Notícias


Jovens são presos em São Miguel das Matas acusados de assaltos

A Policia Militar de São Miguel das Matas, apreendeu dois adolescentes acusados de estarem cometendo assaltos nas priximidades da Fazenda Campo Mourão às margens da BA 539, estrada que liga São Miguel ao distrito de Engenheiro Pontes.

Os adolescentes estavam de posse de uma pistola artesanal calibre 12 e foram interceptados dentro de uma plantação as margens da estrada e de acordo com o Sargento Marco Aurélio, Sub-Comandante do Pelotão em São Miguel, as investigações indicam que os jovens tem participação em um homicídio ocorrido dia 02 deste mês próximo a Vila de Engenheiro Pontes.

Postado em 14 de Dezembro, às 23:23 por Redação 0 comentários

Projeto Social “Criança alegria de viver”, realiza mais uma Festa de Natal em Amargosa

A líder comunitária e presidente do Projeto Social “Criança alegria de viver”, Lêda Rodrigues realizou nesta quinta-feira(13),  mais uma festa de Natal com as crianças da rua Profª Eline Passos em Amargosa.

O evento teve entrega de presentes, doados pelo Sr. Cristóvão Andrade, proprietário da Alatan Magazine e demais voluntários.

Postado em 14 de Dezembro, às 22:21 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Assista Live Direto da Redação com Ivanildo Bastos nesta sexta - feira, 14

Nesta sexta - feira (14) Ivanildo Bastos realizou mais uma transmissão ao vivo com o programa "Direto da Redação" com as principais notícias da região da Bahia.

Dentre os assuntos estão: Animal roubado na zona rural de São Miguel, 99ª CIPM de Amargosa realiza rondas neste final de ano, entrevistas da Jegada de Elísio Medrado e o presidente da Undime, Wiliams Pânfile.

Postado em 14 de Dezembro, às 19:52 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Para ter Ramires, Corinthians cogita operação com clube europeu, diz Site

Na última quinta-feira, a imprensa de São Paulo colocou o Corinthians como mais um interessado no futebol do meia Ramires, do Bahia, uma das principais revelações do Campeonato Brasileiro de 2018 e convocado ontem para a Seleção Brasileira Sub-20 que irá disputar o Sul-Americano, em janeiro, no Chile.

O motivo da especulação envolvendo o Corinthians foi uma conversa entre os presidentes dos dois clubes. Guilherme Bellintani confirmou ao Globoesporte o bate-papo com Andrés Sanchez sobre o jogador recentemente: “Na verdade, eu estive com o presidente Andrés há uns três dias.

Ele perguntou, foi um bate papo, conversa entre presidentes, sabe? Mas não passou disso”.

Com sérias dificuldades financeiras, o Corinthians cogita uma operação envolvendo um clube europeu e um dos cotados é o Manchester City, da Inglaterra, foi o que destacou o site “Meu Timão”. Segundo o portal, ideia é do empresário do atleta, que é o mesmo do técnico Fábio Carille, é fechar o negócio com um time do Velho Continente e acertar um empréstimo de uma temporada com o Corinthians, para 2019.

O  Bahia é dono de 100% de seus direitos econômicos e prioriza uma venda para o futebol europeu. Arsenal, Atlético de Madrid e Borussia Dortmund observaram o jogador.

Representantes do clube inglês e espanhol estiveram em Salvador no duelo com o Atlético-PR, pela Copa Sul-Americana, e da agremiação alemã em partida contra o Fluminense, pelo Brasileiro.

Ramires renovou seu contrato com o Bahia até o final de 2022, aumentando a multa rescisória para 30 milhões de euros (R$ 126 milhões). Revelado na base do próprio Tricolor de Aço, o meia após disputar 8 jogos pelo Brasileiro de Aspirantes subiu para o time profissional nesta temporada atuou 17 partidas e marcou dois gols, além de três assistências, terminando o ano como titular absoluto do time de Enderson Moreira.

Postado em 14 de Dezembro, às 17:39 por Toy Guimarães 0 comentários

Zagueiro com passagem pelo Vitória é anunciado pelo Botafogo-SP

Velho conhecido da torcida do Esporte Clube Vitória, onde atuou nos anos de 2014 e 2015, o zagueiro Ednei é o novo reforço do Botafogo, de São Paulo, para a temporada 2019. O jogador assinou contrato com o clube paulista até o final do Campeonato Brasileiro da Série B. 

“Venho para o Botafogo buscando manter a boa fase que tive no Cuiabá, sei da importância e tradição do clube e vou trabalhar forte para conquistar todos os objetivos”, disse o zagueiro que em 2018 fez parte do elenco do Cuiabá na conquista do acesso à Série B do Brasileiro.

Natural de Senhor do Bonfim, na Bahia, Ednei Barbosa de Souza, de 28 anos, começou no Votoraty e acumula passagens ainda por Uberaba, Grêmio Barueri, CRB, Catanduvense, Atlético-GO, Osasco Audax, Coritiba, Linense, Bragantino, Rio Preto, Tombense e Cuiabá. Pelo Vitória ele atuou em 2014 e 2015, entrando em campo 36 vezes e marcando um gol.

Postado em 14 de Dezembro, às 17:37 por Toy Guimarães 0 comentários

Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea estimula o cadastro de voluntários

Começa hoje (14) e segue até o dia 21, a Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea. A semana foi instituída pela Lei nº 11.930, de 22 de abril de 2009, com o objetivo de promover esclarecimento e conscientização sobre a doação e o transplante de medula, além de estimular que mais pessoas participem do cadastro de doadores do Redome – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

Conhecida também como “Lei Pietro”, a Lei 11.930 foi aprovada após a morte do jovem Pietro Albuquerque, que faleceu em decorrência de leucemia mielóide aguda pouco antes de completar 20 anos, e tornou-se uma grande aliada para as campanhas de doação de medula.

O transplante de medula óssea é uma alternativa indicada para o tratamento de doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. Pacientes com leucemias originárias das células da medula óssea, linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, e anemias graves estão entre os principais beneficiados com o transplante.

Quando o paciente não encontra o doador ideal dentro da própria família, é necessário buscar alternativas nos registros de doadores voluntários. É nesse momento que entra o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), nascido em 1993 para reunir dados de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante.

Atualmente o Redome apresenta um crescimento anual significativo, incluindo mais de 300 mil novos cadastros no Brasil. Com mais de 4,7 milhões de cadastros, o registro brasileiro é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, ficando atrás apenas do registro alemão, com cerca de 6,2 milhões, e do registro americano, que possui quase 7,9 milhões. Entretanto, o Redome é o maior banco com financiamento exclusivamente público, pertence ao Ministério da Saúde.

A chance de encontrar um doador compatível é de 1 para 100 mil pessoas. Para aumentar a probabilidade de êxito na localização, é fundamental manter os dados cadastrais atualizados. 

Para se tornar um doador de medula óssea

.Ter entre 18 e 55 anos de idade;

Estar em bom estado geral de saúde;
Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;
Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
Como funciona o Redome

Na Bahia, a Fundação Hemoba é responsável pelo cadastro, o interessado deverá procurar uma das unidades de coleta distribuídas em todo o estado;

É necessário apresentar o documento oficial com foto;
O voluntário à doação irá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e preencher uma ficha com informações pessoais;
Será retirada uma pequena quantidade de sangue (5ml) do candidato a doador;
O sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade;
Os dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome);
Quando houver um paciente com possível compatibilidade, o candidato à doação será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados;
Para seguir com o processo de doação serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde;
Somente após todas estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e realizar a doação.

Postado em 14 de Dezembro, às 17:24 por Toy Guimarães 0 comentários

Delegados voltam atrás na decisão de entregar os cargos

Os 200 delegados da Bahia que haviam entregado os cargos essa semana voltaram atrás nesta sexta-feira (14). A decisão foi tomada em assembleia realizada pela manhã no sindicato da categoria, em Piatã, e contou com representantes da capital e do interior.

Na terça-feira (11) 200 deles entregaram os cargos em protesto contra a reforma administrativa proposta pelo governador Rui Costa (PT). A principal queixa da categoria é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impõe o salário do governador, de R$ 22 mil, como teto para os servidores públicos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (ADPEB), Fábio Lordello, a decisão desta sexta-feira foi um voto de confiança depois que o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, se reuniu com os chefes dos departamentos policiais para detalhar a proposta feita pelo estado.

“Ainda não tivemos acesso ao conteúdo do texto depois que ele sofreu ajustes. Estamos tentando ter acesso a redação final, mas, a categoria vai suspender temporariamente a decisão adotada em um voto de confiança nas negociações”, afirmou Lordello.

O que a proposta que está tramitando na Assembleia Legislativa da Bahia diz, na prática, é que nenhum funcionário público do estado poderia ter salário superior ao do governador, mas alguns delegados têm rendimentos que superaram esse teto. Segundo o sindicato, se essa medida for aprovada, parte da categoria terá perdas na remuneração que podem chegar a 40%.

Um dia depois dos delegados entregarem os cargos o secretário da Segurança Pública convidou os dirigentes dos departamentos policiais para apresentar detalhadamente a proposta feita pelo governador. Segundo o Estado, a categoria não terá perdas salariais. Durante o encontro foram feitos ajustes no texto e as mudanças foram encaminhadas para aprovação do governador.

Nesta sexta, o sindicato dos delegados resolveu discutir as mudanças feitas na matéria, mas, segundo a diretora Marta Nunes, o conteúdo ainda não foi disponibilizado pelo estado.

“Estivemos com o líder do governo na Assembleia Legislativa ontem, mas ele disse que também não tinha recebido o texto. Soubemos que as perdas serão menores com os ajustes que foram feitos, mas não temos os detalhes”, afirmou.

Na tarde desta sexta, delegados se reunirão na Assembleia Legislativa para tentar ter acesso ao texto final da matéria. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 154 está tramitando nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). 

A primeira votação aconteceu sem problemas, sendo acatado por unanimidade (governistas e oposição) que os servidores públicos não podem ter salários ou qualquer outro tipo de vencimento e proventos superiores ao que recebem os chefes dos Poderes aos quais estão vinculados.

Com a aprovação por governistas e oposição, a matéria segue agora para votação em dois turnos no plenário, que devem acontecer na próxima semana - na segunda (17) e na quinta-feira (20).

Procurada, a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) ainda não informou se o texto será encaminhado para o sindicato nem quando isso ocorrerá.

Postado em 14 de Dezembro, às 16:27 por Toy Guimarães 0 comentários

Acidente deixa quatro pessoas ferida em Castro Alves na BA-120

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente em um trecho da BA-120, entre Castro Alves e Sapeaçu, no Recôncavo baiano, na noite desta quinta-feira (13). Segundo ás informações as causas do acidente foi provocado por contas  de faltas de sinalizações das obras de recuperação do trecho.

O veículo Fiat Uno acabou saindo da pista e tombou às margens da rodovia, apesar do susto os ocupantes que não teve a identidade informada, apenas ferimentos leves. Já o motorista do carro foi socorrido e levada para um hospital da Regional da cidade.

Postado em 14 de Dezembro, às 16:23 por Toy Guimarães 0 comentários

Humor negro premiado "AGS" com Cris Lopes e Euler Santi será exibido em São Paulo

Dias 14 e 15 de dezembro (sexta e sábado às 19:30h) será realizada em São Paulo na cidade de Sorocaba, a 2° Mostra Nacional de Cinema Curtas de Terror, Suspense, Sci-fi e Fantasia. Dois dias de filmes do Brasil inteiro, com o que há de melhor do gênero no País com os mais diversos autores. 
 
O filme AGS Agence Générale du Suicide que já rodou o mundo será exibido na Mostra no sábado dia 15/12 às 19:30h. AGS é uma agência dos anos 20 que realiza o desejo de seus clientes na escolha da forma como gostariam de morrer, porém com muito humor negro, proporciona a todos os luxos e mimos "contratados para o evento".

Com os protagonistas: a atriz internacional Cris Lopes que vive uma madame francesa exótica, a cliente que quer o máximo de conforto e glamour nos seus "serviços" e o ator Euler Santi que se destaca como o gerente da peculiar agência de suicidio, além de grande elenco, a ironia dos diálogos chocam e ao mesmo tempo arrancam risadas do público por onde o filme passa. 

AGS esteve na Espanha, Argentina, Uruguai, Cine Sesc São Paulo e diversos festivais de cinema no Brasil e ganhou muitos prêmios como Melhor Atriz para Cris Lopes, roteiro para o ator e roteirista Euler Santi e Direção de Fotografia e Montagem para o Diretor Rodney Borges.
O filme acaba passando a mensagem de valorização da vida mostrando como é dificil o desapego dos confortos deste mundo na hora de planejar a própria morte. Roteiro de Euler Santi, baseado na obra do poeta francês Jacques Rigaut.

Postado em 14 de Dezembro, às 16:18 por Toy Guimarães 0 comentários

Sprint Race Luiz Túrmina e Vinicius Kwong lideram o segundo treino

Nos treinos oficiais realizados nesta sexta-feira (14), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), a disputa na PRO está de arrepiar em busca do título que será decidido neste sábado (15). Luiz Túrmina, com o carro de número #27 fechou o segundo treino com o tempo de 1min54seg689, e foi seguido por Rapha Campos #13, ambos repetiram o desempenho do primeiro treino, entre as primeiras posições. Já na categoria GP, Vinicius Kwong foi o mais rápido com o tempo de 1min54seg777, seguido de Luciano Zangirolami/Rafael Seibel.

A sessão classificatória para definir o grid de largada da primeira corrida será acirrada, visto que vale como uma “corrida normal”, portanto 25 pontos. E, para apimentar ainda mais, as classificações são independentes, ou seja, serão duas voltas rápidas para cada carro.

“Fizemos em segundo o primeiro treino e no segundo conseguimos superar o Rapha Campos por uma diferença muito pequena.  Mas nas condições da pista vai virar mais rápido quem conseguir achar um acerto ideal para a temperatura que tiver. Procurei andar bastante nesse treino com esse objetivo. Agora vamos para a classificação tentar manter esse resultado como também no final de semana inteiro”, conta o piloto paranaense.

“O classificatório será bem competitivo, sem dúvida alguma. Estamos focados em conquistar mais uma pole no ano, além do que queremos garantir os 25 pontos que podem ser imprescindíveis no final. Estou bastante otimista tanto para o classificatório quanto para as duas corridas”, afirma Vinicius Kwong.

Neste sábado, a primeira corrida a ser realizada às 9h35 também conta 25 pontos e a corrida final com largada às 13h55 terá pontuação dobrada, serão 50 pontos para a classificação do campeonato 2018. A cerimônia de premiação para os vencedores da oitava etapa e para os campeões da PRO e da GP, como também do minitorneio Rookie Of The Year, está prevista para as 17 horas no JK Bar Art, localizado na Rua João Cachoeira, 1036, no Itaim Bibi, em São Paulo.

Keka Teixeira, campeão brasileiro no kart e estreante na Sprint Race, falou como foram suas primeiras voltas no carro #177. “O carro da categoria me surpreendeu é melhor do que imaginava, gostoso de pilotar e o astral nos boxes é bem acolhedor”.

Outro novato nesta etapa é o piloto Leo Torres #08. “O carro é excepcional e gostaria de agradecer o Thiago Marques pela oportunidade. Pretendo ficar no ano que vem na categoria”, afirma o piloto.  

As exibições da oitava e última etapa da Sprint Race Brasil acontece ao longo da semana seguinte a etapa, dentro da programação dos canais BandSports e PlayTV, além da cobertura completa no Programa Acelerados - no SBT e no YouTube (youtube.com/acelerados), do programa National Sports Channel (canal 26 e 18, da Vivo/São Paulo) e no programa Auto + no Bandsports.

Postado em 14 de Dezembro, às 16:16 por Toy Guimarães 0 comentários

Seminário debate o enfrentamento à violência de gênero

Esses são os objetivos do Seminário ‘Unidade, Ampliação, Fortalecimento e Resistência das Redes de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres’, que acontecerá no próxima terça-feira (18/12), das 08h às 18h, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador (Centro).

O encontro é promovido pelo Grupo de Trabalho da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres de Salvador, Rede de Mulheres Negras, Rede Sapatà, Coletivo Lesbibahia, UNALGBT,  Instituto Búzios, Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública da Bahia e Mahin - Organização de Mulheres Negras.

Na programação, debates e intervenções culturais vão dar voz a mulheres em situação de violência, que utilizam a rede de serviços públicos e militantes de movimentos como o Coletivo de Mulheres do Calafate, Ginga Grupo de Mulheres do Subúrbio, Movimento de População de Rua, Papo de Mulher, Projeto Força Feminina, Associação das Profissionais do Sexo da Bahia, Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia, Marcha Mundial de Mulheres e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Políticas públicas

No período da tarde, serão apresentados documentos como o manifesto ‘Parem de Nos Matar’, da Rede de Mulheres Negras; o dossiê ‘Panorama da Violência Contra as Mulheres: indicadores nacionais e estaduais’, do Observatório da Mulher Contra a Violência 2017, do Senado Federal; o Relatório da Comissão Parlamentar Mista de Investigação sobre a Violência Contra a Mulher, do Senado Federal; e o manifesto da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres de Salvador, entregue aos candidatos a governador, durante a campanha eleitoral.

Ao final do evento, as redes planejam ações conjuntas para fortalecer o controle social das políticas para as mulheres na Bahia e ampliar a participação de grupos de bairros e de outros municípios na defesa da qualidade dos serviços, e dos orçamentos públicos para programas de combate à violência de gênero.

Postado em 14 de Dezembro, às 16:13 por Toy Guimarães 0 comentários

Terça da Benção do Olodum estreia dia 18 em Salvador

Uma das festas mais esperada do verão baiano por turistas e soteropolitanos já tem data para começar: É a Terça da Benção que reúne, nesta terça-feira 18, o melhor da tradição da Banda Olodum, e importantes convidados da musica baiana: É o Tchan!, Jau e Ana Mametto. O Olodum conta sempre com a parceria de grandes empresas, entre elas, o patrocínio da Avianca. As próximas apresentações acontecem nos dias 8,15,22 e 29 de janeiro.

Como já é tradição, a Terça da Benção tem sempre música nova de trabalho da banda Olodum. Desta vez é “Minha Tez (Pelourinho Iluminado)” a ser cantada pelo vocalista Lazinho.

A festa pré-carnavalesca que abre o verão baiano começa, a partir das 20 horas, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho. e terá como temas: As Duas Histórias – O Perfume das Rosas e Olodum 40 Anos.

Uma verdadeira viagem no tempo que promete emocionar fãs e já revelar as novidades que o grupo levará para o circuito da folia no próximo ano. E a celebração continua, abrindo as festas dos 40 anos a serem celebrados em 2019.

Olodum garante encantar os presentes com hits como Rosa, Alegria Geral, Vem Meu Amor, Berimbau, Madagascar Olodum, Ladeira do Pelô, Protesto Olodum, Canto ao Pescador, Deusa do Amor e Jeito Faceiro também estão na lista das apresentações da banda. 

SUA HISTÓRIA 

Em 25 de abril de 1979, nascia no antigo Maciel Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, o Bloco Afro Olodum. Criado apenas para desfilar no carnaval, proporcionando aos moradores do centro antigo da capital baiana, a oportunidade de curtir a folia de forma organizada, o Bloco se transformou em uma das mais importantes instituições da cultura negra afro-brasileira. 

O Olodum que semeou a ideia de que é possível realizar, fazer cultura, arte, educação e transformar um bairro inteiro e, ao longo, deixar sementes plantas por todo o mundo.

O grupo criou ações e programas, a exemplo da Escola Olodum, a Banda Olodum, o Bando de Teatro, a Fábrica de Carnaval, além da realização de seminários, jornais, livros e pesquisas sobre a África, campanhas contra as formas de violência e pela paz, bem como a luta internacional contra a apartheid na África do Sul, e o resgate da poderosa história de João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luiz Gonzaga, da Revolta dos Búzios de 1798. Os nossos heróis nacionais.

SOBRE OLODUM

O Olodum se consagrou como um dos grupos musicais brasileiros de maior prestígio internacional, já tendo se apresentado em trinta e sete países, em todos os continentes e com grande sucesso de público e vendas, de música e cultura por onde se apresentou no mundo.

Por onde toquem os tambores do Olodum, pulsa o coração da Bahia, com a vibração positiva de uma história marcada pela musicalidade e cidadania.

A Banda Olodum revolucionou a linguagem da música brasileira e do carnaval baiano por meio da criação do Samba Reggae, com sucesso, aceitação popular e também pela crítica. 

É o Tchan - O grupo que tem nos vocais Beto Jamaica e Compadre Washington vai mostrar o que há de melhor do pagode baiano. Canções que fizeram e fazem o público dançar e cantar em anos de carreira serão cantadas no show.

Ana Mametto – Com toda sua beleza e carisma, a artista de vasta experiência internacional, já colaborou em projetos musicais com Carlos Santana, Scorpions, Will I Am, Sérgio Mendes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, entre muitos outros artistas. Fazendo parte ativamente do cenário musical brasileiro, Ana tem se apresentado no Brasil e no exterior, representando a música da sua terra e as suas matrizes.

Jau - Com uma carreira marcada por canções autorais e conhecido pela sonoridade que encantam baianos e turistas, o artista vai animar os convidados com sucessos como Flores da Favela, Topo do Mundo, Sandália de Couro, entre outras. A Terça da Benção será uma comemoração com grandes artistas para celebrar a chegada da estação mais esperada do ano. 

Postado em 14 de Dezembro, às 16:04 por Toy Guimarães 0 comentários

Bazar&Prosa acontece neste final de semana no Rio Vermelho em Salvador

Nesse Natal presenteie com produtos originais e criados por mãos habilidosas. Com esta filosofia acontece neste final de semana a 11ª Edição do Bazar&Prosa. De sábadoa domingo, das 13 às 22 horas e das 12 as 21, respectivamente, com marcas de artesanato de imagens, roupas, sapatos, bolsas, artigos de decoração, acessórios,brinquedos e cosméticos naturais.

O evento é mensal e acontece no Espaço Casa Guió no Rio Vermelho. O bazar é formado por um coletivo de empreendedores que objetivam dar visibilidade e comercializar seus produtos.

Postado em 14 de Dezembro, às 16:00 por Toy Guimarães 0 comentários

Beneficiários do Bolsa Família tem até sábado (15) para realizarem acompanhamento de saúde em Salvador

Dia 15 de dezembro termina o prazo para os beneficiários do Programa Bolsa comparecerem às unidades básicas de saúde (UBS) para a atualização dos dados em Salvador. O acompanhamento de saúde está entre as exigências do Governo Federal para a manutenção do pagamento e os indivíduos que não atenderem a condicionalidade poderão ter o benefício bloqueado em 2019.

Para garantir que todos os participantes do programa realizem a atualização no município, a Secretaria Municipal da Saúde montará um esquema especial neste sábado (15) quando equipes estarão de prontidão em postos de referência da rede para o atendimento exclusivo do Bolsa Família.

“É importante que as famílias compareçam aos postos até o sábado para evitar o transtorno de ter o benefício bloqueado. O atendimento é rápido e não precisa ser agendado. Nossa expectativa é atender todas as pessoas que ainda não compareceram às unidades de saúde até o momento”, esclareceu Kênya Lima, técnica da Atenção Primária à Saúde de Salvador.

Em Salvador, cerca de 347 mil pessoas são beneficiadas pelo programa. Até o momento, 52 mil indivíduos compareceram nos postos para o acompanhamento da saúde. Essa atualização é obrigatória e segue em todas as unidades básicas da capital de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. Os beneficiários devem levar cartão SUS, caderneta de vacinação e carteira do pré-natal para as gestantes.

Postado em 14 de Dezembro, às 15:57 por Toy Guimarães 0 comentários

Samba, axé, capoeira e percussão ocupam os largos do Pelourinho

Com uma programação diversificada, os largos do Pelourinho vão movimentar o circuito cultural com apresentações de samba, pagode, percussão, axé, capoeira e atrações como Márcia Castro e Márcia Short, Olodum, Cortejo Afro e ÀTTØØXXÁ. A programação é apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Na sexta-feira (14), às 20h, no Largo Pedro Archanjo, acontece mais uma edição do “ÀTTØØXXÁ BAILAUM BLACK BANG”, da banda de  pagode baiano ÀTTØØXXÁ . Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15. Já no Largo Quincas Berro d’ Água, também às 20h, “Narcizinho e Os Afro” recebem seus convidados.  Os ingressos custam R$ 10.

No sábado (15), a programação começa cedo com “O Pelô QueToca Dança”, ensaio da banda Tambores do Pelô, que vai agitar o  Largo Tereza Batista, das 09h às 12h.  No Largo Quincas Berro d Água, a partir das 14h30, acontece o “Rodar: o Recôncavo em Salvador”, oficinas de samba ministradas pelos Mestres do Museu Casa de Samba de Roda de Santo Amaro da Purificação. Dentre eles, estarão presentes Mestre Góes, Mestre Primeiro, Dona Nicinha e Grupo A Corda Samba de Roda. A entrada é gratuita. Já as cantoras baianas Marcia Castro e Márcia Short sobem ao palco do Largo Pedro Archanjo e apresentam o show “As Xarás”. Os convidados desta edição são o bloco afro Ilê Aiyê e o cantor Lazzo Matumbi. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10.

Domingo (16), a programação começa bem cedo. Às 8h da manhã tem o 3º Festival de Música Topázio ‘Encontro Mundial do Grupo Topázio’, no Largo Pedro Archanjo. A entrada é franca.  À tarde, os tambores do bloco do Maciel vão ecoar no Largo Tereza Batista, no ensaio do Olodum, que tem início a partir das 13h. Ingressos R$ 50.  De volta ao Largo Pedro Archanjo, a Banda M do Samba comanda o “Domingo de Samba e Alegria”. O show começa às 16h e os ingressos são gratuitos.

Já na segunda-feira (17), o Cortejo Afro vai fazer mais um Ensaio no Largo Quincas Berro d’ Água, a partir das 20h. O convidado da edição é o grupo É O Tchan. Os ingressos custam R$ 60 e R$ 30.

Na terça-feira (18), às 20h, o cantor Gerônimo Santana se apresenta no Largo Pedro Archanjo Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15. No mesmo horário, o Olodum volta ao palco do Largo Tereza Batista, abrindo o projeto “Terças do Olodum”. Os ingressos custam R$ 70.

Na quinta-feira (20), os baianos e turistas que visitam o Centro Histórico da capital baiana tem programação cultural garantida. No Largo Pedro Archanjo, às 13h, acontecem as atividades do “Centenário da Capoeira Regional Mestre Regional Mestre Bimba”. As oficinas são gratuitas. Outra opção é o show de Narcizinho e Os afros e convidados, no Largo Quincas Berro d’Água, às 20h. Ingressos R$ 10.

Postado em 14 de Dezembro, às 15:55 por Toy Guimarães 0 comentários

Bloco Olodum encerra temporada de ensaios 2018, com participação de Lucas di Fiori

A contagem regressiva para a chegada de 2019 já começa no próximodomingo, dia 16 de dezembro. Sob comando dos tambores do Olodum, aPraça Tereza Batista será sacudida com o último “Ensaio do Bloco Olodum – Carnaval”, fechando a temporada 2018. O show especial está marcado das14h às 18h, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. O grupo Olodum conta sempre com a parceria de grandes empresas, entre elas, o patrocínio da Avianca. 

O grupo percussivo reconhecido internacionalmente terá como convidado o ex-vocalista do Olodum, Lucas di Fiori e promete um show inesquecível com os temas "As Duas Histórias – O Perfume das Rosas e Olodum 40 Anos".  O público poderá conferir uma verdadeira viagem no tempo e o melhor do Samba Reggae. 

Para 2019, baianos e turistas já podem marcar na agenda os encontros com o grupo.  Os próximos ensaios do Bloco Olodum acontecem nos dias 06, 13, 20 e 27 de janeiro.

OLODUM PELO MUNDO

O Olodum se consagrou como um dos grupos musicais brasileiros de maior prestígio internacional, já tendo se apresentado em 37 países, em todos os continentes e com grande sucesso de público e vendas, de música e cultura por onde se apresentou no mundo. Por onde toquem os tambores do Olodum, pulsa o coração da Bahia com a vibração positiva de uma história marcada pela musicalidade e cidadania.

A Banda Olodum revolucionou a linguagem da música brasileira e do carnaval baiano por meio da criação do Samba Reggae, com sucesso, aceitação popular e também pela crítica.

A contagem regressiva para a chegada de 2019 já começa no próximodomingo, dia 16 de dezembro. Sob comando dos tambores do Olodum, aPraça Tereza Batista será sacudida com o último “Ensaio do Bloco Olodum – Carnaval”, fechando a temporada 2018. O show especial está marcado das14h às 18h, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. O grupo Olodum conta sempre com a parceria de grandes empresas, entre elas, o patrocínio da Avianca. 

O grupo percussivo reconhecido internacionalmente terá como convidado o ex-vocalista do Olodum, Lucas di Fiori e promete um show inesquecível com os temas "As Duas Histórias – O Perfume das Rosas e Olodum 40 Anos".  O público poderá conferir uma verdadeira viagem no tempo e o melhor do Samba Reggae. 

Para 2019, baianos e turistas já podem marcar na agenda os encontros com o grupo.  Os próximos ensaios do Bloco Olodum acontecem nos dias 06, 13, 20 e 27 de janeiro.

OLODUM PELO MUNDO

O Olodum se consagrou como um dos grupos musicais brasileiros de maior prestígio internacional, já tendo se apresentado em 37 países, em todos os continentes e com grande sucesso de público e vendas, de música e cultura por onde se apresentou no mundo. Por onde toquem os tambores do Olodum, pulsa o coração da Bahia com a vibração positiva de uma história marcada pela musicalidade e cidadania.

Postado em 14 de Dezembro, às 15:52 por Toy Guimarães 0 comentários

Mais Médicos prorroga inscrições para profissionais formados no exterior

O Ministério da Saúde prorrogou as inscrições de brasileiros e estrangeiros formados no exterior (sem registro no Brasil) para participação no programa Mais Médicos.

Agora, os candidatos terão até o próximo domingo, dia 16 de dezembro, para enviar documentação à pasta federal e, assim, estarem aptos para validação da inscrição no Programa.

A medida foi tomada devido à picos de instabilidade do site do programa causada pelo grande número de acessos, o que pode ter ocasionado dificuldades no momento da inscrição.

Postado em 14 de Dezembro, às 15:48 por Toy Guimarães 0 comentários

Produção da Jegada faz agradecimento a todos os envolvidos no evento de Elísio Medrado

"2018 veio acompanhando de um grande desafio: comemorar os 15 anos da maior festa que acontece na região. Tivemos que ir além do que preparamos em 2017 e, para isso, foi preciso literalmente ser gigante: na estrutura, nos detalhes, nas atrações e no coração. O que começou com o pequeno público da cidade de Elísio Medrado, hoje já conta com a presença de aproximadamente 40 cidades.

Nos bastidores, o evento ainda propicia a confecção de cestas básicas para as famílias carentes, que são distribuídas na região. Além disso, patrocinamos às equipes de futebol da cidade, com o fornecimento de uniformes e outros materiais, buscando fortalecer a prática esportiva.

Estamos gratos a todos que participaram ativamente na produção da festa:toda equipe de produção,seguranças,músicos, parceiros comerciais, patrocinadores, Prefeitura Municipal de Elísio Medrado, Polícia Militar e a todos que estiveram presente e que nos acompanharam nas redes socais. Nada disso seria possível sem vocês. Obrigado!

Já estamos trabalhando para que no próximo ano nossa festa deixe muita saudade como vêm deixando em todas as edições. Ver a multidão cantando e se divertindo é nosso gás, nossa motivação pra transformar cada vez mais as vidas das pessoas. Só quem já curtiu ou esteve envolvido na Jegada sabe do que estamos falando.

Esse ano, foram mais de 10h de música, 5 atrações, 500 empregos diretos e uma incontável diversão, confirmando a característica de um evento acolhedor, feito de pessoas para pessoas, que cultiva a paz e bons momentos. Obrigado por ter vindo. Valeu. Ano que vem, têm mais. Começa agora a contagem regressiva. #Jegada2019 te espera."

Postado em 14 de Dezembro, às 11:26 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Conheça algumas características da Escola Dinâmica em São Miguel das Matas

Quando se trata de melhorar e otimizar os setores de sua instituição, o primeiro passo é tomar como modelo escolas de sucesso, que tenham como característica administrá-los com excelência. Buscar referências traz uma noção de meta alcançável, afinal, você pode analisar o que outras instituições fazem, e a sua não, que geram resultados.

A Escola Dinâmica, localizada na Praça Orlando Spínola em São Miguel das Matas, tem se pautado por princípios que norteiam a sua concepção e prática que se refletem diretamente no processo ensino e aprendizagem.

1 – Clima favorável à aprendizagem
A escola precisa ter um ambiente emocional favorável, para que haja um bom relacionamento entre todas as pessoas envolvidas na dia-a-dia escolar. Em entrevista ao site Educar para Crescer da revista Abril, o filósofo e sociólogo Juan Casassus disse que “para transmitir o gosto pelo conhecimento, um professor precisa dominar os conteúdos de sua disciplina – e também saber acolher as turmas, identificando e trabalhando interesses e sentimentos”.

Entenda a importância de um ambiente escolar saudável!

2 – Projeto pedagógico de qualidade
O projeto pedagógico oferecido pela escola deve ser claro e apresentar uma mesma identidade. Ele denota a filosofia da instituição e reflete como o conhecimento será transmitido. Além do cuidado com o currículo escolar, o material pedagógico e as avaliações também devem ser desenvolvidos com atenção.

Saiba o que é e como fazer o projeto pedagógico da sua escola!

3 – Qualificação dos colaboradores
Incentivar os colaboradores de sua instituição a aprimorarem seus conhecimentos e buscarem cada vez mais aumentar sua qualificação é um dos principais fatores que colaboram para o sucesso de uma escola. Crie oportunidades e reconhecimento para que eles participem de cursos, especializações e eventos. Isso é mutuamente positivo para o professor, que se qualifica ainda mais dentro de sua área de atuação, e para a escola que passa a ter profissionais cada vez mais capacitados para realizar desempenhar suas funções.

4 – Professores e gestores líderes
Um bom líder tem paixão pelo que faz, empatia com as pessoas, e a habilidade de se comunicar e de unir sua equipe. É essencial para uma instituição de ensino ter professores e gestores líderes, que servem como referência para a comunidade escolar, e que saibam e amem desempenhar seus papéis.

Essas lideranças geram credibilidade para a escola. Pais e responsáveis se sentem mais seguros em deixar seus filhos sob o cuidado da escola, quando enxergam confiabilidade nos professores e na administração da instituição. Para evitar a evasão, é fundamental que pais e alunos estejam confiantes na qualidade da sua instituição e dos profissionais presentes nela.

5 – Atividades extracurriculares
A vivência acadêmica é enriquecida pela oferta de atividades extracurriculares. A diversidade de eventos como teatro, música e dança, enriquece o conhecimento cultural, a formação do sujeito e a interação com pensamentos diferentes, o que reflete positivamente na forma que o aluno vê o mundo.

Esse tipo de atividade serve também como alternativa de método de ensino. Aprender através de expressões artísticas e esportivas é muito positivo para o desenvolvimento motor, psicológico e criativo do indivíduo.

6 – Número ideal de alunos
A quantidade de alunos na sala de aula influencia no processo de aprendizagem. Turmas menores permitem que os professores acompanhem de perto o rendimento dos estudantes e favorece a percepção das dificuldades a serem superadas.

7 – Tecnologia como ciência
O uso de aparelhos eletrônicos, videos e aplicativos em sala de aula propicia uma interação direta e uma maior participação dos alunos nos conteúdos abordados. Existem diversas formas de utilizar a tecnologia na sala de aula, sua escola deve estar sempre atenta a todas as tendências e aberta a aderir novidades. Utilize as redes sociais, sites de buscas e produção de vídeos para atrair a atenção dos alunos.

8 – Presença da família na escola
A presença dos pais é essencial para fazer do Conselho Escolar uma instância com voz efetiva na melhoria contínua do ensino. É importante que a família participe do desenvolvimento escolar da criança e do adolescente, e esteja presente nos eventos e no acompanhamento diário das atividades de seus filhos. Isso influi na redução da indisciplina, na melhora de rendimento do aluno e na formação de um ambiente escolar participativo.

9 – Comunicação
Ainda que a sua escola seja organizada, tenha um bom currículo e professores qualificados, é essencial que a comunicação entre seus setores seja eficiente. É importante que a instituição mantenha canais de comunicação abertos, para que todos os que compõe o ambiente escolar possam debater sobre  transmitir suas mensagens de maneira clara .

A adequação das linguagens oral e visual é fundamental para que haja entendimento. Por isso, ser inclusivo, adequando sua comunicação com acessibilidade, é um diferencial para que sua instituição possa atender a todos com a mesma qualidade e atenção.

10 – Reconhecimento do sucesso
É importante reconhecer o sucesso, advindo dos esforços, na busca de uma educação de qualidade. Mais que ser uma boa escola, é preciso que se compreenda o que é e de onde vem essa qualidade, e mostrar a todos que o empenho dos colaboradores trouxe sucesso e vitórias. Isso motiva quem faz parte do processo e encoraja a busca por resultados cada vez melhores.

Postado em 14 de Dezembro, às 10:43 por Magno Bastos 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Mensagens PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo Vitória da Conquista e Sudoeste
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 15/12/2018 08:31