Notícias

Santa Teresinha recebe Suba 100 de mountain bike neste final de semana

Mais de 1,5 mil ciclistas de todo o país estarão reunidos no município de Santa Teresinha, distante 200 km de Salvador, para a 5ª edição do Suba 100. A prova terá início já neste final de semana e ocorre entre os dias 26 e 28 de abril.

A prova, do tipo maratona, é dividida em duas etapas, de 66 km e 100 km. A primeira começa no sábado (27), com saída programada para as 8h, da Praça da Bandeira, onde os atletas subirão a Serra dos Neves e Serra da Jibóia, descendo pelo “Rock Garden” da região da Barragem da Casa Forte.  

No domingo (28), os ciclistas percorrerão 100 quilômetros de pedalada e 1.300 metros de subida.  Os atletas passarão por cenários naturais da região, como as Serras do Boqueirão, passando pelo distrito de Rio Seco e seguindo para região dos inselbergs (relevos residuais que tendem a ficar salientes em uma planície, em lugar árido ou semiárido) de Itatim, sendo os mais conhecidos o Morro da Ponta Aguda, Morro da Toca, o Morro Malhado e o Enxadão.

Organizada pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC), o Suba 100 tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Renda e Esporte (Setre), que investiu R$ 155 mil para aquisição de material promocional e camisas dos atletas.

Para o presidente da FBC, Orlando Schmidt, a competição exige dos ciclistas muito fôlego para superar as subidas do circuito. “O grande desafio da competição é trazer ao atleta a adrenalina e a dificuldade em uma subida de 2.800m na Serra da Jibóia e na Rampa de Voo Livre do Boqueirão”, disse.

Postado em 24 de Abril, às 14:58 por Yago Lázaro 0 comentários

Dezenove municípios presentes e representados em reunião ampliada da UNDIME

Representantes dos municípios de Una, Santo Antonio de Jesus, Varzedo, Nova Viçosa, Conceição do Coité, Acajutiba, América Dourada, Vera Cruz, Mutuípe, Senhor do Bonfim, Pé de Serra, Andaraí, Seabra, Serra do Ramalho, Cristópolis, Ubaitaba, Gandú, Lauro de Freitas e Elísio Medrado, de quatorze territórios de identidade, participam nesta quarta-feira (24), das 8 às 17 horas, no IAT – Instituto Anísio Teixeira em Salvador, da primeira reunião de 2019 com o objetivo de elaborar a agenda de trabalho para o próximo biênio.

O encontro de DME’s – Dirigentes Municipais de Educação, tem como foco o fortalecimento dos territórios, por meio de encontros formativos de DME’s e equipes técnicas das secretarias de educação, pautados na agenda que está sendo realizada conjuntamente pelos profissionais que representam a Diretoria Executiva, Diretoria Ampliada / Diretores de Territórios e CNR - Conselho Nacional de Representantes.

O trabalho de fundamentação está sendo realizado por meio de mesas de discussão abordando as temáticas, qualidade da educação e política de currículo, recursos humanos e financeiros, relações institucionais e regime de colaboração e comunicação e infraestrutura.

Postado em 24 de Abril, às 10:52 por Magno Bastos 0 comentários

Zuma Castro saúda DMEs no Encontro da UNDIME com mensagem desafiadora

Nesta quarta-feira (24), das 8 às 17 horas, acontece no IAT – Instituto Anísio Teixeira em Salvador, a primeira reunião de 2019 com o objetivo de elaborar a agenda de trabalho para o próximo biênio, com foco no fortalecimento dos territórios, por meio de encontros formativos de DME’s e equipes técnicas das secretarias de educação.

A Assessora Técnica da UNDIME Bahia e Articuladora Conviva no Estado, Zuma Castro, deu boas-vindas aos participantes, destacando a necessidade de todo educador sempre se atentar para o novo de forma que a prática de todos e cada um, sejam validadas por meio de uma educação pública de qualidade.

“Nosso fazer é desafiador e precisamos nos propor ao novo, e assumir, mesmo que não tenhamos total segurança daquilo que nos é proposto, pois a dinâmica do mundo atual, nos impõem desafios dos mais diversos”, salienta.

Postado em 24 de Abril, às 09:43 por Magno Bastos 0 comentários

UNDIME realiza em Salvador a primeira reunião ampliada da Nova Diretoria

Nesta quarta-feira (24), das 8 às 17 horas, acontece no IAT – Instituto Anísio Teixeira em Salvador, a primeira reunião de 2019 com a Diretora Executiva, Conselho Nacional de Representantes e Diretores de Territórios, exercício 2019/2021.

Na oportunidade está sendo elaborada a agenda de trabalho para o próximo biênio, com foco no fortalecimento dos territórios, por meio de encontros formativos de DME’s e equipes técnicas das secretarias de educação.

De acordo com o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da UNDIME Seccional Bahia, Williams Panfile Brandão, saudou os presentes, enaltecendo o compromisso que a participação deles na UNDIME, se reflete positivamente no trabalho desenvolvido nos seus municípios.

Para o Professor Williams, o encontro ratifica o propósito desta gestão, que é sempre se pautar na escuta e na ocupação dos espaços para discutir e garantir a educação pública com efetiva qualidade.

“No encontro de hoje, além da construção de nossa agenda de trabalho para os próximos dois anos, já apresentamos quais territórios ainda não foram visitados por nós da UNDIME, com o objetivo de que possamos desenvolver algumas ações com estes municípios, de forma que possamos garantir nosso apoio e consequentemente o fortalecimentos das ações educativas na esfera pública municipal”, destaca.

Postado em 24 de Abril, às 09:05 por Magno Bastos 0 comentários


Igreja Católica realiza encenação emocionante da Paixão de Cristo em Itatim

História de vida de Jesus, seus ensinamentos e o caminho em que percorreu até a sua crucificação, trouxe aos fiéis a emoção e renovação da fé.
A encenação da Paixão de Cristo, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição na cidade de Itatim, aconteceu na manhã desta sexta-feira (19).

O evento que reuniu fé e a emoção dos atores, e uma multidão de fieis, que acompanhou tudo de perto, ao ar livre, em frente a Igreja.
Mesmo sendo a mesma história contada durante todos estes anos, a organização sempre procura abordar ângulos e passagens diferentes.
A multidão seguiu em procissão até tanquinho de dentro dando continuidade a a encenação da paixão de Cristo.

Postado em 20 de Abril, às 10:37 por Redação Criativa 0 comentários

Competição de Mountain Bike cresce em Santa Teresinha, Itatim e Castro Alves

Chegando à sua 5ª edição, O Suba 100 MTB – Inselberg Challenge movimenta os municípios de Santa Teresinha, Itatim e Castro Alves, no recôncavo baiano, desde 2015. Um dos idealizadores do evento, Pietro Baddini contou a história da competição que passou a ser considerada uma das cinco maiores provas de Mountain Bike do país.

A competição, marcada para os dias 26, 27 e 28 de abril, também tem crescido em participação. Segundo Pietro, a 1ª edição contou com 178 atletas de alguns estados do Brasil. No ano seguinte, a competição recebeu 600 ciclistas. No 3º foram 800 e no 4º ano 1.000 competidores. Nesta temporada serão 1.527 participantes. Outro recorde quebrado para esse ano foram as inscrições femininas. Mais de 200 mulheres vão participar.

Inicialmente, a prova era disputada em um único dia com um percurso de 100km. Porém, após duas edições, a competição mudou para 100 milhas em dois dias, divididos entre Mata Atlântica e Caatinga nos Inselbergs.

Santa Teresinha é o Centro Esportivo do evento. Toda estrutura da prova é montada na cidade, desde a largada, premiação, logística, entre outros. O cenário do município também é destaque. Ventos, chuva, calor e frio fazem parte da prova em um mesmo dia.

Postado em 20 de Abril, às 08:04 por Magno Bastos 0 comentários

Assista o programa Direto da Redação Criativa desta sexta - feira, 19

Representante do grupo de proteção de Amargosa Pede ajuda para abrigo em Salvador que proteje mais de 240 animais, Balão de 16 metros marcam semana santa em MG, Procissão do Senhor Morto em São Miguel das Matas. Em Curiosidades: Muitos peixes pulam para fora de um pequeno criatório, Veja a diferença de um catador de lixo de país desenvolvido, Giro de Notícias do site Criativa On Line, Tempo e Temperatura e Mensagem Especial da Páscoa.

Postado em 19 de Abril, às 18:59 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Durante blitz realizada na manhã desta quinta-feira, PM de Itatim apreende veículo roubado

Durante realização de blitz, policiais militares de Itatim recuperaram um veículo com restrição de responsabilidade, nesta quinta-feira (18), às 12:10h, na BA 493, nas proximidades da localidade da Ponta Aguda.

Um homem de 36 anos, morador do Boqueirão, povoado pertencente ao município de Santa Teresinha, foi parado quando conduzia o veículo Ford, modelo Ka, cor prata, o qual apresentava dados divergentes entre o documento e o chassi ostentado. O automóvel exibia a placa JRY 7955, de um veículo igual, legal, sendo que a placa original é JRY- 0896, pertencente a um veículo roubado na cidade de Salvador.

Assim sendo, foi dada voz de prisão e o condutor, que alegou ter comprado o veículo em Feira de Santana, de uma pessoa que não conhece, foi conduzido para delegacia local, juntamente com o veículo, onde foi indiciado nos crimes de receptação e adulteraçao de veículo.

Postado em 19 de Abril, às 09:44 por Redação Criativa 0 comentários

São João de Itatim já tem atrações definidas para a festa deste ano de 2019

O São João de Itatim já tem atrações definidas para este ano de 2019. Os festejos juninos acontecem entre os dias 22 a 24 de junho.

Entre as atrações confirmadas estão: Magníficos, Forró do Tico, Lara Amélia, França (ex - Mastruz Com Leite), Zay Rios e Júlio César, Márcia Filipe, Canário do reino, João Almeida e bandas locais.

A confirmação das atrações deste ano foi feita após coletiva de imprensa com o poder público durante a semana.

Postado em 18 de Abril, às 17:09 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Mais um homem é preso em Itatim por crime de violência doméstica

Por volta das 08:30h, desta terça-feira (16), na Avenida Teotônio Vilela, Centro, policiais militares de Itatim prenderam um homem de 32 anos, morador da Rua Castro Alves, s/n°, bairro Dois de Julho, Itatim, pelo crime de violência doméstica, enquadrado na Lei Maria da Penha.

Na manhã de ontem, a mulher 34 anos, companheira dele, bastante lesionada, compareceu à delegacia de polícia civil local relatando ter acabado de sofrer violência física por parte dele. Diligências foram desenvolvidas por todo o dia e noite de ontem, mas não houve êxito em localizá-lo.

Todavia, na manhã de hoje, durante rondas pelo comércio, os policiais localizaram o autor das agressões, o abordaram e prenderam, encaminhando-o à delegacia, onde o DPC Alex Wendel, titular daquela unidade, lavrou o auto de prisão em flagrante delito e o recolheu à carceragem deixando-o à disposição da Justiça.

Segundo informou o tenente Benjamin, comandante do Pelotão da PM, esse tipo de crime vem sendo denunciado com mais frequência pelas mulheres, que passaram a ter mais coragem de procurar a polícia para delatarem seus companheiros e solicitarem medidas protetivas, a fim de que não venham a ter a vida ceifada por eles.

Postado em 16 de Abril, às 22:14 por Redação Criativa 0 comentários

Curso preparatório para soldado da Polícia Militar em Santo Antonio de Jesus

Você que vai fazer o concurso público para soldado da PM-BA, aproveite a oportunidade para sua preparação com o professor Mazinho (Homem do Chapéu) em Santo Antonio de Jesus. Com emissão de certificado.

O curso acontecerá na Uninter, na Avenida Esperança, Nº 582, no bairro da Maria Preta. Turmas semanais e também aos sábados!

Aproveite e se inscreva através dos telefones: 75-9 8800 3375 (Whatsapp), 75-9 9987 1642 e ainda 75-9 9107 3767.

Faça parte do time dos aprovados, e conheça as vantagens! Equipe organizada pelo professor Mazinho.

Postado em 16 de Abril, às 12:26 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Assista agora o Programa Direto da Redação desta segunda - feira, 15

Morador de Amargosa denuncia alagamento na Urbis1, Comerciantes da feira de Santo Antonio de Jesus falam do setor de carnes, Bombeiros dão dicas de como usar carro nas chuvas, Balao de 16 metros marcam semana santa em MG, Já viu cachorro dançar?, Especialistas desenvolvem roda com motor que não polui e gera energia sozinha, Giro de Notícias, Tempo e Temperatura e Mensagem do Dia.

Postado em 15 de Abril, às 18:56 por Ivanildo Bastos 0 comentários


Mais de 50 pássaros silvestres foram devolvidos à natureza por policiais de Itatim, neste sábado

Na manhã deste sábado (13), policiais militares de Itatim deslocaram até a reserva ambiental da fazenda Casa Nova, no intuito de entregarem 58 pássaros silvestres apreendidos pelas polícias Civil e Militar, em diligências diversas realizadas em Itatim durante as últimas semanas.

Segundo informou o tenente Benjamin, comandante do Pelotão da PM, os policiais foram recepcionados por funcionários da reserva, que acolheram as aves debilitadas, que passarão por tratamento e processo de readaptação até ganharem condições de soltura. Os demais foram devolvidos à natureza, enquanto todas as gaiolas foram destruídas.

Os pássaros silvestres que ganharam a merecida liberdade foram das espécies papacapim, coleira, canário da terra, azulão, estêvão, estrelinha, cardeal, tico-tico, caboclinho, periquito jandaia, bigode.

Postado em 13 de Abril, às 19:27 por Redação Criativa 0 comentários

Assista o Programa Direto da Redação Ao Vivo nesta sexta - feira (12)

Fortes chuvas alagam ruas de Amargosa, Chuvas fortes em Salvador, em Elísio Medrado na cidade e na zona rural, bem como em São Miguel das Matas na Moenda Seca. Ainda Undime Bahia realiza Fórum em Salvador, Mulher rouba bolsa de outra pessoa em loja, Cachorros tentam enfrentar boi e são jogados para cima, Pássaro canta Oração da Família, Giro de Notícias, Tempo e Temperatura e Mensagem do dia.

Postado em 12 de Abril, às 18:53 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Polícia de Itatim descobre cativeiro de pássaros silvestres no bairro Coqueiro

Por volta do meio dia desta terça-feira (9), a guarnição do motopatrulhamento do Pelotão de Itatim, ao realizar rondas ostensivas pelo bairro Coqueiro, avistou um indivíduo com uma gaiola nas mãos, e este ao perceber a aproximação da guarnição evadiu e adentrou numa residência.

Os policiais o seguiram, mas ele fugiu pelo quintal, não sendo possível capturá-lo. Na residência foram encontrados 29 pássaros silvestres da fauna brasileira, das espécies: Coleira (15), Papacapim (5), Tico tico (2), Fidalgo (3), Canário da terra (1), Azulão (1) e Bigode (2).

Segundo informações do tenente Benjamin, comandante do Pelotão da PM, posteriormente o proprietário. Foi feita a apreensão das gaiolas com as aves, os dados do proprietário foram encaminhados para a DT local para adoção das providências de polícia judiciária, e os pássaros foram encaminhados para a reserva ambiental da fazenda Casa Nova, onde após processo de triagem e avaliação veterinária, serão devolvidos à natureza.

Postado em 09 de Abril, às 21:43 por Redação Criativa 0 comentários

Inscrições para o XVIII Fórum Ordinário da UNDIME encerra à meia noite

As poucas vagas ainda disponíveis para o XVIII Fórum Ordinário da UNDIME Bahia serão encerradas à meia noite desta terça-feira (09).

De acordo com o Presidente da UNDIME Bahia, o Professor Wiliams Panfile Brandão, Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado, as inscrições estão dentro do programado.

“Até o final da tarde de hoje, já tínhamos 571 pessoas inscritas. Até a meia noite de hoje, o sistema estará recebendo as inscrições que porventura sejam feitas durante a noite, explica o Professor Williams.

Ele ainda lembra que aqueles que já realizaram o pagamento, precisam ficar atentos, para não correrem o risco de não terem suas respectivas vagas validadas.

“Pedimos a quem já fez o pagamento e não confirmou ainda a sua inscrição, que possam solicitar de Vanessa ou Sônia código e a confirmação do pagamento da inscrição para que possamos validar a participação no nosso Fórum”, salienta.

Postado em 09 de Abril, às 20:29 por Magno Bastos 0 comentários

Salas onde serão realizadas as Oficinas do Fórum da UNDIME já estão prontas

O XVIII Fórum Ordinário da UNDIME Bahia tem apenas duas oficinas com vagas para inscrições, que são a Oficina II com Carga Horária de 2 horas e com capacidade de 500 vagas e será discutido o Financiamento da Educação e a aplicabilidade do Plano de Carreira e a Oficina VI, também com Carga Horária de 2h e 500 vagas, onde o MEC/FNDE promove um espaço de interação e discussão no âmbito do programa, com foco na preparação do diagnóstico do PAR - Plano de Ações Articuladas. As demais Oficinas estão todas com as vagas aspiradas.

“Nós organizamos nosso XVIII Fórum Ordinário com plenárias e oficinas. Os temas das oficinas, além de atender às temáticas que emergem em todo país, além de serem frutos de escutas territoriais durante nossos encontros”, destaca o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da UNDIME Seccional Bahia, Williams Panfile Brandão.

Todas as salas são padronizadas e contam com as respectivas numerações, facilitando a identificação dos participantes. Cada município teve direito a três inscrições de acordo com a anuidade, sendo uma do Dirigente Municipal de Educação e as outras de dois Técnicos e/ou Conselheiros do Conselho Municipal de Educação.

Postado em 09 de Abril, às 17:43 por Magno Bastos 0 comentários

230 municípios já confirmam presença no XVIII Fórum da UNDIME em Salvador

O XVIII Fórum Ordinário da UNDIME Bahia que acontece entre os dias 10 e 12 deste mês, começando nesta quarta-feira e seguindo até sexta-feira no Fiesta Hotel em Salvador, mais uma vez terá grande presença de municípios representados.

Até a tarde desta terça-feira (09), 230 municípios e 571 participantes já haviam confirmado suas inscrições para participar do evento que é voltado aos Dirigentes Municipais de Educação, equipes técnicas das Secretarias de Educação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, conselheiros, docentes da educação básica, especialmente da rede pública, bem como pesquisadores na área da educação e demais interessados no tema.

O Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da UNDIME Seccional Bahia, Williams Panfile Brandão, ressalta que maioria das oficinas já estão com as inscrições preenchidas e mais da metade da Bahia já confirmou presença no evento.

“Não existem vagas em várias oficinas o que indica que estamos conseguindo mobilizar os municípios e mais uma vez nosso fórum será um grande sucesso decorrente sobretudo de nossas visitas aos territórios nestes dois anos que esta diretoria esteve à frente da UNDIME”, ressalta.

Além de atividades relacionadas com temas ligados às pautas contemporâneas, como formação de professores, financiamento da Educação, gestão democrática, os Campos de Experiência da Base Nacional Comum Curricular, o Fórum contará com a presença do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para debate em Plenária e, também com várias oficinas voltadas para os mais diversos temas que envolvem os assuntos cotidianos dos Dirigentes Municipais e equipes técnicas das áreas administrativa e pedagógica.

Postado em 09 de Abril, às 16:56 por Magno Bastos 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Baixo Sul Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 25/04/2019 01:56