Notícias

Dezenove municípios presentes e representados em reunião ampliada da UNDIME

Representantes dos municípios de Una, Santo Antonio de Jesus, Varzedo, Nova Viçosa, Conceição do Coité, Acajutiba, América Dourada, Vera Cruz, Mutuípe, Senhor do Bonfim, Pé de Serra, Andaraí, Seabra, Serra do Ramalho, Cristópolis, Ubaitaba, Gandú, Lauro de Freitas e Elísio Medrado, de quatorze territórios de identidade, participam nesta quarta-feira (24), das 8 às 17 horas, no IAT – Instituto Anísio Teixeira em Salvador, da primeira reunião de 2019 com o objetivo de elaborar a agenda de trabalho para o próximo biênio.

O encontro de DME’s – Dirigentes Municipais de Educação, tem como foco o fortalecimento dos territórios, por meio de encontros formativos de DME’s e equipes técnicas das secretarias de educação, pautados na agenda que está sendo realizada conjuntamente pelos profissionais que representam a Diretoria Executiva, Diretoria Ampliada / Diretores de Territórios e CNR - Conselho Nacional de Representantes.

O trabalho de fundamentação está sendo realizado por meio de mesas de discussão abordando as temáticas, qualidade da educação e política de currículo, recursos humanos e financeiros, relações institucionais e regime de colaboração e comunicação e infraestrutura.

Postado em 24 de Abril, às 10:52 por Magno Bastos 0 comentários

UNDIME realiza em Salvador a primeira reunião ampliada da Nova Diretoria

Nesta quarta-feira (24), das 8 às 17 horas, acontece no IAT – Instituto Anísio Teixeira em Salvador, a primeira reunião de 2019 com a Diretora Executiva, Conselho Nacional de Representantes e Diretores de Territórios, exercício 2019/2021.

Na oportunidade está sendo elaborada a agenda de trabalho para o próximo biênio, com foco no fortalecimento dos territórios, por meio de encontros formativos de DME’s e equipes técnicas das secretarias de educação.

De acordo com o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da UNDIME Seccional Bahia, Williams Panfile Brandão, saudou os presentes, enaltecendo o compromisso que a participação deles na UNDIME, se reflete positivamente no trabalho desenvolvido nos seus municípios.

Para o Professor Williams, o encontro ratifica o propósito desta gestão, que é sempre se pautar na escuta e na ocupação dos espaços para discutir e garantir a educação pública com efetiva qualidade.

“No encontro de hoje, além da construção de nossa agenda de trabalho para os próximos dois anos, já apresentamos quais territórios ainda não foram visitados por nós da UNDIME, com o objetivo de que possamos desenvolver algumas ações com estes municípios, de forma que possamos garantir nosso apoio e consequentemente o fortalecimentos das ações educativas na esfera pública municipal”, destaca.

Postado em 24 de Abril, às 09:05 por Magno Bastos 0 comentários

Experiência da Rede Municipal de Elísio de Elísio Medrado é destaque no Futura

O ano de 2017 foi um ano de mudanças em Elísio Medrado - cidade do Recôncavo Baiano - que fica entre os municípios de Santo Antônio de Jesus e Amargosa. Além de mudanças de pessoas na gestão pública do município e da educação, houve também mudança no processo de planejar as ações da gestão pedagógica no contexto do PME: Plano Municipal de Educação. O grupo pedagógico à frente da Secretaria da Educação optou por definir em seu Planejamento Estratégico para 2017, um padrão de qualidade para a rede, tomando como base na Meta 7, intitulada, “Atingir as Médias Nacionais do IDEB: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, acompanhada de um elenco de quinze Estratégias previstas no Plano Municipal de Educação – PME, instituído pela Lei Municipal nº 080/2013.

E, assim foi feito... Está sendo feito e... Muito há o que fazer. Mas começamos com uma metodologia de diálogo formativo na modalidade de uma Pré-Jornada Pedagógica com a equipe da gestão, e posteriormente, a Jornada Pedagógica propriamente dita, realizada entres os meses de Fevereiro e Março. Nesse sentido, passamos a estudar, refletir e debater a Meta 7 e seu conjunto de estratégias, fundamentada na metodologia de grupos focais, no qual, iniciamos o diálogos com duas singelas perguntas que possibilitou conduzir a reflexão: por que Planejar? e por que um Plano Municipal de Educação?. Nesse sentido, abordamos distintas temáticas específicas do campo educacional, abrangendo as diferentes etapas e modalidades da educação – Educação Infantil, Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos, Escolas do Campo, Educação Especial - de forma articulada e sistêmica, com a participação de vários atores sociais comprometidos com a elaboração das políticas educacionais municipais, tais como: gestores, coordenadores, professores e os conselhos escolares; no sentido de mapear as dificuldades e os maiores problemas que interferem, diretamente, no processo de ensinar e aprender a partir do entendimento do conceito e das dimensões do termo QUALIDADE.

Nesse contexto, foi necessário compreender a concepção do documento, entendido, como um instrumento de operação do Sistema Municipal de Educação (SME), uma vez que, o PME estabelece as políticas e diretrizes, bem como, define as metas e estratégias educacionais do município para um período decenal, onde a elaboração do plano estratégico, constituiu-se num processo de formação e aprendizagem sobre a realidade educacional do município. Esse fato, tem possibilitado a realização do projeto municipal de educação, superando rotinas, desigualdades, ações segmentadas e improvisações, com foco na cidadania, tendo a escola, e nela o educando, como eixos principais de sua efetivação.   

Feito isso, passamos então a estudar as proposições do documento, o que possibilitou a criação de uma Matriz de Responsabilidades para a Rede Municipal de Educação de Elísio Medrado-Ba, embasada na Meta 7. do PME: Plano Municipal de Educação, onde foi produzida uma tabela, com vários elementos em sua composição – Indicadores de Qualidade, Estratégias Prioritárias, Ação, Período, Responsáveis -- para o cumprimento de cada uma das etapas postas no referido plano. Como pode ser observado abaixo, no diagrama da figura 01, apresentamos alguns resultados referente as ações pedagógicas implantadas na rede municipal de educação de Elísio Medrado entre os anos de 2017 e 2018, pois, agora em 2019 estamos monitorando os resultados e replanejando ações que não demos conta, bem como, aquelas que não conseguimos alcançar. 

Esse Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Educação, tem contribuído de maneira significativa para evidenciar as ações de responsabilidade da administração municipal, do secretário de educação, da coordenação pedagógica, dos gestores escolares, dos conselhos, dos professores, tendo como objetivo, não apenas, executar as estratégias previstas, mas, sobretudo, qualificar o processo do ensino e da aprendizagem em cada unidade escolar a partir dos diversos instrumentos do Planejamento como: Projeto Político Pedagógico, Plano Estratégico das Unidades Escolares, Plano de Trabalho das Coordenações Pedagógicas, e os demais Programas aderidos pela rede como o Pnaic, Pacto, Nalfa, Pronacampo, PDE/PDDE dentre outros.

Enfim, até o momento têm-se ações iniciadas, ações não iniciadas e ações em fase de conclusão. A título de enriquecer o relato fica disponível um quadro resumo dos indicadores e ações pensadas pelo coletivo, mas é bom lembrar que o mesmo está em processo de construção e, por isso, vem sofrendo alterações constantes, cabendo inclusive contribuições advindas do debate aqui proposto. O Conviva ajudou muito durante todo o processo de planejamento e execução da ação através do compartilhamento das experiências de todo o Brasil. Ajudou muito com as publicações da Biblioteca e, ajuda muito com os vídeos e entrevistas com os conteúdos disponíveis.

Postado em 23 de Abril, às 08:49 por Redação Criativa 0 comentários


Amargosa, São Miguel e Elísio estão na lista de água contaminada por agrotóxicos

Vários municípios de diversas regiões da Bahia estão na lista de contaminação de água por agrotóxicos, dentre eles, Amargosa, São Miguel das Matas e Elísio Medrado.

Testes realizados pelas empresas de abastecimento de municípios brasileiros mostram que quatro cidades da Bahia consomem um perigoso coquetel com 27 agrotóxicos encontrados na água utilizada pela população.

Obtidos em uma investigação conjunta pela ONG Repórter Brasil, da Agência Pública e da organização suíça Public Eye, os dados dizem respeito ao período entre 2014 e 2017. As informações são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério da Saúde. O estudo detectou em 1.396 municípios no país todos os 27 pesticidas. 

Biólogo e agricultor de Mucugê, Osório Neto diz que a batata, cultura número um da região, junto com as demais, compromete a qualidade da água há muito tempo. "Na realidade os três municípios vizinhos são contaminados com agrotóxicos: Mucugê, Ibicoara e Barra da Estiva. Os agrotóxicos que se usam em batata tem uma concentração maior de agrotóxicos. Isso há muito tempo tá assim. Demorou de estourar", afirma Osório.  

Por outro lado, o próprio Osório, que é agricultor, garante que usa agrotóxicos ecologicamente corretos, específicos para cada cultura. E observa que o uso desses químicos em plantações está reduzindo. "Os próprios agricultores resolveram mudar isso. As fazendas e grandes empresas deixaram de usar produtos altamente tóxicos, passaram a usar moderadamente e agora estão partindo para outro estágio, como fazer rotação de culturas e usar sementes resistentes", observa. 

Mas, admite Osório, ainda vai levar muito tempo para que o solo contaminado de Mucugê se livre dos resíduos dos agentes contaminadores. "Os agrotóxicos altamente pesados foram retirados de combate há mais de dez anos. Tinham dois inseticidas aqui que eram terríveis. Eram faixa vermelha. Depois usaram faixa amarela e agora estão usando material resistente. Acontece que os resíduos que ficaram no solo levam décadas para se dissolver", acredita o biólogo.

O que assusta é a possibilidade de os males trazidos pelos agrotóxicos estarem agindo de forma silenciosa nas populações, sem que se saiba a origem do problema. "Aqui em Mucugê dificilmente você vê alguém dizer que uma alergia ou qualquer outra doença é fruto do consumo de água com agrotóxico. Claro, tem gente que faz essa ligação. Mas, nunca vi ninguém dizer que vai procurar indenização de alguma empresa por conta disso, por exemplo", diz o biólogo Osório Neto. 

Risco na torneira
Dos 27 agrotóxicos encontrados pela pesquisa,  16 são classificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas. Importante ressaltar que as quatro cidades atingem o número máximo de agrotóxicos, mas há muitas outras com uma quantidade perigosa de químicos, como Macarani, também no Centro Sul, com 25 agrotóxicos, e até a própria Salvador, com 16 pesticidas. 

O levantamento revela ainda quais químicos estão acima dos níveis permitidos pela legislação do país e pela regulação europeia, que proíbe 21 dos 27 pesticidas encontrados na água dos brasileiros. Mas, ainda que não ultrapassem os limites legais aqui, a preocupação é de que eles juntos atuem como um coquetel nocivo à saúde.

"Mesmo que um agrotóxico não tenha efeito sobre a saúde humana, ele pode ter quando mistura com outra substância", explica Cassiana Montagner, que pesquisa a contaminação da água no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Os agentes químicos são avaliados isoladamente e ignoram os efeitos das misturas que ocorrem na vida real", diz a médica e toxicologista Virginia Dapper. Ambas são fontes no trabalho feito em conjunto pela Repórter Brasil, Agência Pública e organização suíça Public Eye.

Na Bahia, dos quatro municípios em que foram detectados os 27 agrotóxicos, Camaçari é o único em que se detectou agrotóxicos com concentrações acima do nível permitido no Brasil. Também apenas em Camaçari a Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) trata a água. As demais têm gestão própria do abastecimento. Já dentre as 271 cidades com pesticidas a Embasa gerencia a maior parte do fornecimento de água com por exemplo em Salvador. 

Em nota, a Embasa informou que as análises realizadas semestralmente pela empresa no período entre 2014/2018 apresentaram valores que demonstram a inexistência de substâncias presentes em agrotóxicos. "Isso significa que os parâmetros de potabilidade da água distribuída pela empresa estão de acordo com as determinações da Portaria de Consolidação nº 05, anexo XX, de 2017, do Ministério da Saúde", diz a nota.

Saúde em alerta
As intoxicações por agrotóxico, em casos graves, podem até gerar coma, parada cardíaca, hemorragia ou perda da visão. Na Bahia, o problema é tratado como uma questão de saúde pública, já que está entre os oito estados do Brasil em consumo do produto.

Os defensivos agrícolas possuem diversos níveis de intoxicação, que podem variar de acordo com a quantidade do produto e tempo de exposição a ele.

O Ministério da Saúde alerta que os venenos podem entrar no corpo por meio de contato com a pele, mucosas, respiração ou ingestão. Os sintomas mais comuns logo após a exposição são mal-estar, dor de cabeça e cansaço. Nos casos mais graves, pode se identificar lesões de pele, tonturas, dificuldade respiratória, podendo ocorrer coma e morte.

Os agroquímicos também podem desenvolver problemas crônicos, que aparecem após algum tempo, como distúrbios como irritabilidade, ansiedade, alterações do sono e da atenção, depressão; dor de cabeça, cansaço, alergias de pele e respiratórias, problemas neurológicos e até alguns tipos de câncer.

O bioquímico Luciano Costa destaca que a presença dos agrotóxicos na água acima do nível permitido pelo Ministério da Saúde pode provocar diversas doenças.

"Funciona como o efeito radioativo, ele vai acumulando no organismo. Ou seja, você pode ter problemas mais graves no futuro quando consome esse tipo de material", disse.

Ele destacou que quanto maior a quantidade ingerida e o tempo de exposição, piores são os sintomas e as consequências para a saúde.

"Não é que a pessoa de imediato vai ter câncer, mas como algumas substâncias são cancerígenas, quando há uma grande exposição, os riscos aumentam", explicou.

A Pública -  Agência de Jornalismo Investigativo - e ONG Repórter Brasil, que pesquisaram os dados de contaminação da água, são organizações especializadas em jornalismo investigativo fundadas em 2011 e 2001, respectivamente. A Pública foi o terceiro veículo de comunicação brasileiro mais premiado em 2016 e já conquistou os principais prêmios de Jornalismo do Brasil a exemplo do Tim Lopes, Petrobras e Vladmir Herzog.

Agronegócio questiona dados de contaminação 

A divulgação, nessa semana,  do resultado do estudo de contaminação de água por agrotóxicos pela Agência Pública, Repórter Brasil e organização Public Eye gerou questionamentos. Além das próprias empresas de tratamento de água desmentirem as informações ou falarem que elas são tendenciosas, associações do setor agrícola também foram contrárias aos dados apresentados.

A Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), por exemplo, afirmou que os dados foram publicados "de forma alarmista" com pesquisas "absolutamente desconhecidas por autoridades nacionais e internacionais".

"A matéria trata de forma cientificamente distorcida a questão do resíduo de agroquímicos na água dos municípios brasileiros, já que apenas 0,3% das análises realizadas estão acima dos valores máximos estabelecidos pelas autoridades brasileiras. O texto importa parâmetros europeus e faz uma análise fora do contexto da realidade brasileira, um país tropical e com mais de 65% do seu território coberto por vegetação nativa", diz a entidade em nota enviada à imprensa.

A entidade destacou que os agrotóxicos passam por aprovação da Anvisa, MAPA E Ibama e estão "entre os produtos mais regulamentados em todo o mundo" e que o processo de desenvolvimento do produto é longo, podendo chegar a 10 anos, justamente por conta da quantidade de pesquisa necessária para produzi-los.

"Cada país estabelece diferentes limites, pois eles também dependem do uso local; por isso comparar regiões globais não é a maneira mais adequada de verificar a qualidade da água. O monitoramento da qualidade da água deve levar em conta o uso e a exposição, ou seja, avaliando-se cientificamente o risco", opinou a entidade.

Sobre o aumento de toxicidade entre mistura de agrotóxicos, a entidade afirmou que "deve-se ponderar que não se pode esperar que os defensivos com diferentes modos de ações para os organismos alvos apresentem toxicidade acumulativa".

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), entidade que representa os fabricantes de agrotóxicos, destacou a avaliação já realizada previamente pela Anvisa, Ibama e Ministério da Agricultura.

"Garante que eles são seguros ao trabalhador, população rural e ao meio ambiente sempre que utilizados de acordo com as recomendações técnicas aprovadas e indicadas em suas embalagens".

"O setor de defensivos agrícolas realiza iniciativas para garantir a aplicação correta de seus produtos, uma vez que alguns problemas estruturais da agricultura como a falta do hábito da leitura de rótulo e bula e analfabetismo no campo trazem um desafio adicional de cumprimento às recomendações de uso", acrescentou o sindicato.

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) informou que só vai se pronunciar sobre o caso após apurar os dados e confrontá-los com outros levantamentos.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, órgão do governo estadual, foram procuradas mas em função do feriadão não foram localizados representantes para se posicionar.

Veja a lista das cidades da Bahia que estão com a água contaminada, segundo o estudo:

ABARE
AGUA FRIA
AIQUARA
ALCOBACA
ALMADINA
AMARGOSA
AMELIA RODRIGUES
ANAGE
ANDARAI
ANGICAL
ANTAS
ANTONIO CARDOSO
ANTONIO GONCALVES
APUAREMA
ARACATU
ARACI
ARAMARI
ARATACA
ARATUIPE
AURELINO LEAL
BAIANOPOLIS
BANZAE
BARRA DO CHOCA
BARRA DO ROCHA
BARREIRAS
BELMONTE
BIRITINGA
BOA NOVA
BOA VISTA DO TUPIM
BONINAL
BONITO
BREJOES
BROTAS DE MACAUBAS
BRUMADO
CAATIBA
CABACEIRAS DO PARAGUACU
CACHOEIRA
CACULE
CAETANOS
CAETITE
CAIRU
CAMACAN
CAMACARI
CAMAMU
CAMPO FORMOSO
CANAVIEIRAS
CANDEIAS
CANDIDO SALES
CANUDOS
CAPELA DO ALTO ALEGRE
CAPIM GROSSO
CARAIBAS
CARAVELAS
CARDEAL DA SILVA
CHORROCHO
CICERO DANTAS
CIPO
COARACI
CONCEICAO DA FEIRA
CONDE
CONDEUBA
CONTENDAS DO SINCORA
COTEGIPE
CRAVOLANDIA
CRISOPOLIS
CRISTOPOLIS
DARIO MEIRA
DIAS D'AVILA
ELISIO MEDRADO
ENCRUZILHADA
ENTRE RIOS
ESPLANADA
EUCLIDES DA CUNHA
EUNAPOLIS
FATIMA
FEIRA DE SANTANA
FLORESTA AZUL
FORMOSA DO RIO PRETO
GANDU
GAVIAO
GENTIO DO OURO
GLORIA
GONGOGI
GUAJERU
GUARATINGA
IACU
IBIASSUCE
IBICOARA
IBICUI
IBIPEBA
IBIRAPITANGA
IBIRAPUA
IBIRATAIA
IBITIARA
IBITITA
IBOTIRAMA
IGRAPIUNA
IGUAI
ILHEUS
INHAMBUPE
IPIAU
IPIRA
IPUPIARA
IRAMAIA
IRAQUARA
IRARA
ITABELA
ITABERABA
ITABUNA
ITACARE
ITAETE
ITAGI
ITAGIBA
ITAGIMIRIM
ITAGUACU DA BAHIA
ITAJU DO COLONIA
ITAMARAJU
ITAMARI
ITAMBE
ITANAGRA
ITANHEM
ITAPARICA
ITAPE
ITAPEBI
ITAPETINGA
ITAPICURU
ITAPITANGA
ITARANTIM
ITIUBA
ITUACU
ITUBERA
JACARACI
JACOBINA
JAGUAQUARA
JAGUARARI
JAGUARIPE
JANDAIRA
JEREMOABO
JIQUIRICA
JITAUNA
JUCURUCU
JUSSIAPE
LAFAIETE COUTINHO
LAGOA REAL
LAJE
LAJEDAO
LAJEDINHO
LAJEDO DO TABOCAL
LAMARAO
LENCOIS
LICINIO DE ALMEIDA
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA
LUIS EDUARDO MAGALHAES
MACARANI
MACAUBAS
MAETINGA
MAIQUINIQUE
MAIRI
MALHADA
MALHADA DE PEDRAS
MANOEL VITORINO
MANSIDAO
MARACAS
MARAGOGIPE
MARAU
MARCIONILIO SOUZA
MASCOTE
MATA DE SAO JOAO
MEDEIROS NETO
MIRANGABA
MIRANTE
MORPARA
MORRO DO CHAPEU
MORTUGABA
MUCUGE
MUCURI
MULUNGU DO MORRO
MUNIZ FERREIRA
MUQUEM DE SAO FRANCISCO
MURITIBA
NAZARE
NILO PECANHA
NOVA CANAA
NOVA FATIMA
NOVA IBIA
NOVA REDENCAO
NOVA SOURE
NOVA VICOSA
NOVO TRIUNFO
OLINDINA
OURICANGAS
OUROLANDIA
PALMEIRAS
PARAMIRIM
PAU BRASIL
PAULO AFONSO
PE DE SERRA
PEDRAO
PEDRO ALEXANDRE
PILAO ARCADO
PIRAI DO NORTE
PIRIPA
PIRITIBA
PLANALTINO
PLANALTO
POCOES
POJUCA
PONTO NOVO
PORTO SEGURO
POTIRAGUA
PRADO
PRESIDENTE JANIO QUADROS
PRESIDENTE TANCREDO NEVES
QUEIMADAS
QUIJINGUE
RAFAEL JAMBEIRO
RIACHAO DAS NEVES
RIACHAO DO JACUIPE
RIBEIRA DO AMPARO
RIBEIRA DO POMBAL
RIO DE CONTAS
RIO DO ANTONIO
RIO DO PIRES
RIO REAL
RUY BARBOSA
SALINAS DA MARGARIDA
SALVADOR
SANTA BRIGIDA
SANTA CRUZ CABRALIA
SANTA LUZIA
SANTA TERESINHA
SANTANA
SANTO AMARO
SANTO ANTONIO DE JESUS
SANTO ESTEVAO
SAO DESIDERIO
SAO DOMINGOS
SAO FELIPE
SAO FELIX DO CORIBE
SAO JOSE DA VITORIA
SAO JOSE DO JACUIPE
SAO MIGUEL DAS MATAS
SAO SEBASTIAO DO PASSE
SATIRO DIAS
SAUBARA
SEABRA
SENHOR DO BONFIM
SIMOES FILHO
SITIO DO QUINTO
TANHACU
TAPIRAMUTA
TEIXEIRA DE FREITAS
TEODORO SAMPAIO
TEOFILANDIA
TEOLANDIA
TERRA NOVA
TREMEDAL
TUCANO
UBAIRA
UBAITABA
UBATA
UMBURANAS
UNA
URUCUCA
UTINGA
VARZEA DA ROCA
VARZEA NOVA
VEREDA
VITORIA DA CONQUISTA
WAGNER
WENCESLAU GUIMARAES

Postado em 22 de Abril, às 07:55 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Doze dos vinte municípios do Vale tem água da Embasa contaminadas

Doze municípios do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá apresentaram problemas com a água consumida da EMBASA. Dentre elas, estão Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Jiquiriçá, Laje, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Maracás, São Miguel das Matas e Ubaíra.

Testes realizados pelas empresas de abastecimento de municípios brasileiros mostram que quatro cidades da Bahia consomem um perigoso coquetel com 27 agrotóxicos encontrados na água utilizada pela população.

Obtidos em uma investigação conjunta pela ONG Repórter Brasil, da Agência Pública e da organização suíça Public Eye, os dados dizem respeito ao período entre 2014 e 2017.

As informações são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério da Saúde. O estudo detectou em 1.396 municípios no país todos os 27 pesticidas. 

Dos 27 agrotóxicos encontrados pela pesquisa,  16 são classificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.

O levantamento revela ainda quais químicos estão acima dos níveis permitidos pela legislação do país e pela regulação europeia, que proíbe 21 dos 27 pesticidas encontrados na água dos brasileiros. Mas, ainda que não ultrapassem os limites legais aqui, a preocupação é de que eles juntos atuem como um coquetel nocivo à saúde.

Em nota, a Embasa informou que as análises realizadas semestralmente pela empresa no período entre 2014/2018 apresentaram valores que demonstram a inexistência de substâncias presentes em agrotóxicos.

As intoxicações por agrotóxico, em casos graves, podem até gerar coma, parada cardíaca, hemorragia ou perda da visão. Na Bahia, o problema é tratado como uma questão de saúde pública, já que está entre os oito estados do Brasil em consumo do produto.

Os defensivos agrícolas possuem diversos níveis de intoxicação, que podem variar de acordo com a quantidade do produto e tempo de exposição a ele.

O Ministério da Saúde alerta que os venenos podem entrar no corpo por meio de contato com a pele, mucosas, respiração ou ingestão. Os sintomas mais comuns logo após a exposição são mal-estar, dor de cabeça e cansaço. Nos casos mais graves, pode se identificar lesões de pele, tonturas, dificuldade respiratória, podendo ocorrer coma e morte.

Os agroquímicos também podem desenvolver problemas crônicos, que aparecem após algum tempo, como distúrbios como irritabilidade, ansiedade, alterações do sono e da atenção, depressão; dor de cabeça, cansaço, alergias de pele e respiratórias, problemas neurológicos e até alguns tipos de câncer.

"A matéria trata de forma cientificamente distorcida a questão do resíduo de agroquímicos na água dos municípios brasileiros, já que apenas 0,3% das análises realizadas estão acima dos valores máximos estabelecidos pelas autoridades brasileiras. O texto importa parâmetros europeus e faz uma análise fora do contexto da realidade brasileira, um país tropical e com mais de 65% do seu território coberto por vegetação nativa", diz a entidade em nota enviada à imprensa.

A entidade destacou que os agrotóxicos passam por aprovação da Anvisa, MAPA E Ibama e estão "entre os produtos mais regulamentados em todo o mundo" e que o processo de desenvolvimento do produto é longo, podendo chegar a 10 anos, justamente por conta da quantidade de pesquisa necessária para produzi-los.

"Cada país estabelece diferentes limites, pois eles também dependem do uso local; por isso comparar regiões globais não é a maneira mais adequada de verificar a qualidade da água. O monitoramento da qualidade da água deve levar em conta o uso e a exposição, ou seja, avaliando-se cientificamente o risco", opinou a entidade.

Sobre o aumento de toxicidade entre mistura de agrotóxicos, a entidade afirmou que "deve-se ponderar que não se pode esperar que os defensivos com diferentes modos de ações para os organismos alvos apresentem toxicidade acumulativa".

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), entidade que representa os fabricantes de agrotóxicos, destacou a avaliação já realizada previamente pela Anvisa, Ibama e Ministério da Agricultura.

“Garante que eles são seguros ao trabalhador, população rural e ao meio ambiente sempre que utilizados de acordo com as recomendações técnicas aprovadas e indicadas em suas embalagens”.

“O setor de defensivos agrícolas realiza iniciativas para garantir a aplicação correta de seus produtos, uma vez que alguns problemas estruturais da agricultura como a falta do hábito da leitura de rótulo e bula e analfabetismo no campo trazem um desafio adicional de cumprimento às recomendações de uso”, acrescentou o sindicato.

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) informou que só vai se pronunciar sobre o caso após apurar os dados e confrontá-los com outros levantamentos.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, órgão do governo estadual, foram procuradas mas em função do feriadão não foram localizados representantes para se posicionar.

Veja a lista das cidades da Bahia que estão com a água contaminada, segundo o estudo:

ABARE
AGUA FRIA
AIQUARA
ALCOBACA
ALMADINA
AMARGOSA
AMELIA RODRIGUES
ANAGE
ANDARAI
ANGICAL
ANTAS
ANTONIO CARDOSO
ANTONIO GONCALVES
APUAREMA
ARACATU
ARACI
ARAMARI
ARATACA
ARATUIPE
AURELINO LEAL
BAIANOPOLIS
BANZAE
BARRA DO CHOCA
BARRA DO ROCHA
BARREIRAS
BELMONTE
BIRITINGA
BOA NOVA
BOA VISTA DO TUPIM
BONINAL
BONITO
BREJOES
BROTAS DE MACAUBAS
BRUMADO
CAATIBA
CABACEIRAS DO PARAGUACU
CACHOEIRA
CACULE
CAETANOS
CAETITE
CAIRU
CAMACAN
CAMACARI
CAMAMU
CAMPO FORMOSO
CANAVIEIRAS
CANDEIAS
CANDIDO SALES
CANUDOS
CAPELA DO ALTO ALEGRE
CAPIM GROSSO
CARAIBAS
CARAVELAS
CARDEAL DA SILVA
CHORROCHO
CICERO DANTAS
CIPO
COARACI
CONCEICAO DA FEIRA
CONDE
CONDEUBA
CONTENDAS DO SINCORA
COTEGIPE
CRAVOLANDIA
CRISOPOLIS
CRISTOPOLIS
DARIO MEIRA
DIAS D'AVILA
ELISIO MEDRADO
ENCRUZILHADA
ENTRE RIOS
ESPLANADA
EUCLIDES DA CUNHA
EUNAPOLIS
FATIMA
FEIRA DE SANTANA
FLORESTA AZUL
FORMOSA DO RIO PRETO
GANDU
GAVIAO
GENTIO DO OURO
GLORIA
GONGOGI
GUAJERU
GUARATINGA
IACU
IBIASSUCE
IBICOARA
IBICUI
IBIPEBA
IBIRAPITANGA
IBIRAPUA
IBIRATAIA
IBITIARA
IBITITA
IBOTIRAMA
IGRAPIUNA
IGUAI
ILHEUS
INHAMBUPE
IPIAU
IPIRA
IPUPIARA
IRAMAIA
IRAQUARA
IRARA
ITABELA
ITABERABA
ITABUNA
ITACARE
ITAETE
ITAGI
ITAGIBA
ITAGIMIRIM
ITAGUACU DA BAHIA
ITAJU DO COLONIA
ITAMARAJU
ITAMARI
ITAMBE
ITANAGRA
ITANHEM
ITAPARICA
ITAPE
ITAPEBI
ITAPETINGA
ITAPICURU
ITAPITANGA
ITARANTIM
ITIUBA
ITUACU
ITUBERA
JACARACI
JACOBINA
JAGUAQUARA
JAGUARARI
JAGUARIPE
JANDAIRA
JEREMOABO
JIQUIRICA
JITAUNA
JUCURUCU
JUSSIAPE
LAFAIETE COUTINHO
LAGOA REAL
LAJE
LAJEDAO
LAJEDINHO
LAJEDO DO TABOCAL
LAMARAO
LENCOIS
LICINIO DE ALMEIDA
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA
LUIS EDUARDO MAGALHAES
MACARANI
MACAUBAS
MAETINGA
MAIQUINIQUE
MAIRI
MALHADA
MALHADA DE PEDRAS
MANOEL VITORINO
MANSIDAO
MARACAS
MARAGOGIPE
MARAU
MARCIONILIO SOUZA
MASCOTE
MATA DE SAO JOAO
MEDEIROS NETO
MIRANGABA
MIRANTE
MORPARA
MORRO DO CHAPEU
MORTUGABA
MUCUGE
MUCURI
MULUNGU DO MORRO
MUNIZ FERREIRA
MUQUEM DE SAO FRANCISCO
MURITIBA
NAZARE
NILO PECANHA
NOVA CANAA
NOVA FATIMA
NOVA IBIA
NOVA REDENCAO
NOVA SOURE
NOVA VICOSA
NOVO TRIUNFO
OLINDINA
OURICANGAS
OUROLANDIA
PALMEIRAS
PARAMIRIM
PAU BRASIL
PAULO AFONSO
PE DE SERRA
PEDRAO
PEDRO ALEXANDRE
PILAO ARCADO
PIRAI DO NORTE
PIRIPA
PIRITIBA
PLANALTINO
PLANALTO
POCOES
POJUCA
PONTO NOVO
PORTO SEGURO
POTIRAGUA
PRADO
PRESIDENTE JANIO QUADROS
PRESIDENTE TANCREDO NEVES
QUEIMADAS
QUIJINGUE
RAFAEL JAMBEIRO
RIACHAO DAS NEVES
RIACHAO DO JACUIPE
RIBEIRA DO AMPARO
RIBEIRA DO POMBAL
RIO DE CONTAS
RIO DO ANTONIO
RIO DO PIRES
RIO REAL
RUY BARBOSA
SALINAS DA MARGARIDA
SALVADOR
SANTA BRIGIDA
SANTA CRUZ CABRALIA
SANTA LUZIA
SANTA TERESINHA
SANTANA
SANTO AMARO
SANTO ANTONIO DE JESUS
SANTO ESTEVAO
SAO DESIDERIO
SAO DOMINGOS
SAO FELIPE
SAO FELIX DO CORIBE
SAO JOSE DA VITORIA
SAO JOSE DO JACUIPE
SAO MIGUEL DAS MATAS
SAO SEBASTIAO DO PASSE
SATIRO DIAS
SAUBARA
SEABRA
SENHOR DO BONFIM
SIMOES FILHO
SITIO DO QUINTO
TANHACU
TAPIRAMUTA
TEIXEIRA DE FREITAS
TEODORO SAMPAIO
TEOFILANDIA
TEOLANDIA
TERRA NOVA
TREMEDAL
TUCANO
UBAIRA
UBAITABA
UBATA
UMBURANAS
UNA
URUCUCA
UTINGA
VARZEA DA ROCA
VARZEA NOVA
VEREDA
VITORIA DA CONQUISTA
WAGNER
WENCESLAU GUIMARAES

Postado em 21 de Abril, às 14:46 por Redação Criativa 0 comentários

Católicos de Elísio Medrado participa da Via Sacra nesta Sexta-feira Santa

Ao amanhecer desta Sexta-feira Santa, fiéis católicos de Elísio Medrado se reuniram e as 5:00 Horas da manhã saíram em procissão da Igreja Matriz com destino ao monte a cerca de 6 quilômetros da sede do município para a Via Sacra.

O exercício da Via Sacra, como também é chamada, consiste na prática devocional religiosa na qual os fiéis percorrem, mentalmente e por via de orações próprias, o percurso de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pôncio Pilatos até ao Monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo.

Na cidade a Procissão é uma tradição já décadas é tem a participação da comunidade católica.

Postado em 20 de Abril, às 10:11 por Redação Criativa 0 comentários

Assista o programa Direto da Redação Criativa desta sexta - feira, 19

Representante do grupo de proteção de Amargosa Pede ajuda para abrigo em Salvador que proteje mais de 240 animais, Balão de 16 metros marcam semana santa em MG, Procissão do Senhor Morto em São Miguel das Matas. Em Curiosidades: Muitos peixes pulam para fora de um pequeno criatório, Veja a diferença de um catador de lixo de país desenvolvido, Giro de Notícias do site Criativa On Line, Tempo e Temperatura e Mensagem Especial da Páscoa.

Postado em 19 de Abril, às 18:59 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Homem é baleado com 5 tiros durante briga e luta corporal em Elísio Medrado

Na tarde desta quarta-feira, 17, um homem foi baleado por uma arma calibre 32 no Condomínio Gilberto Figueiredo Andrade na cidade de Elísio Medrado.

Segundo informações de testemunhas, o homem atingido pelos disparos entrou em luta corporal de posse a uma arma calibre 32 com outro homem em uma briga e acidentalmente a mesma disparou atingindo-o.

O homem que foi atingido pelos disparos foi foi socorrido para o hospital de Elísio Medrado e transferido para o HRSAJ em estado grave.

O outro homem envolvido na briga irá se apresentar à polícia para prestar depoimentos.

Postado em 18 de Abril, às 09:40 por Yago Lázaro 1 comentários

Água da Embasa volta a ter aspecto gorduroso em Elísio Medrado

Mais uma vez moradores de Elísio Medrado que usam água da Embasa entram em contato com a nossa redação para falar da qualidade da água que cai nas torneiras.

No último dia 30 de março a empresa relatou que o problema foi em decorrência da alcalinidade e ph baixos e haviam sido corrigidas.

Neste domingo uma moradora relatou que a água está reagindo com o alvejante usado nas roupas brancas e manchando tudo. “Perdi todas as minhas toalhas brancas quando lavei e a água reagiu com o alvejante que utilizei”, destacou.

Os clientes da empresa solicitam que o problema seja resolvido, e ainda segundo eles até as louças ficam com aspecto gorduroso e cinzenta após serem lavados com a água.

Postado em 16 de Abril, às 17:18 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Curso preparatório para soldado da Polícia Militar em Santo Antonio de Jesus

Você que vai fazer o concurso público para soldado da PM-BA, aproveite a oportunidade para sua preparação com o professor Mazinho (Homem do Chapéu) em Santo Antonio de Jesus. Com emissão de certificado.

O curso acontecerá na Uninter, na Avenida Esperança, Nº 582, no bairro da Maria Preta. Turmas semanais e também aos sábados!

Aproveite e se inscreva através dos telefones: 75-9 8800 3375 (Whatsapp), 75-9 9987 1642 e ainda 75-9 9107 3767.

Faça parte do time dos aprovados, e conheça as vantagens! Equipe organizada pelo professor Mazinho.

Postado em 16 de Abril, às 12:26 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Assista agora o Programa Direto da Redação desta segunda - feira, 15

Morador de Amargosa denuncia alagamento na Urbis1, Comerciantes da feira de Santo Antonio de Jesus falam do setor de carnes, Bombeiros dão dicas de como usar carro nas chuvas, Balao de 16 metros marcam semana santa em MG, Já viu cachorro dançar?, Especialistas desenvolvem roda com motor que não polui e gera energia sozinha, Giro de Notícias, Tempo e Temperatura e Mensagem do Dia.

Postado em 15 de Abril, às 18:56 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Assista o Programa Direto da Redação Ao Vivo nesta sexta - feira (12)

Fortes chuvas alagam ruas de Amargosa, Chuvas fortes em Salvador, em Elísio Medrado na cidade e na zona rural, bem como em São Miguel das Matas na Moenda Seca. Ainda Undime Bahia realiza Fórum em Salvador, Mulher rouba bolsa de outra pessoa em loja, Cachorros tentam enfrentar boi e são jogados para cima, Pássaro canta Oração da Família, Giro de Notícias, Tempo e Temperatura e Mensagem do dia.

Postado em 12 de Abril, às 18:53 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Desligamento programado de energia na cidade de Elísio Medrado

A Coelba informa à população de ELÍSIO MEDRADO, que irá realizar umdesligamento programado no fornecimento de energia elétrica neste Sábado dia 20 de Abril de 2019 das 09h 00min às 15h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:

POVOADO ALTO DO SERROTE, POVOADO SERROTE.

O desligamento será necessário para que técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município.

Postado em 12 de Abril, às 14:30 por Yago Lázaro 0 comentários

Após fortes chuvas, Rio transbordou na entrada da cidade de Elísio Medrado

Após as fortes chuvas que caíram na tarde desta quinta - feira (11) em Elísio Medrado no Vale do Jiquiriçá, o rio Jacutinga que fica próximo a entrada da cidade acabou transbordando.

A enxurrada durou quase 2 horas com muita intensidade, acompanhadas de raios e trovões o que deixou a cidade e região em estado de alerta.

Na localidade da Chapadinha, a água que descia da ladeira parecia mais uma cachoeira e desceu invadindo tudo pela frente, onde um bar e a casa ao lado foram invadidos.

Na mesma região, também em Amargosa, várias ruas ficaram alagadas, principalmente na praça do Bosque e na rua Abelardo Veloso.

Postado em 11 de Abril, às 21:20 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Bar e casa na Chapadinha em Elísio Medrado são invadidos pelas chuvas

Foi uma tarde de transtornos e muito medo na cidade de Elísio Medrado na tarde e início de noite desta quinta feira, 11 de abril.

As chuvas que começaram a cair antes das 16:00 horas acompanhadas por raios e trovões durou cerca de 2 horas e foram suficientes para causar estragos.

Na localidade da Chapadinha, a água que descia da ladeira parecia mais uma cachoeira e desceu invadindo tudo pela frente. Um bar e a casa ao lado foram invadidos e o bar ficou com água com cerca de 30 centímetros de altura misturada com areia e lama.

Quando as chuvas passaram o dono do estabelecimento acompanhado de amigos foram fazer a limpeza do local e contabilizar os estragos e prejuízos.

Postado em 11 de Abril, às 21:16 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Chuvas causam alagamentos em ruas da cidade de Elísio Medrado

A população de Elísio Medrado no vale Jiquiriçá foi surpreendia com fortes chuvas nesta quinta feira, 11 de abril.

As fortes chuvas que caíram na tarde desta quinta-feira na cidade e em todo o Vale do jiquiriçá deixaram vários estragos e alagamentos em ruas da cidade .

Foram quase 2 horas de chuvas intensas acompanhadas de raios e trovões o que deixou a cidade em estado de alerta. Um açude n ária da cidade que há muitos anos não enchia abarrotou com a quantidade de chuva

A rua que mais teve transtornos foi a Rua Leonídia Santos e também a Rua São Paulo, ambas tiveram casas alagadas, invadidas pelas fortes chuvas e móveis perdidos.

Colégios ficaram alagados e os transtornos foram imensos, pois estava em horário de aula e os alunos não poderiam sair do recinto em virtude do grande volume de chuva.

Postado em 11 de Abril, às 21:15 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Ciclo de palestras nas escolas de Elísio Medrado teve inicial o "Bullying"

Na manhã desta quarta-feira, 10 de abril de 2019, uma parceria intersetorial da Secretaria Municipal de Educação e da Gestão e Coordenação do Colégio Municipal Justiniano Bittencourt, na cidade de Elísio Medrado, iniciou um círculo de palestras, sendo que o tema escolhido para dá início a esse ciclo, foi um tema que atual está em evidência, o Bullying.

A necessidade foi percebido pela gestão escolar, pois está acontecendo um aumento no índice de alunos sofrendo Bullying dentro do ambiente escolar.

Tendo como Palestrante, o Soldado da Polícia Militar, Adriano Alves dos Santos, pertencente ao quadro de Policiais Militares da 99a CIPM – Amargosa.
O palestrante concluiu o curso de Bacharel em Direito, pela Universidade Católica do Salvador em 2012.2.
É atualmente graduando em História pela Faculdade Uniasselvi.
Além de possuir curso de Policiamento Comunitário Escolar, ministrado pela SENASP - Secretaria Nacional de Segurança Pública.

A Diretora Rosemary Lima Peixoto e a Vice Diretora Rosana Fernandes também tiveram papéis importantíssimos na organização desse evento, colaborando com o sucesso desse audacioso projeto, que é trazer paz para dentro da Escola.

Para o Diretor Pedagógico Renilton Sandes e o Secretário de Educação Willians Panfiles - A Gestão do Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Educação, implantado no ano de 2017, e está incluído na Matriz de Responsabilidades criada a partir da Meta 7 e da Estratégia 7.9 do PME: Plano Municipal de Educação. O objetivo é a implantação do “Programa: Cultura de Paz nas Escolas”, buscando garantir, através das práticas esportivas e outras atividades lúdicas e didático-pedagógicas, a criação de políticas públicas sócioeducacionais para gestão de conflitos e combate à violência, bem como, a construção de um ambiente de cultura de paz, dotado de segurança para a comunidade escolar, visando trazer melhorias na aprendizagem de nossos educandos.

A palestra teve como público alvo os alunos do 6° ano do ensino fundamental II.

Durante a palestra foi abordado a legislação vigente que rege sobre o tema em questão (Lei 13.185/2015), as formas, as consequências, as causas, os efeitos, a prevenção, como combater e as penalidades.

"Atitudes como essas da Gestão da Escola Municipal Justiniano Bittencourt, mostra a preocupação que nós gestores temos com nossos alunos", declarou a Diretora Rosemary Lima Peixoto.

Postado em 10 de Abril, às 22:05 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Programa Direto da Redação Criativa desta segunda - feira, 08 de abril

Homem morre após ser mordido por cobra coral de Caetité, Banda Race Maxine faz homenagem a motociclista Cássia em Amargosa, Abertura do campeonato das Três Lagoas Amargosa, Vídeo mostra assaltante de uma perna no Rio, Morador denuncia reforma de ônibus em Salvador, Moradora de Varzedo participa da Caminhada Penintencial, Menino Nervoso responde pergunta nas redes sociais, Bicicleta gigante em Itamaracá PE, perto de Recife, Vídeo mostra a boa relação que há entre os animais, Arte com sensação de realismo, Giro de Notícias, Tempo e Temperatura e Mensagem do Dia.

Postado em 08 de Abril, às 18:48 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Projeto “Dê Asas ao Esporte” é desenvolvido com estudantes elisiomedradenses

Iniciou na manhã da quinta-feira (04), as atividades do Projeto “Dê Asas ao Esporte”, envolvendo alunos da Rede Municipal de Ensino de Elísio Medrado no Vale do Jiquiriçá

A Escola Municipal Ranulfo de Souza Bittencourt, foi escolhida para ser a Escola Piloto desse Projeto, idealizado pelo Prefeito Robson Souza, Vice-Prefeito Willians Panfiles e pelo Direito Pedagógico Renilton Sandes.

O executor da ação é o Soldado da Polícia Militar, Adriano Alves dos Santos, pertencente ao quadro de Policiais da 99ª CIPM, com sede em Amargosa, onde o mesmo está Subordinado ao Major PM Alex Rêgo, comandante da Unidade, no qual deu total apoio para que o seu comandado participasse desse excelente Projeto.

A Diretora Cristiane Bittencourt, a Coordenadora Pedagógica Andréa Gomes e a professora de Educação Física, Franciele Sandes, também estão imbuídas, colaborando para o sucesso desse projeto promissor para a nossa cidade, evitando que nossos jovens tomem caminhos diferentes do desejado por todos nós.

O projeto com a temática “Dê Asas ao Esporte”, faz parte da Gestão do Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Educação, implantado no ano de 2017, e está incluído na Matriz de Responsabilidades criada a partir da Meta 7. e da Estratégia 7.9 do PME: Plano Municipal de Educação.

O objetivo é a implantação do “Programa: Cultura de Paz nas Escolas”, buscando garantir, através das práticas esportivas e outras atividades lúdicas e didático-pedagógicas, a criação de políticas públicas sócioeducacionais para gestão de conflitos e combate à violência, bem como, a construção de um ambiente de cultura de paz, dotado de segurança para a comunidade escolar, visando trazer melhorias na aprendizagem de nossos educandos.

Um dos requisitos para participação do Projeto, é a disciplina, comportamento em sala de aula, respeito aos professores, funcionários e colegas, bem como, a frequência e o rendimento escolar.

O projeto prever um campeonato que será realizado no mês de Setembro deste ano, onde os alunos serão contemplados com troféus e medalhas.

Postado em 05 de Abril, às 22:21 por Magno Bastos 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Baixo Sul Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 25/04/2019 01:55