Notícias

Senhor que fez cirurgia do coração em Conquista morre no ônibus em Brumado

Na tarde desta quinta-feira (21), um senhor de aproximadamente 60 anos de idade, cuja identidade ainda não foi divulgada, morreu dentro de um ônibus da empresa Novo Horizonte, em Brumado. Segundo informações preliminares passadas ao Agora Sudoeste, o homem é natural de Caetité e há 60 dias realizou cirurgia de coração.

Ele estava em Vitória da Conquista, onde realizou revisão do procedimento, e seguia de ônibus de volta para sua cidade natal. De acordo com informações de passageiros, em Anagé o senhor, que estava acompanhado do filho, chegou a descer para tomar café.

Ele seguiu viagem dormindo, mas em Brumado os passageiros perceberam que algo estaria errado e chamaram o filho que estava sentado em uma poltrona ao fundo do senhor. O Samu 192 foi acionado e a morte constatada ainda no ônibus. O corpo foi encaminhado ao IML para os procedimentos necessários.

Postado em 21 de Março, às 16:23 por Yago Lázaro 0 comentários

Manoel Gusmão é o olho da Criativa em Vitória da Conquista e região

Nesta quarta-feira (20), Manoel Gusmão, conversou um pouco sobre a cidade de Vitória da conquista e a importância que a metrópole tem para a região.

Ele é o representante da Criativa On Line na cidade e no Território e na oportunidade contou um pouco de sua experiência profissional e sobre seu foco no social.

Durante a entrevista, Manoel Gusmão relacionou alguns pontos importantes da cidade, no entorno de onde estava sendo realizada a entrevista.

Postado em 21 de Março, às 10:48 por Magno Bastos 0 comentários

Confira os melhores momentos de Vitória da Conquista e Bahia de Feira

 
Postado em 21 de Março, às 08:50 por Manoel Gusmão 0 comentários

As 3 Peneiras da Sabedoria

Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:

– O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
– Três peneiras? – indagou o rapaz.

– Sim! A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, mas não tem certeza da sua veracidade, a coisa deve morrer aqui mesmo.

– Suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?

– Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE.

Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

Arremata Sócrates:

– Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo!

 

Postado em 21 de Março, às 08:29 por Manoel Gusmão 0 comentários

Familiares de mulher grávida em Vitória da Conquista pedem socorro

O Familiares de uma mulher grávida, em Vitória da Conquista, fazem um apelo para obter atendimento.

Segundo a irmã, a grávida esteve no Hospital Esaú Matos e retornou para a casa, por recomendação médica.

Mas, de acordo com familiares, a futura mamãe precisa fazer uma cesariana, e não um parto induzido.

“Estamos com medo, porque minha irmã perdeu muito líquido e precisa com urgência desse procedimento. Estamos procurando a imprensa para fazer um apelo”, disse a irmã, Ariane Dias.

Ainda essa semana a futura mamãe deverá retornar a unidade hospitalar.

Postado em 21 de Março, às 08:14 por Manoel Gusmão 0 comentários

Telhado do mercado do Distrito de Bate Pé em Vitória da Conquista desaba

Parte do teto do “Mercadão” de Bate-Pé, desabou nesta manhã de quarta (20). No momento do acidente não havia ninguém no local.

O local também é utilizado para a realização de diversos eventos durante o ano.

Segundo moradores, o poder público já havia sido alertado para a situação crítica do local.

Postado em 20 de Março, às 17:53 por Manoel Gusmão 0 comentários

Em Vitória Conquista muitos tiros e jovem baleado na cabeça

Um jovem foi baleado na cabeça na tarde de hoje (quarta-feira) no Bairro Cidade Modelo, em Vitória da Conquista.

Equipes da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar estão no local averiguando a situação.

O nome da vítima não foi divulgado.

Já já mais informações.

Postado em 20 de Março, às 17:48 por Manoel Gusmão 0 comentários

Em Vitória da Conquista oponentes batem boca na tribuna da camara

Na manhã desta sexta-feira (20), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) foi palco de discussões e ânimos exaltados. Durante seu pronunciamento, o líder do Governo Herzem, o vereador Jorge Bezerra (SD) ficou descompensado com as críticas a gestão municipal, realizadas pelos edis que o antecederam, e acabou atacando demasiadamente os oponentes e o ex-vereador Ricardo Babão, que estava na plateia. Babão retrucou e acabou gerando princípio de confusão. Bezerra e Babão disputam votos no bairro Ibirapuera.

Em defesa do Governo Herzem, Bezerra chegou a afirmar que todo os problemas do município foram deixados pela gestão passada, e que ele votou a favor da municipalização da saúde em 1997. Este é o primeiro mandato do edil, logo ele não participou da votação porque não era vereador na época.

A discussão aumentou quando o líder do governo acusou o ex-vereador Ricardo Babão de compra de votos. Babão retrucou e afirmou que o Bezerra sorteava caixas d’água durante a campanha eleitoral. O vereador ficou bastante irritado e aumentou o tom de voz durante o bate boca.

O presidente da CMVC, o vereador Luciano Gomes (PR) tentou conter os ânimos e solicitou que Babão se retirasse do plenário. Veja o vídeo completo da discussão:

 

 

A versão de Babão – Em entrevista, Ricardo Babão contou que não saiu da Câmara e relatou que Bezerra fica incomodado com sua presença nos lugares porque os moradores do Ibirapuera pedem: Volta Babão.

“Toda vez que eu chego na Câmara o vereador se sente incomodado comigo e tenta me desqualificar das piores maneiras”, contou o ex-vereador.“Ele vai falado inverdades, inverdades e a gente vai segurando. Aí ele começou a falar inverdades do Governo Guilherme, que todo sabe que foi um governo sério e que trabalhou pela cidade. Sei que o regimento interno não permite que a plateia se manifeste, mas no momento eu desabafei e fui falar umas verdades para ele. Ele não gostou, ficou nervoso e ficou falando de lá e eu de cá”, contou.

Babão fez sérias críticas a Bezerra e a gestão municipal: “ Ele fica falando que é um vereador honesto, ele sabe que isso não é verdade. Ele dá caixa d’água para compra de votos, ele dá exames, ele paga exames”, citou. “ Estão fazendo um péssimo governo, e não tem um vereador com capacidade, que conheça a política e Conquista, para fazer defesa e achou esse rapaz (Bezerra). Eu fico até com pena às vezes, ele é um ignorante que não trata as pessoas com respeito”, disparou.

O ex-vereador contou também que não saiu da Câmara, como o solicitado pelo presidente. “Não teve briga, a discussão não avançou. Eu não fui expulso e não saí porque a Câmara é onde Ricardo Babão precisa estar”, disse. “Eu incomodo o vereador Bezerra porque o povo me pede para voltar. As pessoas que votaram nele, e ele virou as costas, estão pedindo para eu voltar”, frisou.

Ouça a entrevista concedida por Ricardo Babão;

 

 

 

Postado em 20 de Março, às 17:30 por Manoel Gusmão 0 comentários

Luciano Gomes conta sobre bate-boca na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista

Durante a discussão, o presidente da Casa, Luciano Gomes (PR) chegou a solicitar que Babão se retirasse do plenário. Após o episódio o presidente explicou sua postura em defender o regimento interno da CMVC e a imunidade parlamentar dos vereadores.


“O regimento é bem claro: é de livre acesso a participação popular durante as sessões. Mas diz também que as pessoas precisam acompanhar em silêncio, respeitando o contraditório. As pessoas não podem se manifestar nem com gritos, muito menos com xingos ou agressões aos vereadores”, esclareceu Luciano.

Luciano reforçou seu posicionamento em defesa do vereador que estava com a palavra, citando a lei de imunidade parlamentar. “As pessoas precisam entender que na tribuna o parlamentar tem imunidade parlamentar para falar o que ele achar que tem que falar. Quando o povo elege o vereador, dá a ele essa prerrogativa de falar o que ele quiser”, frisou.

O presidente da Casa chegou a afirmar também que a discussão foi iniciada por Babão. “As agressões não partiram do vereador, partiram do popular. Então ele precisava respeitar o vereador como todos que estavam no recinto”, disse.

Postado em 20 de Março, às 17:22 por Manoel Gusmão 0 comentários

Articuladora Conviva na Bahia fala com DMEs em Vitória da Conquista

Durante a reunião da Diretoria Ampliada da UNDIME Bahia que acontecem em Vitória da Conquista, a Articuladora do Conviva na Bahia, Zuma Castro, discorre para os DME’s presentes no encontro sobre a pauta para o Fórum Estadual da UNDIME Bahia.

“Existe um esboço pronto da programação, mas precisamos ouvir os Dirigentes Municipais na construção definitiva desta pauta, pois o foco do Fórum é proporcionar a ampliação das discussões das políticas públicas que emergem do chão da escola e acontecem nos municípios”, destaca.

Zuma ainda acrescenta que o olhar do Dirigente Municipal de Educação é muito importante. “Fazer o dever de casa é fundamental, o levantamento de demandas para que em momentos oportunos, e o Fórum é um deles, precisa ser exercitado”.

Postado em 20 de Março, às 11:55 por Magno Bastos 0 comentários

Presidente da UNCME participa de Encontro da UNDME em Vitória Conquista

A Presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação - UNCME na Bahia, a Professora Gilvania Nascimento, participou da reunião que acontece em Vitória da Conquista, com a Diretoria Ampliada da UNDIME, por meio de uma Hangouts.

Ela falou sobre os trâmites do Currículo Base da Bahia que já foi protocolado no Conselho Estadual de Educação - CEE, que está sendo avaliado juntamente com  UNCME.

“Não temos ainda uma data definitiva para que esse documento referência seja aprovado e retorne ao estado e por consequência aos municípios, mas asseguramos que os estudos já começaram e estão acontecendo dentro do regime de trabalho do Conselho Estadual”, ressalta.

A Professora Gilvania ainda lembrou que durante o Fórum Estadual da UNCME, outros esclarecimentos à cerca dos currículos serão acrescidos. “Contamos com apoio da UNDIME nestas discussões e nos colocamos também a inteira disposição dos dirigentes municipais”.

Postado em 20 de Março, às 11:34 por Magno Bastos 0 comentários

Em Vitória da Conquista, Presidente da UNDIME fala sobre o Fórum Estadual

Nesta quarta-feira (20), o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da UNDIME Seccional Bahia está em Vitória da Conquista, Território Sudoeste, participando de uma reunião da Diretoria Ampliada da Seccional.

Ele explica que o encontro proposto para Conquista, ratifica o que propõe está nova gestão da UNDIME que é descentralizar as atividades. “Sempre nos reunimos em Salvador e esse momento aqui em Vitória da Conquista é fruto de diálogos com os Dirigentes Municipais, resultado do fortalecimento de nossas ações”.

“Estamos discutindo a pauta do nosso Fórum Estadual dente outras pautas territoriais, sempre com o olhar local, partindo para o global e vice-versa”, ressalta o Professor Williams.

Postado em 20 de Março, às 11:19 por Magno Bastos 0 comentários

TV Bahia transmite AO VIVO Vitória da Conquista x Bahia de Feira pelo Campeonato Baiano

Começa nesta quarta-feira as semifinais do Campeonato Baiano com o duelo entre o Bahia de Feira, campeão baiano em 2011, após despachar o Esporte Clube Vitória dentro do Barradão e o Vitória da Conquista, este vice-campeão em 2015, após vencer o Bahia no Lomanto Junior por 3 x 0 e receber o quase impensável 6 x 0 na Arena Fonte Nova.

O Bahia de Feira passou para a fase semifinal do Baianão em 1º lugar com 16 pontos. Já o Vitória da Conquista passou da fase de grupos em 4º lugar mesmo perdendo a última partida da fase de classificação por 2 x 1 para o Jacobina. Para esta fase do campeonato, não há vantagem de empate para os clubes de melhores campanhas. Havendo igualdade em número de pontos e saldo de gols, as vagas serão decididas nas cobranças de pênaltis.

O sobrevivente deste confronto fará a final do Campeonato Baiano encarando o vencedor do jogo Atlético de Alagoinhas (2º), o Bahia (3º) que fazem o primeiro jogo na próxima quinta-feira na Arena Fonte Nova. O duelo entre os clubes do interior, às 21h30 desta quarta será transmitido pela TV Bahia ao vivo para todo o estado da Bahia

Postado em 20 de Março, às 11:02 por Yago Lázaro 1 comentários

Parte das arquibancadas do Lomantão continuam interditadas para o jogo de hoje

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação Municipal de Esportes, informa que na manhã desta quarta, 20, foi realizada uma reunião para definir sobre o acesso às arquibancadas do estádio Lomanto Júnior durante o jogo do Vitória da Conquista x Bahia de Feira.

Participaram da reunião Marcos Ferreira (Chefe de Gabinete), Jaldo Musse (Coordenador de Esportes) e engenheiros da secretaria de Infraestrutura Urbana, representando o município. Major Leite (Comandante da 77ª CIPM) e o Tenente J. Paulo (7º GBM) representando as instituições de segurança pública.

Durante a reunião ficou definido que, por medida de segurança, parte da arquibancada, nas áreas verde e vermelha (quase 30%) e a área das cadeiras cativas continuam interditadas mediante a possibilidade da previsão de chuva para a noite de hoje. Contudo, os estragos causados pela última chuva do dia 16 de fevereiro já foram reparados. O muro foi reerguido, as cabines de imprensa estão liberadas bem como os sanitários públicos para acesso da população.

O coordenador de Esportes Jaldo Musse destacou que a Prefeitura está trabalhando desde o início do campeonato para que time e torcedores continuem a ter segurança ao assistirem a jogos no estádio. “Desde que os laudos foram entregues à Federação, o compromisso da Prefeitura é com a segurança do time e da torcida”, disse. “Todas as exigências indicadas pelo Corpo de Bombeiro estão sendo acatadas pelo Governo Municipal, como a colocação do guarda corpo na arquibancada”, destacou.

Postado em 20 de Março, às 10:24 por Manoel Gusmão 0 comentários

Diretoria Ampliada da UNDIME se reúne em Vitória da Conquista

Nesta quarta-feira (20) os representantes da Diretoria Ampliada da UNDIME - União dos Dirigentes Municipais de Educação, estão reunidos em Vitória da Conquista para discutir diversas pautas inerentes à educação municipal.

Durante a abertura do encontro, os DME’s - Dirigentes Municipais de Educação apresentaram seus anseios sobre o encontro, que dentre outros pontos de discussão, está a programação do Fórum Estadual da UNDIME.

Para a professora Edna Pereira, de Malhada de Pedras, Território Sertão Produtivo, a UNDIME tem se fortalecido cotidianamente em decorrência dos encontros territoriais. “Nossos encontros em 2019 já retomaram e estamos nos aproximando das universidades, além de dar continuidade aos pleitos pontuais”.

A DME de Andaraí, Território Chapada Diamantina, Isa Bacelar, ratifica que os desafios são crescentes em detrimento do fazer de cada município. “Estamos constantemente nos reunindo territorialmente e percebemos o quão importante são estes encontros para o fortalecimento das ações desenvolvidas em nossos municípios”.

Norislei Avelino, DME de Cordeiros, enfatiza a necessidade do MEC se posicionar com relação a continuidade das políticas públicas. “Não sabemos por exemplo como serão tratadas as políticas educacionais da SASE, por isso precisamos tencionar o Ministério quanto a estas e outras respostas”.

Soelma Silva, de Una, Litoral Sul, lembrou dos desafios enfrentados atualmente com a gestão plena de recursos. “Em nosso município, o que tem nos preocupado mais é gestão plena, pois toda gestão financeira parte da secretaria. A UNDIME está sendo um porto seguro neste momento” ressalta.

De acordo com Roberta Carneiro, DME de Ubaitaba, o encontro para ela é a possibilidade de buscar respostas para diversos pleitos. “Estamos com muitas demandas nos nossos municípios e muitas delas sem respostas do Governo Federal e aqui neste encontro, além das pautas pré-estabelecidas, temos o anseio de sanar algumas dúvidas”.

Maria Aparecida, de Serra do Ramalho, Território Velho Chico, a UNDIME está presente em todo território do estado e este momento precisa ser valorizado. “Mesmo enfrentando diversas dificuldades no âmbito da educação municipal, nós estamos buscando aporte neste momentos que nos fortalecem”.

A representante do Território Litoral Norte e Agreste Baiano, Cristina Matos de Acajutiba, “a Coordenação da UNDIME no Território, surgiu derrepente pra mim, mas a união do grupo tem me fortalecido para dar continuidade aos trabalhos no município e territorialmente”.

A DME de América Dourado, Território Irecê, Acácia Barbosa, o olhar da UNDIME para com as políticas públicas educacionais, está noutro momento e positivamente está fortalecendo os municípios. “Sou nova enquanto Coordenadora de Território, mas percebi que estamos todos sendo bem orientados e articulados”.

Representando o DME de Vitória da Conquista, Esmeraldino Correia, que não pode está presente, Emília Guimarães, ratifica a importância do encontro. “Recebemos a UNDIME em nosso município mais uma vez e nos colocamos a inteira disposição para a fomentação das políticas públicas educacionais”, salientando que o Dirigente Esmeraldino está numa reunião, o que o impossibilitou de participar do encontro.

O Técnico da Secretaria Municipal de Educação de Caraíbas, Ricardo Amorim, participa do encontro representando a DME Cristiane da Silva Santos.

As atividades são conduzidas por Williams Panfile Brandão, DME de Elísio Medrado e Presidente da UNDIME Bahia e Zuma Castro, Articuladora Conviva no estado.

Postado em 20 de Março, às 10:02 por Magno Bastos 0 comentários

Inema emite Estado de Atenção para Vitória da Conquista e região

A Prefeitura de Vitória da Conquista informa, por meio da Defesa Civil, que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) emitiu um Estado de Atenção para a região Sul e Sudoeste da Bahia na noite desta terça, 19, e ao longo desta quarta, 20.

Há possibilidade de condições atmosféricas com ocorrência de chuvas frequentes ao longo desse período.

A prefeitura informa ainda que as equipes da Defesa Civil já estão em alerta para qualquer chamado. “Estamos previamente em alerta porque a qualquer momento deveremos ter chuva em Vitória da Conquista, e é importante que a população fique justamente atenta porque, nesse momento, em face do grande calor, não sabemos qual volume de chuva poderemos ter nos próximos dias”, destacou o membro da Defesa Civil, Davi Ribeiro.

O representante da Defesa Civil recomenda ainda que algumas áreas da cidade sejam evitadas para segurança da população. “É importante que a população evite locais de baixa elevação, e também evite ficar perto de locais arborizados, porque pode atrair raios. Os canais dos bairros Santa Cecília, Panorama, Vila Serrana, baixada do Jurema e Santa Cruz, algumas vias em baixo relevo das regiões de Campinhos e Simão, também devem ser evitadas”, comentou Davi.

Postado em 20 de Março, às 00:03 por Manoel Gusmão 0 comentários

Em Conquista, alunos de escola estadual reclamam de calorão de 49 graus em sala de aula

Esse calorão todo tem um agravante, é que as telhas da unidade escolar são de fibra de amianto e os ventiladores estão quebrados. Assim, no turno vespertino a temperatura dentro da sala de aula tem ultrapassado os 40 graus, há alguns dias foi levado um termômetro para sala de aula e chegou a marcar impressionantes 49 graus.

Essa luta da comunidade escolar do Colégio Estadual Padre Palmeira vem desde o ano de 2012 e, ainda, não há solução prevista. Isso porque a secretaria estadual de educação não sinalizou melhorias para a escola nesse sentido e o Núcleo Territorial de Educação disse que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Em 2015 aconteceu um protesto da comunidade escolar pedindo melhorias. Toda essa situação foi mostrada nos telejornais da TV Sudoeste e, também, em rede estadual. Para conferir a reportagem completa basta clicar aqui.

Postado em 19 de Março, às 19:10 por Manoel Gusmão 0 comentários

Em conquista Embasa descarta novo racionamento e diz ter previsão de chuva

Dados recentes apontam que o nível baixou de forma considerável, chegando a casa dos 71% .

O gerente regional da Embasa, Joselito Pires, diz que a situação ainda é tranquila, caindo por terra a possibilidade de um novo racionamento no abastecimento de água em Conquista.

Ainda segundo o chefe da empresa, a expectativa é de chuva boa na barragem ainda essa semana, com possibilidade de muita água para amanhã (quarta-feira), com as ‘bençãos’ de São Pedro.

Vamos aguardar.

Postado em 19 de Março, às 19:03 por Manoel Gusmão 0 comentários

Motorista fica preso em ferragens após acidente em Vitória Conquista

O grave acidente envolvendo um veículo de passeio modelo gol e um caminhão, foi registrado no final da tarde desta terça-feira dia 19 de Março, na br-116, altura do bairro Lagoa das Flores.

Con o impacto o motorista do veículo ficou preso nas ferragens.

Uma equipe da via Bahia e da  Polícia rodoviária federal já se encontram no local controlando o trânsito.

Postado em 19 de Março, às 18:56 por Manoel Gusmão 0 comentários

Assaltante de ônibus é capturado pela rondesp em Conquista.

Em contato com os presentes no imóvel, inclusive o proprietário, foi franqueada a entrada da guarnição, onde foi localizada uma motocicleta Honda fan preta, identificada como sendo produto de roubo. O indivíduo de nome David assumiu a posse do veículo.

Momentos depois, a guarnição verificou a aproximação de um veículo táxi, em atitude um tanto suspeita, e decidiu realizar abordagem, o passageiro se tratava de Leandro Lima Andrade “vulgo Datim” que tinha em seu poder um revólver cal. 38, e informou que iria se encontrar com David.

Dando continuidade a diligência, os policiais descobriram queque Lean Lima de Andrade seria o autor do assalto ao ônibus da viação Cidade Verde na tarde de ontem, onde foi encontrado o celular do cobrador e vários pertences das vítimas.

Após finalizar a diligência, todos os indivíduos e objetos encontrados, foram apresentadas no Disep para adoção das medidas de cabíveis.

*MATERIAL APREENDIDO*

Munição- 2 cartuchos cal.38 intactas

1 aparelho celular Samsung azul

R$ 214,00 em espécie

1 motocicleta Honda fan 125 preta, PP – OUG 4781

*Conduzidos*

David Laranjeira Santos Souza
Leandro Lima Andrade, Igor Gomes dos Santos
Alex Souza Brito

Postado em 19 de Março, às 14:12 por Manoel Gusmão 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Baixo Sul Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 21/03/2019 19:53