Notícias

Festa Literária Internacional da Praia do Forte terá diversas opções de Mesas Literárias

Debates sobre literatura ambiental, poetry slam, literatura nas redes e poesia na canção serão alguns dos temas das Mesas Literárias que acontecerão durante a FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte. O evento literário será realizado de 02 a 05 de maio na Praia do Forte, ocupando os principais espaços de um dos mais visitados paraísos baianos. A primeira edição do evento tem como curadora convidada a poeta Alice Ruiz e, além das mesas, terá contação de histórias, saraus, feiras de editoras baianas, experiências gráficas, apresentações artísticas e culturais, oficinas e atividades infantis.  

No primeiro dia do evento, 02 de maio, as Mesas Literárias terão como temas: Poesia na Canção, Cultura gráfica e suas expressões e Literatura Ambiental. Já no segundo dia os debates irão falar sobre a Literatura de Cordel, Poetry Slam e Crítica Literária. No dia 4 de maio, os temas serão Literatura nas Redes, Prosa e Poesia. No último dia do evento serão duas mesas, Literatura Infanto-Juvenil e a Contação e Histórias e o Mercado Editorial e a Bibliodiversidade.

A FLIPF é uma iniciativa e realização da Trevo Produções e da Gabiroba Cultural e conta com apoios da Prefeitura de Mata de São João, Fundação Pedro Calmon, Governo da Bahia, Secretaria de Turismo da Bahia, Bahiagás, Projeto Tamar, Instituto Baleia Jubarte, Turisforte, Associação de Pescadores e Comunidade da Praia do Forte, Tivoli, Via dos Corais, CLN Concessionária Litoral Norte, Bis Assessoria, AFDesign, TVE, Rádio Educadora FM, dentre outros, e tem a LDM como a livraria oficial.

Serviço:

FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte

Período: De 02 a 05 de maio de 2019 (quinta-feira à domingo)

Atividades: Mesas literárias, sessões de autógrafos lançamentos de livros, contações de histórias, slams e saraus, feira de editoras baianas, experiências gráficas, apresentações artísticas e culturais, oficinas e atividades infantis.

Local: Diversos espaços da Praia do Forte (Espaço  Baleia Jubarte, Projeto Tamar, Coreto da Vila, o Clube dos Pescadores, dentre outros. 

Postado em 24 de Abril, às 15:03 por Yago Lázaro 0 comentários

Banda Mambolada se apresenta em Salvador e Lauro de Freitas neste final de Semana

O show acontece no sábado (27), na 4ª edição da festa Boi no Rolete. O evento, realizado no cerimonial Cosme Damião, contará também com shows de Milsinho Veloso e Trio Top Sampa, além de serviço all inclusive.

Domingo (28) a Mambolada bate uma bola e leva os seus maiores sucessos para um camarote VIP na Arena Fonte Nova, no jogo de Bahia x Corinthians pelo Campeonato Brasileiro.

Postado em 24 de Abril, às 14:51 por Yago Lázaro 0 comentários

Governador entrega 127 veículos para unidades de segurança e presídios de Salvador e do interior

A partir desta quarta-feira (24), as secretarias estaduais de Administração Penitenciária (Seap) e de Segurança Pública (SSP) passaram a contar com 127 novos viaturas e ambulâncias. Os novos equipamentos foram entregues pelo governador Rui Costa em ato realizado no pátio da sede da SSP, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A SSP recebeu um total de 91 viaturas para Bases Comunitárias de Segurança e unidades operacionais, na capital e interior. Os municípios beneficiados com a entrega dos novos veículos são Camaçari (04), Capim Grosso (01), Conceição do Coité (01), Cruz das Almas (01), Feira de Santana (07), Itabuna (04), Lauro de Freitas (04), Porto Seguro (06), Salvador (57), Serrinha (02) e Vitória da Conquista (04).

Já a Seap passou a contar com 24 veículos de transporte e 12 ambulâncias para atender suas unidades prisionais. Os 24 veículos da Seap serão distribuídos entre as unidades prisionais dos municípios de Feira de Santana (02), Ilhéus (02), Jequié (02), Paulo Afonso (02), Salvador (11), Simões Filho (01), Teixeira de Freitas (02) e Vitória da Conquista (02).

As 12 ambulâncias vão servir às unidades prisionais da Seap em Feira de Santana (01), Ilhéus (01), Jequié (01), Paulo Afonso (01), Salvador (05), Simões Filho (01), Teixeira de Freitas (01) e Vitória da Conquista (01).

Postado em 24 de Abril, às 11:48 por Yago Lázaro 0 comentários

Bahia é o Estado que mais investiu e reduziu despesas, aponta Tesouro Nacional

Um relatório divulgado na segunda-feira (22) pelo Tesouro Nacional apresenta a Bahia como o Estado que mais realizou investimentos, além de ser o que mais reduziu despesas no primeiro bimestre de 2019. Em um cenário onde somente metade dos Estados destinou recursos a investimentos, a Bahia dedicou 4% do orçamento para obras e ações diretamente voltadas para a população em todo o território baiano.

A manutenção da capacidade de investimento é resultado do equilíbrio fiscal assegurado por dois fatores principais: a melhoria contínua da arrecadação de impostos estaduais e o controle dos gastos públicos. A Bahia, mesmo em períodos de crise, vem mantendo as contas em dia, diferente de outras administrações estaduais que passaram a atrasar ou parcelar o pagamento dos salários dos servidores e ter dificuldades para saldar compromissos. A Bahia também ampliou, nos últimos anos, a proporção entre o orçamento público e o PIB estadual. Esta relação chegou a 18%, percentual que é o dobro do registrado em São Paulo, por exemplo.

Além de liderar os investimentos, a Bahia foi o Estado que mais reduziu despesas, com queda de 39%. As informações estão no Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) do Tesouro Nacional. O levantamento inclui dados de todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), além do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Postado em 24 de Abril, às 11:45 por Yago Lázaro 0 comentários

Estado discute fortalecimento da Educação Básica com o Conselho Estadual de Educação

Nesta terça-feira (23), durante sessão plenária na sede do CEE, em Salvador. O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou sobre as ações que estão sendo implementadas para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem na rede estadual de ensino e, também, abordou questões prioritárias para a gestão educacional do Estado, a exemplo do regime de colaboração com os municípios.

Durante a atividade, Jerônimo Rodrigues falou sobre o papel do Conselho e sobre a importância deste diálogo com os conselheiros. “Desde a nossa chegada na Secretaria que a determinação do governador e o meu olhar sobre a importância do Conselho é fundamental para a gente planejar, acompanhar e executar as políticas. Afinal de contas, o Conselho é responsável pelo monitoramento das políticas expressas no Plano Estadual de Educação, do Currículo Bahia, e por fazer as ordenações necessárias para o funcionamento do ensino particular e dos cursos das universidades estaduais. Tudo isso passa obrigatoriamente pelo Conselho, que tem uma responsabilidade de compartilhar conosco a gestão da Educação no Estado da Bahia”, destacou.

Para a presidenta do CEE, Anatércia Contreiras, a integração do Conselho com a  Secretaria é fundamental. “O Conselho tem buscado fortalecer a relação com a Secretaria e seus respectivos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), visto que a entrada de processos para a Educação Básica se dá pelos NTE, e isso é muito importante para contribuir tanto para a execução do trabalho dos núcleos quanto para o do Conselho”, salientou.

A conselheira Solange Maria Ribeiro, representante do Sistema S, também falou sobre este alinhamento. “Além das nossas contribuições na política da Educação, O CEE também fiscaliza, sendo realmente um parceiro do sistema de ensino tanto público quanto particular, efetivamente, estando mais próximos de todas as redes”. 

Postado em 24 de Abril, às 10:20 por Yago Lázaro 0 comentários

Zuma Castro saúda DMEs no Encontro da UNDIME com mensagem desafiadora

Nesta quarta-feira (24), das 8 às 17 horas, acontece no IAT – Instituto Anísio Teixeira em Salvador, a primeira reunião de 2019 com o objetivo de elaborar a agenda de trabalho para o próximo biênio, com foco no fortalecimento dos territórios, por meio de encontros formativos de DME’s e equipes técnicas das secretarias de educação.

A Assessora Técnica da UNDIME Bahia e Articuladora Conviva no Estado, Zuma Castro, deu boas-vindas aos participantes, destacando a necessidade de todo educador sempre se atentar para o novo de forma que a prática de todos e cada um, sejam validadas por meio de uma educação pública de qualidade.

“Nosso fazer é desafiador e precisamos nos propor ao novo, e assumir, mesmo que não tenhamos total segurança daquilo que nos é proposto, pois a dinâmica do mundo atual, nos impõem desafios dos mais diversos”, salienta.

Postado em 24 de Abril, às 09:43 por Magno Bastos 0 comentários

UNDIME realiza em Salvador a primeira reunião ampliada da Nova Diretoria

Nesta quarta-feira (24), das 8 às 17 horas, acontece no IAT – Instituto Anísio Teixeira em Salvador, a primeira reunião de 2019 com a Diretora Executiva, Conselho Nacional de Representantes e Diretores de Territórios, exercício 2019/2021.

Na oportunidade está sendo elaborada a agenda de trabalho para o próximo biênio, com foco no fortalecimento dos territórios, por meio de encontros formativos de DME’s e equipes técnicas das secretarias de educação.

De acordo com o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da UNDIME Seccional Bahia, Williams Panfile Brandão, saudou os presentes, enaltecendo o compromisso que a participação deles na UNDIME, se reflete positivamente no trabalho desenvolvido nos seus municípios.

Para o Professor Williams, o encontro ratifica o propósito desta gestão, que é sempre se pautar na escuta e na ocupação dos espaços para discutir e garantir a educação pública com efetiva qualidade.

“No encontro de hoje, além da construção de nossa agenda de trabalho para os próximos dois anos, já apresentamos quais territórios ainda não foram visitados por nós da UNDIME, com o objetivo de que possamos desenvolver algumas ações com estes municípios, de forma que possamos garantir nosso apoio e consequentemente o fortalecimentos das ações educativas na esfera pública municipal”, destaca.

Postado em 24 de Abril, às 09:05 por Magno Bastos 0 comentários

Ibametro recolhe cadeiras plásticas sem atestado de qualidade em loja de Salvador

Imediatamente após denúncia do consumidor Leonardo Silva, vítima de acidente devido à quebra de uma cadeira plástica monobloco, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, foi ao estabelecimento comercial, situado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, e constatou que o produto estava sendo comercializado de modo irregular, sem o atestado de qualidade válido, já que o registro do produto está suspenso pelo Inmetro.

Silva conta que na hora do acidente estava com o seu bebê de dois meses no colo. “Graças a Deus, não aconteceu o pior. Tive reflexo rápido e usei meu corpo como anteparo”, suspirou o pai, aliviado.

“O Ibametro recolheu o estoque de 500 cadeiras do Lote 00.2874, desse estabelecimento – uma tonelada de material plástico - numa apreensão cautelar, ou seja, para evitar possíveis novos acidentes com danos aos consumidores”,destacou o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

Porque o Selo Inmetro é necessário: Por ser um produto de certificação compulsória, o fabricante desse tipo de produto deve submeter, periodicamente, amostras de cadeiras ao organismo certificador, visando a realização de testes de segurança, com o objetivo de checar itens como a resistência da cadeira para suportar o peso indicado na etiqueta.

A Norma ABNT NBR 14776:2013 especifica os métodos de ensaio e os requisitos exigíveis para aceitação das cadeiras plásticas monobloco.

No caso dessas cadeiras apreendidas, o fabricante não tem a permissão de comercializar o produto, até que haja a regularização do registro de qualidade e o produto possa ostentar o selo Inmetro.

Penalidades: O fabricante da cadeira sofreu auto de infração e está respondendo a processo administrativo, sendo que tem dez dias para apresentar defesa. A multa pode chegar a R$1,5 milhão, conforme critérios como reincidência no erro e porte do estabelecimento.

Saiba comprar:  De acordo com a regulamentação do Inmetro, a cadeira plástica monobloco deve trazer gravado no produto, as seguintes informações para consumidor:

a) Identificação do fabricante (CNPJ );

b) Lote ou data de fabricação (mês e ano);

c) Classe da cadeira: se é destinada ao uso Residencial ou Não residencial;

d) Carga máxima admissível;

e) E o dizer: “Recomenda-se a utilização deste produto por, no máximo, cinco (05) anos da data de sua fabricação”.

Importante lembrar de pedir a nota fiscal no ato da compra. Esta é a garantia do consumidor em caso de reclamações posteriores.

Saiba utilizar o produto: O uso externo, em locais abertos com exposição à luz solar e/ou demais intempéries impacta na durabilidade do produto, sendo necessário a troca no prazo indicado na etiqueta.

Fiscalização: Nos últimos dois anos, o Ibametro inspecionou um total de

190 mil cadeiras, sendo 2,5 mil cadeiras reprovadas por irregularidades diversas.

Todo o material apreendido nos 560 estabelecimentos comerciais é impróprio ao consumo humano, por isso é descartado via processo de incineração.

Postado em 23 de Abril, às 18:14 por Adileuza Barreto 0 comentários

Jantar vai reunir as chefs Paola Carosella, Mara Salles e Neide Rigo no restaurante amado

Salvador, 22 de abril de 2019 – As chefs Paola Carosella, Mara Salles, Neide Rigoque formam um trio conceituado de damas de destaque na gastronomia nacional, com forte atuação em São Paulo, estarão comandando um evento especial em Salvador. Elas estarão na cidade, a convite de Edinho Engel, restauranter e chef do Restaurante Amado, que irá realizar o jantar “Mãos de Mulheres Incríveis”, assinado pelas três, no dia 15 de maio (quarta-feira), às 20h.  

Paola Carosella

Nascida na Argentina, Paola Carosella cresceu na horta e no pomar da sua família. Depois do colegial, começou a trabalhar em cozinhas de restaurantes até se mudar para o Brasil em 2001, quando veio dirigir a cozinha do Figueira Rubayat, em São Paulo. Em 2008 abriu na cidade o Arturito, um restaurante com foco na cozinha clássica mediterrânea e em 2014 abriu também o La Guapa Empanadas Artesanais e Café. Além disso, se tornou muito conhecida por ser jurada da versão brasileira do programa Master Chef, exibido pela TV Band.  

Mara Salles

Mara Salles foi homenageada pelo guia “Comer & Beber 2018/2019”, como Personalidade Gastronômica do ano, por ser reconhecida como uma das principais divulgadoras da cozinha brasileira no país, desde 1986, quando abriu o Roça Nova, em São Paulo. Na década de 90, ela inaugurou a primeira versão do Tordesilhas, que faz sucesso até hoje e desde então tornou-se uma pesquisadora devotada e mestra em cursos de gastronomia nacional. 

Neide Rigo

Militante incansável da alimentação saudável, a chef Neide Rigo é nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e trabalha com pesquisa, experimentação e divulgação de alimentos com ingredientes brasileiros desconhecidos ou poucos utilizados na cozinha, como as PANCS - plantas alimentícias não convencionais. Ela é colunista do caderno Paladar, do Jornal Estado de São Paulo e por muitos anos escreveu para a Revista Caras. 

Postado em 23 de Abril, às 17:55 por Adileuza Barreto 0 comentários

Acontece neste domingo forró com Zelito Miranda, Fulô de Mandacaru e Filomena Bagaceira

De endereço novo a segunda edição da temporada do Forró no Parque acontece nestedomingo, dia 28, às 11 horas. Agora, a Pedro Arcanjo vai receber o projeto de Zelito Miranda que em 2019 completa dez anos. Desta vez o evento terá como convidados a pernambucanaFulô de Mandacaru e a baiana Filomena Bagaceira.

Na edição anterior, nem a chuva atrapalhou os ânimos de quem foi ver de perto o show temperado de sucesso e o convidado especial, Zelito Miranda. “Podemos dizer que a primeira apresentação desta temporada foi mágica. Nosso objetivo é que esta magia permaneça em todos os shows”, disse Zelito.

 O projeto que já levou grandes nomes do ritmo a shows gratuitos, já chegando a receber mais de dez mil pessoas por dia, foi idealizado por Telma Miranda. Com a proposta de oferecer para o público baiano uma programação variada, o Forró no Parque se destaca como opção de entretenimento cultural, sobretudo por se sustentar em um ritmo tão característico da Bahia: o Forró.

Como Sempre o Forró no Parque terá vários convidados no decorrer das edições. A ideia é que este show seja uma opção de entretenimento para toda nação forrozeira.

Com músicas que abordam termas sociais, Zelito trará ao palco, as canções que do CD Forró Porreta, que ganhou o prêmio de melhor CD do site São João na Bahia e TV Aratu, concorrendo com todos os Forrozeiros da Bahia e do Nordeste.

*Zelito Miranda* - O “Rei do forró temperado”. Assim é conhecido um dos grandes nomes do forró baiano, Zelito Miranda. O cantor e compositor - que possui 25 anos de trajetória na música nordestina - ganhou esse título por incluir estilos como o rock, jazz, dentre outros ritmos misturados ao forró pé de serra, dando ao ritmo um “tempero” todo especial para as suas composições e apresentações que encantam milhares de admiradores e fãs por onde passa.

Com doze discos - entre CDs e LPs -, um DVD e participações diversas em coletâneas, Zelito é dono de um repertório vasto e conta com uma banda composta por 10 músicos e uma estrutura de produção impecável e iluminação de ponta.

Postado em 23 de Abril, às 17:42 por Adileuza Barreto 0 comentários

Olodum celebra 40 anos de Samba Reggae e Cidadania

O Olodum tem o que celebrar. Dia 25, quinta-feira, o bloco comemora seus 40 anos. Para celebrar esta data, depois de um verão e Carnaval repleto de homenagens, o grupo comemora na data, neste domingo e na próxima segunda.

O dia do aniversário em si, dia 25, o Olodum apresenta as campanhas Paz Absoluta e 28 Anos da Casa do Olodum. Ás 14 horas haverá um desfile cívico da banda e escola Olodum pelas ruas do Pelourinho, culminando com a projeção de áudio visual da nova TV Olodum e coquetel de encerramento.

No domingo, dia 28, a partir das 14 horas, o show Festa de Aniversário “Olodum 40 Anos & Convidados”, na Praça Tereza Batista, Pelourinho. Para o evento, foram convidados Jau, ex-integrante da banda e o Adão Negro. O show também marca o lançamento do tema de 2020 do Bloco.

Na segunda-feira, dia 29, às 10 horas, haverá uma colocação da Placa de Homenagem aos Coordenadores e Professores da Escola Olodum. Na ocasião, no CDMO – Centro de Documentação Digital e Memória Olodum – Rua das Laranjeiras, 24, térreo – Pelourinho estará presente o Ministro das Relações Exteriores da Alemanha.

*História* - O grupo surgiu de uma brincadeira carnavalesca em 25 de abril de 1979 entre os amigos Carlos Alberto Conceição, Geraldo Miranda, José Luiz Souza Máximo, José Carlos Conceição, Antônio Jorge Souza Almeida, Edson Santos da Cruz e Francisco Carlos Souza Almeida. O que era para ser uma opção de lazer momentânea para os moradores do Maciel-Pelourinho ganhou todo o mundo.

A palavra Olodum é de origem Yorubana, idioma falado pelos Yorubás vindos da Nigéria e do Benin para a Bahia em séculos passados. A palavra completa é Olodumaré – o Deus criador, o Senhor do universo e representa no Candomblé um princípio vital, a Suprema Ordem Fundamental - SOF.

O grupo ganhou sonoridades diferentes, transformou a musicalidade africana calcada na percussão e originou novos ritmos, como o Ijexá, Samba, Alujá, Reggae, Forró e se transformou numa expressão viva do samba-reggae, ritmo idealizado por Neguinho do Samba. Daí em diante, o que era apenas um sonho, virou realidade. O Olodum conquistou o mercado musical e se transformou numa das bandas percussivas de maior sucesso no Brasil e até internacionalmente.

*Cores* - As cores que representam a banda também não foram escolhidas ao acaso. Todas juntas formam a base do Pan-Africanismo, Rastafarianismo e do Movimento Reggae. São as cores internacionais da diáspora africana e constituem uma identidade internacional contra o racismo e a favor dos povos descendentes da África. O verde, as florestas equatoriais da África. O vermelho, o sangue da raça negra. O amarelo, o ouro da África (maior produtor mundial). O preto, o orgulho da raça negra. O branco, a paz mundial.

*Internacional* - A banda já percorreu países como França, Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Suíça, Escócia, Noruega, Dinamarca, Inglaterra, Argentina, Espanha, Eslovênia, Canadá, Japão, Chile, Escócia, Cuba, Angola, Suécia, Senegal, Benin, Portugal, Irlanda, Irlanda do Norte, Turquia, Israel, Finlândia, México, Venezuela, Austrália, Guiana Francesa, Martinica, Coréia, Senegal, Guiana, Ilha da Reunião, Países de Gales, Uruguai, África do Sul e china para completar 40 países. 

Já encantou artistas como Michael Jackson, Linton Kesey Johnson, Paul Simon, Julian Marley, Alpha Blondy, Ziggy Marley, The Platters, Gal Costa, Caetano Veloso, Xuxa, Ivete, Cidade Negra, Caetano, Gil, Tim Maia, Jorge Ben, Elba Ramalho, Daniela Mercury e Carlinhos Brown. Conquistou títulos como de Torcida Oficial da Copa do Mundo e os percussionistas já estiveram em duas aberturas de jogos mundiais.

SERVIÇO

Olodum celebra 40 anos 

ATRAÇÕES:  Banda Olodum e convidados
LOCAL: Praça Tereza Batista
ENDEREÇO: Rua Gregório de Matos, 6 – Pelourinho
Censura 10 anos
QUANDO: Dia 28 de abril(domingo)
HORÁRIO: 14 às 18hs
Vendas no Local
VALOR: R$ 50,00 (meia promocional)
INFORMAÇÕES: (71) 3321-5010/4154

Postado em 23 de Abril, às 15:49 por Yago Lázaro 0 comentários

Confrontos pela liderança dos grupos são destaques da 3ª rodada da Copa Metropolitana

Depois das celebrações da semana santa, os atletas voltam com tudo para mais uma rodada da Copa Metropolitana de Futebol Sub 15. 

A partir de quinta-feira, 25, Bahia e Estrela de Março abrem a rodada em duelo realizado no CT Fazendão, às 14h. Os dois estão empatados em número de pontos e gols marcados (10), porém o esquadrão de aço lidera o grupo A por não ter sofrido nenhum gol até o momento.

Já o Vitória tentará manter a liderança do grupo B em jogo contra Cajazeiras no CT Barradão, às 15h30 de sábado, 27, mesmo dia e horário em que Galícia e Leônico se enfrentam no Parque Santiago.

Pelo grupo E, três times disputam jogo a jogo o topo da chave. No dia 27, o atual líder ADSF, visita a Seleção de Mata de São João, terceiro colocado e dono do melhor ataque da competição, com 11 gols. A partida acontece às 15h, no CT Praia do Forte. Já a Seleção de Inhambupe, vice-líder do grupo,  recebe o time de Teodoro Sampaio, que tem a defesa mais vazada do torneio. A partida será às 14h30, no Estádio Municipal de Inhambupe.

Situação semelhante acontece no grupo G, onde também no dia 27, a equipe MAF busca seguir liderando o grupo em jogo contra o lanterna, Lusaca, às 11h, no CT Wet'n Wild. Montenegro, segundo colocado, e a seleção de Dias D’Ávila, terceiro, duelam às 15h, no Campo de Areias.

Assim como no grupo A, os confrontos dos grupos H e J são diretos pela liderança isolada. No H, as seleções de Catu e Pojuca se enfrentam no Campo 7 da Vila, às 09h, enquanto no J, a Seleção de Vera Cruz enfrenta a Seleção de Itaparica, num clássico inédito no torneio. A partida será no Estádio Municipal de Itaparica, às 10h.

Confira todas as partidas da 3ª rodada da competição:

Bahia X Estrela de Março – 25/04

Redenção X Academia Rubro Negra – 27/04

Galícia X Leônico - 26/04

Vitória X Cajazeiras - 27/04

Jacuipense X ABB - 27/04

Atlântico X Sel. Lauro de Freitas - 28/04

Seleção Conceição do Jacuípe X Bahia de Feira - 27/04

Real Recôncavo X Flamengo ADC - 27/04

Seleção Mata de São João X ADSF - 27/04

Seleção Inhambupe X Seleção Teodoro Sampaio - 27/04

Seleção Saubara X Seleção Terra Nova - 27/04

Juazeirense X Seleção São Francisco do Conde - 27/04

Montenegro X Seleção Dias D’Ávila - 27/04

MAF X Lusaca - 27/04

Seleção Catu X Seleção Pojuca - 27/04

Seleção São Sebastião do Passé X Catuense - 27/04

Seleção Cachoeira X Seleção Muritiba - 27/04

Seleção Governador Mangabeira X Seleção São Félix - 27/04

Seleção Vera Cruz X Seleção Itaparica - 27/04

Seleção Maragogipe X Seleção Santo Antônio de Jesus - 27/04

Postado em 23 de Abril, às 15:34 por Yago Lázaro 0 comentários

Gastos municipais com festas juninas são investigados na Bahia

A Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) da Bahia recomendou aos promotores de Justiça que verifiquem a legalidade e razoabilidade dos gastos municipais na realização das festas juninas deste ano. 

Segundo o documento, é preciso garantir que as despesas públicas com os festejos não prejudiquem o cumprimento dos deveres dos governos municipais quanto aos serviços de saúde, educação e saneamento básico.

Os gastos também devem ser realizados com respeito à impessoalidade e igualdade entre os fornecedores, procurando sempre a proposta mais econômica. A recomendação destaca ainda que a razoabilidade com esse tipo de despesas deve considerar a redução das receitas municipais disponíveis em razão da fase de recessão econômica que o país atravessa.

A PGJ recomendou também que os promotores encaminhem à Procuradoria os procedimentos investigatórios ou processos judiciais eventualmente instaurados sobre casos de indícios da participação de agentes, com prerrogativa de foro junto ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em irregularidades quanto às contratações para as festas.

Postado em 23 de Abril, às 15:27 por Yago Lázaro 0 comentários

SecultBA realiza evento sobre cultura indígena no Pelourinho

Workshop, palestra, roda de conversa, divulgação de livro, artesanato e aulas de culinária são algumas das atividades organizadas pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), para o evento Cultura Indígena em Foco, que acontece no período de 26 a 30 de abril, no Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), no Pelourinho, em Salvador.  A programação trará como convidados representantes dos municípios de Itabela, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ilhéus e do Extremo Sul (Coroa Vermelha).

Segundo o diretor do CCPI, André Reis, a atual gestão da SecultBA tratou de impulsionar o Centro e uma das prioridades estabelecidas foi a valorização dos povos indígenas, levando em consideração os primeiros povos existentes neste lugar. “Diante dessa proposta, o CCPI quer com este evento destacar a importância da cultura indígena através da literatura, culinária, música e artes”, disse.

Para a técnica da Coordenação de Educação Escolar Indígena da Bahia, da Secretaria de Educação (SEC), Larissa Raiara, este é um momento importante para valorização da cultura indígena, principalmente quando observamos as questões atuais no contexto nacional. “É o momento de mostrar que a cultura está viva para debatermos e abrirmos espaço para os indígenas. Hoje, eles estão dentro dos espaços públicos disponíveis para debater sobre política para seus povos. São professores universitários, mestres, doutores, mas não são valorizados, e às vezes, prioriza-se o não-indígena”.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena a programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Cultura Indígena em Foco - 26 a 30 de abril

PROGRAMAÇÃO *sujeita a alterações

Dia 26 de abril de 2019 (sexta –feira)

10h00min - 19h00min - Artesanato com Itaguari Braz;  

16h30min – Mesa Redonda, Coordenação: Prof. Jayme

Palestrantes: Profª. Dr. Hilda Baqueiro Paraíso, Tattá Anselmo - Tema: O olhar Sobre o Descobrimento "Invasão"

17h30min - Ritual realizado pelo  Povo Karirixocó com Wakaí, Representante da Coordenação Indígena Merki

Local: CENTRO DE CULTURAS POPULARES E IDENTITÁRIAS

Dia 29 de abril de 2019 (segunda-feira)

10h00min - 19h00min - Artesanato com Itaguari Braz;

14h00min – 15h30min - Programação cultural - Roda de Conversa com o Prof. Felipe Tuxá e José Carlos Tupinambá, Jerry Pataxó;

17h30min - Programação cultural - Divulgação do Livro  - Zabelê o livro no contexto da escola Indígena- Representante Povo Kaí;

Local: CENTRO DE CULTURAS POPULARES E IDENTITÁRIAS

Dia 30 de abril de 2019 (terça- feira)

09h30min – 11h30min – WORSHOP - Riqueza Instrumental e Musical dos Índios Brasileiros com a Profª. Emília Biancardi e  participação de Wakaí  para apresentação da  Flauta Indígena.

Local: SOLAR FERRÃO - SALA DOS ÍNDIOS

14h00min - 15h30min - Palestra com Merki Pataxó - A culinária e o Plantio Indígena.

15h30min - 16h30min – Aula Show: Culinária com Merki Pataxó;  Apresentação Cacique Fia

16h30min – 17h30min – Aula Show/Culinária com Estela Maris.

17h30min – Encerramento com representantes

Local: CENTRO DE CULTURAS POPULARES E IDENTITÁRIAS

Convidados Indígenas:

Itaguari Braz - Artesanato (26-30/04) - Itabela

Wakaí - Ritual e Flauta (26 e 30/04) - Lauro de Freitas

Merki Pataxó  -    Representação da Coordenação e Culinária (26 e 30/04) -  SSA

Felipe Tuxá - Roda de Conversa   (29/04)     - Paulo Afonso

José Carlos Tupinambá - Roda de Conversa (29/04) - SSA 

Cacique Fia  -   Apresentação dos produtos Indígenas (29/04) - Ilhéus

Representante Aldeia Kaí - Livro Zambelê - (29/04) - Coroa Vermelha

Jerry Pataxó - Roda de Conversa - (29/04) - SSA

Postado em 23 de Abril, às 15:23 por Yago Lázaro 0 comentários


Estudos indicam que o planeta enfrentará escassez de água de 40% em 2030

Relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) revela que, se não houver uma melhor gestão dos recursos hídricos planetários, as reservas de água doce da Terra podem cair 40% até 2030.

Uma das razões para isso é o aumento da produção agrícola, que deve crescer 60% até 2050, ameaçando dificultar o acesso à água para parte da população.

Atualmente, há aproximadamente 748 milhões pessoas no mundo que não têm acesso a água potável.

Para apresentar soluções para este cenário, será realizado na cidade de Salvador (BA), entre os próximos dias 22 e 23 de maio, o 3º Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reutilização da Água (Aladyr).

O evento promoverá diversas palestras sobre temas como dessalinização da água, tratamento de efluentes e gestão da água para a indústria de alimentos e bebidas, agropecuária e mineração.

Projetos para o reuso da água em grandes complexos industriais, a gestão da água para criação sustentável de gado e transferência de tecnologias de dessalinização entre Israel e Brasil também são temas que se encontram na agenda do seminário. 

Segundo o presidente da Aladyr, Juan Miguel Pinto, “a água é uma fonte fundamental de desenvolvimento econômico, mas deve ser usada com equilíbrio, seja para irrigação agrícola ou para a produção de energia”.

E ele completa: "em nosso evento em Salvador, iremos discutir a melhor gestão e o uso mais escrupuloso dos recursos hídricos, que podem ser alcançados mesmo em países em desenvolvimento”. 

De acordo com o relatório da Unesco, a agricultura é um dos setores produtivos que mais consomem água.

O mais preocupante é que a produção agrícola vai aumentar 60% até 2050, o que pode levar a escassez de água. 

Outro dado importante é que, atualmente, 20% das águas subterrâneas do planeta estão sendo explorados de forma abusiva.

Foco brasileiro

“No Brasil, o recém-eleito presidente Jair Bolsonaro já expressou abertamente seu interesse em projetos de dessalinização da água”,  diz o presidente da Aladyr, Juan Miguel Pinto. “O orçamento de 2019 do Ministério da Economia contempla US$ 225 milhões para saneamento e mais US$ 500 milhões para recursos hídricos”.
Vale lembrar que o 3º Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reutilização da Água (Aladyr), a ser realizado em Salvador entre os dias 22 e 23 de maio, conta com o apoio oficial do governo brasileiro.

Estará presentes no evento uma comitiva do Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo do Brasil.

Postado em 22 de Abril, às 18:38 por Adileuza Barreto 0 comentários

LBV comemora 3 anos de atuação na cidade de Lauro de Freitas e região

Renovação da esperança em dias melhores e vidas transformadas a partir do conhecimento, do acolhimento e da solidariedade são alguns dos resultados dos três anos de atuação da Legião da Boa Vontade (LBV) em Lauro de Freitas/BA. Nesta terça-feira (16), a Instituição comemorou o terceiro aniversário em seu Centro Comunitário de Assistência Social Idalina Cecília de Paiva, localizado no bairro Itinga.

Desde a sua inauguração no município, a LBV busca desenvolver capacidades, talentos e valores dos atendidos e dos seus familiares. Para o jovem Tadeu Vitor, de 12 anos, estar na LBV trouxe muitas mudanças positivas em sua vida. “Antes de entrar aqui, eu só ficava em casa sem fazer nada. Aqui eu conheci vários amigos, faço aula de esportes e tenho aula de música com vários instrumentos que eu nem sabia que existiam”. Tão novo e Tadeu já compreende as dificuldades enfrentadas pela comunidade em que vive e entende que na Instituição consegue ter um ambiente tranquilo e acolhedor. “Lá fora as pessoas estão matando. Aqui dentro a gente está seguro e tem alimentação. Não tenho nada para pedir, só tenho que agradecer a todos vocês porque a LBV é o melhor lugar”, esbanjando sorriso, concluiu Tadeu.

Durante a cerimônia comemorativa, as crianças, as mães e os idosos atendidos fizeram apresentações culturais que emocionaram tanto aos seus familiares, como também aos convidados que prestigiaram o evento. O evento contou com a presença de secretário de governo da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, Lula Maciel; do coordenador executivo do município, André Marter; da representante da Secretaria de Saúde (SESA), Gabriela Tofanetto; da diretora da Creche Paulo Jackson, Cléa Fagundes; da diretora do CAIC, Roquelina Teixeira e das conselheiras Carla Soares, CRAS/ Itinga, Valdeci Menezes, do Conselho Tutelar e Marinalva Santos, do Conselho do Idoso.

A prefeita do município, Moema Gramacho, também marcou presença e disse ter ficado satisfeita com o que viu na Unidade. “Tenho um carinho enorme por todo esse espaço e saber que ele está sendo bem cuidado pela LBV é muito importante, me deixa tranquila”. A prefeita ainda reforçou a importância da implantação do Centro Comunitário da LBV na comunidade. “O trabalho que a LBV faz aqui tem surtido efeito, tem sido muito positivo, precisa continuar e cada vez deve ser ampliado”, concluiu.

O colaborador da LBV, Lázaro Igor, também compareceu ao aniversário e disse ter ficado encantado com o trabalho que a Instituição desenvolve. “Eu dou para LBV há muito tempo, mas nunca tinha vindo conhecer. Sempre recebia convites, mas nunca tinha tempo, estava sempre trabalhando. Hoje consegui um tempinho e resolvi vim conhecer porque recebi o convite para o aniversário. Fiquei super feliz com tudo que vi aqui. Pude perceber que a minha doação está sendo muito bem aproveitada. A estrutura daqui é maravilhosa. Através dos sorrisos das crianças, eu consegui ver o quanto que vocês têm feito por elas. Fiquei encantado com tudo, mesmo”, afirmou Lázaro.

A LBV

Há três anos a Instituição vem contribuindo para melhorar a autoestima e o protagonismo de centenas de crianças, adolescentes, adultos e idosos residentes de Lauro de Freitas. Na unidade, são oferecidos os programas Criança: Futuro no Presente!, voltado para crianças e adolescentes; Vivência Solidária, direcionado para adultos e o Vida Plena, que atende idosos. Os integrantes participam de diversas atividades como oficinas de arte e cultura, música, cidadania ecumênica, dança, teatro, esporte, além de todo acompanhamento de profissionais qualificados na área da assistência social.

Em Lauro de Freitas, BA, o Centro Comunitário da Instituição está localizado Rua Prof. Theocrito Batista, s/n, Itinga, anexo ao Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (Caic). Conheça e colabore, ligue: (71) 3288-6149 ou acesse www.lbv.org.br.

Postado em 22 de Abril, às 11:11 por Yago Lázaro 0 comentários

UNINASSAU realiza palestras gratuitas de capacitação profissional

Para quem deseja turbinar o currículo e aumentar as chances no mercado, a UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Salvador, através do Núcleo de Pós-graduação, oferece palestras gratuitas de capacitação profissional com certificação, nas áreas do direito, saúde, educação e gestão. O evento intitulado “Especialize”, ocorre de 22 a 26 de abril, nas unidades da Pituba e Mercês.

As palestras irão ocorrer sempre as 19h e irão abordar temas variados entre eles: Planejamento Tributário do ICMS; A Importância do Alpha Assessment no Planejamento da Carreira; Compliance; Assistência de Enfermagem e Prevenção de PAVM; O Direito Real de Laje e a Função Social da Propriedade: A Vingança da Grécia sobre Roma; Mudança de época: Idade Mídia; Coagulação e Hemostasia; A Justiça do Trabalho no Século XXI: Avanços e Desafios; Estética X Transtornos de Imagem; A Inovação para sala de aula.

 A coordenadora dos cursos de pós-graduação da UNINASSAU Salvador, Diana Báfica, destaca a importância desse projeto para a capacitação profissional. “Nosso objetivo é fomentar a qualificação gratuita das pessoas que já possuem uma graduação e que desejam se aprofundar mais alguma área específica”, ressaltou.

 Para os interessados, a programação completa e as inscrições devem ser acessadas nos links:

Unidade Mercês: http://mkt.uninassau. edu.br/uninassau/especialize- merces

Unidade Pituba: http://mkt.uninassau. edu.br/uninassau/especialize- pituba

 

Postado em 22 de Abril, às 09:24 por Yago Lázaro 0 comentários

Final eletrizante e Bahia vence o Bahia-FS e conquista o seu 48º título baiano

O primeiro jogo, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, já dava sinais que teríamos 180 minutos de muita tensão, principalmente com a estreia do árbitro de vídeo (VAR) na final do Estadual que na partida de ida, foi decisivo anulando um gol do Bahia de Feira quando o mesmo vencia por 1 a 0 com gol de Bruninho. O Esporte Clube Bahia, mesmo sem apresentar a atuação que o torcedor espera, conseguiu empatar com o atacante Rogério aos 52 minutos, registrando o placar de 1 a 1 e deixando o título com chances iguais para o confronto de volta.

Neste domingo (21), tivemos mais 90 minutos de pura emoção e um futebol bem jogado, eletrizante, dinâmico, uma final digna de dois clubes que queriam (e mereciam) o título. No primeiro tempo, uma superioridade do Bahia que criou as melhores chances, mas não foi eficiente para abrir o placar. Na etapa final, a partida ganhou novos contornos com a atuação do VAR que enxergou dois pênaltis não vistos pelo árbitro de campo. O primeiro sofrido por Ramires e convertido por Gilberto aos 8 minutos, incendiando os mais de 41 mil torcedores na Arena Fonte Nova.

O segundo tempo foi para o lado oposto e novamente pelo árbitro de vídeo que viu toque de mão de Gilberto dentro da área. Vitinho se encarregou da cobrança, porém, o goleiro Anderson defendeu não só a penalidade, como finalização de Vitor Hugo no rebote. O duelo seguiu movimentado e com chances para os dois lados. O Tremendão parou no travessão, enquanto o Esquadrão esbarrou no goleiro Jair que fez três defesas impedindo o segundo gol do Tricolor da Capital. Os minutos finais foram emocionantes, mas o Esporte Clube Bahia segurou o triunfo por 1 a 0 que garantiu o bicampeonato consecutivo e o 48º título baiano em 70 finais que já disputou.

FICHA TÉCNICA 
Bahia x Bahia de Feira
Campeonato Baiano – Final (2º jogo)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 21/04/2019 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen e José Carlos Oliveira dos Santos (ambos da BA)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ), com auxílio de Elicarlos Franco de Oliveira (BA)

Gol: Gilberto (pênalti) aos 8 minutos do 2º tempo

Bahia: Anderson; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca (Xandão) e Moisés; Elton e Douglas Augusto; Artur, Ramires (Gregore) e Arthur Caíke (Rogério); Gilberto. Técnico: Roger Machado.

Bahia de Feira: Jair; Van, Paulo Paraiba, Vitor e Cazumba; Capone, Edimar (Ebinho) e Jarbas; Vitinho (Dionísio), Deon e Bruninho. Técnico: Quintino Barbosa.

Postado em 21 de Abril, às 18:03 por Magno Bastos 0 comentários

Banda Quirda mistura elementos da MPB, música clássica e indie rock

A Quirda é uma banda que mistura elementos da MPB, música clássica e indie rock. O grupo lançou recentemente seu primeiro  EP “Agilidade" com quatro músicas, que foi escolhido por votação do público no site El Cabong como o melhor álbum baiano lançado em 2018. Lançou também clipe de mesmo nome,  que faz uma crítica inteligente da pressa dos tempos atuais de maneira moderna e em total sintonia com a canção, misturando o real com o lúdico e tem tido uma ótima receptividade perante os  apreciadores do  pop rock. O trabalho da Quirda traz um frescor a música pop atual, misturando com muito bom gosto elementos inusitados da música popular e clássica.

O EP, que conta com composições e produção musical de Rodrigo Braga, foi mixado e masterizado em Los Angeles por Lampadinha, que já recebeu diversos prêmios do Grammy Latino e trabalhou com artista como Titãs, Los Hermanos e NX Zero. A banda, que se apresentou recentemente no Festival da Cidade no aniversário de Salvador, em  junho lançará o clipe da sua próxima musica de trabalho, que se chama “Saudade".    

Postado em 20 de Abril, às 16:53 por Adileuza Barreto 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Baixo Sul Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 25/04/2019 01:56