Notícias

Viatura da Guarda Municipal de Brejões ganha nova identificação e facilitará os trabalhos

A Guarda Civil Municipal de Brejões é totalmente equipada para ajudar no combate à criminalidade e na preservação do patrimônio público municipal.

A Guarda possui viatura padronizada, mais um carro de apoio e duas motos, equipamentos de segurança, e um efetivo de 15 homens concursados que trabalham no plantão de 24 horas, semelhante ao plantão policial. A viatura recebeu uma nova plotagem.

A guarda Civil foi colocada nas ruas para fazer rondas nas escolas e outros estabelecimentos públicos como hospital, feira livre, e segurança a população da sede, distrito e comunidades rurias do Municipio de Brejões, a ideia principal da corporação é inibir a depredação do patrimônio público, principalmente à noite.

Postado em 21 de Novembro, às 08:58 por Ivanildo Bastos 0 comentários


Polícia Civil de Amargosa deflagra Operação Alambique Legal nesta terça, 20

A Polícia Civil de Amargosa deflagrou nesta terça (20) a Operação “Alambique Legal” e cumpriu mandados de busca e apreensão em alambiques e depósitos de aguardentes de cana, na zona urbana e rural de Amargosa.

A investigação se iniciou há 03 (três) meses, quando foi observada a venda num supermercado na Cidade de Amargosa uma cachaça sem numeração de registro. Logo os investigadores da Delegacia de Amargosa descobriram o local de produção, armazenamento e distribuição do produto, confeccionando relatório de investigação, que embasou a representação pelas buscas e apreensão feita pelo Delegado de Polícia e deferida pelo Juiz Criminal.

A produção estava sendo realizada em alambiques nos povoados no entorno de Amargosa, já o armazenamento e engarrafamento estava sendo feito numa residência, improvisada como depósito de bebida alcoólica, na cidade de Amargosa. O engarrafamento era feito em garrafas de vodka e os rótulos foram produzidos numa gráfica em Santo Antônio de Jesus. Durante as buscas, se observou que o local estava fora dos padrões de armazenamento, limpeza e higiene exigidos. Os alambiques também não possuem dornas de fermentação, sacarímetro, alcoômetros, filtro para partículas sólidas, dentre outros equipamentos mínimos exigidos.

A cachaça falsificada estava sendo vendida em várias cidades da região como Santo Antônio de Jesus, Laje, Varzedo, Santa Inês, dentre outras. A Polícia Civil enviou amostras da cachaça para perícia, a fim de descobrir se a coloração escura era adquirida de forma natural, com o envelhecimento pelo tempo, ou com colocação de produtos químicos.

O acusado irá responder a Inquérito Policial em liberdade.

Postado em 20 de Novembro, às 23:00 por Redação Criativa 0 comentários


Homicídio foi registrado na noite desta segunda-feira em Jiquiriçá

Aconteceu na noite dessa segunda-feira (19) um homicídio na cidade de Jiquiriça, interior da Bahia, distante 257km de Salvador.

A vítima identificada pelo nome de Hélio Cruz Santos, 46 anos, foi alvejado por disparo de arma de fogo na altura do pescoço e não resistiu vindo a óbito no local.

Postado em 20 de Novembro, às 22:22 por Magno Bastos 0 comentários

Cipe Central realiza operação de combate a violência em Brejões

Duas equipes da Cipe Central ( Companhia Independente de Policiamento Especializado) juntamente com a Guarnição da 3ªCia, do 19º Batalhão de Polícia Militar, realiza rondas e abordagens no município de Brejões nesta terça-feira (20) deixando a população com uma sensação de tranquilidade e mais segurança.

As Rondas da Cipe estão sendo realizadas em todo território do município incluindo Distritos e comunidades rurais.

Postado em 20 de Novembro, às 21:59 por Magno Bastos 0 comentários

Resumo da sessão da Câmara de Vereadores de São Miguel em 20 de Novembro

Na noite desta terça - feira (20) aconteceu mais uma sessão na Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel das Matas.

Hoje foi apresentado o Projeto de lei que denomina quadra da Muquiba AFONSO PEREIRA CIRQUEIRA, da autoria do vereador Charles Bomfim e indicação de autoria do vereador Maurício Bigu, que sugere ao executivo apoio para os estudantes universitários para se deslocarem ate as universidades nas cidades vizinhas.


Assista a sessão completa abaixo:

Postado em 20 de Novembro, às 21:40 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Mais casos de envenenamento de animais no centro da cidade de Amargosa

O Grupo de Proteção de Animais de Amargosa recebeu novas denuncias de maus tratos, envenamento e abandono em várias ruas e bairros da cidade.

Joelson Alcantara, um dos protetores de animais em Amargosa, disse que mais um cachorro foi morto por envenenamento, na Av. Lomanto Jr próximo ao Ciretram. Ultimamente vários cães e gatos são encontrados mortos em ruas e residências, vítimas de envenenamento.

Para denunciar, o cidadão de bem pode ligar para o número 153. Outras formas de denunciar é procurando a delegacia do município, o Ministério Público, procurar o setor da prefeitura responsável pela fiscalização e ou procurar o Grupo de Proteção de animais, através do número 75-988097877 ou 75-8891-0425.


De acordo com a Lei Federal 9.605/98 – dos Crimes Ambientais:

Art. 32º - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena: detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.


O grupo de proteção de Animas de Amargosa precisa de ajudar para continuar desenvolvendo o trabalho na cidade. Materiais para construção de uma cobertura para os animais encontrados, principalmente cães e gatos, bem como medicamentos e rações.

Postado em 20 de Novembro, às 18:39 por Magno Bastos 0 comentários

Professora Doutora Diana Melo realiza formação em São Miguel das Matas

Nesta terça-feira (20), a Professora Doutora, Diana Melo, que esteve realizando um trabalho de formação com a equipe interna da secretaria de educação, gestores escolares e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, falou sobre a coragem da gestão municipal em propor uma política pública desta natureza.

Durante o bate papo, vários assuntos foram abordados, dede a Avaliação Institucional realizada nas escolas da rede municipal, o fortalecimento da Gestão Democrática, BNCC e Currículo, Escola sem Partido, foram algus dos temas discorridos durante a conversa que durou mais de vinte minutos.

Assista!!!

Postado em 20 de Novembro, às 17:27 por Magno Bastos 0 comentários

Cavalos desgovernados quase provocam grave acidente no centro de Amargosa

Na manhã desta segunda-feira (19), por muito pouco um grave acidente não acontece no centro da cidade de Amargosa. Segundo relatos de um motorista que preferiu não se identificar, por volta das 07:10 da manhã, quando passava pela Praça Lourival Monte (Um dos mais belos cartões portais da cidade) se deparou com pelo menos cinco cavalos correndo de forma desgovernada no meio da rua.

Ao avistar os animais, o motorista que estava no carro com uma mulher e uma criança de quatro anos relatou para nossa reportagem ter parado o veículo para evitar uma colisão. Foi então que começou a registrar a passagem dos animais e por pouco não flagrou um acidente. Um dos cavalos veio em direção ao carro e por muito pouco não o atingiu. A situação aconteceu em frente a agencia do Banco do Brasil. Os animais seguiram em direção a Praça do Bosque.

Postado em 20 de Novembro, às 13:32 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Prefeitura realiza limpesa da Barragem da Embasa de São Miguel das Matas

Na manhã de segunda-feira (19), a Prefeitura de São Miguel das Matas começou a limpeza da Barragem responsável pelo abastecimento de água na cidade.

A decisão do Poder Executivo em realizar a limpeza da barragem por conta própria foi tomada após visitas feitas pelo prefeito Zé Renato para observar os níveis de água da barragem.

"Mesmo não sendo de responsabilidade do município executar a obra, o Prefeito, decidiu atender as necessidades da população e realizar a limpeza do reservatório", destaca Adriano.

Postado em 20 de Novembro, às 13:03 por Redação Criativa 0 comentários

Plano Unificado da Educação de São Miguel é homologado pelo prefeito

Nesta segunda-feira (19), o prefeito Zé Renato recebeu em seu gabinete a Secretária Municipal, Virgínia Leite de Oliva Quadros e o Secretário de Administração, Cleidson Sala com o objetivo de formalizar a homologação do Plano Unificado de Cargos e Salários dos Servidores da Educação Municipal.

Para o Prefeito, Zé Renato, este é um momento importante para a educação de São Miguel das Matas e da região. “Sabemos que não existem planos com esta formatação na nossa região, o que muito nos orgulha, além do que, para a efetivação dele, contamos com diálogos constantes com a categoria, o que valida a nossa proposta e indica que estamos no caminho certo”.

A Secretária de Educação, Virgínia, lembra que a aprovação do plano, foi fruto de diálogos transparentes e francos. “Nós recebemos a APLB diversas vezes e nos dispomos a todo momento da legitimidade do diálogo por meio da clareza com as informações, sendo possível desburocratizar o diálogo e com isso promover o avanço necessário para a categoria”.

Cleidson enfatiza que quando se há boa vontade entre as partes, o processo flui com naturalidade. “O plano depois de aprovado na câmara agora chega para a sansão do executivo municipal, que ao ser realizado nesta segunda-feira, indica um novo momento dessa gestão, que busca além de valorizar seus profissionais, promover e melhora nas diversas áreas da administração”.

O Plano Unificado de Cargos e Salários dos Servidores da Educação Municipal, estava judiacializado e foi aprovado com as devidas adequações, decorrente de diálogos entre a gestão municipal (executivo) e os profissionais da educação, representados pela Comissão da APLB Sindicato.

Postado em 20 de Novembro, às 11:49 por Magno Bastos 0 comentários

Prefeito de São Miguel das Matas visita nesta segunda-feira obras do PNHR

O Prefeito Zé Renato realizou na tarde desta segunda-feira (19), visitas às obras do PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural, onde o Município, em parcerias com o Governo Federal e coparticipação da IMMEL - Instituto Para Um Mundo Melhor, estão construindo 43 casas na zona rural do município de São Miguel das Matas.

O Prefeito Zé Renato acompanhado do Coordenador de Habitação do Município Lucimar Bonfim Couto estiveram nas comunidades: Riachão,Tabuleiro da Santa,Riacho Alegre, Sucupira, Barra e Serra, onde estão em andamento a construção de 18 casas de um total de 43.

"Foi muito satisfatório acompanhar o andamento das construções, constatamos o bom andamento das obras e principalmente pudemos ver a alegria das pessoas e a satisfação de todos em realizarem o sonho da construção de uma casa em alvenaria", disse o prefeito Zé Renato.

Postado em 20 de Novembro, às 10:41 por Redação Criativa 0 comentários

Mais uma etapa da formação de Secretários Escolares em São Miguel das Matas

A Secretaria de Educação realizou nesta segunda-feira feira dia 19/11 o último encontro de formação para Secretária Escolar. Com o tema: " As relações no ambiente de trabalho".

O formador professor Gilvan Quadros conduziu este momento focando o desenvolvimento de conceitos afirmativos sobre as relações intrapessoais e interpessoais, possibilitando um repensar sobre sobre si mesmo e sobre o outro.

"Foi momento extrovertido porém de muita aprendizagem afinal ficou claro que quanto mais o servidor estiver motivado, melhor será seu desempenho no ambiente de trabalho", ressalta Gilvan.

Ao finalizar as formações deste ano, Gilvan agradeceu a parceria e ouviu das secretárias depoimento de agradecimento e sobretudo de reconhecimento pelos momentos formativos propiciados a elas.

Postado em 20 de Novembro, às 09:49 por Redação Criativa 0 comentários

Niltinho já está a caminho de Brumado acompanhado de Cosmão e Danilo

Niltinho saiu de São Miguel das Matas, dia 04 de novembro carregando consigo uma Cruz, com destino a Bom Jesus da Lapa, distante 600 quilomentros.

Durante a caminhada ele recebe a presença de amigos de diversas cidades da região e de conterrâeos.

As pausas para dormir e descansar, são essencialmente necessárias para que ele possa se recuperar da andança que além das bolhas nos pés, causam também inchaços.

Josenilton Ribeiro dos Santos, tem 36 anos, já completou metade do percurso da caminhada.

Nesta terça-feira (20), ele deixou o Distrito de Sussuarana, município de Tanhaçu e segue com destino a Brumado, acompanhado dos miguelenses, Cosmão e sua esposa e Danilo.

Postado em 20 de Novembro, às 09:22 por Magno Bastos 0 comentários

Crianças e adolescentes miguelenses participam de aula especial de Karatê em Ituberá

Ocorreu, no dia 18 de novembro de 2018, no município de Ituberá - BA, uma aula especial para as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - KARATÊ, com avaliação e premiação nas modalidades de Kata e Kumite.

Participaram 38 crianças e adolescentes que fazem parte do SCFV do Cras São Miguel das Matas.

Postado em 19 de Novembro, às 22:26 por Redação Criativa 0 comentários

Animais soltos estão cada vez mais frequentes nas ruas de Amargosa

Na manhã de hoje, 19 de novembro de 2018, foram avistados dois equinos no centro da cidade de Amargosa. Os animais estavam soltos e caminhando livremente em um dos principais pontos turísticos da cidade jardim, reconhecida por possuir uma das mais belas paisagens do estado.

O decreto nº. 044 de 06 de abril de 2017 estabelece procedimentos para recolhimento e resgate de animais que estejam soltos em vias e logradouros públicos, onde os mesmos podem proferir perigo aos pedestres e ao transito local possibilitando acidentes.

Postado em 19 de Novembro, às 22:00 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Acidente na noite desta segunda-feira na localidade do Capão em Laje

Um jovem identificado pelo prenome de  Edmilson foi vítima de um acidente na BR 101 na localidade do Capão, zona rural o município de Laje.

Ele era morado da comunidade da Gameleira e ao trafegar com sua motocicleta colidiu com o fundo de um caminhão.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 foi acionado e depois de realizar os procedimentos o transferiram para o HRSAJ.

Postado em 19 de Novembro, às 20:51 por Magno Bastos 0 comentários

Morador denuncia lixo na entrada do aterro sanitário de Amargosa

Nesta segunda - feira (19) um morador de Amargosa, denunciou as condições do aterro sanitário do município ao passar em frente ao local. Ele flagrou vários lixos espalhados na entrada, bem distante do local correto de decomposição dos resíduos.

"É um absurdo um negócio desse." Disse o morador, que ainda flagrou vários animais circulando o local, como cachorros, mosquitos e insetos em geral. O aterro fica as margens da BA 046, estrada que liga o município vizinho de Milagres.

O aterro sanitário é construído em grandes extensões de terra e longe dos centros urbanos. É o local onde é destinado os resíduos sólidos gerados pelos moradores das cidades. Este espaço é composto por resíduos domésticos, comerciais, industriais, de construção e também com origem nos resíduos gerados no esgoto.

Uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis.

Importante ressaltar que todo o limite do aterro deve ser cercado, impedindo entrada de estranhos e animais. Mais informações no Link...

Postado em 19 de Novembro, às 20:16 por Ivanildo Bastos 0 comentários


Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 21/11/2018 10:59