Notícias

Assista Live Direto da Redação com Ivanildo Bastos nesta sexta - feira, 14

Nesta sexta - feira (14) Ivanildo Bastos realizou mais uma transmissão ao vivo com o programa "Direto da Redação" com as principais notícias da região da Bahia.

Dentre os assuntos estão: Animal roubado na zona rural de São Miguel, 99ª CIPM de Amargosa realiza rondas neste final de ano, entrevistas da Jegada de Elísio Medrado e o presidente da Undime, Wiliams Pânfile.

Postado em 14 de Dezembro, às 19:52 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Para ter Ramires, Corinthians cogita operação com clube europeu, diz Site

Na última quinta-feira, a imprensa de São Paulo colocou o Corinthians como mais um interessado no futebol do meia Ramires, do Bahia, uma das principais revelações do Campeonato Brasileiro de 2018 e convocado ontem para a Seleção Brasileira Sub-20 que irá disputar o Sul-Americano, em janeiro, no Chile.

O motivo da especulação envolvendo o Corinthians foi uma conversa entre os presidentes dos dois clubes. Guilherme Bellintani confirmou ao Globoesporte o bate-papo com Andrés Sanchez sobre o jogador recentemente: “Na verdade, eu estive com o presidente Andrés há uns três dias.

Ele perguntou, foi um bate papo, conversa entre presidentes, sabe? Mas não passou disso”.

Com sérias dificuldades financeiras, o Corinthians cogita uma operação envolvendo um clube europeu e um dos cotados é o Manchester City, da Inglaterra, foi o que destacou o site “Meu Timão”. Segundo o portal, ideia é do empresário do atleta, que é o mesmo do técnico Fábio Carille, é fechar o negócio com um time do Velho Continente e acertar um empréstimo de uma temporada com o Corinthians, para 2019.

O  Bahia é dono de 100% de seus direitos econômicos e prioriza uma venda para o futebol europeu. Arsenal, Atlético de Madrid e Borussia Dortmund observaram o jogador.

Representantes do clube inglês e espanhol estiveram em Salvador no duelo com o Atlético-PR, pela Copa Sul-Americana, e da agremiação alemã em partida contra o Fluminense, pelo Brasileiro.

Ramires renovou seu contrato com o Bahia até o final de 2022, aumentando a multa rescisória para 30 milhões de euros (R$ 126 milhões). Revelado na base do próprio Tricolor de Aço, o meia após disputar 8 jogos pelo Brasileiro de Aspirantes subiu para o time profissional nesta temporada atuou 17 partidas e marcou dois gols, além de três assistências, terminando o ano como titular absoluto do time de Enderson Moreira.

Postado em 14 de Dezembro, às 17:39 por Toy Guimarães 0 comentários

Zagueiro com passagem pelo Vitória é anunciado pelo Botafogo-SP

Velho conhecido da torcida do Esporte Clube Vitória, onde atuou nos anos de 2014 e 2015, o zagueiro Ednei é o novo reforço do Botafogo, de São Paulo, para a temporada 2019. O jogador assinou contrato com o clube paulista até o final do Campeonato Brasileiro da Série B. 

“Venho para o Botafogo buscando manter a boa fase que tive no Cuiabá, sei da importância e tradição do clube e vou trabalhar forte para conquistar todos os objetivos”, disse o zagueiro que em 2018 fez parte do elenco do Cuiabá na conquista do acesso à Série B do Brasileiro.

Natural de Senhor do Bonfim, na Bahia, Ednei Barbosa de Souza, de 28 anos, começou no Votoraty e acumula passagens ainda por Uberaba, Grêmio Barueri, CRB, Catanduvense, Atlético-GO, Osasco Audax, Coritiba, Linense, Bragantino, Rio Preto, Tombense e Cuiabá. Pelo Vitória ele atuou em 2014 e 2015, entrando em campo 36 vezes e marcando um gol.

Postado em 14 de Dezembro, às 17:37 por Toy Guimarães 0 comentários

Delegados voltam atrás na decisão de entregar os cargos

Os 200 delegados da Bahia que haviam entregado os cargos essa semana voltaram atrás nesta sexta-feira (14). A decisão foi tomada em assembleia realizada pela manhã no sindicato da categoria, em Piatã, e contou com representantes da capital e do interior.

Na terça-feira (11) 200 deles entregaram os cargos em protesto contra a reforma administrativa proposta pelo governador Rui Costa (PT). A principal queixa da categoria é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impõe o salário do governador, de R$ 22 mil, como teto para os servidores públicos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (ADPEB), Fábio Lordello, a decisão desta sexta-feira foi um voto de confiança depois que o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, se reuniu com os chefes dos departamentos policiais para detalhar a proposta feita pelo estado.

“Ainda não tivemos acesso ao conteúdo do texto depois que ele sofreu ajustes. Estamos tentando ter acesso a redação final, mas, a categoria vai suspender temporariamente a decisão adotada em um voto de confiança nas negociações”, afirmou Lordello.

O que a proposta que está tramitando na Assembleia Legislativa da Bahia diz, na prática, é que nenhum funcionário público do estado poderia ter salário superior ao do governador, mas alguns delegados têm rendimentos que superaram esse teto. Segundo o sindicato, se essa medida for aprovada, parte da categoria terá perdas na remuneração que podem chegar a 40%.

Um dia depois dos delegados entregarem os cargos o secretário da Segurança Pública convidou os dirigentes dos departamentos policiais para apresentar detalhadamente a proposta feita pelo governador. Segundo o Estado, a categoria não terá perdas salariais. Durante o encontro foram feitos ajustes no texto e as mudanças foram encaminhadas para aprovação do governador.

Nesta sexta, o sindicato dos delegados resolveu discutir as mudanças feitas na matéria, mas, segundo a diretora Marta Nunes, o conteúdo ainda não foi disponibilizado pelo estado.

“Estivemos com o líder do governo na Assembleia Legislativa ontem, mas ele disse que também não tinha recebido o texto. Soubemos que as perdas serão menores com os ajustes que foram feitos, mas não temos os detalhes”, afirmou.

Na tarde desta sexta, delegados se reunirão na Assembleia Legislativa para tentar ter acesso ao texto final da matéria. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 154 está tramitando nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). 

A primeira votação aconteceu sem problemas, sendo acatado por unanimidade (governistas e oposição) que os servidores públicos não podem ter salários ou qualquer outro tipo de vencimento e proventos superiores ao que recebem os chefes dos Poderes aos quais estão vinculados.

Com a aprovação por governistas e oposição, a matéria segue agora para votação em dois turnos no plenário, que devem acontecer na próxima semana - na segunda (17) e na quinta-feira (20).

Procurada, a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) ainda não informou se o texto será encaminhado para o sindicato nem quando isso ocorrerá.

Postado em 14 de Dezembro, às 16:27 por Toy Guimarães 0 comentários

Terça da Benção do Olodum estreia dia 18 em Salvador

Uma das festas mais esperada do verão baiano por turistas e soteropolitanos já tem data para começar: É a Terça da Benção que reúne, nesta terça-feira 18, o melhor da tradição da Banda Olodum, e importantes convidados da musica baiana: É o Tchan!, Jau e Ana Mametto. O Olodum conta sempre com a parceria de grandes empresas, entre elas, o patrocínio da Avianca. As próximas apresentações acontecem nos dias 8,15,22 e 29 de janeiro.

Como já é tradição, a Terça da Benção tem sempre música nova de trabalho da banda Olodum. Desta vez é “Minha Tez (Pelourinho Iluminado)” a ser cantada pelo vocalista Lazinho.

A festa pré-carnavalesca que abre o verão baiano começa, a partir das 20 horas, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho. e terá como temas: As Duas Histórias – O Perfume das Rosas e Olodum 40 Anos.

Uma verdadeira viagem no tempo que promete emocionar fãs e já revelar as novidades que o grupo levará para o circuito da folia no próximo ano. E a celebração continua, abrindo as festas dos 40 anos a serem celebrados em 2019.

Olodum garante encantar os presentes com hits como Rosa, Alegria Geral, Vem Meu Amor, Berimbau, Madagascar Olodum, Ladeira do Pelô, Protesto Olodum, Canto ao Pescador, Deusa do Amor e Jeito Faceiro também estão na lista das apresentações da banda. 

SUA HISTÓRIA 

Em 25 de abril de 1979, nascia no antigo Maciel Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, o Bloco Afro Olodum. Criado apenas para desfilar no carnaval, proporcionando aos moradores do centro antigo da capital baiana, a oportunidade de curtir a folia de forma organizada, o Bloco se transformou em uma das mais importantes instituições da cultura negra afro-brasileira. 

O Olodum que semeou a ideia de que é possível realizar, fazer cultura, arte, educação e transformar um bairro inteiro e, ao longo, deixar sementes plantas por todo o mundo.

O grupo criou ações e programas, a exemplo da Escola Olodum, a Banda Olodum, o Bando de Teatro, a Fábrica de Carnaval, além da realização de seminários, jornais, livros e pesquisas sobre a África, campanhas contra as formas de violência e pela paz, bem como a luta internacional contra a apartheid na África do Sul, e o resgate da poderosa história de João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luiz Gonzaga, da Revolta dos Búzios de 1798. Os nossos heróis nacionais.

SOBRE OLODUM

O Olodum se consagrou como um dos grupos musicais brasileiros de maior prestígio internacional, já tendo se apresentado em trinta e sete países, em todos os continentes e com grande sucesso de público e vendas, de música e cultura por onde se apresentou no mundo.

Por onde toquem os tambores do Olodum, pulsa o coração da Bahia, com a vibração positiva de uma história marcada pela musicalidade e cidadania.

A Banda Olodum revolucionou a linguagem da música brasileira e do carnaval baiano por meio da criação do Samba Reggae, com sucesso, aceitação popular e também pela crítica. 

É o Tchan - O grupo que tem nos vocais Beto Jamaica e Compadre Washington vai mostrar o que há de melhor do pagode baiano. Canções que fizeram e fazem o público dançar e cantar em anos de carreira serão cantadas no show.

Ana Mametto – Com toda sua beleza e carisma, a artista de vasta experiência internacional, já colaborou em projetos musicais com Carlos Santana, Scorpions, Will I Am, Sérgio Mendes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, entre muitos outros artistas. Fazendo parte ativamente do cenário musical brasileiro, Ana tem se apresentado no Brasil e no exterior, representando a música da sua terra e as suas matrizes.

Jau - Com uma carreira marcada por canções autorais e conhecido pela sonoridade que encantam baianos e turistas, o artista vai animar os convidados com sucessos como Flores da Favela, Topo do Mundo, Sandália de Couro, entre outras. A Terça da Benção será uma comemoração com grandes artistas para celebrar a chegada da estação mais esperada do ano. 

Postado em 14 de Dezembro, às 16:04 por Toy Guimarães 0 comentários

Beneficiários do Bolsa Família tem até sábado (15) para realizarem acompanhamento de saúde em Salvador

Dia 15 de dezembro termina o prazo para os beneficiários do Programa Bolsa comparecerem às unidades básicas de saúde (UBS) para a atualização dos dados em Salvador. O acompanhamento de saúde está entre as exigências do Governo Federal para a manutenção do pagamento e os indivíduos que não atenderem a condicionalidade poderão ter o benefício bloqueado em 2019.

Para garantir que todos os participantes do programa realizem a atualização no município, a Secretaria Municipal da Saúde montará um esquema especial neste sábado (15) quando equipes estarão de prontidão em postos de referência da rede para o atendimento exclusivo do Bolsa Família.

“É importante que as famílias compareçam aos postos até o sábado para evitar o transtorno de ter o benefício bloqueado. O atendimento é rápido e não precisa ser agendado. Nossa expectativa é atender todas as pessoas que ainda não compareceram às unidades de saúde até o momento”, esclareceu Kênya Lima, técnica da Atenção Primária à Saúde de Salvador.

Em Salvador, cerca de 347 mil pessoas são beneficiadas pelo programa. Até o momento, 52 mil indivíduos compareceram nos postos para o acompanhamento da saúde. Essa atualização é obrigatória e segue em todas as unidades básicas da capital de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. Os beneficiários devem levar cartão SUS, caderneta de vacinação e carteira do pré-natal para as gestantes.

Postado em 14 de Dezembro, às 15:57 por Toy Guimarães 0 comentários

Samba, axé, capoeira e percussão ocupam os largos do Pelourinho

Com uma programação diversificada, os largos do Pelourinho vão movimentar o circuito cultural com apresentações de samba, pagode, percussão, axé, capoeira e atrações como Márcia Castro e Márcia Short, Olodum, Cortejo Afro e ÀTTØØXXÁ. A programação é apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Na sexta-feira (14), às 20h, no Largo Pedro Archanjo, acontece mais uma edição do “ÀTTØØXXÁ BAILAUM BLACK BANG”, da banda de  pagode baiano ÀTTØØXXÁ . Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15. Já no Largo Quincas Berro d’ Água, também às 20h, “Narcizinho e Os Afro” recebem seus convidados.  Os ingressos custam R$ 10.

No sábado (15), a programação começa cedo com “O Pelô QueToca Dança”, ensaio da banda Tambores do Pelô, que vai agitar o  Largo Tereza Batista, das 09h às 12h.  No Largo Quincas Berro d Água, a partir das 14h30, acontece o “Rodar: o Recôncavo em Salvador”, oficinas de samba ministradas pelos Mestres do Museu Casa de Samba de Roda de Santo Amaro da Purificação. Dentre eles, estarão presentes Mestre Góes, Mestre Primeiro, Dona Nicinha e Grupo A Corda Samba de Roda. A entrada é gratuita. Já as cantoras baianas Marcia Castro e Márcia Short sobem ao palco do Largo Pedro Archanjo e apresentam o show “As Xarás”. Os convidados desta edição são o bloco afro Ilê Aiyê e o cantor Lazzo Matumbi. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10.

Domingo (16), a programação começa bem cedo. Às 8h da manhã tem o 3º Festival de Música Topázio ‘Encontro Mundial do Grupo Topázio’, no Largo Pedro Archanjo. A entrada é franca.  À tarde, os tambores do bloco do Maciel vão ecoar no Largo Tereza Batista, no ensaio do Olodum, que tem início a partir das 13h. Ingressos R$ 50.  De volta ao Largo Pedro Archanjo, a Banda M do Samba comanda o “Domingo de Samba e Alegria”. O show começa às 16h e os ingressos são gratuitos.

Já na segunda-feira (17), o Cortejo Afro vai fazer mais um Ensaio no Largo Quincas Berro d’ Água, a partir das 20h. O convidado da edição é o grupo É O Tchan. Os ingressos custam R$ 60 e R$ 30.

Na terça-feira (18), às 20h, o cantor Gerônimo Santana se apresenta no Largo Pedro Archanjo Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15. No mesmo horário, o Olodum volta ao palco do Largo Tereza Batista, abrindo o projeto “Terças do Olodum”. Os ingressos custam R$ 70.

Na quinta-feira (20), os baianos e turistas que visitam o Centro Histórico da capital baiana tem programação cultural garantida. No Largo Pedro Archanjo, às 13h, acontecem as atividades do “Centenário da Capoeira Regional Mestre Regional Mestre Bimba”. As oficinas são gratuitas. Outra opção é o show de Narcizinho e Os afros e convidados, no Largo Quincas Berro d’Água, às 20h. Ingressos R$ 10.

Postado em 14 de Dezembro, às 15:55 por Toy Guimarães 0 comentários

Bloco Olodum encerra temporada de ensaios 2018, com participação de Lucas di Fiori

A contagem regressiva para a chegada de 2019 já começa no próximodomingo, dia 16 de dezembro. Sob comando dos tambores do Olodum, aPraça Tereza Batista será sacudida com o último “Ensaio do Bloco Olodum – Carnaval”, fechando a temporada 2018. O show especial está marcado das14h às 18h, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. O grupo Olodum conta sempre com a parceria de grandes empresas, entre elas, o patrocínio da Avianca. 

O grupo percussivo reconhecido internacionalmente terá como convidado o ex-vocalista do Olodum, Lucas di Fiori e promete um show inesquecível com os temas "As Duas Histórias – O Perfume das Rosas e Olodum 40 Anos".  O público poderá conferir uma verdadeira viagem no tempo e o melhor do Samba Reggae. 

Para 2019, baianos e turistas já podem marcar na agenda os encontros com o grupo.  Os próximos ensaios do Bloco Olodum acontecem nos dias 06, 13, 20 e 27 de janeiro.

OLODUM PELO MUNDO

O Olodum se consagrou como um dos grupos musicais brasileiros de maior prestígio internacional, já tendo se apresentado em 37 países, em todos os continentes e com grande sucesso de público e vendas, de música e cultura por onde se apresentou no mundo. Por onde toquem os tambores do Olodum, pulsa o coração da Bahia com a vibração positiva de uma história marcada pela musicalidade e cidadania.

A Banda Olodum revolucionou a linguagem da música brasileira e do carnaval baiano por meio da criação do Samba Reggae, com sucesso, aceitação popular e também pela crítica.

A contagem regressiva para a chegada de 2019 já começa no próximodomingo, dia 16 de dezembro. Sob comando dos tambores do Olodum, aPraça Tereza Batista será sacudida com o último “Ensaio do Bloco Olodum – Carnaval”, fechando a temporada 2018. O show especial está marcado das14h às 18h, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. O grupo Olodum conta sempre com a parceria de grandes empresas, entre elas, o patrocínio da Avianca. 

O grupo percussivo reconhecido internacionalmente terá como convidado o ex-vocalista do Olodum, Lucas di Fiori e promete um show inesquecível com os temas "As Duas Histórias – O Perfume das Rosas e Olodum 40 Anos".  O público poderá conferir uma verdadeira viagem no tempo e o melhor do Samba Reggae. 

Para 2019, baianos e turistas já podem marcar na agenda os encontros com o grupo.  Os próximos ensaios do Bloco Olodum acontecem nos dias 06, 13, 20 e 27 de janeiro.

OLODUM PELO MUNDO

O Olodum se consagrou como um dos grupos musicais brasileiros de maior prestígio internacional, já tendo se apresentado em 37 países, em todos os continentes e com grande sucesso de público e vendas, de música e cultura por onde se apresentou no mundo. Por onde toquem os tambores do Olodum, pulsa o coração da Bahia com a vibração positiva de uma história marcada pela musicalidade e cidadania.

Postado em 14 de Dezembro, às 15:52 por Toy Guimarães 0 comentários

Equipe da Bahia participa do encontro de orientação sobre a BNCC em Brasília

Nesta quinta-feira (13), a equipe da Bahia, com seus redatores, coordenadores e Comitê de Gestão, participa do 3º Encontro Formativo do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

São cerca de 30 pessoas por estado, e cada uma com um foco bem detalhado. Os coordenadores estaduais de currículo, por exemplo, vão se atentar em gestão, governança e planejamento das estratégias de informação para o próximo ano. Já os coordenadores de etapa vão trabalhar na revisão do projeto pedagógico das escolas, e os redatores vão focar na elaboração da pauta formativa de 2019.

Postado em 13 de Dezembro, às 17:15 por Magno Bastos 0 comentários


Cirurgia robótica para tratamento de câncer de próstata diminui sequelas e reduz tempo de recuperação

Ao receber o diagnóstico de câncer de próstata, a maioria dos homens ainda se apavora, pois muitos acreditam equivocadamente que a vida está por um fio a partir do momento em que a doença é confirmada.

Contudo, quando o médico explica que as chances de cura são grandes, sobretudo quando o tumor se encontra em estágio inicial, os pacientes costumam tranquilizar-se.

A partir daí, é hora de conhecer os tratamentos disponíveis e, sob orientação médica, optar por um deles. Foi exatamente isso o que aconteceu com o administrador baiano Moisés Catarino dos Santos Filho (50) que, ao se informar sobre os benefícios da cirurgia robótica, acabou optando por essa modalidade de tratamento menos invasivo.

 “Meu médico, o uro-oncologista Nilo Jorge Leão, me disse que eu poderia passar por uma cirurgia aberta convencional (a única coberta pelo meu plano de saúde) ou por uma cirurgia videolaparoscópica ou, ainda, pela cirurgia robótica.

Ele também me deu a opção da vigilância ativa. Como a plataforma robótica ainda não está disponível em Salvador, se eu optasse por este tratamento, só poderia me operar em São Paulo. Mesmo assim, não tive dúvida: fiz um sacrifício financeiro e optei pela cirurgia robótica. Não me arrependo, pois minha recuperação foi bem rápida”, contou Moisés Catarino.

O paciente recebeu o diagnóstico em agosto deste ano e em outubro foi submetido à cirurgia. “A recuperação foi muito tranquila. Tirei o dreno lá em São Paulo mesmo.

A cada seis meses, preciso repetir o exame, mas estou feliz porque até aqui deu tudo certo e com fé em Deus vou continuar bem”, declarou. Moisés Catarino não tem histórico familiar de câncer de próstata, mas o fato de ser negro aumenta sua predisposição para a doença, conforme estudos científicos confirmados.

Robô na Bahia - Segundo o uro-oncologista Nilo Jorge Leão, especialista em cirurgias laparoscópica e robótica, existe uma expectativa de que a plataforma robótica para tratamento de câncer de próstata chegue à Bahia em 2019. No Brasil, esta tecnologia tem sido utilizada no eixo Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul.

No Nordeste, cirurgias robóticas já são realizadas em Fortaleza e Recife.  A técnica cirúrgica diminui o risco de sequelas como a incontinência urinária e a perda da ereção. "Outro diferencial é o tempo de recuperação do paciente, que costuma ser menor. Como o procedimento é menos invasivo, o paciente sangra menos, o que diminui o risco da necessidade de transfusão de sangue", explica o médico.

Na cirurgia robótica, o médico opera através de um console, uma espécie de joystick, com uma série de recursos que vão da visualização em três dimensões e ampliação da imagem do campo cirúrgico em alta definição, que permite a visualização de microestruturas, até recursos como a filtragem de tremores das mãos, fundamental para procedimentos de longa duração, mais cansativos.

Qualquer paciente com câncer de próstata que tenha a indicação cirúrgica pode realizar o procedimento por robótica. 

SUS - O médico Nilo Jorge, que segue acompanhando seus pacientes em Salvador após operá-los em São Paulo, conta que para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), devido à carência de recursos, não há previsão para acesso à cirurgia robótica em curto prazo.

“Contudo, a vídeo-cirurgia, também conhecida como videolaparoscopia, já está disponível pelo SUS em hospitais de Salvador, e não deixa a desejar quando consideramos os resultados”, completa o médico, que atua como coordenador do Núcleo de Uro-oncologia das Obras Sociais Irmã Dulce, é sócio da Uroclínica da Bahia e preceptor do Núcleo de Urologia do Hospital São Rafael.

 A cirurgia de câncer de próstata realizada por videolaparoscopia é realizada sob anestesia geral e dura menos tempo do que a cirurgia aberta. Pacientes submetidos à técnica, geralmente, recebem alta após uma ou no máximo duas noites (no procedimento convencional, a média é de três dias de internamento).

A sonda vesical colocada no paciente através da uretra para saída da urina é dispensada com mais rapidez, em cerca de uma semana. “Além do menor período de hospitalização e do retorno mais rápido dos pacientes às suas atividades rotineiras, outras grandes vantagens da vídeo-cirurgia são o menor índice de infecção e a redução da dor pós-operatória e do sangramento”, frisa Nilo Jorge.

Vigilância ativa - Uma alternativa ao procedimento cirúrgico imediato, a vigilância ativa é uma opção apenas para casos de muito baixo risco de progressão da doença.

Adotada inicialmente na Europa e em países como o Canadá e os Estamos Unidos, ela tem sido bastante utilizada em centros de referência no Brasil.  Nesses casos, o paciente é inserido em um protocolo restrito que inclui revisões a cada três meses (toque retal e dosagem de PSA), além da realização de ressonâncias magnéticas da próstatas e biópsias periódicas.

A principal vantagem do método é a ausência de morbidade no tratamento. Porém, se o tumor avança, o paciente é retirado do protocolo e recebe o encaminhamento adequado para  cirurgia ou radioterapia.

“Cerca de 50% dos pacientes que iniciam a vigilância ativa deixam de realizar este seguimento e optam por se tratar devido à questões emocionais, por não conseguirem conviver com a ideia de que possuem câncer e não realizaram um tratamento padrão”, explica Nilo Jorge.

Câncer de próstata - Os fatores de risco para o câncer de próstata incluem o avanço da idade; o histórico familiar em primeiro grau (pai, irmãos ou filhos), a cor de pele/etnia (mais prevalente em negros), os padrões dietéticos, o sedentarismo e a obesidade.

  A recomendação atual da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que todos os homens procurem o urologista pra exame físico e de PSA anualmente a partir dos 50 anos ou 45 anos se forem negros ou com histórico familiar da doença.

Postado em 13 de Dezembro, às 16:05 por Toy Guimarães 0 comentários

255 municípios na Bahia em situação de alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya

No estado da Bahia, 255 cidades estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya, de acordo com o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018.

Desse total, 186 estão em alerta e 69 em risco de surto das doenças. Outras 162 estão em situação satisfatória. A capital do estado, Salvador, está em situação de alerta.

Na Bahia, a maior parte dos criadouros foi encontrada em depósito de água (5.427), seguida de depósitos domiciliares (1.735) e lixo (490).

Postado em 13 de Dezembro, às 16:02 por Toy Guimarães 0 comentários

Voluntários da UNINASSAU limpam praia de Itapuã nesta sexta-feira 14 em Salvador

Com o objetivo de chamar atenção da população para os cuidados com o descarte do lixo nas praias, voluntários do Centro Universitário Maurício de Nassau Salvador e da Faculdade UNINASSAU Lauro de Freitas estarão unidos para realizar a limpeza da praia de Itapuã. A ação acontece na manhã desta sexta-feira (14), partir das 6h30.
 
A coleta do lixo será feita voluntariamente por alunos, docentes, coordenadores e funcionários da instituição, que irão percorrer a extensão de areia da sereia de Itapuã em direção ao Farol.

A reitora da UNINASSAU Salvador, Cecília Queiroz, destaca a relevância dessa atividade. “Mais uma vez, a universidade cumpre com seu papel, formando, além de profissionais, cidadãos e promovendo ações que de fato fazem a diferença na sociedade. Neste caso, alertando para a preservação das nossas praias”, explica.
 
O Praia Limpa é uma atividade que faz parte do calendário acadêmico de responsabilidade social da instituição. Ele acontece todo o semestre em diversas praias de Salvador e região e tem como objetivo minimizar os impactos que o lixo marinho causa na fauna e na flora.

Postado em 13 de Dezembro, às 15:47 por Toy Guimarães 0 comentários

Presidente da UNDIME participa do FNDE em Ação na UPB em Salvador

Técnicos e gestores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estão no Auditório da UPB em Salvador, nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, com o Escritório FNDE, para orientar e capacitar agentes públicos municipais e estaduais da Bahia sobre a execução dos programas da autarquia.

O presidente da UNDIME Seccional Bahia, o Dirigente Municipal de Elísio Medrado, Williams Panfile Brandão, esteve na mesa de abertura e ressaltou a importância desta ação.

“Esta é a oportunidade que os municípios tem de solucionarem alguns problemas que muitas vezes por telefone e e-mail não conseguem, além de terem o acesso a outras informações inerentes ao trabalho de cada técnico em suas secretarias”, destaca Williams.

Criado no ano passado, o Escritório FNDE já prestou mais de 6,1 mil atendimentos em 34 encontros realizados em 24 estados. Entre os assuntos mais demandados, destacam-se o Plano de Ações Articuladas (PAR), o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e obras em geral, como a construção de escolas, creches e quadras poliesportivas.

A abertura do encontro contou com a participação do Ministro da Educação, Rossiele Soares, do Presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, do Presidente da UNDIME Bahia, o Presidente da UPB, Eures Ribeiro, o prefeito de Salvador, ACM Neto e outros prefeitos e secretários de educação de todo o estado.

Postado em 13 de Dezembro, às 13:56 por Magno Bastos 0 comentários

Vitória compra os direitos do goleiro João Gabriel e assina por 3 anos

O Esporte Clube Vitória anunciou nesta quarta-feira, através de sua página no Twitter, a aquisição em definitivo do goleiro João Gabriel que assinou um contrato de três temporadas. O jogador pertencia ao Cianorte-PR e estava emprestado ao Leão até o final deste ano, porém, havia um valor de compra fixado no contrato que foi exercido pelo clube rubro-negro.

“Compramos sim os direitos do João Gabriel. Acabamos de renovar o contrato com ele agora. São três anos. Não posso divulgar os valores ou o percentual dos direitos econômicos. São questões que envolvem cláusulas confidenciais”, disse Ricardo David, em contato ao Globoesporte.

Revelado na base do Vitória, João Gabriel, de 26 anos, deixou o clube em 2011, quando atuava no Sub-20, e teve passagens por Volta Redonda, Grêmio Barueri, ABC, Luverdense, Paysandu e Cianorte-PR. Acertou sua volta ao Leão este ano, porém, chegou a ser o quarto goleiro e só conquistou a titularidade na reta final depois de testados: Caíque, Elias e Ronaldo.

Postado em 13 de Dezembro, às 12:25 por Toy Guimarães 0 comentários

Atacante com passagem pelo Bahia é o primeiro reforço do Botafogo

O meia-atacante Gustavo Ferrareis chegou ao Bahia no passado junto com meia Vinícius. No entanto, não encontrou espaço no time titular e no final do ano não teve seu empréstimo renovado junto ao internacional.

No Esquadrão, fez 11 jogos e marcou um gol. Retornou ao time gaúcho e quase que imediatamente foi novamente emprestado, agora para o Figueirense, onde disputou o Campeonato Brasileiro da Série B com certo destaque disputando 53 jogos e oito gols marcados.

Em empréstimos e empréstimos, o jogador de 22 anos, já tem um novo destino. De acordo a imprensa carioca, o jogador é o novo reforço do Botafogo.

Postado em 13 de Dezembro, às 12:20 por Toy Guimarães 0 comentários

Roberto Carlos propõe a isenção de taxa de 2ª via de documentos roubados

O deputado Roberto Carlos (PDT) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o Projeto de Lei – PL,que prevê a isenção do pagamento de taxa de 2ª via de documentos roubados/furtados para cidadãos desempregados ou que ganham até um salário mínimo, no Estado.

“A maioria das pessoas não têm condições de pagar pelas taxas cobradas para a emissão de documentos, por isso entendemos que essa parcela da população deve ser beneficiada com essa gratuidade”, justificou Roberto Carlos.

O parlamentar, ainda, considerou injustiça o fato do cidadão ter que pagar pela emissão de documentos, após ter sido vítima de insegurança pública. “Essa iniciativa mostra a necessidade de o Estado incentivar o registro da ocorrência, evitando que criminosos se valham dos documentos roubados para a prática de crimes”, disse o deputado Roberto Carlos.

O Projeto de Lei deixa expresso em texto, no entanto, que o benefício poderá ser concedido a um mesmo portador apenas uma vez ao ano, mediante ocorrência policial. Além disso, o benefício da isenção deverá ser solicitado em até trinta dias após emissão do boletim de ocorrência.

Postado em 12 de Dezembro, às 17:53 por Toy Guimarães 0 comentários

No IAT em Salvador, Marcius Gomes toma posse no Fórum Estadual de Educação

Aconteceu nesta quarta-feira (12) no Instituto Anísio Teixeira em Salvador a solenidade de Posse da Coordenação do Fórum Estadual de Educação para o biênio 2018-2020.

Os professores, Március Gomes da UNEB e Alessandra Assis da UFBA, assinaram oficialmente o termo de posse e realizaram seus pronunciamentos. 

Március fez os agradecimentos e ratificou a importância do envolvimento de cada um dos integrantes e representações para o sucesso e a realização de tantos feitos.

“Tudo que foi visto aqui em nosso slaid das ações que nós realizamos, só foi possível em decorrência deste envolvimento e engajamento, nos permitindo realizar mais de duzentas conferências de educação, dentre tantas outras ações realizadas”, destaca.

Postado em 12 de Dezembro, às 16:24 por Magno Bastos 0 comentários

Articuladora Conviva apresenta plataforma para educadores em Catu

Nesta quarta-feira (12) a Articuladora do Conviva na Bahia, Zuma Castro, apresenta para um grupo de municípios que está reunido na Secretaria Municipal de Educação de Catu a plataforma.

“Está é uma excelente ferramenta de gestão para a educação pública municipal. Nela você encontra informação de áreas, que vão desde a alimentação escolar, o transporte, gestão financeira dentre outras”, destaca Zuma.

Ela ainda acrescenta que essencialmente a plataforma fortalece o planejamento da gestão. “Além de segura, a plataforma Conviva tem de forma organizada, o que o gestor precisa na palma da mão, no celular, podendo acessar de qualquer lugar”.

O Conviva Educação é uma iniciativa da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com outros treze institutos e fundações e conta com o apoio do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação).

Postado em 12 de Dezembro, às 12:57 por Magno Bastos 0 comentários

Em Catu Professora Pilar ratifica necessidade da educação integral

Nesta quarta-feira (12), a professora Maria Pilar Lacerda está em Catu para fomentar as discussões sobre as concepções da educação integral no contexto do NAMEI.

Participam do encontro alguns municípios convidados que já estão realizando nas redes públicas municipais as discussões e implementação desta nova forma de conceber esse novo conceito educacional.

Ela lembra que alguns preceitos precisam ser ampliados na sua discussão e concepção.

Equidade: reconhecimento do direito de todos e todas de aprender e acessar oportunidades educativas diversificadas, a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes.
Inclusão: reconhecimento da singularidade e diversidade dos sujeitos, a partir da construção de projetos educativos pertinentes para todos e todas.
Sustentabilidade: compromisso com processos educativos contextualizados e com a interação permanente entre o que se aprende e se pratica.
Contemporaneidade: compromisso com as demandas do séc XXI, com foco na formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo.

Postado em 12 de Dezembro, às 12:39 por Magno Bastos 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 15/12/2018 08:30