Notícias

Acidente deixa diretor municipal de eventos ferido em Brejões

Aconteceu na tarde desta sexta feira (21), no centro do município de Brejões um acidente envolvendo o Diretor Municipal de Eventos, José Aílton, popular Pingo.

Segundo informações, o freio do veículo falhou, para evitar uma tragédia o condutor tirou a direção de uma motocicleta e acabou colidindo em um caminhão que estava estacionando na praça da Bandeira.

José Aílton recebeu os primeiros atendimentos no local, apesar do gravíssimo acidente ele passa bem.

Segundo informações, José Aílton sofreu um pequeno corte na cabeça e fraturou o fêmur da região da coxa. O fêmur é o osso mais longo do corpo e fica localizado na região da coxa.

Ele deu entrada no Hospital Prado Valadares em Jequié, e está tudo correndo bem.

Postado em 21 de Setembro, às 22:55 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Morre aos 110 anos moradora mais velha de Corta-Mão em Amargosa

Os familiares e amigos comunicam o falecimento de dona Maria Helena Julia de Jesus, 110 anos, moradora do distrito de Corta Mão em Amargosa, ocorrida na tarde desta sexta-feira (21). O corpo de dona Julia está sendo velado na sua residência em Corta-Mão e o sepultamento será amanhã, sábado (22) às 11h no cemitério local.

Nascida em 10 de junho de 1908 na cidade de Nova Itarana, dona Maria Helena Julia de Jesus, foi trazida desde sua mocidade para trabalhar no distrito de Corta-Mão, onde viveu até hoje ao lado da filha e seus 14 netos. Ela era considerada uma das mulheres mais velha da Bahia.

Postado em 21 de Setembro, às 21:01 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Sobrevivente da Cavalo Marinho é encontrada morta em Itaparica

Há mais de um ano da tragédia de Mar Grande que deixou 19 pessoas mortas na Baía de Todos os Santos, uma das sobreviventes do naufrágio da lancha Cavalo Marinho I morreu nesta quarta-feira (19). O corpo da mulher, identificada pelo prenome de Adailma, foi encontrada dentro da residência onde morava, no Alto das Pombas, no município de Itaparica.

Os vizinhos informaram que a mulher tratava de uma depressão e estava sendo acompanhada por um psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Adailma ingeriu uma grande quantidade de remédios de uso controlado, o que teria causado sua morte. Ainda conforme o portal, as informações iniciais dão conta de que a mulher teria deixado o filho na casa do pai antes de cometer o, aparente, suicídio.

À época do acidente, a vítima lutou para sobreviver e, depois disso, passou a conviver com uma síndrome de pânico. O caso deixa familiares e amigos transtornados. Os moradores das regiões de Vera Cruz e Itaparica têm a dor das perdas pelo naufrágio aumentada com mais uma morte, possivelmente, relacionada ao acidente que enlutou a Bahia.

Postado em 21 de Setembro, às 17:39 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Zuma discute sobre a BNCC num encontro territorial em Alagoinhas

Nesta sexta-feira (21), a Undime Bahia / Conviva, realiza em Alagoinhas um Encontro Territorial de Dirigentes Municipais de Educação do Litoral Norte e Agreste Baiano para discutir a Base Nacional Comum Curricular.

Participam do evento os DME's e Técnicos das Secretaria Municipais de Educação. "Nós estamos nesta corrida pela Bahia fortalecendo os municípios, estando mais próximos da educação municipal e ao apresentarmos aplataforma Conviva, oportunizamos com ela uma gestão eficaz da secretaria, tanto do ponto de vista pedagógico, como também administrativo", destaca Zuma.

A BNCC está no foco também das discussões. "Nós estamos contando com o apoio e a capilaridade da Undime para chegar aos municípios com esse nosvo desafio que é a impellentação da base em suas redes e este encontro tem surtido resultados muito bons".

Postado em 21 de Setembro, às 10:50 por Magno Bastos 0 comentários

Presidente da Undime participa de encontro territorial em Alagoinhas

Na manhã desta sexta-feira (21), o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da Undime Seccional Bahia, Williams Panfile Brandão, cumpre agenda no município de Alagoinhas, Território Litoral Norte e Agreste Baiano.

Ele ressaltou que retornar ao território, desta vez para um encontro organizado pela Undime é muito satisfatório, em meio ao processo de interiorização que a Undime tem se proposto a fazer por meio de suas ações.

"Nós estivemos aqui no ano passado, na cidade de Entre Rios, para um encontro do Comitê Baiano de Educação Integral e Integrada e agora estamos retornando para fortalecer estes municípios por meio destes encontros teritoriais que neste momento está discutindo a BNCC com o Conviva, sob a mediação de Zuma Castro", destaca Williams.

Postado em 21 de Setembro, às 10:28 por Magno Bastos 0 comentários

Começou o Novenário de São Miguel Arcanjo nesta quinta

Na noite desta quinta - feira (20) em São Miguel das Matas, aconteceu a abertura do tradicional Novenário, com carreata e santa missa no final.

Iniciou - se com uma grande carreata saindo com as imagens de São Miguel e Nossa Senhora dos Milagres da região da Moenda Seca as 18 horas e percorreu toda cidade, finalizando com a santa missa na Igreja matriz.

A missa foi celebrada pelo pároco Padre Gonçalo Marinho e ainda como pregador o Padre Antenor, pároco de Itatim e Padre Nilvando da Paróquia de Milagres.

Postado em 21 de Setembro, às 10:09 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Grupo de Capoeira de Mutuípe leva alegria para idosos de Amargosa

O Mestre Nego Dói, juntamente com o seu Grupo de Capoeira Mutum, da cidade de Mutuípe, no Vale do Jiquiriça, visitou no domingo (16/09), a Fazenda Esperança em Amargosa, local onde funciona o Lar dos Idosos.

Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, Nego Doi contou que a intenção dessa visita foi levar amor, carinho, alegria e felicidade para os idosos e cuidadores. “Foi uma tarde cheia de aprendizado para os velinhos e, principalmente, para cada um que faz parte do Grupo de Capoeira Mutum”, disse.

O Mestre Nego Doi ainda contou que vai dar continuidade a esse projeto. “Nós estamos começando agora a fazer essas visitas, levando alegria para esse povo. Apresentamos pra eles a capoeira, o samba de roda e o fantoche. Em breve vamos levar apresentação de teatro para esse pessoal que não pode vim até a gente”, concluiu.

Postado em 21 de Setembro, às 10:01 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Mulher morre atropelada na BR 116 na cidade de Rafael Jambeiro

Uma mulher de 39 anos de nome Silva Barbosa santos morreu atropelado na BR 116 nesta sexta-feira (21). O fato aconteceu  em frente ao Posto Trevo no KM 486 município de Rafael Jambeiro,

Segundo informações de populares, o resgate foi acionado VIABAHIA, mas quando chegou ao local a vitima já estava sem sinais vitais.

Ainda com informações coletadas, a vítima era moradora do Povoado cabeça da Vaca município de Santo Estevão.

A Policia Militar e a Policia Federal esteve no local.

Postado em 21 de Setembro, às 09:59 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Hospital Municipal de Amargosa divulga Nota sobre morte de bebê

"NOTA DE ESCLARECIMENTO

ASCOM – HOSPITAL DE AMARGOSA

O Hospital de Amargosa expressa seu mais sincero pesar pelo óbito do RN de V.S.F em 19/09/18 e vem a público para trazer informações sobre o lamentável ocorrido.

A paciente foi admitida em 17/09/18, às 22:40h, em início de trabalho de parto. Foram realizadas avaliações periódicas pela equipe do hospital onde não foram identificadas alterações nos parâmetros de frequência cardíaca fetal, bem como nenhum sinal clínico que sugerisse comprometimento da saúde da mãe ou do bebê.

Na tarde do dia 18/09, após trabalho de parto transcorrido dentro da normalidade, foi identificada a necessidade da realização de uma cesariana e a gestante foi imediatamente encaminhada para o centro cirúrgico.

O bebê nasceu às 15:50h, com complicações respiratórias, sendo realizados todos os procedimentos necessários para o reestabelecimento da saúde do mesmo que foi prontamente encaminhado à equipe de emergência, sob os cuidados do médico plantonista. Devido à gravidade do quadro de saúde do bebê, foi solicitada uma vaga de UTI neonatal, através da Central de Regulação. Apesar de todas as tentativas, contatos realizados e esforço de toda a equipe não houve a vaga para transferência. Diante disto, o bebê seguiu sob os cuidados da equipe.

Infelizmente, na noite do dia 19/09 ocorreu um agravamento do quadro e, apesar de todas as medidas adotadas pela equipe da unidade, o recém-nascido evolui a óbito.

Lamentamos profundamente o fato, este é um momento sofrido para a família do bebê que se foi, e enormemente difícil para a equipe que acolheu a paciente e lidou com a evolução indesejável frente às adversidades do ocorrido.

Enfatizamos que a Direção do Hospital, encontra-se à disposição dos familiares de V.S.F para suporte à família e também para quaisquer esclarecimentos sobre o caso. Prestamos nossas mais sinceras condolências a todos os familiares e amigos, reafirmando o compromisso buscar sempre oferecer a melhor assistência de saúde à população de Amargosa."

Postado em 21 de Setembro, às 09:52 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Encontro Territorial de Dirigentes Municipais de Educação em Alagoinhas

Nesta sexta-feira (21) a cidade de Alagoinhas recebe o Encontro Territorial de Dirigentes Municipais de Educação promovido pela Undime / Conviva com o objetivo de discutir a implementação da BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

Na abertura do encontro, o Dirigente Municipal de Educação de Alagoinhas, Fabrício Faro, saudou os presentes e pontuou algumas ações que já estão acontecendo no município e outras programadas na área da educação pública.

"Nós estamos recebendo este encontro e ficamos muito felizes com nossos colegas do nosso territóro de identidade e as presença da Undime e do Conviva aqui, nos impulsiona a refletirmos sobre o nosso caminhar e traçarmos novas metas a serem cumpridas", destaca.

Postado em 21 de Setembro, às 09:40 por Magno Bastos 0 comentários

Assembleia Ordinária do STR de Elísio teve grande participação da classe

Nesta quarta feira, 19 o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Elisio Medrado realizou na sede da Entidade a Assembleia Ordinária para apresentação e aprovação da previsão orçamentária para o ano 2019.

A Assembleia foi marcada pela presença de grande número de associados que por unanimidade aprovou a previsão orçamentária posta em votação.

Iraildes Sandes presidente da entidade destacou que mais uma vez ficou muito feliz com a presença em grande número de associados e da classe de trabalhadores e trabalhadoras rurais, agradeceu a diretoria que trabalha constantemente em conjunto, aos parceiros, ao prefeito Robson Sousa e especialmente a Deus que tem dado forças para vencer as lutas e ainda diz que o trabalho frente ao STR é desenvolvido com responsabilidade e apoiando a classe que luta por dias melhores e muito sofrida.

Postado em 20 de Setembro, às 20:59 por Fabio Cruz 0 comentários

Bebê morre após parto no Hospital de Amargosa na quarta-feira

A espera de uma jovem amargosense de 23 anos por seu primeiro filho se tornou pesadelo no Hospital de Amargosa. Familiares alegam que houve negligência que acarretou na morte do bebê pouco tempo após o parto, nesta quarta-feira(19).

O pai do bebê, identificado por Adriano Santos, informou que a gestante deu entrada no Hospital Municipal na noite da última segunda-feira(17), já com dores e contrações de início do trabalho de parto. Após passar por atendimento médico, a mesma ficou internada aguardando para ter um parto normal. Segundo familiares, a gestante estava com 7 cm de dilatação, porém não possuía condições de ter um parto normal.

Na terça-feira, após ser avaliada por outro médico, foi constatado que a criança já estava sem respiração, devido a demora para o parto acontecer. Foi realizado uma cesariana de emergência e a criança, do sexo masculino, nasceu na terça-feira(18), sem respiração, sendo necessário passar por reanimação. O bebê ficou internado até a quarta-feira(19), quando morreu após agravamento de seu quadro clínico.

O bebê foi sepultado nesta quinta-feira(20), no Cemitério de Amargosa.

Postado em 20 de Setembro, às 19:37 por Redação Criativa 0 comentários

Acidente com caminhonete deixa 4 pessoas feridas em São Felipe

Um acidente envolvendo uma caminhonete, modelo D 20, deixou quatro pessoas feridas na manhã desta quinta-feira (20/09), na localidade de Carobas, zona rural de Maragogipe que faz divisa com o município de São Felipe. 

De acordo com informação de Beni Comunicação, ao faltar freios o motorista do veículo teria perdido a direção e acabou caindo em uma ribanceira.

No veículo estavam quatro pessoas, que foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 e encaminhados para o Hospital Municipal Maria Amélia Santos em São Felipe.

Os três caronas sofreram ferimentos leves e estão passando por exames no Hospital Municipal de São Felipe onde passam bem. Já o motorista sofreu fraturas expostas na região do rosto e cabeça e foi transferido para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

Postado em 20 de Setembro, às 16:07 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Desligamento programado de energia na cidade de Aratuípe

A Coelba informa à população de ARATUÍPE que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Terça dia 25 de Setembro de 2018 das 09h 00min às 15h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:

CAMINHO DOS REMÉDIOS, ESTRADA ENGENHO DE BAIXO, FAZENDA ÁGUAS CLARAS, FAZENDA BAIXA ALEGRE, FAZENDA ENGENHO DE BAIXO, FAZENDA LIBERDADE, FAZENDA SÃO JOSÉ, LOTEAMENTO SANTO ANTONIO, POVOADO CARAIPE MIRIM, POVOADO CORTIÇO, POVOADO JUNCO, POVOADO SAPE 3 BICOS, POVOADO TEREZINHA, RUA ANTONIO DOS PASSOS, RUA DA TELEBAHIA, SÍTIO RECANTO DO CARIBE. 

 

Postado em 20 de Setembro, às 07:09 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Violência contra a mulher é discutida na cidade de Amargosa

Nesta quarta-feira, 19, representando a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, as defensoras públicas que atuam na comarca de Amargosa participaram de um evento que promoveu o diálogo e a capacitação para o enfrentamento e combate à violência doméstica. Na ocasião também marcaram presença as demais instituições-base da rede de proteção à mulher, como a Polícia Militar da Bahia – PMBA, os centros de referência de assistência social – CRAS E CREAS –, a Secretaria da Saúde Municipal, a Prefeitura, entre outros.

O evento aconteceu na Lira Carlos Gomes, em Amargosa, e teve a participação da sociedade civil, que aproveitou o espaço para fazer perguntas, expor opiniões e dialogar com a rede. O objetivo foi conscientizar, promover a prevenção e deliberar sobre atitudes a serem tomadas em casos de constatação de violência doméstica.

“Tive a oportunidade de enriquecer o diálogo trazendo como provocação a necessidade de expandirmos esse conhecimento para as escolas, abarcando crianças e a adolescentes para que sejam capazes de filtrar as suas vivências, evitando assim a continuidade do ciclo da violência”, ressaltou a defensora pública Clarissa Lima.


Veja Também:

"Nós precisamos extirpar essa violência contra mulher" Major Denice

"Estamos imbuídos contra violência da mulher" Jailton Fernandes


“Em determinados casos, ‘em briga de marido e mulher a Defensoria Pública mete a colher’, afinal, a violência doméstica também é de interesse e responsabilidade de todos “, enfatizou a defensora pública.

Conforme Clarissa Lima, além da atuação corriqueira de representação processual, a Defensoria está aberta para atuar com outras instituições na educação preventiva. Para ela é importante educar e levar homens à reflexão sobre o tratamento para com as mulheres. A defensora pública Júlia Abreu também participou do evento.

Assista Matéria sobre o evento abaixo:

Postado em 19 de Setembro, às 21:38 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Experiência de Licínio de Almeida é apresentada no Fórum Educavale

Os relatos de experiências do município de Licínio de Almeida foi apresentado nesta quarta-feira (10, para os DME's (Dirigentes Municipais de Educação) e Técnicos das Secretarias de Educação que participaram do Educavale em Brejões.

A DME de Licínio de Almeida, Mychely Teles apresentou um pouco das ações desenvolvidas no município ao longo dos seus sete anos à frente da Secretaria Municipal de Educação.

“Mais um resultado do Ideb foi divulgado, nós nos preocupamos com a continuidade do trabalho realizado em nosso município e desde 2007 nossos resultados são crescentes, pois são realizados com foco”, destaca.

Ela ressalta que “quem falta, faz falta e todo dirigente de educação precisa entender isso e Licínio de Ameida tem o melhor Ideb da Bahia pela 5ª vez consecutiva e a melhor proficiência de matemática do estado e estamos aqui para falar um pouco deste feitos”.

Estiveram presentes os municípios de Brejões, Elísio Medrado, Amargosa, Ituruçú, Milagres, Nova Itarana, Santa Inês, Maracás, Jaguaquara, Itaquara, Irajuba, São Miguel das Matas e Licínio de Almeida.

Postado em 19 de Setembro, às 19:42 por Magno Bastos 0 comentários

"Estamos imbuídos contra violência da mulher" Jailton Fernandes

O Secretário Municipal de Assistência Social de Amargosa e Presidente do COEGEMAS - Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado da Bahia, Jailton Fernandes, participou e foi um dos organizadores do Diálogo e Capacitação de Enfrentamento e Combate a Violência contra a mulher em Amargosa, evento que recebeu a Major Denice Santiago, comandante da Ronda Maria da Penha.

Em entrevista ao Portal Criativa On Line, Jailton disse que todos os poderes e instituições estão imbuídos fazendo com que iniba os agressores da violência contra as mulheres. "A partir daqui vai sair algumas propostas, onde estaremos trabalhando nas escolas e na comunidade geral, dando um passo no combate a violência contra as mulheres." Enfatizou.


Veja Também:

Violência contra a mulher é discutida na cidade de Amargosa

"Nós precisamos extirpar essa violência contra mulher" Major Denice


Assista a matéria completa abaixo:

Postado em 19 de Setembro, às 19:07 por Ivanildo Bastos 0 comentários

"Nós precisamos extirpar essa violência contra mulher" Major Denice

A Major Denice Santiago, que comanda a Ronda Maria da Penha, operação da Polícia Militar da Bahia, esteve em Amargosa nesta quarta - feira (19) em um Diálogo e Capacitação de Enfrentamento e Combate a Violência contra a mulher, realizado na Lira Maçônica.

Em entrevista ao Portal Criativa On Line, Denice disse que precisamos extirpar toda violência contra a mulher. "Uma doença perversa que adoece toda a comunidade, destrói e cria sequelas irreparáveis." Disse.

Assista entrevista abaixo:

Santiago foi a criadora da Ronda Maria da Penha, um programa da Polícia Militar da Bahia. Ela é reconhecida por suas ações pioneiras de combate à violência doméstica e ao racismo e pela promoção do feminismo.


Veja Também:

Violência contra a mulher é discutida na cidade de Amargosa

"Estamos imbuídos contra violência da mulher" Jailton Fernandes

Postado em 19 de Setembro, às 19:04 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Renê apresenta dados do Ideb no Vale no Educavale em Brejões

Na manhã desta quarta-feira (19), o Professor Mestre Renê Silva participou do Fórum de Dirigentes Municipais de Educação – Educavale, que aconteceu em Brejões e na oportunidade apresentou e refletiu com os presentes os dados do Ideb no Território de Identidade.

“Penso que precisamos primeiramente repensar sobre o índice que não representam de fato as redes em sua totalidade, por que só participam do processo em sua maioria os estudantes da cidade, só são aplicadas as avaliações na séries finais de cada etapa e nos componentes curriculares de português e matemática”, destaca.

Renê enfatiza que o grande desafio para as redes municipais é criar suas próprias avaliações. “Se não avançarmos para a criação de nossas avaliações que pensem na totalidade, continuaremos enfrentando estes problemas apresentados”.

Durante a fala de Renê, dirigentes municipais e técnicos que participam do encontro, foram realizando algumas observações e pontuando o que pensam e como acontece a política pública nos seus respectivos municípios.

Postado em 19 de Setembro, às 12:28 por Magno Bastos 0 comentários

Coordenador do Educavale fala da pauta do encontro de Brejões

O Dirigente Municipal de Educação de Santa Inês e Coordenador do Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá, Educavale, Marcos Paiva, ao fazer uso da fala na abertura do encontro que acontece em brejões, falou da importância das pautas dos encontros.

“Nós temos encontros mensais e a cada reunião, que acontecem em municípios diferentes do vale do Jiquiriçá, estamos atentos ás demandas dos nossos municípios e aqui em Brejões, temos a presença do Presidente da Undime, apresentando as últimas ações da instituição dos meses de agosto e setembro, o Professor Mestre Renê Silva, focando os índices do Ideb no Território e os relatos de experiências da colega de Licínio de Almeida, Mychely Teles.

Marcos ainda lembra que as experiências do Educavale tem sido levadas para outros territórios. “Além de estarmos participando de encontros em outros territórios por meio da Undime, estamos também trazendo outros territórios para dialogar conosco e nos fortalecermos”.

Postado em 19 de Setembro, às 12:26 por Magno Bastos 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 22/09/2018 01:14