Notícias

Técnico da Seleção de Varzedo fala sobre preparativos para jogo

O técnico da Seleção de Varzedo, Herivaldo Bitencourt, em entrevista a Rádio Varzedo FM nesta quinta-feira (20/04), destacou o apoio dado pela Prefeitura Municipal de Varzedo ao esporte local.

Quanto a Seleção de Varzedo, que está disputando o Campeonato Municipal de Futebol de Santo Antônio de Jesus, Herivaldo falou que no início enfrentou algumas dificuldades, mas alguns ajustes foram feitos e ganhou o segundo e terceiro jogo, obtendo 6 pontos no campeonato.

O entrevistado também falou sobre um campo provisório de futebol que foi criado ao lado do futuro estádio, que está sendo usado para treinamento dos juniores. E agradeceu a torcida varzedense que tem marcado presença nos jogos da Seleção.

O próximo jogo do Varzedo será contra o Recôncavo no domingo, dia 30 de abril às 16h, no Estádio José Trindade Lobo. Para esse jogo a Seleção contará com o jogador Pitchaco que no último jogo ficou de fora por motivos de saúde. (

Postado em 22 de Abril, às 17:03 por Fabio Cruz 0 comentários

II Encontro de Prefeitos do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá

O SEBRAE  realizou, na manhã dessa quarta-feira (19), no salão de eventos do Hotel Pena Branca, o II Encontro de Prefeitos do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá, em Santo Antônio de Jesus, com apoio do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM).

Dentro das temáticas enfocadas, os benefícios das compras governamentais, a implantação da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/2006), para o desenvolvimento dos municípios.Lei Geral que, diga-se de passagem, dá espaço para que gestores municipais possam, paulatinamente, incentivar o micro-empreendedorismo e,, por conseguinte, a geração de emprego e renda.

Dentre os gestores que marcaram presenças, Arielício Bahia (Varzedo), José Renato (São Miguel das Matas), Thiancle (Castro Alves), Lázaro (Teolândia), Kaká (Wenceslau Guimarães), José Santana (Santa Terezinha), Péricles, representando Hunaldo Costa (Jaguaripe), Egnaldo Piton (Dom Macedo Costa), Everaldo (Piraí do Norte), Joilson (Gandu) e Manoel, representando o prefeito Sinho (Aratuípe), Hélio de Aguiar (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, representando o prefeito Rogério Andrade).

Adelmo Guimarães, diretor adjunto da Escola de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), proferiu palestra audiovisual, discorrendo sobre a legislação pertinente às licitações, oportunidade em que externou orientações sobre como implantar a Lei Complementar 123/2006 e sobre as responsabilidades e atribuições dos servidores públicos.

Coube a Arnaldo Júnior Farias Dôso, professor, consultor na área de Gestão de Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e regional, ganhador do Prêmio Nacional Sebrae Prefeito Empreendedor da região Nordeste 2003 e do Prêmio Gestão e Cidadania da FGV/BNDES-2004, com uma das cinco melhores experiências de gestão inovadora do pais, proferir palestra sobre boas práticas nos serviços públicos.

O evento foi uma iniciativa do SEBRAE de Santo Antonio de Jesus, através de Carlos Henrique Oliveira, gerente regional, objetivando, naturalmente, estreitar relacionamento dessa entidades com as administrações municipais, dando, assim suporte ao empreendedorismo e às iniciativas construtivistas de um modo geral.

Postado em 19 de Abril, às 11:09 por Redação Criativa 0 comentários

Acusados de assaltos são presos pela Polícia Militar em Varzedo

Logo após assalto que ocorreu nesta terça-feira (18) em um bar na localidade do Barracão, em Elísio Medrado, Policiais Militares da 99ª CIPM perseguiram os acusados e prenderam três indivíduos na BA-026, já no município de Varzedo.

De acordo com informações da Polícia Militar, a ação criminosa foi registrada por volta de 15h, quando populares ligaram para o número de emergência da Polícia Militar em Elísio Medrado, informando sobre um roubo ao Bar.

A Guarnição ao chegar no local do crime, foi informada que três homens a bordo de um Fiat Uno, placa policial JKV 9829, anunciaram o assalto e fugiram no sentido do Entroncamento de Elísio Medrado.

De posse da informação, a Guarnição conseguiu interceptar os meliantes na BA 026, em frente as casas populares do município de Varzedo, na entrada do Sol Posto.

Com o apoio da Guarnição PM de Varzedo, foi feita a revista pessoal e veicular, onde de acordo com a política fora encontrado, um revólver calibre 32, no interior do veículo.

Três foram presos em flagrante, dois moradores de Varzedo e um de Itatim e encaminhados até a Delegacia de Polícia de Elísio Medrado juntamente com suposta arma do crime, o veículo Fiat Uno, placa policial JKV 9829, e os objetos que teriam sido roubados, 03 relógios, 02 celulares, 200 reais em dinheiro, 01 grade de cerveja em garrafa, 02 pacotes de cerveja em lata e 02 ovelhas.

Postado em 18 de Abril, às 22:19 por Redação Criativa 0 comentários

Municípios da região do Vale estão na zona de risco pela febre amarela

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou mais 153 cidades baianas como área de risco para a febre amarela, dentre eles estão vários municípios da região do Vale do Jiquiriçá e Recôncavo Baiano. A OMS publicou a lista dos municípios baianos na última quinta-feira (05/04), no comunicado Disease Outbreak News (Notícias sobre o surto de doença, em português).

Na lista estão: Amargosa, Elísio Medrado, São Miguel das Matas, Varzedo, Brejões, Itatim, Jiquiriçá, Laje, Mutuípe, Ubaíra, Santa Inês, Milagres, Santo Antonio de Jesus, Santa Terezinha, Castro Alves e Jaguaquara.

De acordo com o Secretariado da OMS, o número de municípios baianos passou de 69, em janeiro passado, para 154. A lista divulgada pela OMS é uma recomendação para que as cidades vacinem a população contra a febre amarela.

Veja a lista completa:

Postado em 12 de Abril, às 08:43 por Redação Criativa 0 comentários

Grave acidente deixa uma pessoa morta e outra ferida na BA-026

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e outra ferida na BA 026, próximo à Varzedo na noite deste domingo (09). De acordo com informações de uma testemunha, o condutor do veículo Corolla perdeu o controle na curva ao tentar desviar dos buracos e caiu em uma ribanceira.

Ainda segundo a testemunha, o condutor morreu no local, e o carona foi encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. “Nós descemos e salvamos o pai, mas o filho morreu. A estrada está com buracos, matos, totalmente abandonada. A gente tem reclamado há anos e ninguém faz nada”, disse. Até o momento, não há informações da identidade das vítimas.

Postado em 11 de Abril, às 08:34 por Redação Criativa 0 comentários

Polícia prende acusado de tráfico de drogas em Varzedo

Por volta das 22h deste sábado (08), policiais Militares e Civis de Varzedo, prenderam Daniel de Jesus Santos, a prisão ocorreu no Bairro do Sol Posto, com ele a polícia encontrou 13 trouxas de maconha, 03 papelotes de cocaína e R$143,00 reais em dinheiro. Parte da droga estava escondida em um bar, entorpecentes também foram localizados na residência do acusado.

A prisão ocorreu após uma diligência policial se aproximar a uma quadra, onde Daniel de Jesus Santos estava, ao avistar a viatura, Daniel tentou imprimir fuga, sendo um alcançado pela guarnição. No momento da ação, os policiais perceberam o dispensar de algumas substâncias em um vasculhante do banheiro, sendo recolhidos três papelotes de uma substância parecida como cocaína, em seguida, os agentes se deslocaram até a residência do mesmo, lá a polícia encontrou 13 trouxas de maconha pronta para venda e uma quantia em dinheiro.

O acusado recebeu a voz de prisão em flagrante e em seguida foi apresentado na 4ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (4ª Coorpin).

Postado em 09 de Abril, às 23:31 por Redação Criativa 0 comentários

Morador de Varzedo reclama de inundação na casa por causa de boca de lobo

Um morador de Varzedo de prenome Uelton, residente na Rua Jacarandá, nº 125, ao lado do Posto de Saúde, entrou em contato com nossa redação da Criativa On Line e fez a denúncia que uma boca de lobo aberta está causando grandes transtornos para quem mora no local.

De acordo com o morador, a boca de lobo aberta está com várias lagartas e mosquitos, propícios a doenças, e ainda pior pois ele tem uma filha de três anos residindo no local.

Ainda de acordo com o morador, a água que vem da rua e da boca de lobo vai direto para sua casa, a mesma chegou a rachar devido a inundação após as chuvas dos últimos dias e corre risco de desabamento.

A esposa do proprietário da casa, Simara, contactou via Whatsapp e disse que eles já sofrem com o problema há alguns anos, já procurou a Prefeitura municipal na gestão anterior e na atual e até o momento nada foi resolvido, nem mesmo foi dado uma solução para o problema.

"Quando chove, fica um cenário aterrorizante. Precisamos de ajuda!" Finalizou a moradora que demonstra estar desesperada.

Postado em 08 de Abril, às 15:43 por Redação Criativa 0 comentários

Vereadores de Varzedo participam das discussões sobre a PEC 287

O Presidente da Câmara Municipal de Varzedo, Pinto de Playboy e o vereador Luizinho de Manoel de Avelino, estiveram presentes na noite desta quarta - feira (05) na Câmara de São Miguel das Matas em que discutiu a reforma da previdência através da PEC 287.

Na oportunidade eles falaram com a nossa reportagem sobre a sessão solene que aconteceu no município vizinho.

Postado em 06 de Abril, às 20:11 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Rodízio de Pizza nesta quarta (05) no Point da Pizza em São Miguel

Nesta quarta - feira (05) terá rodízio de Pizza no POINT DA PIZZA a partir das 19:00 HORAS no valor de R$ 20,00. Aproveite!

A Pizzaria Point da Pizza em São Miguel das Matas é a mais nova pizzaria da cidade. Aproveite e conheça o local e leve a sua família.

Com um espaço é confortável, o Point da Pizza tem pizza de diversos sabores, além de bebidas, doces, tortas, sucos e muito mais.

O Point da Pizza fica na Rua Duque de Caxias, telefones: (75) 98866 8215 ou 98897 2940. Procure Jealdia ou Rogério.

Postado em 04 de Abril, às 08:51 por Redação Criativa 0 comentários

Morador da Areia Grossa em Varzedo sofre agressão física

Um morador do município de Varzedo foi agredido fisicamente na noite do último sábado (01). O jovem Fagner Costa Coelho, 24 anos, residente na Areia Grossa, zona rural de Varzedo, foi socorrido para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus com hematomas pelo corpo.

Fagner foi atendido e ficou em observação médica. Nossa redação não foi informada sobre a autoria e motivação da agressão.

Postado em 03 de Abril, às 08:57 por Redação Criativa 0 comentários

Municípios de Varzedo e São Miguel se mobilizam contra febre amarela

O país está em alerta com os casos que têm surgido de febre amarela e com as mortes confirmadas em alguns estados. A Bahia até o momento não possui casos confirmados em seres humanos, apenas em macacos, pois, foram intensificadas as ações preventivas para controle do vírus no estado.

Devido a proximidade da localidade de São Miguel das Matas, foi realizada nesta sexta-feira (31/03), um trabalho conjunto entre os municípios de Varzedo e São Miguel das Matas, com o apoio do Núcleo Regional de Saúde, no intuito de evitar a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti, transmissor do vírus da Febre Amarela.

Algumas ações foram realizadas na região de Sucupira (São Miguel das Matas) e Fazenda Congonhas (Varzedo), com os Agentes de Combate de Endemias.

IMPORTANTE: Todo e qualquer macaco encontrado morto deve ser imediatamente informado a Vigilância Epidemiológica Municipal, para que as medidas necessárias sejam tomadas.

Postado em 01 de Abril, às 16:13 por Redação Criativa 0 comentários

Secretária de Educação de Varzedo fala do encontro da Rede PCR

A Secretária de Educação de Varzedo no Recôncavo Sul Baiano, Gleide Malaquias, participou ao lado de Fernanda Karla do encontro de apresentação da Rede PCR (Planos de Cargos e Remuneração) que aconteceu em Santo Antonio de Jesus.

Ela disse que todos precisam se unir para que os panos aprovados possam ser sustentáveis.

A Rede PCR é uma ação da SASE / MEC, SEC / COPE e UNDIME.

Postado em 31 de Março, às 17:18 por Redação Criativa 0 comentários

Diretor e secretária do IDEFS falam dos novos cursos da instituição

O Diretor do IDEFS - Instituto de Formação em Saúde, Artur Garcia e a Secretária e Coordenadora, Jéssica Bittencourt, estiveram na redação da Criativa On Line para falar das novidades da instituição, novos cursos para os estudantes de toda região, principalmente do Vale do Jiquiriçá e nova direção.

Jéssica que está na instituição há quatro anos, falou que o IDEFS busca formar profissionais capacitados para atender a população na área de saúde. Ela lembrou da formação que tem acontecido ao longo dos anos, inclusive com a primeira formatura no qual ela presenciou e agradeceu a oportunidade dada por Artur e Binho, na época, quando ela ingressou no instituto de formação em saúde.

A Secretária ainda destacou a lista dos profissionais qualificados que fazem parte do IDEFS e ajudam muito na formação dos alunos. "Eles acolhem nossos alunos, buscam no estágio mostrar o máximo posível o que devem saber para desempenhar o papel no laboratório." Finalizou.

O Diretor Artur Garcia, enfatizou todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos e que a instituição surgiu de um sonho dele com Klédson (Binho). Agora está com nova direção trazendo mais cursos e novidades para os estudantes da região, formando profissionais para o mercado de trabalho na área de saúde.

Artur destacou que o trabalho de humanização é passada para todos os alunos. "Eu costumo dizer para os alunos que quem está na área de saúde precisa gostar de gente, se não for assim precisa procurar outra área. Nós damos a ferramenta, damos toda a condição para o aluno exercer o seu papel depois do curso." Ele disse que o papel é formar profissionais de qualidade.

Ele aproveitou para agradecer a administração do Labocliv, bem como dos funcionários dando apoio necessário para a instituição, principalmente nos estágios.

Você pode escolher para: Técnico em Enfermagem, Técnico em Análises Clínicas com estágio no Labocliv, Especialização em Enfermagem do Trabalho e ainda Curso preparatório para Concurso da Polícia Militar e demais áreas públicas. Todos autorizados e reconhecidos pelo MEC.

 

 

Veja Também: IDEFS está com matrículas abertas para cursos na área de saúde

Postado em 30 de Março, às 11:52 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Queimadas foram flagradas livremente na zona rural de Varzedo

Várias queimadas foram flagradas nesta segunda - feira (27) em localidades rurais do município de Varzedo no Recôncavo Baiano. Ainda não identificado a procência das mesmas, se criminosa ou acidental.

A reportagem da Criativa On Line passava pelo local nas regiões do Dendê e Barro e flagrou diversas queimadas em terrenos abertos nestas localidades. Em uma delas as labaredas estavam a todo vapor e quase adentrava a plantação de algumas árvores próximas.

Apesar de haver ainda fiscalização, esta prática tem se tornado comum no município de Varzedo e tem trazido vários danos ao meio ambiente, sobretudo o calor intenso e falta de água. Além de provocar o aquecimento global, onde os rios, vargens e locais úmidos na região estão secando.

De acordo com o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma poluição absurda. O Código Penal nomeia crimes como as queimadas de "crimes contra a incolumidade pública", veja o que o Código Penal diz sobre esse assunto:

Art. 250: Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem.

Pena: reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

Aumento de pena
1º - As penas aumentam-se de um terço:
- se o crime é cometido com intuito de obter vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio;
II - se o incêndio é:
a) em casa habitada ou destinada a habitação;
b) em edifício público ou destinado a uso público ou a obra de assistência social ou de cultura;
c) em embarcação, aeronave, comboio ou veículo de transporte coletivo;
d) em estação ferroviária ou aeródromo;
e) em estaleiro, fábrica ou oficina;
f) em depósito de explosivo, combustível ou inflamável;
g) em poço petrolífero ou galeria de mineração;
h) em lavoura, pastagem, mata ou floresta.

Incêndio culposo
2º - Se culposo o incêndio, é pena de detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos.
Um questionamento muito comum sobre esse assunto é "não podemos fazer queimada dentro de nosso próprio quintal?". Precisamos entender que por mais que o quintal seja uma propriedade nossa e de mais ninguém, o ar que respiramos e a atmosfera é de todos, isso constitui crime as queimadas em áreas particulares. Devemos nos atentar ao fato de que a fumaça é bem mais que uma perturbação que nos impede de respirar, pois nela pode conter substâncias danosas que podem até causar câncer.

Postado em 28 de Março, às 17:38 por Ivanildo Bastos 0 comentários

IDEFS está com matrículas abertas para cursos na área de saúde

O IDEFS - Instituto de Formação em Saúde está com matrículas abertas na área de saúde e com vagas limitadas. Aproveite!

Você pode escolher para: Técnico em Enfermagem, Técnico em Análises Clínicas com estágio no Labocliv, Especialização em Enfermagem do Trabalho e ainda Curso preparatório para Concurso da Polícia Militar e demais áreas públicas. Todos autorizados e reconhecidos pelo MEC.

Faça sua inscrição na Praça Lomanto Júnior, 23, centro, Laje - Ba. Ou pelos telefones: (75) 98822 6803 ou 98806 3353.

Postado em 27 de Março, às 12:20 por Redação Criativa 0 comentários

Moto roubada em São Roque dos Macacos em Varzedo foi recuperada

Policiais da cidade de Varzedo recuperaram a motocicleta Pop vermelha, ano 2013, placa OLG-6763, que foi tomada de assalto na localidade de São Roque dos Macacos na última terça-feira, dia 21.

Com as informações passadas por populares, os policiais identificaram os assaltantes, foram até a residência dos mesmos na rua da Alegria em Santo Antônio de Jesus, conversaram com os familiares deles e na tarde desta sexta-feira (24/03), a moto foi deixada na mesma rua.

No mesmo dia o veículo foi entregue ao seu proprietário, Wilde Vaqueiro. Ainda nesta sexta-feira (24), um Bar foi autuado por crime ambiental na cidade de Varzedo, próximo a uma Creche.

Postado em 25 de Março, às 16:41 por Redação Criativa 0 comentários


Moto foi tomada de assalto em São Roque dos Macacos em Varzedo

or volta das 10h da manhã desta terça-feira (21/03), uma motocicleta foi tomada de assalto na baixada da ladeira, na localidade de São Roque dos Macacos, zona rural de Varzedo. A moto Pop vermelha, ano 2013, placa OLG-6763, pertence a Wilder Vaqueiro, e estava sendo conduzida por uma senhora, que foi abordada por dois elementos que evadiram com o veículo tomando rumo ignorado.

Um internauta contou que frequentemente tem acontecido assaltos na localidade, e quando a polícia é acionada a viatura só chega no local 2 horas depois do fato ocorrido. O internauta ainda relatou que as péssimas condições das estradas vicinais da região favorecem a ação dos assaltantes, pois há muitas valetas, buracos e ladeiras sem cascalho, principalmente entre São Roque e o Polo Industrial.

“A Polícia aqui na região de São Roque dos Macacos, infelizmente, não faz blitz para amedrontar esses ladrões que vem de fora tomar nosso dinheiro e nossos veículos”, disse.

Postado em 22 de Março, às 08:54 por Redação Criativa 0 comentários

Manguito, coordenador da APLB de Varzedo, fala sobre a PEC 287

Assim como em todo o país, na cidade de Varzedo aconteceu uma manifestação contra a Reforma da Previdência e em defesa dos direitos trabalhistas. Na ocasião, João Nilton, popular “Manguito”, coordenador da APLB Sindicato em Varzedo, concedeu uma entrevista ao site Varzedo Notícias, na qual ele falou a respeito do ato.

De acordo com o coordenador, essas manifestações estão ocorrendo no país inteiro. “A educação brasileira parou hoje para dar um basta nessa PEC 287, onde o governo federal propõe uma mudança para que os trabalhadores percam seus direitos que foram adquiridos com muita luta, sendo que muitos companheiros deram a vida para alcançar esses direitos e hoje o governo vem com uma proposta para rasgar todos esses direitos que estão garantidos na Constituição. Essa é a chamada PEC da morte que vem tirar toso os direitos dos trabalhadores, não só na educação”, disse.

Manguito frisa que com essa proposta da PEC 287, os trabalhadores terão que contribuir praticamente a vida toda para ter direito a aposentadoria e salienta que não são apenas os agricultores e professores que serão afetados por essa reforma, mas sim todos os trabalhadores do país. “Portanto, é importante que as pessoas participem dos atos de protesto para mostrar ao governo que o povo tem poder. O povo tem força.”

Um desses atos ocorre nesta sexta-feira (17), em Ituberá e o próximo ato será realizado na segunda-feira (20), em Santo Antônio de Jesus, com a participação de manifestantes de várias cidades do Recôncavo Baiano.

Postado em 17 de Março, às 10:15 por Redação Criativa 0 comentários

Morador de Varzedo foi assaltado no Ponto da Jaqueira na BA 026

Um morador do município de Varzedo foi assaltado na tarde deste domingo (12) no Ponto da Jaqueira as margens da BA 026.

De acordo com moradores, dois assaltantes conduzindo uma motocicleta abordaram o morador que reside próximo ao local, levando celular e uma quantia em dinheiro.

Os assaltantes estavam armados e os mesmos empreenderam fuga e não deixaram pistas.

Ainda não há informações sobre os meliantes.

Postado em 13 de Março, às 22:41 por Redação Criativa 0 comentários

Próximo




Instagram



Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Riviera Amargosa Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 25/04/2017 07:35