Notícias

Projeto Faculdade na Comunidade presta serviços gratuitos à população

Neste sábado (22), a Faculdade UNINASSAU Lauro de Freitas prestará serviços gratuitos de saúde, empregabilidade, jurídico, estética e entre outros, para toda a população de município e adjacências. A ação faz parte do Projeto Faculdade na Comunidade, que nesta edição, ocorre na própria Instituição, das 7h às 13h, com fechamento dos portões às 12h.
 
Dentre as atividades oferecidas pela Instituição estão orientação de carreira, currículo e cadastramento. Além de orientação jurídica, nutricional, empreendedora, educação de saúde bucal, higiene dos dentes e aplicação de flúor, oficina de sucos e vacinação. Na ocasião, ainda serão ofertados uma consultoria digital e de auto maquiagem. Todos os atendimentos serão realizados pelos alunos da UNINASSAU, que serão supervisionados pelos professores e coordenadores do curso.
 
O diretor da unidade, Christmann Miranda, enfatiza a importância do projeto. “Mais uma vez, a UNINASSAU cumpre com seu papel de instituição socialmente responsável realizando um projeto com prestação de serviços de graça para a comunidade carente”, explica.
 
O acesso ao evento acontecerá mediante a doação de um pote de vidro com tampa de plástico, que será entregue ao Corpo de Bombeiros Militar da região. A Faculdade UNINASSAU fica localizada na Estrada do Coco, km 4,5, centro de Lauro de Freitas (Ao lado do Hospital Geral Menandro de Faria).

Postado em 21 de Setembro, às 16:50 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

UFRB recebe a psicanalista Maria Rita Kehl em aula magna do semestre 2018.2

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre o semestre letivo 2018.2 com a aula magna “Sociedade e Depressão: Sintomas, Atualidades, Afetos e Política”, proferida pela psicanalista Maria Rita Kehl. Reconhecida pelo seu debate na área, Kehl abordará as relações políticas como um campo que não deveria ser dominado pelos afetos e pela subjetividade.

Doutora em psicanálise pela PUC de São Paulo, Maria Rita Kehl é também jornalista e escritora. Autora de vários livros, entre os quais se destacam Videologias – Ensaios sobre Televisão (Boitempo, 2004), escrito em parceria com Eugênio Bucci, Deslocamentos do Feminino – A Mulher Freudiana na Passagem para a Modernidade (Boitempo, 2016) e O Tempo e o Cão - A Atualidade das Depressões (Boitempo, 2009), ganhador do Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Não-Ficção 2010.

Recebeu o Prêmio Direitos Humanos do governo federal na categoria "Mídia e Direitos Humanos". Foi editora do Jornal Movimento, um dos mais importantes veículos da imprensa alternativa durante a ditadura militar, e já escreveu como jornalista freelancer para veículos de comunicação como Veja, Isto É e Folha de S. Paulo.

Entre 2012 e 2014 participou da Comissão Nacional da Verdade que apurou violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 05 de outubro de 1988.

Postado em 21 de Setembro, às 16:44 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Escolas estaduais realizam o TransformaÊ Virada Educacional Bahia nesta sexta-feira

 Serão promovidas 12 horas seguidas, das 8h às 20h, de diversas atividades nas áreas de Arte, Cultura, Ciência, Esporte, Empreendedorismo e Inovação, com o objetivo de dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil.

Cada unidade escolar tem uma programação que envolve ações como apresentações de música, dança, teatro, oficinas de turbante, debates, palestras, intervenções sociais, torneios esportivos e o Grafitaê, intervenções de grafite nas escolas.
 
“Esta é a terceira edição do #TransformaÊ, um movimento importantíssimo, que busca ouvir e criar a interação entre as diversas áreas das artes, do conhecimento e da ciência, de maneira que isso possa fluir na escola e, ao mesmo tempo, a Secretaria da Educação ter isso como uma espécie de recepção de coisas que acontecem na nossa rede”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Acolher - Neste ano, o #TransformaÊ apresenta como tema “Escola que Acolhe, uma alusão ao programa Acolher, da Secretaria da Educação do Estado, que promove o atendimento educacional às unidades escolares, por meio da convergência de ações pedagógicas e biopsicossociais. Por isto, na programação, muitas escolas também irão realizar atividades relacionadas ao ‘Setembro Amarelo’, mês de valorização da vida.

Postado em 21 de Setembro, às 09:40 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Presidente da Undime Bahia participa de Seminário em Brasília

Nesta quinta-feira (20) acontece em Brasília (DF), o Seminário “O que funciona em educação? Inovação e uso de evidências em políticas educacionais”, direcionado a gestores das esferas municipais e estaduais.

O Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da Undime, Seccional Bahia, Wiliams Panfile Brandão participa do evento, que  pretende debater o potencial do uso de evidências e inovação na melhoria da educação brasileira, além de incentivar a produção de conhecimento em linguagem acessível ao gestor público.

O Seminário conta com a participação do ministro Rossieli Soares e de especialistas como o economista-chefe do Instituto Ayrton Senna, Ricardo Paes de Barros, além de representantes de Secretarias de educação diferentes estados brasileiros e da representante do Laboratório de Inovação (MineduLab) do Ministério de Educação Peruano, Annie Chumpitaz Torres.

O encontro marca também o início das atividades da Assessoria Estratégica de Evidências do Ministério da Educação, criada em julho de 2018 com a missão de promover o uso apropriado das evidências e fomentar a cultura de inovação para melhorar a qualidade das políticas educacionais brasileiras.

Postado em 20 de Setembro, às 09:11 por Magno Bastos 0 comentários

Treze municípios participam do Educavale nesta quarta-feira em Brejões

Nesta quarta-feira (19), o município de Brejões, recebeu o Encontro de Dirigentes Municipais de Educação do Território de Identidade de Vale do Jiquiriçá, Educavale, e na oportunidade, a Professora Luana Almeida, DME local, deu boas vindas as presentes.

“Abraçar a todos os presentes e dizer que para nós é um prazer receber todos estes municípios aqui representados para discutirmos as questões que interessam e que são fundamentais para repensarmos a nossa prática educacional”, destaca.

Luana ainda acrescentou que a presença do Presidente da Undime Bahia engrandece o encontro. “Obrigado Williams por esta aqui conosco fortalecendo a nossa educação municipal. Mesmo com sua agenda cheia, você consegue sempre um tempinho para fortalecer nossa educação municipal”.

O Dirigente Municipal de Educação de Santa Inês e Coordenador do Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá, Educavale, Marcos Paiva, ao fazer uso da fala na abertura do encontro, enfatizou a importância das pautas dos encontros.

“Nós temos encontros mensais e a cada reunião, que acontecem em municípios diferentes do Vale do Jiquiriçá, estamos atentos ás demandas dos nossos municípios e aqui em Brejões, temos a presença do Presidente da Undime, apresentando as últimas ações da instituição dos meses de agosto e setembro, o Professor Mestre Renê Silva, focando os índices do Ideb no Território e os relatos de experiências da colega de Laticínio de Almeida, Mychely Teles”, acrescenta Marcos Paiva.

O Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado, Williams Panfile Brandão, Presidente da Undime Seccional Bahia ressaltou que o Fórum de Dirigentes, se reúne mensalmente com pautas elaboradas pelos dirigentes e cada mês o encontro acontece em uma cidade diferente. Na fala do Professor Williams, ele faz uma relato sobre as ações / atividades da Undime nos meses de agosto e setembro.

“Nós estamos correndo muito para poder está mais perto dos municípios. Até o momento já chegamos há 13 territórios e nossa previsão até o final do ano é chegar a 16 territórios, sempre com o objetivo de fortalecer a educação pública dos municípios”, destaca o Professor Williams.

Logo após a sua fala, ele seguiu para Salvador e de lá para Brasília, onde foi cumprir agenda da Undime Nacional participando do Seminário “O que funciona em educação? Inovações e uso de evidências em políticas educacionais”, que acontecerá Escola Nacional de Administração Pública – Enap (SPO - Asa Sul, Brasília - DF, 70610-900).

“Este será um evento para gestores educacionais das esferas federais, estaduais, municipais e pesquisadores da área e em meio a todas as inovações sobre o processo educacional, não podemos deixar de participar de discussões tão pertinentes e significativas”, acrescenta.

Marcos ainda lembra que as experiências do Educavale tem sido levadas para outros territórios. “Além de estarmos participando de encontros em outros territórios por meio da Undime, estamos também trazendo outros territórios para dialogar conosco e nos fortalecermos”.

O Professor Mestre Renê Silva apresentou e refletiu com os presentes os dados do Ideb por município no Território de Identidade. “Penso que precisamos primeiramente repensar sobre o índice que não representam de fato as redes em sua totalidade, por que só participam do processo em sua maioria os estudantes da cidade, só são aplicadas as avaliações na séries finais de cada etapa e nos componentes curriculares de português e matemática”, destaca.

Renê enfatiza que o grande desafio para as redes municipais é criar suas próprias avaliações. “Se não avançarmos para a criação de nossas avaliações que pensem na totalidade, continuaremos enfrentando estes problemas apresentados”.

Durante a fala de Renê, dirigentes municipais e técnicos que participam do encontro, foram realizando algumas observações e pontuando o que pensam e como acontece a política pública nos seus respectivos municípios.

O trabalho foi concluído com os relatos de experiências do município de Licínio de Almeida, realizado pela DME Mychely Teles que apresentou um pouco das ações desenvolvidas no município ao longo dos seus sete anos à frente da Secretaria Municipal de Educação.

“Mais um resultado do Ideb foi divulgado, nós nos preocupamos com a continuidade do trabalho realizado em nosso município e desde 2017 nossos resultados são crescentes, pois são realizados com foco”, destaca.

Ela ressalta que “quem falta, faz falta e todo dirigente de educação precisa entender isso e Licínio de Ameida tem o 5º melhor Ideb da Bahia e a melhor proficiência de matemática do estado e estamos aqui para falar um pouco deste feitos”.

Estiveram presentes os municípios de Brejões, Elísio Medrado, Amargosa, Ituruçú, Milagres, Nova Itarana, Santa Inês, Maracás, Jaguaquara, Itaquara, Irajuba, São Miguel das Matas e Licínio de Almeida.

Postado em 20 de Setembro, às 09:07 por Magno Bastos 0 comentários

Presidente da Undime Bahia viaja para Brasília ao lado do SEC da Educação

Logo após participar da abertura do Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá, Educavale que aconteceu em Brejões nesta quarta-feira (10), o Dirigente Municipal de Educação de Eísio Medrado e Presidente da Undime Seccional Bahia, Williams Panfile Brandão, seguiu para Salvador, e às 15 horas, voou para Brasília, afim de cumprir agenda da Undime Nacional participando do Seminário “O que funciona em educação? Inovações e uso de evidências em políticas educacionais”.

No mesmo voo e na poltrona ao lado, estava o Secretário da Educação, Walter Pinheiro, que também foi participar do encontro, que tem a presença de gestores educacionais das esferas federais, estaduais, municipais e pesquisadores da área.

"O Professor Williams ressaltou para a Redação da Criativa On Line que em meio às conversas que eles tiveram durante a viagem, claro o foco na educação pública esteve presente o tempo inteiro e o alinhamento entre o estado e os municípios representados pela Undime, que eles consideram está acontecendo de forma significativa e tem fortalecido as políticas educacionais, será sempre exercitado por ambos entenderem que não existem esferam supreiores a outra enquanto entes federados, mas sim complementares", destaca Williams.

Postado em 20 de Setembro, às 06:29 por Magno Bastos 0 comentários

Núcleo da UFRB oferece apoio a estudantes com necessidades educacionais especiais

Núcleo de Políticas de Inclusão (NUPI), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), informa que realiza o acolhimento e presta apoio acadêmico para estudantes com necessidades educacionais especiais visando a sua permanência na instituição.

Estudantes com deficiência física, sensorial (visual ou auditiva), surdos, deficiência intelectual, transtorno do espectro autista (Lei 13.436/2015), além de estudantes com transtornos de aprendizagem como Dislexia, Discalculia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA), devem procurar o NUPI para garantir as condições de acessibilidade e atendimento diferenciado, já asseguradas no Regulamento de Ensino de Graduação Art. 150 e 151 e na Resolução CONAC 040/2013.

O NUPI, oficializado pela Portaria nº 462/2011, atua na orientação do corpo docente e técnico da UFRB, adaptação de material pedagógico, disponibilização de monitores para apoio durante as atividades acadêmicas, de estudantes ledores e transcritores, de tradutores e intérpretes de Língua de Sinais (LIBRAS/Português) e de recursos de tecnologias assistivas, dentre outros. Atualmente são atendidos pelo Núcleo mais de 50 estudantes com necessidades educacionais especiais em todos os centros de ensino da Universidade.

Para ser atendido, é necessário estar matriculado em cursos de graduação da UFRB e entrar em contato com o NUPI, localizado na PROGRAD, no prédio da Reitoria, campus Cruz das Almas. Não é necessário fazer agendamento. Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Mais informações: (75) 3621-9109 ou [email protected] Os estudantes surdos podem fazer vídeo-chamada pelo número (75) 99969-6146.

Postado em 18 de Setembro, às 10:27 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Pós-graduação em Sociologia da UFSCar realiza seleção para mestrado e doutorado

De 24 de setembro a 5 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) receberá inscrições para os cursos de mestrado acadêmico e doutorado, com início no primeiro semestre de 2019. São ofertadas 20 vagas para o mestrado e 15 para o doutorado.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas exclusivamente pelos correios, via Sedex, com data de postagem máxima até 5 de outubro.

O processo seletivo conta com política de ações afirmativas destinada a três grupos sociais: candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos); candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio na rede pública de ensino (ou que tenha cursado todo ou parte do Ensino Médio em escola particular com bolsa ao longo de todo o período estudado); e candidatos autodeclarados indígenas.

A seleção consiste em três etapas. Para o mestrado, haverá prova escrita, exame oral e análise do projeto de pesquisa.

Já para o doutorado, as etapas consistem em análise do projeto de pesquisa, exame de proficiência em Língua estrangeira e exame oral. Informações completas sobre os procedimentos de inscrições e a seleção podem ser acessadas nos editais específicos de mestrado e doutorado, disponíveis em www.ppgs.ufscar.br/selecao.

Criado em 2007, o PPGS foi avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o conceito 6, considerado de excelência internacional e um dos melhores programas de pós-graduação em Sociologia do Brasil.

O Programa tem quatro linhas de pesquisa: "Mercados morais, cidades, trabalho e mobilidades"; "Cultura, diferenças e desigualdades"; "Tecnologias, ambiente e ruralidades"; e "Estado, conflitos, justiça e políticas sociais"

 

Postado em 17 de Setembro, às 15:57 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Boquira, Ibicoara e Malhada de Pedras recebem o Saúde sem Fronteiras rastreamento do Câncer de Mama

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega esta semana aos municípios de Boquira,Ibicoara e Malhada de Pedras, na Região de Brumado. O Saúde sem Fronteiras é um programa itinerante, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que tem por objetivo realizar mamografias, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama. O atendimento está voltado para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

Em Boquira, o atendimento começa no dia 15 (sábado) e termina no dia 27. A unidade móvel estará estacionada na Praça Nossa Senhora da Abadia. Serão 1.525 mulheres aptas para a realização dos exames de mamografia.

Em Ibicoara, o atendimento começa nesta segunda-feira (17) e prossegue até o dia 21 e a unidade móvel vai ficar estacionada na Praça Mérico Martins Junior, área de eventos. Neste município, a meta da Sesab é atender a 686 mulheres dentro da faixa etária preconizada pelo município.

Já em Malhada de Pedras, a unidade móvel estará estacionada na Praça da Prefeitura. O atendimento começa nesta segunda-feira (17), prosseguindo até o dia 19. No município, a meta de atendimento está em 546mulheres.

Nos dois municípios, o atendimento começa às 7h e prossegue até as 18h. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, Cartão do SUS e um comprovante de residência.

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.

Postado em 14 de Setembro, às 15:00 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Secretaria da Educação do Estado realiza semana de aulões ENEM 100% em Salvador

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, a partir desta segunda-feira (17), mais um ciclo dos Aulões ENEM 100%. As aulas serão ministradas no auditório da Secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nos turnos matutino (das 8h às 11h30) e vespertino (das 14h30 às 17h30). 

O objetivo é contribuir com a preparação dos estudantes da rede estadual de ensino que irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 4 e 11 de novembro.

A iniciativa contará com professores parceiros de cursos pré-vestibulares tradicionais da cidade e de professores do programa Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITEC), da Secretaria da Educação do Estado.

Nas aulas de todas as disciplinas serão contemplados os conteúdos mais cobrados no exame, para que o estudante melhore o seu desempenho nas provas e na redação.

Todas as aulas serão iniciadas com apresentações musicais dos músicos Tato Rezende e Adson Santana. Além disso, haverá alguns minutos de meditação e reflexão em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, que é o mês dedicado à valorização da vida.

Dentre as unidades escolares participantes estão os Colégios Estaduais Reitor Miguel Calmon, de Simões Filho; Luís Eduardo Magalhães – Tempo Integral, de Pojuca; Martinho Salles Brasil, de São Francisco do Conde e Antônio Balbino, de Madre de Deus.

O superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Jorge Campello, falou sobre esta ação pedagógica. “Essa ação faz parte de uma estratégia que se repete pelo segundo ano, ou seja, o ENEM 100%, que é um ciclo de aulas de todas as áreas do conhecimento e que está integrada ao projeto #Transformaê, que será realizado no dia 21 de setembro, em todas as escolas da rede estadual”, destacou.

Este é o terceiro ciclo de aulões do projeto ENEM 100% 2018. O primeiro aconteceu em junho, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), em Salvador. Já o segundo foi realizado no mês de agosto, também no auditório da Secretaria.

Postado em 14 de Setembro, às 10:25 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Convocados no concurso público da Educação do Estado têm até segunda-feira para apresentar a documentação

Os professores e coordenadores pedagógicos aprovados e convocados no concurso público da rede estadual de ensino têm até a próxima segunda-feira (17) para apresentar a documentação necessária. 


Os candidatos aprovados para o interior deverão comparecer nas sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para os quais se inscreveram, munidos da documentação original e fotocópia, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30. Já os candidatos aprovados no NTE de Salvador (NTE 26) deverão comparecer, até segunda (17/09), nos mesmos horários, na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, situada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB, Térreo, sala 04.
 
A convocação de 2.414 novos professores e de 636 coordenadores pedagógicos aprovados no concurso público foi publicada pelo Governo do Estado, no Diário Oficial do Estado (DOE), do dia 28 de agosto. O concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos em 27 NTE, situados em Salvador e em outros 26 municípios do Estado. A classificação é separada por cargo, pelo tipo de disciplina e pelo local (NTE).
 
"A realização do concurso público destes educadores comprova a prioridade que o Estado da Bahia vem dando para a Educação. Esta convocação, inclusive, vai proporcionar o cumprimento da meta que estipulamos de que todas as escolas da rede estadual devem contar com uma coordenação pedagógica", destacou o secretário da Educação, Walter Pinheiro. 
 
Realizadas conjuntamente pelas secretarias da Educação (SEC) e Administração (Saeb), as provas do certame ocorreram em fevereiro deste ano. Os candidatos passaram por três etapas, entre habilitatórias e classificatórias, como provas objetivas, discursivas e de títulos. A Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do concurso, divulgou o resultado final e a homologação do certame no dia 19 de junho, no DOE. Após a nomeação, os novos servidores terão remuneração total de R$ 2.814,28, quando professores, ou de R$ 2.890,87, quando coordenadores pedagógicos. 
 
As vagas são para Magistério Público do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Estado da Bahia, nas áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. São exigidos formação específica e diploma concedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para coordenador pedagógico é necessária formação em pedagogia, também com reconhecimento do MEC. Em todos os casos, a carga horária semanal é de 40 horas.

Postado em 14 de Setembro, às 09:36 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Faculdade Baiana de Direito discute depressão e suicídio em evento nesta sexta (14)

A vida quase sempre atribulada, com jornada dupla e responsabilidades que, muitas vezes, vão além da maturidade de um adolescente, está causando um grave problema entre os jovens universitários: depressão e problemas psicológicos que, em muitos casos, está levando ao suicídio.  
 
Nesse sentido, a Faculdade Baiana de Direito promove o evento “Doenças Psicológicas” com o objetivo tornar público esse assunto, ainda pouco disseminado, principalmente, no ambiente acadêmico.
 
Nesta sexta (14), com o tema “O que eu faço com a única vida que eu tenho”, no auditório da instituição, às 10h, a psicopedagoga da Faculdade Baiana de Direito, Milena Daltro, o  filósofo e professor da Ufba, José Antônio Saja, e Edna Lucia Cunha Maia, historiadora e especialista em História Moderna e Contemporânea, irão debater o tema com alunos e professores.

Postado em 14 de Setembro, às 09:28 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

UFRB oferece vagas em cursos de Especialização a distância e também para Amargosa

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), informa que estão abertas as inscrições para três cursos de especialização na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Os cursos são gratuitos e os interessados têm do dia 16 de setembro até o dia 05 de outubro para se candidatar.

Para o curso de Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital (EaD), com carga horária total de 459h e duração de 18 meses, os polos e quantitativo de vagas por local são:

- Macaúbas, 25 vagas;

- Remanso, 25 vagas;

- Sapeaçu, 50 vagas;

- Valença, 50 vagas;

- Vitória da Conquista, 50 vagas;

Já no curso de Especialização em Gestão em Saúde (EaD), com carga horária de 527h e duração de 18 meses, as vagas e os polos presenciais são distribuídos da seguinte forma:

- Seabra, 25 vagas;

- Jequié, 25 vagas;

- Sapeaçu, 25 vagas;

- Remanso, 25 vagas;

- Amargosa, 50 vagas;

A novidade é a oferta de vagas para o curso de Especialização em Inclusão e Diversidade na Educação (EaD), com carga horária total de 544h e duração de 18 meses. Os polos e quantitativo de vagas do novo curso por local são:

- Mundo Novo, 20 vagas;

- Rio Real, 25 vagas;

- Sapeaçu, 40 vagas;

- Santo Estevão, 25 vagas;

- Itabuna, 40 vagas;

Os cursos serão realizados por meio da internet, com encontros presenciais mensais para discussões, orientações e avaliações nos polos UAB no qual o estudante se vincular.

A previsão de início dos cursos é de novembro de 2018. As despesas de locomoção e hospedagem para a participação dos encontros presenciais é de exclusiva responsabilidade dos estudantes. O discente que cumprir todas as exigências do curso receberá Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização expedido pela UFRB.

Inscrições em: https://ufrb.edu.br/ead/editais.

Confira os Editais de Seleção:

Edital de seleção do curso de Especialização em Inclusão e Diversidade na Educação (EaD).

Edital de seleção do curso de Especialização de Gestão em Saúde (EaD).

Edital de seleção do curso de Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital (EaD).

https://ufrb.edu.br/ead/

Postado em 13 de Setembro, às 17:24 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Estudantes da Bahia já podem se inscrever para mais de 55 mil bolsas de estudo

Comece estudar ainda este ano! O Educa Mais Brasil está inscrevendo estudantes interessados em bolsas para faculdades. Em todo o Brasil são ao menos 500 mil oportunidades disponíveis, o auxílio chega a 70% de desconto.

As vagas abrangem cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância (EAD), em faculdades como Estácio, Unopar, Unip, Anhanguera, Uniasselvi, entre outras. Na Bahia são mais de 55 mil oportunidades. Há bolsas para São Miguel das Matas: https://www.educamaisbrasil.com.br/faculdades-e-universidades/ba/sao%20miguel%20das%20matas.

“A bolsa de estudo é uma forma viável de formação e preparação para o mercado de trabalho, justamente porque traz mais segurança financeira: ao ser contemplado o estudante utiliza o desconto concedido sem ter que acumular dívidas futuras”, explica Andréia Torres, diretora de Expansão e Relacionamento do programa.

Os interessados nas vagas devem acessar o site www.educamaisbrasil.com.br, escolher o nível de escolaridade pretendido, buscar pela cidade de interesse, modalidade, curso ou instituição. A diretora ainda ressalta: “Para concorrer à bolsa não é necessário ter feito o Enem, nem comprovar renda ao programa”.

A aprovação pode ser consultada pelo Portal do Aluno, no site do programa ou na central de atendimento: para Capitais e Regiões Metropolitanas 4007-2020 ou para demais localidades 0800 724 7202 (também disponível para WhatsApp).

Programas do Governo

O Educa Mais Brasil é um programa de inclusão educacional privado, onde os estudantes também podem obter informações sobre outras alternativas de ingresso no ensino superior, como os programas do governo: Enem, Sisu, Prouni e FIES.

Postado em 13 de Setembro, às 17:17 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Convocados no concurso público da Educação do Estado têm até segunda-feira para apresentar a documentação

Os candidatos aprovados para o interior deverão comparecer nas sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para os quais se inscreveram, munidos da documentação original e fotocópia, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30. Já os candidatos aprovados no NTE de Salvador (NTE 26) deverão comparecer, também até segunda (17), nos mesmos horários, na Secretaria da Educação do Estado, situada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB, Térreo, sala 04.
 
A convocação de 2.414 novos professores e de 636 coordenadores pedagógicos aprovados no concurso público foi publicada pelo Estado da Bahia, no Diário Oficial do dia 28 de agosto. O concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos em 27 NTE, situados em Salvador e em outros 26 municípios do Estado.

A classificação é separada por cargo, pelo tipo de disciplina e pelo local (NTE).
 
Realizadas conjuntamente pelas secretarias da Educação (SEC) e da Administração (Saeb), as provas do certame ocorreram em fevereiro deste ano. Os candidatos passaram por três etapas, entre habilitatórias e classificatórias, como provas objetivas, discursivas e de títulos. A Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do concurso, divulgou o resultado final e a homologação do certame no dia 19 de junho, no Diário Oficial do Estado.

Após a nomeação, os novos servidores terão remuneração total de R$ 2.814,28, quando professores, ou de R$ 2.890,87, quando coordenadores pedagógicos. 
 
As vagas são para Magistério Público do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Estado da Bahia, nas áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. São exigidos formação específica e diploma concedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para coordenador pedagógico é necessária formação em pedagogia, também com reconhecimento do MEC.

Em todos os casos, a carga horária semanal é de 40 horas.

Postado em 13 de Setembro, às 15:20 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Estado lança o projeto Escolas Culturais em Alagoinhas nesta sexta-feira

O projeto Escolas Culturais será lançado na cidade de Alagoinhas (a 124 km de Salvador), nesta sexta-feira (14), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, às 9 horas.

Implantado pelo Estado da Bahia, este projeto objetiva promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida.

O projeto é resultado de parceria entre as Secretarias da Educação, de Cultura (SECULT), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que participará do lançamento, disse que “o projeto potencializa as experiências artísticas e culturais já existentes nas unidades escolares e fomenta novas ações, inclusive, de estímulo ao empreendedorismo, criando uma interação entre a escola e o Território”.

Postado em 13 de Setembro, às 14:58 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha recebe certificação do Programa de Escolas Associadas (PEA) da UNESCO

O Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha, localizado na Aldeia Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (708 km de Salvador) está entre as dez escolas da Bahia que receberam, nesta quarta-feira (12), no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, a certificação do Programa de Escolas Associadas (PEA), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Trata-se de uma rede de escolas comprometidas a promover ideias, valores e prioridades da UNESCO. O superintendente de Políticas para o Desenvolvimento da Educação Básica, Ney Campello, representou o secretário Walter Pinheiro, na atividade.

A comunidade escolar está em festa por este reconhecimento. Segundo o diretor do Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha, Railson Sena Braz, a inscrição para a adesão ao programa foi realizada após a UNESCO tomar conhecimento do trabalho realizado no colégio.

“Temos uma proposta pedagógica que tem o envolvimento ativo da comunidade no espaço escolar, bem como no desenvolvimento de atividades com o foco na sustentabilidade, a exemplo do projeto ‘Floresça onde está plantado’, no qual fizemos intervenções juntamente com os estudantes, como grafismo Pataxó - que são desenhos indígenas -, arborização, construção de jardim e implantação de duas hortas, sendo uma para hortaliças e legumes e, outra, para plantas e ervas medicinais”, informou.

O gestou também ressaltou a importância da certificação. “Para nós como categoria de Educação Escolar Indígena é uma honra ter esse reconhecimento da UNESCO, pois isso mostra que o colégio tem avançado e conquistando notoriedade pela proposta curricular desenvolvida. Através dessa rede, os trabalhos realizados pelo colégio terão maior visibilidade e a UNESCO viabilizará apoiadores para os nossos projetos, além de outras ações que beneficiarão toda a comunidade escolar”, comemorou.

Sobre o PEA - O Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela UNESCO, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.

O PEA foi criado em 1953 e contempla 10 mil escolas de 180 países. No Brasil, agora são 583 instituições associadas, que trabalham para constituir ativamente um mundo mais justo, pacífico, inclusivo e sustentável, em linha com os objetivos do Plano Estratégico da Rede PEA 2014 – 2021 que são: aprendizagem intercultural; desenvolvimento sustentável; cultura de paz e o conhecimento do Sistema ONU dos desafios a serem enfrentados.

Postado em 13 de Setembro, às 11:28 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Colégio estadual será construído no Assentamento Jacy Rocha no Extremo Sul da Bahia

A Secretaria da Educação do Estado autorizou, nesta quarta-feira (12), o início das obras de construção de uma nova unidade escolar no Assentamento Jacy Rocha, localizado no município de Prado, região do Extremo Sul da Bahia (a 795 km de Salvador).

O espaço, voltado para a Educação do Campo, em regime de alternância, vai contar com seis salas de aula, quadra poliesportiva, auditório, biblioteca, laboratório, refeitório, alojamentos e área administrativa.

"Essa iniciativa veio de um processo de luta e conquista dos moradores do campo da região de proporcionar aos estudantes uma estrutura digna que valorize o ensino e a Educação do Campo.

Temos a consciência que o caminho para a transformação é a Educação e basta que haja oportunidade”, afirmou Pinheiro, ao destacar que a escola ofertará cursos pelo regime de alternância, por meio do qual os estudantes vão mesclar períodos de internato na escola com outros nas localidades onde vivem, para aplicar seus conhecimentos.

“É bom ressaltar que esta nova unidade vem junto com uma nova concepção pedagógica que está vinculada ao conteúdo. Vamos agregar ao ensino dos estudantes novas ofertas que possibilitem unir a capacitação destes jovens com o perfil socioeconômico da região", destacou o secretário da Educação.

Ainda durante a cerimônia, Pinheiro falou sobre as ofertas de ensino. "Já temos 10 escolas que oferecem o regime de alternância para jovens moradores do campo, o que possibilita que a pedagogia se adeque à realidade do aluno, que durante o ano tem que ajudar a família no plantio, colheita e comercialização da produção de suas pequenas propriedades.

Também já temos a autorização para os cursos de tecnólogo, de nível superior, e que serão a primeira experiência no Brasil. A intenção é a implantação na sede de cada território, expandindo para outros locais, como este assentamento, e aumentar, ainda mais, as oportunidades de ensino, que já possui o curso técnico em Agroecologia e com a previsão de abertura de novos cursos", afirmou.

O assentamento fica localizado na antiga Fazenda Colatina, às margens da BR-101, no trecho entre as cidades de Itamaraju e Teixeira de Freitas, onde vivem 272 famílias, que receberam o título de posse da terra em abril de 2015.

O nome Jacy Rocha foi escolhido pelos assentados para homenagear uma das pioneiras na promoção da educação nos assentamentos da reforma agrária.Também participaram do ato, o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Geandro Ribeiro, o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio, a prefeita de Prado, Maíra Brito e lideranças rurais.

Postado em 13 de Setembro, às 11:25 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Gésia Lima fala da necessidade de entender o que são recursos tecnológicos

No final da manhã desta quarta-feira (12), Gésia Lima, ao fazer uso da fala durante o Encontro Presencial do Programa de Educação Conectada, apresentou questionamentos à cerca do entendimento sobre o que são as tecnologias da educação.

“Se primeiramente não entendermos que são estas tecnologias, dificilmente avançaremos na concepção desta ação. Não podemos conceber tecnologias, somente sendo o uso das redes mundiais de computadores”, destaca.

Ela também falou sobre as atividades um e dois, com foco especial para a atividade um. “Toda atividade precisa ser discutida com os profissionais da rede para que nossas respostas sejam as mais próximas possíveis de nossa realidade”

Postado em 12 de Setembro, às 12:05 por Magno Bastos 0 comentários

Renê Silva fala sobre a presença de novos Articuladores na Educação Conectada

Na manhã desta quarta-feira (12) um dos três Coordenadores Undime do Programa de Educação Conectada que acontece no Auditório da UPB em Salvador e na oportunidade Renê Silva, enfatizou sobre os desafios das redes municipais para a eficácia da ação.

“Nós estamos percebendo que muitos municípios estão realizando alterações dos Articuladores Locais que precisam começar do zero, além de termos também um número significativo de Articuladores que ainda não tiveram acesso à plataforma digital”, destaca.

Renê ainda acrescentou que por ser uma ação recente e ter a previsão do MEC até 2024 para ser concluída as quatro dimensões, e uma delas, a infraestrutura, que está na ordem como a última tem sido uma das mais pleiteadas na atualidade.

Postado em 12 de Setembro, às 11:47 por Magno Bastos 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 22/09/2018 01:13