Notícias

UFRB abre inscrição para Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrição para o processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde, em nível de especialização, destinado a psicólogos. São oferecidas trinta vagas no Campus de Santo Antônio de Jesus.

As inscrições acontecem das 10 horas do dia 23 de abril até às 23h59min do dia 17 de maio e devem ser realizadas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento de formulário de inscrição disponível no site www.ufrb.edu.br/ccs. O resultado final será divulgado no dia 22 de julho, no mesmo site.

A especialização será desenvolvida em três semestres, ou seja, 18 meses, com carga horária total de 476 horas, sendo 374 horas, distribuídas em 19 componentes curriculares obrigatórios e 102 horas dedicadas aos componentes de Elaboração de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) I, no 2º semestre e Elaboração de TCC II, no 3º semestre.

São oferecidas trinta vagas, das quais seis são para candidatos auto declarados negros, duas para Pessoas com Deficiência e cinco para Indígenas, Quilombolas e Pessoas Trans, de acordo com Resolução CONAC 033/2018, a qual dispõe sobre o sistema de cotas raciais para o acesso e outras políticas de ações afirmativas para a Permanência de Estudantes Negros, Quilombolas, Indígenas, Pessoas Trans (Transgêneros, Transexuais e Travestis) e Pessoas com Deficiência em todos os cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Para se candidatar a uma vaga no curso de especialização em Psicologia é necessário ser portador de Diploma devidamente registrado ou Certificado de Conclusão do Curso de Psicologia, fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Os objetivos do curso de especialização são favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à investigação e à prática em psicologia, bem como proporcionar espaço para aprofundamentos de visão/postura crítica e reflexiva sobre o fazer em avaliação e atenção à saúde, considerando especificidades do ciclo vital, da natureza dos processos psicológicos diversos (cognitiva, afetiva e comportamental).

É também objetivo da especialização saber os diferentes contextos de atuação em avaliação e atenção à saúde; possibilitar a compreensão e utilização de estratégias de delineamento e coleta de dados diversificados; a implementação de métodos e técnicas de análise de dados avançados, seja de natureza quantitativa e/ou qualitativa.

O estudante deve desenvolver competências e habilidades de redação científica e elaboração de manuscritos/artigos; assim como formar profissionais, em nível de pós-graduação, conscientes do trabalho e das responsabilidades profissionais e sociais da psicologia, com atuação ética implicada na salvaguarda da saúde e direitos humanos de indivíduos e grupos.

Caracterizado pela abordagem de temas centrais para a discussão sobre Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde, busca um diálogo entre os diferentes enfoques na área da especialização com vistas a fortalecer a integração entre teoria e prática, considerando os seus fundamentos e os diferentes contextos de atuação acadêmica e profissional em Psicologia.

Processo Seletivo

O processo seletivo terá duas etapas: 1ª Etapa: prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório; e 2ª Etapa: Memorial e Entrevista, de caráter classificatório e eliminatório. 

A prova será realizada no próximo dia 27 de maio, no turno matutino, no CCS, em Santo Antônio de Jesus. 

A segunda etapa (Memorial e Entrevista) será realizada nos dias 06 e 07 de junho, no mesmo local.

Postado em 24 de Abril, às 20:38 por Adileuza Barreto 0 comentários

Concurso de Beleza Plus no próximo 11 de maio em Santo Antonio de Jesus

O evento tem como objetivo libertar a mulher de discriminações e estereótipos produzidos erroneamente pela história e pela mídia, afirmando que a mulher gorda, além de ser curvilínea, possui também charme, bom humor, elegância, inteligência e sonhos como toda mulher.

O evento acontecerá no dia 11/05/19 às 18h no Teatro do Centro Cultural, em Santo Antônio de Jesus e vai proporcionar a valorização, autoestima e beleza das mulheres da nossa cidade. O evento fará uma homenagem a Dona Telma, esposa do Mestre Roque e premiará mulheres com notório trabalho sobre a diversidade e o empoderamento feminino em Santo Antonio de Jesus.

Teremos a presença da imprensa, artistas, autoridades e convidados especiais.

As mulheres selecionadas para participar da seleção tem mais de 18 anos e usam manequim a partir de 46.

O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através do Premio Gran Mestre Roque.

Contato: [email protected]

Intagram: @belezaplussaj

Tel: 71 9 92132655

Postado em 24 de Abril, às 11:56 por Yago Lázaro 0 comentários

Dezenove municípios presentes e representados em reunião ampliada da UNDIME

Representantes dos municípios de Una, Santo Antonio de Jesus, Varzedo, Nova Viçosa, Conceição do Coité, Acajutiba, América Dourada, Vera Cruz, Mutuípe, Senhor do Bonfim, Pé de Serra, Andaraí, Seabra, Serra do Ramalho, Cristópolis, Ubaitaba, Gandú, Lauro de Freitas e Elísio Medrado, de quatorze territórios de identidade, participam nesta quarta-feira (24), das 8 às 17 horas, no IAT – Instituto Anísio Teixeira em Salvador, da primeira reunião de 2019 com o objetivo de elaborar a agenda de trabalho para o próximo biênio.

O encontro de DME’s – Dirigentes Municipais de Educação, tem como foco o fortalecimento dos territórios, por meio de encontros formativos de DME’s e equipes técnicas das secretarias de educação, pautados na agenda que está sendo realizada conjuntamente pelos profissionais que representam a Diretoria Executiva, Diretoria Ampliada / Diretores de Territórios e CNR - Conselho Nacional de Representantes.

O trabalho de fundamentação está sendo realizado por meio de mesas de discussão abordando as temáticas, qualidade da educação e política de currículo, recursos humanos e financeiros, relações institucionais e regime de colaboração e comunicação e infraestrutura.

Postado em 24 de Abril, às 10:52 por Magno Bastos 0 comentários

A loja Matecol está com Promoção da fazenda "Você vai pegar o Boi"

As lojas Matecol em Santo Antonio de Jesus e São Miguel das Matas estão com a Promoção da Fazenda "Você vai pegar o Boi". Tudo para a sua fazenda, aproveite!

São diversos ítens em promoção, desde sementes, adubos, ferramentas, madeiras, arames, motoserras, furadeiras, pulverizadores, telhas, e muito mais.

Matecol - Construção e Agricultura. Telefones: 75-3676 2106 e 3631 4044.

Acesse o site e acompanhe também pelo facebook...

Postado em 23 de Abril, às 18:55 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Confrontos pela liderança dos grupos são destaques da 3ª rodada da Copa Metropolitana

Depois das celebrações da semana santa, os atletas voltam com tudo para mais uma rodada da Copa Metropolitana de Futebol Sub 15. 

A partir de quinta-feira, 25, Bahia e Estrela de Março abrem a rodada em duelo realizado no CT Fazendão, às 14h. Os dois estão empatados em número de pontos e gols marcados (10), porém o esquadrão de aço lidera o grupo A por não ter sofrido nenhum gol até o momento.

Já o Vitória tentará manter a liderança do grupo B em jogo contra Cajazeiras no CT Barradão, às 15h30 de sábado, 27, mesmo dia e horário em que Galícia e Leônico se enfrentam no Parque Santiago.

Pelo grupo E, três times disputam jogo a jogo o topo da chave. No dia 27, o atual líder ADSF, visita a Seleção de Mata de São João, terceiro colocado e dono do melhor ataque da competição, com 11 gols. A partida acontece às 15h, no CT Praia do Forte. Já a Seleção de Inhambupe, vice-líder do grupo,  recebe o time de Teodoro Sampaio, que tem a defesa mais vazada do torneio. A partida será às 14h30, no Estádio Municipal de Inhambupe.

Situação semelhante acontece no grupo G, onde também no dia 27, a equipe MAF busca seguir liderando o grupo em jogo contra o lanterna, Lusaca, às 11h, no CT Wet'n Wild. Montenegro, segundo colocado, e a seleção de Dias D’Ávila, terceiro, duelam às 15h, no Campo de Areias.

Assim como no grupo A, os confrontos dos grupos H e J são diretos pela liderança isolada. No H, as seleções de Catu e Pojuca se enfrentam no Campo 7 da Vila, às 09h, enquanto no J, a Seleção de Vera Cruz enfrenta a Seleção de Itaparica, num clássico inédito no torneio. A partida será no Estádio Municipal de Itaparica, às 10h.

Confira todas as partidas da 3ª rodada da competição:

Bahia X Estrela de Março – 25/04

Redenção X Academia Rubro Negra – 27/04

Galícia X Leônico - 26/04

Vitória X Cajazeiras - 27/04

Jacuipense X ABB - 27/04

Atlântico X Sel. Lauro de Freitas - 28/04

Seleção Conceição do Jacuípe X Bahia de Feira - 27/04

Real Recôncavo X Flamengo ADC - 27/04

Seleção Mata de São João X ADSF - 27/04

Seleção Inhambupe X Seleção Teodoro Sampaio - 27/04

Seleção Saubara X Seleção Terra Nova - 27/04

Juazeirense X Seleção São Francisco do Conde - 27/04

Montenegro X Seleção Dias D’Ávila - 27/04

MAF X Lusaca - 27/04

Seleção Catu X Seleção Pojuca - 27/04

Seleção São Sebastião do Passé X Catuense - 27/04

Seleção Cachoeira X Seleção Muritiba - 27/04

Seleção Governador Mangabeira X Seleção São Félix - 27/04

Seleção Vera Cruz X Seleção Itaparica - 27/04

Seleção Maragogipe X Seleção Santo Antônio de Jesus - 27/04

Postado em 23 de Abril, às 15:34 por Yago Lázaro 0 comentários

Aplicativo de alunos da UFRB explica culturas do amendoim e do cacau

Um aplicativo de fácil utilização, disponível gratuitamente no Google Play, chamado de Agricultura Facilitada, produzido por estudantes de Agronomia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), fornece informações sobre as culturas de amendoim e de cacau. 

As informações sobre a produção de amendoim são de autoria do Grupo de Pesquisa Manejo de Plantas e Ecossistemas Neotropicais (MapeNeo), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB, em formato de artigos científicos.

Em um dos artigos, o MapeNeo coletou amendoins de pequenos produtores do Recôncavo da Bahia, localizados em sete municípios e fez uma avaliação morfológica e produtiva. Os artigos sobre a cultura do amendoim podem ser lidos resumida ou integralmente na tela do celular ou se pode fazer download.

O aplicativo explica a  cultura e o aproveitamento do cacau – planta estimulante. Das sementes após fermentação, transformam-se em amêndoas, das quais se produzem o cacau em pó, a manteiga de cacau e o chocolate. Envolvendo as sementes, encontra-se a polpa da qual se produz sucos, refrescos e geléias. E da casca, extrai-se a pectina, que se transforma em ração animal, após processamento mecânico ou com transformações biológicas, pode ser usada como fertilizante orgânico.

O aplicativo disponibiliza informações agronômicas sobre os principais nutrientes para as plantas: Zinco, Selênio, Potássio, Nitrogênio, Níquel, Molibdênio, Manganês, Fósforo, Ferro e Cobre, baseadas na série de fichas Nutri-fatos desenvolvido pela International Plant Nutrition Institute (IPNI).

O aplicativo foi desenvolvido pelos estudantes Fabrício Oliveira Paula Oliveira; Murilo Santana de Jesus e  Igor Vila Verde Nascimento, sob a orientação do professor Fábio Botelho, que ministra a disciplina Extensão Rural do curso de Agronomia.

Próxima etapa

Segundo os estudantes, o objetivo do aplicativo é facilitar ao máximo o cultivo do amendoim, do cacau e de outras culturas. A próxima fase é a implantação de dados sobre a cultura da uva e o cultivo de mel da região de Santa Teresinha (BA). 

Baixe o aplicativo Agricultura Facilitada no Google Play.

Postado em 23 de Abril, às 15:15 por Yago Lázaro 0 comentários

Parceria da UFRB e UFG cria guia eletrônico para a identificação de sementes

A cooperação técnica envolvendo pesquisadores, técnicos e estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) já resultou na produção do Guia Eletrônico de Identificação de Sementes e Propágulos e na publicação do livro “Sementes e Propágulos: guia de identificação”, editado pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES).

O programa de computador criado pelo grupo de pesquisadores disponibiliza informações e imagens de sementes de 300 espécies vegetais. Como a identificação das espécies é uma etapa do processo de produção de sementes/mudas em todo o mundo, há também a possibilidade de aplicação dos resultados obtidos em outros países, fora do Brasil.

As opções de pesquisa no guia incluem nome científico ou popular da espécie, características aparentes, como cor, brilho, tamanho, forma e consistência da semente ou propágulo (sementes acompanhadas de partes do fruto).

O guia inova ao oferecer um sistema de busca simples e intuitivo, podendo ser utilizada mesmo por quem não é especialista na área. A ferramenta foi feita em linguagem Java, é compatível com qualquer sistema operacional.

O projeto do Guia de Identificação de Sementes e Propágulos existe desde 2010.  O professor Edson Ferreira Duarte comenta que o trabalho é demorado por incluir várias etapas: colher a semente, identificar a espécie, depositar o material no herbário e registrar no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen). Só depois disso é que as imagens são selecionadas para que as características sejam diagnosticadas e descritas.

O projeto do guia serviu de base para a publicação do livro “Sementes e Propágulos: guia de identificação” (2018) de autoria dos professores doutores Edson Duarte e Lidyanne Yuriko Saleme Aona, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e incorporou as sugestões dos revisores do livro. 

O processo de revisão do livro demandou dois anos e meio e nesse período, o professor Edson Duarte, foi redistribuído para a UFG. “Após minha vinda da UFRB para a UFG as parcerias continuaram e o projeto "Guia de identificação de sementes e propágulos" passou a ser coordenado pelo doutor em Botânica, Grênivel Mota da Costa (CCAAB/UFRB). A continuidade do projeto culminou no livro e no Guia Eletrônico”, explica Duarte.

Os programas computacionais foram resultantes da integração entre os pesquisadores do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) professores doutores Camila Bezerra da Silva e João Soares de Oliveira Neto e do CCAAB, além de representar uma parceira entre as instituições UFRB e UFG.

A parceria entre a UFRB e a UFG envolveu a execução dos projetos de pesquisas “Morfologia e função dos frutos, sementes e/ou propágulos de espécies recorrentes em fitofisionomias na Serra Dourada, Goiás”, encerrado em janeiro de 2019; e o "Guia de Identificação de Sementes e Propágulos", que estará em vigência até 2022.

No primeiro projeto, os produtos até o momento foram artigos produzidos e apresentados em eventos e a submissão de um capítulo de livro e, está em finalização um "Guia eletrônico de identificação sementes e propágulos da Serra Dourada, Goiás" que será disponibilizado on-line.

A cooperação técnica formalizada entre as instituições de ensino superior - UFRB e UFG - é uma forma de promover o desenvolvimento da pesquisa e de garantir a repartição de possíveis benefícios resultantes da Pesquisa e Inovação Científica desenvolvida em parceria. “No caso dos programas serem licenciados para terceiros, ambas as Instituições asseguraram a possibilidade de participação em ativos financeiros resultantes da cessão/licenciamento dos programas computacionais que estão sendo desenvolvidos”, ressalta Duarte. 

Comércio de sementes

Além do registro para fins de sistematização do conhecimento, o guia eletrônico possui uma importante aplicação comercial e no trabalho de fiscalização. “Em todo o mundo, sob o ponto de vista legal, só se pode vender sementes com a identificação da espécie”, esclarece o professor. Isso inclui tanto o fornecimento em grande escala quanto o comércio de varejo, feito em casas agropecuárias, por exemplo.

Para a comercialização de sementes também é feita uma análise de sua qualidade física. Para se atestar a pureza de um lote, os laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura verificam se há contaminação por outras sementes consideradas nocivas ou mesmo proibidas. Dependendo da espécie e da proporção encontrada, o lote não pode ser vendido como semente, o que aumenta a importância da identificação para a certificação desses produtos em todo o Brasil.

Consulta por especialistas e leigos

No Guia Eletrônico, o processo de identificação é mais rápido, já que trata-se de um sistema altamente intuitivo que tanto especialistas como leigos conseguem usar, e as informações contidas são focadas em características que podem seu usadas na identificação, além de apresentar um Glossário ilustrado com imagens para auxiliar na compreensão dos termos técnicos. 

A próxima etapa é a produção de uma versão on-line do Guia Eletrônico, anunciada em entrevista concedida ao Jornal da UFG, e terá mais novidades como a apresentação de outras espécies diferentes do livro e da versão em Java.

Guia regional

O "Guia Eletrônico de Identificação de Sementes e Propágulos da Serra Dourada" que está em finalização representa um recorte regional importante para uma das áreas de preservação de Cerrado presente no Estado de Goiás, e poderá auxiliar na compreensão da diversidade e de estratégias de dispersão presentes na paisagem local.

Os novos produtos estão em desenvolvimento visando auxiliar produtores de sementes, analistas, fiscais, profissionais e estudantes no processo de identificação de espécies usando somente sementes/propágulos.

Avanços da pesquisa

Segundo Duarte, os avanços científicos resultantes dos projetos de pesquisa mais evidente é o desenvolvimento de programas computacionais, mas há também um aprofundamento no detalhamento descritivo e no registro fotográfico das espécies vegetais.

“Isso porque usualmente em trabalhos de descrição das espécies vegetais, as informações sobre as sementes e/ou propágulos  são apresentadas de forma genérica’, explica Duarte. 

E muitas vezes as sementes e propágulos de espécies não cultivadas são as únicas estruturas que muitas vezes estão presentes em lotes de sementes de espécies agrícolas, florestais, nativas e medicinais assim a identificação de espécies vegetais contaminantes em lotes de outras espécies é necessário para possibilitar a venda, de forma que os resultados obtidos nos projetos têm aplicação imediata em sistemas de fiscalização e de análise. “Mas também pode ser de interesse de pessoas comuns interessadas em usar sementes para a produção de biojoias e artesanato, entre outros”, afirma Duarte.

Embora os projetos de pesquisa não tenham por objetivo o diagnóstico e o levantamento de floras, “durante os trabalhos colheita de sementes e propágulos em áreas naturais foi encontrada uma nova espécie que está em processo de descrição e publicação por outros especialistas”, revelou o pesquisador.

Livro

Como produto dessa parceria foi publicado o livro ‘Sementes e Propágulos: guia de identificação”, de autoria de Lidyanne Yuriko Saleme Aona (CCAAB/UFRB) e Edson Duarte (DBOT/ICB/UFG). A obra foi lançada em cerimônia comemorativa dos 50 anos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), na Universidade Federal de Goiás, em 22 de agosto de 2018.

A obra, editada pela ABRATES, é ricamente ilustrada, contendo 600 imagens de 300 sementes/propágulos de espécies vegetais, constituindo-se em uma das mais abrangentes publicadas sobre o tema.

O livro contém informações úteis para a identificação de espécies, além de aspectos importantes para a análise e o comércio de sementes.

Segundo Edson Duarte, o livro é mais abrangente em relação ao Guia Eletrônico por conter às informações das espécies pois contém informações que também ajudam a determinar se as espécies são nativas ou exóticas, em quais Biomas foram relatadas, além de conter informações tecnológicas que auxiliam na compreensão de qual é a massa que determinado número de sementes pesa e também da habilidade das sementes de sobrevivência sob armazenamento.

Postado em 23 de Abril, às 15:03 por Yago Lázaro 0 comentários


Em Nazaré, DJ Ferrary de Amargosa transforma Festa dos Caxixis em Rave

A tradicional Feira dos Caxixis que aconteceu nesse final de semana em Nazaré das Farinhas a 89km de salvador teve um momento atípico, uma Rave em pleno evento.

Comandado pelo Dj da Bahia, a Rave contou com músicas eletrônicas de sucesso do cenário, além disso contou com muito funk e muita música baiana. Segundo o Ferrary, momentos como esse prova que a cena eletrônica no Nordeste está crescendo cada dia, e o povo tem absorvido estilo com muita facilidade. Antigamente não era assim, concluiu o Dj. 

A festa de Caxixis é realizada todo ano no município e movimenta a economia local.

Postado em 22 de Abril, às 13:46 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Confira os resultados da quinta rodada da Copa Inter Vale 2019

Neste sábado (20) e domingo (21), doze jogos movimentaram a quinta rodada da Copa Inter Vale de Futebol de Campo, edição 2019.

Confira os resultados:

Ruy Barbosa 0x1 Macjuba

Itirucu 3 x1 Entrocamento

Gandu 4x 0 Nilo

Amargosa 0x3 Santo Antonio de Jesus

Laje 2x1 Jequiricá

Pirai 0x 3 Valença

Planaltino 1x1 Milagres

Brejões 1 x 1 Nova Itarana

Itaquara 2 x 0 km100

Ubaíra W.O X Cravolândia

Manoel Vitorino 2 X 1 Jaguaquara

Cruz das Almas 1 X 2 Muniz Ferreira

Jogos e locais do próximo domingo dia 28 às 15:00h

Macajuba X Itaberaba em Ruy Barbosa

Serra do Cem X Itaquara em Km-100

Amargosa X Varzedo em Varzedo

Planaltino X Rafael Jambeiro em Planaltino

Distrito Serrana X Nova Itarana em Brejões

Muniz Ferreira X Santo Amaro em Santo Antônio de Jesus

Ubaíra X Mutuípe em Ubaíra

Postado em 22 de Abril, às 11:41 por Magno Bastos 0 comentários

Gastropediatra Dra Daiane Brito na Viver Clínica da família e Viver Kids

É bem possível que ao longo da vida, uma criança 👶🏻 🧒🏻 já tenha apresentado sintomas como 👉🏻diarreia, 👉🏻prisão de ventre e 👉🏻dores na barriga ou 👉🏻estômago. Muitas vezes, esses sintomas estão relacionados à alimentação✔ e traduzem a resposta do organismo para indicar que algum alimento não foi bem aceito.⚠

Caso os sintomas de intestino solto ou preso e dor na barriga se tornem persistentes e recorrentes na vida da criança, é hora ⚠de buscar ajuda médica especializada para entender o que está ocorrendo.

Os sintomas persistentes de dor abdominal, constipação e diarreia podem decorrer por conta de desordens gastrointestinais funcionais ou de doenças orgânicas e somente a avaliação médica poderá discriminar a causa desses sintomas.💗

.
Alguma dúvida? Deixe sua pergunta!
.
.Dra. Daiane Brito
💗Pediatria Geral
💗Gastroenterologia Pediátrica
💗Hepatologia Pediátrica
Local de atendimento:

🏥Santo Antônio de Jesus
📌 Viver Kids - 75 3632.2795

Postado em 21 de Abril, às 19:52 por Ivanildo Bastos 2 comentários

Assista o programa Direto da Redação Criativa desta sexta - feira, 19

Representante do grupo de proteção de Amargosa Pede ajuda para abrigo em Salvador que proteje mais de 240 animais, Balão de 16 metros marcam semana santa em MG, Procissão do Senhor Morto em São Miguel das Matas. Em Curiosidades: Muitos peixes pulam para fora de um pequeno criatório, Veja a diferença de um catador de lixo de país desenvolvido, Giro de Notícias do site Criativa On Line, Tempo e Temperatura e Mensagem Especial da Páscoa.

Postado em 19 de Abril, às 18:59 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Empreendimento inova com vitrine inclusiva em Santo Antonio de Jesus

Assis Amancio é gerente de vendas e vitrinista na Dix Estilo, loja de roupa e acessórios unissex em Santo Antônio de Jesus. Antenado às tendências para o segmento de moda e para o empreendedorismo de modo mais amplo, o gestor implantou no estabelecimento a vitrine inclusiva, com um manequim na cadeira de rodas, iniciativa que promove a inclusão e agrega valor ao negócio.

De acordo com Amancio, a proposta foi promover a inclusão e, ao mesmo tempo, valorizar as diferenças. “Quando criamos a vitrine com uma manequim na cadeira de rodas, foi para passar a ideia de que o indivíduo já traz a definição de que somos únicos nas diferenças. O respeito deve ser praticado independente do que é considerado padrão, seja de comportamento, corpo, beleza, idealismo e crenças”, explica.

A Dix Estilo, que já tem mais de quatro décadas no mercado, está participando da consultoria MEDE do Sebrae Bahia e tem buscado aplicar os conhecimentos adquiridos na prática com seus clientes.

“Enquanto consultores de moda, somos o retrato do nosso tempo e não podemos diferenciar ou esconder as diferenças para ser inserido na sociedade, não respeitando, fugindo do incluir, do aceitar, pincipalmente do entendimento de que existe espaço para todos. Afinal, é direito de todos estarem inclusos na sociedade”, acrescenta Assis.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, explica que a loja é parceira antiga da entidade e vem desenvolvendo uma série de ações positivas no empreendimento.

“Iniciativas como essa, de fortalecer um conteúdo que é abordado dentro das atividades de capacitação, são muito importantes. Estamos muito felizes em perceber que a empresa se sensibilizou com a causa e hoje utiliza isso como uma estratégia de vendas e nada melhor do que compartilhar esse sentimento de ajudar as pessoas que, por vezes, enfrentam muitas dificuldades”, conclui Oliveira.

Postado em 18 de Abril, às 10:19 por Yago Lázaro 0 comentários

Grave acidente deixa uma pessoa morta na BR-101, em Santo Antonio de Jesus

Um grave acidente envolvendo um caminhão e um carro de passeio deixa uma pessoa morta, em Santo Antônio de Jesus.

Segundo informações, o carro modelo Gol GL, cor prata, placa policial JNA-1026, licença de Santo Antônio de Jesus tentou atravessar a pista e foi surpreendido pelo caminhão, na tarde desta quarta-feira (17), na BR-101, próximo ao um posto de combustível.

Devido ao impacto, o motorista do Gol não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já o condutor do caminhão saiu ileso. As identidades das vítimas não foram reveladas.

Postado em 17 de Abril, às 23:53 por Ivanildo Bastos 0 comentários

São João de SAJ, Cruz e Amargosa podem contar com câmeras de reconhecimento facial

Os festejos juninos das cidades de Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas e Amargosa podem contar já em 2019 com câmeras de reconhecimento facial, a exemplo do que aconteceu no Carnaval de Salvador, informou uma matéria do site Voz da Bahia.

Segundo divulgou o delegado Edilson Magalhães em entrevista na Rádio Recôncavo FM, a Polícia Civil tem o intuito de trazer câmeras para o circuito e assim facilitar o trabalho da polícia, “estamos tentando trazer câmeras para o circuito para facilitar o monitoramento tanto para a Polícia Civil, como para a Polícia Militar, tanto na área interna do circuito, quanto na área externa.

Não podemos garantir, mas estamos tentando trazer como uma forma pioneira da identificação facial para as cidades que tem os maiores São João como Santo Antônio, Amargosa e Cruz das Almas”, expôs.

Postado em 17 de Abril, às 12:29 por Ivanildo Bastos 0 comentários

“Estou 100% preparado", diz Leite, sobre provável pré-candidatura em SAJ

O ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Soares Leite (DEM), foi entrevistado pelo repórter Reginaldo Silva sobre uma perspectiva para política de 2020, o qual o mesmo já dispôs seu nome para ser pré-candidato a prefeito no município. Nesta segunda parte de entrevista ele avaliou a atual gestão; deu sua opinião sobre o aumento do número de vereadores e de seu provável vice. (para ver a 1ª parte de sua entrevista, clique aqui)

Dois pré-candidatos a prefeito no Beija-Flor, é possível?

Outros nomes do grupo Beija-Flor também estão de olho na disputa a prefeito do município em 2020, como é o caso dos vereadores da oposição: Francisco Damasceno, popular Chico de Dega (DEM) e Pedro Lopes Ribeiro, conhecido Pedro de Teca (PSD). Diante das circunstancias, Humberto foi perguntado se uma dupla candidatura para prefeito do município pelo Beija-Flor o atrapalha, o ex-gestor deixou claro que de maneira nenhuma, “já tivemos até 5 candidatos, acredito que em 2020 vai ter 3 ou 4 candidatos também. Eu tenho consciência de que não sou bom em debates, mas creio que com mais dois fica melhor para o povo”, declarou. Levando em consideração a candidatura de reeleição do atual prefeito, Rogério Andrade (PSD), Humberto Leite afirma que duas candidaturas separadas do grupo Beija-Flor não o fará perder votos, “se houver outra candidatura, esse candidato vai tomar votos meus, mas também tomará votos de Rogério Andrade. Não é nada assustador, nós pertencemos a um grupo político forte em Santo Antônio de Jesus, vamos empurrar candidatos e desta vez vamos embalados, junto com muita gente que está descontente. A certeza disso é o povo nas ruas que dizem para mim: ‘Humberto, se arrependimento matasse, metade da cidade estava morta’, falam com saudades da nossa administração”, afirmou.

Avaliar a atual gestão:

Humberto desconversou e não quis julgar a administração do prefeito Rogério Andrade, “eu não estou gostando muito, mas gostaria de me ater sobre esse assunto. Temos que deixar o povo avaliar, pois só eles sabem o que sofrem no dia-a-dia”, analisou.

Sobre Pedro de Teca:

O vereador Pedro de Teca rompeu laços com o atual gestão, mas ainda carrega a sigla do PSD (Partido Social Democrático), Leite garantiu que convidará o edil para se afiliar ao DEM, “devo fazer o convite amanhã, talvez. Pedro de Teca é um amigo, conheço seu pai a muitos anos. Eu vi Pedro desde pequeno, ele andou desviado recentemente, mas acredito que a partir de amanhã possamos ajustar o pensamento dele e traze-lo para nosso lado”, confessou.

Aumento do número de vereadores:

O aumento de número de vereadores em Santo Antônio de Jesus, que pode passar de 14 para 17 edis, o ex-prefeito apontou que apoia o aumento, “eu queria que fosse de 14 para 15, é um bom número, já trabalhei com essa quantidade de vereadores antes, foi bom”, ponderou.

E as eleições de 2020?

Leite comentou o quanto está preparado para as eleições de 2020, “estou 100% preparado. Eu perdi as últimas eleições e foi uma fatalidade que não foi explicada. Eu sei de tudo o que aconteceu e vou esperar para conversar diretamente com o povo para aquilo não se repetir”, expôs.

João Gabriel seu vice?

Há conversas entre os políticos que afirmam que João Gabriel será o pré-candidato a vice-prefeito junto com Humberto Leite. Sobre o assunto, o ex-gestor contou que nada foi decidido, “tudo é possível, inclusive João de vice, mas não estou escolhendo chapa agora, se não meu WhatsApp vai enlouquecer”, concluiu.

Postado em 16 de Abril, às 15:21 por Yago Lázaro 0 comentários

Seleção de Santo Antonio empata com Varzedo pela 4° rodada da Copa Intervale

 A partida foi disputada no Estádio Municipal José Trindade Lobo, às 15h. Com o resultado de 1 x 1,  a seleção da cidade está cada vez mais perto da classificação para a segunda fase.

O prefeito Rogério Andrade esteve presente e parabenizou a atuação da seleção. “Estamos orgulhosos dos nossos jogadores, que estão dando o seu melhor para representar nosso município. Acredito que a seleção vai crescer no campeonato.”, afirmou o Prefeito.

Torcedores de todas as idades prestigiaram a partida, marcando presença no Estádio Municipal. O próximo jogo da seleção santoantoniense será contra a seleção de amargosense no dia 21 de abril, no Estádio Municipal Clóvis Sales em Amargosa.

Postado em 16 de Abril, às 15:16 por Yago Lázaro 0 comentários

Servidores municipais discutem aumento salarial em assembleia na Cidade de Santo Antonio

Uma assembleia realizada pelo SindServ (Sindicato dos Servidores Municipais) nesta segunda-feira (15) discutiu a possibilidade de aumento salarial dos servidores municipais no município de Santo Antônio de Jesus.

A presidente da SindServ, Sheila Sueli apresentou uma proposta ao prefeito Rogério Andrade (PSD) onde pede 8% de aumento, porém a gestão municipal sugere um aumento de apenas 3,75%. Nó próximo dia 23 de abril será realizada uma Assembleia onde o SindServ apresentará uma nova proposta à gestão.

Postado em 16 de Abril, às 15:13 por Yago Lázaro 0 comentários

Defensoria Pública debate com moradores de Bairro em Santo Antonio cobranças da Embasa

Na noite da última quarta, 10 de abril, a Defensoria Pública do Estado, por meio dos defensores públicos Gustavo Pereira e Ana Paula Perazzo, reuniu-se com cerca de 30 moradores do Bairro São Benedito em Santo Antônio de Jesus, para debater possíveis cobranças abusivas por parte da concessionária do serviço de água e esgotamento sanitário da Bahia, a Embasa.

A moradora Ana Lucia de Jesus, uma das lideranças da comunidade abriu a reunião e discorreu sobre a importância da Defensoria no local e a necessidade de união de todos em torno do tema.

Após ouvir os moradores da comunidade, os defensores públicos explicaram sobre como se dará a atuação da instituição no caso, bem como orientaram os presentes sobre papel destes para enfrentamento da questão e quais documentos e  informações seriam necessários para se iniciar o questionamento extrajudicial e judicial dos altos valores que estavam sendo cobrados a título de taxa de esgoto.

A defensora pública Ana Paula Perazzo destacou que “a reunião realizada no espaço cedido por uma assistida em sua própria casa, foi muito importante não só para agregar o maior número de moradores da comunidade que se encontram na mesma situação – cujo número o espaço físico da Defensoria não comportaria – mas também para aproximar a Instituição da população, reafirmando nossa missão e objetivo, além de conclamar cada um deles a se empenhar, junto com a Defensoria, na luta por seus direitos, assumindo um papel ativo nesse processo”.

Para o defensor público Gustavo Pereira, o que mais encarece a conta de água é taxa de serviço de esgoto, que é 80% sobre consumo de água. “Não conseguimos visualizar a existência até o presente momento de nenhuma norma que possibilite de forma constitucional/legal a cobrança de 80% do consumo de água a título de taxa de esgoto, para se ter uma ideia uma família hoje que consome R$ 100 reais de água paga ao final irrazoáveis R$ 180,00 de conta. Assim, no âmbito da Defensoria, pretendemos coletar documentos e informações que demonstrem a inviabilidade da referida cobrança em patamar tão elevado, ademais quando se percebe que tal oneração vem recaindo somente sobre bairros pobres do Município de Santo Antônio de Jesus”, disse o Defensor.

Postado em 16 de Abril, às 15:08 por Yago Lázaro 0 comentários

Curso preparatório para soldado da Polícia Militar em Santo Antonio de Jesus

Você que vai fazer o concurso público para soldado da PM-BA, aproveite a oportunidade para sua preparação com o professor Mazinho (Homem do Chapéu) em Santo Antonio de Jesus. Com emissão de certificado.

O curso acontecerá na Uninter, na Avenida Esperança, Nº 582, no bairro da Maria Preta. Turmas semanais e também aos sábados!

Aproveite e se inscreva através dos telefones: 75-9 8800 3375 (Whatsapp), 75-9 9987 1642 e ainda 75-9 9107 3767.

Faça parte do time dos aprovados, e conheça as vantagens! Equipe organizada pelo professor Mazinho.

Postado em 16 de Abril, às 12:26 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Baixo Sul Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 25/04/2019 01:57