Notícias

Flyboard e skimboard de graça em Itacimirim em Salvador

Baianos e turistas que costumam marcar presença nas praias da Costa de Camaçari vão ter um motivo especial para aproveitar a estação mais quente do ano. O Sou Verão chega pela primeira vez na orla da cidade, localizada na Região Metropolitana de Salvador, a partir do próximo sábado (19), na Praia da Espera - Itacimirim, das 8h às 12h.

A iniciativa, que tem apoio institucional da Prefeitura de Camaçari, fomenta a prática de esportes e traz mais novidades: além do frescobol e vôlei de praia, skimboard e flyboard integram a programação na cidade. Em Barra do Jacuípe, o projeto oferecerá também stand up paddle e canoa havaiana. Para participar, o público precisa se dirigir à base do Sou Verão.

Com três edições programadas: 19 de janeiro em Itacimirim, 9 de fevereiro em Guarajuba, e 16 de fevereiro em Barra do Jacuípe, a temporada segue sempre das 8h às 12h, com participação gratuita.

Para participar basta levar um documento de identificação com foto e se inscrever na hora. Menores de idade devem estar acompanhados de um adulto responsável.

42 km de litoral

O sucesso das praias que compõem a Costa de Camaçari pode ser explicado para além da beleza da paisagem. Distante cerca de 50 quilômetros de Salvador, a região se destaca no roteiro baiano pela possibilidade de agregar diversas opções de lazer espalhadas ao longo de 42 quilômetros de litoral.

Barra do Jacuípe é uma das praias que compõem os 42Km de orla em Camaçari. As outras são Itacimirim, Guarajuba, Arembepe, Jauá, Abrantes e Busca Vida

“Nós não temos apenas praias lindas. Há uma diversidade de cultura, de lazer, de gastronomia; trabalhos artesanais, uma religiosidade muito forte. Tudo isso presente por toda a extensão da Costa de Camaçari se torna um grande atrativo. São atividades que geram emprego, renda, autoestima. É importante para o turista, mas também muito importante para a comunidade, que está apoiando e muito envolvida com o Sou Verão”, defende Lucia Bichara, subsecretária de Turismo da cidade.

Para Lucia, o longo litoral facilita também a variedade de modalidades esportivas, uma característica da região. “A costa, exatamente por seu tamanho, nos dá a possibilidade de abrigarmos os mais diversos tipos de esporte. Temos áreas de surf, temos maratona aquática, ciclismo. É uma prática que proporciona saúde e lazer à população”.

O projeto, realizado pelo CORREIO, acontece ainda nos dias 9 de fevereiro, em Guarajuba, e 16 de fevereiro em Barra do Jacuípe. O evento é gratuito e aberto ao público, sempre das 8h às 12h.

"Parcerias como essa com o Correio fortalecem a instituição Prefeitura e ajudam a divulgar ainda mais a Costa de Camaçari de forma homogênea. Atividades como essa serão fomentadas ao longo de todo o Verão, de Busca Vida a Itacimirim", avalia Vanessa Rodrigues, diretora de Comunicação de Camaçari.

Saiba Mais

O gerente de Marketing e Mídias Digitais do Correio, Fábio Góis, destaca como ponto forte da expansão do projeto a possibilidade de levar essa experiência para um público maior: “O Sou Verão tem uma característica muito importante, que é a inclusão da prática esportiva. A gente consegue agora ampliar ele para a costa de Camaçari, fazer com que um público maior tenha acesso a esse conteúdo”, comenta o gestor sobre o projeto do CORREIO que depois de acontecer por quatro temporadas em Salvador – inclusive neste Verão – está chegando ao Litoral Norte.

O evento tem chamado a atenção da comunidade local, que, de acordo comFábio, já tem procurado saber mais detalhes sobre a ação. “Isso mostra como a marca é forte em Camaçari e ressalta a parceria entre a Prefeitura da cidade e o Correio. Camaçari é uma cidade muito importante para a prática esportiva e o que essa parceria está levando é a maior variedade de esportes para a região”, diz.

Postado em 16 de Janeiro, às 12:14 por Toy Guimarães 0 comentários

Di Grassi e Castroneves formam dupla forte na Corrida dos Campeões

Lucas Di Grassi e Helio Castroneves formarão a forte dupla brasileira na famosa Race of Champions – a Corrida dos Campeões – que reúne anualmente os melhores pilotos de todo o mundo para uma disputa em igualdade de condições. O evento terá dois títulos em jogo: a Corrida das Nações será realizada no sábado (19/01) com duplas de pilotos da mesma nacionalidade tentando levar o título para seus respectivos países. No domingo, a Corrida dos Campeões encerra a programação para definir o vencedor individual desta prestigiada prova, que todas as temporadas atrai vários dos melhores talentos da atualidade.

A Corrida dos Campeões de 2019 será realizada no Foro Sol um complexo desportivo construído junto ao Autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México. O encontro terá a participação de pilotos de variadas origens e categorias, como Sebastian Vettel, Tom Kristensen, David Coulthard, Johan Kristoffersson e Mick Schumacher, filho do heptacampeão de F-1 Michael Schumacher. A maior parte do grid vem de competições mundiais de elite, a exemplo da F-1, F-E, NASCAR, IndyCar e Le Mans.

“Eu acompanho as disputas da Race of Champion há vários anos. Mas essa será minha primeira participação. Todo mundo que me conhece sabe que gosto deste formato de corrida, com condições iguais para todos e um toque de imprevisibilidade. Vai ser muito legal fazer essa parceria com o Helinho, que já tem experiência nesse evento. Então, acho que formamos um bom time”, resumiu Lucas Di Grassi. 

Com mais de 30 anos de história e realizada em locais icônicos como o Estádio Ninho do Pássaro (Beijing), o Estádio Wembley (Londres) e o State de France (Paris), a Corrida dos Campeões coloca os maiores pilotos do mundo em uma competição na qual todos contam com carros iguais. Já tentaram a vitória várias vezes nomes como os campeões de F-1 Sebastian Vettel, Michael Schumacher, Fernando Alonso e Jenson Button, as estrelas da NASCAR Jeff Gordon e Jimmie Johnson, os campeões da F-Indy Juan Pablo Montoya e Ryan Hunter-Reay, os campeões mundiais de Rali Sébastien Loeb, Sébastien Ogier e Colin McRae, além de atletas de destaque em competições especiais como Tom Kristensen (multicampeão de Le Mans), Travis Pastrana (XGames) e os ícones do motociclismo Mick Doohan, Jorge Lorenzo e Valentino Rossi. 

“Embora a Race of Champions seja uma competição com clima de confraternização mundial do esporte, todos sabem que, uma vez dada a largada, acabam-se as gentilezas. Piloto quer sempre vencer, está no DNA”, brinca Di Grassi. “Mas considerando o nível dos inscritos, não será algo fácil. Muito pelo contrário, eu acho que será uma competição bastante complicada – o que é ótimo, diga-se. Eu venci o e-Prix do México no Foro Sol quando fui campeão da Fórmula E em 2017. Então, o lugar me traz boas lembranças. E vou fazer de tudo pra continuar assim”, diz Lucas.

Postado em 16 de Janeiro, às 11:57 por Toy Guimarães 0 comentários

Com Josa expulso, time do Náutico decepciona em estreia na Copa do Nordeste

A tão almejada estreia da Copa do Nordeste chegou com um sabor amargo para o Náutico, na noite desta terça-feira (15). A partida contra o Fortaleza marcava, além do início do certame nordestino, a retomada de jogos oficiais no estádio dos Aflitos. O Náutico foi dominado e viu o adversário sacramentar o placar de 3x1. 

O JOGO
A vitória do Fortaleza começou a se desenhar aos trinta e cinco segundos de partida, quando Tinga lançou para o atacante Júnior Santos, que passou por dois zagueiros e pelo goleiro Luis Carlos, antes de mandar a bola para as redes, abrindo o marcador. Mesmo após o susto com o Náutico criava boas oportunidades, mas pecava nas finalizações. Enquanto o Fortaleza arriscava mais com os contra ataques, que também não levavam muito perigo a meta alvirrubra.

O jogo seguia sem muitas oportunidades efetivas para os dois lados, quando aos dezessete minutos, Josa, levou cartão vermelho. Ele já havia levado um amarelo também por estar reclamando enquanto Marcelo Boeck estava sendo atendido. As reclamações não pararam e o volante alvirrubro saiu de campo mais cedo. Mesmo com um atleta a menos em campo e o placar negativo, era o Náutico quem dominava as ações.

Os times voltaram mais equilibrados para o segundo tempo. O Náutico continuava indo pra cima do Fortaleza, mas ainda faltava o toque para gol. Aos vinte e nove minutos, Júnior Santos ampliou para o time cearense. Depois de cobrança de escanteio, a defesa falhou e a bola sobrou livre para o atacante finalizar e marcar o segundo gol dele. E não demorou muito para que o marcador mudasse novamente em favor do Fortaleza. Edinho cruzou e Ederson apareceu para balançar as redes e aumentar ainda mais a vantagem em cima do Náutico. 

Só aos quarenta minutos, o Náutico conseguiu diminuir o placar. Após de falha de Boeck, Wallace Pernambucano fez o gol de honra para o Timbu.  

Início tímido
A partida marcou a estreia de Jorge Henrique no time pernambucano. Considerado a principal peça do elenco, o atleta teve um desempenho muito abaixo do que a torcida esperava. Foram poucas as chegadas ao ataque. Ele que foi apresentado recentemente, chegou com status de “estrela”, suprindo a lacuna deixada por Ortigoza como a grande referência do time. 

Postado em 16 de Janeiro, às 11:05 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Campo do Barradão vira um problema para atletas de Associação em Itatim

O campo do Barradão, em Itatim, está sem condições de receber partidas de futebol há quase 1 mês. As chuvas que caíram no município, fizeram com que o solo perdessem a instabilidade além de muita lama.

Numa entrevista a Rádio Ponta Aguda FM, no dia 20 de dezembro, o Prefeito Tingão disse que existe um projeto para reforma daquele campo, porém outras obras serão realizadas no local antes mesmos de se pensar em iniciar a reforma.

Nossa reportagem entrou em contato com o presidente da associação que lamentou em ter que deixar de realizar o tradicional baba no Barradão.

“É uma pena ter que sair do lugar que gostamos de jogar. O campo precisa urgentemente de uma reforma, é o único que nos resta ainda na cidade”, finalizou.

Postado em 16 de Janeiro, às 10:44 por Redação Criativa 0 comentários

Di Grassi pontua novamente e diz vamos pra cima no Chile

Em uma corrida muito disputada, que viu a vitória ser decidida com a ajuda de alguns acidentes, o brasileiro Lucas Di Grassi voltou a pontuar, desta vez no e-Prix do Marrocos, válido pela segunda das 13 etapas da temporada. Di Grassi ainda cravou a volta mais rápida da prova, faturando o ponto extra e também registrando que o Audi e-Tron FE05 melhorou sua condição competitiva – embora ainda precise ser mais veloz para brigar pela primeira vitória em 2019.

Os treinos do brasileiro foram atrapalhados por problemas técnicos nas duas sessões que antecederam as tomadas de tempo – a equipe precisou fazer reparos e trocar a bomba d’água integra o sistema de refrigeração. Com poucas voltas na pista e sem conhecer o real potencial do carro naquele traçado, Di Grassi foi para a sessão que definiu o grid ainda explorando o que seu Fórmula E era capaz de fazer. Como resultado, obteve o 11º lugar – uma boa posição diante das condições enfrentadas pelo brasileiro.

Durante a prova, Lucas chegou a brigar por uma colocação entre os três melhores. Mas a entrada e a longa permanência do safety car devido ao acidente entre os líderes nas voltas finais prejudicaram a estratégia de corrida que o brasileiro havia estabelecido e que poderia lhe dar o 28º pódio da carreira na categoria. Lucas iria para as voltas de encerramento ainda com direito a acionar uma vez o “modo de ataque” – dispositivo que dá potência extra ao carro durante quatro minutos e teria condição de estar entre os três melhores do dia.

“Dava para ter chegado no pódio”, diz o brasileiro. “A estratégia com o modo de ataque e a entrada do safety car no final nos atrapalharam bastante. Foi uma pena mas a graça da corrida é essa imprevisibilidade. Agora temos que focar na corrida do Chile, em Santiago, e acredito que se trabalharmos direito teremos chance de um bom resultado. O campeonato só está começando e nós vamos pra cima. Agora é voltar pra oficina e trabalhar”, completou Lucas.

A corrida – A etapa disputada no circuito montado nos arredores de Marrakesh começou bastante agitada. Antes mesmo da primeira curva o francês Jean-Eric Vergne (equipe Techeetah) tentou ultrapassar o pole Sam Bird (Virgin) e acabou causando um toque, rodando e gerando muita confusão entre os carros que vinham atrás. Lucas inclusive chegou a bater – ele acertou o carro que freava forte à sua frente – mas conseguiu controlar a situação, desviar e continuar na prova – agora no sétimo lugar.

Aos poucos Di Grassi foi ganhando posições e chegou a duelar pelo terceiro lugar com o belga Jérôme D’Ambrosio (Mahindra), que viria a ser o vencedor. No momento decisivo, durante as voltas finais, a corrida era liderada pelo português António Félix da Costa (BMW) com seu companheiro Alexander Sims (Inglaterra) na segunda posição. Os dois vinham duelando pela ponta até que na 26ª das 31 voltas da corrida Sims colocou o carro ao lado do português e ambos frearam em um ponto onde já não havia mais condição de contornar a curva do final do retão.

A batida tirou Félix da corrida e deixou o caminho livre para o belga D’Ambrosio, que vinha em terceiro, tomar a ponta. Com a entrada do safety car e a demora da organização em retirar da pista o BMW de Da Costa, a prova foi reiniciada faltando apenas uma volta para a bandeirada – e D’Ambrosio defendeu sua posição para garantir a quarta vitória na categoria.

A próxima etapa do Campeonato Mundial de Fórmula E será disputada no dia 26 de janeiro, em Santiago, Chile.

Confira os dez primeiros:

1 - Jérôme d'Ambrosio - Mahindra Racing - 31 voltas

2 - Robin Frijns - Envision Virgin - a 0s143

3 - Sam Bird - Virgin  - a 0s461

4 - Alexander Sims - BMW - a 0s740

5 - Jean-Éric Vergne - Techeetah - a 1s232

6 - André Lotterer - Techeetah - 1s457

7 - Lucas Di Grassi - Audi Sport Abt Schaeffler - a 1s633

8 - Sébastien Buemi - Nissan - a 2s455

9 - Mitch Evans - Jaguar - a 2s980

10 - Daniel Abt - Audi Sport Abt Schaeffler - a 4s014

Postado em 15 de Janeiro, às 11:17 por Toy Guimarães 0 comentários

Sprint Race 2019 confirma etapas nos Estados Unidos, em Homestead e Sebring

A Sprint Race já tem seu calendário definido para a temporada 2019 e serão três grandes campeonatos: Brasil, Internacional e Overall. Assim, a competição que terá nove etapas na oitava edição, seis no Brasil com duas corridas em cada de 25 minutos e três provas inéditas no exterior, onde entraram os circuitos icônicos de Homestead e Sebring, na Flórida, nos Estados Unidos (30 de junho e 07 de julho) e Posadas, na Argentina (20 de outubro), promoverá uma batalha entre os pilotos para três títulos distintos.

As atrações especiais consagradas como as corridas da Guest Race, onde um piloto campeão é convidado para compor o grid; a Super Pole (Q2), sistema de qualificação que é destinada apenas para os cinco pilotos mais rápidos, os quais terão somente uma volta independente; a Inverse Race, grid invertido para os oito primeiros; a tradicionalíssima Night Challenge em Londrina; a Set Up Free, quando os pilotos podem liberdade para realizar o acerto do seu carro, foram mantidas e a etapa decisiva em Interlagos (antes pontuação dobrada) passa a ser Match Point.

A Sprint Race, em 2019, promete ser a temporada de mais alto nível técnico da história da  competição, que iniciou suas disputas em 2012. O equilíbrio dos carros que utilizam motor com seis cilindros e 270 cavalos, continuarão a surpreender os pilotos da categoria o que faz das provas um sucesso no cenário nacional. 

“Estamos prontos para mais um grande ano. As novas atrações podem realizar o grande sonho para muitos pilotos de garantir um título internacional, aliando a sua paixão à diversão ao lado das suas famílias, pois serão dois finais de semana de competição com intervalo de uma semana de ‘férias’ com inúmeras opções de lazer e recreação nas praças das provas no exterior”, diz Thiago Marques, organizador do evento.

O Sprint é o único carro construído no Brasil a ser feito totalmente em aço inox. E, para este ano, recebeu volante com novo layout e câmbio Paddle Shift (Borboletas), agregando as tecnologias já incorporadas, como exemplo, mapeamento do motor e apêndices aerodinâmico. Assim, os bólidos cuja pilotagem se assemelham aos modelos de fórmula, são extremamente seguros.

As emoções das etapas continuarão sendo exibidas para todo o Brasil dentro da programação dos canais BandSports, no Programa Auto+ e PlayTV. Além disso, foram mantidas a cobertura completa do Programa Acelerados (SBT) e no YouTube (youtube.com/acelerados), como também a do programa National Sports Channel (canal 26 e 18, da Vivo/São Paulo).

“Estamos prontos para mais um grande ano. As novas atrações podem realizar o grande sonho para muitos pilotos de garantir um título internacional, aliando a sua paixão à diversão ao lado das suas famílias, pois serão dois finais de semana de competição com intervalo de uma semana de “férias” com inúmeras opções de lazer e recreação nas praças das provas no exterior”, diz Thiago Marques, organizador do evento.

Para a abertura da temporada, a organização concentra-se para realizar o evento em duas praças paranaenses, no autódromo de Curitiba ou de Londrina, nos dias 23 e 24 de março.

A Sprint Race Brasil é patrocinada pela Albriggs, aQuamec, Pirelli, Motul, Fremax e Vivamil.

Postado em 15 de Janeiro, às 10:23 por Toy Guimarães 0 comentários

São Paulo pode negociar Jean com o Benfica Bahia tem 30% dos direitos

Contratado pelo São Paulo em dezembro de 2017 em uma transação iniciada pela gestão Marcelo Sant’Ana e concluída pelo o atual presidente Guilherme Bellintani, o goleiro Jean, de 23 anos, terminou 2018 como titular da meta são paulina após uma disputa acirrada com Sidão. Porém, com a chegada de Tiago Volpi, o ex-tricolor deve perder espaço e, diante do interesse de clubes europeus no seu futebol, pode deixar o Morumbi ainda no início de 2019. No ano passado, Jeanzinho fez apenas 18 jogos e esse ano terá uma forte concorrência e precisará trabalhar dobrado para se manter como dono da camisa 1.

A insistência do São Paulo em adquirir os outros 30% dos direitos econômico do goleiro Jean tem um forte motivo. O jogador é cobiçado por clubes europeus, casso de Inter de Milão, Benfica, Porto e Manchester City recentemente. Porém, neste sábado, fontes próximas ao atletas afirmam que o destino mais provável é o futebol português onde deve vestir as cores do Benfica que fez uma sondagem e iniciou conversas para contar com o jovem arqueiro. A chegada de Tiago Volpi ao Morumbi aumentou a possibilidade de saída do jogador.

Apesar da insistência do São Paulo, o Bahia não aceitou vender o passe do goleiro. Victor Ferraz afirma que não existem tratativas para negociar a parte do jogador e nem o desejo de se desfazer da porcentagem. “Então o Bahia tem o percentual, é um atleta que é virtuoso, que tem um futuro promissor pela frente. E, por enquanto, é um ativo que o clube mantém. Não tem nenhum tipo de tratativa neste sentido”, assegurou.

No fim de 2017, o presidente Guilherme Bellintani explicou os detalhes da transação: O São Paulo adquiriu 70% do goleiro por valor líquido e aproximado de R$ de 9 milhões (valor específico, sem comissões de empresários, parcelados em dois anos) – chegou-se a ser comentado pela imprensa, e até hoje dizem, que o valor foi de 6,8 milhões com mais 4 milhões caso o jogador cumprisse metas.

Além da quantia, o Esquadrão ficou com o meia Régis em definitivo com contrato de três anos. E também envolveria um segundo atleta. Muito se falou no zagueiro Iago Maidana, de 21 anos, que acabou acertando com o Atlético-MG. A diretoria tricolor ainda estaria no prazo para decidir qual atleta desejaria e se este teria interesse em vir e ainda se estaria dentro da realidade do clube.

No entanto, após vasculhar o elenco do São Paulo na época, o Bahia não encontrou boas opções e desistiu de trazer um jogador do clube do Morumbi. Sendo assim, como ficou acordado em contrato, o Esquadrão recebeu uma porcentagem maior do meia Régis, um dos envolvidos na negociação, ao invés de optar pela vinda de um atleta.

Postado em 14 de Janeiro, às 10:29 por Toy Guimarães 0 comentários

Com novos desfalques, Bahia treina neste domingo de olho no CRB

Nada de descanso. Neste domingo (13), o elenco do Esporte Clube Bahia deu continuidade à preparação de pré-temporada visando a estreia em 2019 em duelo pela primeira rodada da Copa do Nordeste, quarta-feira (16), contra o CRB, às 20h30 (de Salvador).

AUSÊNCIAS: O zagueiro Lucas Fonseca, que sofreu uma pancada no joelho no treino da Fonte Nova, na véspera, além do centroavante Júnior Brumado, com incômodo muscular, não desceram para o gramado. Os dois fizeram um trabalho especial na fisioterapia. Yuri, com dores no joelho, deu continuidade ao tratamento no departamento médico.

Com quem estava à disposição, no campo 1 do Fazendão, Enderson Moreira separou o elenco em quatro times, dois de defesa e outros dois de ataque. Ele trabalhou repetidamente lances de saída de bola, marcação no campo adversário e troca de passes.

Em um segundo momento, utilizando apenas metade do gramado, os atletas fizeram um trabalho de dois toques. Neste segunda-feira (14), de tarde, o grupo faz o penúltimo treino com bola antes do jogo.

Postado em 14 de Janeiro, às 10:26 por Toy Guimarães 0 comentários

Time principal do Vitória empata jogo-treino contra o Olímpia no Barradão

Em preparação para a temporada 2019, o time principal do Esporte Clube Vitória teve um novo teste na manhã deste domingo (13) e jogando no Estádio Manoel Barradas (Barradão) ficou apenas no empate por 0 a 0 contra o E.C Olímpia, de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (BA), que pertence ao meia baiano Anderson Talisca, jogador do clube chinês Guangzhou Evergrande.

Dos seis novos contratados, três iniciaram o jogo-treino: o zagueiro Thales, o volante Leandro Vilela e o meia-atacante Andrigo. O time do primeiro tempo teve: Ronaldo, Jeferson, Thales, Ramon e Marcelo Benítez; Rodrigo Andrade, Leandro Vilela e Yago; Erick, Andrigo e Léo Ceará.

Com o zagueiro Edcarlos, o volante Wesley e o meia Ruy, o Leão voltou para o segundo tempo da seguinte forma: Ronaldo, Wellisson, M. Antônio, Edcarlos e Arroyo; Wesley Dias, Léo Gomes e Ruy; Juninho, Flávio e Cordeiro.

Lembrando que o Vitória estreia na temporada contra o CSA, próxima terça-feira (15), às 21h30 (horário em Salvador), no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela primeira rodada da Copa do Nordeste, porém, o time utilizado para essa partida será o Sub-23 comandado pelo técnico João Burse.

 

Postado em 14 de Janeiro, às 10:21 por Toy Guimarães 0 comentários

Chamusca explica mudanças e justifica empate do Vitória com o Olímpia

O técnico Marcelo Chamusca concedeu entrevista coletiva neste domingo após o empate sem gols no jogo-treino do Esporte Clube Vitória contra o E.C Olímpia, de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (BA), que pertence ao meia baiano Anderson Talisca, jogador do clube chinês Guangzhou Evergrande. O treinador explicou as mudanças na equipe e justificou o resultado ressaltando que “faz parte desse momento da pré-temporada”. Porém, acredita na evolução do grupo.

“É natural que os jogadores estejam com a pena pesada, sobrecarga maior e isso influencia na parte técnica e tática. Erros de passes, algumas questões no um contra um, mas isso tudo faz parte desse momento da pré-temporada. A tendência é baixar a carga na próxima semana e eles vão ficando mais soltos, com uma condição melhor. Tenho certeza que podem evoluir. Para os objetivos e conceitos que passamos, a gente conseguiu fazer dentro no jogo”, revelou.

“É um momento que a gente mexe muito. No próximo a gente pode criar uma escalação diferente, mesclar, para observar e que eles possam se entrosar melhor e a gente tenha uma melhora. Tivemos muitas bolas no último terço, mas falta uma conexão melhor. Isso vai acontecer com os treinamos e a partir de quando começarmos os jogos oficiais”, pontuou.

Lembrando que o Vitória estreia na temporada contra o CSA, próxima terça-feira (15), às 21h30 (horário em Salvador), no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela primeira rodada da Copa do Nordeste, porém, o time utilizado para essa partida será o Sub-23 comandado pelo técnico João Burse.

Postado em 14 de Janeiro, às 10:16 por Toy Guimarães 0 comentários

Bahia abre conversa para tentar repatriar o centroavante Fernandão

Neste domingo (13), uma notícia movimentou as redes sociais e deixou a torcida do Bahia eufórica. Segundo informações do Jornal Correio, o Esquadrão abriu negociações para repatriar o centroavante Fernandão, que tem bastante identificação com o clube e é tratado como ídolo pela nação tricolor, diga-se, sempre foi um sonho de consumo da antiga diretoria, porém, a questão financeira sempre dificultou o negócio.

O Cruzeiro também tentou contratá-lo, mas sem sucesso.

Ainda segundo o portal, o jogador, hoje com 31 anos, deseja retornar ao Brasil e a prioridade é o Tricolor Baiano. Fernandão atua no exterior desde 2013 quando deixou o Bahia e foi vendido pelo Atlético-PR ao Bursaspor, da Turquia, mas atualmente defende o Al-Wehda, da Arábia Saudita, onde disputou apenas 14 jogos (9 como titular) e marcou dois gols, e tem contrato até junho de 2020.

Na Turquia, além do Bursaspor, ele também jogou no Fenerbahçe por três temporadas.

Fernandão defendeu o Bahia em 2013, emprestado pelo Atlético-PR, com uma passagem rápida de pouco menos de um ano. Chegou em abril e logo caiu nas graças da torcida com gols e muita vontade dentro de campo. No total, foram 41 partidas e 18 gols, 15 deles no Brasileiro da Série A em que esteve em campo 34 vezes. Naquela temporada, o Tricolor terminou na 12ª colocação com 48 pontos. 

O atleta sempre publica fotos e vídeos no seu Instagram acompanhando jogos do tricolor, além de ir à Fonte Nova quando está de férias.

Além de Fernandão, outros brasileiros atuam no Al-Wehda, casos do volante Anselmo, ex-Sport, e o atacante Marcos Guilherme, ex-São Paulo.

O time era treinado pelo técnico Fábio Carille, responsável por levar os brasileiros para lá, no entanto, o treinador demorou muito tempo e pediu para deixar o clube, retornando ao Corinthians no final de 2018.

Postado em 14 de Janeiro, às 10:08 por Toy Guimarães 0 comentários

Vitória com o Sub-23 enfrentará o CSA completamente modificado

O Esporte Clube Vitória estreia na temporada 2019 na próxima terça-feira (15) quando enfrenta o Centro Esportivo Alagoano (CSA), recém promovido para o Brasileiro da Série A, no Estádio Rei Pelé, pela primeira rodada da Copa do Nordeste na sua edição 2019, aliás, torneio onde o Leão é o maior campeão, com quatro títulos.

Ainda que tenha contratado seis novos jogadores, o Vitória atua em Maceió com uma equipe SUB-23, certamente a mesma que disputará o Campeonato Baiano, que acontece de forma simultânea com a Copa do Nordeste, e com estreia prevista para o dia 24, dentro do Barradão, enfrentando o Vitória da Conquista.

Nenhum dos seis novos jogadores tem previsão de estreia nesta partida. São eles: Os zagueiros Thales e Edcarlos, os volantes Leandro Vilela e Wesley Dias, e os meias Andrigo e Ruy. Nem Chamusca estará no primeiro jogo de 2019, já que o treinador do Sub-23 é João Burse.

Nos dois amistosos preparatórios disputados pelo time Sub-23, o Vitória venceu um e perdeu outro. No primeiro, goleou o Bahia de Feira, por 4 x 2, iniciando a partida com: Caíque; Cedric, Léo Xavier, Bruno Bispo e Mateus; Hebert, Jhemerson, Luan Silva e Luan Ferreira; Nickson e Eron.

No segundo amistoso perdeu por 1 a 0 para o Atlético de Alagoinhas, começando este jogo-treino com Caique; Cedric, Gabriel, Bruno Bispo e Mateus Rodrigues; Hebert, Jhemerson, Nickson e Luan Ferreira; Luan e Eron.

O jogo entre Vitória e CSA marca um duelo de um clube caiu, contra outro que subiu. Aliás, CSA não subiu, o time alagoano simplesmente SALTOU da condição de time SEM divisão para disputar a Série A em apenas três anos, isto após ser vice-campeão da Série D em 2016, campeão da Série C em 2017, e carimbar o acesso para a Série A em 2018.

Além disso, o time alagoano faz bonito também na Copa São Paulo de Futebol Júnior e nesta segunda-feira (14) encara o Grêmio pela terceira fase da competição da Federação Paulista de Futebol buscando uma classificação inédita.

Curiosamente, se o Vitória caiu para a 2ª divisão e contratou seis jogadores, o CSA, seu adversário, subiu para a primeira divisão e contratou 17 jogadores sendo que o time que deve enfrentar o Rubro-Negro, apenas três jogadores são remanescente da temporada passada (Celsinho, Dawhan e Didira). O adversário do Leão manteve o técnico Marcelo Cabo que acumula dois acessos nos últimos três anos, mas perdeu boa parte do elenco, entre eles o volante Yuri que retornou ao Bahia.

A direção ensaiou algumas contratações de “apelo” como o zagueiro GUM do Fluminense, no entanto, limitado pelo baixo orçamento, realizou as contratações todas dentro da realidade do clube e entre os conhecidos, estão o volante Amaral com passagem pelo Flamengo e Vitória e o lateral Régis Souza, este atuou no São Paulo e Bahia.

O CSA fez no sábado, visando a partida contra o Vitória, um jogo treino e venceu o Central-PE por 2 a 1 no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O técnico Marcelo Cabo não confirmou o time que encara o Leão, no entanto, deu dica que o time formará como: Carlos; Celsinho, Rony, Luciano Castan e Pedro Rosa; Dawhan, Amaral, Didira, Matheus Sávio e Régis; Patrick Fabiano.

A Copa do Nordeste terá dois grupos com oito times cada, onde as equipes do Grupo A irão enfrentar as do Grupo B em turno único. Os quatro primeiros times de cada grupo irão se classificar para a fase seguinte do torneio. O Grupo A é composto por Vitória, CRB, Sergipe, Santa Cruz, Fortaleza, Sampaio Corrêa, Salgueiro e Altos. O Grupo B tem Bahia, Náutico, Moto Club, Ceará, ABC, CSA, Botafogo-PB e Confiança

Jogos da 1ª rodada da Copa do Nordeste

Terça-feira
CSA x Vitória
Botafogo-PB x Santa Cruz
Náutico x Fortaleza

Quarta-feira
ABC x Sergipe
Bahia x CRB
Moto Clube x Alto

Quinta-feira
Confiança x Salgueiro
Ceará x Sampaio Corrêa

Postado em 14 de Janeiro, às 10:02 por Toy Guimarães 0 comentários

Definidos os semifinalistas do Campeonato de Cidades Circunvizinhas

Neste domingo (13) no estádio de São Miguel das Matas definiu os semifinalistas do Campeonato de Cidades Circunvizinhas.

No primeiro jogo Santa Cruz de Elisio Medrado e Varzedo empatam no tempo normal, nós pênaltis o Santa Cruz venceu a partida. Ambos os times se classificaram.

No segundo jogo São Miguel e Milagres também empataram no tempo normal. São Miguel vence nos pênaltis e também se classifica.

No dia 27 deste mês, rodada dupla em Elísio Medrado. Às 13 horas, clássico local, Santa Cruz e Remo de Elisio.

Já às 15 horas, São Miguel e Varzedo disputam a outra vaga na grande final.

Postado em 13 de Janeiro, às 23:38 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Meia Allione, ex-Bahia, é emprestado pelo Palmeiras à clube argentino

O meia Agústin Allione, que era alvo de interesse do Sport Recife que disputará a Série B em 2019, já tem um novo clube. O jogador, que estava no Bahia nas últimas temporadas, foi emprestado pelo Palmeiras ao Rosário Central, da Argentina, por um ano. O atleta tem vínculo com o Palmeiras até julho de 2020, porém, não fazia parte dos planos e como o Verdão tem um plantel robusto, deve repassar outros atletas para reduzir de 35 para 30 jogadores.

Desde que chegou ao Verdão, em 2014, o meio-atacante argentino – hoje aos 24 anos – participou do time campeão da Copa do Brasil em 2015 e campeão Brasileiro em 2016. Porém, nunca se firmou ou deslanchou no Palestra Itália. Com as chegadas de Zé Rafael, ex-Bahia, e o retorno de Raphael Veiga, o jogador jamais teria chances no elenco que já conta com Scarpa, Hyoran e Lucas Lima.

PASSAGENS PELO E.C BAHIA

Após uma excelente temporada de 2017 pelo Bahia sendo peça importante na conquista da Copa do Nordeste, Allione retornou no início de 2018 ao Palmeiras à pedido do técnico Roger Machado com a pretensão de ser aproveitado, no entanto, perdeu espaço com a chegada de Gustavo Scarpa e foi novamente cedido ao Esquadrão por empréstimo, participando do título baiano de 2018.

Em julho de 2018 acertou com o Racing da Argentina que aceitou pagar 200 mil dólares pelo empréstimo de um ano, com a opção de compra de metade dos direitos econômicos do atleta por cerca de 2,5 milhões de dólares. No entanto, antes de assinar, o clube desistiu do negócio alegando que os exames médicos apontaram que o atleta tem um problema no joelho.

Com isso, retornou ao Bahia, com quem tinha contrato de empréstimo ainda válido. Nessa outra passagem, jamais se firmou como titular, ainda que saibamos das suas qualidades técnicas, fez apenas 25 jogos, seis como titular e um gol marcado. No total, foram 68 partidas e quatro gols marcados.

Postado em 12 de Janeiro, às 12:07 por Toy Guimarães 0 comentários

Veja os gols do jogo Palmeiras 3 x 0 Vitória pela Copa São Paulo 2019

Finalizada na noite desta sexta-feira as participações dos clubes baianos na 50ª Copa de São Paulo de Futebol Júnior. Logo cedo, o Atlântico não resistiu e foi despachado pelo Botafogo ao perder pelo 2 x 0 em jogo realizado no Estádio Municipal Professor Luís Augusto de Oliveira, na cidade de São Carlos (SP).

Com Guilherme Iago e Josué marcaram os gols do time paulista em duelo realizado na Arena Capivari.

Com o resultado, o Leão agora eliminado volta para casa, já o Palmeiras avança em direção do Galvez-AC que venceu Desportiva Ferroviária do Espírito pelo placar de 1 x 0.

Postado em 12 de Janeiro, às 12:03 por Toy Guimarães 0 comentários

CBF divulga tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil 2019

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na sexta-feira a tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil. Os duelos, com jogo só de ida, serão disputados nos dias 5, 6, 7, 12 e 13 de fevereiro. 

O confronto Juazeirense x Vasco, que será no dia 6 de fevereiro às 21h30, foi confirmado para o estádio Adauto Moraes. Havia a possibilidade do clube de Juazeiro vender seu mando de campo.

Bahia e Vitória estreiam fora de casa. O Esquadrão enfrenta o Rio Branco, do Acre, no dia 13 de fevereiro, às 22h30. Já o Leão visita o Moto Clube, no Maranhão, no mesmo dia, porém, às 22h15.

A edição será disputada nos moldes da de 2018: primeira fase com jogo único e mando de campo do clube pior ranqueado, com o visitante jogando pelo empate.

A segunda fase continua também sendo em jogo único, com os mandos definidos no sorteio desta noite. Nessa etapa, empate leva a decisão para os pênaltis.

A terceira fase já será no esquema de mata-mata (ida e volta). Quando ela terminar, haverá um novo sorteio entre os 10 clubes que sobraram. Eles disputam a quarta fase, também em mata-mata.

Depois, os cinco que sobrarem vão se juntar aos 11 times que entram diretamente nas oitavas de final, que serão em maio. São eles Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Atlético-MG, Cruzeiro e Atlético-PR (todos na Libertadores), Sampaio Corrêa (campeão da Copa do Nordeste), Paysandu (campeão da Copa Verde) e Fortaleza (campeão da Série B), com um novo sorteio realizado.

River-PI x Fluminense – 05/02, 21h30

Votoporanguense-SP x Ypiranga-RS – 06/02, 17h

Americano-RJ x Londrina – 06/02, 17h

Altos-PI x Santos – 06/02, 19h15

Foz do Iguaçu x Boa Esporte – 06/02, 20h30

Imperatriz-MA x Náutico – 06/02, 20h30

Sobradinho-DF x América-RN – 06/02, 20h30

Brusque x Atlético-GO – 06/02, 20h30

Central-PE x Ceará – 06/02, 21h30

São Raimundo-RR x América-MG – 06/02, 21h30

Palmas-TO x Juventude-RS – 06/02, 21h30

Corumbaense-MS x Luverdense-MT – 06/02, 21h30

Santa Cruz-RN x Tupi-MG – 06/02, 21h30

Atlético-CE x Joinville – 06/02, 21h30

Itabaiana-SE x Paraná – 06/02, 21h30

Juazeirense-BA x Vasco – 06/02, 21h30

Sinop x Santa Cruz-PE – 06/02, 21h30

Ferroviário-CE x Corinthians – 07/02, 21h

Mixto-MT x CSA-AL – 07/02, 21h30

Aparecidense-GO x Ponte Preta – 12/02, 19h15

Galvez-AC x ABC-RN – 12/02, 23h30

Avenida-RS x Guarani-SP – 13/02, 17h

São José-RS x Chapecoense – 13/02, 19h

URT-MG x Coritiba – 13/02, 19h

Sergipe x Goiás – 13/02, 20h30

Brasiliense-DF x CRB-AL – 13/02, 20h30

Serra-ES x Remo – 13/02, 20h30

Bragantino-PA x Asa-AL – 13/02, 21h30

Campinense-PB x Botafogo – 13/02, 21h30

Ypiranga-RS x Cuiabá-MT – 13/02, 21h30

São Raimundo-PA x Criciúma – 13/02, 21h30

Tombense-MG x Sport – 13/02, 21h30

Operário-MS x Botafogo-PB – 13/02, 21h30

Real Desportivo-RO x Avaí – 13/02, 21h30

Moto Clube-MA x Vitória – 13/02, 22h15

Manaus x Vila Nova-GO – 13/02, 22h30

Rio Branco-AC x Bahia – 13/02, 22h30

Tubarão-SC x Brasil-RS – 14/02, 19h

Boavista-RJ x Figueirense – 14/02, 21h15

Fast-AM x Oeste-SP – 14/02, 22h30

Postado em 12 de Janeiro, às 11:55 por Toy Guimarães 0 comentários

Baianão começa no próximo dia 19, com Bahia, Vitória e equipes do interior

No próximo dia 19, a bola começa a rolar pela Série A do Campeonato Baiano de Futebol 2019. Além do Bahia e Vitória, outras oito equipes do interior participam do torneio.

O lançamento oficial da competição foi realizado na noite de quarta-feira (9), em coquetel realizado na sede da Rede Bahia, em Salvador. A TV Bahia fará a transmissão dos jogos para os 417 municípios baianos.

Seis emissoras filiadas da rede irão atuar no campeonato. Esta é a nona edição da parceria Rede Bahia e Federação Bahiana de Futebol (FBF), organizadora da segunda competição mais antiga do país.

Na ocasião, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, elogiou a participação da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) nos últimos anos, tendo contribuído na requalificação de estádios municipais que recebem jogos do Baianão.

Um dos exemplos é a do estádio Waldomiro Borges, de Jequié. Para que a praça esportiva esteja em condições de receber as partidas da Associação Desportiva Jequié (ADJ), a Sudesb, em parceria com a prefeitura local, realizou reformas estruturais no equipamento, que ganhou um novo gramado.

Intervenções importantes em outros equipamentos esportivos também foram feitas pela Sudesb, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), que investiu, nos últimos anos, mais de R$ 2 milhões.

Adauto Morais (Juazeiro), José Rocha (Jacobina), Eliel Martins (Riachão do Jacuípe), Dois de Julho (Guanambi) e Mário Pessoa (Ilhéus) são equipamentos recuperados pela autarquia.

Postado em 12 de Janeiro, às 10:08 por Magno Bastos 0 comentários

Com retorno de lateral, Vitória treina e no domingo enfrenta o Olímpia

Com o retorno do lateral-esquerdo Juninho, recuperado de uma cirurgia no ano passado, o Esporte Clube Vitória deu prosseguimento na pré-temporada nesta quinta-feira, trabalhando em dois turnos nesta quinta-feira (10), seguindo o planejamento da Comissão Técnica neste período de pré-temporada. Nos próximos três dias o time terá um único turno de atividade, todos pela manhã.

No próximo domingo (13), às 9h, o Vitória fará um jogo-treino com o EC Olímpia, de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, e que pertence ao atacante baiano Anderson Talisca, do chinês Guangzhou Evergrande.

Concentrados desde a última segunda-feira (7) na chácara Vidigal Guimarães, os atletas iniciaram o primeiro treino do dia às 8h30. Inicialmente, com o preventivo (CORE) aplicado pelo fisioterapeuta Dilson Conceição, completado com o aquecimento comandado pelo professor Lucas Penha.

Para as atividades na segunda parte, ainda pela manhã, os atletas foram divididos em dois grupos. Os defensores ficaram com o assistente técnico Roger Gouveia e exercitaram a saída de bola. Os jogadores de meio e ataque treinaram cruzamentos com finalização, comandados pelo técnico Marcelo Chamusca. Para finalizar a manhã, Chamusca realizou um treino tático. Nesta sexta-feira (11) os atletas treinarão às 9h.

À tarde, o grupo foi dividido em dois quadrados para um treino de posse de bola orientado pelo preparador físico Daniel Azambuja. Entregues em seguida a Chamusca, os atletas inicialmente fizeram um treino técnico com finalização e, por último, um tático em campo reduzido.

Postado em 11 de Janeiro, às 10:41 por Toy Guimarães 0 comentários

Ex-jogador revelado no Bahia é anunciado como técnico do Galícia

Visando a disputa da Série B do Baiano, o Galícia anunciou nesta quinta-feira (10) o nome do seu novo treinador para a temporada 2019. Trata-se do ex-jogador Danilo Gomes, revelado nas divisões de base do Bahia, defendendo o Tricolor entre 2002 a 2004 e depois em 2007, e com passagem de destaque pelo Internacional jogando ao lado de feras como o meia Alex e o saudoso centroavante Fernandão.

Fora do Brasil, o ex-jogador vestiu a camisa do FC Tokyo, do Japão, além de ter atuado no futebol mexicano por clubes como Atlas, Cruz Azul e Club Léon. Depois de rodar por Bragantino, Fluminense de Feira, São José-RS, Treze, Paulista, RB Brasil, Guarantinguetá e Mirassol, Danilo pendurou as chuteiras em 2014 e seu último clube foi justamente o Galícia.

O baiano, de 37 anos, chega motivado em buscar o acesso pelo Galícia: “Estou certo que vamos desempenhar um bom trabalho, colocar o clube na Série A pelo respeito que tem no futebol baiano e fazer um bom papel para que a gente venha conseguir este objetivo”, disse ao site oficial do clube.

A comissão técnica do clube conta ainda com o auxiliar Marcelo Telê, o preparador físico Carlos Augusto e o preparador de goleiros, Montenegro.

Natural de Salvador-BA, Danilo estourou no time principal do Bahia em 2003, sendo um dos poucos jogadores que se destacaram no elenco que caiu para a Série B, chamando atenção do Internacional que o contratou para a temporada 2004.

No Inter, se destacou, principalmente no jogo em que o Colorado venceu o Atlético Paranaense por 6 a 0, onde ele fez 4 gols, deu o passe para Fernandão fazer o quinto, e sofreu o pênalti que originou o sexto gol, de Alex. Marcou 11 gols no Brasileirão de 2004.

Depois desse início de carreira impressionante, Danilo foi jogar no Japão, no FC Tokyo, e no México, no Atlas/MEX. Em 2007, voltou ao Brasil para defender o Bahia com o objetivo de tirar o Tricolor da Série C.

Ele ajudou sendo titular nas últimas partidas do Esquadrão de Aço. Lá, passou a colocar Gomes no seu nome profissional, porque no elenco do tricolor já havia outro Danilo, o meia Danilo Rios, também revelado pelo tricolor baiano.

Em 2008, foi novamente para o México, voltou ao Atlas, depois foi negociado com o Club León. Voltou para o Brasil e foi contratado pelo Bragantino, onde disputou o Campeonato Paulista de 2010 e a Série B do Brasileiro. Em 2011 defendeu o Fluminense de Feira no Campeonato Baiano, mas após receber uma boa proposta do São José-RS, anunciou que deixaria o clube, antes do término do contrato.

Postado em 11 de Janeiro, às 10:30 por Toy Guimarães 0 comentários

Não vai adiantar essas tentativas de tumultuar o Vitória, dispara Ricardo David

Ainda sob muita pressão e críticas, seja de conselheiros, opositores e torcedores, o presidente Ricardo David inicia o segundo ano da sua gestão tentando reconduzir o Esporte Clube Vitória aos trilhos certos.

Ainda que tenha pela frente Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, em 2019, a principal meta do Leão é conquistar o acesso na ao final da Série B do Brasileiro. Para isso, precisará superar uma enorme crise financeira que vem atrapalhando na montagem do elenco para a atual temporada.

Durante a cerimônia de lançamento do Campeonato Baiano 2019, na noite da última quarta-feira (9), em Salvador, o presidente Ricardo David falou sobre o momento de pressão, com pedidos de renúncia e até de impeachment feitos contra ele.

O mandatário disse estar tranquilo, relembrou que entrou no clube de uma forma democrática e disparou contra a oposição destacando que o clube precisa de tranquilidade nesse momento e não de “tentativas de golpe” ou de tumultuar o ambiente.

“Estou muito tranquilo, porque eu entrei no Vitória pelas regras democráticas. É óbvio que quem perdeu tende a não aceitar, mas eles vão mais uma vez perceber que não vai adiantar essas tentativas de golpe.

De tumultuar o Vitória num momento que precisa de tranquilidade para retomar o ano. Estou muito tranquilo, porque estou focado nas coisas que estamos fazendo, toda a diretoria está focada. Sabemos da nossa responsabilidade lá dentro, hoje há muito trabalho, muita preocupação em mantermos o equilíbrio.

Estamos qualificando o elenco com atletas compatíveis com as competições que nós vamos disputar. Não estou preocupado com o que está fora do Barradão não, estou preocupado com o que está lá dentro”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

Ricardo David também falou sobre o trabalho inicial do técnico Marcelo Chamusca e não poupou elogios. Segundo o dirigente, o treinador tem sido muito interativo e tem bastante identificação com o clube e um viés muito forte. Além disso, revelou ter reuniões quase que diárias para fazer avaliações, mantendo sempre o foco no que se passa internamente no clube.

“Temos reuniões quase que diárias, fazemos avaliações quase que diárias, há um reporte à presidência de tudo que está sendo feito, de como ele está acompanhando. Tenho gostado muito, tem sido muito interativo. É um treinador muito identificado com o clube, ele tem um viés muito forte, conhece o Vitória.

Não é um treinador que vai esperar o torcedor chegar ao estádio para saber o que ele espera. Ele já sabe o que o torcedor do Vitória espera, conhece as características que são esperadas do time do Vitória. Estamos muito esperançosos com o trabalho de Chamusca”, finalizou.

Postado em 11 de Janeiro, às 10:21 por Toy Guimarães 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Baixo Sul Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 17/01/2019 01:47