Notícias

Senado aprova projeto que aumenta potência de rádios comunitárias

  por Ivanildo Bastos - 11/07/2018 11:15
Fonte: Agência Senado/Líder FM

O relator da matéria, senador Otto Alencar (PSD-BA), destacou que houve acordo com as lideranças partidárias para aprovação do projeto.

O Plenário aprovou nesta terça-feira (10) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 513/2017, que aumenta a potência de transmissão para rádios comunitárias. A proposta segue para a Câmara dos Deputados e estabelece aumento da potência para até 150 watts, com altura irradiante não superior a 30 metros e possibilidade de acesso a dois canais específicos em nível nacional para as emissoras em frequência modulada. O relator da matéria, senador Otto Alencar (PSD-BA), destacou que houve acordo com as lideranças partidárias para aprovação do projeto.

Potência
O autor do projeto, senador Hélio José (Pros-DF), argumenta que o aumento da potência é necessário devido à grande diversidade geográfica do Brasil. Para ele, 25 watts são insuficientes para operação nas áreas de população esparsa, particularmente na zona rural. A ideia é viabilizar o serviço em regiões rurais, nas quais a cobertura de uma única comunidade, com moradias dispersas, exige alcance maior que o atualmente estabelecido. Caberá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabelecer a potência autorizada para cada rádio comunitária para preservar a característica da cobertura restrita do serviço. A alteração possibilita a cobertura de múltiplas comunidades, bairros ou vilas pela mesma emissora, o que desvirtuaria a essência desse serviço, destaca Hélio José.

Discussão
A aprovação da matéria foi comemorada pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO). Segundo ela, os ajustes feitos na proposta não indicam a interferência das rádios comunitárias na faixa de transmissão destinada a rádios comerciais. A aprovação do projeto também foi saudada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), pelos senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Lindbergh Farias (PT-RJ), Waldemir Moka (MDB-MS), Paulo Rocha (PT-PA) e pelo líder do governo no Congresso, senador Romero Jucá (MDB-RR). O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que o projeto atende a todas as rádios comunitárias espalhadas pelo Brasil. Por sua vez, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) afirmou que o projeto favorece a democratização e a participação popular. Já o senador Hélio José cumprimentou as lideranças políticas pelo apoio dado à proposição.

Abraço-BA
A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, na Bahia, (Abraço-BA) está, desde abril de 2017, encaminhando representantes a Brasília para somar forças a Abraço Brasil na busca por melhorias para as Rádios Comunitárias de todo o país. Foram diversas as visitas ao Senado Federal e as idas aos gabinetes de Senadores, no intuito de sensibilizá-los referente a importância da aprovação do referido projeto para a democratização da informação. A Abraço-BA, através do Presidente, Jairo Bispo, e demais Diretores da Entidade, vem a cada dia se organizando e se fortalecendo, promovendo o crescimento desse segmento. Em entrevista concedida à Equipe de Reportagem da Rádio Líder FM de Laje, Jairo agradeceu ao Senador Hélio José (autor do projeto) e, principalmente, aos Senadores da Bahia, Otto Alencar, Lídice da Mata e Roberto Muniz pela colaboração. Ele ainda destacou que existem outros importantes projetos tramitando no Senado: Isenção do ECAD, aquisição do cartão BNDES, Lei Rouanet (direito a verba da cultura) e ampliação de publicidade. Ao ser indagado sobre o apoio que vem recebendo dos diretores das emissoras no estado, o Presidente fez questão de agradecer à todos e reforçar a relevância das adesões dos mesmos à Abraço, visando o fortalecimento da Entidade e das RádiosCom. As filiações podem ser realizadas através dos telefones: (75) 98165-1564 – Jairo Bispo ou (75) 99989-5674 – Sandro Lima. 

+ Política

Comentários

Veja Mais


Últimas Notícias









Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 20/07/2018 11:12