Notícias

Cetep Vale do Jiquiriçá com sede em Amargosa oferece cursos profissionalizantes

O colégio Cetep Vale do Jiquiriçá que fica em Amargosa está ofertando cursos profissionalizantes subsequente ao ensino médio para aqueles que já concluíram, tendo em vista, formar profissionais aptos para mercado de trabalho que a cada dia está mais disputado.

Os cursos ofertados para 2019 são técnico em administração (noturno), técnico em edificações (noturno) e técnico em nutrição (vespertino), todos com duração de 01 ano e meio.

As inscrições poderão ser feitas no site www.educacao.ba.gov.br no período de 17 a 21/01/2019, sendo que o resultado sairá no dia 23/01 e a matrícula no dia 30 de Janeiro de 2019.

Postado em 16 de Janeiro, às 22:25 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Miguelenses fazem tour pela Arena das Dunas em Natal no Rio Grande do Norte

Na manhã desta quarta-feira (16), três famílias de São Miguel das Matas que estão viajando a passeio para o Rio Grande do Norte realizaram uma visita na Arena das Dunas, estádio de futebol construído para a Copa do Mundo que aconteceu no Brasil.

Arena das Dunas (ou Arena Marinho Chagas) é um estádio multiúso localizado na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

Além de partidas de futebol, o complexo tem a capacidade de abrigar eventos de grande porte, exposições e lojas comerciais.

A estrutura foi inaugurada em 22 de janeiro de 2014, depois de 29 meses de obras, no lugar do Estádio João Machado.

Postado em 16 de Janeiro, às 13:03 por Magno Bastos 0 comentários

Festa do Bonfim em Salvador é celebrada por adeptos de outras religiões

A imagem do Cristo Crucificado sai em cortejo da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no Comércio, até a Basílica no alto da Colina Sagrada, na Cidade Baixa. Mas, são mulheres - e alguns homens - vestidas com as indumentárias e carregando outros símbolos das religiões de matriz africanas, como a quartinha de barro, que se tornaram a representação da Lavagem do Bonfim.

O cortejo, que abre oficialmente o calendário de festas populares da Bahia, reúne fiéis das duas religiões. Tem católico que para pagar a promessa se veste de 'baiana' e participa da lavagem das escadarias, e candomblecista que sai cedo de casa para assistir à missa e manter o compromisso com Oxalá. 

De acordo com o historiador Ordep Serra, o ato de lavar a igreja faz parte dos ritos católicos que pregam a humildade. "Os nobres faziam esses atos como sacrifício, penitência. A princesa Isabel inclusive fez uma promessa de lavar uma igreja aqui no Brasil. Era pensando como um gesto de humildade", explica.

Com a forte influência do candomblé no país, o ato de lavar as igrejas teve uma nova interpretação.  "Esse rito [a lavagem das escadarias da Igreja] foi reinterpretado aqui na Bahia, com base em uma coincidência sincrética. Senhor do Bonfim é o filho de Deus, e foi associado com  Oxalá, o filho do Deus supremo para os iorubás. Na  cidade de Ifé, na Nigéria,  ele é venerado em uma colina, considerado o umbigo do mundo. E a Igreja do senhor do Bonfim fica em uma colina também", informa.

Respeito às crenças

O cortejo da Lavagem do Bonfim é  marcado pela mistura do sagrado com o profano e o convívio de católicos e candomblecistas. E até mesmo adeptos de outras religiões.

Responsável pela Basílica do Senhor do Bomfim, Padre Edson define a festa como um acontecimento na cidade que possibilita encontros. "É um momento de integração, um acontecimento que deixa  lição de diálogo religioso", diz. 

Mãe Jaciara Ribeiro, ialorixá do terreiro Abassá de Ogum, cobra respeito às diversas manifestações religiosas. "A subida à colina é para agradecer a Senhor do Bonfim. Nosso culto à Oxalá é feito no terreiro. É importante separar as coisas".

Postado em 16 de Janeiro, às 12:15 por Magno Bastos 0 comentários

Fotógrafo Rui Rezende registra imagens da região do Timbó para livro sobre Amargosa

O fotógrafo Rui Rezende, esteve na semana passada registrando algumas imagens que vão compor um livro com os atrativos naturais, fotos antigas, das pessoas, das  profissões, personalidades, povoados, dentre outros. Ele esteve na região do Timbó e acompanhou o ponto de capitação de água para a cidade de Amargosa, a mata atlântica que ainda resta na região e o monumento principal que é o pé de jequitibá, fazendo o percurso pela trilha do Timbó.

"Eu não poderia ser fotógrafo do mundo sem antes ser da minha terra, minha cidade que tenho uma paixão muito grande e felizmente as pessoas gostam do meu trabalho. A idéia de que santo de casa não faz milagres, graças a Deus comigo isso não funciona."Disse Rui.

Rui ainda falou que este ano ele completa vinte anos como fotógrafo e será uma oportunidade ideal. "Como presente de aniversário de vinte anos de trabalho a gente vai fazer este livro por que graças a Deus estou indo cada vez mais para lugares mais distantes e a idéia de ser Amargosa a nossa casa e você pensando que pode fazer a qualquer momento."

Rui Rezende quando fazia fotos das belezas naturais de Amargosa se deparou com extração ilegal de madeira e cortes de árvores naquela região. Por ser uma área de preservação ambiental na região do Vale do Jiquiriçá e Recôncavo Sul, aquela área não deveria ser explorada com derrubada de árvores e retirada de madeira para comercialização. É necessário maior fiscalização dos órgãos ambientais.

Várias fotos e imagens foram feitas com a lente especial de Rui, tanto no chão ou aéres feitas pelo drone e a Criativa On Line acompanhou todos os bastidores.


Veja abaixo a matéria completa:

Postado em 16 de Janeiro, às 12:02 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Com Josa expulso, time do Náutico decepciona em estreia na Copa do Nordeste

A tão almejada estreia da Copa do Nordeste chegou com um sabor amargo para o Náutico, na noite desta terça-feira (15). A partida contra o Fortaleza marcava, além do início do certame nordestino, a retomada de jogos oficiais no estádio dos Aflitos. O Náutico foi dominado e viu o adversário sacramentar o placar de 3x1. 

O JOGO
A vitória do Fortaleza começou a se desenhar aos trinta e cinco segundos de partida, quando Tinga lançou para o atacante Júnior Santos, que passou por dois zagueiros e pelo goleiro Luis Carlos, antes de mandar a bola para as redes, abrindo o marcador. Mesmo após o susto com o Náutico criava boas oportunidades, mas pecava nas finalizações. Enquanto o Fortaleza arriscava mais com os contra ataques, que também não levavam muito perigo a meta alvirrubra.

O jogo seguia sem muitas oportunidades efetivas para os dois lados, quando aos dezessete minutos, Josa, levou cartão vermelho. Ele já havia levado um amarelo também por estar reclamando enquanto Marcelo Boeck estava sendo atendido. As reclamações não pararam e o volante alvirrubro saiu de campo mais cedo. Mesmo com um atleta a menos em campo e o placar negativo, era o Náutico quem dominava as ações.

Os times voltaram mais equilibrados para o segundo tempo. O Náutico continuava indo pra cima do Fortaleza, mas ainda faltava o toque para gol. Aos vinte e nove minutos, Júnior Santos ampliou para o time cearense. Depois de cobrança de escanteio, a defesa falhou e a bola sobrou livre para o atacante finalizar e marcar o segundo gol dele. E não demorou muito para que o marcador mudasse novamente em favor do Fortaleza. Edinho cruzou e Ederson apareceu para balançar as redes e aumentar ainda mais a vantagem em cima do Náutico. 

Só aos quarenta minutos, o Náutico conseguiu diminuir o placar. Após de falha de Boeck, Wallace Pernambucano fez o gol de honra para o Timbu.  

Início tímido
A partida marcou a estreia de Jorge Henrique no time pernambucano. Considerado a principal peça do elenco, o atleta teve um desempenho muito abaixo do que a torcida esperava. Foram poucas as chegadas ao ataque. Ele que foi apresentado recentemente, chegou com status de “estrela”, suprindo a lacuna deixada por Ortigoza como a grande referência do time. 

Postado em 16 de Janeiro, às 11:05 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Desligamento programado de energia neste sábado na cidade de Jiquiriçá

A Coelba informa à população de JEQUIRIÇÁ que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica neste sábado dia 26 de Janeiro de 2019 das 09h 00min às 15h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:

FAZENDA ALTO DA PIQUIA, FAZENDA RIO DAS VELHINHAS, FAZENDA SENHOR DO BONFIM, POVOADO SERRARIA II, POVOADO VELHINHAS, RODOVIA BR 420 KM 38 TRECHO JEQUIRIÇÁ, RUA RIO DAS VELHAS, RUA RIO DAS VELHINHAS SERRARIA II, RUA RIO DAS VELHINHAS, .

 

 

 

Postado em 16 de Janeiro, às 09:20 por Toy Guimarães 0 comentários

72% da BA-026, Amargosa e Santo Antonio de Jesus já foi executada

A pavimentação em aproximadamente 45 km da BA-026, entre Santo Antônio de Jesus e Amargosa, está em andamento e 72% da obra já foi executada. 

O serviço vai atender 86 mil moradores de Elísio Medrado, Muniz Ferreira, São Miguel das Matas e Varzedo, junto com Santo Antônio de Jesus e Amargosa. O escoamento da produção agrícola e a pecuária também serão contemplados com a intervenção na rodovia. 

Postado em 15 de Janeiro, às 21:41 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Mostra de cinema chega a Amargosa nesta quarta-feira (16) com o filme “1798 - Revolta dos Búzios”

O município de Amargosa recebe nesta quarta-feira (16), no plenário da câmara de vereadores, a primeira edição da mostra de cinema PROJETANDO, com o documentário "1798: REVOLTA DOS BÚZIOS", dirigido por Antônio de Olavo. A exibição faz parte do Circuito Luiz Orlando e chega a Amargosa através do projeto Escolas Culturais. O filme aborda questões históricas do período colonial do Brasil e tem como proposta possibilitar aos participantes da atividade uma reflexão sobre sua própria cultura e história, despertando também a reflexão sobre os dias atuais.

O projeto Escolas Culturais tem o objetivo de apresentar mensalmente filmes nacionais de forma gratuita, para o maior número de pessoas possível. Ao final de casa sessão, serão realizados debates em torno da obra cinematográfica tanto técnica, quanto estética.

A mostra é uma ação do Governo do Estado da Bahia, resultante da iniciativa interinstitucional entre as Secretarias de Cultura, Educação e Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. O projeto Escolas Culturais compõe os programas “Educar para Transformar” e “Pacto pela Vida”, implementado em 85 municípios do Estado, distribuídos nos 27 territórios de Identidade. A ação está sendo implantada em Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino, com o objetivo de dinamizar a cultura nos territórios de identidade e incentivar o uso da escola como equipamento cultural e de interação social.

O Projeto visa ainda colaborar com a redução dos índices de vulnerabilidade infanto-juvenil, violência e a evasão escolar.

Vale ressaltar que o evento é gratuito e acontece nesta quarta-feira (16), a partir das 19h, na Plenária da Câmara Municipal de Vereadores de Amargosa. O debate pós-exibição será conduzido pelo professor e filósofo Salvador Miranda. A atividade musical contará com a participação do músico e jornalista Jadson Ribeiro.

Postado em 15 de Janeiro, às 19:09 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Motociclista fica ferido após acidente na BA 540 entre Amargosa e Mutuípe

Na noite desta segunda - feira (14) um motociclista ficou ferido após ser atropelado por um veículo ainda não identificado, na BA 540, entre Amargosa e Mutuípe no território de identidade do Vale do Jiquiriçá.

Um vídeo foi divulgado pelas redes sociais e mostrou o momento em que o motociclista estava sendo socorrido por uma equipe do SAMU. De acordo com informações ele teve fraturas nas pernas.

O motorista do veículo envolvido no acidente ainda não foi identificado.

Postado em 15 de Janeiro, às 18:26 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Desligamento programado de energia na na próxima terça-feira em Ubaíra

A Coelba informa à população de UBAÍRA que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta terça dia 22 de Janeiro de 2019 das 09h 00min às 15h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:

FAZENDA ATICUM, FAZENDA BAIXINHA, FAZENDA BOA SORTE, FAZENDA CALIFÓRNIA, FAZENDA JACUBA, FAZENDA MURITIBA, FAZENDA RANCHO VELHO, FAZENDA RIACHÃO, FAZENDA RIACHÃO DAS PEDRAS, FAZENDA RISADA, FAZENDA SERRA NEGRA, POVOADO COMUNIDADE DA MURITIBA, POVOADO JACUBINHA, RUA ALTO DA LAGOINHA, RUA BAIXINHA.

Postado em 15 de Janeiro, às 17:00 por Toy Guimarães 0 comentários

Grupo de Elísio Medrado bate recorde de visualizações em vídeo sobre feminicídio

A página Jovens em Rede é formada por um grupo de jovens do município de Elísio Medrado aonde produzem vídeos com diversos temas e publicam no Facebook, o grupo foi criado em 2017 e a página já passou dos 8 mil seguidores.

Embora o grupo seja composto por uma comissão com 9 jovens, o grupo é aberto, e qualquer um pode participar das gravações, como sugerir temas para as curtas metragens.

A primeira produção de 2019 abordou o tema feminicídio, e para o diretor e editor dos curtas Maicon Santos, não poderia iniciar o ano com um tema diferente, “Infelizmente começamos o ano com uma onda de violência contra as mulheres, um número alto de vítimas de feminicídio, todas as mídias estão se manifestando sobre o assunto, e também tivemos que contribuir para alertar as pessoas que as vítimas dessas histórias não tem final feliz.”

O vídeo foi publicado na página neste sábado, dia 12 de janeiro, e em menos de 48 horas já passou de 170 mil visualizações, com mais de 5 mil compartilhamentos, batendo o recorde da página que era do videoclipe da música gospel Alellujah (Aleluia), de Nil Barreto, com 77 mil visualizações e 1800 compartilhamentos.

Postado em 15 de Janeiro, às 16:58 por Magno Bastos 0 comentários

Péssima qualidade de internet irrita usuários em Elísio Medrado

As reclamações são constantes em relação a qualidade da internet oferecida pelos provedores na sede e zona rural de Elísio Medrado.

Falta de suporte técnico, quaedas constantes e lentidão são um dos problemas como bastantes e que não são resolvidos.

Nesta terça feira, 15 vários usuários estão entrando em contato com a nossa redação para registrar a insatisfação com o serviço com uma lentidão muito grande. Quem precisa dos serviço para trabalho sofre com a péssima qualidade.

Quando o usuário liga para reclamar, o que ouve dos atendentes é que está com queda e a velocidade está normal, mas o problema sempre acontece, sem contar que muitas vezes ninguém atende a ligação, principalmente a noite e nos finais de semana.

“Pago por um plano de 9 megas de fibra ótica e está pior do que a antiga internet que usava, isso me deixa revoltado”, relatou um usuário.

Postado em 15 de Janeiro, às 16:54 por Magno Bastos 0 comentários

Promotor diz que Cachoeira dos Prazeres em Jiquiriçá continua interditada

Após denúncias de que o a Cachoeira dos Prazeres localizada no Vale do Jiquiriçá estaria sendo utilizada, o promotor de justiça Dr. Julimar Barreto informou que o ponto turístico ainda está interditado pela justiça.

“Era para a polícia militar fazer a fiscalização desse local.A Cachoeira dos Prazeres ainda está interditada porque a prefeitura não colocou em execução o projeto urbanístico daquele espaço”, diz o promotor que ainda enfatiza que grande parte da população se queixava da falta de segurança e de placas de sinalizações, sujeiras, acidentes, ausência de salva vidas (…), problemas esses que levou ao fechamento do local. A Cachoeira foi fechada para obrigar o município a se adequar; para que ele estabeleça local para praça de alimentação, de estacionamento dos ônibus e uma quantidade máxima para evitar os transtornos que haviam para toda população.

“Na verdade o município de Jequiriçá não recebia benefício quase nenhum; as pessoas iam lá, levavam sua comida, sua bebida, faziam poluição sonora, prejudicando até o hotel que já estava para fechar devido ao incomodo”, esclarece.

Segundo o promotor Julimar, a gestão já apresentou ao Ministério Público um projeto com as solicitações, porem a falta de verba ainda é um dos motivos no qual não foi executado. “O que ficou prometido é que não demoraria muito, então vamos cobrar para colocar em prática isso”, disse ele.

Postado em 15 de Janeiro, às 12:40 por Magno Bastos 0 comentários

Reportagem da Criativa On Line registra Ao Vivo Igreja Matriz de Jiquiriçá

O repórter Magno Bastos da Criativa On Line registrou na manhã desta terça - feira (14) através de transmissão ao vivo, a Igreja Matriz do Senhor do Bomfim em Jiquiriçá.

O tradicional Novenário preparativo começa no próximo final de semana, nesta sexta-feira (19). O padre José Edson coordena aquela paróquia.

O Padre José Edson Barros segue para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Varzedo no mês de Fevereiro.

Assista abaixo:

Postado em 15 de Janeiro, às 12:30 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Desligamento programado de energia nesta quarta-feira em Mutuípe

A Coelba informa à população de MUTUÍPE que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta quarta dia 16 de Janeiro de 2019 das 09h 00min às 15h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:

RUA CLEMENTINO SANTOS, RUA CONSELHEIRO RODOLFO REBOUÇAS, RUA HONÓRIO RIBEIRO COSTA, RUA JOANA ANGÉLICA, RUA PROFESSOR LIDIO SANTOS. 

 

 

Postado em 15 de Janeiro, às 11:56 por Toy Guimarães 0 comentários

Tomate com formato diferente chama atenção de moradores em Amargosa

Alguns tomates com formato diferente estão chamando a atenção de moradores da região do Alto Seco, zona rural de Amargosa.

De acordo com moradores, ainda não havia sido visto nenhum legume igual e tem despertado a atenção de todos.

As imagens foram enviadas para a nossa redação e além de serem compridos são maiores dos que são vendidos nas feiras-livres e supermercados.

Através de pesquisas, ainda não foi possível identificar o tipo de tomate que nasceu nas plantações e que é cultivado naquela região.

Postado em 15 de Janeiro, às 11:00 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Desligamento programado de energia no próximo sábado na cidade de Laje

A Coelba informa à população de LAJE que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica neste sábado dia 19 de Janeiro de 2019 das 09h 00min às 15h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:

AVENIDA JOSÉ AUGUSTO SAMPAIO, LOTEAMENTO BASÍLIO CAPISTANO, LOTEAMENTO DE AUREA, LOTEAMENTO EXPANSÃO, RUA DO PENEDO, RUA LEAL ARGOLO, RUA LOMANTO JÚNIOR.  

 

Postado em 15 de Janeiro, às 07:05 por Toy Guimarães 0 comentários

Barragem na Sete Voltas, zona rural de Amargosa é opção para o Verão

Uma barragem na região das Sete Voltas, divisa com o Alto Seco, zona rural de Amargosa, é uma boa opção para este verão.

De acordo com moradores que enviaram imagens para nossa redação, a barragem é bem protegida por matas ciliares, bom acesso onde pode ir andando. Água com profundidade adequada para banho.

A região de Amargosa tem locais muito bonitos, mas pouco explorados para o turismo na região.

Postado em 14 de Janeiro, às 19:47 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Assista Live Direto da Redação com Ivanildo Bastos nesta segunda - feira, 14

O Programa Direto da Redação desta segunda-feira (14) contou com diversas informações e dentre elas, vídeos de um acidente grave que acontreceu em Teolândia, entrevistas na Posse do Padre Cristóvão Brito, internauta homem grava vídeo alertando para perigo das drogas, curiosidades dos internautas, tempo e temperatura em várias cidades da região, acidente na BA 539 em São Miguel das Matas, Barragem das Sete Voltas em Amargosa, opção de lazer neste verão, dentre outras notícias.

Postado em 14 de Janeiro, às 19:02 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Cortejo da Lavagem do Bonfim 2019 em Salvador contará com 42 entidades

Ao completar 265 anos e com o tema “Jesus, o amado Senhor do Bonfim, é a nossa paz”, a tradicional Lavagem do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (11), contará com 42 entidades cadastradas junto à Empresa Salvador Turismo (Saltur) que vão integrar o desfile entre a Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, até a Colina Sagrada, no Bonfim. 

O desfile será realizado após a cerimônia inter-religiosa, que será iniciada às 8h, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. A celebração será conduzida pelo padre José Ribamar e representantes de diversos segmentos religiosos vão se unir em oração pela paz. Prevista para as 9h30, a saída das entidades acontecerá por ordem de chegada. O ponto de concentração e partida será na Avenida Contorno.

Diversão – Dentre as entidades tradicionais como o Ilê Aiyê e Filhos de Gandhy, desfilam também na Lavagem do Bonfim bloquinhos formados por grupos de pessoas que queriam acompanhar o cortejo de uma forma mais animada. É o caso de 50 amigos que, por muitos anos, se encontravam no bairro do Comércio para acompanhar a lavagem. Decidiram então formar o “Bloquinho da Fé” que, pelo primeiro ano, participará do desfile para celebrar a alegria e a amizade durante o circuito.

Um dos responsáveis pela criação, o despachante aduaneiro Denilson Pereira, 38 anos, conta que todos estão ansiosos e estão trabalhando para ser um dia bem divertido. “Contratamos uma fanfarra e fizemos até uma camisa com o nome do bloco para ficar bem organizado. É uma experiência nova para todos nós. Estamos muito animados!”, declara.

Pelo terceiro ano consecutivo o DJ Márcio Barboza, 37 anos, levará para a lavagem o “Andarilho da Folia”, um veículo modelo Toller que foi transformado em um nanotrio. Durante o percurso, o DJ vai tocar músicas dos anos 1980 e 1990 para exaltar a ancestralidade do povo baiano. “Sentia falta de um DJ em uma festa de largo e tive a ideia de participar da Lavagem do Bonfim. É uma energia inexplicável estar nesta festa. Ver pessoas de todas as idades dançando e sendo feliz, não tem preço”, afirma.

Postado em 14 de Janeiro, às 17:36 por Magno Bastos 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Baixo Sul Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 17/01/2019 01:48