na última segunda-feira (08) para almoçar e não retornar ao local que fica na região da Serra do Frio, zona rural de laje.

Qualquer informação sobre o mesmo pode ser repassada para o número (75) 9 8837 -1968, ou para a Polícia, pois os familiares já registraram a queixa.

Postado em 11 de Abril, às 09:47 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Programa Direto da Redação Criativa desta segunda - feira, 08 de abril

Homem morre após ser mordido por cobra coral de Caetité, Banda Race Maxine faz homenagem a motociclista Cássia em Amargosa, Abertura do campeonato das Três Lagoas Amargosa, Vídeo mostra assaltante de uma perna no Rio, Morador denuncia reforma de ônibus em Salvador, Moradora de Varzedo participa da Caminhada Penintencial, Menino Nervoso responde pergunta nas redes sociais, Bicicleta gigante em Itamaracá PE, perto de Recife, Vídeo mostra a boa relação que há entre os animais, Arte com sensação de realismo, Giro de Notícias, Tempo e Temperatura e Mensagem do Dia.

Postado em 08 de Abril, às 18:48 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Assista o programa Direto da Redação Criativa desta sexta - feira, 05

Veículo pegou fogo no centro de Santo Antonio, Visita do governador Rui Costa a Laje, BR 010 - Brasília a Belém Interditada no Pará, Câmeras de Segurança registram acidentes, Educação no interior de Mato Grosso é exemplo, Você já viu, as cabras sobem em árvores?, Você já viu vacas dançando?, Tempo e temperatura, Giro de Notícias e Mensagem do Dia.

Postado em 05 de Abril, às 18:50 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Após semanas de chuvas, fluxo de água no rio Jiquiriçá vem aumentando

Com as últimas chuvas nos municípios de Maracás, Lagedo do Tabocal, Planaltino e Irajuba principalmente, é visível o aumento do nível das águas no principal rio da bacia. O principal resultado dessas últimas chuvas é aumento do nível do rio Jiquiriçá no trecho entre Santa Inês e Laje onde a sede desses municípios estão na calha do rio. Apesar da bacia ser bastante antropizada os benefícios da cheia são inquestionáveis, devido ao período de estiagem que atravessamos em 2018/2019, aliado ao aumento das médias térmicas para o período.

Diante do quadro climático observado nos dois primeiros meses do ano de 2019, sem dúvidas que é de suma importância ter esse aumento no volume das chuvas na região. É fácil observar que grande parte dessa água escorre superficialmente, encontrando um solo compactado, alimentando rapidamente os corpos hídricos, por isso o nível das águas aumentam e diminuem rapidamente. No entanto, uma parte dessa água infiltra no solo abastecendo os lençóis de água formando rios e reservatórios subterrâneos, importante para o ciclo hidrológico.

Desta forma, o rio Jiquiriçá e seus afluentes serão abastecidos, mesmo com as implicações decorrentes da compactação dos solos na bacia, uma vez que esse aumento no volume dos rios trará mais água para as barragens e reservatórios, aumentando a capacidade de alimentação humana, dessedentação animal e irrigação das atividades agropecuárias e claro contribuindo com a biodiversidade da região.

Postado em 05 de Abril, às 15:00 por Yago Lázaro 0 comentários


Governador Rui Costa e secretário da Educação visitam escolas de Laje

Em passagem pela cidade de Laje, no Vale do Jiquiriçá, onde realizou a entrega da ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, o governador da Bahia, Rui Costa visitou as duas escolas estaduais localizadas no município, acompanhado pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. A comunidade escolar dos Colégios Estaduais Juvenilia Peixoto Sampaio e Ruy José de Almeida pode dialogar com os gestores, apresentando demandas das unidades voltadas ao plano pedagógico e para a infraestrutura física. O governador também visitou uma escola municipal em Laje. Com estas, o governador chega a 328 unidades escolares visitadas durante a sua gestão.

O secretário Jerônimo destacou as iniciativas que estão sendo desenvolvidas para a melhoria do ensino e da aprendizagem nas escolas. “Nas escolas, o governador já sinalizou a melhoria na infraestrutura para prática de esportes, da biblioteca, refeitório e área externa para ser utilizada em diferentes atividades, como por exemplo a produção de uma horta. O desejo, também, é que os projetos culturais e esportivos aconteçam em maior volume, para garantir que o estudante vivencie tudo que diz respeito ao ensino e a aprendizagem, tendo cada vez mais, uma Educação Integral”, afirmou.

Para o diretor Janeide Costa, do Colégio Estadual Juvenilia Peixoto Sampaio, a visita era muito esperada pela comunidade. “Nossa unidade tem 690 estudantes e mais de 50 anos de história e fico muito agradecido com esta passagem de Rui e Jerônimo. Ter um chefe de Estado ouvindo nossas demandas com certeza faz toda a diferença para os estudantes que se sentem valorizados”, disse.

A diretora Gildeny Santana, do Colégio Estadual Ruy José de Almeida, também falou sobre este momento de diálogo. “Na verdade, esta visita do governador nem estava na programação, mas após a visita do secretário Jerônimo, que gostou muito da nossa estrutura, ele foi convidado e aceitou de pronto. É muito importante estarmos frente a frente com Rui e perceber sua sensibilidade em ouvir os gestores, professores e funcionários, já determinando resoluções para nossas demandas”, afirmou.

Postado em 05 de Abril, às 09:48 por Ivanildo Bastos 0 comentários

"A Embasa precisa do apoio de outros órgãos institucionais", Rogério Cedraz

O Presidente da Embasa, Rogério Costa Cedraz, esteve nesta quinta-feira (04) em Laje no Vale do Jiquiriçá e em entrevista a Criativa On Line falou sobre a adutora que irá destinar água do Rio da Dona em Varzedo para São Miguel das Matas.

Ele falou também da necessidade de cuidar dos mananciais por meio de ações que envolvam órgãos institucionais e a sociedade.

 

Postado em 04 de Abril, às 17:33 por Magno Bastos 0 comentários

"Estamos apontando caminhos para a educação na Bahia", Jerônimo Rodrigues

O Secretário da educação do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues esteve em Laje no Vale do Jiquiriçá nesta quinta-feira (04) e na oportunidade destacou que desde 2015 o Governador Rui Costa vem visitando as escolas e realizando um trabalho muito intenso à frente da educação no estado.

Ele falou sobre o concurso público realizado recentemente para Coordenadores Pedagógicos, sobre a revitalizações e efetivação  dos Cursos de Formação no IAT – Instituto Anísio Teixeira e sobre o Fórum Estadual da UNDIME.

Postado em 04 de Abril, às 17:21 por Magno Bastos 0 comentários

Em Laje, Rui Costa inaugura sistema de abastecimento de água na zona rural

Centenas de moradores do município de Laje, no Vale do Jiquiriçá, foram beneficiados com a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, entregue nesta quinta-feira (4) pelo governador Rui Costa. O equipamento abastece as localidades de Tourinho, Torre I e Torre II, na zona rural, com sete estações elevatórias, dois reservatórios e 14,5 mil metros de distribuição para levar água a 159 residências, atendendo 843 pessoas. A obra contou com recursos da ordem de R$ 2,8 milhões.

O governador destacou que o investimento faz parte do Programa Água para Todos. "Água é sinônimo de vida e de saúde. A nossa saúde depende da qualidade da água e da comida que a gente consome. Por isso estamos investindo muito em abastecimento de água na Bahia. Aqui na cidade de Laje, além desta entrega, autorizei que a Embasa faça o projeto para a implantação do sistema de abastecimento da localidade de Cruzeiro, no valor de R$ 1,4 milhão”, revelou Rui.

Dona Antonia e seu Ivo Brito vivem da roça há mais de 30 anos, na comunidade de Tourinho. Atualmente, são 11 pessoas na casa. Para ela, uma palavra resume a chegada da água: transformação. "A gente buscava água no animal, na cabeça, mas não era nunca como é agora. A gente agora tem água direto, tem água no banheiro. É uma transformação na vida da gente, para lavar roupa, no banheiro, na cozinha. Só temos a agradecer".

Seu Ivo também falou da mudança. "É muita gente, 11 pessoas. Quando chegava todo mundo melado de barro para tomar banho era uma confusão. A água não dava. Água tem que ser assim, correndo direto".

Certificado Ambiental Rural

Durante o evento, foram entregues 431 certificados ambientais rurais, totalizando 1778 documentos já entregues no município. Rui Costa falou sobre a importância do título. "Já investimos, em toda a Bahia, mais de R$ 40 milhões em mais de 40 mil certificados. Com isso, os pequenos produtores terão a documentação necessária, sem a qual os bancos negam os financiamentos para que os produtores rurais possam investir em suas propriedades.

Ainda segundo o governador, somando-se a outras ações, o Governo do Estado está investindo mais de R$ 1 bilhão na agricultura familiar. "Se o pequeno agricultor produzir mais e tiver uma renda melhor, ele vai gastar esse dinheiro na cidade. A economia vai crescer, as lojas vão contratar mais pessoas. Por isso esse é um investimento importante para a geração de emprego e renda", destacou.

Motocicletas

Rui aproveitou a oportunidade para entregar duas motocicletas para a Polícia Militar em Santo Antônio de Jesus. "Nós fortalecemos as polícias civil e militar. Estamos equipando a polícia baiana com aparelhos de reconhecimento facial, que já foram utilizados no Carnaval, e de leitura de placas de carro. Em abril/maio, vamos fazer o pagamento do prêmio de R$ 35 milhões, de reconhecimento do trabalho dos policiais nas cidades onde conseguimos reduzir a violência. O resultado desses investimentos é que fechamos o ano passado, mais uma vez, com um número menor e homicídios".

Postado em 04 de Abril, às 12:18 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Baixo Sul Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 25/04/2019 01:57