Notícias

Policia Federal faz prisão em flagrante em operação contra pedofilia

A Polícia Federal deflagrou hoje (25), em três cidades paulistas, a operação Take Care 3 contra produção, compartilhamento e publicação de conteúdo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo. Uma pessoa foi presa em flagrante. O nome não foi revelado.

A polícia não divulgou quantos acusados são investigados, mas informou que eles não possuem relação entre si, e responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de divulgação, compartilhamento e publicação de imagens e vídeos de pedofilia.

Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, as penas para esses crimes podem variar de três a oito anos de prisão.

A primeira fase da operação ocorreu em 14 de junho deste ano, quando foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e uma pessoa também foi presa em flagrante.

Postado em 25 de Setembro, às 11:39 por Magno Bastos 0 comentários

Projeto de igualdade racial e de gênero de Colégio em Ibirapitanga é apontado como referência para o Brasil

O projeto 'Diálogo para a Diversidade', desenvolvido no Colégio Estadual Paulo César da Nova Almeida, localizado no município de Ibirapitanga (360 km de Salvador), está sendo apontado como uma referência para o Brasil, pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), uma organização não-governamental que produz conhecimento, desenvolve e executa projetos voltados para a promoção da igualdade de raça e de gênero.

O sociólogo e pesquisador do CEERT, Mário Rogério da Silva, integra a equipe que está visitando o colégio. Ele informou que o CEERT selecionou três mil práticas exitosas em todo o Brasil e a unidade escolar baiana está entre as 10 que servirão de exemplo para outras escolas. Para tanto, estão sendo produzidos materiais sobre o projeto, incluindo audiovisuais, que serão disponibilizados para no Portal do CEERT (http://www.ceert.org.br/) e para instituições de ensino públicas e particulares do Brasil.

Segundo o sociólogo, o diferencial do trabalho desenvolvido com os estudantes de Ibirapitanga é o incentivo ao diálogo. "É uma iniciativa muito interessante porque os alunos interagem, cada um com sua cultura e visão, sobre as dificuldades encontradas no dia a dia, em casa e na sua comunidade. Observamos que a prática impactou positivamente a vida dessa comunidade", afirmou.

O professor Francisco Cruz do Nascimento, idealizador do projeto, concorda. Segundo ele, o projeto trouxe vários benefícios tanto para os estudantes quanto para os professores, que, conforme explicou, tinham dificuldade em falar sobre temas como racismo e diversidade de gênero.

"Fizemos um trabalho de conscientização, oficinas de teatro e os temas passaram a ser abordados com mais naturalidade. Com isso, reduzimos bastante o preconceito e elevamos a autoestima dos nossos estudantes.

O resultado não poderia ser melhor, tivemos uma elevação no índice de aprovação e reduzimos a evasão escolar". Para o professor Francisco, a premiação foi essencial para o fortalecimento do projeto. "O reconhecimento foi essencial porque professores e a gestão ampliaram o foco do pedagógico para as questões étnico-raciais", completou o professor, que foi convidado pelo CEERT para ser consultor nacional da instituição.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destaca a amplitude dos projetos desenvolvidos na rede estadual. “A Secretaria tem incentivado a realização destes projetos envolvendo estudantes, professores e as comunidades onde as escolas estão inseridas. São práticas que abrem as escolas para o enfrentamento dos problemas do quotidiano, contribuindo para a formação plena dos estudantes”, afirmou.

O prêmio - Realizado pela primeira vez em 2002, o Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero constituiu um acervo de mais de 3 mil práticas pedagógicas e de gestão desenvolvidas no país. A iniciativa tem os objetivos iniciais de identificar, difundir, reconhecer e apoiar boas práticas pedagógicas e de gestão escolar que promovam, reconheçam e valorizam a diversidade étnico-racial nas escolas.

Postado em 25 de Setembro, às 11:21 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Escritora Isa Colli recebe prêmio Destaque Liberdade de Imprensa

Emocionada, a escritora Isa Colli subiu ao palco do plenário Evandro Lins e Silva, na OAB-RJ, nesta quarta-feira (19), para receber o prêmio Destaque Sindical e Destaque Liberdade de Imprensa 2018.

A iniciativa é da Tribuna da Imprensa Sindical, em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ.

“Me sinto muito honrada com esse reconhecimento. Sou escritora, jornalista e entendo que meu papel é ajudar a mudar o país e o mundo através da educação.

Eu escrevo livros com abordagens importantes para a formação do caracter cidadão, porque para mim, a literatura é extremamente importante para transformar. E as nossas crianças é que farão toda a diferença”, afirmou Isa.

A premiação, em sua segunda edição, se consolida como uma das mais prestigiadas e importantes do Brasil, segundo profissionais da área. Além de Isa Colli, foram laureadas personalidades que se destacaram na defesa do Estado Democrático de Direito, do Movimento Sindical e da Imprensa Livre, como Francisco Soriano, que é presidente da TV Comunitária do Rio de Janeiro, Sidney Rezende do Portal SRZD e André Moreau, colaborador da Tribuna da Imprensa Sindical, escritor, cineasta, blogueiro e professor.

Também foram premiados diversos líderes sindicais. Vito Giannotti, José Louzeiro e Audálio Dantas receberam homenagem póstuma.

Postado em 25 de Setembro, às 11:14 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Corrida e Caminhada “Adesão Pela Vida” marca conscientização pelas doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares estão no topo de causa de mortes em todo o mundo¹. No Brasil, mais de 300 mil pessoas sofrem infarto todos os anos², cenário que poderia ser evitado com a mudança no estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis.

Com a missão de engajar a população sobre a importância da adesão ao tratamento e adoção de uma vida saudável, acontece no próximo dia 30 de setembro, no Parque Cândido Portinari, a 3ª edição da Corrida e Caminhada “Adesão Pela Vida”, realizada com apoio da AstraZeneca e da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo). O evento contará com percursos de 6Km (corrida) e 3Km (caminhada).

Esta será a segunda edição da corrida, que é gratuita e está com inscrições abertas a partir de 21 de setembro. Para Maria Augusta Bernardini, Diretora Médica da AstraZeneca, iniciativas como esta são essenciais no engajamento da população. “Estamos falando de um conjunto de doenças que matam mais de 17 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, e que podem ser evitadas com a adoção de hábitos saudáveis, como o abandono do sedentarismo, do tabagismo e uma dieta balanceada.

Além disso, muitas complicações podem ser minimizadas quando o paciente segue corretamente o tratamento, contribuindo para sua qualidade de vida” explica.

Além da Corrida e Caminhada “Adesão Pela Vida”, a AstraZeneca apoia uma série de ações e projetos que acontecem durante o “Setembro Vermelho”. Outra iniciativa que busca envolver o público na importância do esporte para uma boa saúde é o projeto “Pernas de Aluguel”, onde voluntários auxiliam pessoas com deficiência (PCDs) a participarem de provas de corrida no circuito do interior de São Paulo e da capital paulista, utilizando triciclos adaptados.

“Além de seus inúmeros benefícios, o esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão e socialização. Nesses quatro anos de projeto já tivemos oportunidade de proporcionar diversão e aumentar a autoestima de muitas crianças e jovens com algum tipo de deficiência, que enxergam na corrida uma maneira de desafiar seus limites”, comenta João Marcelo Eleotério, coordenador do projeto na cidade de Campinas (SP).

Postado em 25 de Setembro, às 11:10 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Biergarten Salvador acontece no próximo domingo 30 partir das 15h

Famoso por reunir boa cerveja, boa música e bons encontros, o Biergarten Salvador será a sua melhor opção para o próximo domingo (30), a partir das 15h, no Trapiche Barnabé.   

“Esta edição será um esquente para o próximo Biergarten especial em comemoração aos três anos do Bier” adiantou Bruno Boscolo, um dos idealizadores do projeto.

O Biergarten, que na tradução da palavra significa Jardim de Cervejas, reúne amantes da bebida mais adorada pelos brasileiros. Por isso, além de shows exclusivos — que nesta edição fica por conta de Pablo Moraes, Os My Friends e DJ Roger N Roll —, quem for ao Bier terá a oportunidade de experimentar rótulos da família Colorado. 

Postado em 25 de Setembro, às 11:05 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Desligamento programado de energia em Vera Cruz

A Coelba informa à população de VERA CRUZ que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Quinta dia 27 de Setembro de 2018 das 09h 00min às 15h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades:

AVENIDA BEIRA MAR, AVENIDA BOMFIM PORTO SOBRADO, AVENIDA PRAIA DO JANGADEIRO, BECO DO SOSSEGO, LOTEAMENTO JARDIM NOTA ITAPARICA, POVOADO PORTO SOBRADO, RECANDO DA PAZ PORTO SOBRADO, RODOVIA BA 001 CONDOMÍNIO PRAIA JANGADEIROS RUA A, RODOVIA BA 001, RUA A, RUA BOSQUE DAS OLIVEIRAS, RUA DA BARROCA, RUA DA JAQUEIRA, RUA DO DENDEZEIRO, RUA JANGADEIROS PRAIA JANGADEIROS RUA A, RUA RECANTO DA PAZ PORTO SOBRADO, RUA SÃO PEDRO PORTO SOBRADO, RUA SÃO PEDRO, RUA VILA DO SOSSEGO.

 

 

Postado em 25 de Setembro, às 11:02 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Travessia Salvador-Mar Grande retomará operações às 11h

A maré baixa volta a prejudicar  a travessia Salvador - Mar Grande nesta terça-feira (25). O serviço foi interrompido às 8h30 e será retomado  às 11h. Os horários noturnos da travessia também serão prejudicados: hoje a última saída do Terminal Náutico, na capital, será às 19h e não ás 20h. De Mar Grande, o último horário será normal, às 18h30.

Nesta terça o sistema iniciou as operações às 5h com movimento tranquilo de embarque nos terminais. Quando retomar as operações, às 11h, oito embarcações estarão em operação, cumprindo horários de meia em meia hora ou a cada 15 minutos, caso o fluxo de passageiros exija. 

A procura por passagens da linha marítima Salvador-Morro de São Paulo nesta terça é moderada nos guichês do Terminal Náutico. A linha dispõe de catamarãs nos seguintes horários: próximas saídas de Salvador serão às 9h, 10h30, 13h e 14h30. Saídas de Morro de São Paulo serão às 9h, 11h30 e 15h. 

As escunas do tradicional passeio às ilhas vão sair às 9h com boa ocupação do Terminal Náutico, com turistas que farão o tour das ilhas da Baía de Todos-os-Santos. O passeio, que tem tarifa de R$ 50, inclui paradas em Ilha dos Frades e Itaparica e o retorno a Salvador acontece às 17h30.

Postado em 25 de Setembro, às 10:55 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

UFRB inicia primeira consulta pública online para PDI 2019-2030

A comunidade acadêmica e a sociedade civil já podem contribuir na construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Está aberta, até o dia 05 de outubro, a consulta pública para a avaliação dos programas estruturantes e objetivos estratégicos para o período 2019-2030.

Os programas estruturantes agrupam e dão visibilidade aos objetivos estratégicos e percorrem os 12 anos do PDI. Os objetivos estratégicos são os desafios de médio e longo prazo para a UFRB que terão alcance de até 12 anos.

Para participar, basta acessar o formulário da consulta online para conhecer e avaliar os quatro programas estruturantes contemplados no PDI, além dos 43 objetivos estratégicos. Os assuntos envolvem as áreas de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação, Gestão Institucional, Gestão de Pessoas e Infraestrutura.

O formulário da consulta online foi elaborado pela Comissão de Sistematização que recebeu as contribuições das quatro Comissões Temáticas do PDI: Perfil Institucional, Objetivos Estratégicos Administrativos, Objetivos Estratégicos Acadêmicos e Monitoramento e Controle. Estas comissões são formadas por membros de todos os Centros de Ensino e da Administração Central da UFRB.

Segunda consulta online – Está prevista a realização de uma segunda consulta online para linhas de ação e indicadores. As linhas de ação serão agrupadas dentro dos objetivos estratégicos e são ações de médio prazo (4 anos). Os indicadores são uma ferramenta gerencial com os quais é possível realizar a medição de resultados, avaliando se estão de acordo com o esperado.

Contribuições finais – Além da segunda consulta online, a comunidade também poderá contribuir no documento final. Após a consolidação dos dados, o PDI será disponibilizado para avaliação, ainda podendo receber críticas e sugestões.

Sobre o PDI – Em elaboração desde maio de 2018, o PDI é um instrumento de gestão que norteia os objetivos e princípios da Universidade no que diz respeito à filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas em 12 anos.

Postado em 25 de Setembro, às 10:52 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Pós-graduação em Linguística da UFSCar realiza processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou os editais do processo seletivo para os cursos de mestrado acadêmico e doutorado, com ingresso no primeiro semestre de 2019.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de outubro. No total, estão sendo ofertadas 28 vagas para o mestrado e 23 para o doutorado.

O processo seletivo, tanto para mestrado como para doutorado, tem quatro etapas, todas eliminatórias: avaliação do projeto de pesquisa; prova escrita de conhecimentos em Linguística; prova ou comprovação de proficiência em Língua estrangeira; e arguição sobre o projeto.

As inscrições podem ser realizadas de três formas diferentes: pessoalmente, com entrega de documentação - especificada nos editais - na Secretaria do PPGL, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar, de segunda a sexta-feira, entre 14 e 16 horas; via Sedex, com envio da documentação para o endereço detalhado nos editais e data de postagem até o dia 5 de outubro; ou por procuração a terceiro responsável que também deverá entregar os documentos na Secretaria do PPGL.

Mais informações sobre a seleção estão nos editais de mestrado e doutorado, disponíveis em www.ppgl.ufscar.br.

O PPGL tem área de concentração em "Estudos Linguísticos" e três Linhas de Pesquisa: "Ensino e Aprendizagem de Línguas"; "Linguagem e Discurso"; e "Descrição, análise e processamento automático de Línguas naturais". Informações sobre as linhas de pesquisa, docentes bem como o cronograma completo do processo seletivo estão no site do Programa (www.ppgl.ufscar.br).

Postado em 25 de Setembro, às 10:49 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

"É isso aí – Estatuto da juventude em debate” será exibido na TVE

Refletir sobre a importância do Estatuto da Juventude, instrumento legal que determina os direitos a serem garantidos e promovidos pelo Estado para os jovens, é o centro do documentário “É isso aí – Estatuto da juventude em debate”, dirigido por Beto Novaes e Regina Novaes.  A produção será exibida nesta terça-feira (25), às 18h30, na TVE.

O curta-metragem discute sobre o Estatuto através da realidade vivida por Amanda, ativista e moradora de ocupação urbana; Áurea, fundadora do Fórum das Juventudes de Belo Horizonte e Maria, moradora de quilombo. Jovens mulheres negras, as protagonistas também alertam sobre a necessidade de políticas públicas afetivas, que se fazem ausentes a maior parte do tempo.

O documentário “É isso aí – Estatuto da juventude em debate”, parte do acervo da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, tem 20 minutos e pode ser acompanhado pelo Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline).

Postado em 25 de Setembro, às 10:47 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Silva esta  sexta-feira, dia 28 em Salvador no Teatro Castro Alves

Esta sexta-feira, dia 28, Silva se apresenta às 21 horas, no Teatro Castro Alves. O cantor e compositor  traz a turnê Brasileiro na qual se dedica intensamente a construir novos caminhos entre tempose estéticas musicais diferentes, mostrando toda força de um dos nomes mais produtivos e criativos dessa geração. Em Salvador, aapresentação é uma realização da Carambola Produções e Java Entretenimento.

Acompanhado de Lucas Arruda (baixo, synth e piano) e Hugo Coutinho (bateria e programações), o artista apresenta o repertório do mais recente álbum, além de canções do Silva Canta Marisa, lançado em 2016. Do pop ao MPB, o show namora com axé cadenciado do início dos anos 1990 e o pagode romântico.

Canções como Fica tudo bem, Nada será mais como era antes, A cor é rosa, Duas da tarde, Caju, Let me say, Sapucaia, Prova dos nove e Milhões de vozes. Na apresentação, a leveza e segurança, marca da personalidade reconhecível de Silva.

Silva - Cantor, compositor e produtor, o artista tem sido reconhecido como o futuro da música brasileira. No repertório, uma mistura de referências estrangeiras com manipulação eletrônica e música brasileira. "Claridão" (2012) foi seu primeiro álbum. Em seguida vieram os autorais  "Vista Para O Mar" (2014) e "Júpiter (2015)".  Em 2016 lançou o álbum "Silva Canta Marisa",  que trouxe releituras magistrais dos clássicos da Marisa Monte. Seu último lançamento, "Brasileiro" (2018) surpreendeu os fãs e imprensa por apresentar um Silva mais ligado às origens, com uma referência clara da MPB, Bossa Nova, Axé 90. O álbum, que tem participação da Anitta na faixa "Fica Tudo Bem".

Postado em 25 de Setembro, às 10:43 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

STR de Elísio realizará curso de galinha caipira no dia 27

No dia 27 de setembro o Sindicato dos Agricultores e Agricultoras familiares de Elísio Medrado estará realizando na sede da Entidade o curso de Avicultura Caipira em parceria com o Bahia Produtiva e Associação do produtores rurais da Cana Brava.

O curso irá beneficiar e atender 20 famílias que foram contepladas com o projeto de galinheiros e criação de galinhas caipiras no município e a presidente do STR destacou que é uma oportunidade muito grande para os criadores adquirirem mais conhecimentos e crescerem com a sua produção.

Postado em 25 de Setembro, às 10:40 por Fabio Cruz 0 comentários

Prevenção ao suicídio será tema de seminário no Setembro Amarelo

“Suicídio: do privado ao público – é preciso tocar as pessoas para prevenir” é o tema do seminário que acontece amanhã (26), de 8 às 12 horas, no auditório do pavilhão 3 daEscola Baiana de Medicina e Saúde Pública, no Cabula, numa iniciativa do Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (Neps), do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), unidade da Secretaria da Saúde do Estado – Sesab, dando continuidade à programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

O encontro terá a participação de técnicos do Neps e do Ciave, além de usuários, profissionais, estudantes e representantes da Sesab, Ministério Público da Bahia, Corpo de Bombeiros, residentes de Psiquiatria, Secretaria de Educação, Conselho Estadual de Saúde, Coordenação de Saúde Mental do Município, Assembleia Legislativa da Bahia, entre outros.

O ginasta Wesley Silva fará a performance “A arte que valoriza a vida”, e em seguida, usuários do Neps realizarão performances dirigidas por Maira Oliveira e Cintia Mesquita, Terapeuta Ocupacional e Enfermeira do NEPS respectivamente. Mesa redonda sobre “Problematizando intervenções práticas e políticas na prevenção e posvenção do suicídio”, com representantes de vários segmentos da sociedade, encerra a programação.

NÚMEROS ALARMANTES

De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é um grave problema de saúde pública mundial, registrando números alarmantes: em torno de um milhão de suicídios por ano no mundo, o que representa uma média de 1 suicídio a cada 40 segundos. Entre os países, o Brasil ocupa o 8º lugar no ranking, registrando quase 12 mil mortes anualmente, uma média de 1 suicídio a cada 35 minutos.

“O cenário fica ainda mais sombrio quando se percebe que o maior índice de morte por este agravo está entre jovens de 15 a 29 anos, representando, em nosso país, a 3ª causa de morte nesta faixa etária”, revela Soraya Carvalho.

O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, criado em 2003 pela IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio, com o objetivo de dar visibilidade ao tema e conscientizar a sociedade acerca deste grave problema. Neste dia, são realizadas ações em mais de 70 países.

O Brasil, entretanto, foi além e instituiu um mês inteiro, o mês de setembro, batizado de Setembro Amarelo, para realizar diversas atividades que, ano após ano, se multiplicam e ganham todo o território nacional.

Para a coordenadora do Neps, é preciso desmitificar e reduzir o estigma em torno das pessoas que decidem tirar a própria vida, por encontrarem na morte a única saída para o insuportável da existência. “Vale ressaltar que estudos mostram uma grande correlação entre suicídio e alguns transtornos mentais, a exemplo da depressão.

Entretanto, nem todos os deprimidos se suicidam, assim como, nem todos os que se suicidam cursam com uma doença mental. Todavia, em qualquer que seja a situação, trata-se sempre de um sofrimento psíquico extremo e intolerável. Por esta razão, a melhor forma de prevenir o suicídio é oferecer à pessoa que sofre um espaço para falar de suas dores sem que ela seja julgada, recriminada ou rotulada como fraca, egoísta ou sem Deus no coração”, conclui.

Esse ano, o NEPS, com um trabalho pioneiro e inovador, desenvolveu algumas ações durante o mês de setembro: no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, o NEPS promoveu um ato no qual pacientes, familiares e técnicos soltaram balões e pipas amarelas, representando sua autonomia frente a vida, a liberdade de escolher novos caminhos e as tantas possibilidades e direções que os ventos podem proporcionar, tanto para aqueles que já se sentem prontos para voar, quanto aos que vislumbram por isso.

O ato, que ocorreu em frente ao Neps, no prédio abaixo da Emergência do Hospital Geral Roberto Santos, no Cabula, foi uma experiência emocionante, conforme relata Soraya Carvalho.

Postado em 25 de Setembro, às 10:40 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

RKC Rental Kart não mudaram os líderes depois da penúltima etapa

Apesar do grid invertido em relação aos oito primeiros do campeonato, e de nenhum dos líderes ter vencido, a nona e penúltima etapa do RKC Rental Kart não mudou a ponta da tabela de classificação.

Os vencedores do GP Porto Penha Food Park, disputado no último fim de semana (22/9) no Kartódromo de Interlagos (SP) foram Ivan Guerra (Stock), Adeilton Nery (Stock Light) e Sérgio Compain (Truck). E quem encabeça a pontuação ainda é Fábio PL (Stock), Vinicius Silva (Stock Light) e Geison Granelli (Truck), respectivamente. A decisão do certame do Rotary Club Ponte Estaiada São Paulo será no dia 15 de dezembro, com pontuação dobrada.

Entre os pilotos da Stock, a principal categoria, o domínio foi de Ivan Guerra, que foi o mais rápido na classificação e venceu com a grande vantagem de 10s217 sobre Alberto Otazú. O líder do campeonato Fábio PL largou em sétimo, na terceira volta já estava em segundo, fez a volta mais rápida na quarta passagem, mas um de seus pneus começou a murchar e ele foi caindo de posição até receber a bandeirada em quinto. Como este foi o seu pior resultado na temporada, ele descartou e continua mais líder do que nunca, acumulando 124 pontos, contra 108 de Fábio Cunha, o vice-líder.

“Com esta vitória recuperei um pouco os pontos. Peguei um kart bom, não errei e segurei a pressão no começo da corrida. Agora vamos para a última etapa brigar pelo título”, declarou Ivan Guerra, que venceu pela segunda vez na temporada.

Na classe dos pilotos pesados, Sérgio Compain e Gustavo Pincelli protagonizaram uma boa briga. Apesar de Pincelli ter feito o melhor tempo na tomada de tempos e na corrida, a vitória coube a Compain, com a margem de 1s677, depois que Gustavo errou na penúltima volta. Apesar de ausente nesta prova, Geison Granelli lidera a categoria Truck, somando 130 pontos, 13 de folga para Gustavo Pincelli.

Na Stock Light, categoria de entrada, Adeilton Neri estabeleceu a volta mais rápida, ganhou a pontuação extra após ter sido o mais rápido na tomada de tempos, mas a prova foi extremamente equilibrada, com os oito primeiros andando juntos. As principais disputas foram ente Ayrton Hilgert, Fábio Noronha e Hudson Oliveira, com Adeilton Neri assumindo a ponta definitivamente na última volta, para receber a bandeirada da vitória com vantagem de apenas 0s344 sobre Hilgert. Mesmo sem ter participado desta etapa, Vinicius Silva lidera o campeonato com 117 pontos, cinco de vantagem sobre Hudson Oliveira.

Resultado da nona etapa da categoria Stock: 1) Ivan Guerra, 17 voltas em 16min43s046; 2) Alberto Otazú, a 10s217; 3) Jorge Felipe, a 10s398; 4) Fernando Ximenes, a 13s499; 5) Fábio PL, a 15s461; 6) Fábio Cunha, a 17s146; 7) Alejandro Pomponio, a 23s481; 8) Nelson Reple, a 25s961; 9) Hudson Oliveira, a 26s996; 10) Rodrigo ‘James Hunt’, a 27s105.

Classificação da categoria Stock após a nona etapa do RKC Kart: 1) Fábio PL, 124 pontos; 2) Fábio Cunha, 108; 3) Ivan Henrique Guerra, 106; 4) Alberto Otazú, 101; 5) Fernando Ximenes, 96; 6) Nelson Reple, 87; 7) Alejandro Pomponio, 80; 8) Vitor Vilarinho, 76; 9) Danilo Silva, 62; 10) Rodrigo ‘James Hunt’, 59.

Resultado da nona etapa da categoria Truck: 1) Sérgio Compain, 18min02s368; 2) Gustavo Pincelli, a 1s677; 3) Ivan Janjacomo, a 2s075; 4) Alejandro Pomponio, a 16s321; 5) Maurício Rigolo, a 25s349; 6) Renê Ferreira, a 26s298; 7) Luciano Yoshikawa, a 3ss223; 8) Wagner Tavares, a 36s809; 9) Edson Xavier, a 41s554; 10) Carlos Teófilo, a 1 volta.

Classificação da categoria Truck após a nona etapa do RKC Kart: 1) Geison Granelli, 130; 2) Gustavo Pincelli, 117; 3) Andrez Velasco, 107; 4) Ivan Aparecido Janjacomo, 100; 5) Sérgio Compain, 79; 6) Maurício Rigolo, 65; 7) Renê Ferreira, 62; 8) Miguel Passos, 58; 9) Wagner Tavares, 53; 10) Charles Mirante, 46.

Resultado na nona etapa da categoria Stock Light: 1) Adeilton Neri, 19 voltas em 18min37s351; 2) Ayrton Hilgert, a 0s344; 3) Fábio Noronha, a 1s712; 4) Leonardo Ferreira, a 4s652; 5) José Claudino, a 5s118; 6) José Adauto Silva, a 5s302; 7) Hélio Matias, a 6s230; 8) Hudson Oliveira, a 10º257; 9) Alexandre Porche, a 11s776; 10) Igor Mei, a 12s242.

Classificação da categoria Stock Light após a nona etapa do RKC Kart: 1) Vinicius Silva, 117; 2) Hudson Oliveira, 112; 3) Leonardo Ferreira, 109; 4) Alexandre Porche, 98; 5) Igor Mei, 90; 6) Ayrton Hilgert, 87; 7) Fábio Noronha, 85; 8) José Adauto Silva, 81; 9) Adeilton Neri, 75; 10) Hélio Matias, 62.

Postado em 25 de Setembro, às 10:38 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Rally Serra Azul será em São Manuel e abre inscrições para edição 2018

O Rally Serra Azul que integra o calendário Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2018 será realizado nos dias 12 e 13 de outubro em São Manuel, interior de São Paulo. As atividades estarão concentradas no Recinto Mário Covas onde ficará montado o Parque de Apoio (boxes). As inscrições estão abertas no www.rallyserraazul.com.br ou www.arenaenduro.com.br.

A programação terá início sexta-feira (12), com as vistorias técnicas e briefing com a abertura oficial do evento para os competidores pela manhã e à tarde já haverá a largada da primeira especial cronometrada para as categorias motos, quadriciclos e UTVs. 

A edição 2018 do Rally Serra Azul terá aproximadamente 400 quilômetros de percurso em três especiais, uma na sexta e duas no sábado. As caraterísticas do roteiro será composto de um trajeto off-road com trechos de cascalho, lombas e erosões em meio a belas paisagens da região.

"O Rally Serra Azul está recebendo a mesma dedicação no levantamento e estruturação, para que todos aproveitem a disputa e possam participar dessa aventura junto com suas famílias e amigos. A cidade de São Manuel tem diversas opções de lazer, e um preparada redes gastronômica e hoteleira", destaca Henrique Arena, da Arena Promoções e Eventos.

O 4º Rally Serra Azul será válido pela 6ª prova do Campeonato Brasileiro de Rally Baja. É uma realização da Prefeitura Municipal de São Manuel e através da Diretoria de Esportes e Turismo, com organização da Arena Promoções e Eventos. Tem patrocínio Can-Am e UTV Off Road, e apoio da ACESM – Associação Comercial de São Manuel. A Supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo.

Postado em 25 de Setembro, às 10:35 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Ivanildo Bastos ouve Ao Vivo beneficiários e parceiros do PNHR em Laje

A Reportagem da Criativa On Line no comando de Ivanildo Bastos, está neste momento em Laje no Vale do Jiquiriçá, acompanhando a apresentação do projeto de construção de 46 casas do Programa Nacional de Habitação Rural, por meio do IMEL, ACISA Construtora e MATECOL.

Beneficiários e os parceiros conversam ao vivo com Ivanildo sobre a realização do sonho da casa própria.

Postado em 25 de Setembro, às 10:32 por Magno Bastos 0 comentários

Após novo vexame do Vitória, Interino sai em defesa dos jogadores

Se o interino João Burse tinha alguma chance de ser efetivado como técnico do Vitória, como indicou o presidente Ricardo David, certamente neste domingo foi reduzo à zero. O Leão precisa de um legítimo treinador e para ontem. Enquanto não anuncia o novo comandante, o time segue comandado pelo interino que hoje saiu em defesa dos jogadores após mais um vexame Série A (goleada para os reservas do Grêmio por 4 a 0) e afirmou que a responsabilidade é de todos e precisa ser dividida.

Veja abaixo o que disse o interino:

“Difícil. Treinamos durante a semana, empenho não faltou… Infelizmente a gente se descuidou. Tomamos o primeiro, o segundo, desestabilizou a equipe e não conseguimos entrar no jogo.

É hora de dividir a responsabilidade e não apontar alguém. A responsabilidade é dividida com todos nós. Infelizmente a gente se descuidou e acabou tomando os gols. Não conseguimos nos encontrar no jogo.

Acredito que são atletas que estão se dedicando, estão buscando melhorar. Infelizmente, as coisas não aconteceram novamente”, disse João Burse.

Postado em 25 de Setembro, às 10:31 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Final da 26ª rodada: Bahia e Vitória na boca do precipício no Brasileirão

Finalizada mais uma rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, a vigésima sexta com dois jogos nesta segunda-feira (25) com resultados sem surpresa e bom para o Esporte Clube Vitória que manteve a posição anterior com as derrotas de Bahia e Chapecoense.

Destaque da rodada para o Palmeiras que segue de vento em popa sob comando do técnico Luiz Felipe Scolari que mesmo utilizando times mistos vai galgando posições em direção à liderança.

No sábado, fez uma nova vítima ao vencer o Sport-PE, se beneficiou dos empates de São Paulo e Internacional e entrou de vez na briga pelo título, agora ocupando a vice-liderança, com um único ponto abaixo do líder São Paulo que apenas empatou com o América-MG.

Na parte de baixo, o Vasco ao vencer o Bahia colocou a cabeça do lado de fora, enquanto Bahia e Vitória, ambos derrotados na rodada, assumem a portaria do Z-4 com o Bahia como titular na “pasta” pelo desamparado quando aplicado o critério de desempate nos números de triunfos.

Ambos com 29 pontos, mas o Vitória com um triunfo além, segue na frente do Tricolor. Todavia, um ponto acima da Chapecoense, primeiro listado no Z-4, com o Vasco da Gama entre eles, no entanto, o time carioca tem um jogo a menos que os demais e pode empurrar a dupla BA-VI ainda mais para perto da boca do precipício.

Postado em 25 de Setembro, às 10:29 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Bahia perde goleiro titular para jogo contra o Flamengo na Fonte Nova

Após perder e reabilitar o Vasco da Gama nesta segunda-feira no estádio de São Januário, o Esporte Clube Bahia terá a semana inteira para trabalhar e se preparar para o confronto pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, diga-se, um duelo complicado contra o Flamengo que vem motivado após encostar na liderança da Série A, no entanto, vencer é necessário e obrigatório para o Esquadrão que colou no Z-4 com o novo revés, ficando na 15ª colocação com 29 pontos, há 1 da Chapecoense, primeiro integrante da zona.

Para o duelo contra o Flamengo, no sábado, às 21h, na Fonte Nova, já sabemos que o técnico Enderson Moreira não poderá contar o goleiro Douglas, expulso aos 28 minutos do primeiro tempo do jogo contra o Vasco após cometer pênalti em Andrés Ríos, que resultou no gol de Yago Pikachu.

Postado em 25 de Setembro, às 10:25 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Técnico do Bahia evita culpar o desgaste se diz chateado: “Futebol é difícil”

Mesmo jogando com 10 homens, o Bahia fez uma boa partida nesta segunda-feira diante do Vasco, porém, perdeu por 2 x 1 e no final das contas, isso é o que importa no futebol dito de resultado. Após o revés no Rio de Janeiro, o técnico Enderson Moreira fez uma análise sobre os 90 minutos, explicou a escalação, lamentou a expulsão e ainda mais por ter escapado o resultado que era importante, afinal, quando esteve igualado ao Vasco em número de jogadores, o Esquadrão era superior e criou as melhores oportunidades.

“São escolhas dentro do que a gente imaginava. O Vasco tem um lado direito forte, o Paulinho estava sendo preparado e tem essa capacidade. Estava funcionando bem e com a expulsão tivemos que mudar. Controlamos a partida em termo de não dar espaço ao Vasco. A gente fica chateado porque nos escapa um resultado que era importante. Futebol é difícil, com um jogador a menos, evitar os lances. Eles tiveram um cruzamento que houve mérito do cabeceador, a gente poderia ter encurtado, mas é difícil. Chances claras o Vasco teve poucas, mas infelizmente acabamos derrotados”, explicou.

Mesmo com os desfalques dos zagueiros titulares Lucas Fonseca e Tiago, o meia Zé Rafael, além de ter poupado o volante Elton, o técnico tricolor evitou culpar o desgaste dessa vez.

“Atrapalha na medida que você faz 60 jogos num período curto para a gente. São oito meses com 60 jogos… É difícil porque quase que impossível que se mantenha nível de atuação, de intensidade… A gente lamenta nessa questão, não quero dar desculpa de desgaste. A gente precisa criar alternativas. 

Com o resultado, o Bahia voltou à encostar na zona de rebaixamento, estacionando na 15ª colocação com os mesmos 29 pontos, há 1 ponto da Chapecoense, primeiro integrante do Z4. Essa foi a nona derrota do Esquadrão como visitante no Campeonato Brasileiro. Empatou três e venceu apenas uma única vez fora de Salvador – O Ceará. O próximo compromisso do Tricolor Baiano é contra o Flamengo, no próximo sábado (29), às 21 horas, na Arena Fonte Nova, duelo onde o triunfo é extremamente necessário e obrigatório.

Postado em 25 de Setembro, às 10:23 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 25/09/2018 13:00