Notícias

Presidente da Undime participa de encontro territorial em Alagoinhas

Na manhã desta sexta-feira (21), o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da Undime Seccional Bahia, Williams Panfile Brandão, cumpre agenda no município de Alagoinhas, Território Litoral Norte e Agreste Baiano.

Ele ressaltou que retornar ao território, desta vez para um encontro organizado pela Undime é muito satisfatório, em meio ao processo de interiorização que a Undime tem se proposto a fazer por meio de suas ações.

"Nós estivemos aqui no ano passado, na cidade de Entre Rios, para um encontro do Comitê Baiano de Educação Integral e Integrada e agora estamos retornando para fortalecer estes municípios por meio destes encontros teritoriais que neste momento está discutindo a BNCC com o Conviva, sob a mediação de Zuma Castro", destaca Williams.

Postado em 21 de Setembro, às 10:28 por Magno Bastos 0 comentários

Treze municípios participam do Educavale nesta quarta-feira em Brejões

Nesta quarta-feira (19), o município de Brejões, recebeu o Encontro de Dirigentes Municipais de Educação do Território de Identidade de Vale do Jiquiriçá, Educavale, e na oportunidade, a Professora Luana Almeida, DME local, deu boas vindas as presentes.

“Abraçar a todos os presentes e dizer que para nós é um prazer receber todos estes municípios aqui representados para discutirmos as questões que interessam e que são fundamentais para repensarmos a nossa prática educacional”, destaca.

Luana ainda acrescentou que a presença do Presidente da Undime Bahia engrandece o encontro. “Obrigado Williams por esta aqui conosco fortalecendo a nossa educação municipal. Mesmo com sua agenda cheia, você consegue sempre um tempinho para fortalecer nossa educação municipal”.

O Dirigente Municipal de Educação de Santa Inês e Coordenador do Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá, Educavale, Marcos Paiva, ao fazer uso da fala na abertura do encontro, enfatizou a importância das pautas dos encontros.

“Nós temos encontros mensais e a cada reunião, que acontecem em municípios diferentes do Vale do Jiquiriçá, estamos atentos ás demandas dos nossos municípios e aqui em Brejões, temos a presença do Presidente da Undime, apresentando as últimas ações da instituição dos meses de agosto e setembro, o Professor Mestre Renê Silva, focando os índices do Ideb no Território e os relatos de experiências da colega de Laticínio de Almeida, Mychely Teles”, acrescenta Marcos Paiva.

O Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado, Williams Panfile Brandão, Presidente da Undime Seccional Bahia ressaltou que o Fórum de Dirigentes, se reúne mensalmente com pautas elaboradas pelos dirigentes e cada mês o encontro acontece em uma cidade diferente. Na fala do Professor Williams, ele faz uma relato sobre as ações / atividades da Undime nos meses de agosto e setembro.

“Nós estamos correndo muito para poder está mais perto dos municípios. Até o momento já chegamos há 13 territórios e nossa previsão até o final do ano é chegar a 16 territórios, sempre com o objetivo de fortalecer a educação pública dos municípios”, destaca o Professor Williams.

Logo após a sua fala, ele seguiu para Salvador e de lá para Brasília, onde foi cumprir agenda da Undime Nacional participando do Seminário “O que funciona em educação? Inovações e uso de evidências em políticas educacionais”, que acontecerá Escola Nacional de Administração Pública – Enap (SPO - Asa Sul, Brasília - DF, 70610-900).

“Este será um evento para gestores educacionais das esferas federais, estaduais, municipais e pesquisadores da área e em meio a todas as inovações sobre o processo educacional, não podemos deixar de participar de discussões tão pertinentes e significativas”, acrescenta.

Marcos ainda lembra que as experiências do Educavale tem sido levadas para outros territórios. “Além de estarmos participando de encontros em outros territórios por meio da Undime, estamos também trazendo outros territórios para dialogar conosco e nos fortalecermos”.

O Professor Mestre Renê Silva apresentou e refletiu com os presentes os dados do Ideb por município no Território de Identidade. “Penso que precisamos primeiramente repensar sobre o índice que não representam de fato as redes em sua totalidade, por que só participam do processo em sua maioria os estudantes da cidade, só são aplicadas as avaliações na séries finais de cada etapa e nos componentes curriculares de português e matemática”, destaca.

Renê enfatiza que o grande desafio para as redes municipais é criar suas próprias avaliações. “Se não avançarmos para a criação de nossas avaliações que pensem na totalidade, continuaremos enfrentando estes problemas apresentados”.

Durante a fala de Renê, dirigentes municipais e técnicos que participam do encontro, foram realizando algumas observações e pontuando o que pensam e como acontece a política pública nos seus respectivos municípios.

O trabalho foi concluído com os relatos de experiências do município de Licínio de Almeida, realizado pela DME Mychely Teles que apresentou um pouco das ações desenvolvidas no município ao longo dos seus sete anos à frente da Secretaria Municipal de Educação.

“Mais um resultado do Ideb foi divulgado, nós nos preocupamos com a continuidade do trabalho realizado em nosso município e desde 2017 nossos resultados são crescentes, pois são realizados com foco”, destaca.

Ela ressalta que “quem falta, faz falta e todo dirigente de educação precisa entender isso e Licínio de Ameida tem o 5º melhor Ideb da Bahia e a melhor proficiência de matemática do estado e estamos aqui para falar um pouco deste feitos”.

Estiveram presentes os municípios de Brejões, Elísio Medrado, Amargosa, Ituruçú, Milagres, Nova Itarana, Santa Inês, Maracás, Jaguaquara, Itaquara, Irajuba, São Miguel das Matas e Licínio de Almeida.

Postado em 20 de Setembro, às 09:07 por Magno Bastos 0 comentários

Presidente da Undime participa do Educavale na cidade de Brejões

Na manhã desta quarta-feira (19), o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado, Williams Panfile Brandão, Presidente da Undime Seccional Bahia participa do Encontro de Dirigentes Municipais de Educação do Território do Vale do Jiquiriçá, Educavale.

O Fórum de Dirigentes, se reúne mensalmente com pautas elaboradas pelos dirigentes e cada mês o encontro acontece em uma cidade diferente. Na fala do Professor Williams, ele faz uma relato sobre as ações / atividades da Undime nos meses de agosto e setembro.

“Nós estamos correndo muito para poder está mais perto dos municípios. Até o momento já chegamos há 13 territórios e nossa previsão até o final do ano é chegar a 16 territórios, sempre com o objetivo de fortalecer a educação pública dos municípios”, destaca o Professor Williams.

Logo após a sua fala, ele segui para Salvador, já que às 15 horas, tem voo marcado para Brasília, para cumprir agenda da Undime Nacional participando do Seminário “O que funciona em educação? Inovações e uso de evidências em políticas educacionais”, que acontecerá Escola Nacional de Administração Pública – Enap (SPO - Asa Sul, Brasília - DF, 70610-900).

“Este será um evento para gestores educacionais das esferas federais, estaduais, municipais e pesquisadores da área e em meio a todas as inovações sobre o processo educacional, não podemos deixar de participar de discussões tão pertinentes e significativas”, acrescenta.

Postado em 19 de Setembro, às 09:09 por Magno Bastos 0 comentários

Elisiomedradense estudante da UNEB em SAJ publica nota de repúdio

Neste sábado (15), um estudante de história da Uneb em Santo Antonio de Jesus, utilizou a Página Jovens em Rede no Facebook para publicar uma nota e segundo ele, externar um tratamento, que tem recebido de um profissional da prefeitura de Elísio Medrado, quanto a utilização de um transporte público.

NOTA DE REPÚDIO

Eu, Mateus Peixoto, Estudante do Curso de História da UNEB CAMPUS V – SANTO ANTÔNIO DE JESUS, utilizador do serviço de transporte escolar intermunicipal cedido pela Prefeitura Municipal de Elísio Medrado-OFICIAL,Elísio Medrado, Venho por meio dessa nota, tornar pública a minha INDIGNAÇÃO E REPUDIAR os atos do MOTORISTA Gilmar Peixoto Peixoto responsável pelo translado noturno da linha Elísio X SAJ.

Já se tornar uma ação frequente desse profissional agir com falta de respeito e compromisso no que tange o dever de seu ofício. 
A exemplo disso, já é a QUARTA vez que o mesmo não cumpre com o acordo de me buscar na universidade após o horário das aulas. Devo ressaltar que não se trata de um simples esquecimento, essa ação é corriqueira, pois não apenas eu, como também outros estudantes que utilizam o transporte, sinalizam da minha ausência, mas como sempre, o motorista em questão recusa-se fazer o trajeto até minha instituição de ensino, e ontem (14/09), foi o cúmulo da falta de profissionalismo, onde o motorista se recusou a ir me buscar e seguiu para Elísio,deixando-me (e mais dois outros alunos) na UNIVERSIDADE.

Diante da situação, tentei entrar em contato com o Secretário de Transporte Adailton Barreto que estava com o celular descarregado. Logo entrei em contato com o Secretário de Educação, que conseguiu falar com o motorista. Mesmo após a conversa, nada foi resolvido! Williams Panfile
Diante disso, o Secretário de educação cedeu seu carro de uso pessoal para que fossem me buscar. Cheguei em casa às 2h da manhã.
Além disso no dia 12/09 mesmo ciente que eu estava no Campus e foi avisado por outro aluno, saiu antes do horário combinado (às 22h). O motorista ainda se recusou a voltar, e só depois que alguns estudantes que estavam no ônibus insistiram, ele resolveu voltar. 
O mesmo ocorreu também no dia 29/08, o MOTORISTA com tamanha arrogância e falta de profissionalismo que ao me esquecer na UNEB, se recusou a voltar para me buscar (isso por volta de 22:15). Após muita apelação dos outros estudantes e com o avançar do horário que se aproximava de 22:45, o motorista decidiu voltar, impondo a condição que eu teria que caminhar mais de 300 metros, em rua que era mal iluminada e a incidência de assalto naquele trecho se faz frequente. Devo dar evidência que no momento eu estava com todos meus materiais de estudos, incluindo o notebook. Vale ressaltar, que eu havia avisando no grupo do Whatsapp, às 19:05, onde ele mesmo visualizou a mensagem às 19:38.

Esse mesmo profissional, no dia 17 de maio me deixou, e se recusou a voltar, só depois que o secretário de transporte ligou, ele resolveu voltar para me buscar.
Já venho sendo vítima de ataques por parte do motorista desde quando comecei a Graduação. Começando a se recusar a me buscar na Universidade no horário de Saída (22h) alegando que o acesso era difícil e que o ônibus era grande (sendo que os ônibus de outras cidades fazem o mesmo trajeto de ida e volta). Fui até Secretário de Educação e o Secretário de transporte e nada foi resolvido. No presente semestre (2018.2) ingressou uma nova estudante na UNEB, logo, a situação mudou, o motorista agora leva e busca. Me pergunto, o que mudou? Pois o ônibus e as condições são as mesmas.

Não quero privilégios, longe disso, SOU ESTUDANTE DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL PUBLICA, e exijo providências.
O Secretário de transporte alega que nenhum dos motoristas do quadro de funcionários quer a linha acima citada. Me pergunto como um motorista, que recebe R$954 além de um extra de R$595,14 (base: julho/tcm) para fazer seu trabalho ainda o faz mal feito, com arrogância, a ponto de nem atender as exigências do próprio VICE PREFEITO, que é também SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO. 
*Cabe ainda ressaltar, que o motorista NÃO É EFETIVO do município*

Gostaria de saber QUANTAS VEZES MAIS TEREI QUE SER DEIXADO para que alguma atitude de fato seja tomada?!!!

NOTA DO INTEGRANTE: Mateus Peixoto

Postado em 17 de Setembro, às 14:38 por Redação 0 comentários

Pau D'Agua vence Copa Acaju de Futebol e se torna campeã

A equipe do Pau d'água venceu a segunda edicao daCopaAcaju de Futebol realizada na localidade de Acaju em Elísio Medrado após vencer a equipe da Videira Verdadeira, ambas as equipes da cidade de Amargosa.

Foi um jogo bem disputado para as duas equipes, e somente no minuto final a equipe vencedora conseguiu abrir o placar e como não havia mais tempo para o adversário correr atrás do placar saiu vencedora da competição.

Postado em 16 de Setembro, às 18:40 por Fabio Cruz 0 comentários

Nesta terça, 18 tem atendimento de ortodontia na Clidonto Elisio Medrado

A Clidonto de Elisio Medrado comunica que está com atendimento de ortodontia nesta terct feira, 18 de setembro para realização de manutenção, avaliação e colocação de aparelhos ortodônticos.

O atendimento será realizado das 8:00 horas da manhã às 17:00 horas para atendimento de ortodontia.

A Clidonto fica localizado no Centro Empresarial Peixoto na Praça Gil Proconio Lapa.

Postado em 16 de Setembro, às 18:33 por Fabio Cruz 0 comentários

Domingo de futebol na final da Copa de Futebol Acaju em Elísio

Domingo (16/09),  de futebol e muita música na grande final da Copa de Futebol Acaju na Associação Souza Peixoto, na zona rural de Elísio Medrado, entre as equipes Pau D´Água e Videira Verdadeira, ambas da cidade de Amargosa.

Genilto Bonne e sua equipe de organização prepararam uma grande festa para receber os desportivas de toda região.

Após a partida da grande final, terá show com  Gilvan Filho, Divas Vaquerama e Binho Fixação.

A locução esportiva ficará por conta de Pombo do Esporte.

Postado em 16 de Setembro, às 16:19 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Desligamento programado de energia em Elísio Medrado sábado, 22

A Coelba informa à população de ELÍSIO MEDRADO que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica neste Sábado dia 22 de Setembro de 2018 das 10h 00min às 16h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:

FAZENDA PAU BRASILA, FAZENDA SAPUCAIA, FAZENDA TABOLEIRO, FAZENDA UMBUZEIRO, POVOADO TABOLEIRO CRENTE, POVOADO TABOLEIRO.

Postado em 12 de Setembro, às 17:30 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Elisio Medrado conta com serviços da Premier Serviços e Assessoria

Foi inaugurado neste sábado, dia 08 de setembro, durante a manhã, o escritório da Premier Serviços e Assessoria, que fica localizado Rua Moisés Santos, próximo à cobertura da feira, na inauguração os responsáveis apresentaram a empresa e agradeceram a presença das pessoas que foram conhecer.

 

A Premier oferece serviços de xerox, impressão, pesquisas escolares, pesquisa de antecedentes criminais, digitação, inscrições em concursos, consulta Detran, escaneamento, pedidos de boletos e faturas, agendamento previdenciário, agendamentos de consultas e exames, download de músicas, impressão de CPF, pesquisa e resultados de benefícios do INSS, emissão de certidão eleitoral, contrato de comodato, contrato particular de compra e venda, contrato de aluguel, declarações de ITR, CEFIR, rescisão contratual, contrato de prestação de serviços, assessoria contábil e jurídica, serviços de saúde e bem estar como auriculoterapia com sementes, acupuntura auricular, ventosaterapia, massagem relaxante, massagem 4 mãos e drenagem linfática.

Postado em 11 de Setembro, às 21:40 por Fabio Cruz 0 comentários

Presidente da Undime da boas vindas aos coordenadores do PMALFA

Na manhã desta terça-feira (11) aconteceu no Auditório da (UPB) União dos Prefeitos da Bahia no CAB (Centro Administrativo da Bahia) em Salvador a abertura do momento dê discussão do PMALFA (Programa Mais Alfabetização) promovido pela Undime Bahia.

De acordo com o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da Undime Bahia, Williams Panfile Brandão, o encontro está sendo realizado decorrente das demandas dos municípios que em meio há tantos desafios cotidianos, buscaram na Undime um ponto de apoio.

Ele também aproveitou para agradecer o apoio da UPB para realização do encontro. “Obrigado ao Presidente Eures Ribeiro pela parceria e por entender que a educação precisa sempre está nas pautas das discussões e a cada um dos que aqui estão presentes, explorem ao máximo da Professora Robelia”.

Postado em 11 de Setembro, às 10:05 por Magno Bastos 0 comentários

STR de Elísio convoca associados para assembleia dia 19 de setembro

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Elísio Medrado convoca todos os seus associados ativos, aposentados  e pensionistas do município filiados ao Sindicato e em dias com as suas obrigações sociais para participarem da Assembléia Geral Ordinária que será realizada no dia 19 de setembro.

Em primeira convocação as 08:00 horas da manhã com 50% mais 1 dos sócios quites e em segunda convocação as 09:00 horas da manhã com 10% mais 1 dos sócios quites para deliberar sobre a seguinte ordem do dia: Análise e Aprovação da Previsão Orçamentária para o ano de 2019.

Ouça o áudio
Postado em 06 de Setembro, às 08:27 por Fabio Cruz 0 comentários

Professor detalha resultados do Ideb no Vale do Jiquiriçá

Ontem (03/09), foi o Dia D da educação em 2018, em especial para os Dirigentes de Educação, que deram uma pausa na sua agenda, sempre lotada, para tomar ciência dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017. 

O índice, divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é calculado de dois em dois anos, de acordo com os resultados das médias de desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e com as taxas de aprovação das escolas e redes de ensino obtidos no Censo Escolar. O índice varia de 0 a 10 e a combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões.

Neste texto, quero me deter a uma breve exposição dos dados referente aos resultados do IDEB dos municípios do Vale do Jiquiriçá, levando em consideração os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O IDEB médio da educação pública do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental atingiu 5,5. Nenhum dos 20 municípios do Vale do Jiquiriçá conseguiu atingir a média brasileira. Em relação a média do Estado da Bahia, que ficou em 4,7, 11 municípios atingiram ou superaram a média do Estado (Quadro 1), com destaque para cinco municípios que ficaram nota igual ou superior a 5: Nova Itarana (5,4), Itaquara (5,4), Planaltino (5,2), Brejões (5,1) e Amargosa (5,0).

QUADRO 1

Quando ao indicador de aprendizado em Língua Portuguesa, de uma escala de 9 níveis de aprendizado, sendo 9 o nível mais alto, 4 municípios alcançaram o nível 4 (Nova Itarana, São Miguel das Matas, Itaquara e Amargosa), 15 ficaram no nível 3 de aprendizado (Cravolândia, Planaltino, Brejões, Jiquiriçá, Irajuba, Maracás, Ubaíra, Lafaiete Coutinho, Elísio Medrado, Milagres, Lajedo do Tabocal, Laje, Santa Inês, Jaguaquara e Mutuípe) e apenas 1 município ficou no nível 2 de aprendizado (Itiruçu).
No indicador de aprendizado de Matemática, em uma escala com 10 níveis de aprendizado, sendo 10 o nível mais alto, 9 municípios atingiram o nível 4 (Irajuba, Itaquara, Amargosa, São Miguel das Matas, Nova Itarana, Planaltino, Cravolândia, Jiquiriçá e Brejões). Os demais ficaram no nível 3 (Elísio Medrado, Maracás, Lajedo do Tabocal, Ubaíra, Jaguaquara, Mutuípe, Laje, Santa Inês, Milagres, Lafaiete Coutinho e Itiruçu).

Levando em consideração a série histórica de cálculo do IDEB, iniciada em 2005, o município que percentualmente, mais melhorou seu desempenho de 2005 à 2017, foi Nova Itarana, saindo de 1,7 em 2005 para 5,4 em 2017, um aumento de 217,6%. O segundo município com melhor desempenho ao longo deste período foi Irajuba, saindo de 1,6 em 2005 e chegando a 4,8 em 2017, um aumento de 200%. Já o município que menos cresceu no período foi Laje, saindo de 3,4 em 2007 e chegando a 4,3 em 2017, um aumento de 26,5%.

No comparativo com os resultados da edição anterior do IDEB (2015), 13 municípios melhoraram seus resultados. Destaque para Itaquara que, percentualmente, foi o município que mais cresceu, saindo de 4 (2015) e chegando a 5,4 (2017), 35% de aumento, seguido por Nova Itarana, que saiu de 4,1 (2015) para 5,4 (2017), 31,7% de aumento. Além de Itaquara e Nova Itarana, os demais municípios melhoraram seu índice em relação à 2015 foram Jiquiriçá, Brejões, São Miguel das Matas, Amargosa, Santa Inês, Elísio Medrado, Planaltino, Irajuba, Milagres, Ubaíra e Maracás. 4 municípios ficaram com o mesmo IDEB, Lafaiete Coutinho, Cravolândia, Laje e Itiruçú). 3 municípios pioraram seu índice, Lajedo do Tabocal de 4,7 (2015) para 4,6 (2017), Jaguaquara de 4,2 (2015) para 4,1 (2017) e Mutuípe de 4,7 (2015) para 4,2 (2017).

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nos anos finais do Ensino Fundamental, o IDEB médio da educação pública do Brasil foi de 4,4. Apenas o município de Elísio Medrado superou a média nacional, ficando com 4,6. A média da educação pública na Bahia ficou em 3,4, sendo que 9 municípios do Vale ficaram acima desta média (Elísio Medrado, Amargosa, Nova Itarana, Santa Inês, Cravolândia, Mutuípe, Planaltino, Maracás e Lajedo do Tabocal). 9 ficaram abaixo da média do Estado (Ubaíra, Milagres, Brejões, Laje, Itaquara, Jaguaquara, São Miguel das Matas, Itituçu e Irajuba). 2 municípios não tiveram IDEB para os anos finais divulgados (Lafaiete Coutinho e Jiquiriçá).

Veja Quadro 2.

Quanto ao aprendizado em Língua Portuguesa nos anos finais, de uma escala de 9 níveis de aprendizado, sendo 9 o nível mais alto, apenas 3 municípios atingiram o nível 3 (Amargosa, Cravolândia e Elísio Medrado). 12 municípios ficaram no nível 2 de aprendizado (Itaquara, Jaguaquara, Maracás, Lajedo do Tabocal, Santa Inês, Ubaíra, Nova Itarana, Mutuípe, Planaltino, Milagres, São Miguel das Matas e Brejões). 4 registraram aprendizado no nível 1, o mais crítico (Laje, Irajuba, Lafaiete Coutinho e Itiruçú).
Em Matemática, em uma escola de 10 níveis de aprendizado, sendo 10 o nível mais alto, 2 municípios atingiram o nível 3 (Elísio Medrado e Amargosa). 11 ficaram no nível 2 de aprendizado (Cravolândia, Nova Itarana, Mutuípe, Jaguaquara, Maracás, Ubaíra, Itaquara, Santa Inês, Milagres, Lajedo do Tabocal e Planaltino. 6 ficaram no nível 1 de aprendizado (São Miguel das Matas, Irajuba, Laje, Brejões, Lafaiete Coutinho e Itiruçu).

Quanto a série histórica de cálculo do IDEB, iniciada em 2005, o município que percentualmente, mais melhorou seu desempenho nos anos finais do Ensino Fundamental de 2005 à 2017, foi Cravolândia, saindo de 1,7 em 2005 para 3,8 em 2017, um aumento de 123,5%. O segundo município com melhor desempenho ao longo deste período foi Amargosa, saindo de 2,1 em 2005 e chegando a 4,3 em 2017, um aumento de 104,8%. Os municípios que menos cresceram no período foram Laje e Brejões, que saíram de 3,1 em 2005 e chegando a 3,3 em 2017, um aumento de 6,5%.

No comparativo com os resultados da edição anterior do IDEB (2015), 10 municípios obtiveram resultados melhores em 2017. Destaque para Milagres que, percentualmente, foi o município que mais cresceu, saindo de 2,4 (2015) e chegando a 3,3 (2017), 37,5% de aumento, seguido por Elísio Medrado, que saiu de 3,4 (2015) para 4,6 (2017), 35,3% de aumento. Os demais municípios foram Amargosa, Itaquara, Mutuípe, Jaguaquara, Brejões, Ubaíra, Lajedo do Tabocal e Planaltino. O município de Cravolândia manteve o mesmo IDEB de 2015, e 4 municípios pioraram seu índice (Laje, São Miguel das Matas, Maracás e Itiruçú). Nova Itarana, Santa Inês e Irajuba ficaram de fora do comparativo, por não terem tido IDEB dos anos finais divulgados em 2015, e Jiquiriçá e Lafaiete Coutinho não tiveram IDEB divulgados em 2017.

FINALIZANDO A BREVE EXPOSIÇÃO

Apesar de não ser divulgado com os resultados oficiais uma média do IDEB dos municípios levando em consideração os anos iniciais e anos finais, ousei realizar a média do IDEB dos 18 municípios do Vale do Jiquiriçá que tiveram resultados dos anos iniciais e finais divulgados. Ficaram de fora apenas os municípios de Jiquiriçá e Lafaiete, que tiveram apenas dados dos anos iniciais.
O município de Nova Itarana obteve a melhor média do IDEB 2017, com 4,75, seguido por Amargosa (4,65), Elísio Medrado (4,6), Planaltino (4,4), Itaquara (4,3), Cravolândia (4,25), Brejões (4,2), Maracás e Santa Inês (4,15).

Confiram Quadro 3 abaixo.

Agora, cabe ao conjunto dos municípios e a cada rede de ensino realizar as análises pertinentes aos resultados divulgados. O fluxo merece também uma atenção especial nesta análise, pois influenciou ou para mais ou para menos no IDEB de muitos municípios. Tivemos municípios com um aprendizado menor do que outro, mas o fluxo (maior) proporcionou um IDEB maior do que município com maior aprendizado. No entanto, cabe destacar que, apesar de alguns avanços importantes em alguns municípios, que devem sim comemorar, ainda temos muitos desafios para garantir efetivamente o direito de aprendizagem de todos.
Sabemos que o IDEB não representa por si só a qualidade da educação de nossas escolas e redes de ensino, uma vez que vários fatores importantes não são levados em conta na composição do índice, mas, ele se apresenta como um indicador, que indica alguns aspectos que são importantes de serem analisados para melhoria da qualidade da educação.
Espero que a exposição destes dados ajude nesta tão importante análise.

Renê Silva, Pedagogo, Mestre em Educação, Professor Substituto da UESB e Coordenador Pedagógico do município de Nova Itarana.

Postado em 05 de Setembro, às 08:56 por Magno Bastos 0 comentários

Vice-prefeito de Elísio Medrado viaja para Brasília no mesmo vôo de Solla

Na manhã desta terça-feira (04) o Vice-prefeito de Elísio Medrado viajou para Brasília para cumprir algumas agendas na capital federal e na oportunidade registrou uma foto ao lado do deputado Federal Jorge Solla que também seguia no mesmo vôo.

Na sua rede social, Williams Panfile, falou sobre a viagem:

Essa semana começou muito intensa, ontem tivemos o prazer de receber e analisar os dados do IDEB divulgados pelo Ministério da Educação e já quero deixar meus sinceros agradecimento a todos os envolvidos no processo educativo.
Dos dois prefeitos (Junior Andrade e Robson Souza) pela confiança neste quase 6 anos à frente da pasta, passando pelo porteiro, merendeiras, serviços gerais, administrativos, técnicos da secretaria de educação, gestores, coordenadores, chegando ao professor peça imprescindível neste processo até o apoio da família, sem esses atores a educação não se efetiva.
Tudo na escola que fazemos é voltado para vocês estudantes e merecem todo nosso pois vocês demonstraram na Prova Brasil todo o esforço que estes agentes lhe ensinam ao longo do percurso escolar.
A palavra agora é agradecer, comemorar e analisar o que temos feito pela nossa educação e AVANÇAR, AVANÇAR, AVANÇAR...
Sigamos Juntos para Fazer Ainda Mais...
Já hoje recuperado da alegria dos resultados obtidos seguimos para Brasília em busca de mais melhoria para Educação de Elísio Medrado do Estado e Nacional e tivemos a grata surpresa de encontrar no avião ✈️ o deputado federal Jorge Solla o deputado mais atuante do nosso estado vindo cumprir seus compromissos no Congresso Nacional e temos com agenda em Brasília hoje reunião no MEC sobre o Programa Educação Conectada e amanhã represento o presidente da Undime Nacional no Seminário da OEI Diálogos da Educação Infantil...

Postado em 05 de Setembro, às 08:10 por Redação Criativa 0 comentários

Polícia Militar faz blitz na cidade e surpreende motoristas em Elísio Medrado

Nesta segunda-feira (03), a Polícia Militar de Elísio Medrado montou blitz abordando carros e motos que passavam pela via, no trecho que liga os municípios de Elísio Medrado e Santa Teresinha, para com o intuito de fiscalizar a documentação dos veículos e dos condutores.

Os policiais que realizavam a abordagem aos veículos disseram que o objetivo da operação era coibir irregularidades no trânsito, orientação e fiscalização e minimizar o máximo a possibilidade de acontecer um crime, pois a prevenção é a melhor forma e caso fosse identificada alguma pendência, os veículos seriam notificados, podendo ser apreendidos encaminhados ao DETRAN.

Postado em 03 de Setembro, às 23:17 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Um dos proprietários da PAX Amargosa fala da empresa em toda região

Um dos proprietários da PAX Regional de Amargosa, Getúlio Almeida Sampaio, esteve presente na Feira de Saúde na Praça de São Miguel das Matas, em que marcou a vinda da empresa para a cidade e os atendimentos da região.

Em entrevista ao Portal Criativa On Line, Getúlio Almeida Sampaio, disse que a empresa já funciona há 12 anos em Amargosa, está em 17 cidades, mas também com filiais em Mutuípe, Ubaíra, Elísio Medrado, agora em São Miguel das Matas e nos próximos dias estará também em Milagres. "A gente está fechando esta região para poder estar atendendo melhor aos associados. Atendemos em parte um pessoal de Engenheiro Pontes, toda zona rural do município, Corta - Mão e vamos fazer aqui uma central para atender também Varzedo e parte de Laje".

Ele disse que propõe para a região um serviço funeral bem mais adequado, mais perto dos associados. "Hoje nós temos 38 mil pessoas cadastradas de clientes, a intenção é deixa-los bem mais seguros do que estamos fazendo."

Escute a Entrevista completa no Player Abaixo:

Ouça o áudio
Postado em 01 de Setembro, às 11:25 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Motociclista faz ultrapassagem e bate em carro em Elisio Medrado

Quem trafega pela rua XV de Novembro na cidade de Elisio Medrado conhece os riscos que enfrenta diariamente, principalmente os pedestres devido a imprudência de alguns motoristas e motociclistas que passam pela via.

A via e asfaltada e é importante linha de acesso entre os municípios de Elisio Medrado e Santa Terezinha.

Constantemente ocorrem acidentes, e na tarde desta sexta feira, 31 mais um desse entra para as estatísticas de ocorrência de acidente de trânsito na cidade.

Segundo informações do condutor do veículo que presta serviços a Secretaria de Saúde do município, o motociclista saiu detras de um caminhão e foi fazer uma ultrapassagem quando bateu de frente com o automóvel. O condutor da motocicleta aparentava ser menor de idade.

A Polícia Militar foi acionada para o local e registrou a ocorrência, logo após conduziu os veículos para delegacia local para averiguação de documentaçao.

 

 

Postado em 31 de Agosto, às 19:03 por Fabio Cruz 0 comentários

Elísio Medrado é destaque nos índices de proficiência da Bahia

Os dados do índice que avalia a qualidade da educação praticada no país foram divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As informações coletadas através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2017 apontam que a Bahia agregou pontos de proficiência acima da média nacional no 5º ano do ensino fundamental. O Saeb indicou ainda que no 9º o estado não teve destaque positivo e nem negativo.

Os alunos do ensino municipal de Itatim, na região central do estado, alcançaram o maior índice de proficiência no 5º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Português e Matemática, obtendo notas 240,03 e 263,74 respectivamente. A cidade superou a média nacional nesta modalidade, que é de 215.

A secretária de Educação da cidade Jumara Bonfim, no cargo há oito meses, afirma que a pasta tem se esforçado e adotado procedimentos para que a qualidade do ensino municipal seja melhorada. Entre as estratégias, ela cita o incentivo na formação continuada dos professores, a quem atribui grande parte do mérito. “Se os professores não se empenhassem, se a nossa diretora de ensino não tivesse constantemente cobrando deles e tivesse lado a lado com os professores na sala de aula reforçando o conteúdo a gente não teria conseguido essa meta”, afirmou.

Licínio de Almeida ocupa o segundo lugar no ranking do estado nas duas disciplinas, consideradas básicas. Com nota 232,65 em Português e 243,03 em Matemática. A cidade do sudoeste baiano também foi a melhor colocada no índice do 9º ano, em escala de educação municipal em proficiência em Matemática. A secretária de Educação da cidade, Michele Teles, à frente da pasta há seis anos, afirma que o sentimento frente ao resultado é de dever cumprido e o coloca como produto do trabalho e esforço feito pelos agentes da educação. “A gente trabalha com matrizes de competência e habilidade, temos um trabalho muito focado nos escritores da prova Brasil e as escolas são muito organizadas”, avaliou.

As cidades Jacaraci (229,5), Piripá (225,45) e Novo Horizonte (220,79) seguem Licínio Almeida e são os cinco municípios com os melhores índices de proficiência na disciplina de Língua Portuguesa no 5º ano do ensino fundamental, todos acima da média nacional. Conforme o Inep, os alunos devem identificar o efeito de humor em piadas, assuntos comuns a duas reportagens, informações explícitas em sinopses e receitas culinárias, assuntos principais e personagens em contos e letras de música e além de formas de representação de medida de tempo em reportagens.

Na contramão e encabeçando o grupo das cinco cidades que apresentaram o pior desempenho no levantamento do Inep está Caldeirão Grande, no Norte do estado, que ocupou esta posição no índice do 5º ano tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, com nota 151,44 e 159,87 respectivamente. O secretário de Educação da cidade, João Matos, no cargo desde 2017, atribui a performance negativa do município à deficiência da leitura, que ele avalia ainda como um problema nacional. “Toda a problemática da educação vem da deficiência de leitura e escrita. Esse é um problema cultural no município, as pessoas não tem o hábito da leitura e escrita, mas esse é um problema nacional e não só local. É nacional e reflete no município”, declarou.

A Secretaria de Educação de Caldeirão Grande informou ainda que está se mobilizando no sentido de melhorar os índices educacionais da cidade. “O município tem buscado políticas para combater isso. Criamos uma lei que incentiva a leitura e a escrita nas escolas, adquirimos 32 bibliotecas móveis”, afirmou o secretário.

O segundo pior desempenho em Língua Portuguesa no 5º ano na Bahia é da cidade de Cansanção com nota 160,74, seguida por Santanópolis (161,28), Cachoeira (162,72) e Arataca (162,8). Todas fazem parte do grupo de 403 municípios baianos que não atingiram a média nacional.

No ranking da disciplina de Matemática, ainda nesta série, a média nacional é de 224, superada pelas cinco cidades baianas melhor colocadas no ranking. Seguem Itatim e Licínio de Almeida, Caculé com índice 238,53, Feira da Mata com 236,5 e Jacaraci que obteve 233,68. No final do ranking nesta modalidade, com os piores índices do 5º ano em Matemática estão além de Caldeirão Grande, Almadina (171,94), Cansanção (172,45), Santanópolis (172,48) e Cachoeira (174,25). Na Bahia, 396 cidades ficaram abaixo da média.

Nesta modalidade o Inep espera que os alunos determinem o total de uma quantia a partir da quantidade de moedas de 25 e 50 centavos; a duração de um evento cujos horários inicial e final acontecem em minutos diferentes de uma mesma hora dada; resultado da multiplicação de números naturais por valores do sistema monetário nacional expressos em números de até duas ordens e posterior adição; os termos desconhecidos em uma sequência numérica de múltiplos de cinco; a adição, com reserva, de até três números naturais com até quatro ordens; a subtração de números naturais usando a noção de completar; a multiplicação de um número natural de até três ordens por cinco, com reserva; e a divisão exata por números de um algarismo.

No 9º ano, o último do ensino fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa, as melhores colocadas foram Luís Eduardo Magalhães com nota 272,36; Piripá com 270,66; Jacaraci que obteve 270,29; Amargosa com 268,7; e Guajeru com 268,28 no total. Todas superaram a média nacional de 258.

No grupo das 387 cidades baianas que não atingiram a média nacional estão os municípios baianos de Ipecaetá (198,95), Pilão Arcado (199,42), Santa Bárbara (203,53), Boninal (204,3) e Cachoeira (204,6).

As cidades da Bahia com o melhor desempenho na disciplina de Matemática no 9º ano foram Piripá, em segundo lugar com índice 278,88, seguida por Jacaraci que obteve 275,88, Elísio Medrado 273,83 e fechando o grupo das cinco melhores colocadas Guajeru com 272,87. Os municípios que se saíram pior neste quesito foram Sítio do Mato (196,95), Caldeirão Grande (199,59), Ipecaetá (200,09), Almadina (202,18) e Boninal (202,62). Estas cidades compõem o grupo das 381 que não atingiram a nota média nacional de 258.

Nesta modalidade o Inep exige que os estudantes determinem uma fração irredutível equivalente a uma fração dada a partir da simplificação por sete além da soma, da diferença, do produto ou o quociente de números inteiros em situações-problema. E resolvam problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais, representadas por números inteiros.

De acordo com o Inep, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados e os índices são indicados através de testes e questionários.

A reportagem tentou entrar em contato com as prefeituras e secretarias de Educação das cidades de Luís Eduardo Magalhães, Ipecaetá e Sítio do Mato e não obteve êxito até o fechamento desta matéria.

Postado em 31 de Agosto, às 10:56 por Ivanildo Bastos 0 comentários

99ª CIPM de Amagosa é contemplada com prêmio de Desempenho Padrão pela PM da Bahia

Pela terceira vez consecutiva, a 99ª CIPM - Companhia Independente da Polícia Militar, de Amargosa, será contemplada com o prêmio de Desempenho Padrão pela Polícia Militar da Bahia.

De acordo com o Major Alex Rego, comandante da CIPM local, o prêmio é em virtude de ter alcançado as metas pré-estabelecidas de segurança pública nos municípios de Amargosa, Elísio Medrado e São Miguel das Matas.

"Existe um sentimento de está desenvolvendo um trabalho de excelência que vem alcançando resultados esperados que é a retirada da região do mapa da criminalidade!" Disse o comandante.

Uma portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado, Nº 395 de 27 de agosto de 2018, que dispõe sobre a publicação dos dados oficiais referentes aos CVLI - Crimes Violentos Letais Intencionais no Estado da Bahia no 1º Semestre de Referência (2018) e 1º Semestre Base (2017).

"O SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA, no uso de suas atribuições, - Considerando o previsto no § 4º do art. 15 do Decreto Estadual nº 14.953, de 07 de fevereiro de 2014, que regulamenta o Prêmio por Desempenho Policial - PDP, instituído pela Lei nº 12.371, de 21 de dezembro de 2011, alterada pela Lei nº 13.469, de 29 de dezembro de 2015: RESOLVE: Art. 1º - Publicar os dados oficiais referentes aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), no Estado da Bahia, no 1º Semestre de Referência (2018) e no 1º Semestre Base (2017)."

Abaixo, em anexo, a publicação do Diário Oficial:

Postado em 31 de Agosto, às 09:48 por Ivanildo Bastos 0 comentários

DAL, Candidato estreante mostra força no interior do estado

O amargosense Adalberto Barreto, Dal, candidato a deputado estadual,  iniciou sua campanha no ultimo dia 16 de agosto, data fixada pelo Tribunal Superior Eleitoral para o início oficial das campanhas eleitorais do pleito de outubro.

Dal, que não tem sua candidatura imposta por oligarquias tradicionais da política, e é defensor de "uma nova forma de fazer politica". E neste percurso, Dal vem conquistando importantes adesões para a vaga na Assembléia Estadual, e seus apoiadores são de inúmeras regiões da Bahia. O candidato é estreante na disputa por uma vaga na ALBA, e postula uma cadeira no Legislativo da Bahia como candidato do PC do B.

Como empresário, a frente da Rede de Postos Dal, Adalberto Barreto tem prestado relevantes serviços nas dezenas de cidades que as empresas de seu grupo estão situadas. Dal com apenas 39 anos, tem a seu favor experiencia e competência administrativa comprovada como empresário. 

O candidato tem afirmado que , "através da política irei lutar para a ampliação das vagas de emprego, para aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida das famílias de nosso estado, este é o nosso compromisso", declarou Dal em discurso.

Postado em 29 de Agosto, às 00:00 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Nesta segunda ,27 tem ortodontia na Clidonto Elisio Medrado

Na Clidonto também você tambem faz o seu tratamento dentário como restauração, extração, limpeza e muito mais.

A Clidonto de Elisio Medrado comunica que está com atendimento de ortodontia nesta segunda feira, 27.

O atendimento será realizado das 8:00 horas da manhã às 18:00 horas para atendimento de ortodontia.

A Clidonto fica localizado no Centro Empresarial Peixoto na Praça Gil Proconio Lapa.

Postado em 26 de Agosto, às 23:39 por Fabio Cruz 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 22/09/2018 01:13