Notícias

Sobrevivente da Cavalo Marinho é encontrada morta em Itaparica

Há mais de um ano da tragédia de Mar Grande que deixou 19 pessoas mortas na Baía de Todos os Santos, uma das sobreviventes do naufrágio da lancha Cavalo Marinho I morreu nesta quarta-feira (19). O corpo da mulher, identificada pelo prenome de Adailma, foi encontrada dentro da residência onde morava, no Alto das Pombas, no município de Itaparica.

Os vizinhos informaram que a mulher tratava de uma depressão e estava sendo acompanhada por um psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Adailma ingeriu uma grande quantidade de remédios de uso controlado, o que teria causado sua morte. Ainda conforme o portal, as informações iniciais dão conta de que a mulher teria deixado o filho na casa do pai antes de cometer o, aparente, suicídio.

À época do acidente, a vítima lutou para sobreviver e, depois disso, passou a conviver com uma síndrome de pânico. O caso deixa familiares e amigos transtornados. Os moradores das regiões de Vera Cruz e Itaparica têm a dor das perdas pelo naufrágio aumentada com mais uma morte, possivelmente, relacionada ao acidente que enlutou a Bahia.

Postado em 21 de Setembro, às 17:39 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Projeto Faculdade na Comunidade presta serviços gratuitos à população

Neste sábado (22), a Faculdade UNINASSAU Lauro de Freitas prestará serviços gratuitos de saúde, empregabilidade, jurídico, estética e entre outros, para toda a população de município e adjacências. A ação faz parte do Projeto Faculdade na Comunidade, que nesta edição, ocorre na própria Instituição, das 7h às 13h, com fechamento dos portões às 12h.
 
Dentre as atividades oferecidas pela Instituição estão orientação de carreira, currículo e cadastramento. Além de orientação jurídica, nutricional, empreendedora, educação de saúde bucal, higiene dos dentes e aplicação de flúor, oficina de sucos e vacinação. Na ocasião, ainda serão ofertados uma consultoria digital e de auto maquiagem. Todos os atendimentos serão realizados pelos alunos da UNINASSAU, que serão supervisionados pelos professores e coordenadores do curso.
 
O diretor da unidade, Christmann Miranda, enfatiza a importância do projeto. “Mais uma vez, a UNINASSAU cumpre com seu papel de instituição socialmente responsável realizando um projeto com prestação de serviços de graça para a comunidade carente”, explica.
 
O acesso ao evento acontecerá mediante a doação de um pote de vidro com tampa de plástico, que será entregue ao Corpo de Bombeiros Militar da região. A Faculdade UNINASSAU fica localizada na Estrada do Coco, km 4,5, centro de Lauro de Freitas (Ao lado do Hospital Geral Menandro de Faria).

Postado em 21 de Setembro, às 16:50 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Saúde oferece assistência aos participantes da Maratona Salvador 2018

Com 5 mil participantes, a Maratona Salvador 2018 ocorre no próximo domingo (23). Para assistir os maratonistas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai disponibilizar duas motolâncias para acompanhar o percurso e prestar assistência em caso de intercorrências.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) Barris, Alfredo Bureau e Hélio Machado, além do Hospital Municipal de Salvador (HMS) estarão de prontidão para atender possíveis situações de emergência.

Dentre as ocorrências de saúde comuns em corridas está o uso excessivo de substâncias como cafeína, energéticos e termogênicos.

No último evento dessa modalidade em Salvador, o “Farol a Farol” realizado no último dia (4), seis corredores passaram mal pela ingestão exagerada de cafeína e foram encaminhados para unidades de saúde prejudicando o rendimento na prova e colocando em risco a saúde.

Uma boa hidratação, alimentação saudável, uso de protetor solar e sapatos adequados evitam transtornos ao corpo durante uma prova de resistência.

Além disso, em portadores de doenças crônicas uma avaliação médica é indispensável antes de se submeter a uma maratona” explica o Coordenador de Urgência e Emergência Hospitalar, Dr. Ivan Paiva.

Postado em 21 de Setembro, às 16:35 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Nova diretoria da FAEB é empossada em Salvador

 “Agradeço aos amigos presidentes de sindicatos rurais pela confiança e pela honra de me permitirem assumir essa enorme responsabilidade, de dar continuidade ao trabalho de João Martins, e de representar legitimamente os produtores rurais da Bahia”.

Com essas palavras, em momento de grande emoção, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, tomou posse, junto com a nova diretoria da instituição, na noite dessa quinta-feira (20), em Salvador.
 
Na abertura do evento, a sede do Sistema foi simbolicamente inaugurada e ganhou o nome do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior, que estava presente na solenidade.

Ele era o presidente da Faeb nas gestões anteriores. “ Ter Humberto Miranda presidente é um marco bastante significativo na minha vida, quando vejo materializado o resultado da minha dedicação ao associativismo rural.

Entrego a ele uma Federação não só com instalações modernas e funcionais, mas sobretudo uma entidade respeitada e com uma equipe com profissionais competentes e comprometidos.
 
Em seu discurso de posse, Humberto Miranda declarou que fará uma gestão colegiada e com fortalecimento das parcerias.

“Aos companheiros de diretoria e também a todos os demais presidentes de sindicatos, o meu compromisso de compartilhar decisões, gerenciar o contraditório e buscar a participação de todos aqueles que desejem ajudar na nobre missão de defesa do produtor rural baiano.

Convoco também as instituições parceiras e aos governos estadual e municipal, na certeza de que juntos podemos mais, e que a somatória de nossa atuação poderá tornar a agropecuária da Bahia ainda mais forte.

Vamos continuar contribuindo, de forma determinante, para a melhoria dos níveis econômicos e sociais da população brasileira, usando a estratégia da inovação, da tecnologia e da competência do produtor rural baiano”.
 
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, destacou a intenção do governo do estado, de convergir ações com o Sistema Faeb. “O recado que o governo do estado traz para essa nova diretoria é que vamos sim integrar nossas ações com o segmento patronal, seja através da Secretaria da Agricultura ou a de Desenvolvimento Rural, para ampliar ainda mais o nosso atendimento”.
 
O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, também participou da cerimônia de posse.

“Humberto Miranda está preparado para esta missão. Seu desafio não será fácil, pois terá que suceder João Martins, por tudo que ele representa para agropecuária da Bahia e do Brasil, mas tenho certeza de que ele está preparado para isso.

Desejo sucesso e boa sorte e tenho certeza que não havia ninguém mais preparado para ocupar esse cargo, pois sei que ele conhece a realidade da agricultura e da pecuária do nosso estado e vai contribuir muito para o nosso progresso”.
 
Senar Bahia 25 anos

Durante a solenidade, também foi lançado o livro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar Bahia, em comemoração dos 25 anos da instituição.

O livro conta a história de superação e crescimento do Senar Bahia, desde sua criação, no dia 31 de março de 1993, para oferecer ensino de formação profissional rural e serviços de promoção social. Hoje são mais de 50 mil produtores e trabalhadores rurais atendidos em todas as regiões do estado.

“A instituição chega a essa marca comemorativa se reinventando, em um processo evolutivo, que sempre foi característica da entidade”, ressaltou a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães.

De acordo com o diretor geral do Senar Central, Daniel Carrara, o Sistema Faeb/Senar é exemplo para as outras regionais do país.

“Eu comecei a participar do Conselho do Senar Bahia a pedido do presidente João Martins e verifiquei aqui uma série de ações que o Brasil precisava conhecer, como os programas Despertar, FEM, o sistema de Assistência Técnica, os centros de Capacitação Regional e diversas outras iniciativas.

A partir daí repensamos o Senar Central, e criamos uma série de produtos para que a nossa instituição fosse realmente necessária para o nosso cliente, os produtores rurais. Hoje nós também temos uma instituição com estrutura preparada para vencer e enfrentar os problemas”.
 
A solenidade contou com presença expressiva de autoridades de todo o estado, presidentes das Federações da Agricultura do Brasil, presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais, colaboradores do Sistema Faeb e outros convidados.
 
Nova diretoria

Humberto Miranda é produtor rural, médico veterinário Humberto Miranda, e foi eleito junto com a nova diretoria com 98,6% dos votos válidos para o exercício 2018/2022. A chapa tem na vice-presidência a produtora rural do Oeste do estado, Carminha Missio, atual presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães.

A diretoria executiva da Faeb também tem como titulares os vice-presidentes Administrativo Financeiro, Guilherme de Castro Moura e Edson Diogo Moniz; e os vice-presidentes de Desenvolvimento Agropecuário, Rui Dias Souza e Ricardo Covre. Todos os dirigentes têm um histórico na agropecuária, são produtores rurais, e também fazem parte do segmento classista.
 
O presidente

Humberto Miranda atuou como extensionista na Empresa de Planejamento e Assistência Técnica. Também já assumiu a função de coordenador regional da Agência de Defesa da Agropecuária da Bahia (ADAB) e de coordenador municipal do Projeto Aprisco do Sebrae. Também foi prefeito e vice-prefeito de Miguel Calmon.
 
Na defesa classista, Miranda foi presidente do Conselho Municipal das Associações Comunitárias Rurais e da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, ambos de Miguel Calmon. Logo em seguida assumiu a presidência do Sindicato dos Produtores Rurais do município.

Com destaque pela sua atuação, foi convocado para ocupar um cargo de diretoria na FAEB.

Não demorou para ser convidado para a vice-presidência da Federação. Atualmente é membro do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia e do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel).

Postado em 21 de Setembro, às 16:30 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Zuma discute sobre a BNCC num encontro territorial em Alagoinhas

Nesta sexta-feira (21), a Undime Bahia / Conviva, realiza em Alagoinhas um Encontro Territorial de Dirigentes Municipais de Educação do Litoral Norte e Agreste Baiano para discutir a Base Nacional Comum Curricular.

Participam do evento os DME's e Técnicos das Secretaria Municipais de Educação. "Nós estamos nesta corrida pela Bahia fortalecendo os municípios, estando mais próximos da educação municipal e ao apresentarmos aplataforma Conviva, oportunizamos com ela uma gestão eficaz da secretaria, tanto do ponto de vista pedagógico, como também administrativo", destaca Zuma.

A BNCC está no foco também das discussões. "Nós estamos contando com o apoio e a capilaridade da Undime para chegar aos municípios com esse nosvo desafio que é a impellentação da base em suas redes e este encontro tem surtido resultados muito bons".

Postado em 21 de Setembro, às 10:50 por Magno Bastos 0 comentários

Agenda de shows e eventos dos Largos do Pelourinho 21 a 27 de setembro

O Samba Trator segue com mais uma edição da “Sexta do 5” e traz como convidado o cantor Chiclete Ferreira. A festa começa a partir das 20h no Largo Pedro Archanjo com ingressos a preço único R$ 5,00.
 
Também às 20h no Largo Quincas Berro D’Água, acontece o evento Carvueiro Dub Session. Ingressos a preço único R$ 7,00.
 
O cantor e compositor maranhense VINAA se apresenta às 20h, no Largo Tereza Batista, em turnê do seu primeiro álbum intitulado Bordel de Amianto. O artista traz no repertório músicas que falam sobre a diversidade de gêneros. O show é aberto ao público a partir das 20h no Largo Tereza Batista.
 
SÁBADO, 22
 
A programação do sábado começa pela manhã com o 4º encontro anual do coletivo cacheadas e crespas de Salvador. O evento reúne mesa de debates que abordam a autoestima da mulher, gordofobia, participação feminina na política, genocídio da população negra entre outros temas, além de sorteios de produtos de beleza, apresentações de dança com stilleto, teatro, DJ e música ao vivo. O encontro é das 9h às 17h no Largo Pedro Archanjo, aberto ao público.
 
Durante a noite, dois eventos gratuitos animam o público, às 19h no Largo Quincas Berro D’Água acontece show do Rapper Rincon e Família que faz o lançamento do seu mais novo CD, intitulado “Sobre a Terra’’. Já no Largo Pedro Archanjo, às 20h, tem show do Pagode do Vinny e convidados.
 
Celebrando a chegada da estação das flores, às 20h, o Largo Tereza Batista é palco do “Primavera Reggae” com shows de Ras Mateus, Ras Kadhu II, Denison Doria e show de abertura da cantora Danzi & Banda Jahfreeka Soul. Ingressos R$10,00
 
DOMINGO, 23
 
O domingo chega com música e solidariedade a partir do projeto “Samba do Voluntário” que reúne atrações como Grupo Nu Quintal, Viola de 12, Catadinho do Samba entre outros convidados, a festa começa às 15h no Largo Tereza Batista. Entrada 2kg de alimento não perecível.
 
Outra opção deste domingo é o show do Forró Passa Pé que anima a partir das 17h o Largo Pedro Archanjo. O forró é aberto ao público.
 
SEGUNDA, 24
 
O Mestre Raimundo Noronha repassa seu conhecimento, noções e gingados sobre a capoeira em mais uma edição da Oficina de Capoeira Angola. A atividade é aberta ao público a partir das 16h no Largo Tereza Batista.
  
TERÇA, 25
 
Atração garantida das terças-feiras no Pelô, o cantor e compositor Gerônimo Santana e Banda Mont’Serrat se apresenta, ás 20h, no Largo Tereza Batista. O ultimo show da temporada de “O pagador de promessa” traz  como convidados os artistas Dom Marcus e Jotabê. Ingressos R$ 20,00(inteira) e 10,00(meia).
 
QUINTA 27
 
A oficina de Capoeira Angola do Mestre Raimundo Noronha segue com mais uma edição semanal, nos encontros que acontecem a partir das 16h, no Largo Tereza Batista. A oficina é aberta ao público.
 
A noite o Largo Tereza Batista será palco, às 20h, do evento “Axé Forever” que traz um repertório retrô formado por músicas que marcaram uma geração e interpretadas por quatro artistas que fazem parte da história da música baiana, Ademar Furtacor, Robson Morais, Zé Paulo e Zé Honório. Ingressos a R$ 20,00 (inteira) e 10,00 (meia).
 

Postado em 21 de Setembro, às 09:54 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Documentário mostra a história de amor entre Zélia Gattai e Jorge Amado

A história de amor entre Zélia Gattai e Jorge Amado, que durou 56 anos, chega à tela do Curta! com a estreia do documentário “Zélia – Memórias de Amor”, dirigido por Carla Laudari, na Quinta do Pensamento, 27, às 21h35.

Com base em seus livros de memórias, em um acervo de mais de 20 mil fotografias e em entrevistas, a produção constrói um retrato intimista da escritora e fotógrafa que ocupou a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), a mesma do marido. 

No próximo ano, a escritora será tema de uma série documental, “Zélia, Memórias e Saudades”, que acaba de ser aprovada para produção com exclusividade para o Curta!, também sob o comando de Carla Laudari.

A obra, que dará continuidade à história de Zélia, terá como cenário principal a Casa do Rio Vermelho, na Bahia, residência do casal por mais de 40 anos.

É nesse local tão especial que repousam as cinzas de Amado e Gattai, debaixo da mangueira onde costumavam ficar em vida. Com imagens de arquivo e depoimentos de amigos íntimos, como Sônia Braga e Danilo Caymmi, capítulos importantes da história da escritora serão retratados.

Ainda na Quinta do Pensamento, 27, mais cedo, às 20h, o episódio inédito da série “República da Poesia” joga luz sobre o trabalho de Antonio Cicero, que, em março deste ano, tomou posse da cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Dividido entre a poesia e a filosofia, ele também é compositor de canções que se tornaram conhecidas na voz de artistas como a irmã Marina Lima, Adriana Calcanhoto e Lulu Santos. 

 A série, que abrange várias fases da poesia nacional, conta com outros cinco episódios, tendo como foco Murilo Mendes, Ferreira Gullar, Solano Trindade, Pagu e Ana Cristina César.

 A produção é da Pacto Audiovisual com exclusividade para o Curta!, através de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.

No mesmo dia, às 23h30, episódio inédito de “O Legado da Coruja” questiona o legado universal da palavra grega “matemática” através dos séculos.

Produzida pelo canal público franco-alemão Arte France e dirigida pelo cineasta francês Chris Marker, “O Legado da Coruja” apresenta a herança da Grécia Antiga na civilização ocidental.

A coruja, animal que simboliza a busca por conhecimento, aparece como uma representação dessa jornada.

Na Quarta de Cinema, a faixa “A Vida É Curta!” traz dois documentários sobre compositores virtuosos.

Às 20h, “Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família”, de Suzana de Moraes, retrata a intimidade do poeta, diplomata e ícone da bossa nova, Vinicius de Moraes.

Logo em seguida,“Diário de um Compositor em Viagem”, de Jayme Monjardim, acompanha a rotina do compositor Alexandre Guerra no processo de gravação da trilha de um filme, realizada nas cidades de Budapeste e Paris.

A série exclusiva “Arquitetos” , dirigida por Herbert Henning, exibe na Terça das Artes, 25, às 20h, episódio inédito sobre o escritório Metro Arquitetos Associados, de São Paulo, que vem apresentando uma atuação bastante diversificada e consistente na área.

Os profissionais trabalham com projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas. O escritório tem projetos ligados principalmente à área cultural e obras concluídas para a Fundação Bienal de São Paulo, Nestlé, Votorantim, Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, Galeria Leme e Itaú.

Produzida pela Grifa Filmes, a série retrata, em 13 episódios, uma diversidade de estilos na arte de projetar e construir através dos trabalhos de diferentes arquitetos e escritórios de arquitetura.

Os entrevistados são: Thiago Bernardes, Jorge Jáuregui, Angelo Bucci, Mario Figueroa, Héctor Vigliecca, Gustavo Penna e Eduardo de Almeida, além dos escritórios Arquitetos Associados, Metro, MMBB, MGS, Tacoa e Mapa.

Um pouco mais tarde, às 23h, ainda na Terça das Artes, a série exclusiva “As Aventuras da Arte Moderna”, dirigida por Amélie Harrault e Pauline Gaillard, traz o  Grupo de Picasso.

O episódio conta o momento em que o elo que unia diversos artistas começa a se romper, na medida em que alguns deles ganhavam notoriedade, no início dos anos 1900.

A essa altura, o poeta Max Jacob, o mais pobre de todos eles, é um dos únicos boêmios que segue vivendo na miséria de Montmartre. Nessa época, Picasso pintou a famosa tela “Les Demoiselles d’ Avignon” e fez surgir o cubismo.

Postado em 21 de Setembro, às 09:50 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Escolas estaduais realizam o TransformaÊ Virada Educacional Bahia nesta sexta-feira

 Serão promovidas 12 horas seguidas, das 8h às 20h, de diversas atividades nas áreas de Arte, Cultura, Ciência, Esporte, Empreendedorismo e Inovação, com o objetivo de dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil.

Cada unidade escolar tem uma programação que envolve ações como apresentações de música, dança, teatro, oficinas de turbante, debates, palestras, intervenções sociais, torneios esportivos e o Grafitaê, intervenções de grafite nas escolas.
 
“Esta é a terceira edição do #TransformaÊ, um movimento importantíssimo, que busca ouvir e criar a interação entre as diversas áreas das artes, do conhecimento e da ciência, de maneira que isso possa fluir na escola e, ao mesmo tempo, a Secretaria da Educação ter isso como uma espécie de recepção de coisas que acontecem na nossa rede”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Acolher - Neste ano, o #TransformaÊ apresenta como tema “Escola que Acolhe, uma alusão ao programa Acolher, da Secretaria da Educação do Estado, que promove o atendimento educacional às unidades escolares, por meio da convergência de ações pedagógicas e biopsicossociais. Por isto, na programação, muitas escolas também irão realizar atividades relacionadas ao ‘Setembro Amarelo’, mês de valorização da vida.

Postado em 21 de Setembro, às 09:40 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Bahia sofre, mas vence o Botafogo e larga na frente na Sul-Americana

O Esporte Clube Bahia conseguiu um bom resultado no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana ao vencer o Botafogo por 2 x 1 na noite desta quinta-feira, na Arena Fonte Nova, e largou na frente por uma vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana, porém, testou a paciência do torcedor em duelo nervoso, onde chegou a abrir 2 x 0, com gols de Ramires e Clayton, mas levou um sufoco daqueles do time carioca, porém, contou com as intervenções do goleiro Douglas, em um dia inspirado, para sair de campo com o triunfo por 2 x 1.

O segundo e decisivo jogo será no dia 03 de outubro, às 21h45, no estádio do Engenhão. Para avançar, o Bahia precisa de um empate. Se for derrotado por 1 x 0, o Botafogo avança pelo critério gol qualificado. Um novo 2 x 1, agora para o time carioca, leva a decisão para os pênaltis. Se o Tricolor perder por 1 gol de diferença, porém marcando dois ou mais gols (exemplo: 3 x 2), se classifica pelo mesmo critério. Quem avançar deste duelo encara o vencedor dos 180 minutos de Atlético-PR e Caracas, sendo que o Furacão venceu fora de casa por 2 x 0 na ida.

O Bahia começou o jogo organizado, bem produtivo e pressionando, adiantando a marcação e forçando o erro do adversário, assim conseguiu abrir o placar aos 4 minutos com o meia Ramires, marcando seu primeiro gol em 3 jogos pelo profissional do tricolor. Porém, depois do gol, o time caiu de produção e começou a cometer erros bobos de passes horizontais no meio campo, deixando a torcida impaciente na Fonte Nova. Com espaço, o Botafogo teve liberdade e foi para o ataque, levando perigo e carimbando a trave duas vezes.

No segundo tempo, apesar da pressão inicial do Botafogo que exigiu grandes defesas do goleiro Douglas, foi o Bahia quem balançou a rede aos 14 minutos com Clayton que já estava pronto para deixar o campo e dá o lugar a Brumado, mas marcou seu primeiro gol pelo Esquadrão no primeiro jogo como titular. A torcida ainda comemorava quando Rodrigo Pimpão diminuiu e colocou fogo na partida.

Após perder Zé Rafael, substituído com dores no adutor da coxa direita, o Bahia ainda teve o lateral-esquerdo Léo expulso aos 30 minutos. Com 10 homens e o placar perigoso, o Tricolor se mostrou nervoso em campo, mas conseguiu segurar o triunfo importante por 2 x 1.

Postado em 20 de Setembro, às 23:47 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Dal é recebido por lideranças políticas em Salvador nesta quarta

O empresário e candidato a deputado estadual, Adalberto Barreto "Dal" (PCdoB) participou de mais um encontro de sua campanha, desta vez na cidade de Salvador, na noite desta quarta - feira (19).

Dal foi recebido por vários correligionários e lideranças políticas em um evento que aconteceu no Clube Fantoche também na capital.

Através das redes sociais o candidato agradeceu o apoio recebido: "Nosso Bate Papo em Salvador se transformou nesse Grande Encontro de amigos que acreditam no novo jeito de fazer política. Obrigado a cada um de vcs que se fizeram presentes."

Postado em 20 de Setembro, às 19:43 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Bahia fecha preparação para enfrentar o Bota na Sul-americana

O Bahia está pronto para entrar em campo nesta quinta-feira (20), pelas oitavas de finais da Copa Sul-americana. A preparação tricolor para enfrentar o Botafogo foi encerrada com uma série de treinamentos no Fazendão, ao longo da tarde desta quarta (19).

Os trabalhos do dia no CT foram iniciados no auditório, onde todo o elenco se reuniu com Enderson Moreira para uma longa conversa a respeito do jogo disputado no último domingo, contra o Palmeiras, e projetando o duelo que vai acontecer nesta quinta.

Já no gramado, o treinador organizou a última sessão de treinos táticos, escalando titulares e reservas em uma atividade fechada para a imprensa. Em seguida, os atletas aprimoraram lances de bolas paradas, com foco nas faltas laterais e escanteios.

Após serem poupados nesta última terça, o lateral direito Nino e os meio-campistas Elton e Zé Rafael trabalharam normalmente e serão titulares. Por outro lado, Tiago e Élber não trabalharam com bola e devem ser confirmados como desfalques.

O provável time titular é: Douglas; Nino, Grolli, Fonseca e Léo; Gregore, Elton e Ramires (ou Vinícius); Marco Antônio (ou Edigar Junio), Zé Rafael e Gilberto.

O Bahia recebe o Botafogo, na Arena Fonte Nova, às 21h45 desta quinta.

Postado em 20 de Setembro, às 11:46 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Presidente da Undime Bahia participa de Seminário em Brasília

Nesta quinta-feira (20) acontece em Brasília (DF), o Seminário “O que funciona em educação? Inovação e uso de evidências em políticas educacionais”, direcionado a gestores das esferas municipais e estaduais.

O Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da Undime, Seccional Bahia, Wiliams Panfile Brandão participa do evento, que  pretende debater o potencial do uso de evidências e inovação na melhoria da educação brasileira, além de incentivar a produção de conhecimento em linguagem acessível ao gestor público.

O Seminário conta com a participação do ministro Rossieli Soares e de especialistas como o economista-chefe do Instituto Ayrton Senna, Ricardo Paes de Barros, além de representantes de Secretarias de educação diferentes estados brasileiros e da representante do Laboratório de Inovação (MineduLab) do Ministério de Educação Peruano, Annie Chumpitaz Torres.

O encontro marca também o início das atividades da Assessoria Estratégica de Evidências do Ministério da Educação, criada em julho de 2018 com a missão de promover o uso apropriado das evidências e fomentar a cultura de inovação para melhorar a qualidade das políticas educacionais brasileiras.

Postado em 20 de Setembro, às 09:11 por Magno Bastos 0 comentários

Presidente da Undime Bahia viaja para Brasília ao lado do SEC da Educação

Logo após participar da abertura do Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá, Educavale que aconteceu em Brejões nesta quarta-feira (10), o Dirigente Municipal de Educação de Eísio Medrado e Presidente da Undime Seccional Bahia, Williams Panfile Brandão, seguiu para Salvador, e às 15 horas, voou para Brasília, afim de cumprir agenda da Undime Nacional participando do Seminário “O que funciona em educação? Inovações e uso de evidências em políticas educacionais”.

No mesmo voo e na poltrona ao lado, estava o Secretário da Educação, Walter Pinheiro, que também foi participar do encontro, que tem a presença de gestores educacionais das esferas federais, estaduais, municipais e pesquisadores da área.

"O Professor Williams ressaltou para a Redação da Criativa On Line que em meio às conversas que eles tiveram durante a viagem, claro o foco na educação pública esteve presente o tempo inteiro e o alinhamento entre o estado e os municípios representados pela Undime, que eles consideram está acontecendo de forma significativa e tem fortalecido as políticas educacionais, será sempre exercitado por ambos entenderem que não existem esferam supreiores a outra enquanto entes federados, mas sim complementares", destaca Williams.

Postado em 20 de Setembro, às 06:29 por Magno Bastos 0 comentários

Governo do Estado disponibiliza Cadastro Estadual da Casa da Gente

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, informa que o Cadastro Estadual da Casa da Gente se encontra disponível através de seu site para acesso da população, em todos os municípios baianos.

O cadastro é mecanismo necessário para que os beneficiários concorram a projetos habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida, visto que não poderá ser feita nenhuma chamada pública para os próximos empreendimentos habitacionais, sem que os beneficiários estejam com seus cadastros atualizados e enquadrados nos novos critérios.

http://www.casadagente.sedur.ba.gov.br/  

 

Postado em 20 de Setembro, às 06:19 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

"Nós precisamos extirpar essa violência contra mulher" Major Denice

A Major Denice Santiago, que comanda a Ronda Maria da Penha, operação da Polícia Militar da Bahia, esteve em Amargosa nesta quarta - feira (19) em um Diálogo e Capacitação de Enfrentamento e Combate a Violência contra a mulher, realizado na Lira Maçônica.

Em entrevista ao Portal Criativa On Line, Denice disse que precisamos extirpar toda violência contra a mulher. "Uma doença perversa que adoece toda a comunidade, destrói e cria sequelas irreparáveis." Disse.

Assista entrevista abaixo:

Santiago foi a criadora da Ronda Maria da Penha, um programa da Polícia Militar da Bahia. Ela é reconhecida por suas ações pioneiras de combate à violência doméstica e ao racismo e pela promoção do feminismo.


Veja Também:

Violência contra a mulher é discutida na cidade de Amargosa

"Estamos imbuídos contra violência da mulher" Jailton Fernandes

Postado em 19 de Setembro, às 19:04 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Governo do Estado disponibiliza Cadastro Estadual da Casa da Gent

O cadastro é mecanismo necessário para que os beneficiários concorram a projetos habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida, visto que não poderá ser feita nenhuma chamada pública para os próximos empreendimentos habitacionais, sem que os beneficiários estejam com seus cadastros atualizados e enquadrados nos novos critérios.

A disponibilidade do Cadastro Estadual da Casa da Gente atende portaria do Ministério das Cidades e do decreto estadual nº 18.216/2018 que estabelece que “só serão objeto de análise quantos aos critérios de enquadramento e seleção, os beneficiários cujos cadastros estejam atualizados há no mínimo 24 meses”.

Postado em 19 de Setembro, às 10:28 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

“Governo de Rui Costa faz política de partido”, destaca Aleluia

O deputado federal e candidato à reeleição José Carlos Aleluia (DEM) disse, ontem, que, se eleito, o postulante ao governo da Bahia, José Ronaldo (DEM), deve ter uma postura diferente do governador Rui Costa (PT), que tenta a recondução ao posto. Para ele, o petista tem um “governo que faz política de partido”.

“Falta competência, falta gestão e falta foco no desenvolvimento do estado. E sobra politicagem. Estiveram ao lado do governo federal por uma década e só fizemos comer poeira dos outros estados. Não se fala do papel do Estado no combate ao desemprego. O próximo governador, que eu espero que seja este grande gestor público chamado Zé Ronaldo, deve ter como prioridade mudar a chave de um governo que faz política de partido para um governo que faça política de Estado com o foco no desenvolvimento e na geração de empregos”, afirmou Aleluia, em entrevista à Tribuna.

Para o presidente do DEM na Bahia, a gestão petista é uma “continuação de um desastre”. “Se esse governo fosse sério e tivesse algum comprometimento com o desenvolvimento da Bahia, a fila de regulação na saúde já teria acabado. Não acaba porque é uma ferramenta política hoje a serviço do PT. O mesmo para a Segurança Pública e para a Educação. Qual o sentido de manter a mesma política de segurança pública que ampliou em mais de 100% o número de homicídios? Qual o sentido de seguir com um modelo de educação que colocou nossos jovens em último lugar em comparação ao resto do país? Respondo: motivo político”, disse.

“Tivemos um processos de impedimento do presidente da Câmara e da presidente da República; dois processos de pedido de licença para processar um presidente; e a discussão de reformas ponderou. Este foi o mandato mais importante que tive por ter que atuar de forma ativa na solução de impasses institucionais relevantes do nosso país. Tenho orgulho de ter representado a Bahia e os meus eleitores influindo na condução do Congresso Nacional. Ao mesmo tempo consegui conquistas individuais importantes”, avaliou.  Para Aleluia, o plano nacional mais uma vez terá impacto na eleição baiana. “Sempre impactou. E faltando 20 dias, ainda estamos a uma eternidade do pleito”, pontuou.

Postado em 18 de Setembro, às 19:00 por Magno Bastos 0 comentários

Estudantes de Valença e Salvador são eleitos Miss e Mister Guetto 2018

A estudante Natally Sousa, de 23 anos, que mora em Valença, cidade no Baixo Sul da Bahia, foi eleita Miss Guetto 2018. O concurso, que está na 3ª edição, também elegeu o Mister Guetto.

O escolhido foi o também estudante Jeferson Lima, de 26 anos, morador do bairro do Alto da Terezinha, no subúrbio de Salvador.

O concurso foi realizado na noite do último sábado (15), no Teatro do Irdeb, no bairro da Federação, centro da capital baiana.

Os vencedores concorreram com outros 22 rapazes e moças. Durante o concurso, os candidatos desfilaram com trajes moda praia e gala.

O concurso foi comandado pela artista drag queen Bagagerie Spilberg.

Com o teatro lotado, o público e o corpo de jurados formado pelo presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia (Sated-BA), Fernando Marinho, o produtor de moda Fagner Bispo, o maquiador e cabelereiro Deverson Esquivel, e os jornalistas Gabriela Cruz e Dirceu Factum, elegeram os vencedores, diante da beleza e simpatia dos candidatos.

Além do título de Miss e Mister Guetto 2018, os vencedores levaram para casa faixa, troféu e peças de roupas do estilista Jorge Andrade e da GRV Modas.

O modelo Jeferson Lima ainda garantiu uma vaga para representar o estado no Mister Bahia Tur, que será realizado em julho de 2019, na capital baiana.

Idealizado pelo produtor e empresário Jomar Sousa, da Xtreme Model, o concurso surgiu com o objetivo de valorizar a beleza e o bem-estar nas comunidades de Salvador, e tem alcançado uma boa visibilidade no mercado de moda, revelando grandes talentos.

Durante a edição deste ano, o evento contou ainda com desfile da empresa de vestuário GRV Modas, de Guegueu Almeida, que levou ao palco a sua nova coleção primavera/verão

Postado em 18 de Setembro, às 15:41 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

O Bahia se reapresenta e foca na competição continental

O elenco do Bahia se reapresentou na tarde desta segunda-feira (17), no Fazendão, e deu início à preparação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na próxima quinta (20), o Tricolor inicia a disputa por uma vaga nas quartas contra o Botafogo, às 21h45, na Fonte Nova.

Os jogadores que atuaram mais de 45 minutos ontem fizeram um treino regenerativo na academia, na fisioterapia, na piscina aquecida e nos barris de gelo.

Os demais disputaram um treino coletivo, sob o comando do técnico Enderson Moreira.

As boas novidades no campo foram as presenças do goleiro Anderson, que se recuperou das dores na panturrilha, e do meia Allione, que estava com um incômodo muscular na coxa.

A equipe sem colete atuou com Anderson, Willien Lepo, Jaques, Everson e Paulinho; Nílton, Flávio e Vinicius; Rodrigo, Felipinho e Júnior Brumado.

Já o grupo de amarelo formou com Fernando, Bruno, Jackson, Ignácio e Max; Edson, Luiz Henrique e Allione; Clayton, Fernandinho e Edigar Junio.

O zagueiro Tiago, ainda com dores musculares na coxa, ficou tratando no departamento médico.

Nesta terça (18), a equipe retorna ao batente às 15h, no CT.

Postado em 18 de Setembro, às 10:21 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Federação de agricultores baianos comemora os 55 anos com nova diretoria

Com a presença de lideranças estaduais e nacionais foi realizada, nesta segunda-feira (17), a posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), na Bahia, ao mesmo tempo que celebra os 55 anos da federação. 

A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador.
 
O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, fez uma contextualização histórica desses 55 anos da Fetag e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que também completa 55 anos de existência e, além de apresentar diversas ações que vem sendo executadas, voltadas para o desenvolvimento rural, reconheceu a importância da federação na destinação de políticas públicas para o rural.
 
“Estão sendo executadas diversas ações pelas secretarias do Governo, não só em ações voltadas para a agricultura familiar, inclusão socioprodutiva, agroindustrialização, mas também em áreas como a da educação, com escolas em comunidades rurais e assentamentos de reforma agrária e fábrica escola. Essas são políticas públicas construídas de forma participativa e isso é simbólico e histórico, e agente precisa reconhecer isso”.
 
O novo presidente da Fetag, João da Cruz, ressaltou que essa nova gestão é de continuidade: “Vamos dar continuidade às ações das gestões anteriores e buscar mais mecanismos para o desenvolvimento rural. Esse é o nosso maior objetivo: fortalecer a questão da sustentabilidade financeira dos agricultores, que é de fundamental importância”.
 
A Fetag

A agricultura familiar é uma das bandeiras da federação, considerada como uma forma de desenvolvimento sustentável e solidário, que deve ter assistência técnica gratuita, continuada e de qualidade.

A Fetag atua ainda nas questões relacionadas à Previdência Social; em políticas voltadas para a reforma agrária; juventude, como forma de sucessão rural; de produção de alimentos saudáveis, com base agroecológica e orgânica; de desenvolvimento das mulheres, que são a maioria nos sindicatos, na Bahia e no Brasil; além da terceira idade, para ações relacionadas à organização e formação política dos sindicatos, daqueles que contribuíram com o desenvolvimento do nosso país, por meio dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais.

Postado em 18 de Setembro, às 09:38 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 22/09/2018 01:14