Notícias

Brejões recebe o 6º Encontro de Cultura do Vale do Jiquiriçá

O evento tem como meta reunir agentes, dirigentes e toda a comunidade fazedora de cultura da Região para um diálogo com ênfase na troca de experiências e construção de propostas para implementação de ações na área da cultura.

 A 6º edição do Encontro de Cultura do Vale do Jiquiriçá acontece na Casa do Brejo, das 8h às 17h.

Postado em 14 de Agosto, às 10:23 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Polícia Civil de Nova Itarana identifica autoria em tentativa de homicídio

Em investigações da equipe da Delegacia Territorial de Nova Itarana, com apoio da Delegacia Territorial de Brejões, composta pelo DPC Isaías Neto e IPC Cristiano Ribeiro, foi identificado o autor dos golpes de facão que atingiram a vítima Genival Batista Santos, ocorrido no dia 10/06/2018 no Distrito Serra do Cem no Município de Nova Itarana.

Logo após tomar conhecimento do crime, a equipe da Delegacia deu início às investigações que culminaram na identificação do autor do crime: Célio.

De acordo com as investigações, no dia do fato a vítima estava andando em via pública no Distrito Serra do cem em Nova Itarana, quando ele se aproximou de Genival e desferiu vários golpes de facão, atingindo-o com golpes na cabeça, no rosto, na mão direita, na mão esquerda e na perna esquerda. Em razão dos golpes, a vítima foi encaminhada para Hospital Geral Prado Valadares em Jequié.

Segundo foi apurado no decorrer das investigações, a motivação para o crime gira em torno de uma rixa antiga entre ambos. Ao ser interrogado, Célio confessou a prática do crime. Assim a Polícia Civil esclarece mais um crime, promovendo o indiciamento do autor.

Postado em 13 de Agosto, às 21:26 por Redação Criativa 0 comentários

Visão sem Fronteiras promove semana da saúde visual em Brejões

O município de Brejões, distante 283 KM da Capital Salvador, realiza durante esta semana as ações do projeto “Visão sem Fronteiras”. Serão ofertados exames gratuitos e atendimentos oftalmológicos à população. As ações terão inicio nesta segunda-feira e seguem até a próxima quinta-feira 16 de agosto.

Ao longo desta ação serão realizadas palestras, orientações, encaminhamentos, prescrição de receitas para correção visual, encaminhamentos para intervenções de cirurgias ocular quando necessário e esclarecimentos sobre os cuidados com a visão.

As atividades da semana da saúde visual são promovidas em parceria com a equipe de voluntários da área de oftalmologia “Visão Sem Fronteiras”.

Os atendimentos serão realizados apenas na Sede e no Distrito Serrana.
• Brejões (sede): 13 e 14 de agosto. Das 8h às 12h e 13h30 às 17h
• População da Comunidade Pau Ferro* (atendimento no Distrito Serrana): 15 de agosto (MANHÃ): Das 8h às 12h 
• População do Distrito Serrana: 15 de agosto (TARDE) Das 13h30 às 17h e 16 de agosto: Das 8h às 12h e 13h30 às 17h

Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada com previsão de atendimento de até 100 pacientes por turno.
* A Com. do Pau Ferro (USF Gilson Manoel Fonseca) será atendida no Distrito Serrana.

Postado em 13 de Agosto, às 09:34 por Magno Bastos 0 comentários

Polícia de Brejões recupera aparelho de celular perdido

Após um adolescente perder seu celular na Praça Amorzinho no centro da cidade de Brejões e o registro de ocorrência sobre o fato, a equipe da Delegacia Territorial de Brejões, composta pelo DPC Isaías Neto e o IPC Cristiano Ribeiro, deu início às investigações que culminaram com a recuperação do aparelho celular tipo SMARTPHONE MOTO G5S, cor prata, o qual estava em poder da J.S. J. G..

A Polícia Civil esclarece que o cidadão mesmo de boa fé achar coisa alheia perdida e dela se apropria, deixando de restitui-la ao dono ou de entregá-la à autoridade competente dentro do prazo de 15 dias, será responsabilizado por crime de APROPRIAÇÃO DE COISA ACHADA, sugerindo às pessoas que ao acharem coisa alheia perdida, devolva ao proprietário ou, não sabendo de quem é, entregue na delegacia para a devida restituição ao dono.

Postado em 11 de Agosto, às 11:12 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

15 Anos de história da Criativa! Assista um pouco desta história

A Criativa On Line está completando neste ano de 2018, 15 anos de história.

Ao longo da semana você acompanha um pouco de nossa história ao longo deste período.

Nas transmissões ao vivo, algumas entrevistas realizadas em diversos eventos e momentos.

Pautas de cidade, entretenimento, esportes, política.

>>>>> Criativa com 15 anos de história na comunicação de São Miguel e região

Postado em 07 de Agosto, às 14:46 por Redação Criativa 4 comentários

Bebê abandonado no lixo segue internado em hospital de Brejões

Um recém-nascido foi encontrado dentro de um saco de lixo no município de Brejões, localizado no Vale do Jiquiriçá. 

Uma ambulância levou a criança até o hospital da cidade onde foi submetida a exames e o estado de saúde é considerado estável.

Ainda segundo informações, a mãe de 26 anos foi atendida também por apresentar sangramento.

Ela reconheceu o bebê e disse que escondeu a gravidez da família.

De acordo com ela, o parto foi feito em sua residência às 16h de sábado (04) e foi ao hospital por sofrer sangramento.

Um inquérito foi aberto para apurar as circunstâncias do abandono da criança

Postado em 07 de Agosto, às 10:16 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Luiz Caldas foi o primeiro entrevistado da história da Criativa

A primeira entrevista em vídeo publicada na Criativa On Line, aconteceu no mês de setembro de 2008 e o entrevistado já foi especial. Luiz Caldas se apresentava no micareta miguelense e concedeu entrevista exclusiva.

Para quem já nasceu grande na concepção, de lá para cá foram mais de 3 mil entrevistas em vídeo publicadas no YouTube >>>> Confira

Ao longo desta trajetória, foram 26 parceiros que diretamente constribuíram e alguns deles continuam sendo fundamentais para esta história.

Alguns destes parceiros, seguiram carreira na comunicação, com projetos próprios e ou trabalhando em veículos de comunicação, outros ingressaram em outras áreas, mas todos continuam sempre na lembrança do internauta que está rememorando um pouco desta história com a transmissão das entrevistas realizadas ao longo destes anos.

Postado em 03 de Agosto, às 15:34 por Magno Bastos 0 comentários

Criativa com 15 anos de história na comunicação de São Miguel e região

Desde outubro de 2005, surgiu em São Miguel das Matas, a Criativa Publicidade, que logo depois veio a se tornar Criativa On Line, com foco específico na internet.

A partir daí, São Miguel das Matas e região, passou a ter visibilidade em todo planeta através da rede mundial (internet). As pautas miguelenses estiveram sempre presentes no noticiário diário.

Amargosa foi a cidade que posteriormente abraçou a Criativa On Line. Com a interlocução e apoio de Juarez Ghaé, a Criativa logo se tornou o principal veículo de comunicação a noticiar o cotidiano da cidade e atualmente sob a responsabilidade de Ivanildo Bastos, divide com outros veículos que surgiram logo depois.

Itatim, Elísio Medrado e Brejões vieram em seguida e a Criativa On Line ampliou a sua abrangência e representatividade regional.

Desde sempre com o apoio do filho de São Miguel das Matas, o Jornalista Ivan Luiz Santana, a Rede Criativa de Comunicação se pautou por um jeito próprio de fazer comunicação.

"A cada dia, um novo desafio. Somente com um trabalho coeso e de equipe é possível sobreviver na comunicação da forma como pensamos, sempre com responsabilidade e se colocando no lugar do outro, pois, fazer jornalismo nas cidades pequenas onde todos se conhecem, não é fácil", destaca Magno Bastos, Diretor de Conteúdo.

"Nós temos uma linha editorial própria e entendemos que fazer comunicação na atualidade é conhecer um pouco de tudo, desde a produção, administração e elaboração de conteúdos, e na atualidade, atentar para o que nos propõe as redes sociais", ressalta Ivanildo Bastos, Diretor de Edição.

Pessoas que já passaram pela Criativa On Line ao longo destes 15 anos de história.

Amargosa: Juarez Ghaé, Gabriel Almeida, Juci Ferreira e Andressa

Elísio Medrado: Fábio Cruz, Jamile Silva e Mateus Peixoto

Itatim: Carlos Quintino, Jucelino Lima e Binha Dias.

Brejões: Jair Medrado.      

Ubaíra: Murylo Moura e Rafael Koenhn.

Laje: Cláudio Lima.

Santo Antonio de Jesus: Ailton Matos, Edson Araújo e Gean Novaes.

São Miguel das Matas: Gilson Sales, Adriano Buia, Joãozinho, Misso Gatinho, Misso de Ilário, Lorildo, Jeferson Bastos, Joseane Bastos, Rogélio Sena, Lane Silva, Elizeu Ribeiro.

Salvador: Ivan Luiz Santana

Atualmente, Cristóvão Guimarães, Yago Lázado e Jobeth Bastos. Apoio Fábio Cruz.

Postado em 02 de Agosto, às 11:10 por Magno Bastos 0 comentários

Delegacia Territorial de Brejões recuperação de veículo roubado

Logo após tomar conhecimento de que um indivíduo estaria conduzindo um veículo HB20 de cor branca placa OVB6117 e que esse veículo possivelmente possuía adulteração de chassi e estaria com uma placa clonada, na manhã desta quarta–feira (01), a equipe da Delegacia Territorial de Brejões, composta pelo DPC Isaías Neto e o IPC Cristiano Ribeiro, com apoio da equipe da Guarda Municipal de Brejões realizou diligências no Loteamento José Benedito no Distrito Serrana no Município de Brejões, localizando o citado veículo estacionado em uma residência.

Em contato com a proprietária da residência, a mesma informou que pediu para deixar o veículo na garagem da sua casa, afirmando que iria buscá-lo à noite.

Ao vistoriar o veículo, foi verificado que havia indícios de que o mesmo estaria com os sinais identificadores adulterados, razão pela qual o veiculo foi apreendido e encaminhado para o DPT para realização de perícia, a qual atestou que o chassi estria adulterado.

Diante das formações foi possível verificar que o citado veículo HB20 foi roubado em 20/04/2017 no Bairro da Ribeira na cidade de Salvador/BA. Após o roubo, o veículo foi adulterado e trouxe o citado automóvel para o Distrito Serrana para ser vendido.

Durante a investigação foi apurado ainda que responde a um processo criminal por estelionato em razão de ter alugado um veículo na cidade de Euclides da Cunha utilizando um documento falso em nome de E. M.C. e, após a locação, retirou o rastreador do veículo e comercializou o mesmo na cidade de Feira de Santana.

Não foi localizada até o presente momento para ser interrogado pela Autoridade Policial, estando em local incerto e não sabido.

Postado em 02 de Agosto, às 10:27 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Unidade Móvel da Defensoria Pública atenderá no Km 100

A Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA retorna ao Vale do Jiquiriçá e atenderá aos moradores de Brejões e Nova Itarana nos dias 14 e 15 de agosto, na Praça Almerindo de Novaes, no distrito Km 100, das 8 às 12h e das 13h30 às 16h. Durante a visita, os moradores receberão orientação jurídica e terão a oportunidade de resolver extrajudicialmente os mais diversos tipos de conflitos e realizar exames de DNA, para investigação e reconhecimento de paternidade, de forma gratuita.

A proposta da Unidade Móvel é ampliar o atendimento da Defensoria Pública e fazê-la chegar à população das comarcas que ainda não têm defensor público. Durante todo o dia, os defensores públicos estarão à disposição da população oferecendo diversos serviços. “Procuramos garantir os direitos da população através da resolução extrajudicial de casos como alimentos, inventário, divórcio consensual, retificações de registros de nascimento e casamento, regulamentação de visitas e guardas dos filhos, partilha de bens, medidas relacionadas à saúde e regularização de débito de pensões alimentícias”, explica o defensor público que coordena a Unidade Móvel, Marcus Vinícius Lopes de Almeida.

Além de todos estes serviços, a Defensoria oferece exames de DNA gratuitos, que fazem parte da Ação Cidadã Sou Pai Responsável e são voltados para aqueles filhos que ainda não têm o nome do pai no registro de nascimento.

Entre os documentos básicos que precisam ser apresentados no atendimento estão RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento dos filhos (se tiver) e todos os documentos necessários para a resolução da demanda.

Inaugurada em 2016, a Unidade Móvel de Atendimento leva a Defensoria Pública para mais perto de quem precisa, facilita o acesso à justiça e oferece toda a orientação necessária para que os cidadãos em situação de vulnerabilidade possam ter seus direitos garantidos. Além de alguns bairros de Salvador, a Unidade Móvel percorre, principalmente, o interior do estado e em um ano e meio de atividades já visitou mais de 30 cidades e atendeu a mais de 18 mil pessoas.

Serviço

O quê: Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia

Quando: dias 14 e 15 de agosto, das 8 às 12h e das 13h30 às 16h

Onde: Praça Almerindo de Novaes, no distrito Km 100

Postado em 31 de Julho, às 15:21 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Dirigentes Municipais do Vale do Jiquiriçá se reúnem na UFRB em Amargosa

Na manhã desta terça-feira (31) a Comissão responsável pela elaboração de uma proposta de Mestrado em Educação ou Ensino do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Amargosa, em parceria com o Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE) e Undime, recebeu Dirigentes Municipais e representantes do Território para tratar do formato e estrutura do curso de Mestrado do CFP.

Fábio Josué Souza Santos, membro da comissão de elaboração de nova proposta de Mestrado do CFP, ressaltou que uma nova proposta está em construção, a fim de aproximá-lo das demandas do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá.

Para o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da Undime Bahia, a proposta da UFRB se alinha com o propósito da União dos Dirigentes Municipais de Educação, que é interiorizar as ações e fortalecer os municípios por meio dos seus territórios.

Estiveram presentes, os municípios de Elísio Medrado, São Miguel das Matas, Mutuípe, Amargosa, Milagres, Brejões, Planaltino, Lajedo do Tabocal e Jaguaquara.

Postado em 31 de Julho, às 11:41 por Magno Bastos 0 comentários

A conteceu na tarde do ultimo domingo (29), copa união em Brejões

A conteceu na tarde do ultimo domingo (29), no campo de futebol no Loteamento Antônio Coelho no Distrito Serrana no Município de Brejões a primeira rodada da copa união, onde contou com a presença de grande público, no primeiro jogo.

Os organizadores do evento esportivo agradeceu ao apoio das prefeituras de Brejões e Nova Itarana, a Guarda Municipal de Brejões, o publico e os patrocinadores que contribuíram com a realização deste evento esportivo, a segunda rodada acontece neste domingo(05).

A partir das 13:30 no campo parque das árvores no Loteamento Antonio Coelho no Distrito Serrana no Município de Brejões , onde terá dois jogos AAPP X VILA REAL E UNIDOS PELA BOLA X JUVENTUS

Postado em 30 de Julho, às 15:17 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Voluntário do centro de recuperação apareceu hoje em Brejões

O voluntario do centro de recuperação da fazenda Esperança, que estava desaparecido desde da madrugada do ultimo domingo (29), apareceu na manhã desta segunda-feira (30), no Distrito Serrana, município de Brejões.

Ele se apresentou ao padre Ricardo e falou o motivo do paradeiro, segundo informações do coordenador da Fazenda, o voluntário deverá ser transferido para um outro centro de recuperação.

O veiculo que estava com o voluntário já se encontra com a equipe que administrativa da fazenda.

Avaliada como a maior obra da América Latina desenvolvendo essa atividade e ajudando milhares de famílias, atualmente se encontra em 15 países do ocidente ao oriente.

Seus trabalho se baseiam no tripé: convivência em família, trabalho como processo pedagógico e espiritualidade para encontrar um sentido de vida.

Postado em 30 de Julho, às 15:05 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Guardas Municipais de Brejões participam de Treinamento para uso de armas não Letais

Com apoio da Prefeitura Municipal de Brejões, os Agentes da Guarda Municipal participaram neste sábado (28) de um treinamento para o uso de tecnologias de armas não letais.

O curso que teve a carga horária de 8 horas, aconteceu na cidade de Ilhéus na Escola de Formação de Vigilantes.

As aulas foram ministradas pelos instrutores Valdir Santos e Geovane do grupo (IGA) e pelo PM. Subtenente Gonzaga da CIPE Cacaueira..

Os guardas receberam aulas práticas e teóricas, orientações sobre o equipamento e protocolo de utilização para aprender a manusear as novas pistolas quando necessário.

A Spark e a Taser são dispositivos elétrico incapacitante que emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor. São usadas para imobilizar pessoas agressivas, suicidas, com surto psicótico.

A aquisição dos equipamentos e o curso são o primeiro passo para o aparelhamento da instituição da Guarda Municipal de Brejões.

Postado em 29 de Julho, às 04:37 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Fiéis de Brejões participam de Missa e carreata ao padroeiro

Mais de 30 veículos participaram nesta quarta -feira (25) em Brejões da carreata de São Cristóvão promovida pela comunidade do Alecrim.

A missa aconteceu na rua Teixeira de Freitas onde foi celebrada pelo o Padre Antonio Neto. Em seguida os motoristas saíram em carreata e percorreram algumas ruas da cidade brejoense.

A imagem do padroeiro dos motoristas e viajantes foi transportada em veículo aberto ao som de buzinas durante todo trajeto. Nas calçadas e janelas das casas o público acompanhava atenta a carreata e muitos motoristas foram se juntando ao longo do percurso que finalizou em frente da Igreja da Matriz.

No final, o Padre Antonio Neto abençoou as chaves dos veículos com água ungida.

Postado em 25 de Julho, às 22:27 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Família que vinha para sepultamento em Brejões sofre acidente

Quatro pessoas da mesma família ficaram feridas após o carro que elas estavam sair da pista e capotar na BR-242, entre as cidade de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no domingo (22), quando o grupo seguia de Luís Eduardo Magalhães para o Distrito Serrana no município de Brejões para um velório de seu avô, o senhor Evaristo, no Loteamento Imobiliária.

A PRF não tem detalhes das causas do acidente, mas informações iniciais apontam que o motorista perdeu o controle da direção após passar mal.

A polícia destacou que todos os passageiros usavam cinto de segurança e isso contribuiu para que ninguém fosse lançado para fora do veículo, o que poderia resultar em morte.

Populares ajudaram no socorro às vítimas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também foi acionado.

Ao menos, três pessoas foram levadas para a UPA de Luís Eduardo Magalhães e liberadas ainda no domingo,apesar do prejuízo material, as vítimas do acidente passam bem, o sepultamento da moradora do Distrito Serrana aconteceu na manhã desta segunda-feira (23), no cemitério local.

Postado em 23 de Julho, às 19:36 por Magno Bastos 0 comentários

Criança realiza sonho de andar na viatura da Guarda Municipal

O garoto Girlan, de 8 anos de idade, morador do Distrito Serrana no Município de Brejões teve um dos seus sonhos realizado na tarde desta segunda -feira (23).

Depois que os agentes tiveram conhecimento do desejo do garoto , através de seu pai, não mediu esforços e surpreendeu Girlan, convidando para dar um passeio de viatura, nas ruas do Distrito Serrana.

Os guardas relataram que foi um momento muito gratificante ver o sorriso e a emoção do menino que sonha em ser Policial.

Postado em 23 de Julho, às 19:20 por Magno Bastos 0 comentários

Argolinha movimenta a cidade de Brejões e a região neste domingo

Aconteceu na tarde de domingo (22) no município de Brejões, o Bolão de Argolinha, onde reuniu os amantes do esporte. O evento aconteceu na Rua do Matadouro no centro de Brejões.

A argolinha, esporte que resgata a cultura e mostrando as habilidades dos jóqueis e dos seus animais.

A corrida funciona com homens montados em seus cavalos, que devem retirar com a ponta de sua lança pequenas argolinhas do tamanho de um anel, presas por barbantes em um poste enfeitado de papel colorido.

Os cavaleiros estão sempre em alta velocidade e devem exercitar sua pontaria para conseguir resgatar a argolinha. A partir da largada eles correm em disparada com seus cavalos e vence a equipe que mais conseguir retirar as argolinhas dos postes.

Postado em 22 de Julho, às 17:02 por Magno Bastos 0 comentários

Futebol dos evangélicos agita a manhã esportiva em Brejões

Aconteceu na manhã deste domingo (22), no campo de futebol do Alecrim no município de Brejões, com futebol dos Evangélicos, Brejões x Itachama do Distrito de Amargosa.

O amistoso Evangélico reuniu jogadores de diversas denominações cristãs que utilizam o futebol como forma de divulgar a Palavra de Deus e resgatar a dignidade de quem precisa de auxílio.

Postado em 22 de Julho, às 16:57 por Magno Bastos 0 comentários

Confira como fica o tempo em Brejões neste final de semana

Para este sábado o tempo em Brejões, região do Vale do Jiquiriçá, marca a temperatura média de 15°C. Parcialmente Nublado com Muita Neblina.

A neblina é a condensação que ocorre junto à superfície, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida. O ar quente perde calor para o solo frio ou para a água e se esfria, fazendo com que o vapor de água se condense. Ao contrário da fumaça, a neblina não é tóxica.

Para domingo (22), o tempo marca 14°C a mínima e 21°C a máxima. Sol com algumas nuvens. Não chove.


Veja a previsão completa para Brejões e municípios de toda região e da Bahia.

Postado em 21 de Julho, às 10:47 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 16/08/2018 16:48