Notícias

Bahia vence o Grêmio no sufoco e se desgruda do Z-4

Em jogo tenso e com todos os ingredientes de dramaticidade e sofrimento misturados, um legítimo teste para cardíacos, o Esporte Clube Bahia mesmo não apresentando um futebol de encher os olhos e na maior partida dos 90 minutos afobado e ansioso em campo, venceu o Grêmio na noite deste domingo com gol no apagar das luzes em pênalti sofrido por Allione no ÚLTIMO minuto de jogo e convertido pelo centroavante Rodrigão que converteu com uma frieza absurda, quebrou o jejum de seis partidas sem marcar e decretou o triunfo sofrido do tricolor por 1 a 0, para DELÍRIO e ALÍVIO do torcedor na Arena Fonte Nova. 

Com o resultado, o Esquadrão saltou para a 13ª posição com 30 pontos e se desgrudou da ZONA perigosa.

Postado em 24 de Setembro, às 21:08 por Redação Criativa 0 comentários

Saiba quem são os jogadores do Bahia que vão enfrentar o Grêmio

O técnico Preto Casagrande definiu a lista de concentrados para a partida contra o Grêmio, compromisso tricolor deste domingo (24), na Arena Fonte Nova, às 19h, pelo Campeonato Brasileiro.

Vinte e quatro atletas foram convocados para esta importante partida e já iniciam o regime de concentração na noite desta sexta-feira (22).

Os desfalques do Esquadrão são o zagueiro Jackson, o volante Renê Júnior e os laterais Wellington Silva e Armero, que estão em recuperação de lesões ou em transição física.

Confira a lista completa:

GOLEIROS: Anderson, Jean e Rafael Santos

LATERAIS: Eduardo, Juninho Capixaba e Matheus Reis

ZAGUEIROS: Eder, Lucas Fonseca, Thiago Martins, Tiago e Rodrigo Becão

MEIO-CAMPISTAS: Allione, Edson, Feijão, Juninho, Matheus Sales, Régis,  Vinicius, Yuri e Zé Rafael

ATACANTES: Edigar Junio, Hernane, Mendoza e Rodrigão.

Postado em 24 de Setembro, às 13:25 por Redação Criativa 0 comentários

Governador empossa secretária de Desenvolvimento Urbano

Responsável por áreas importantes como habitação e mobilidade urbana, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) já tem uma nova titular. Na tarde desta sexta-feira (22), a ex-prefeita de Barreiras Jusmari Oliveira tomou posse junto à Sedur, em cerimônia realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A nova secretária de Estado ocupa a vaga deixada por Fernando Torres, que entregou ao governador Rui Costa uma carta de exoneração, após pedir para voltar à Brasília, onde reassume o mandato de deputado federal.

A escolha de Jusmari para função fortalece a representatividade do interior na gestão estadual. “É a mulher do oeste no secretariado do Estado. Isso nos orgulha e engrandece. Ela vai trabalhar e nos ajudar muito pela Sedur. Esse ato tem a simbologia de abraçar e integrar o oeste ao Estado da Bahia”, afirmou Rui.

Emocionada, Jusmari afirmou estar preparada para os desafios. “Vai ser uma grande experiência que eu vou levar com a consciência de que eu tenho que dar o meu melhor. Eu vim para servir a população da Bahia”, afirmou. O evento foi acompanhado pelo ex-titular da pasta e familiares de Jusmari, além de secretários de Estado e outras autoridades.

Carreira política

Jusmari começou a carreira política em 1988, quando foi eleita vereadora de Barreiras, sendo reeleita em 1992. Em 1994, obteve uma suplência de deputado estadual e assumiu o mandato em 1997. Em 1998, foi eleita deputada estadual e, em 2002, reeleita na função. Nas eleições de 2006, ela conseguiu se eleger para a Câmara dos Deputados. Em 2008, renunciou ao mandato como deputada federal para assumir a prefeitura de Barreiras, permanecendo até 2012.

Postado em 23 de Setembro, às 12:31 por Fabio Cruz 0 comentários

Rodrigão inicia entre os titulares e time não deve ter mudanças

No treino de quinta-feira (21), no Fazendão, Preto colocou Edigar Junio no lugar de Rodrigão no decorrer de um coletivo. A troca parecia indicar uma mudança para o jogo contra o Grêmio, domingo, às 19h, na Fonte Nova, mas o fato é que o técnico tricolor deve manter a mesma equipe da derrota para o Cruzeiro por 1x0, na última rodada. 

Nesta sexta (22) o elenco treinou no palco da partida e a atividade teve portões fechados para a imprensa. No entanto, o CORREIO apurou que a equipe titular que iniciou o trabalho foi formada por Jean, Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Edson e Juninho; Vinicius, Zé Rafael e Mendoza; Rodrigão. 

Apesar de admitir a importância de Edigar Junio para equipe, Preto tem preocupações ainda com a parte física do jogador, que foi titular pela última vez há três meses, na derrota para o Flamengo, por 1x0, na Fonte Nova, no dia 25 de junho.

Os melhores jogos do Bahia na temporada foram com o Edigar nessa função de número 9. Ele faz bem essa função. O que a gente tem que entender é que ele vem de um tempo muito logo inativo. Ele jogou 25 minutos contra o Atlético-GO, depois mais um pouco contra o Cruzeiro, então vem em evolução. Não sabemos quanto tempo ele já suporta, mas é uma alternativa a mais que com certeza vai ajudar", explicou. 

Os laterais Wellington Silva e Armero, além do zagueiro Jackson, ficaram no Fazendão e fizeram apenas um trabalho na academia do clube. O volante Renê Júnior continou o tratamento no DM. 
 

Relacionados: 

Goleiros: Anderson, Jean e Rafael Santos;
Laterais: Eduardo, Juninho Capixaba e Matheus Reis;
Zagueiros: Eder, Lucas Fonseca, Thiago Martins, Tiago e Rodrigo Becão;
Volantes: Edson, Feijão, Juninho, Matheus Sales e Yuri;
Meias: Allione, Régis, Vinicius e Zé Rafael;
Atacantes: Edigar Junio, Hernane, Mendoza e Rodrigão.

Postado em 23 de Setembro, às 10:26 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Cheio de dúvidas, Mancini confirma volta de David ao time titular

Finalmente, qual será o time titular do Vitória no jogo de domingo (24), às 19h, contra o Atlético Mineiro, no Independência, em Belo Horizonte? Segundo o técnico Vagner Mancini, essa é uma pergunta que nem ele sabe responder. 

“Nem eu sei. Se teve uma semana difícil para montar o time, foi essa. Ainda não tenho o time, fiz algumas modificações na equipe, fiz testes”, entrega o treinador, que deu algumas pistas sobre quem será o substituto de Caíque Sá, que não joga porque está lesionado. Patric, opção imediata para a lateral direita, está suspenso e também não pode atuar. “Botei Ramon de lateral, Yago também. Aí vamos decidir até momentos antes do jogo. Fiz tantas experiências que até eu fiquei confuso”, disse o treinador, aos risos.

De acordo com o comandante rubro-negro, a dúvida na direita persiste porque os dois atletas testados têm perfis diferentes. “Ramon já fez a função. Ele sabe minha forma de ser e jogar, então ele se encaixa onde for. Yago eu nunca vi jogar de lateral, mas já jogou na posição, tenho relatos positivos dele. Existem dois tipos de atletas, os dotados de um dom e os que enxergam o jogo. Yago é deste grupo, ele tem uma ótima leitura, está sempre concentrado. Então sei que posso contar com qualquer um dos dois”, explica.

Se Mancini optar por Ramon, Fillipe Soutto será o responsável por fazer a função de primeiro volante. 

Já em relação à lateral esquerda, o treinador preferiu pensar um pouco mais. Ele tem a opção de usar um dos seus homens da posição, Geferson ou Thallyson, mas ambos acumulam más atuações na temporada, motivo pelo qual Mancini preferiu improvisar diante do São Paulo, ocasião em que Patric e Fillipe Soutto atuaram no setor. Se mantiver sua linha de raciocínio, é possível que o zagueiro Bruno seja o titular.
 
David confirmado e provável time
Em meio a tantas suposições, de certo mesmo, apenas o retorno de David. Como o Leão não terá seus laterais, contará com a velocidade do atacante para avançar pelos flancos. “A dúvida não persiste. Eu entendi, no último jogo, que David fez falta para equipe. Ele é um dos atletas de velocidade e, quando a gente joga fora de casa, ele passa a ser muito interessante. Então fora de casa, com certeza, ele entra jogando”, adianta Mancini, que também manterá seus homens de frente. A ideia é que Neilton jogue mais adiantado, ocupando os espaços nas costas dos adversários, em companhia ao colombiano Tréllez, que será o homem de referência no ataque rubro-negro.

Com tantas mudanças, o provável time do Vitória será formado por Fernando Miguel, Ramon (Yago), Kanu, Wallace e Bruno Bispo (Geferson); Fillipe Soutto, Uillian Correia, David e Neilton; Kieza e Tréllez.

Vencer o Atlético-MG fora de casa é fundamental para o Leão. Com apenas 26 pontos no Campeonato Brasileiro, o rubro-negro é o vice-lanterna da competição e amargou a zona de rebaixamento em 20 das 24 rodadas disputadas até aqui, o que equivale a 83% da competição. 

Já o Galo, que vem de dois empates seguidos, é o 10º colocado na tabela.

Postado em 23 de Setembro, às 10:22 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Zé Eduardo é pego em blitz da Lei Seca e se nega a fazer teste do bafômetro

O apresentador do Balanço Geral Zé Eduardo foi parado na noite desta quinta-feira, 21, em uma blitz da Lei Seca e se negou a fazer o teste do bafômetro. Em um vídeo feito no momento da abordagem, ele assume que ingeriu bebida alcoólica uma hora antes de dirigir.

"Uma hora (que bebi). Se eu soprar deve dar. Foi uma cerveja", disse em conversa com um agente de trânsito. Após a resposta dele, o o servidor municipal informa que a documentação (Carteira Nacional de Habilitação CNH) dele seria apreendida e que ele seria notificado por ter se negado a realizar o teste.

De acordo com a LEI Nº 11.705, que trata sobre a Lei Seca, o condutor que se recusar a fazer o teste do bafômetro deve ser autuado da mesma forma que o motorista flagrado dirigindo embriagado. Ou seja, sofrerá medidas administrativas e pode ser multado por infração gravíssima. O veículo também pode ser retido caso não apresente um condutor habilitado para dirigir o automóvel. 

Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o apresentador será notificado pela recusa e pagará uma multa de R$ 2.900. A CNH dele foi retida e poderá ser liberada nesta sexta, 22.

Ainda de acordo com órgão, o veículo dele não foi retido porque ele solicitou a esposa, que possui habilitação, retirou o automóvel. Antes, ela foi submetida ao teste, que não detectou consumo de álcool.

Apesar de Zé Eduardo ter assumido que ingeriu bebida alcoólica, a Transalvador informou, por meio de nota, que ele não apresentava sinais de embriaguez.

Durante a apresentação do seu programa, Zé Eduardo alega que não estava embriagada, mas que não fez o bafômetro "porque não é obrigado".

"Sou de carne e osso como vocês. Mas não errei, não estava embriagado", argumenta.

Ele ainda condena a atitude dos agentes que o gravaram. "Quiseram me condenar, mas mostraram um cidadão de bem, que não quis assoprar o bafômetro, porque não é obrigado", disse, insinuando que pretende processar os envolvidos no episódio. 

Postado em 23 de Setembro, às 09:51 por Redação Criativa 0 comentários

Jotinha - JL, desmente boato sobre sua morte nas redes sociais

O Jotinha - JL, utilizou as redes sociais para desmentir um boato que rolou durante a semana da possível morte dele, através de acidente. Um áudio foi divulgado e circulou nas redes sócias.

Nesta sexta - feira (22) o boato ainda percorreu diversos grupos do whatsapp e deixou seus fãs preocupado e entristecidos, buscando saber a veracidade da notícia. Jotinha afirmou em vídeo que está tudo bem com ele: “Isso só fez o nome de Jotinha crescer”. 

Natural de Elísio Medrado, sempre foi muito conhecido pelo seu tamanho, na estatura e também no talento, fazendo uma boa locução. No ano passado suas mensagens rodaram o mundo através do whatsapp e foi parar no Domingo Show da Rede Record.

Postado em 22 de Setembro, às 20:07 por Redação Criativa 0 comentários

Corpo de baleia é removido de praia na Cidade Baixa em Salvador

Agentes de limpeza iniciaram a remoção do corpo da baleia Jubarte que encalhou na Cidade Baixa. O animal foi encontrado morto nesta quinta, 21, mas inicialmente estava longe da areia o impediu a retirada.

Com o movimento do mar, o corpo foi levado para a faixa de areia da praia da Pedra Furada, permitindo o trabalho. Diversos agentes da Limpurb participam da ação, que é acompanhada por banhistas.

Ainda não há informações sobre o que causou a morte da baleia. Essa já é 38º caso de encalhe de baleia na Bahia.

 

 

Postado em 22 de Setembro, às 11:33 por Fabio Cruz 0 comentários

Rui entrega conjunto habitacional na Comunidade São Bartolomeu, em Salvador

O subúrbio ferroviário receberá, neste domingo (24), às 9h, o governador Rui Costa, que entregará mais uma obra realizada pelo governo baiano, por meio da Conder – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, na comunidade de São Bartolomeu.

Trata-se do novo conjunto habitacional com 136 moradias e toda infraestrutura urbana em que foram investidos R$ 16,5 milhões, oriundos do Funcep - Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza. A entrega corresponde à última etapa do projeto de requalificação do Parque São Bartolomeu, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do Brasil.

No total, só a área do Parque São Bartolomeu recebeu nos últimos anos um investimento significativo do Governo do Estado, da ordem de R$ 116 milhões, que contemplou ainda os bairros de Pirajá, Plataforma, Ilha Amarela e Rio Sena. Só na área habitacional, entre novas unidades (473) e reformas (200), a marca alcançada é de 673 moradias.

Endereço do conjunto habitacional: Em frente ao Centro de Referência do Parque São Bartolomeu, na entrada principal, cujo acesso se dá pela Avenida Suburbana.

Postado em 22 de Setembro, às 11:15 por Fabio Cruz 0 comentários

Corpo de Bombeiros Militar da Bahia comemora dois anos de emancipação

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) comemorou, na noite de quinta-feira (21), dois anos de emancipação. A corporação, antes vinculada à Polícia Militar da Bahia, conquistou, em 25 de agosto de 2015, autonomia administrativa, orçamentária e financeira. A solenidade realizada no auditório do Senai/ Cimatec, em Salvador, contou com a presença do vice-governador João Leão.  "Eu trago um abraço muito forte do governador Rui Costa e parabenizo toda a tropa", afirmou, anunciando a incorporação de 780 novos bombeiros aos cerca de 2.500 já existentes, a partir de 2018. 

Na entrada do evento, uma exposição de veículos novos e antigos e uma mostra fotográfica ajudavam a contar a história da Corporação na Bahia. A programação contou ainda com a entrega do diploma ‘Amigo do Bombeiro’ a autoridades e personalidades que contribuíram para a emancipação.  "O maior desafio é estruturar uma instituição da importância do Corpo de Bombeiro para a sociedade baiana a partir do zero. Mas, como desafio é uma situação que sempre nos dá força, com a ajuda imensurável do nosso governador e do secretário da Segurança, Maurício Barbosa, nós conseguimos", declarou o comandante do CBMB, Coronel Francisco Telles. 

Amigo do Bombeiro

O vice-governador João Leão, os secretários estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, da Casa Civil, Bruno Dauster,  e da Comunicação Social, André Curvello, e o subsecretário da Segurança, Ari Pereira, foram contemplados com o diploma ‘Amigo do Bombeiro’. 

"Eu fico muito honrado, até porque participei ativamente desta autonomia. Eu vejo essa homenagem com muito carinho porque essa é uma corporação que todos nós aprendemos a admirar e amar", disse Martins. Ainda compareceram à solenidade o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes, e a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira.

 

 

Postado em 22 de Setembro, às 11:12 por Fabio Cruz 0 comentários

Maré baixa na travessia Salvador-Mar Grande faz parada das 9 as 12h

A travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande suspende o serviço   9h até o meio-dia desta sexta-feira (22) devido ao período de maré baixa prolongada, que desde a última segunda-feira vem obrigando o sistema a fazer paradas momentâneas. Hoje à noite, o último horário saindo de Salvador será às 19h30 e de Mar Grande, às 18h30. A Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) informa que caso   ocorra concentração  de passageiros nos terminais, na retomada do atendimento, ao meio dia, serão feitos horários extras. A travessia opera nesta manhã com oito embarcações e horários de meia em meia hora.

A linha Salvador-Morro de São Paulo volta a operar sem restrições nesta sexta-feira e com expectativa de bom movimento de embarque em todos os horários. O primeiro catamarã saiu do Terminal Náutico às 8h30 e as próximas viagens ocorrem às 9h, 10h30, 13h e 14h30. A viagem entre a capital e o Morro dura entre 2 horas e 2 horas e 20 minutos. Para quem sai do Morro de São Paulo, os horários são às   9h, 11h30,  13h e 15h. Também operam normalmente as escunas do passeio turístico pelas ilhas da Baía de Todos os Santos. Elas saem às 9h do terminal e retornam às 17h30, fazendo paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica.

Postado em 22 de Setembro, às 08:51 por Redação Criativa 0 comentários

Alimentos vencidos são apreendidos com ambulantes em Salvador

Alimentos perecíveis que estavam em situação irregular, sendo vendidos por seis ambulantes, foram apreendidos na avenida Joana Angélica, em Salvador. Entre os alimentos, queijos, presunto, iogurtes e azeite vencidos estavam sendo comercializados. A ação foi realizada no final da tarde de quarta-feira, 20.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) afirmou que a fiscalização é feita de forma rotineira e tem como objetivo verificar se os vendedores ambulantes estão licenciados pela prefeitura e se comercializam mercadorias autorizadas. "Além de estarmos atendendo a questão da saúde pública, estamos também fazendo o ordenamento das ruas. Esses ambulantes acabam se instalando de qualquer forma na via e podem causar algum tipo de acidente maior”, explicou o diretor de Operações da Semop, Adriano Silveira, por meio de nota da prefeitura.

Os produtos apreendidos podem ser retirados mediante apresentação do lacre entregue pelos agentes de fiscalização no ato da apreensão, no Setor de Guarda de Bens da Semop (Segub), localizado na Avenida San Martin (ao lado do Colégio Luiz Eduardo Magalhães). Os ítens vencidos serão destruídos pela Semop.

O valor da multa a ser paga pelos vendedoras varia de acordo com o tipo e quantidade apreendida. O valor mínimo para resgate é de R$138. 

Postado em 21 de Setembro, às 19:41 por Fabio Cruz 0 comentários

Baleia Jubarte é encontrada morta na Praia da Boa Viagem

Mais uma baleia jubarte foi encontrada morta e encalhada na Praia da Boa Viagem, em Salvador, nesta quinta-feira, 21. De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, ainda não é possível identificar a causa da morte, já que o corpo do animal está longe da areia, o que dificulta o acesso da equipe do instituto.

O projeto informou que um grupo deve ir ao local na manhã desta sexta-feira, 22, para analisar se a maré já trouxe a baleia para próximo da areia da praia, o que possibilitaria o acesso ao corpo. Se a aproximação ocorrer, os profissionais do instituto irão verificar se o animal possui alguma doença, além de coletar amostra para análise.

Com a baleia já na areia, também será possível fazer a retirada do corpo. O serviço será realizado pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

Segundo a bióloga do Projeto Baleia Jubarte, Luena Fernandes, esses animais veem para a costa brasileira entre os meses de julho e outubro, quando é o período de reprodução da espécie. Os encalhes são fenômenos naturais nessa época do ano, que traz cerca de 17 mil baleias para o litoral brasileiro.

Este ano, ainda segundo a bióloga, a Bahia apresentou condições de mar e vento diferentes, causando mais encalhes. "Normalmente, as baleias morrem em alto mar e afundam. Com os fortes ventos, os corpos encalham, o que faz parecer que houve mais mortes, mais, na verdade, a exposição dos casos esteve mais evidente", explica Luena.

Segundo dados levantados pelo projeto, até agora, foram registrados 93 encalhes na costa brasileira, sendo que 38 desses casos aconteceram na Bahia.

Postado em 21 de Setembro, às 19:39 por Fabio Cruz 0 comentários

Mãe Stella lança canal no YouTube aos 92 anos e trará Ensinamentos

Aos 92 anos, a produção intelectual de Mãe Stella não para. Desta vez, a ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá está à frente de um projeto no YouTube. O canal Da Cabeça de Mãe Stella apresentará conteúdo baseado em ensinamentos, memórias, depoimentos e textos que revelam os 78 anos de trabalho de Mãe Stella.

O canal será lançado na próxima segunda-feira (25), em evento para convidados, onde também será apresentado um novo livro digital da ialorixá, que é  Imortal da Academia de Letras da Bahia e uma das maiores referências vivas do estudo da herança cultural africana no Brasil. Sabedoria Espiritual do Jogo de Búzios é integra a coleção Odu Àdájo.  

Os vídeos estão divididos em quatro séries de programas. Artigos de Mãe Stella terá narração de artigos por atores do Bando de Teatro Olodum e Meu Encontro com Mãe apresentará depoimentos emocionados de encontros com Mãe Stella na fala de nomes como Gerônimo Santana e Margareth Menezes.

Já O Que Mãe Gosta trará as ações que Mãe Stella gosta de ver acontecer na vida, enquanto Luz de Mãe, com mitos da cultura yorubá narrados por iniciados no candomblé.

Os conteúdos foram produzidos exclusivamente para o canal que contará com atualizações semanais.

Em maio, ela já havia lançado um aplicativo para smartphones, onde seu acervo de escritos pode ser acessado. O músico Edu Casanova também musicou escritos de Mãe Stella explicando a sabedoria iniciática das antigas brincadeiras infantis.

Postado em 21 de Setembro, às 16:19 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Governador anuncia Jusmari Oliveira na Secretaria de Desenvolvimento Urbano

O governador Rui Costa anunciou em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (21) que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado passa a ser comandada por Jusmari Oliveira. A nomeação está publicada no Diário Oficial desta quinta e a cerimônia de posse será nesta sexta-feira (22), às 15h, no Salão de Atos da Governadoria.  

Jusmari ocupa a vaga deixada por Fernando Torres que entregou ao governador uma carta de exoneração. Torres pediu para voltar pra Brasília e reassumir o mandato de deputado federal, cuidando de suas emendas parlamentares voltadas para Feira de Santana. "Vou para novos desafios em Brasília neste momento muito delicado no cenário nacional", comentou Torres.  

A ex-prefeita de Barreiras disse que ficou muito honrada com o convite do governador. "Sei que este será um grande desafio e vou assumir com muita garra e vontade. Quero aprender muito com o governador neste momento. A cada dia ele corre mais", declarou Jusmari Oliveira.

Postado em 21 de Setembro, às 13:02 por Fabio Cruz 0 comentários

Greve afeta serviços de saúde universitários em Salvador

Os funcionários celetistas do Hospital das Clínicas e da Maternidade Climério de Oliveira, vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estão parados desde a manhã de terça-feira. Um dos motivos da mobilização é referente ao aumento salarial que é realizado anualmente, e até o momento não foi cumprido por parte da empresa.

Segundo a executiva da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Erilza Galvão, cerca de 46 hospitais universitários vinculados à Ebserh suspenderam as atividades em todo o país.

De acordo com a executiva, foram realizadas assembleias com o objetivo de debater o acordo coletivo anual. "O motivo central da paralisação é a campanha salarial, entretanto, ocorre um impasse nas negociações e por este motivo não obtivemos avanços nas cláusulas sociais e econômicas", diz.

Ela ressalta que a maior parte dos funcionários, como médicos, corpo administrativo e assistenciais, participa das mobilizações.

No Hospital das Clínicas e na Maternidade Climério de Oliveira, cerca de 45% dos funcionários estão em atividade. Lembrando que a paralisação é nacional e todos os funcionários celetistas de unidades de saúde ligadas à Ebserh participam", conta Erilza.

A executiva ainda informa que as assembleias estão sendo realizadas em todo o Brasil e que a confederação trabalha em conjunto com as outras regiões para definir as negociações.

"Decidimos manter a greve, pois consideramos o tempo curto para a entrega da proposta do Tribunal Superior do Trabalho. Após todo o resultado das assembleias será informado qual a tendência do movimento", afirma Erilza.

Mobilização

Como parte da paralisação, alguns funcionários se vestiram de preto, como símbolo de luto pelo andamento das negociações. Os funcionários declaram que é necessário lutar pelos direitos, uma vez que a empresa está negociando há sete meses e, até o momento, sem nenhum acordo. Os trabalhadores ainda informam que a empresa não apresentou nenhum tipo de reajuste.

De acordo com a técnica de enfermagem Priscila Brito, 24 anos, é necessário que a empresa apresente uma proposta e negocie com os trabalhadores. "Desde março estamos em uma negociação que não existe, e nesse período não foi informado nada aos funcionários", conta Priscila.

Em nota, a assessoria do Hospital das Clínicas informou que está buscando o entendimento da mesa nacional de negociação e está atendendo às solicitações do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Já a assessoria da Maternidade Climério de Oliveira informou que o atendimento ambulatorial à população está mantido e que a unidade continua negociando para que os serviços prestados à sociedade não sejam afetados.

 

Postado em 21 de Setembro, às 12:54 por Fabio Cruz 0 comentários

Juninho volta a ter sequência como titular e quer Bahia guerreiro



A concorrência no meio-campo do Bahia fez com que Juninho, um dos destaques do time no ano passado, perdesse espaço na Série A deste ano. A lesão de Renê Júnior, que ficará de 10 a 12 dias afastado, porém, deu nova chance ao volante, que será titular domingo (24), contra o Grêmio, às 19h, na Fonte Nova.

Será o segundo jogo seguido de Juninho como titular. Contra o Cruzeiro, na derrota por 1x0 no último domingo (17), no Mineirão, ele atuou ao lado de Edson. A última partida em que havia começado entre os 11 foi na derrota por 3x0 para o Santos, no Pacaembu, no dia 23 de julho.

Agora, ele espera evoluir: “Esse ano eu não tive sequência alguma, a maior que tive foi de dois jogos. Como qualquer jogador, eu preciso de sequência. Depois de oito partidas sem jogar mais de 20 minutos, eu tive chance na última. Fiquei 90 minutos em campo e saí muito feliz”.

Prestes a completar 100 partidas com a camisa tricolor – tem 97 –, Juninho quer um Bahia aguerrido para evitar o Z4. “Acho que todo jogo agora vai ser decisão. O Bahia tem que ter esse pensamento. Não podemos mais perder pontos bobos, ainda mais dentro de casa. Vamos enfrentar um time que está no G6, depois um jogo que é confronto direto”. Após o Grêmio, o tricolor recebe o Coritiba, no dia 30.

Para Juninho, o Bahia deixou com o tempo de "suar sangue", o que fazia em campo nos tempos de Guto Ferreira: “A gente fala muito que dentro de campo a gente suava sangue, essa era nossa identidade. Então vamos fazer de tudo para voltar a ter isso já nesse domingo. Temos grandes jogadores no elenco e só depende da gente, tem que ser já nesse domingo”.

Postado em 21 de Setembro, às 09:57 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Travessia Salvador-Mar Grande só será retomada às 11h30

 O serviço só será retomado às 11h30 e caso ocorra concentração de passageiros nos terminais serão feitos horários extras, com saídas de 15 em 15 minutos. A travessia vinha registrando desde o início das operações, às 5h, movimento moderado de embarque. Oito embarcações estarão em tráfego a partir das 11h30, na retomada das operações.  O último horário saindo de Salvador será às 19h. No sentido de Mar Grande para a capital  o último horário será normal, às 18h30.

 

Para os usuários da linha Salvador-Morro de São Paulo, a Astramab informa que a travessia vai continuar operando com conexão em Itaparica, já que as condições de navegação no percurso entre a capital e a Ilha de Tinharé continuam desfavoráveis. Sendo assim, os catamarãs saem normalmente da capital, atracam em Itaparica, e daí os passageiros seguem via terrestre até a Ponta do Curral (Valença) e fazem a travessia até o Morro.  Os horários de saída do Terminal Náutico são às  8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já as saídas de Morro de São Paulo ocorrem às 9h, 11h30, 13h e 15h.  Já as escunas de turismo operam sem restrições e a partir das 9h saem para o passeio pelas ilhas da Baía de Tordos os Santos. Elas fazem paradas em Ilha dos Frades e Ilha de Maré e retornam às 17h30 a Salvador.

Postado em 21 de Setembro, às 09:03 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

AE's da rede de Planos Municipais de Educação passam por formação em Salvador

Em entrevista concedida ao repórter Magno Bastos da Criativa On Line,AE's da UNDIME Bahia destacaram os resultados dos encontros de monitoramento para elaboração dos Planos Municipais de Educação.

Moacir Borges falou que tem na UNDIME um parceiro forte no processo de monitoramento de avaliações em todos os municípios e ainda destacou que esse apoio é de fundamental importância.

 

Postado em 20 de Setembro, às 17:59 por Redação Criativa 0 comentários

Nova lei de bairros de Salvador vai mudar até o Censo de 2020

Agora que Salvador tem uma lei de bairros, muita coisa vai mudar – e não só no endereço que vem escrito na sua correspondência. Até mesmo o próximo Censo, em 2020, vai ser afetado pelas mudanças, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A instituição foi uma das colaboradoras do estudo Caminho das Águas, publicado em 2010 pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e que serviu como base para a lei sancionada nesta quarta-feira (20) pelo prefeito ACM Neto. 

“Vamos fazer toda a nossa adequação da malha dos setores censitários a esses limites de bairros. Como virou lei, a gente não pode ter um setor censitário que começa num bairro e termina no outro”, explicou o coordenador de disseminação de informações do IBGE, André Urpia, ao CORREIO. 


Assim, devido a essa nova delimitação, ele espera que as informações produzidas pelo Censo sejam muito mais precisas. “É bom ter a tranquilidade de saber que a gente não vai mais passar uma década sem dar informações de bairros, nem dizer que Salvador não tem lei de bairro”, diz Urpia. 

Além disso, políticas públicas devem passar a ser mais direcionadas. “O Ministério Público, por exemplo, acompanha a questão das creches na cidade, porque existe uma meta nacional para que até 2024, existam creches para atender a todas as crianças por bairro. Se, hoje, a gente tem que dar recortes aproximados, agora, vamos saber exatamente quantas crianças vivem em cada bairro e eles vão observar se esse critério vai ser atendido até 2024”.

Urpia também acredita que a vida de quem deseja empreender em Salvador deve ficar mais fácil. Hoje, se um empresário – seja alguém que quer implantar um negócio, seja alguém que já tem um estabelecimento e deseja se fixar em outro local – solicitar informações sobre a região ao IBGE, o órgão provavelmente não vai conseguir atender todas as demandas. 

“Hoje, a gente não tem. Mas, com essas informações (de bairros), não vamos mais ter isso de ‘dado aproximado. Vamos poder dar todas as informações do questionário, dando a liberdade para o próprio usuário possa fazer esses cruzamentos”.

Lei sancionada 
A lei que delimita os bairros foi sancionada pelo prefeito ACM Neto na manhã desta quarta-feira. Assim, a cidade passou a ter oficialmente 163 bairros – incluindo as três ilhas (de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos). De acordo com a prefeitura, a nova atualização da divisão territorial vai ajudar na melhoria do reconhecimento e na identificação desses locais, com limites precisos de onde os bairros começam e terminam. 

Antes dessa lei, o que valia era uma da 1960 – tão obsoleta que a cidade tinha apenas 32 bairros e contava com pouco mais de 600 mil habitantes. Por isso mesmo, para o prefeito, essa era uma demanda aguardada há décadas. “A nova delimitação tem implicações jurídicas e sociais importantes. Para a organização administrativa da cidade, é fundamental que tenhamos essa atualização e uniformização. Agora, diante dessa realidade dos novos bairros da cidade, vamos poder organizar e planejar todo o futuro de Salvador”, afirmou. 

Quando o projeto de lei foi apreciado na Câmara Municipal, os vereadores acrescentaram emendas que incluem outros oito bairros à lei (Dois de Julho, Alto do Cruzeiro, Chame-Chame, Colinas de Periperi, Horto Florestal, Ilha Amarela, Mirantes de Periperi e Vista Alegre). Porém, segundo a prefeitura, a oficialização depende de uma avaliação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), que fará estudos técnicos nos próximos 180 dias. 

De acordo com o secretário Guilherme Bellintani, titular da Sedur, os critérios adotados para inclusão desses oito bairros serão os mesmos utilizados no estudo que propôs a delimitação da proposta inicial. “Vamos estudar elementos como identidade, capacidade de organização comunitária daquele bairro, equipamentos públicos e uma série de outros itens relevantes para que aqueles locais sejam definidos como bairros. São elementos subjetivos, como sensação de reconhecimento, de pertencimento ao seu bairro, até outros elementos objetivos, como escolas, postos de saúde”, explicou.

Postado em 20 de Setembro, às 17:38 por Fabio Cruz 0 comentários

Próximo




Gutscheine Groupon
Códigos descuento Groupon
Instagram



Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Riviera Amargosa Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 25/09/2017 04:59