Notícias


UFRB divulga Nota em Defesa da Democracia e da Universidade Pública

O agravamento da atual crise social e política em nosso país ganha contornos dramáticos no período eleitoral. A descrença em nossas instituições públicas aliadas à crescente onda de intolerância e ódio fazem irromper ações de violência física e simbólica. Episódios de perseguição se repetem na tentativa de fazer calar todos aqueles que se levantam na defesa dos direitos sociais, das marcas identitárias de nosso povo, da diversidade e da democracia.

Neste momento de ameaça às nossas recentes conquistas democráticas, as universidades públicas brasileiras estão, mais uma vez, convocadas a tomar posição. Este lugar marcado pela produção de pensamento crítico, espaço autêntico de argumentação contra a barbárie e construtor de ideias vivas do seu tempo, não pode se abster do combate ao totalitarismo e ao obscurantismo.

Assim, apoiados no compromisso fundante com a democracia nós, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, nos posicionamos. Somos conquista do povo deste território e nossas raízes brotaram do desejo e da organização popular. A democracia, portanto, nos tece social e institucionalmente. Não podemos negar à Nação brasileira, em um momento difícil como este, o nosso empenho em continuar a luta pela garantia da vida, dos direitos sociais e humanos, do combate ao racismo e qualquer forma de preconceito, pelo respeito às diferenças e pela liberdade. Reafirmamos nossa defesa intransigente do Ensino Público, Gratuito, de Qualidade, Laico e Socialmente Referenciado. 

Acreditamos em um projeto de nação que defenda princípios e valores que potencializem a paz social, que combata as desigualdades, que promova, respeite e preserve todas as manifestações e nosso patrimônio cultural e que garanta a educação, a ciência e a tecnologia como vetores de desenvolvimento social. Um projeto de nação fundado no respeito e na esperança de um futuro melhor para nosso povo.

Cruz das Almas, 18 de outubro de 2018.

Silvio Luiz de Oliveira Soglia
Reitor da UFRB

Georgina Gonçalves dos Santos
Vice-Reitora UFRB

Postado em 19 de Outubro, às 17:04 por Ivanildo Bastos 0 comentários


Assistência técnica especializada melhora produtividade no campo

Atualmente, é possível levar tecnologia, qualificação e conhecimento para agricultores familiares em todo o País, além de permitir o acesso das políticas públicas como o Pronaf, PAA, Pnae, entre outras ações de políticas públicas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a publicação Classificação e características dos espaços rurais e urbanos do Brasil – uma primeira aproximação, na qual vê o Brasil como "um país menos urbano", embora 76% da sua população ainda se concentre em áreas predominantemente urbanas e habitem apenas 26% do total de municípios brasileiros.

O Nordeste é a região que possui a menor porcentagem de pessoas vivendo em municípios urbanos (59,3%), com 29,5% da sua população – o equivalente a 68,9% do total) vivendo em 1.236 pequenos municípios rurais.

Postado em 19 de Outubro, às 08:25 por Magno Bastos 0 comentários

Live com Ivanildo Bastos contando um pouco dos 15 anos da Criativa On Line

Na manhã desta qunta-feira (18) Ivanildo Bastos realizou mais uma transmissão ao vivo da Redação da Criativa On Line reprisando algumas entrevistas destaque dos 15 anos de história.

O Cicloturismo de São Miguel das Matas e a baixa do nível de água da barregem da Embasa em São Miguel também foi destaque na transmissão de hoje.

Postado em 18 de Outubro, às 11:11 por Magno Bastos 0 comentários

Desligamento programado de energia na cidade de Sapeaçú

A Coelba informa à população de SAPEAÇÚ que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Quarta dia 24 de Outubro de 2018 das 09h 00min às 15h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:

FAZENDA BEBE ÁGUA, RUA JANICO, SÍTIO JANICO, SÍTIO JENIPAPO. 

.

Postado em 18 de Outubro, às 10:21 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Com salários atrasados, professores de São Felipe decretam greve por tempo indeterminado

Com salários atrasados, os professores da rede municipal de São Felipe decretaram, por unanimidade, greve por tempo indeterminado durante assembleia realizada nesta quarta-feira (17).

A paralisação será iniciada no próximo sábado (20) e é motivada pelos recorrentes atrasos no pagamento dos salários dos profissionais da Educação.

Os professores cobram a regularização do salário do mês de setembro, que ainda não foi pago pela prefeitura, além do cumprimento da determinação de pagar os vencimentos até o quinto dia útil, o que não vem acontecendo.

A categoria ainda cobra o reajuste salarial de 2018, conforme pactuado pelo Piso Salarial Nacional, e pedem uma solução para equacionar os diversos problemas enfrentados pelos profissionais.

"Diante de tudo quanto exposto, não restou outra saída para a categoria a não ser a deflagração de greve - um remédio amargo que, infelizmente, traz prejuízos para todos, mas que é um instrumento de luta constitucional para garantir os direitos da categoria", diz a nota da APLB-Sindicato, que representa os professores.

O grupo de oposição de São Felipe ressalta que tem dialogado com os professores e deu apoio à paralisação.

"O que estamos vendo é uma completa falta de respeito com os professores. A atual gestão, além de não dar boas condições de trabalho, ainda atrasa o pagamento de salários.

Postado em 18 de Outubro, às 09:54 por Cristóvão Guimarães 1 comentários

Flica movimenta economia em várias cidades do Recôncavo Baiano

Realizada pela oitava vez consecutiva, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), ocorrida entre os dias 11 e 14 de outubro, reúne, a cada ano, um público maior. São crianças e adultos de todas as idades que consomem cultura e movimentam a economia de Cachoeira, município que sedia o evento, e das cidades vizinhas, que também acabam sendo beneficiadas. 

De olho no crescimento da demanda - principalmente em bares, restaurantes, hotéis e pousadas - e nas oportunidades de negócio que surgem com aquecimento da economia regional, o Sebrae em Santo Antônio de Jesus tem atuado junto aos donos de micro e pequenas empresas do Recôncavo Baiano com a implementação de programas como o Sebrae Mede, Negócio a Negócio (NAN) e Agentes Locais de Inovação (ALI).

No desenvolvimento desses programas, os consultores do Sebrae realizam um acompanhamento mais próximo das empresas, considerando características, realidade, porte e dificuldades específicas do negócio, além do monitoramento constante da evolução dos resultados gerados ao longo do período de atendimento.

A ideia é auxiliar nas principais dificuldades que o empreendedor encontra no dia a dia da gestão do negócio e indicar outras soluções do Sebrae alinhadas às suas necessidades.

Para Daniel Santana, que é sócio da Pousada e Restaurante Pai Thomaz, em Cachoeira, e já participou da consultoria Sebrae Mede, o sucesso do empreendimento no período do evento é tão grande que os empreendedores locais "passam o ano inteiro esperando a Flica".
"Assim que a Flica é lançada, 15 dias depois já estamos com 100% de reservas na pousada.

O que eu percebi que mudou foi o público. Nos outros anos, recebíamos muitos turistas do Sudeste e, nessa edição sentimos, uma presença maior de soteropolitanos e de pessoas que viajam em busca de cultura", revela.

O empresário, que recebeu 29 hóspedes em 13 quartos dirante o evento, destaca também três principais festividades no calendário da cidade histórica do Recôncavo, por ordem de maior faturamento para seu negocio: Flica, São João e Festa da Boa Morte.

"Passamos o ano inteiro só pagando contas. Além desses três eventos principais, temos os que são promovidos no decorrer do ano pela UFRB e que também movimentam a economia. Fora isso, vivemos esperando a Flica chegar", acrescenta.

Desenvolvimento econômico

De acordo com o coordenador geral da Flica, Emmanuel Mirdad, a festa se reafirma enquanto vetor de desenvolvimento econômico e da cultura. "A Flica mostra a potência do que é a economia da cultura, a economia criativa. Muita gente sem conhecimento critica, achando que a cultura é supérflua.

Mas é uma mentira, porque ela gera muitos empregos diretos e indiretos, movimenta o turismo e é o momento em que as pessoas estão aptas a consumir, comprar livros, se hospedarem e se alimentarem. Então, a cultura é um pilar econômico", destaca.

O coordenador do evento salienta ainda que, de acordo com a demanda deste ano, a Flica precisará ampliar o espaço. "Tivemos lotação máxima, ônibus e mais ônibus pelo porto de Cachoeira e avaliamos que, para o ano que vem, precisamos ampliar o espaço do evento e essa parceria com o Governo do Estado da Bahia tem sido cada vez mais importante.

A expectativa é de que, em 2019, possamos receber melhor o nosso público", completa Mirdad.

Demanda regional

Atualmente, de acordo com empresários locais, Cachoeira possui pouco mais de 400 leitos, quantitativo que não consegue dar conta da demanda de visitantes no período da festa. Esse foi um dos fatores que levou muitos participantes do evento a procurarem hospedagem em cidades próximas, como São Félix, Cruz das Almas e até Santo Antônio de Jesus.

Foi o caso da Pousada Cruz das Almas, empresa de pequeno porte que possui mais de 15 anos no mercado e hospedou 16 pessoas entre quinta e domingo. Para a gestora, Luciana Paula, a avaliação é perfeita, já que estende para Cruz das Almas a demanda de hospedagem e, consequentemente, amplia o lucro do empreendimento.

A Pousada Themis, também em Cruz das Almas, recebeu, pela primeira vez, um grupo de sete soteropolitanos que foram participar da Flica. "É a primeira vez que temos esse movimento no hotel por conta da Flica, de procura e hospedagem. As pessoas estão valorizando cada vez mais eventos como este", conclui a responsável, Jaciara Pereira.

De acordo com informações do atendimento do Parati Palace Hotel, em Santo Antônio de Jesus, 96 hóspedes de diversas cidades da região e da capital do estado se acomodaram no hotel e fizeram o percurso para Cachoeira de ônibus nos dias do evento.

Mercado da literatura

Raphael Cloux é empreendedor há oito anos na microempresa editora Kawo-Kabiyesile. Ele já participou de outras edições da festa e destaca a importância do evento devido ao intercâmbio de conhecimento e de encontros, além de alcançar boas vendas para seu empreendimento.

"A Flica se coloca no cenário nacional como a segunda maior feira literária do Brasil. Para a editora, o espaço da Flica é um excelente local de diálogo, onde promovemos encontros importantes de leitores com escritores. Além dos autores que trouxemos para o evento, trouxemos também mais livros de outros autores e todos esgotaram no penúltimo dia da festa", conta.

O artista plástico e poeta cordelista, Luiz Natividade, é alagoano e mora em Salvador. Já é a quinta vez que participa do evento e sente a necessidade de um espaço para cordelistas, especialmente para declamar e difundir com mais afinco a literatura de cordel. Porém, ressalta a relevância da festa.

"A Flica é uma grande vitrine para a cultura da literatura de cordel e para a literatura de um modo geral, para crianças e adultos de todas as idades. Os resultados são sempre bons e positivos. A Flica, cada vez mais, tem um público maior e isso é importante para a manutenção e ampliação da festa", finaliza.

Postado em 18 de Outubro, às 09:36 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

UFRB Amargosa disponibiliza online novo título sobre Ensino de Filosofia

Mais uma publicação da Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) já pode ser acessada online em sua página na internet. Trata-se do livro “O Ensino de Filosofia Entre Nós”, organizado pelos professores Emanoel Luís Roque Soares, Pablo Enrique Abraham Zunino e Ricardo Henrique Resende de Andrade, do curso de Licenciatura em Filosofia do Centro de Formação de Professores, campus da UFRB na cidade de Amargosa.

O livro reúne oito capítulos com a colaboração de outros seis professores pesquisadores da temática: Cícero Oliveira, Daniel Rodrigues Ramos, Geovana da Paz Monteiro, José João Neves Barbosa Vicente, José Gerardo Vasconcelos e Tânia Gorayeb Sucupira.

“Este livro é um mosaico de perspectivas avulsas, reunidas em torno do ensino de filosofia. Não segue a nenhum plano temático ou metodológico específico, não reúne pontos de vistas articulados por uma visão de conjunto”, descrevem os organizadores.

A ideia inicial, segundo eles, foi lançar aos professores o desafio de pensar o ensino de filosofia a partir do próprio campo de pesquisa de cada um ou mesmo a partir de inquietações que, de uma maneira ou de outra, determinam ou influenciam a prática do ensino de filosofia “entre nós”.

“O ‘entre nós’ é a chave de leitura do livro que abre os seus horizontes para a heterogênese de modos próprios de fazer filosofia como ensino de filosofia, desde o lugar de cada filósofo/filósofa em seu florescimento único conjuntural, circunstancial”, afirma o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dante Augusto Galeffi, no prefácio da publicação.

“O ‘nós’ que nomeia o livro se conforma também em ‘nós’ que podem ser desfeitos por cada um em seu exercício pensante próprio e apropriado”, acrescenta em suas considerações.

Postado em 18 de Outubro, às 09:27 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Desligamento programado de energia na cidade de Mutuípe

A Coelba informa à população de MUTUÍPE que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Quarta dia 24 de Outubro de 2018 das 09h 00min às 15h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:

FAZENDA BEIJA FLOR, FAZENDA BOA VISTA, FAZENDA BOM JESUS DA LAPA, FAZENDA CAPIM, FAZENDA CARIRI, FAZENDA CHAPADINHA, FAZENDA DUAS BARRAS, FAZENDA FOJO, FAZENDA MOENDA, FAZENDA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, FAZENDA PINDOBA, FAZENDA RIACHO DA CRUZ, FAZENDA RIACHO DO MEIO, FAZENDA TABULEIRO, RUA MOENDA, POVOADO CARIRI, POVOADO SERRA DO ARGOLO, RUA RIACHO DO MEIO, SÍTIO SÃO ROQUE.

 

 

 

Postado em 18 de Outubro, às 07:17 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Desligamento programado de energia em Castro Alves

A Coelba informa à população de CASTRO ALVES que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Quarta dia 24 de Outubro de 2018 das 09h 00min às 15h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:

PRAÇA DA MATRIZ, POVOADO DE ALCANCU, POVOADO DE LAVRADO, POVOADO GENIPAPINHO, POVOADO GENIPAPO SAMBAIBA, POVOADO JACARÉ, POVOADO JENIPAPO, POVOADO REGIÃO DE JENIPAPO SAMBAIBA, RUA ALTO DO LAGEDO, RUA DA ESTAÇÃO, RUA DO ASFALTO, RUA DO CAMPO, RUA DO JENIPAPO, TRAVESSA DA LINHA. 

 

 

Postado em 18 de Outubro, às 06:12 por Cristóvão Guimarães 0 comentários


Acusado de assassinar segurança do prefeito de São Felipe já havia sido preso

Segundo informações do delegado da Polícia Civil, Edilson Magalhães, concedidas durante uma entrevista coletiva, o homem acusado de assassinar o segurança do prefeito de São Felipe durante um assalto na última quinta-feira (11), já foi identificado. O delegado afirma que o acusado já havia sido preso na cidade de Santo Antônio de Jesus sob suspeita de realizar uma série de assaltos na Praça Padre Mateus e estaria em liberdade há cerca de quinze dias.

Entenda o caso: Homens armados disfarçados de carteiros invadiram a casa do prefeito Rozálio da Hora na última quinta-feira, 11, na cidade de São Felipe. Segundo informações da Polícia Civil, eles pretendiam roubar o dinheiro das vendas da cachaça comercializada no alambique que pertence ao prefeito. Após render as vítimas, que não reagiram, um dos assaltantes atirou contra o segurança que foi atingido na mão e na cabeça. Ele chegou a ser socorrido pelo SAMU, mas não resistiu aos ferimentos.

O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus. O prefeito foi ouvido em sigilo e as informações do seu depoimento não foram divulgadas para não comprometerem o avanço das investigações. 

Postado em 17 de Outubro, às 14:33 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Giro de Profissões ajuda vestibulandos na escolha de suas carreiras

Na próxima quinta-feira, dia 25 de outubro, a Faculdade Pitágoras de Santo Antônio de Jesus irá reunir jovens de escolas públicas e privadas da região para mais uma edição do Giro de Profissões, projeto criado para tirar dúvidas sobre as principais profissões e ajudar os futuros vestibulandos na escolha da carreira.

De forma descontraída, os estudantes farão um tour pelas instalações e laboratórios da unidade, onde poderão interagir com o ambiente universitário, conhecer os cursos disponíveis, tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho, assistir demonstrações práticas de algumas profissões, participar de testes vocacionais e atividades recreativas.

O evento gratuito, aberto para toda comunidade, será realizado no período da manhã, das 8h às 12h. Todas as escolas podem enviar turmas de alunos. Para participar, basta entrar em contato pelo telefone(75) 98104-2686 e confirmar participação. 

Para a diretora da Faculdade Pitágoras de Santo Antônio de Jesus, Grazihely Fernandes, “o Giro de Profissões é um projeto crucial nesta etapa da vida dos jovens, que permite aos futuros profissionais conhecerem seus talentos e garantir um futuro melhor”, acredita.

Postado em 17 de Outubro, às 13:52 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Faculdade Pitágoras de Santo Antônio de Jesus premia candidatos com bolsas de estudo

O vestibular da Faculdade Pitágoras em Santo Antônio de Jesus será realizado neste domingo (21), às 10h. Os candidatos precisam chegar com uma hora de antecedência, na Praça Felix Gaspar, 01 – Loteamento Quinta do Inglês, QDA LTE 001, localizada no centro da cidade. 

A avaliação desta edição é para os cursos EAD Premium de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Agronomia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. Também fazem parte da grade Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia, Serviço Social, Educação Especial, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão da Produção Industrial, Gestão Empreendedora, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Geografia, História, Letras, Matemática, Ciências Econômicas, Sociologia. Além disso, os cursos novos no EAD semipresencial: Publicidade e Propaganda, Teologia, CST em Turismo e CST em Comércio Exterior.

Nesta edição, além do vestibular premiar o melhor candidato com uma Bolsa Integral de 100% do Curso, a Pitágoras disponibiliza bolsas parciais para candidatos que alcançaram acima de 600 pontos no Enem. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (75) 98104-2686.

A Faculdade Pitágoras, com 50 anos de tradição e pioneirismo de ensino e mais de 60 unidades espalhadas pelo país, procura manter parcerias com várias instituições para que o aluno só se preocupe com a sua formação acadêmica.

A unidade de Santo Antônio de Jesus conta com uma infraestrutura de ponta, laboratórios específicos de informática básica, laboratório de informática avançada, laboratório de desenho técnico, laboratório de física e laboratório de química. Além de oferecer uma plataforma de empregabilidade, chamada de Canal Conecta, que facilita o ingresso do aluno ao mercado de trabalho.

Postado em 17 de Outubro, às 13:46 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Morre em Santo Antônio de Jesus o empresário Oscar José “Oscarzinho”

Faleceu nesta terça-feira (16/10), Oscar José Rodrigues, conhecido como “Oscarzinho”. Ele tinha 84 anos e era proprietário de uma loja de peças para caminhão, localizada na Avenida Roberto Santos, na entrada da cidade de Santo Antônio de Jesus.

Oscar foi submetido a uma cirurgia de próstata e em seguida sofreu um AVC – Acidente Vascular Cerebral, estava internado no Hospital Aliança em Salvador e não resistiu. O sepultamento será nesta quarta-feira (17), às 10h, saindo o feretro do Velório Paroquial para o Cemitério Municipal de Santo Antônio de Jesus.

Postado em 17 de Outubro, às 11:07 por Cristóvão Guimarães 0 comentários



UFRB oferta 20 vagas em Curso de Informática Básica para Maturidade

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), torna pública a oferta de vagas para o Curso de Informática Básica para a Maturidade.

Para se inscrever, o candidato deve ter acima de 45 anos e ter disponibilidade de frequentar as aulas presenciais que ocorrerão na cidade de Cruz das Almas. 

No total, são ofertadas 20 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição. O curso tem previsão de início para o dia 23 de outubro e acaba em dezembro de 2018. Será dividido em duas turmas de dez alunos: nas terças-feiras, das 16 às 18 horas, e nas quintas-feiras, das 10 às 12 horas.
Para mais informações: (75) 3621-4315.

Postado em 16 de Outubro, às 16:21 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Com programação educativa e artística, HRSAJ comemora mês das crianças

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) celebrou, na última semana, o mês e o dia dedicado às crianças (12). Para isso, a unidade desenvolveu atividades educativas e lúdicas com apresentações de teatro, contação de histórias, músicas, brincadeiras e exposição interativa com tema circense.

Além da criançada, a programação, que aconteceu nas unidades de internação da Clínica Pediátrica, de Tratamento de Queimados (UTQ) e Unidade de Emergência Pediátrica, contou com a participação de membros da Comissão de Humanização e profissionais como psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros.

Pais e acompanhantes também fizeram parte dos momentos de descontração.

Conforme a gerente de enfermagem e integrante da Comissão de Humanização, Edna Aquino, a atividade buscou levar alegria para as crianças internadas e chamar atenção sobre os cuidados necessários com elas.

“Essa ação tem o poder de transformar uma sala de espera silenciosa, tensa e preocupada em um espaço dinâmico, acolhedor e feliz graças à alegria emanada pelos palhaços, tema central da comemoração deste ano.

De modo geral, também melhora a estadia das crianças, tornando mais confortável e melhorando suas relações com os familiares, profissionais de saúde e ambiente hospitalar”, afirmou. 

Postado em 16 de Outubro, às 15:56 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Próximo

Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 20/10/2018 08:53