Notícias

Cetep Vale do Jiquiriçá com sede em Amargosa oferece cursos profissionalizantes

O colégio Cetep Vale do Jiquiriçá que fica em Amargosa está ofertando cursos profissionalizantes subsequente ao ensino médio para aqueles que já concluíram, tendo em vista, formar profissionais aptos para mercado de trabalho que a cada dia está mais disputado.

Os cursos ofertados para 2019 são técnico em administração (noturno), técnico em edificações (noturno) e técnico em nutrição (vespertino), todos com duração de 01 ano e meio.

As inscrições poderão ser feitas no site www.educacao.ba.gov.br no período de 17 a 21/01/2019, sendo que o resultado sairá no dia 23/01 e a matrícula no dia 30 de Janeiro de 2019.

Postado em 16 de Janeiro, às 22:25 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Fotógrafo Rui Rezende registra imagens da região do Timbó para livro sobre Amargosa

O fotógrafo Rui Rezende, esteve na semana passada registrando algumas imagens que vão compor um livro com os atrativos naturais, fotos antigas, das pessoas, das  profissões, personalidades, povoados, dentre outros. Ele esteve na região do Timbó e acompanhou o ponto de capitação de água para a cidade de Amargosa, a mata atlântica que ainda resta na região e o monumento principal que é o pé de jequitibá, fazendo o percurso pela trilha do Timbó.

"Eu não poderia ser fotógrafo do mundo sem antes ser da minha terra, minha cidade que tenho uma paixão muito grande e felizmente as pessoas gostam do meu trabalho. A idéia de que santo de casa não faz milagres, graças a Deus comigo isso não funciona."Disse Rui.

Rui ainda falou que este ano ele completa vinte anos como fotógrafo e será uma oportunidade ideal. "Como presente de aniversário de vinte anos de trabalho a gente vai fazer este livro por que graças a Deus estou indo cada vez mais para lugares mais distantes e a idéia de ser Amargosa a nossa casa e você pensando que pode fazer a qualquer momento."

Rui Rezende quando fazia fotos das belezas naturais de Amargosa se deparou com extração ilegal de madeira e cortes de árvores naquela região. Por ser uma área de preservação ambiental na região do Vale do Jiquiriçá e Recôncavo Sul, aquela área não deveria ser explorada com derrubada de árvores e retirada de madeira para comercialização. É necessário maior fiscalização dos órgãos ambientais.

Várias fotos e imagens foram feitas com a lente especial de Rui, tanto no chão ou aéres feitas pelo drone e a Criativa On Line acompanhou todos os bastidores.


Veja abaixo a matéria completa:

Postado em 16 de Janeiro, às 12:02 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Com Josa expulso, time do Náutico decepciona em estreia na Copa do Nordeste

A tão almejada estreia da Copa do Nordeste chegou com um sabor amargo para o Náutico, na noite desta terça-feira (15). A partida contra o Fortaleza marcava, além do início do certame nordestino, a retomada de jogos oficiais no estádio dos Aflitos. O Náutico foi dominado e viu o adversário sacramentar o placar de 3x1. 

O JOGO
A vitória do Fortaleza começou a se desenhar aos trinta e cinco segundos de partida, quando Tinga lançou para o atacante Júnior Santos, que passou por dois zagueiros e pelo goleiro Luis Carlos, antes de mandar a bola para as redes, abrindo o marcador. Mesmo após o susto com o Náutico criava boas oportunidades, mas pecava nas finalizações. Enquanto o Fortaleza arriscava mais com os contra ataques, que também não levavam muito perigo a meta alvirrubra.

O jogo seguia sem muitas oportunidades efetivas para os dois lados, quando aos dezessete minutos, Josa, levou cartão vermelho. Ele já havia levado um amarelo também por estar reclamando enquanto Marcelo Boeck estava sendo atendido. As reclamações não pararam e o volante alvirrubro saiu de campo mais cedo. Mesmo com um atleta a menos em campo e o placar negativo, era o Náutico quem dominava as ações.

Os times voltaram mais equilibrados para o segundo tempo. O Náutico continuava indo pra cima do Fortaleza, mas ainda faltava o toque para gol. Aos vinte e nove minutos, Júnior Santos ampliou para o time cearense. Depois de cobrança de escanteio, a defesa falhou e a bola sobrou livre para o atacante finalizar e marcar o segundo gol dele. E não demorou muito para que o marcador mudasse novamente em favor do Fortaleza. Edinho cruzou e Ederson apareceu para balançar as redes e aumentar ainda mais a vantagem em cima do Náutico. 

Só aos quarenta minutos, o Náutico conseguiu diminuir o placar. Após de falha de Boeck, Wallace Pernambucano fez o gol de honra para o Timbu.  

Início tímido
A partida marcou a estreia de Jorge Henrique no time pernambucano. Considerado a principal peça do elenco, o atleta teve um desempenho muito abaixo do que a torcida esperava. Foram poucas as chegadas ao ataque. Ele que foi apresentado recentemente, chegou com status de “estrela”, suprindo a lacuna deixada por Ortigoza como a grande referência do time. 

Postado em 16 de Janeiro, às 11:05 por Ivanildo Bastos 0 comentários

72% da BA-026, Amargosa e Santo Antonio de Jesus já foi executada

A pavimentação em aproximadamente 45 km da BA-026, entre Santo Antônio de Jesus e Amargosa, está em andamento e 72% da obra já foi executada. 

O serviço vai atender 86 mil moradores de Elísio Medrado, Muniz Ferreira, São Miguel das Matas e Varzedo, junto com Santo Antônio de Jesus e Amargosa. O escoamento da produção agrícola e a pecuária também serão contemplados com a intervenção na rodovia. 

Postado em 15 de Janeiro, às 21:41 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Mostra de cinema chega a Amargosa nesta quarta-feira (16) com o filme “1798 - Revolta dos Búzios”

O município de Amargosa recebe nesta quarta-feira (16), no plenário da câmara de vereadores, a primeira edição da mostra de cinema PROJETANDO, com o documentário "1798: REVOLTA DOS BÚZIOS", dirigido por Antônio de Olavo. A exibição faz parte do Circuito Luiz Orlando e chega a Amargosa através do projeto Escolas Culturais. O filme aborda questões históricas do período colonial do Brasil e tem como proposta possibilitar aos participantes da atividade uma reflexão sobre sua própria cultura e história, despertando também a reflexão sobre os dias atuais.

O projeto Escolas Culturais tem o objetivo de apresentar mensalmente filmes nacionais de forma gratuita, para o maior número de pessoas possível. Ao final de casa sessão, serão realizados debates em torno da obra cinematográfica tanto técnica, quanto estética.

A mostra é uma ação do Governo do Estado da Bahia, resultante da iniciativa interinstitucional entre as Secretarias de Cultura, Educação e Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. O projeto Escolas Culturais compõe os programas “Educar para Transformar” e “Pacto pela Vida”, implementado em 85 municípios do Estado, distribuídos nos 27 territórios de Identidade. A ação está sendo implantada em Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino, com o objetivo de dinamizar a cultura nos territórios de identidade e incentivar o uso da escola como equipamento cultural e de interação social.

O Projeto visa ainda colaborar com a redução dos índices de vulnerabilidade infanto-juvenil, violência e a evasão escolar.

Vale ressaltar que o evento é gratuito e acontece nesta quarta-feira (16), a partir das 19h, na Plenária da Câmara Municipal de Vereadores de Amargosa. O debate pós-exibição será conduzido pelo professor e filósofo Salvador Miranda. A atividade musical contará com a participação do músico e jornalista Jadson Ribeiro.

Postado em 15 de Janeiro, às 19:09 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Motociclista fica ferido após acidente na BA 540 entre Amargosa e Mutuípe

Na noite desta segunda - feira (14) um motociclista ficou ferido após ser atropelado por um veículo ainda não identificado, na BA 540, entre Amargosa e Mutuípe no território de identidade do Vale do Jiquiriçá.

Um vídeo foi divulgado pelas redes sociais e mostrou o momento em que o motociclista estava sendo socorrido por uma equipe do SAMU. De acordo com informações ele teve fraturas nas pernas.

O motorista do veículo envolvido no acidente ainda não foi identificado.

Postado em 15 de Janeiro, às 18:26 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Tomate com formato diferente chama atenção de moradores em Amargosa

Alguns tomates com formato diferente estão chamando a atenção de moradores da região do Alto Seco, zona rural de Amargosa.

De acordo com moradores, ainda não havia sido visto nenhum legume igual e tem despertado a atenção de todos.

As imagens foram enviadas para a nossa redação e além de serem compridos são maiores dos que são vendidos nas feiras-livres e supermercados.

Através de pesquisas, ainda não foi possível identificar o tipo de tomate que nasceu nas plantações e que é cultivado naquela região.

Postado em 15 de Janeiro, às 11:00 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Barragem na Sete Voltas, zona rural de Amargosa é opção para o Verão

Uma barragem na região das Sete Voltas, divisa com o Alto Seco, zona rural de Amargosa, é uma boa opção para este verão.

De acordo com moradores que enviaram imagens para nossa redação, a barragem é bem protegida por matas ciliares, bom acesso onde pode ir andando. Água com profundidade adequada para banho.

A região de Amargosa tem locais muito bonitos, mas pouco explorados para o turismo na região.

Postado em 14 de Janeiro, às 19:47 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Entrevistas na missa de Posse do Padre Cristóvão em São Miguel das Matas

Logo após a missa de posse do Padre Cristóvão Brito na Paróquia de São Miguel Arcanjo em São Miguel das Matas, que teve a transmissão ao vivo da Criativa On Line, com o Repórter Yago Lázaro, várias entrevistas foram realizadas, também ao vivo, ao término da celebração, com familiares, amigos, representantes de outras paróquias por onde o Padre Cristóvão passou e padres que acompanham de perto a ida sacerdotal de Cristóvão.

Assista as entrevistas realizadas pelo Portal Criativa On Line!

Postado em 14 de Janeiro, às 10:30 por Magno Bastos 0 comentários

Íntegra da fala do Padre Cristóvão ao tomar posse em São Miguel das Matas

Sem sombra de dúvidas, este é um dia muito significativo, bonito e abençoado em minha vida.

Voltar à minha terra, meu torrão... Aproximar-me dos que fizeram e fazem parte da minha história de vida e de toda a minha família e de me reconhecer nessas raízes é algo grandioso e divino, para o qual faltam palavras que descrevam o que sinto em meu coração.

Alegro-me com e por toda a minha família, a quem tanto amo, especialmente pela graça de ter minha mãe, Laurentina, conhecida e amada como Loura, por perto, viva, lúcida e interagindo conosco através do whatsapp aos oitenta e cinco anos, o que é uma das minhas felicidades. Creio que é o amor que a mantém firme, disposta e esperançosa. Pessoas desse tipo nos ensinam que a vida é pra ser vivida no propósito de fazer o bem sempre e essa lição trago no meu coração e na minha prática. Somente o seu problema de saúde a impediu de estar e participar fisicamente conosco, mas ela nos acompanha neste momento, através das redes sociais.

Com este espírito de comunhão, que aprendi no seio de minha família, na alegria deste momento vivido com vocês e confiante na misericórdia e na graça de Deus coloco-me a serviço deste povo, nesta terra onde nasci e aprendi a ser Igreja e a servi-la na fé e na escuta da Palavra. Muitos foram os aprendizados e experiências vivenciadas na minha infância e adolescência neste chão. Um deles foi a experiência da jaqueira.

Certa vez, escutei de meu pai, que uma jaqueira adulta transplantada não sobrevive, pois suas raízes não se adaptam ao novo solo. Por muitas vezes, pensei no que isso significava e percebi que quando não estamos próximos de nossa origem, de nossa história de vida, daquilo que faz de nós quem somos não vivemos como deveríamos.

Assim como a jaqueira, precisamos nos manter no solo onde fomos plantados para que não percamos a nossa identidade e este chão é a família, é a comunidade. Quando não estamos inseridos na comunidade, enquanto cristãos, não encontramos o sentido da vida. É uma planta de grande porte, colocada em um pequeno vaso que não se desenvolve, mas também não morre. Não vive, mas vegeta.

A comunidade é o lugar, a terra fértil, na qual aprendemos a ser pessoa, a ser filho de Deus, onde a fé cresce em nosso coração e se transforma em característica de vida. E essa foi a experiência de vida e de comunidade cristã que aprendi. Precisamos estabelecer nossas raízes na vivência familiar e comunitária, para que a vida ganhe sentido no encontro e na comunhão de pessoas, na fé partilhada e na unidade que fazem de nós Igreja.

Retorno a São Miguel das Matas, minha terra natal, com a alegria de quem reencontra suas raízes e o solo firme para continuar a missão de servir à comunidade na partilha da vida e dos dons do ser Igreja.

Trago comigo as experiências e aprendizados que recebi de meus pais, de minha família, dos seminários e as lembranças dos momentos em que vivi na minha infância e adolescência, formando-me enquanto pessoa e como cristão.

Recordo meus medos, meus professores, catequistas, amigos do grupo de coroinhas e de escola e da convivência com os vizinhos... Com eles dividi as experiências políticas, sociais e humanas daquela época de sofrimento e felicidade. De igual modo, acolho cada um de vocês com suas experiências e vivências para prosseguirmos a nossa história de fé e de comunhão.

Volto como pároco, não para ser um para, mas um com vocês, caminhando na humildade e na mansidão, no espírito de acolhida e serviço, para dar continuidade às experiências pastorais e construir o nosso caminho, numa igreja fraterna e solidária, na qual todos têm vez e voz. Sei que encontraremos desafios e dificuldades ao longo de nossa caminhada, mas teremos a força da fé e comunhão fraterna para superar estes e viver a alegria da missão.

Agradeço a acolhida, a amizade, as orações de todos os amigos das paróquias por onde passei: São Filipe, Nazaré, Amargosa e Castro Alves, com quem caminhei estes últimos seis anos.

Agradeço pelas vivências e amizades construídas, pelo amadurecimento pastoral que é fruto de uma igreja participativa.

          Sob a proteção de São Miguel Arcanjo e intercessão de São Roque e Nossa Senhora, caminhemos juntos na edificação do reino de Deus.

Pe. Cristóvão Reis Brito de Figueredo.

São Miguel das Matas, 13 de janeiro de 2019.

Abaixo a transmissão ao vivo da Criativa On Line

Postado em 14 de Janeiro, às 10:23 por Magno Bastos 0 comentários

Diocese de Amargosa faz estudo sobre a Campanha da Fraternidade 2019 em Santo Antonio

Representantes das paróquias da Diocese de Amargosa se reuniram na cidade de Santo Antônio de Jesus (BA), na manhã deste sábado (12/01), para um estudo sobre a Campanha da Fraternidade 2019, que tem como Tema: Fraternidade e Políticas Públicas e como Lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27). O encontro aconteceu no Salão Paroquial da Paróquia Santo Antônio.

Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, Wilson Júnior, membro da equipe diocesana de articulação da CF, falou que baseado no texto base foi discutido o tema da campanha nos níveis: Ver, Julgar e Agir.

Ver: “O que é política pública, como se faz política pública, como se faz a elaboração enquanto leigos e leigas comprometidos com a implementação da justiça e do bem comum”, disse Wilson.

Julgar: “Ouvindo a igreja, a fala dos papas e a sagrada escritura (antigo e novo testamento) que nos exortam a promover o bem, a gerar o bem para todos os irmãos, e ouvindo o que a igreja nos diz, a doutrina social da igreja que foi constituída com base na sagrada escritura e na fé, e que nos ajuda a ter discernimento sobre o problema das politicas públicas para que a gente possa agir conforme os ditames da igreja”, explicou Wilson.

Agir: “No final da manhã os participantes se reuniram em grupos para elaborar algumas propostas concretas do agir para que na época da quaresma a gente possa se colocar de forma ordeira, de forma de paz, mas como cristãos e cristãs, que não se juntam a ideologias mas que seguem o desejo de Cristo de promover o bem comum para todos”.

O conteúdo trabalhado neste sábado (12) vai ser repassado para as comunidades a nível paroquial e de forania. “Nós vamos tentar fazer alguns encontros a nível de forania tanto de avaliação como de apoio para as ações concretas”, finalizou Júnior.

Postado em 13 de Janeiro, às 22:56 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Aluna do Pedro Calmon em Amargosa se destaca em vestibular para Nutrição

Aluna do Colégio Estadual Pedro Calmon, Maria Isaura Vieira dos Santos, é aprovada em 1° lugar para o Curso de Nutrição da Faculdade Pitágoras e ganha bolsa integral pela nota alcançada no vestibular.

A equipe do CEPC destacou a importância da desempenho alcançado pela aluna e reconhece o seu esforço, destacando positivamente o nome da Escola na região.

Postado em 13 de Janeiro, às 18:40 por Ivanildo Bastos 2 comentários

Criativa transmite a Posse do Padre Cristóvão em São Miguel das Matas

Aconteceu neste domingo (13) a Posse do Padre Cristóvão Brito na Paróquia de São Miguel Arcanjo em São Miguel das Matas e além do Bispo Diocesano, Dom Valdemir Ferreira que empossou um novo pároco para o comando da paróquia, dez padres também participaram do momento.

Anderson, Edésio, Almiro, José Nilson, Josué, Edimilson, Damião Borges, Carlinhos, Gilton Abreu e Genilson, foram os padres que integram paróquias da Diocese de Amargosa, de outras pparóquias da Bahia e até de fora do estado.

Assista!!!

Postado em 13 de Janeiro, às 17:38 por Magno Bastos 0 comentários


Casa das Espumas completa 30 Anos de história na cidade de Amargosa

A Casa das Espumas foi fundada por uma família genuinamente amargosense e empreendedora que percebeu a necessidade de implantar na cidade de Amargosa, localizada no interior do estado da Bahia, uma loja que levasse além de produtos, respeito, carinho e amor aos seus clientes. Hoje após 30 anos da sua inauguração, a Casa das Espumas é reconhecida por ser uma loja completa, onde muitos clientes encontram soluções para suas necessidades de compra. Já são 12 mil clientes ao longo desses 30 anos, e são eles os principais parceiros que também ajudam a construir dia a dia esse sonho!

Casa das Espumas: A casa dos seus sonhos!

Postado em 13 de Janeiro, às 15:46 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Cidadã honorífica de Amargosa doa fogão a família do bairro da Urbis 2

A Cidadã honorífica de Amargosa, Maria da Conceição Santana Barreto, doou um fogão a uma família do bairro da Urbis 2 na cidade de Amargosa. Ela foi presencialmente entregar a doação e gravou vídeos no momento em que chegou na residência.

O grupo Homens em Ação da Igreja Católica de Amargosa se reuniu há alguns meses e ajudou a família na construção da nova casa. A família reside na segunda travessa da Rodagem na Urbis 2 de propriedade de Maria Lucinéia Santos Oliveira, mais conhecida como Néia de Neuza.

A Criativa On Line fez algumas publicações reforçando a ajuda e no momento em que o grupo estava reconstruindo a casa. Reveja!


Veja Também: Grupo Homens em Ação ajuda família na Urbis 2 em Amargosa a fazer casa nova

Postado em 12 de Janeiro, às 11:34 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Dal e outros deputados serão filiados ao PP no final deste mês

O deputado estadual, Adalberto Barreto, Dal (PCdoB), Jurandy Oliveira (PRP) e Júnior Muniz (PHS) deverão ser filiados até o próximo dia 24 de janeiro, antes da posse da próxima legislatura. Afirma uma publicação do site Bahia Notícias.

O partido do vice-governador João Leão (PP) dará sua cartada final nas articulações que fez para chegar maior na 19° legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que tem início em fevereiro.

O movimento tem como objetivo aumentar a força do PP na divisão de cargos na AL-BA e, ao adiantar a filiação, a legenda conseguirá ter a maior bancada da Casa no momento da posse, o que credencia o grupo na disputa por comissões.

A cerimônia de filiação do PP acontecerá no plenarinho da Casa e contará com a presença de deputados estaduais, federais e lideranças do partido. Os novos deputados filiados ao grupo tem até o próximo dia 25 de janeiro para informar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) alterações nos seus diplomas, à exemplo do partido em que estão.

Postado em 12 de Janeiro, às 11:27 por Ivanildo Bastos 1 comentários

Assista o Programa Direto da Redação desta sexta - feira,18

O programa Direto da Redação desta sexta - feira (11) com Ivanildo Bastos trouxe várias matérias importantes da região, como por exemplo,  denúncia feita pelo fotógrafo Rui Rezende com relação ao desmatamento na região do Timbó em Amargosa, ainda lixo de Laje que teria tentado ser deixado no lixão de São Miguel, chegada do padre Gilton em Elísio Medrado, acidente em Salvador, vídeos curiosos, Lavagem do Bomfim, tempo e temperatura e muitos mais.


Acompanhe abaixo o programa completo:

Postado em 11 de Janeiro, às 19:00 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Vai viajar? Cuide do seu carro e faça a manutenção na MBoga Auto Center em Amargosa

A M Boga Auto Center completou um ano de trabalhos com a nova loja em Amargosa e continua o serviço para os clientes de Amargosa e toda região.

Na M Boga você cuida bem do seu veículo, com serviços de balanceamento, alinhamento, suspensão, injeção eletrônica, limpeza de bicos, troca de óleo e freios.

A nova loja de suspensão fica em Amargosa no centro da cidade, Rua Dr. Bertino Passos, próximo ao Maracanã. Telefone: 75-3634 3974.

Postado em 11 de Janeiro, às 13:17 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Fotógrafo Edson Andrade fala das experiências ao registrar cada foto do centro de Amargosa

As primeiras fotos foram feitas de maneira amadora, somente com interesse de registrar imagens de pontos turísticos do município e para alimentação de um site.

No entanto, ao passar do tempo à paixão pela fotografia foi crescendo e Andrade quis eternizar o hobby e tornar esse talento em sua profissão. Com 7 anos como fotógrafo, há dois anos ele busca aperfeiçoamento participando de cursos e, é responsável pelas imagens da Prefeitura Municipal de Amargosa desde 2017.

“A fotografia é arte, é uma coisa que cresce um amor dentro da gente. Hoje qualquer coisa que vejo quero tirar a foto. Onde eu for levo a câmera. Como sempre digo, não é o equipamento que faz você e sim o amor pelo que faz”, contou.

Os jardins, igrejas e outros locais de Amargosa são uma verdadeira inspiração para Andrade, que na oportunidade revela que deseja fazer uma exposição. “Quero fazer uma turnê nos pontos turísticos de Amargosa para as pessoas guardarem como lembrança”, destacou. Confira abaixo a entrevista completa no Programa do Valente:

Postado em 11 de Janeiro, às 12:34 por Toy Guimarães 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Baixo Sul Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 17/01/2019 01:50