Notícias

Esporte Clube Bahia fecha parceria com a loja Sport.com

Em informe publicado no seu site oficial nesta quarta-feira, o Esporte Clube Bahia comunicou que a Sport.com é mais uma empresa parceira com o clube. Ainda segundo a nota, a partir de agora, a loja esportiva fornecerá tênis para todas as comissões técnicas tricolores, seja do elenco profissional ou das divisões de base.

O clube, em troca, divulgará a marca na placa de campo do CT e em suas mídias sociais. A Sport.com está nos shoppings da Bahia, Bela Vista, Piedade e Salvador Norte, assim como na internet.

Postado em 21 de Fevereiro, às 16:54 por Yago Lázaro 0 comentários

Ministério Público Eleitoral investiga candidaturas laranja na Bahia

Depois do suposto "laranjal" do PSL derrubar o ministro Gustavo Bebianno, o Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA), requereu ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) o levantamento das candidatas que receberam recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário e a respectiva quantidade de votos obtida.

O requerimento foi formulado pelo procurador Regional Eleitoral, Cláudio Gusmão. Segundo o procurador, a intenção é cruzar os dados com outras informações, relacionadas ao desempenho das candidatas nas eleições e as respectivas prestações de contas. Com isso, a PRE pretende verificar se o valor repassado foi efetivamente utilizado na campanha eleitoral ou se há indícios de apropriação ou de desvio da sua finalidade.

Postado em 21 de Fevereiro, às 15:56 por Magno Bastos 0 comentários

O MUDEIdeNOME apresenta sua agenda para o Carnaval 2019

O Movimento Musical MUDEIdeNOME, que nasceu com a proposta de levar alegria e promover o convívio entre as pessoas, apresenta a sua agenda para o período carnavalesco, em Salvador. Em cima do Pranchão ou no palco, não vai faltar diversão nos eventos embalados por Ricardo Chaves, Jonga Cunha, Magary Lord e Ramon Cruz. Conhecidos pelo som contagiante e por valorizarem a música e a cultura baiana, os integrantes do MUDEIdeNOME, prometem um repertório especial para os foliões. Os músicos animarão o público com os hits que marcaram a história da Axé Músic, clássicos da música baiana, sucessos autorais e canções que fizeram, e fazem parte da carreira individual de cada um. Abaixo, a programação e informações sobre todos os eventos. O release completo de cada apresentação encaminharemos no anexo.

 

AGENDA MUDEIdeNOME – CARNAVAL 2019

24/02 (domingo), 16h30 – Desfile no Furdunço / Camarim MUDEIdeNOME (Barra)

26/02 (terça), 21h  – Festa Mudei de Mortalha (Mirante da Arena Fonte Nova)

28/02 (quinta), 19h  – Desfile no Furdunço com o Pranchão (Barra)

02/03 (sábado), 15h – Show no Carnavalito (Arena Fonte Nova)

03/03 (domingo), 12h30 – Desfile na Avenida com o Pranchão  (Campo Grande)

05/03 (terça), 12h30 - Desfile na Avenida com o Pranchão  (Campo Grande)

 

INFORMAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO

- A maratona se inicia no próximo domingo, dia 24/02, quando o MUDEIdeNOME desfilará a bordo do Pranchão, às 16h30, no FURDUNÇO da Barra –desfile com blocos e artistas, sem cordas, realizado antes e durante a festa momesca. Nessa mesma data, será lançado o CAMARIM MUDEIdeNOME - um lugar de encontro e apoio, localizado no Boteco do Caranguejo, na Barra, criado para o grupo receber e reunir amigos, já que no pranchão não tem camarim, nem espaço para foliões, como acontece com os trios elétricos. Esse projeto foi pensado também para pessoas que adoram pular na rua, tendo uma infraestrutura ao seu dispor, onde possam renovar as energias, descansar, curtir com a família e amigos. Desde cedo, às 13h, os músicos estarão no local se preparando para o desfile no circuito. Quando terminarem o trajeto, eles voltam para o espaço para uma canja com a Banda 5%. O camarim também conta com serviço de bar, música ambiente e música ao vivo. Os acessos custam R$ 80,00 e estão à venda no Boteco do Caranguejo (Itaigara e Barra), no Jamm Burgers (Vila Caramuru) e no site Safeticket.

- A folia continua já na terça-feira, dia 26/02, quando será realizada, a partir das 21h, a 6ª edição da Festa da Mortalha, dessa vez no Mirante da Itaipava Arena Fonte Nova. O MUDEI DE MORTALHA - um dos grandes eventos pré-carnavalescos de Salvador - nasceu com o objetivo de promover o lúdico, a brincadeira, através do uso da tradicional mortalha. Com direito a decoração temática, a noite resgata o espírito da baianidade, que se destaca também na estampa da fantasia, desenhada pelo designer Pedrinho da Rocha. Os ingressos estão à venda no site SafeTicket e no balcão do espaço Barra Gourmet (andar L1), do Shopping Barra. O primeiro lote custa R$ 150,00.

- Na quinta-feira, dia 28/02, o grupo voltará ao Circuito Dodô (Barra), onde desfilará na 2ª EDIÇÃO DO FURDUNÇO 2019.

- Na tarde do dia 2 de março (sábado de carnaval), o MUDEIdeNOME será uma das atrações principais do CARNAVALITO – o esquenta do Carnaval 2019, realizado na Itaipava Arena Fonte Nova. A bordo do pranchão, o grupo desfilará na cidade cenográfica montada dentro do espaço, cuja decoração remeterá aos tradicionais circuitos existentes como Campo Grande, Barra, Praça Castro Alves, Pelourinho, etc. o evento oferecerá área gourmet, bar temático, camarotes e local para customização de abadás. Não vai faltar segurança, conforto e animação. “Já usamos a Praça Sul da Arena em outro evento nosso e é diversão certa”, comemora Ricardo Chaves.

- Nos dias 03 e 05 de março (domingo e terça de carnaval), o MUDEIdeNOME desfilará, às 12h30, no CIRCUITO OSMAR (Campo Grande).

 

Postado em 21 de Fevereiro, às 15:55 por Yago Lázaro 0 comentários

Conselho Municipal das Comunidades Negras tem novos membros para triênio

Com a missão de fazer evoluir ainda mais as políticas públicas para promoção de ações afirmativas e de reparação em Salvador, os novos membros do Conselho Municipal das Comunidades Negras tomaram posse nesta quarta-feira (20). A cerimônia foi realizada no Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro, com as presenças do prefeito ACM Neto e da secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento, dentre outras autoridades.

Na ocasião, o prefeito lembrou que, desde 2013, a capital baiana vem realizando diversas ações que visam promover a reparação racial na cidade. Dentre elas está o fortalecimento do Selo da Diversidade Étnico-Racial; a transformação de provisório para permanente o Observatório da Discriminação Racial; as criações do Centro de Referência LGBT e do Programa do Combate ao Racismo Institucional (PCRI); o cadastramento e tratamento tributário diferenciado aos terreiros de religiões de matriz africana; e a instalação da Casa do Estudante Quilombola; além da implantação da cota de cotas raciais para o funcionalismo público da cidade, que vem sendo aplicada até mesmo para as seleções do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

“Mesmo com esse conjunto de coisas, sabe-se que ainda não é suficiente – temos que buscar e podemos buscar muito mais. Por isso é fundamental o trabalho do conselho, de contribuir para a elaboração das políticas públicas com críticas, sugestões e questionamentos e, sobretudo, de trazer a visão da sociedade civil para que o poder público possa perfeiçoar ainda mais as ações. Renovamos aqui o compromisso com a abertura do diálogo para que seja feito um trabalho conjunto e em parceria, que o conselho esteja empoderado e seja ouvido para que, assim, seja feito o combate a qualquer tipo de discriminação”, afirmou ACM Neto.

A secretária Ivete Sacramento ressaltou a importância da ação, que significa que as comunidades negras, representadas por diversos segmentos, estão sendo respeitadas e podem atuar através do Conselho para que todas as atividades e políticas públicas sejam observadas, fiscalizadas e executadas. “A Prefeitura de Salvador é a única no país em que as ações afirmativas e de promoção da igualdade fazem parte do planejamento estratégico da gestão, e não apenas de um programa de secretaria. Uma das primeiras medidas da Semur foi dar visibilidade ao conselho com espaço digno e orçamento próprio, e que tivesse liberdade de ações, sem qualquer interferência do Executivo”, completou.

Vinculado à Semur, o CMCN é um órgão colegiado, de caráter consultivo, deliberativo e normativo, que tem por finalidade propor, em âmbito municipal, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra de Salvador, com o objetivo de promover a inclusão social dos afrodescendentes, resgatando sua cultura e eliminando preconceitos, através de políticas e ações junto às esferas governamentais, empresariais e a sociedade civil.

O Conselho das Comunidades Negras é composto por 28 conselheiros titulares e de igual número de suplentes, sendo 18 representantes da sociedade civil organizada e outros dez de representantes governamentais. O mandato dos membros efetivos, e respectivos suplentes, é válido para o triênio 2019/2021.

Postado em 21 de Fevereiro, às 15:48 por Magno Bastos 0 comentários

Nova Viçosa contará com reforço policial no Carnaval 2019 em Salvador

O Major Anilton Almeida, Comandante da 89ª CIPM, participou de uma reunião com o Comando Geral da Polícia Militar da Bahia e Comando Regional Sul (CPRS) para tratar da segurança durante a tradicional festa de momo na cidade.

O reforço será de, em média, 100 policiais, oriundos de diversos lugares do estado, que atuarão entre os dias 01 e 05 de março, reforçando a segurança dos moradores e turistas que escolherem Nova Viçosa como destino para curtir o Carnaval.

Durante a reunião, o Major Anilton apresentou o plano de policiamento, explicando como vai funcionar a disposição dos policiais durante a festa. “É indispensável a existência de um planejamento antecipado de um policiamento adequado, com a finalidade de prevenir qualquer situação que possa prejudicar a tranquilidade da festa”, explica o Major.

O reforço vai contar também com a Companhia do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, CAEMA e a Rodesp Sul, que vão auxiliar no patrulhamento das vias e locais de festa, assim como em toda a cidade, visto que a movimentação aumenta bastante durante esses dias.

A secretária de turismo, Lucenilde Araújo, destaca que a equipe está empenhada na preparação da festa. “Estamos todos dedicados para garantir um carnaval que agrade a todos os públicos. A programação já está fechada e podemos adiantar que as festas e bandas certamente vão agradar nossos foliões”, finaliza.

Postado em 21 de Fevereiro, às 15:47 por Yago Lázaro 0 comentários

Alberto Pimentel, titular da Semtel dará esclarecimentos à Câmara dia 13 de março

Será no dia 13 de março, às 15h, no Plenário Cosme de Farias, o depoimento do secretário municipal de Trabalho, Esportes e Lazer, Alberto Pimentel, à Câmara de Salvador, sobre a nomeação do policial militar Jorge Bruno Guimarães de Souza para o cargo de diretor do Trabalho, apesar de responder a processo por agressão a uma mulher. O episódio dominou a sessão ordinária desta quarta-feira (20), com pronunciamentos de diversos vereadores, tanto da situação quanto da oposição, cobrando a exoneração do titular da Semtel por ter defendido o acusado.

A sessão em que o secretário dará explicações e será questionado pelos vereadores terá a direção do vereador Edvaldo Brito (PSD), procurador parlamentar da Câmara. O processo de apuração será acompanhado também pela Procuradoria da Mulher, a cargo da vereadora Marcelle Moraes (sem partido), e pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Ireuda Silva (PRB).

“Esta Casa tem que se posicionar, porque além de agressão a mulheres tem fascista instalado na Semtel, uma secretaria tão importante e que foi comandada com maestria pelo nosso atual presidente, o vereador Geraldo Júnior. A Constituição diz que é crime fazer apologia ao fascismo e não podemos compactuar com isso em nome de uma aliança nacional com o PSL”, frisou Carballal.
Geraldo Júnior (SD) deixou claro que a Câmara cumprirá seu papel de fiscalizar o Executivo, com independência, e que ele agirá como um “maestro da imparcialidade”, designando a apuração ao procurador parlamentar Edvaldo Brito.

O caso – Alberto Pimentel assumiu a Semtel por indicação da esposa, a presidente estadual do PSL, deputada federal Dayane Pimentel, de Feira de Santana. Com a denúncia de que o policial militar Jorge Bruno Guimarães Souza, nomeado como diretor do Trabalho, foi alvo de processo por agressão a uma ex-namorada, em 2014, pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), o titular da pasta saiu em defesa do subordinado. Vereadores das duas bancadas também acusaram Pimentel por desprestigiar o Legislativo, na medida em que dificulta o atendimento aos parlamentares e suas demandas. Foto: Iuri Pereira / Repórter Hoje

Postado em 21 de Fevereiro, às 15:45 por Magno Bastos 0 comentários

Atrações selecionadas para o Carnaval do Pelô são divulgadas

Os resultados da curadoria artística do Carnaval do Pelô foram divulgados, pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), nesta quinta-feira (21).  Dentre os selecionados, estão projetos como Aya Bass, que une as cantoras Larissa Luz, Xênia França e Luedji Luna, e Carnavália a Trois, com Duda Beat, Hiran e Illy, shows solo de artistas e bandas como Sine Calmon, Skanibais e OQuadro, e grupo infantis como PUMM – Por Um Mundo Melhor e Canela Fina. A programação da folia no Centro Histórico deve ser divulgada nos próximos dias.

CONFIRA O RESULTADO

O processo de seleção teve início em 24 de janeiro, com a abertura das inscrições, que se estenderam até 30 de janeiro. Os projetos aprovados na análise prévia entregaram, entre os dias 07 e 13 de fevereiro, o material artístico para avaliação. Os proponentes habilitados para contratação devem comparecer à sede da SecultBA, munidos dos documentos descritos no Item 5.6 do Regulamento -5.6. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA ASSINATURA DO TERMO DE ADESÃO, para assinatura do Termo de Adesão. Essa etapa ocorre nesta sexta-feira (22), no horário das 09h às 12h e 14h às 17h, no endereço: Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro, CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia

Foram selecionadas atrações dentre os estilos afro, reggae, arrocha, axé, antigos carnavais, samba, hip-hop e guitarra baiana, além de orquestras e bailes infantis, para apresentações nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água. Para shows no palco principal da folia, localizado no Largo do Pelourinho, inscreveram-se projetos compostos por três artistas. Apresentações artísticas de bandinhas de percussão, bandinhas de corda e percussão, bandão e performances vão tomar conta das ruas, assim como microtrios e nanotrios para desfiles sem corda.

Postado em 21 de Fevereiro, às 15:37 por Yago Lázaro 0 comentários

Bahia forma técnicos em Triathlon, capazes de arbitrar competições internacionais

Oficiais baianos que realizaram o curso de oficial Técnico Nível I da União Internacional de Triathlon (ITU), durante todo o ano de 2018, em Salvador, receberam a certificação da instituição. A titulação capacita os oficiais, a atuarem em funções de arbitragem em eventos Internacionais da modalidade.

A atual certificação torna a Bahia um estado com grande número de oficiais técnicos com certificação internacional. Além de alunos e profissionais de diversas áreas, foram certificados integrantes do quadro da Federação Baiana de Triathlon – Febatri.

Vale lembrar que quatro oficiais baianos foram certificados para o nível 2 ITU, em 2015 e foram convocados para atuação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. “A capacitação e o desenvolvimento técnico dos oficiais de Triathlon baianos, além de projetar a Bahia internacionalmente neste segmento, trará ainda mais qualidade ao esporte local, contribuindo com o projeto de fomento e desenvolvimento da modalidade em nosso estado.

Estamos em crescente e a expectativa para os próximos anos é que a Federação consiga aquecer ainda mais o nosso mercado local”, explica Cleber Castro, Diretor de Marketing da Federação Baiana de Triathlon (Febatri).

Postado em 21 de Fevereiro, às 15:22 por Yago Lázaro 0 comentários

ACEB lança campanha “Educação que transforma, por uma Bahia melhor”

“Professores qualificados e valorizados; gestores capacitados; infraestrutura escolar adequada; educação integral; níveis de ensino articulados e integrados aos entes federativos. Com esta lógica, é possível melhorar a educação na Bahia”. Com base nesta afirmação, a Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) está lançando a campanha “Educação que transforma: por uma Bahia melhor”. O objetivo é colaborar para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no estado através de ações que tragam resultados efetivos.

Por ter sua origem na luta em defesa da educação, cultura e esporte como aliados da pedagogia, a ACEB decidiu aderir ao movimento que está acontecendo no estado com o intuito de mudar a educação na Bahia. A campanha vai começar com a entrega de uma Carta ao Governo Estadual e aos Governos Municipais através da União dos Municípios da Bahia (UPB) e Assembleia Legislativa, com conteúdo dos educadores, estudantes e gestores.

“O Governador reeleito disse, logo após sua posse, no início do ano, que a educação será prioridade da gestão. Essas palavras soaram bem aos ouvidos dos acebianos e acebianas, pois a área realmente precisa de uma atenção maior. Contudo, precisamos que ações eficazes sejam desenvolvidas para que as promessas sejam, de fato, cumpridas”, declararam os dirigentes da ACEB, Marinalva Nunes e Claudemir Nonato (conhecido como Pigue).

Outra ação da Associação no sentido de aprimorar a educação no Estado será a realização do Seminário “Educação que Transforma”, que terá como meta o compartilhamento de ferramentas e modelos de gestão da educação que estão dando certo. Voltado principalmente para Secretários de Educação e gestores da área que atuam em diversos estados do Nordeste, o evento será realizado em Salvador em data a ser confirmada. A ideia é reunir as melhores práticas em educação a fim de que cada participante possa levá-las para sua região.

“Algumas escolas da Bahia já apresentam um resultado satisfatório a partir de ações positivas isoladas, mas quando se considera a média de todos os colégios, os índices são negativos. Precisamos que as boas práticas de algumas de nossas escolas e dos colégios de outros estados sejam compartilhadas e implementadas em toda a rede estadual de ensino”, defenderam os dirigentes.

A fim de incentivar a formação continuada de professores, a ACEB executa, há 16 anos, um programa de formação continuada, com viés classista, através de cursos de qualificação em parceria com renomadas instituições de educação no estado.

Ações – Além da qualificação de professores, a ACEB acredita que outras importantes ações precisam ser realizadas para otimizar os índices da educação no Estado: reorganização da estrutura das escolas; capacitação de gestores; formação classista dos trabalhadores em educação; nomeação de um(a) coordenador(a) pedagógico(a) por turno em cada unidade; atuação de psicopedagogos(as) nas escolas e ampliação das unidades escolares com tempo integral e incremento dos Institutos Profissionais. “Além disso, entendemos que a cultura e o esporte são fabulosas ferramentas no sistema de ensino pela paixão, socialização e disciplina que imprimem”, destacou Pigue.

De acordo com o vice-presidente da ACEB, Marcelo Ramos, “as escolas precisam implementar e desenvolver mais projetos que fomentem a cidadania. É preciso estimular as artes (visuais, música, teatro, dança, etc) e fomentar o esporte, através de iniciação esportiva nas mais diversas modalidades, torneios e eventos esportivos que possam ir além das aulas de educação física”, frisou.

Segundo Marinalva Nunes e Claudemir Nonato, a valorização profissional do educador passa pela compreensão e consciência da nobreza da função por parte da sociedade. “Formação continuada, desenvolvimento da carreira e elevação do piso salarial são importantes no processo de transformação da educação no estado. Professores, coordenadores, gestores e demais trabalhadores em educação são os guardiões da transformação social”, resumiram os dirigentes da ACEB.

Postado em 21 de Fevereiro, às 11:18 por Yago Lázaro 0 comentários

Filhos de um dos inventores do trio elétrico comemoram sua trajetória na musica brasileira

Em 21 de fevereiro de 1974 os irmãos Betinho Macêdo (Baixo), Armandinho Macêdo (Guitarra Baiana), Aroldo Macêdo (Guitarra Baiana) e André Macêdo (Vocal) subiam oficialmente em um trio elétrico com destino a colina sagrada na Igreja do Bonfim, para abençoar o primeiro Trio Elétrico da Banda. 45 anos depois, os Irmãos Macedo comemoram sua trajetória na música brasileira.

Muito mais maduros, os irmãos Macêdo mantêm presentes e preservada sua identidade musical no carnaval de Salvador, perpetuando a tradição de tocar um repertório trieletrizado, com uma sonoridade peculiar e uma maneira muito própria de executar clássicos e populares. Imprimindo na história da música popular brasileira um registro sonoro particular e admirado por muitos.

Em 2019, a folia começa no sábado, dia 02. Do circuito do Campo Grande, batizado de Osmar, pai dos irmãos, o trio Fobicão sairá ao som de clássicos como Pombo Correio, Frevo do Trio Elétrico, Viva Dodô & Osmar, Vida Boa, Zanzibar e o hino Chame Gente. No domingo, dia 03, descem para Barra e tocam no ciruito batizado de Dodô na segunda e terça-feira.

Os irmãos Macêdo com sua Música Trieletrizada são uma marca registrada na Bahia, a história viva do carnaval de Salvador que toca sem cordas para o povo, mantendo um compromisso, uma tradição cultural com a raiz de um povo. Por isso, além das canções já citadas, este ano o repertório também contará com Aí eu liguei o Rádio, Viva o Povo Brasileiro, Aquidabã, Frevo da Lira, Frevo dobrado n°3 e Granadino, revisando a trajetória da banda.

Antes do Carnaval, já seguindo a tradição, a Banda desfilara no Furdunço em um pequeno caminhão adaptado para receber a Fobica em cima, o primeiro Trio Elétrico do mundo, inventado por Dodô e Osmar.

Abadado Especial - Abadado, o abadá dado, é um projeto social no qual os fãs da banda troca a camiseta por uma lata de leite em pó, que após o Carnaval é entregue para instituições que cuidam de crianças e idosos. Lançado em 2003, o Abadado é um sucesso há 16 anos. Não é necessário o Abadado para pular com o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, uma vez que é um trio sem cordas desde sempre.

Para o Carnaval de 2019 o Abadado traz em sua arte elementos que convidam as pessoas a revisitar a obra musical dos Irmãos Macedo, estampado com as 16 capas dos discos, o projeto Abadado 2019 remete aos 45 anos da Banda Armandinho, Dodô e Osmar e sua música trieletrizada.

Babilônia - Nos seus 45 anos de historia os Irmãos Macedo escolheram falar de sonhos na sua música de trabalho. A canção, de autoria de Aroldo Macedo e Maria Vasco, um rei baixa uma medida provisória em que todos os seus súditos são liberados para sonhar e o refrão decreta: “Virou lei, virou lei, virou lei, virou lei”. Seguindo a linha de uma sonoridade peculiar, a musicalidade segue o estilo de outros grandes hits do grupo.

História – Há 45 anos, os irmãos decidiram subir juntos em um caminhão para tocar o repertório de frevos e marchinhas da dupla que revolucionou o Carnaval em 1950. Osmar Macêdo queria que o grupo tivesse apenas o nome de Armandinho, que já tinha uma carreira individual e mostrava ao mundo a sua genialidade com instrumentista da Guitarra Baiana, mas o próprio guitarrista foi contra essa ideia, e decidiu, junto com os irmãos, deixar no nome da Banda a homenagem aos criadores do “caminhão da alegria”; assim surgiu a Banda Armandinho, Dodô e Osmar.

Donos de uma discografia rica, os irmãos Macedo gravaram 16 discos Toda essa riqueza e complexidade na Música Trieletrizada renderam grandes palcos aos Irmãos Macêdo, como o Montreux Jazz Festival na Suíça, além de tantas outras viagens a Europa, Estados Unidos, Canadá e México, terem sido a primeira banda a colocar um trio elétrico fora do Brasil, na Itália /Roma em 1983 no Festival Bahia de Todos os Sambas, no Carnaval da França em 1985 e em Toulouse 1986.     

Durante essa trajetória que até hoje fascina uma multidão de pessoas, os Irmãos Macedo viveram inúmeras historias e curiosidades ao lado de grandes artistas e compositores da música popular brasileira como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Moraes Moreira. Algumas destas histórias contadas no Espetáculo CARNAVAL . MÚSICA . REVOLUÇÃO, um musical protagonizado pelos Irmãos Macêdo que é revelador, uma verdadeira viagem no tempo em diferentes épocas para quem ama boa música e histórias interessantes.

Não fugindo as origens e como bons filhos de Osmar Macedo, os irmãos Macedo foram pioneiros em inúmeros desenvolvimentos a fim de suprir suas necessidades em cima de um trio elétrico.  Entre tantos “arranjos” para facilitar a vida de quem toca em cima de um Trio elétrico, foram os primeiros a colocar uma bateria completamente microfonada e um baixo de cinco cordas em cima do caminhão, além de desenvolver toda a técnica de tocar Guitarra Baiana, acrescentando uma quinta corda, suas distorções sonoras e pedaleiras, se tornando matriz e uma referência para inúmeros profissionais que viriam a surgir. Um palco mágico que revela até hoje grandes artistas.

Carnaval Musica Revolução - Encenada por Armandinho, Betinho, Aroldo e André Macêdo a peça conta a trajetória de 45 anos de carreira no teatro. O projeto é uma releitura da obra dos irmãos, apresentada com instrumentos eletroacústicos, e que se transforma em uma nova forma de executar o repertório, mostrando as várias nuances de um som que é matriz.

O espetáculo transita por todas as décadas desde a criação da primeira guitarra elétrica do Brasil – o Pau Elétrico - e sua evolução e inovações propostas por Armandinho até se tornar a Guitarra Baiana, passando pela evolução do Trio Elétrico, e explorando toda a musicalidade trieletrizada que influenciaria uma geração de artistas baianos, transformando o carnaval de Salvador na maior festa de participação popular do planeta.

Postado em 21 de Fevereiro, às 10:58 por Yago Lázaro 0 comentários

“Treino das Meninas”confirma nova edição em combate assédio sexual em Salvador

O escritor, corredor e palestrante Augusto Cruz, o Guga, se prepara para promover a segunda edição do evento “Treino das Meninas”, que acontecerá no dia 16 de março, no Jardim dos Namorados, em Salvador, a partir das 6 horas da manhã. O evento consistirá num ato de conscientização, onde cada corredora cumprirá sua planilha de treino, mas todas largarão juntas, mobilizadas, com o objetivo de sensibilizar a população contra o assédio que as praticantes de atividade física ao ar livre sofrem. Nesta edição serão 100 mulheres convidadas por Augusto Cruz e Cleber Castro, organizadores do evento, que, apesar de fechado, será gratuito e promete ser uma grande celebração à semana da mulher.

A corrida de rua é considerada uma das práticas esportivas mais democráticas que existem, já que, para praticá-la, basta sair de casa e correr. Mas para as mulheres, o ambiente das ruas tem sido preocupante, já que tem sido crescente o número de casos de abusos e tentativas de importunação sexual. “Esse fato nos chamou a atenção e, desde o ano passado, resolvemos nos unir para mobilizar a população, criticar a prática do assédio e tentar realmente combatê-lo. Além disso, o Treino das Meninas é um evento para ampliar ainda mais o empoderamento das corredoras da nossa cidade”, conta Guga.

 

Serviço:

Treino das Meninas – Edição 2019

Celebração à Semana da Mulher e alerta contrao assédio às mulheres que praticam atividade física ao ar livre.

Data: 16 de março de 2019, das 6h às 8h.

Local: Jardim dos Namorados.

 

Postado em 21 de Fevereiro, às 10:48 por Yago Lázaro 0 comentários

Roberto Carlos e prefeito de Biritinga garantem conquistas para o saneamento

O deputado Roberto Carlos (PDT) e o prefeito de Biritinga, Celso da Sucam (PDT), estiveram na Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia – Cerb, com o diretor de saneamento do órgão, dr. Antônio Eduardo de Matos, e garantiram importantes obras para o município, bem como a construção de um novo sistema de abastecimento de água, no valor de R$1,2 milhão, que vai atender as comunidades de Roça do Mato, Tapera, Santa Cruz, Pelo Sinal, Baixa Funda I e II e Barro Branco. O processo de licitação já foi iniciado e a prefeitura vai participar com a contrapartida. 

Foi liberado, ainda, pela Cerb a visita técnica de engenheiros para realizarem o levantamento do projeto de instalação do poço artesiano em Baixa da Jibóia, que vai atender as comunidades de Gameleira, Olhos d'Água e Serra Branca.

O prefeito Celso e o deputado Roberto Carlos garantiram, ainda, a ampliação do poço que atende as localidades de Umbuzeiro, Bebedouro, Cajá e Bomboril, além de um reservatório de 20 mil litros na comunidade Campo da Ema.

Postado em 21 de Fevereiro, às 10:29 por Yago Lázaro 0 comentários

Programação do Pelô traz pré-carnaval e bandas de percussão

“Já é carnaval no Pelôo, cidadee... Acorda pra ver...”. O novo arranjo na letra da música do cantor Gerônimo Santana dita bem o ritmo frenético da diversificada programação do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, onde uma animada prévia da folia baiana já pode ser conferida por baianos e turistas. As atrações incluem desde as antigas marchinhas da Banda Armandinho, Dodô & Osmar até os gritos de carnaval comandados por artistas como Amanda Santiago e Márcia Short, com apresentações do Cortejo Afro, Ricardo Chaves e Banda, além de muito samba, percussão, afoxé e blocos afro.  

Na sexta-feira (22), às 14h, no Largo Pedro Archanjo, tem a Bahia Conection Oficina de Percussão com uma apresentação aberta ao público. Tem também neste largo, às 20h, ‘Sexta do 10’ com o grupo Samba Trator, e ingressos a R$ 10,00. E no Largo Quincas Berro D’Água, às 20h, a Àttooxxaá se apresenta, com ingressos a R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia).

E o ‘Berro de Carnaval’ no sábado (23), às 21h, fica por conta da cantora Amanda Santiago que dita o ritmo carnavalesco gratuitamente, no Largo Quincas Berro D’Água. No Largo Pedro Archanjo, às 20h, a cantora Márcia Short faz a alegria do público com o ‘Grito de Carnaval’. Acesso a R$ 20,00. Já no domingo (24), no Largo Pedro Archanjo, às 16h, tem gratuitamente o ‘Sambaile da Pedro Archanjo’  M do Samba/ Simpatia. No Largo Tereza Batista, a partir das 14h, o Ensaio do Olodum promete agitar o Pelô, com ingressos a R$ 50,00.

Na segunda feira (25), no Largo Quincas Berro D’Água, a partir das 20h, tem Pré-Carnaval do  Cortejo Afro com ingressos a R$ 80,00 e R$ 40,00, no 1º Lote, e R$ 100,00 e R$ 50,00, no 2º Lote. Neste mesmo dia, também com entrada gratuita, acontece ainda, no Largo Tereza Batista, às 20h, o Ensaio Geral do Afoxé Ayralogum. E para acabar bem a segunda-feira , no Largo Pedro Archanjo, às 20h, acontece, gratuitamente, o ‘Carnaval das Antigas Marchinhas’ com a  Banda Armandinho, Dodô & Osmar.

Já na terça-feira (26), no Largo Quincas Berro D’Água, às 13h, os foliões poderão desfrutar gratuitamente do Carnaval Social Bloco dxs Invisíveis, que reúne bandas de percussão, dança e teatro, com show da cantora Rebeca Tárique. No Largo Pedro Archanjo, o cantor Gerônimo Santana se apresenta às 20h, com ingressos a R$ 30,00. E Narcizinho e os Afro se apresenta também no Largo Tereza Batista, às 20h30, com ingressos R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). 

Na quarta-feira (27), no Largo Tereza Batista, às 20h, a festa continua com o Ensaio do Bloco Afro Muzenza, com ingressos a R$ 20,00. Às 20h, no Largo Pedro Archanjo, a festa estará garantida gratuitamente com o Baile É O BICHO’, com Ricardo Chaves e banda. Às 16h, no Largo Quincas Berro DÁgua acontece a  XXIX Lavagem Cultural da Funceb, com Banda Aurora e participação de atrações como Mirela Bastos & Banda e Grupo de Pagode 100% Meio Kilo. Este ano, o rei e rainha da festa são Falcão (da banda Guig Gueto) e Márcia Castro. Acesso com camisa no valor de R$ 35,00.

No circuito gratuito de festas, o público pode curtir, na quinta-feira (28), a partir de 20h, no Largo Tereza Batista, com a Barca da Folia.

A programação tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

PROGRAMAÇÃO:

Bahia Conection Oficina de Percussão e Grupo Badauê

Largo Pedro Archanjo

Quando: 22 de fevereiro (sexta) às 14h

Ingresso: Gratuito

‘Sexta do 10’ Samba Trator

Largo Pedro Archanjo
Quando: 22 de fevereiro (sexta) às 20h
Ingresso: R$ 10,00

Àttooxxaá

Largo Quincas Berro D’Água
Quando: 22 de fevereiro (sexta) às 20h
Ingresso: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Amanda Santiago ‘Berro de Carnaval

Largo Quincas Berro D’Água
Quando: 23 de fevereiro (sábado) às 21h 
Ingresso: Gratuito
 

 

Márcia Short  ‘Grito de Carnaval’

Largo Pedro Archanjo

Quando: 23 de fevereiro (sábado) às 20h 
Ingresso: R$ 20,00
 

‘Sambaile da Pedro Archanjo’  M do Samba/ Simpatia

Largo Pedro Archanjo

Quando: 24 de fevereiro (domingo) às 16h 
Ingresso: Gratuito
 

 

Ensaio do Bloco Olodum

Largo Tereza Batista

Quando: 24 de fevereiro (domingo) às 14h

Ingresso: R$ 50,00

 

Carnaval das Antigas Marchinhas’ Banda Armandinho, Dodô & Osmar

Largo Pedro Archanjo

 

Quando: 25 de fevereiro (segunda) às 20h 
Ingresso: Gratuito
 

Ensaio Geral do Afoxé Ayralogum

Largo Tereza Batista

Quando: 25 de fevereiro (segunda) às 20h

Ingresso: Gratuito

‘Pré Carnaval’ Ensaio do Cortejo Afro

 Largo Quincas Berro D’Água
Quando: 25 de fevereiro (segunda) às 20h
Ingresso: R$ 80,00 e R$ 40,00 (1º lote),  R$ 100,00 e R$ 50,00 ( 2º lote)
 

Carnaval Social’ Bloco dos Invisíveis Bandas de Percussão/Dança/Teatro

Largo Quincas Berro D’Água
Quando: 26 de fevereiro (terça) às 13h
Ingresso: Gratuito
 

Gerônimo Santana

Largo Pedro Archanjo

Quando: 26 de fevereiro (terça) às 20h

Ingresso: R$ 30,00

 

Narcizinho e os Afro

Largo Tereza Batista
Quando:26 de fevereiro (terça) às 20h30 
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). 
 

Baile É O BICHO’ Ricardo Chaves e Banda

Largo Pedro Archanjo

Quando: 27 de fevereiro (quarta) às 20h

Ingresso: Gratuito

 

XXIX Lavagem Cultural Rei com convidados Falcão (Banda Guig Ghetto), Rainha – Márcia Castro, Mirella Bastos e Banda, Banda 100% Meio Kilo

 Largo Quincas Berro D’Água
Quando: 27 de fevereiro (quarta) às 16h
Ingresso: Acesso com camisa no valor de R$ 35,00
 

Ensaio do Bloco Afro Muzenza

Largo Tereza Batista

Quando: 27 de fevereiro (quarta) às 20h

Ingresso: R$ 20,00

 

Barca da Folia
Largo  Tereza Batista
Quando: 28 de fevereiro (quinta) às 20h
Ingresso: Gratuito

Postado em 21 de Fevereiro, às 10:11 por Yago Lázaro 0 comentários

UNDIME ratifica fortalecimento do Regime de Colaboração com Estado

Na tarde desta quarta-feira (20), os Dirigentes Municipais de Educação de Elísio Medrado e Santa Inês, Presidente da UNDIME e Diretor de Comunicação da Seccional Bahia, Williams Panfile Brandão e Marcos Paiva, respectivamente, acompanhados do Assessor Renê Silva, se reuniram com o SUB Secretário da Educação do Estado, Danilo de Melo Souza.

Durante o encontro que teve o objetivo de apresentar o plano de trabalho já desenvolvido pela UNDIME junto aos Territórios, como forma de fortalecer o Regime de Colaboração na educação pública entre estado e municípios, um documento foi entregue ao SUB Secretário e discutido com o mesmo a pedido do Secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.

“Nós tivemos uma reunião na quinta-feira da semana passada aqui com o Secretário Jerônimo e a pedido dele, estamos retornando para apresentar o que já estamos realizando e o que planejamos para 2019 com base nas nossas andanças pelos Territórios”, destaca Williams.

Para Renê, os encontros com o novo secretário estão sendo muito proveitos. “Eles tem o propósito maior de fortalecer esse Regime de Colaboração e a proposta entregue indica que a UNDIME está atenta para as demandas dos municípios e uma nova reunião para a próxima semana já ficou agendada”.

Marcos Paiva enfatiza que os encaminhamentos indicados no documento apresentado são frutos de escutas da UNDIME junto aos Territórios. “Ao longos dos dois últimos anos a UNDIME realizou diversos encontros nos Territórios de Identidade, com a presença do Conviva, com membros da Diretoria e Técnicos que ampliaram não somente a área de atuação da UNDIME como também o olhar sobre as necessidades dos municípios frente às políticas públicas educacionais”.

Postado em 20 de Fevereiro, às 20:58 por Magno Bastos 0 comentários

Jorge Zárath é o convidado do Perfil e Opinião da TVE Bahia

Nascido em Montevidéu, no Uruguai, mas com um coração totalmente baiano, o cantor e compositor Jorge Zárath é o convidado do Perfil e Opinião desta quarta-feira (20), na TVE Bahia. O programa vai ao ar às 21h15, com horário alternativo no sábado (23), às 15h.

Antes de fazer sucesso nos trios elétricos e comandar blocos como Beijo, Crocodilo e Pike, Jorge Zárath começou cantando em bares. Daí para o trio elétrico foi um pulo. Ao lado de parceiros, aflorou seu lado compositor e escreveu a história da música baiana, com sucessos gravados por grandes artistas como Daniela Mercury, Cláudia Leite, banda Olodum, Chiclete com Banana, Harmonia do Samba, entre outros. Em 1994, criou e comandou a Salsalitro, banda que ficou marcada na música e no público baiano como sinônimo de latinidade.

No programa, o artista fala sobre sua relação com a Bahia, seus trabalhos como compositor, participações em cima do trio elétrico, descobertas de artistas, parcerias com cantores baianos e do seu novo clipe com Carlinhos Brown, que celebra a mistura entre tambores da áfrica e ritmos latinos. Entitulado ‘Meu Coração Pula’, versão de Zárath para a música ‘El cuarto de Tula’ (Sérgio Siaba), imortalizada no filme ‘Buena Vista Social Club’, o clip foi gravado no Pelourinho e é marcado pela percussão cubana, junto com os tambores baianos.

Postado em 20 de Fevereiro, às 16:47 por Yago Lázaro 0 comentários

Deputado Roberto Carlos assume a vice-liderança do Governo na ALBA

Atendendo ao convite do governador Rui Costa e do deputado Rosemberg Pinto, líder da maioria, que reconheceram o empenho do parlamentar para o desenvolvimento de importantes projetos que garantem mais qualidade de vida para os baianos.

Segundo o deputado Roberto Carlos, assumir a vice-liderança do Governo é uma grande honra, uma vez que ele já colabora com o governador Rui Costa e ver, neste convite, a possibilidade de trabalhar, ainda mais, pelo estado e continuar garantindo importantes obras como o metrô, construção de hospitais, reforma de estradas e muito mais.

Postado em 20 de Fevereiro, às 16:29 por Yago Lázaro 0 comentários

Desligamento programado de energia na cidade de Vera Cruz

A Coelba informa à população de VERA CRUZ que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Sexta dia 22 de Fevereiro de 2019 das 09h 30min às 15h 30min. Serão atingidas as seguintes localidades:

CONDOMÍNIO PRAIA DO MEIO, RODOVIA BA 001 CONDOMÍNIO MORADA DA PRAIA RUA A, RODOVIA BA 001 CONDOMÍNIO PRAIA DO MEIO ETAPA 02, RODOVIA BA 001 CONDOMÍNIO PRAIA DO MEIO RUA 02.

O desligamento será necessário para que técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município.

Postado em 20 de Fevereiro, às 16:10 por Yago Lázaro 0 comentários

Morre Dometila Garrido, primeira mulher a trabalhar como repórter na Bahia

Faleceu aos 85 anos na manhã desta terça-feira (19/02), no Hospital Ernesto Simões em Salvador, a jornalista Dometila Garrido. Pioneira nas redações baianas, ela comandou durante anos a produção dos programas da TV Itapuã, onde trabalhou de 1961 a 1975.

Também coordenou o Miss Bahia e se orgulhava de ter iniciado com uma Miss Brasil (Maria Olívia Rebouças, 1962) e ter encerrado com outra (Zaida Costa, Miss Mundo Brasil 1975), tendo no meio da jornada elegido a Miss Universo Martha Vasconcellos (1968). Nos musicais da Itapuã muitos nomes foram revelados ou por lá passaram, como Maria Creuza, Antonio Carlos e Jocafi, Tom e Dito, Raul Seixas, Gilberto Gil, Caetano Veloso etc.

Entre as coberturas jornalísticas de Dometila, estão uma visita da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, ao Palácio da Aclamação, em Salvador; e uma manifestação na Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador, em 1967, durante a Ditadura Militar, quando ela chegou a ser detida.

Nos últimos anos, Dometila Garrido estava em um abrigo para idosos na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. O enterro da jornalista será realizado nesta quarta-feira (20), no Cemitério Quinta dos Lázaros, na Baixa de Quintas, na capital baiana. 

Postado em 20 de Fevereiro, às 14:50 por Yago Lázaro 0 comentários

Meggie Santos, ex-The Voice, se apresenta na Four Dogs no Próximo dia 21

Em ritmo de festa, acontece no próximo dia 21, a partir das 19h, na Four Dogs - R. Prof. Cassilandro Barbuda, 139, Costa Azul, mais uma edição do Jardim Acústico.

Sob comando da ex-The Voice Meggie Santos, a noite promete muita diversão, encontros e hits consagrados, a exemplo de “Olhos coloridos”, da cantora Sandra de Sá, “Velha infância”, dos Tribalistas e “Palpite”, de Vanessa Rangel, proporcionando um especial encontro com o melhor da MPB e do Pop Rock nacional e internacional. Entrada gratuita.

Mantendo o clima de encontros, acontece no domingo (24), a partir das 16h, mais um encontro de cães da raça Maltês, reunindo dogs, criadores e admiradores da raça em um ambiente petfriendly preparado especialmente para a interação, troca de experiências, conexões e confraternização. A taxa de participação é de R$ 70,00 reais.

Tudo isso, em um ambiente único, ao ar livre, com um astral positivo e cheio de personalidade.

 Sobre a Four Dogs

A Four Dogs Premium Quality é uma lanchone (hot-dogueria) especializada em hot dog gourmet. Localizada na Rua Prof. Cassilandro Barbuda, n. 139 - Costa Azul, a Four Dogs apresenta uma carta com 6 deliciosas opções de cachorro-quente, incluindo opção vegetariana e variedade de linguiças.

Em um ambiente leve, descolado e ao ar-livre, a Four Dogs funciona como um dos mais autênticos lugares petfriendly de salvador, unindo a paixão por hot-dogs e dogs desde 2015.

Com funcionamento de terça a quinta das 18h às 23h, sextas e sábados das 18h às 0h e domingo das 17h às 22h, a Four Dogs atende também através dos aplicativos Rappi e Uber Eats. Para mais informações acesse instagram.com/ fourdogspremium.

Postado em 20 de Fevereiro, às 10:25 por Yago Lázaro 0 comentários

Salvador sedia lançamento do Transforma Brasil no dia 23 de fevereiro

Acontece no próximo dia 23 de fevereiro, sábado, das 8h às 12, na Escola de Administração da UFBA - Vale do Canela, o lançamento local da Plataforma Transforma Brasil.

 Com sede em São Paulo (SP), a iniciativa cruza os dados dos que querem ser voluntários, mas não sabem como, com os das ONGs que precisam de mão de obra, mas não sabem onde encontrar voluntários. A plataforma é baseada na iniciativa criada no Recife (PE), em 2015, que levou a capital pernambucana a ter o dobro da média de voluntários do País em apenas três anos.

 Com o apoio de fundos de assistência internacional, a iniciativa promete alavancar os números de voluntariado no País, que hoje atingem apenas 7,4 milhões de brasileiros, o equivalente a 3,5% da população.  "As pessoas querem dedicar parte do seu tempo a alguma causa ou propósito, mas nunca houve o 'cardápio' de opções e nem o incentivo pra isso. Agora, quem já tem o desejo de se dedicar voluntariamente a alguma instituição, vai saber onde pode ser útil e ter benefícios para fazer isso", acredita Fábio Silva, empreendedor social e criador do projeto.

 Com foco em gestores de projetos de ideias sociais (formalizados ou não), assim como voluntários e empresários com interesse no terceiro setor, o evento de lançamento é aberto ao público (sujeito à lotação), com inscrições através do link: https://www.sympla.com.br/ talk--transforma-salvador__ 462080

TRANSFORMA BRASIL

 No Brasil, segundo o IBGE, apenas 3,5% da população pratica algum trabalho voluntário. Um número inversamente proporcional ao dos Estados Unidos, onde 34% dos americanos são comprometidos com ações voluntárias. Os dados do engajamento cívico no Brasil começaram a mudar a partir de agosto de 2018, quando foi inaugurada a primeira agência nacional de incentivo ao voluntariado: a plataforma Transforma Brasil (www.transformabrasil.com.br).

 A iniciativa foi criada pelo empreendedor social Fábio Silva, que, em 2014, foi capacitado pelo Departamento de Estado Americano para desenvolver empreendimentos sociais no Brasil. Na época, líderes sociais de vários países em desenvolvimento passaram 40 dias nos Estados Unidos conhecendo os programas da agência nacional de voluntariado, que oferece uma série de benefícios para aqueles que tem algum tipo de engajamento cívico no País, como pontuação diferenciada em provas de concurso público e prioridade no ingresso em universidades.

 Segundo levantamento da agência americana, os voluntários tem 27% mais chances de conseguir emprego do que aqueles que nunca tiveram experiência semelhante. No ano passado, o programa estimou em cerca de US$ 180 bilhões o valor das 7,8 bilhões de horas de trabalho voluntário dedicadas no País.

Plataforma já foi testada em grandes cidades do País:

 Em 2015, Fábio implantou no Recife (PE), sua cidade natal, a primeira versão da plataforma. Em três anos, a "Transforma Recife" já cadastrou cerca de 120 mil voluntários e 400 ONGs e registra mais de um milhão de horas voluntárias trabalhadas na capital pernambucana. A iniciativa virou programa de política pública adotado pela prefeitura e foi premiada pela ONU Smart como um dos programas que mais contribui com o desenvolvimento das cidades. A plataforma também foi implantada nas cidades de Campinas (SP), Petrópolis (RJ), Cuiabá (MT) e Campina Grande (PB).

SOBRE FÁBIO SILVA

 O empreendedor social Fábio Silva, de 41 anos, é formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão. Em 2016, a primeira incubadora de projetos sociais do País - Porto Social, que beneficia, a cada ano, 50 projetos sociais, oferecendo capacitação para profissionalizar a gestão das organizações. Casado com Isadora e pai de Sofia e Nina, Fábio descobriu sua vocação para a carreira, que ainda não é reconhecida no Brasil, em 2010, ao criar a ONG Novo Jeito, especializada em mobilizações sociais. Em oito anos de atuação, a ONG já mobilizou mais de cem mil pessoas em ações voltadas para grandes emergências (incêndios e enchentes) e em prol de causas específicas (reformas de abrigos de idosos e hospitais, manifestações em prol do "amor").  Em 2017, foi recebido pelo Papa Francisco devido às iniciativas que criou no Brasil.

SOBRE O TALK TRANSFORMA

 Começar é necessário. Temos ido à todas as capitais do País e claro, Nordeste, buscando formar rede. O Talk Transforma é um evento aonde todos os projetos sociais da cidade são convidados para o lançamento da plataforma na cidade, por meio de mobilizadores locais que mapeiam e conectam os gestores de projetos às causas. Nesse evento explicamos tudo sobre como nasceu e funciona essa plataforma, como o voluntariado pode atuar de forma conjunta e como os projetos podem se reinventar para conseguir mais voluntários.

 Além disso, o convite se estende as pessoas interessadas, sociedade civil, voluntários, empresários e empreendedores que queiram entender mais sobre esse ecossistema social.

 Nossa meta é sermos conhecidos também como o país da solidariedade.

 Local: Escola de Administração da UFBA, Avenida Reitor Miguel Calmon, sn, Vale do Canela – Salvador.

Data: 23 de Fevereiro 2019

Horário: 8h às 12h

Público Alvo: Gestores de projetos de ideias sociais (formalizados ou não), assim como voluntários e empresários com interesse no terceiro setor.

Vagas: 100

Postado em 20 de Fevereiro, às 10:01 por Yago Lázaro 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Baixo Sul Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 22/02/2019 10:25