Notícias

Miguelenses fazem tour pela Arena das Dunas em Natal no Rio Grande do Norte

Na manhã desta quarta-feira (16), três famílias de São Miguel das Matas que estão viajando a passeio para o Rio Grande do Norte realizaram uma visita na Arena das Dunas, estádio de futebol construído para a Copa do Mundo que aconteceu no Brasil.

Arena das Dunas (ou Arena Marinho Chagas) é um estádio multiúso localizado na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

Além de partidas de futebol, o complexo tem a capacidade de abrigar eventos de grande porte, exposições e lojas comerciais.

A estrutura foi inaugurada em 22 de janeiro de 2014, depois de 29 meses de obras, no lugar do Estádio João Machado.

Postado em 16 de Janeiro, às 13:03 por Magno Bastos 0 comentários

Festa do Bonfim em Salvador é celebrada por adeptos de outras religiões

A imagem do Cristo Crucificado sai em cortejo da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no Comércio, até a Basílica no alto da Colina Sagrada, na Cidade Baixa. Mas, são mulheres - e alguns homens - vestidas com as indumentárias e carregando outros símbolos das religiões de matriz africanas, como a quartinha de barro, que se tornaram a representação da Lavagem do Bonfim.

O cortejo, que abre oficialmente o calendário de festas populares da Bahia, reúne fiéis das duas religiões. Tem católico que para pagar a promessa se veste de 'baiana' e participa da lavagem das escadarias, e candomblecista que sai cedo de casa para assistir à missa e manter o compromisso com Oxalá. 

De acordo com o historiador Ordep Serra, o ato de lavar a igreja faz parte dos ritos católicos que pregam a humildade. "Os nobres faziam esses atos como sacrifício, penitência. A princesa Isabel inclusive fez uma promessa de lavar uma igreja aqui no Brasil. Era pensando como um gesto de humildade", explica.

Com a forte influência do candomblé no país, o ato de lavar as igrejas teve uma nova interpretação.  "Esse rito [a lavagem das escadarias da Igreja] foi reinterpretado aqui na Bahia, com base em uma coincidência sincrética. Senhor do Bonfim é o filho de Deus, e foi associado com  Oxalá, o filho do Deus supremo para os iorubás. Na  cidade de Ifé, na Nigéria,  ele é venerado em uma colina, considerado o umbigo do mundo. E a Igreja do senhor do Bonfim fica em uma colina também", informa.

Respeito às crenças

O cortejo da Lavagem do Bonfim é  marcado pela mistura do sagrado com o profano e o convívio de católicos e candomblecistas. E até mesmo adeptos de outras religiões.

Responsável pela Basílica do Senhor do Bomfim, Padre Edson define a festa como um acontecimento na cidade que possibilita encontros. "É um momento de integração, um acontecimento que deixa  lição de diálogo religioso", diz. 

Mãe Jaciara Ribeiro, ialorixá do terreiro Abassá de Ogum, cobra respeito às diversas manifestações religiosas. "A subida à colina é para agradecer a Senhor do Bonfim. Nosso culto à Oxalá é feito no terreiro. É importante separar as coisas".

Postado em 16 de Janeiro, às 12:15 por Magno Bastos 0 comentários

72% da BA-026, Amargosa e Santo Antonio de Jesus já foi executada

A pavimentação em aproximadamente 45 km da BA-026, entre Santo Antônio de Jesus e Amargosa, está em andamento e 72% da obra já foi executada. 

O serviço vai atender 86 mil moradores de Elísio Medrado, Muniz Ferreira, São Miguel das Matas e Varzedo, junto com Santo Antônio de Jesus e Amargosa. O escoamento da produção agrícola e a pecuária também serão contemplados com a intervenção na rodovia. 

Postado em 15 de Janeiro, às 21:41 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Cortejo da Lavagem do Bonfim 2019 em Salvador contará com 42 entidades

Ao completar 265 anos e com o tema “Jesus, o amado Senhor do Bonfim, é a nossa paz”, a tradicional Lavagem do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (11), contará com 42 entidades cadastradas junto à Empresa Salvador Turismo (Saltur) que vão integrar o desfile entre a Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, até a Colina Sagrada, no Bonfim. 

O desfile será realizado após a cerimônia inter-religiosa, que será iniciada às 8h, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. A celebração será conduzida pelo padre José Ribamar e representantes de diversos segmentos religiosos vão se unir em oração pela paz. Prevista para as 9h30, a saída das entidades acontecerá por ordem de chegada. O ponto de concentração e partida será na Avenida Contorno.

Diversão – Dentre as entidades tradicionais como o Ilê Aiyê e Filhos de Gandhy, desfilam também na Lavagem do Bonfim bloquinhos formados por grupos de pessoas que queriam acompanhar o cortejo de uma forma mais animada. É o caso de 50 amigos que, por muitos anos, se encontravam no bairro do Comércio para acompanhar a lavagem. Decidiram então formar o “Bloquinho da Fé” que, pelo primeiro ano, participará do desfile para celebrar a alegria e a amizade durante o circuito.

Um dos responsáveis pela criação, o despachante aduaneiro Denilson Pereira, 38 anos, conta que todos estão ansiosos e estão trabalhando para ser um dia bem divertido. “Contratamos uma fanfarra e fizemos até uma camisa com o nome do bloco para ficar bem organizado. É uma experiência nova para todos nós. Estamos muito animados!”, declara.

Pelo terceiro ano consecutivo o DJ Márcio Barboza, 37 anos, levará para a lavagem o “Andarilho da Folia”, um veículo modelo Toller que foi transformado em um nanotrio. Durante o percurso, o DJ vai tocar músicas dos anos 1980 e 1990 para exaltar a ancestralidade do povo baiano. “Sentia falta de um DJ em uma festa de largo e tive a ideia de participar da Lavagem do Bonfim. É uma energia inexplicável estar nesta festa. Ver pessoas de todas as idades dançando e sendo feliz, não tem preço”, afirma.

Postado em 14 de Janeiro, às 17:36 por Magno Bastos 0 comentários

Prefeito de São Miguel transmite mensagem do executivo ao Padre Cristóvão Brito

Na tarde deste domingo (13), aconteceu a solenidade de posse do Padre Cristóvão Brito na Paróquia de São Miguel Arcanjo em São Miguel das Matas e o prefeito Zé Renato deixou sua mensagem, representando o poder público municipal deixou uma mensagem.

Depois de formalizar os cumprimentos, Zé Renato destacou que a administração pública está à disposição da greja católica miiguelense. "Queria dizer não somente em nome do poder público municipal, mas também em nome de minha família, ressaltando que sua história Padre Cristóvão, pode onde passou, deixou um legado positivo e aqui não será diferente".

"Com um comportamento acolhedor, agregador e firme nas palavras, que transmitem sempre a fé, a paz e a espiritualidade, comungamos com tudo isso e nos unimos ao senhor nesta caminhada, nos colocando a inteira disposição de fortalecermos as ações que esta igreja já vem desenvolvento em nosso município", acrescenta.

Assista a transmissão completa da missa de posse.

Postado em 14 de Janeiro, às 16:59 por Magno Bastos 0 comentários

Morador de São Miguel das Matas reivindica recebimento de benefício TFD

Na manhã desta segunda-feira (14), um paciente que realiza tratamento de hemoliálise em Santo Antonio de Jesus, usou as redes sociais para para cobrar o recebimento do benefício do TFD, que segundo ele, não estão recebendo desde o mês de outubro passado.

Otávio Augusto, destacou num vídeo gravado e publicado em diversas redes sociais, que esteve na sala da Secretária de Saúde e segundo ele, a mesma teria informado que só recebe R$ 600,00 por mês, para todos os tipos de tratamento.

Ele ainda indicou, que todos os meses, tem entregue toda documentação necessária e exigida para que o benefício seja pago e que caso o fato não seja resolvido, formalizarão uma queixa junto ao Ministério Público na Comarca de Laje.

O TFD é um benefício que os usuários do Sistema Único de Saúde podem receber que consiste na assistência integral à saúde, incluindo o acesso de pacientes residentes em um determinado Estado a serviços assistenciais localizados em Municípios do mesmo Estado ou de Estados diferentes, quando esgotados todos os meios de tratamento e/ou realização de exame auxiliar diagnóstico terapêutico no local de residência (Município/Estado) do paciente e desde que o local indicado possua o tratamento mais adequado à resolução de seu problema ou haja condições de cura total ou parcial.

Postado em 14 de Janeiro, às 16:41 por Redação Criativa 0 comentários

Entrevistas na missa de Posse do Padre Cristóvão em São Miguel das Matas

Logo após a missa de posse do Padre Cristóvão Brito na Paróquia de São Miguel Arcanjo em São Miguel das Matas, que teve a transmissão ao vivo da Criativa On Line, com o Repórter Yago Lázaro, várias entrevistas foram realizadas, também ao vivo, ao término da celebração, com familiares, amigos, representantes de outras paróquias por onde o Padre Cristóvão passou e padres que acompanham de perto a ida sacerdotal de Cristóvão.

Assista as entrevistas realizadas pelo Portal Criativa On Line!

Postado em 14 de Janeiro, às 10:30 por Magno Bastos 0 comentários

Íntegra da fala do Padre Cristóvão ao tomar posse em São Miguel das Matas

Sem sombra de dúvidas, este é um dia muito significativo, bonito e abençoado em minha vida.

Voltar à minha terra, meu torrão... Aproximar-me dos que fizeram e fazem parte da minha história de vida e de toda a minha família e de me reconhecer nessas raízes é algo grandioso e divino, para o qual faltam palavras que descrevam o que sinto em meu coração.

Alegro-me com e por toda a minha família, a quem tanto amo, especialmente pela graça de ter minha mãe, Laurentina, conhecida e amada como Loura, por perto, viva, lúcida e interagindo conosco através do whatsapp aos oitenta e cinco anos, o que é uma das minhas felicidades. Creio que é o amor que a mantém firme, disposta e esperançosa. Pessoas desse tipo nos ensinam que a vida é pra ser vivida no propósito de fazer o bem sempre e essa lição trago no meu coração e na minha prática. Somente o seu problema de saúde a impediu de estar e participar fisicamente conosco, mas ela nos acompanha neste momento, através das redes sociais.

Com este espírito de comunhão, que aprendi no seio de minha família, na alegria deste momento vivido com vocês e confiante na misericórdia e na graça de Deus coloco-me a serviço deste povo, nesta terra onde nasci e aprendi a ser Igreja e a servi-la na fé e na escuta da Palavra. Muitos foram os aprendizados e experiências vivenciadas na minha infância e adolescência neste chão. Um deles foi a experiência da jaqueira.

Certa vez, escutei de meu pai, que uma jaqueira adulta transplantada não sobrevive, pois suas raízes não se adaptam ao novo solo. Por muitas vezes, pensei no que isso significava e percebi que quando não estamos próximos de nossa origem, de nossa história de vida, daquilo que faz de nós quem somos não vivemos como deveríamos.

Assim como a jaqueira, precisamos nos manter no solo onde fomos plantados para que não percamos a nossa identidade e este chão é a família, é a comunidade. Quando não estamos inseridos na comunidade, enquanto cristãos, não encontramos o sentido da vida. É uma planta de grande porte, colocada em um pequeno vaso que não se desenvolve, mas também não morre. Não vive, mas vegeta.

A comunidade é o lugar, a terra fértil, na qual aprendemos a ser pessoa, a ser filho de Deus, onde a fé cresce em nosso coração e se transforma em característica de vida. E essa foi a experiência de vida e de comunidade cristã que aprendi. Precisamos estabelecer nossas raízes na vivência familiar e comunitária, para que a vida ganhe sentido no encontro e na comunhão de pessoas, na fé partilhada e na unidade que fazem de nós Igreja.

Retorno a São Miguel das Matas, minha terra natal, com a alegria de quem reencontra suas raízes e o solo firme para continuar a missão de servir à comunidade na partilha da vida e dos dons do ser Igreja.

Trago comigo as experiências e aprendizados que recebi de meus pais, de minha família, dos seminários e as lembranças dos momentos em que vivi na minha infância e adolescência, formando-me enquanto pessoa e como cristão.

Recordo meus medos, meus professores, catequistas, amigos do grupo de coroinhas e de escola e da convivência com os vizinhos... Com eles dividi as experiências políticas, sociais e humanas daquela época de sofrimento e felicidade. De igual modo, acolho cada um de vocês com suas experiências e vivências para prosseguirmos a nossa história de fé e de comunhão.

Volto como pároco, não para ser um para, mas um com vocês, caminhando na humildade e na mansidão, no espírito de acolhida e serviço, para dar continuidade às experiências pastorais e construir o nosso caminho, numa igreja fraterna e solidária, na qual todos têm vez e voz. Sei que encontraremos desafios e dificuldades ao longo de nossa caminhada, mas teremos a força da fé e comunhão fraterna para superar estes e viver a alegria da missão.

Agradeço a acolhida, a amizade, as orações de todos os amigos das paróquias por onde passei: São Filipe, Nazaré, Amargosa e Castro Alves, com quem caminhei estes últimos seis anos.

Agradeço pelas vivências e amizades construídas, pelo amadurecimento pastoral que é fruto de uma igreja participativa.

          Sob a proteção de São Miguel Arcanjo e intercessão de São Roque e Nossa Senhora, caminhemos juntos na edificação do reino de Deus.

Pe. Cristóvão Reis Brito de Figueredo.

São Miguel das Matas, 13 de janeiro de 2019.

Abaixo a transmissão ao vivo da Criativa On Line

Postado em 14 de Janeiro, às 10:23 por Magno Bastos 0 comentários

Morador do Onha em São Miguel é vítima de tentativa de homicídio

Na noite deste domingo (13) Jorge Clemente Santo Souza, morador do Bairro do Onha em São Miguel das Matas, no Vale do Jiquiriçá, sofreu tentativa de homicídio por arma branca.

Ele sofreu golpes de facão na mão e na testa, sendo socorrido por moradores para emergência do Hospital São Miguel.

Devido a gravidade dos ferimentos, ele foi transferido para o HRSAJ - Hospital Regional em Santo Antonio de Jesus.

Postado em 14 de Janeiro, às 00:23 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Definidos os semifinalistas do Campeonato de Cidades Circunvizinhas

Neste domingo (13) no estádio de São Miguel das Matas definiu os semifinalistas do Campeonato de Cidades Circunvizinhas.

No primeiro jogo Santa Cruz de Elisio Medrado e Varzedo empatam no tempo normal, nós pênaltis o Santa Cruz venceu a partida. Ambos os times se classificaram.

No segundo jogo São Miguel e Milagres também empataram no tempo normal. São Miguel vence nos pênaltis e também se classifica.

No dia 27 deste mês, rodada dupla em Elísio Medrado. Às 13 horas, clássico local, Santa Cruz e Remo de Elisio.

Já às 15 horas, São Miguel e Varzedo disputam a outra vaga na grande final.

Postado em 13 de Janeiro, às 23:38 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Acidente na BA 539 em São Miguel das Matas neste domingo deixa feridos

Na noite deste domingo (13), dois ônibus engavetaram na BA 539 no Entroncamento de São Miguel das Matas.

Eles estavam seguindo para Castro Alves, depois de participarem da posse do Padre Cristóvão na Paróquia de Santo São Miguel Arcanjo.

Com o impacto, alguns passageiros, deram entrada no Hospital São Miguel com pequenas escoriações e já foram liberados.

Postado em 13 de Janeiro, às 19:38 por Redação 0 comentários

Criativa transmite a Posse do Padre Cristóvão em São Miguel das Matas

Aconteceu neste domingo (13) a Posse do Padre Cristóvão Brito na Paróquia de São Miguel Arcanjo em São Miguel das Matas e além do Bispo Diocesano, Dom Valdemir Ferreira que empossou um novo pároco para o comando da paróquia, dez padres também participaram do momento.

Anderson, Edésio, Almiro, José Nilson, Josué, Edimilson, Damião Borges, Carlinhos, Gilton Abreu e Genilson, foram os padres que integram paróquias da Diocese de Amargosa, de outras pparóquias da Bahia e até de fora do estado.

Assista!!!

Postado em 13 de Janeiro, às 17:38 por Magno Bastos 0 comentários

Últimas notícias sobre o estado de saúde do miguelense Niltinho

O miguelense Josenilton Ribeiro dos Santos, de 36 anos, “Niltinho”, que foi vítima de espancamento na tarde de quinta-feira (10/01), em Salvador, já foi liberado do HGE (Hospital Geral do Estado) e passa bem. 

Nesta sexta-feira (11), Niltinho compareceu em uma Delegacia de Polícia de Salvador onde foi feito o registro da ocorrência, e em seguida o mesmo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal onde foi feito o exame de corpo de delito.

Nas redes sociais Niltinho falou que na quinta-feira, dia 10, ao saltar do carro da Prefeitura de São Miguel das Matas, no Alto do Cabrito em Salvador, foi revistado pela PM e depois foi abordado e agredido por seis rapazes que pensaram que ele tinha passado alguma informação para os policiais.

Por conta das pancadas, Niltinho perdeu um dente e teve uma fratura no maxilar (estrutura da região frontal do crânio que suporta os dentes superiores), mas não vai precisar ser submetido a cirurgia. Niltinho ainda sente dores no peito.

Postado em 12 de Janeiro, às 10:49 por Toy Guimarães 0 comentários

Inovações e muitas novidades na lavagem do Bonfim 2019 em Salvador

Estimulados pela temática da paz, a festa do Bonfim 2019 trará novidades. Uma delas é uma bandeira branca, com cerca de 100 metros de comprimento, que será levada pelos fiéis durante todo o cortejo que acontece na quinta-feira do período festivo, próximo ano dia 17 de janeiro, data em que ocorre a Lavagem do Bonfim. Na ocasião, ao saírem da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, os devotos carregarão a bandeira e também poderão adquirir bandeirinhas semelhantes à maior, que serão vendidas na Basílica pelo valor de R$ 5.

Outra novidade é que, antes do início do novenário, no dia 8 de janeiro acontecerá, pela primeira vez, um show beneficente promovido pela Basílica do Bonfim. O “Canto para o Senhor do Bonfim” será realizado no espaço Ágata Prime, na Ribeira, a partir das 20h, e contará com apresentações de artistas baianos, que doarão talento e voz num gesto de devoção. O evento contará com a banda Bago de Jaz e com os cantores Saulo, Márcia Short, Edu Menezes e Luci Laura e banda.

A arrecadação com o show “Canto para o Senhor do Bonfim” será destinada para a realização da Festa 2019 e para a manutenção do projeto Bom Samaritano, que atende pessoas carentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Postado em 12 de Janeiro, às 10:25 por Magno Bastos 0 comentários

Programação e novidades da Festa do Bonfim 2019 foram apresentadas

“Jesus, o amado Senhor do Bonfim”. Este é o tema escolhido para a Festa do Senhor do Bonfim 2019, apresentado na manhã desta sexta-feira, dia 14 de dezembro, durante coletiva de imprensa realizada pela Arquidiocese de Salvador e pela Devoção Senhor Bom Jesus do Bonfim.

A atividade, que divulgou a programação completa e as novidades da festa, foi conduzida pelo reitor da Basílica, padre Edson Menezes, pelo juiz da Devoção, Francisco José Pitanga Bastos e pelo juiz da festa, coronel Cristóvão Rios de Brito.

“O tema escolhido para a Festa do Bonfim 2019 tem três motivações: primeiro uma motivação espiritual, rezar pela paz da cidade do Salvador, do estado da Bahia, do Brasil e do mundo inteiro; segundo, uma motivação cultural e procedimental: nós queremos valorizar a tradição do povo baiano de vestir branco para subir a ladeira da Colina Sagrada. Assim, vestiremos branco durante toda a programação da festa para participar das atividades pedindo, suplicando ao Senhor do Bonfim a paz”, disse o padre Edson.

 

Postado em 12 de Janeiro, às 10:21 por Magno Bastos 0 comentários

Acidente na Baixa de Areira na entrada de Sao Miguel das Matas

Um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro de passeio foi registrado na tarde desta sexta-feira (11) na Baixa de Areia na entrada de São Miguel das Matas.

Um interna da Criativa On Line realizou o registro fotográfico e conforme ele destacou, o veículo descia a ladeira da Rua Augusto Vieira, enquanto que a moto saia do Posto de Gasolina e acontece a colisão.

Ninguém ficou ferido. Eles conversaram e entraram em acordo.

Postado em 11 de Janeiro, às 21:14 por Magno Bastos 0 comentários

Assista o Programa Direto da Redação desta sexta - feira,18

O programa Direto da Redação desta sexta - feira (11) com Ivanildo Bastos trouxe várias matérias importantes da região, como por exemplo,  denúncia feita pelo fotógrafo Rui Rezende com relação ao desmatamento na região do Timbó em Amargosa, ainda lixo de Laje que teria tentado ser deixado no lixão de São Miguel, chegada do padre Gilton em Elísio Medrado, acidente em Salvador, vídeos curiosos, Lavagem do Bomfim, tempo e temperatura e muitos mais.


Acompanhe abaixo o programa completo:

Postado em 11 de Janeiro, às 19:00 por Ivanildo Bastos 0 comentários

A festa e a lavagem, momentos distintos que marcam a os festejos em Salvador

A Festa não deve ser confundida com a tradicional Lavagem do Bonfim. A lavagem da Igreja teve início em 1773, quando os integrantes da "irmandade dos devotos leigos" obrigaram os escravos a lavarem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim.

Posteriormente, para os adeptos do candomblé, a lavagem da igreja do Senhor do Bonfim passou a ser parte da cerimônia das Águas de Oxalá. A Arquidiocese de Salvador, então, proibiu a lavagem na parte interna do templo e transferiu o ritual para as escadarias e o adro.

Durante a tradicional lavagem, as portas da Igreja permanecem fechadas e as baianas despejam água de cheiro nos degraus e no adro, ao som de toques e cânticos de caráter afro-religioso (embora atualmente o ritual se revista de um perfil ecumênico), que ocorre na quinta-feira que antecede a festa e conta com grande participação do povo, que chega em carroças enfeitadas, e das tradicionais baianas, com seus vasos com água de cheiro.

Postado em 11 de Janeiro, às 12:59 por Magno Bastos 0 comentários

A lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim, uma tradição que o tempo não apaga

A lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, depois do Carnaval. A festa começa com um cortejo comandado por baianas com trajes típicos - turbantes, saias engomadas, braceletes e colares - vestidas de branco, a cor de Oxalá, o deus Yoruba sincretizado na imagem católica do Senhor do Bonfim.

Desde a última sexta-feira de dezembro, o andor de madeira que será usado para conduzir a imagem na procissão está exposto na igreja da Colina Sagrada para amarração das tradicionais fitinhas com os pedidos dos fiéis. Outra tradição é amarrar as fitinhas nas grades do santuário que é visitado o ano inteiro por turistas de todo o mundo.

A lavagem só teve início em 1773, quando os escravizados foram obrigados a lavar a Igreja para a festa do Senhor do Bonfim que era realizada desde 1745 na igreja da Penha. Os adeptos do candomblé adotaram a lavagem como parte da cerimônia das Águas de Oxalá.

A igreja proibiu o ritual no interior do templo e a lavagem se transferiu para as escadarias e o adro. Durante a lavagem, a igreja permanece fechada enquanto cerca de 200 baianas despejam água de cheiro na parte externa da igreja ao som de toques de atabaque e cânticos de caráter afro-religioso. Atualmente o ritual tem aspecto ecumênico.

Postado em 11 de Janeiro, às 12:49 por Magno Bastos 0 comentários

Padre Cristóvão fala sobre a sua posse na Paróquia de São Miguel das Matas

Na noite desta quinta-feira (10), o padre Cristóvão Brito, concedeu entrevista ao vivo para a Criativa On Line e falou um pouco sobre sua história de vida e trajetória à frente da igreja católica.

Ele relembrou as paróquias por onde passou e ao rememorar a sua ida ao Seminário, lembrou dos tempos difíceis e desafiadores da década de 60.

A sua posse na paróqia de São miguel Arcanjo em São Miguel das Matas será neste domingo (13) às 15 horas com cobertura ao vivo da Criativa On Line.

Postado em 11 de Janeiro, às 11:31 por Magno Bastos 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Baixo Sul Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 17/01/2019 01:48