Notícias

Em Milagres leigos apresentam propostas de evangelização

Mesmo com a falta de combustíveis nos postos da região, causada pela paralisação dos caminhoneiros, fiéis católicos de várias paróquias da Diocese de Amargosa marcaram presença na Romaria das Comunidades, realizada na cidade de Milagres, neste domingo, dia 27.

>>>>> Veja as fotos dos três dias de evento

A senhora Wilma Souza Almeida, presidente do CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil, do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe), e o bispo diocesano Dom Valdemir Ferreira empossaram a chapa eleita do Conselho dos leigos e leigas. (ver abaixo os nomes dos componentes)

Durante a Missa que foi presidida pelo bispo Dom Valdemir, quatro seminaristas receberam sacramentos. O seminarista Roberto Moreira dos Santos recebeu os sacramentos do Leitorato e Acolitato; já os seminaristas Edson dos Santos Nascimento, Natael Costa Santos e Rânio dos Santos receberam o sacramento do Acolitado.

A maioria do clero esteve presente na Romaria, apenas cinco padres ficaram impossibilitados de participar. O evento também contou com a presença de 150 caminhoneiros que estão participando da paralisação da categoria na BR-116. Confira abaixo as propostas de evangelização que foram apresentas por cada forania.

A chapa eleita do 1º Conselho dos leigos e leigas foi formada por:

Presidente – Luiz Argolo de Melo

Vice – Maria São Pedro Andrade dos Santos

Secretária – Cristiane Conceição Correia de Assis

Secretária Adjunta – Maria das Graças de Souza

Tesoureira – Fabricia Santana

Tesoureira Adjunta – Maria Carmo Almeida

Conselho Fiscal:

Luiz Alberto Gonçalves

Edivaldo Amaro dos Santos

João Paulo Aguiar

Maria dos Santos Silva

Maria da Conceição Silva

Natalino Fonseca Santana (coordenador diocesano da Pastoral da Criança)

Para o presidente do Conselho, Luiz Argolo, o objetivo dos leigos e leigas é evangelizar a partir da palavra de Deus, não a partir de cada um. Luiz agradeceu a Deus pelo crescimento constante dos leigos nesses 76 anos da Diocese de Amargosa e a todos que participaram e contribuíram com a realização da Assembleia.

Propostas de evangelização apresentadas pelos zonais:

Forania São Mateus

-Fomentar a integração da Pastoral Familiar e Pastoral da Juventude;

-Fomentar encontros de pais e filhos para que integre crianças, adolescentes e família;

-Resgatar os eventos juvenis a nível de Forania, Paróquia e Diocese.

Forania São Lucas

-Divulgar e fundar a Pastoral Familiar em todas as comunidades;

-Pensar em como acolher os novos modelos de famílias: famílias de viúva (o), famílias que não tem pai e/ou mãe, famílias onde tem casal de dois homens ou duas mulheres;

-Intensificar na catequese o trabalho com as famílias – catequese para pais e filhos.

Forania São João 

-Participar das discussões em defesa da educação igualitária;

-Contribuir para o diálogo das diferentes culturas, respeitando as diferenças, dando testemunho de cristão por um meio de atitude justo e solidário que supere a exclusão e o preconceito;

-Exercer um protagonismo leigo no mundo, pois os leigos são sujeitos do mundo. “Seja dentro da família, fora de casa, na escola ou no trabalho, sempre estamos nos deparando com as necessidades do mundo”, disse uma representante da Forania.

Forania São Pedro     

-Como uma forma de combater a violência doméstica provocada pelo uso abusivo do álcool, foi sugerido que a nível nacional, seja feito algo junto a Câmara Federal, para que se mude a graduação alcoólica permitida, da mesma forma como foi feita com o combate ao tabagismo;

-Exigir do poder público municipal o cumprimento das leis existentes referentes a venda e uso de bebida alcoólica para menores nos estabelecimentos comerciais;

-Incentivar a educação a partir do ser família através do diálogo, resgatando os valores e o amor na família, inspirados na comunhão com Deus e com a própria família. Uma das ações será o acompanhamento às famílias que sofrem com a violência;

-Promover e estimular palestras, encontros e seminários em comunhão com outras igrejas e com outras entidades, com o objetivo de incentivar o combate a violência, através da denúncia e da promoção da paz.

Forania São Paulo 

-Articulações para restruturação das associações de trabalhadores rurais;

-Promover encontros e debates para discussão de temas dos movimentos sociais de trabalhadores.

Forania São Marcos

-Criar um portal de notícias (site ou blogue) que será alimentado com informações encaminhadas por leigos de coisas boas e positivas que acontecem na Diocese;

-Criar um programa na Rádio Clube FM para só divulgar notícias positivas;

-Destacou-se a importância do programa ‘De Bem com a Vida’ da Pastoral da Criança, apresentado por Hélio Alves nas segundas-feiras, das 8h às 8h30 da manhã, com a possibilidade de aumentar o tempo para que sejam divulgadas mais coisas boas dentro desse programa.

Segundo o bispo da Diocese de Amargosa, Dom Valdemir Ferrira, o Conselho dos leigos vai fazer chegar a todas as comunidades da Diocese essas propostas para que possam ser colocadas em prática.

Postado em 27 de Maio, às 22:56 por Magno Bastos 0 comentários

Confira a programação da Assembleia do Laicato da Diocese de Amargosa

Começo nesta sexta-feira (25) e segue até este domingo (27) a primeira Assembleia do Laicato da Diocese de Amargosa na cidade de Milagres.

“Já somos mais de 200 participantes”, ressaltou Fernanda Karla, que ao lado de Luiz Argolo organizam a ação que indica um novo momento da Igreja Católica no país.

Abaixo a programação completa.

Postado em 26 de Maio, às 11:47 por Magno Bastos 0 comentários

Comarca de Amargosa decreta prisão de líder do tráfico na cidade de Milagres

A Vara Crime da Comarca de Amargosa decretou, nesta sexta-feira (25), a prisão de um dos maiores traficantes da cidade de Milagres. A preventiva foi determinada após representação da Polícia Civil, que realiza diligências com o objetivo de capturar o criminoso.

Damascena já é considerado foragido. Ele havia sido preso em flagrante no mês de abril, mas acabou obtendo a liberdade provisória. Além de drogas, naquela ocasião foi apreendido em poder do traficante um telefone celular que continha várias informações comprometedoras.

O acesso aos dados do telefone foram autorizados judicialmente, após representação de quebra de sigilo protocolada pelo delegado Ricardo Ribeiro, titular da Delegacia Territorial de Milagres. Segundo o delegado, na conta dele no aplicativo de mensagens WhatsApp havia diversos áudios que confirmam seu envolvimento com o tráfico de drogas, entre outros crimes.

Na tarde desta sexta-feira (25), as polícias civil e militar de Milagres fizeram diligências para prender o traficante, mas ele não foi encontrado. Informações sobre o paradeiro de Anderson Damascena podem ser fornecidas por meio do “ZAP DENÚNCIA” da Delegacia de Milagres (75) 98330-7958. A identidade do informante é mantida no mais absoluto sigilo. 

Postado em 25 de Maio, às 21:30 por Redação Criativa 0 comentários

Itinerário para Leigos e Leigas Sal e Luz na Sociedade neste final de semana em Milagres

A Diocese de Amargosa está passando por um processo de constituição do Conselho Diocesano dos Leigos e Leigas desde o ano de 2016 e neste final de semana, entre os dias 25 e 27, sexta, sábado e domingo, acontece na cidade de Milagres, a I Assembleia do Laicato, com o tema - O Encontro Pessoal com Jesus Cristo: Itinerário para Leigos e Leigas, Sal da Terra e Luz do Mundo.

De forma mais intensa, a Diocese, está realizando estudos e mobilizações sobre a vocação e missão dos leigos, dando ênfase ao Documento 105 da CNBB, fazendo ressoar o que preconiza o documento em cada Forania, Paróquia e Rede de Comunidades.

O encontro, visa preparar os leigos e leigas para a sua 1ª Assembleia Diocesana, que na ocasião será realizada a eleição do 1º Conselho de Leigos da Diocese de Amargosa.

As 35 Paróquias integram a Diocese de Amargosa, estarão representadas na ação. Pouco mais de vinte municípios. Atualmente são seis Foranias. Antes eram quatro zonais.

Postado em 21 de Maio, às 09:52 por Magno Bastos 0 comentários



Direto de Roma, Padre manda abraço para Diocese de Amargosa

O padre José Raimundo, filho do município de São Miguel das Matas, e pertencente a Diocese de Amargosa, falou na TV Canção Nova nesta quarta - feira (03) direto de Roma, na Itália e explicou em entrevista o sentido de se usar água no sacramento do batismo.

No final da matéria ao vivo, o padre mandou um abraço especial para a diocese na qual pertence, mensionando que todos da região estavam assistindo e acompanhando a emissora de Cachoeira Paulista.

Assista os vídeos abaixo:

Postado em 03 de Maio, às 16:33 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Em lançamento em Amargosa, Dal faz agradecimento e escolha do PCdoB

O empresário Adalberto Barreto, Dal, lançou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PCdoB na tarde deste sábado (21) no Vale Shopping em Amargosa.

Em entrevista ao Portal Criativa On Line, Dal, disse que estava muito feliz com a recepção das pessoas."Uma emoção incontrolável, muito feliz mesmo, muito carinho, muito obrigado ao povo de Amargosa e região. Estou muito satisfeito." Disse.

Perguntado sobre a escolha ao PCdoB, ele disse que é um partido parceiro desde 2016. "Um partido de pessoas íntegras, pessoas sérias, não estão envolvidos em corrupções, então essa foi a maior escolha que a gente fez, estou muito satisfeito."

Adalberto ainda confirmou que está na base do governo Rui junto com o PCdoB e ainda falou do apoio que tem em Amargosa, inclusive do ex-prefeito Rosalvinho Sales.

Assista a entrevista completa abaixo:


Veja Também: Empresário Dal lança em Amargosa pré-candidatura a deputado estadual

Postado em 21 de Abril, às 19:46 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Empresário Dal lança em Amargosa pré-candidatura a deputado estadual

O empresário Adalberto Barreto, Dal, lançou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PCdoB.

A cerimônia de lançamento aconteceu na tarde deste sábado (21) no Vale Shopping  na cidade de Amargosa e reuniu a população local e de toda Bahia.

Várias lideranças  políticas estiveram presentes da região do Vale do Jiquiriça, Reconcavo Baiano, Chapada, Baixo Sul, centro oeste e outras regiões da Bahia.

Assista entrevista completa abaixo:

Postado em 21 de Abril, às 16:53 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Mais de 3.000 pessoas vibraram diante das novas instalações do Hospital Municipal de Milagres

A expectativa da população milagrense de ter melhores serviços para sua saúde, motivou a presença do povão durante o ato de reinauguração do Hospital Municipal de Milagres, no final da tarde deste sábado, 14, formando uma multidão de mais de 3.000 pessoas. Sob um clima de muita alegria o povo visitou as instalações e aprovou as modificações  em toda a estrutura de atendimento hospitalar. Quem agradeceu pela obra, em nome das famílias milagrenses foi a professora Terezinha, avó do prefeito, que disse: “este é o hospital que nós todos precisamos para cuidar das nossas vidas”.

Em seu discurso o prefeito Cézar destacou a importância da nova estrutura hospital, para garantir melhor atendimento à população.

No palanque, as autoridades acompanharam o prefeito Cezar Rotondano Machado, o popular Cézar de Adério (PP) e os deputados Antônio Imbassahy (federal PSDB) e Aderbal Caldas (estadual PP), aclamados como benfeitores das novas obras do Governo da Reconstrução. “Estamos entregando um novo Hospital Municipal, devidamente modernizado e equipado para garantir assistência médica com eficiência, para a saúde da nossa gente”, disse Cézar de Adério em seu discurso.

A vovó Terezinha emocionou a todos com sua saudação sincera.

Em seus pronunciamentos, os deputados presentes elogiaram a capacidade de trabalho do jovem prefeito Cezar, anunciando disposição em conseguir novas emendas e convênios para Milagres. Aderbal Caldas disse que “o segredo da boa administração de Milagres é o amor e a honestidade com que o prefeito Cézar trata o patrimônio público”. Antônio Imbassahy destacou que “a tenacidade e a perseverança do jovem prefeito Cézar faz a diferença, e por isso ele tem conquistado novos investimentos a bem do povo de Milagres”.

O prefeito Cezar chegou com os deputados Antonio Imbassahy e Aderbal Caldas, sob os aplausos da multidão.

 

Moderna estrutura hospitalar

Todo mundo admirou as mudanças e a modernização do Hospital Municipal, cuja nova fachada inspira nos pacientes, logo na chegada, a confiança no bom atendimento que passarão a receber naquela unidade hospitalar. Os novos gabinetes médicos e consultórios foram reequipados; o Centro Cirúrgico recebeu equipamentos de ultima geração para os serviços de cirurgias eletivas; as enfermarias foram equipadas com ar condicionado; e a área interna foi totalmente ajardinada e iluminada; além do novo acesso para os serviços de emergência.

A todo instante a população abraçava agradecida, o prefeito Cézar, durante a inauguração.

A obra das novas instalações foi bancada pela prefeitura que investiu em torno de 1.0 milhão de reais, com a aquisição de novos equipamentos médicos, móveis, utensílios e a compra de um novo grupo gerador. Além das obras de transformação e modernização da estrutura hospitalar, que modificou todos os pavilhões, aplicando materiais de alta resistência nos pisos, instalações sanitárias e adequação de portas e paredes com uso de granito. Com a nova estrutura, o Hospital Municipal passa a ser um centro de referência no atendimento à saúde da população, tornado-se modelo para os demais municípios da região.

O vice Marcos Queiroz saudou a presença da ex candidata a prefeita Rosa, do PSD, que no palanque, fez questão de desejar sucesso ao prefeito Cézar de Adério.


O vereador Cézar Magalhães, presidente da Câmara de Iaçu, parabenizou o prefeito pela obra da saúde.


O vereador Dúlica destacou o bom desempenho do prefeito Cezar e a prioridade que tem dado ao setor de saude


A vereadora Jo destacou a atenção especial que a atual Administração e a equipe da Secretaria de Saúde vem dando no atendimento ao povo.


Empolgado com a obra hospitalar, o vereador Evanilson destacou a atitude do prefeito Cézar, em adquirir um novo grupo gerador.


Para o líder do governo, vereador Roberto de Lourival, todos devem se unir a bem dos interesses da população, citanto o exemplo do prefeito que resgatou um hospital que foi sucateado.


A secretaria Dernilza Amaral agradeceu ao prefeito pela grande transformação da unidade hospitalar.


O grupo de dança de Milagres, Top Off Style, animou a abertura da cerimonia de inauguração.


A ala de recepção do hospital foi totalmente modificada, com poltronas confortáveis em lugar das antigas bancadas de concreto.


O pátio interno ganhou jardim com iluminação Led a melhorando o acesso para a Capela de orações.


A moderna unidade hospitalar já está em pleno funcionamento.


O Centro Cirúrgico recebeu modernos equipamentos, com tecnologia de última geração, para segurança cirúrgica.


Lideranças se uniram ao prefeito Cezar e os deputados durante recepção.


A multidão de milagrenses compareceu em massa e aplaudiu a nova estrutura do Hospital Municipal.

Postado em 17 de Abril, às 10:33 por Ivanildo Bastos 0 comentários


Participe da Promoção e ganhe Cd's do cantor Riquelme Sanchez

O cantor Riquelme Sanchez em parceria com o Portal Criativa On Line estará sorteando vários dos seus novos CD`s #ChamaoRS.

Para participar, basta curtir a publicação no facebook, compartilhar ou comentar. Quanto mais interação mais chances de ganhar vários cd`s do cantor de arrocha baiano.

Participe, interaja e concorra aqui no Link...


Veja Entrevista gravado ao vivo com algumas Abaixo:

Postado em 11 de Abril, às 17:59 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Giro de Notícias do Portal Criativa On Line com Magno Bastos

Este é o Giro de Notícias da Criativa On Line que vai ao ar de segunda a sexta-feira com as principais notícias das últimas 24 horas.

O oferecimento é Especial da Bastos Comunicação e Marketing LTDA.

Coloque também a sua marca no Giro de Notícias: (75) 98255 1231.

Ouça o áudio
Postado em 10 de Abril, às 08:26 por Magno Bastos 0 comentários

Festa do Vaqueiro acontece nos dias 27 a 29 de abril em Milagres

Mais uma tradicional Festa do Vaqueiro 2018 será realizada no município de Milagres. O evento acontece nos dias 27 a 29 de abril e contará com shows de bandas regionais e nacional. 

Considerada uma das mais tradicionais da Bahia, a grande festa dos vaqueiros de Milagres receberá as seguintes atrações: Solange Almeida, Sela Vaqueira, Danniel Vieira, Tayrone, Pablo, Harmonia, Arreio de Ouro e Duas Medidas.

Postado em 09 de Abril, às 23:17 por Ivanildo Bastos 0 comentários




Correios informa funcionamento da Rede de Atendimento na Semana Santa

Na quinta-feira, dia 29/3, estarão fechadas apenas as seguintes agências, por funcionarem em Órgãos Públicos: CAB e Fórum Ruy Barbosa. Nas demais unidades, próprias e terceirizadas, o funcionamento será normal.

Na sexta-feira, dia 30/3, estarão fechadas todas as agências próprias e terceirizadas da capital e do interior.

No sábado, dia 31/3, funcionamento normal apenas nas agências da rede terceirizada que trabalham aos sábados, exceto da Paz, Caetano Moura, Nossa Senhora da Luz e Jardim Apipema, em Salvador; Manoel Bandeira, em Feira de Santana; Amélia Amado e Beira Rio, em Itabuna e São João Batista, em Ilhéus.  

 

Postado em 28 de Março, às 16:21 por Cristóvão Guimarães 0 comentários


Prefeito de Milagres leva água encanada para várias localidades da zona rural

Neste sábado, 24, a população de Milagres conviveu com um dia de muita festa, pois o jovem prefeito Cézar Rotondano Machado, o popular Cezar de Aderio (PP), completou idade nova mas, preferiu comemorar dando inicio às obras que levará o abastecimento de água para as comunidade rurais de Morrinhos, Duas Irmãs e Lagoa Funda, cuja rede de distribuição vai percorrer 28 quilômetros de extensão. Estas comunidades situadas em regiões muito secas do interior do município, padecem há anos com as dificuldades de acesso a água potável, que só chega nas casas através dos carros-pipas.

Através da CERB, o prefeito firmou um convênio de R$870 mil para a obra de abastecimento. “Está perto de acabar esse sofrimento do nosso povo, pois a água vai chegar em cada moradia, onde será instalada uma torneira para cair água à vontade”, comemorou o prefeito ao fazer jorrar água do Rio Paraguaçu, na adutora que passa no Casarão das Quixabas, onde o povão se reuniu em animada festa.

População feliz com entrega do sistema de abastecimento de água.

Feijoada dos amigos

A festança da Quixaba foi mais uma manifestação de carinho ao prefeito aniversariante, promovida por moradores, amigos e familiares, que prepararam uma grande feijoada, sendo servida a todo povão e lideranças sob um clima de muita confraternização.

A secretária de Educação Sandra Mara marcou presença com os amigos.

Moradoras abraçam o prefeito Cézar, agradecidas pela chegada da água em suas moradias distantes.

Durante a semana o prefeito Cézar de Adério foi agraciado com presentes e lembranças, de várias pessoas da zona rural e bairros da cidade, agradecidos pelas inovações que o Governo da Reconstrução vem implementando no município.

O prefeito recebeu o abraço carinhoso dos moradores e um lindo bolo surpresa.

O prefeito recebeu um lindo bolo surpresa prova de agradecimento da população.

Mais de R$6.0 milhões em novos investimentos

Em seu discurso de agradecimento ao povo, Cézar de Adério destacou que “faremos muitas festas, mas é para entregar novas obras para as queridas famílias milagrenses”. Dentre as novas obras desse ano ele destacou a reforma do Hospital Municipal ao custo de R$919 mil, que vai in augurar ainda neste semestre.

Sob clima de festa o prefeito Cézar o o vice Marcos apresentam, simbolicamente, a instalação dos tubos de canalização da água.

Há também R$1.0 milhão na reestruturação Estádio Municipal; outro convênio de R$500 mil constrói a quadra poliesportiva na Gameleira; e mais R$1.1 milhão e  são investidos na pavimentação das ruas próximas ao Hospital Municipal.

Profissionais da CERB estiveram presentes na entrega da água.

Sem esquecer-se da UBS inaugurada no Distrito de Tartaruga, que custou R$810 mil, além das obras em andamento da Creche tipo C, cujo convenio R$2.0 milhões recuperado pela atual administração.

A vereadora Jo e esposo abraçam o prefeito, parabenizando pela obra de abastecimento de água.

Amigos abraçam o prefeito aniversariante.

A comemoração não párou, mais água com cerveja.

Amigos se confraternizam no aniversário e entrega do sistema de água.

A turma boa de bico caiu na cervejada com feijão.

As mulheres esbanjaram solidariedade e alegria na festa.

Amizades chegaram juntas em família.

Amigos chegaram juntas em família.

A partir do Casarão centenário das Quixabas a tubulação tem inicio.

Postado em 27 de Março, às 08:59 por Redação Criativa 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 18/06/2018 23:41