Notícias

Vagner Mancini é o novo técnico da equipe do EC Vitória

Um velho conhecido da torcida rubro-negra será o responsável por tentar salvar o Vitória no Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira (25), o técnico Vagner Mancini foi confirmado como novo comandante do Leão.

Em Salvador, o treinador já comandará os treinos dessa semana e deve estar à beira do campo contra o Cruzeiro, domingo (30), às 19h, no Mineirão. Essa será a quarta passagem de Mancini pela Toca do Leão. 

A primeira vez que o técnico passou pelo rubro-negro foi em 2008, quando conquistou o título do Campeonato Baiano. Depois, deixou o clube, foi treinar o Santos, e retornou em 2009. A terceira temporada dele no Leão foi em 2015, quando subiu com o time para a primeira divisão. O trabalho continuou no ano passado, quando ele conquistou o troféu do estadual e foi demitido após a 24ª rodada do Brasileirão, sendo substituído por Argel Fucks.

Depois de deixar o Leão, Mancini treinou a Chapecoense e reformulou o elenco, que precisou ser praticamente todo refeito, já que boa parte dos jogadores morreu no acidente aéreo da LaMia, em novembro do ano passado. Com o time catarinense, ele também foi campeão estadual.

Diretor de futebol
Além de Mancini, o Vitória anunciou o diretor de futebol Cléber Giglio para assumir o cargo deixado por Petkovic. Giglio ficou de 2012 a 2016 no Figueirense.

Postado em 26 de Julho, às 15:15 por Redação Criativa 0 comentários

Presidente da UNDIME Bahia participa do EDUCAVALE em São Miguel

O Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado, Williams Panfile Brandão, Presidente da UNDIME Bahia, participa nesta quarta-feira (26) do IV EDUCAVALE do ano que acontece em São Miguel das Matas.

Ao fazer uso da fala na mesa de abertura, ele lembrou que o Fórum de Dirigentes de Educação do vale tem sido referência nas ações realizadas pela UNDIME em todo estado. “Nós estamos sempre levando os exemplos exitosos deste fórum em nossas falar, ao visitarmos os territórios e percebemos que a cada dia nos fortalecemos mais”, salienta.

Ele ainda acrescenta que a UNDIME Bahia está organizando uma grande ação itinerante que será lançada em Uma. “O I Itinerário Formativo da UNDIME Bahia, será lançado no Território do Litoral Sul e teremos a participação dos Territórios do Vale do Jiquiriçá, Médio Sudoeste, Médio Rio de Contas, Baixo Sul, Extremo Sul e Costa do descobrimento”.

Williams não deu mais detalhes sobre a ação, indicando apenas que breve estará no site da UDIME Bahia WWW.undimebahia.com.br, toda programação.

Postado em 26 de Julho, às 11:06 por Redação Criativa 0 comentários

Após demissão de Pet, Vitória treina com Ramon em campo

Pelo menos em campo o Vitória tentou passar algum clima de naturalidade. Logo após a demissão do diretor de futebol Petkovic na tarde desta segunda-feira (24), os jogadores foram ao gramado e iniciaram a preparação para enfrentar o Cruzeiro no domingo (30) às 19h.
Logo no início da tarde, o elenco foi chamado no vestiário para que Petkovic pudesse se despedir. Depois que o executivo deixou a sala, os jogadores que enfrentaram a Chapecoense no último sábado (22) foram à academia, realizar um regenerativo.

Os demais foram a campo, onde participaram de uma atividade de movimentação e toque de bola. A boa notícia foi a presença do zagueiro Ramon, recuperado de lesão. Técnico interino, Flávio Tanajura comandou a parte final do treino. Ele passou quase uma hora reunido com a diretoria do Vitória antes de ir para o campo.
Na parte final, os titulares deram voltas em torno do gramado. Entre eles estava o atacante Kieza que se recupera de uma luxação num ombro. O zagueiro Fred, que também se recupera de lesão, fez uma atividade de transição antes do início do treino. Willian Farias e Thallyson ficaram apenas no departamento médico.

Postado em 25 de Julho, às 14:17 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Último dia de Pet na Toca foi marcado por pouca informação e silêncio do sérvio

Os dias de intranquilidade na Toca do Leão, sem os próprios funcionários dominarem o que está acontecendo, têm ocorrido com bastante frequência no último mês. O episódio de segunda (24), em que o diretor de futebol Petkovic acabou demitido, foi mais um dia desses.
 
Era para ser um dia normal, com um rápido treino regenerativo, mas havia aquela tensão no ar: novos “ajustes” no futebol viriam, e desta vez até Petkovic estava sob a mira. Já eram 15h e não havia nenhum atleta em campo, nem qualquer auxiliar. Alguns poucos jogadores, titulares no duelo com a Chapecoense, no sábado (22), estavam na academia.

 Veio a ordem do preparador físico Ângelo Alves: “Todos os jogadores para dentro do vestiário! Teremos uma reunião”, gritou na porta da academia.
 
Pronto, estava consumada a demissão do ídolo. Pet usou o encontro para se despedir do grupo, com o qual, segundo as especulações, nunca teve um bom relacionamento – algo jamais confirmado pelo próprio ou por qualquer jogador.
 
Minutos depois, o ex-diretor de futebol deixou o vestiário sorridente. Falou com os funcionários que estavam do lado de fora e se despediu do presidente em exercício Agenor Gordilho, que havia acabado de chegar à Toca.
 
A imprensa assistia àquilo de bem longe, sem qualquer informação. Nenhum funcionário do clube se pronunciava. O Vitória, na realidade, só foi confirmar o desligamento do sérvio às 20h30 de segunda (24) – quase seis horas depois.
 
Na nota, o rubro-negro explicitou que a saída faz parte da reformulação no setor de futebol: “O Vitória está em meio a um processo geral de reestruturação interna coordenado pelo presidente em exercício Agenor Gordilho”, publicou.
 
No rápido contato que conseguiu a reportagem do CORREIO, Petkovic praticamente pediu por um momento de paz: “agora não vou falar nada não, quero descansar um pouco. Abraço”, respondeu por meio de mensagem de texto.
 
CHEIO DE FUNÇÕES
Diretor de futebol, na realidade, foi apenas a última das várias funções que o ídolo Petkovic exerceu no Leão. Ele ficou exatos 82 dias no clube. Em pouco menos de três meses, teve três funções.
 
Chegou no dia 3 de maio, dois dias após a demissão de Argel Fucks, para ser gerente de futebol. Passados oito dias, foi efetivado como técnico. Vinte dias depois, em 1º de junho, após a saída do diretor de futebol Sinval Vieira, assumiu a função. Ainda ficou três dias como técnico interino.
 
Como técnico, perdeu três jogos e empatou um. Como diretor de futebol, contratou 11 atletas – o último deles, o lateral-esquerdo Juninho, chegou na Toca do Leão ontem.
 
QUEDA EM MASSA
A demissão de Pet concluiu a queda em massa dos três homens que, em teoria, deveriam encabeçar as decisões do futebol rubro-negro. E tudo aconteceu em cinco dias: começou pela licença de 90 dias do presidente Ivã de Almeida, na quarta-feira (19), após a derrota para o Grêmio no Barradão por 3x1. Dois dias depois, foi a vez do técnico Alexandre Gallo ser demitido.
 
Curiosamente, foi Petkovic quem falou pela última vez em nome do clube, na noite de sábado (22). Naquela ocasião, após a derrota por 2x1 para a Chapecoense no Barradão, o sérvio disse estar à procura de um novo técnico e prometeu mudanças drásticas: “Agora, com o novo presidente, algumas mudanças ainda vão acontecer, porque o projeto que está sendo implementado começa a tomar corpo”.
 
Voltando ao dia conturbado de segunda (24) na Toca do Leão, terminada a despedida de Pet no vestiário, a diretoria se reuniu mais uma vez e assim permaneceu por toda a tarde. Agora, a cúpula, basicamente, se restringe ao presidente em exercício Agenor Gordilho e ao presidente do Conselho Deliberativo Paulo Catharino.
 
Novas demissões ou afastamentos não estão descartados. Até o momento, em relação ao elenco profissional, a reformulação passou apenas pelas dispensas do lateral-direito Leandro Salino e do atacante Paulinho.
 
A pauta principal agora é a contratação de um novo técnico. O rubro-negro terá uma semana cheia para treinar antes de enfrentar o Cruzeiro, em Belo Horizonte, às 19h de domingo (30). Por ora, quem comanda a equipe interinamente é o auxiliar Flávio Tanajura.
 
No momento, Vágner Mancini é o preferido da diretoria. Ele já foi procurado na noite de domingo (23).

Postado em 25 de Julho, às 14:08 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Novo reforço do Vitória, Juninho já está na Toca do Leão e fez exames

No final da tarde, o reforço apareceu para a imprensa ao dar voltar em torno do gramado. O lateral esquerdo não entra em campo desde o dia 8 de julho, quando defendeu o Aktobe pela Super Liga do Cazaquistão. Lá, atuou em 19 partidas, todas como titular, e marcou um gol.
No Brasil, Juninho teve como último clube o Goiás, pelo qual disputou 16 jogos na Série B do ano passado.
O reforço chega ao clube num dos piores momentos possíveis. O diretor de futebol Petkovic foi demitido nesta segunda-feira e o clube continua sem técnico, já que Alexandre Gallo foi demitido na sexta-feira (21). O presidente Ivã de Almeida pediu licença de 90 dias e quem está à frente do clube é o vice-presidente, Agenor Gordilho.

Postado em 25 de Julho, às 13:56 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Salve as Negras Pensantes

A História reserva à mulher momentos peculiares. Historicamente, em qualquer momento em que a ela se recorra, a presença da mulher emerge como ícone delimitador de transformações e avanços sociais, econômicos e políticos. Ilustro isso com o Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe. Trata-se do dia 25 de julho, instituído pelas Nações Unidas, como o Dia Internacional da Mulher Afrodescendente.

Dia que eu não poderia deixar passar invisível ou renegada, visto que tal festividade existe desde 1992, ano em que se reuniram na República Dominicana mulheres afro-latino-americanas e caribenhas. Estima-se que mais de 80 milhões de mulheres se reconhecem como afrodescendentes na América Latina, e o ponto em comum entre elas é a certeza de que a mulher negra até hoje ainda sofre com o terrível e hodierno crime de racismo que não reconhece nossos grandes valores culturais e sobretudo nossa sabedoria.

Outra razão importante para celebrar este dia foi o descobrimento científico em 1986, confirmado depois com análise de DNA, de que a África é a Pátria Mãe da Humanidade. Isso quer dizer que todos e todas nós somos afrodescendentes. A pesquisa comprovou que o primeiro grupo humano que se tem registro viveu na África Oriental, hoje Etiópia, Kênia e Tanzânia cerca de 150 mil anos atrás, posteriormente migrando para as regiões da Ásia e Europa.

Estes fatos fizeram com que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, proclamasse em 18 de dezembro de 2009, o ano de 2011, como o ano Internacional dos Afrodescendentes. Isso significa dizer que oficialmente, “os afrodescendentes representam um setor definido da sociedade cujos direitos humanos devem ser promovidos e protegidos”.

Um grupo, onde há ainda outro grupo específico de vítimas, identificado como o das mulheres negras cuja luta e resistência nos permite afirmar que jamais vão assassinar a utopia que nos faz acreditar, que é pela organização das mulheres negras que vamos firmar uma consciência na população de que há discriminação em todos os níveis. O sexismo e o machismo haverão de ser extintos como legado histórico e uma nova relação social há de surgir.

Esta luta também persiste no Brasil, basta olhar por dentro, ou para além do discurso silenciador que não há racismo ardil e velado, perversidades de um machismo e um preconceito que matam, cruciam, brutalizam e desintegram mulheres negras. Exemplo: Se estou com uma roupa de marca, um bom sapato, vestida de acordo com o padrão social imposto, vão achar que não pertenço àquele ambiente, causo desconfiança. Se estou no topo comandando, julgam-me como arrogante, problemática, subiu pra cabeça ou despreparada. Se entro numa grife então, jamais serei a cliente em condições de consumo e sim a vendedora. Se possuo um carro, esse também jamais me pertenceu!

Assim é o preconceito do Brasil, conforme dados divulgados no Geledes, quando há uma violência contra a mulher, a vítima é negra em mais da metade dos casos. Esses dados reforçam o mundo inseguro em que vivem e justifica o porque ocupam no ranking nacional a cadeia de vulnerabilidade social. Fora as 12 milhões de mulheres que já sofreram algum tipo de ofensa verbal em 2016. Outras 5,2 milhões foram assediadas e humilhadas publicamente no transporte público; 4,4 milhões sofreram uma violência física como tapa, chute ou soco; 1,4 milhão foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento, em 61% dos casos por conhecidos. E o pior dos dados: 52% dos episódios em silêncio total ou nada fizeram.

A maioria das mulheres negras possui em suas memórias as terríveis marcas da opressão avivadas pelo sexismo todos os dias, rememorar esse dia é reconhecer, descortinar a história dessas mulheres que devem estar no centro do panteão cultural brasileiro, que infelizmente pouco se conhece sobre nossas heroínas negras: Maria Felipa, Dandara, Zeferina, Luíza Mahin, Carolina de Jesus, Firmina Reis, Laudelina Mello, Tereza de Benguela e tantas outras.

Essas negras trouxeram uma nova ordem cultural que contraponha a “contracultura” existente e que pulsa pelo respeito, pela solidariedade e pela isonomia nas relações entre homens e mulheres, desde o ambiente doméstico, ao ambiente laboral, passando pelos espaços de participação político, acadêmico e cultural, dentre outros.

Romper a “contracultura” consiste na quebra dos paradigmas, superar preconceitos, por fim a todas às formas de discriminação são esses os contemporâneos desafios, postos para a consolidação de uma nova ordem cultural, cuja base estará fincada na igualdade e na equidade como condição necessária.

Assim o dia 25 de julho, vem como um momento épico para reafirmar a luta por melhores condições. Condições que serão efetivadas quando a sociedade, o Estado e cada uma de nós, formos capazes de entender o sentido, o aspecto e o significado das palavras da embaixadora argentina nas Nações Unidas, Marita Perceval: “¡Negra soy, pero bonita!” dice el Cantar de los Cantares y así digo yo, negra, con ovários”
E eu digo, Salve as Negras Pensantes !

Postado em 25 de Julho, às 13:53 por Redação Criativa 0 comentários

Salve as Negras Pensantes

A História reserva à mulher momentos peculiares. Historicamente, em qualquer momento em que a ela se recorra, a presença da mulher emerge como ícone delimitador de transformações e avanços sociais, econômicos e políticos. Ilustro isso com o Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe. Trata-se do dia 25 de julho, instituído pelas Nações Unidas, como o Dia Internacional da Mulher Afrodescendente.

Dia que eu não poderia deixar passar invisível ou renegada, visto que tal festividade existe desde 1992, ano em que se reuniram na República Dominicana mulheres afro-latino-americanas e caribenhas. Estima-se que mais de 80 milhões de mulheres se reconhecem como afrodescendentes na América Latina, e o ponto em comum entre elas é a certeza de que a mulher negra até hoje ainda sofre com o terrível e hodierno crime de racismo que não reconhece nossos grandes valores culturais e sobretudo nossa sabedoria.

Outra razão importante para celebrar este dia foi o descobrimento científico em 1986, confirmado depois com análise de DNA, de que a África é a Pátria Mãe da Humanidade. Isso quer dizer que todos e todas nós somos afrodescendentes. A pesquisa comprovou que o primeiro grupo humano que se tem registro viveu na África Oriental, hoje Etiópia, Kênia e Tanzânia cerca de 150 mil anos atrás, posteriormente migrando para as regiões da Ásia e Europa.

Estes fatos fizeram com que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, proclamasse em 18 de dezembro de 2009, o ano de 2011, como o ano Internacional dos Afrodescendentes. Isso significa dizer que oficialmente, “os afrodescendentes representam um setor definido da sociedade cujos direitos humanos devem ser promovidos e protegidos”.

Um grupo, onde há ainda outro grupo específico de vítimas, identificado como o das mulheres negras cuja luta e resistência nos permite afirmar que jamais vão assassinar a utopia que nos faz acreditar, que é pela organização das mulheres negras que vamos firmar uma consciência na população de que há discriminação em todos os níveis. O sexismo e o machismo haverão de ser extintos como legado histórico e uma nova relação social há de surgir.

Esta luta também persiste no Brasil, basta olhar por dentro, ou para além do discurso silenciador que não há racismo ardil e velado, perversidades de um machismo e um preconceito que matam, cruciam, brutalizam e desintegram mulheres negras. Exemplo: Se estou com uma roupa de marca, um bom sapato, vestida de acordo com o padrão social imposto, vão achar que não pertenço àquele ambiente, causo desconfiança. Se estou no topo comandando, julgam-me como arrogante, problemática, subiu pra cabeça ou despreparada. Se entro numa grife então, jamais serei a cliente em condições de consumo e sim a vendedora. Se possuo um carro, esse também jamais me pertenceu!

Assim é o preconceito do Brasil, conforme dados divulgados no Geledes, quando há uma violência contra a mulher, a vítima é negra em mais da metade dos casos. Esses dados reforçam o mundo inseguro em que vivem e justifica o porque ocupam no ranking nacional a cadeia de vulnerabilidade social. Fora as 12 milhões de mulheres que já sofreram algum tipo de ofensa verbal em 2016. Outras 5,2 milhões foram assediadas e humilhadas publicamente no transporte público; 4,4 milhões sofreram uma violência física como tapa, chute ou soco; 1,4 milhão foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento, em 61% dos casos por conhecidos. E o pior dos dados: 52% dos episódios em silêncio total ou nada fizeram.

A maioria das mulheres negras possui em suas memórias as terríveis marcas da opressão avivadas pelo sexismo todos os dias, rememorar esse dia é reconhecer, descortinar a história dessas mulheres que devem estar no centro do panteão cultural brasileiro, que infelizmente pouco se conhece sobre nossas heroínas negras: Maria Felipa, Dandara, Zeferina, Luíza Mahin, Carolina de Jesus, Firmina Reis, Laudelina Mello, Tereza de Benguela e tantas outras.

Essas negras trouxeram uma nova ordem cultural que contraponha a “contracultura” existente e que pulsa pelo respeito, pela solidariedade e pela isonomia nas relações entre homens e mulheres, desde o ambiente doméstico, ao ambiente laboral, passando pelos espaços de participação político, acadêmico e cultural, dentre outros.

Romper a “contracultura” consiste na quebra dos paradigmas, superar preconceitos, por fim a todas às formas de discriminação são esses os contemporâneos desafios, postos para a consolidação de uma nova ordem cultural, cuja base estará fincada na igualdade e na equidade como condição necessária.

Assim o dia 25 de julho, vem como um momento épico para reafirmar a luta por melhores condições. Condições que serão efetivadas quando a sociedade, o Estado e cada uma de nós, formos capazes de entender o sentido, o aspecto e o significado das palavras da embaixadora argentina nas Nações Unidas, Marita Perceval: “¡Negra soy, pero bonita!” dice el Cantar de los Cantares y así digo yo, negra, con ovários”
E eu digo, Salve as Negras Pensantes !

Postado em 25 de Julho, às 13:53 por Redação Criativa 0 comentários

Sem Eduardo, Bahia terá novo lateral-direito pela primeira vez no Brasileirão

A derrota para o Santos, no Pacaembu, interrompeu o bom momento do Bahia fora de casa e quebrou a sequência de cinco partidas sem perder no Brasileirão. A missão agora será a de recuperar os pontos perdidos contra o Sport, domingo (30), na Fonte Nova. 
 
Para concretizar o feito sobre os pernambucanos, o técnico Jorginho terá que fazer uma escolha inédita no time: eleger o substituto para a vaga de Eduardo, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Ao lado de Jean, o lateral-direito atuou em todas as 16 rodadas do tricolor no Brasileirão. 
 
No elenco, Jorginho tem como opções improvisar o zagueiro Eder - que já atuou como lateral no segundo tempo da partida com o Santos e fez a função em alguns jogos com Guto Ferreira - ou escalar Régis Souza, lateral de origem. 

 
 Régis, inclusive, vive situação curiosa no Bahia. Contratado no início de maio após indicação de Jorginho, com quem trabalhou na Ponte Preta, ele só atuou com a camisa do Esquadrão por 25 minutos, na derrota para o Flamengo, na Fonte Nova. Na ocasião, foi colocado fora de posição, substituindo Allione.
Nas duas últimas rodadas, Régis Souza sequer foi relacionado para o banco de reservas, mesmo estando à disposição do treinador. Quando foi contratado, em maio, ele se mostrou polivalente e disposto a ajudar o time. 
 
“Sou um lateral ofensivo, que pode atuar tanto na direita como na esquerda. Também posso jogar na linha de frente. Espero corresponder à altura e fazer a alegria do torcedor. Venho para mostrar o meu trabalho, não só para compor uma lacuna”, disse. Outra opção dentro do elenco, Wellington Silva ainda se recupera de uma cirurgia no joelho e não está em condições de jogo.

Postado em 25 de Julho, às 13:45 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Presidente da UNDIME fala da importância de fortalecer os vínculos

O Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da UNDIME Bahia, Williams Panfile Brandão participou nesta segunda-feira (24) em feira de Santana de uma ação do Projeto saber Melhor, encabeçado pelo Ministério Público do Estado em parceria com a UNCME e apoio da UNDIME que foi o I Seminário de Formação de Conselheiros Municipais de Educação.

Ele falou sobre os temas discutidos nos seminário, ressaltando que a UNDIME juntamente com a secretaria da educação e o Fórum Estadual, tem organizado uma ação específica para a elaboração e efetivação dos Sistemas Municipais de Ensino.

Postado em 25 de Julho, às 08:44 por Redação Criativa 0 comentários

Secretaria da Educação presente no Encontro em Feira de Santana

Nesta segunda-feira (24), aconteceu em Feira de Santana uma ação do Projeto saber Melhor do Ministério Público Estadual em parceria com a UNCME e apoio da UNDIME e representando a Professora Eleni Alves, da Coordenação de Projetos Especiais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, COPE, Anderson Passos que acompanha a Rede PCR, falou sobre o evento.

Ele disse que é importante está sempre fomentando e fortalecendo a formação de conselheiros, pois tudo que acontece nos municípios, precisam da participação popular e representada.

Postado em 25 de Julho, às 08:36 por Redação Criativa 0 comentários

Travessia Salvador-Mar Grande parou às 8h e só retoma operações às 12h30

A parada forçada pela maré baixa da travessia marítima Salvador-Mar Grande  vai durar até às 12h30 nesta terça-feita (25). O serviço foi suspenso às 8h e só será retomado às 12h30. Desde a última sexta-feira que a travessia vem sendo prejudicada pela maré baixa prolongada, pois o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica sem condições para operar por falta de profundidade no seu canal de navegação. (Leia explicação da Astramab ao final do texto)  

Quando for retomada, às 12h30, o serviço estará com oito embarcações em tráfego, podendo operar com horários de saída a cada 15 minutos ou de meia em meia hora,  conforme o fluxo de passageiros. Os usuários devem ficar atentos porque hoje o último horário de saída de Salvador e de Mar Grande será às 19h,  também por conta da maré baixa. Já a última saída de Mar Grande será no horário normal, às 18h30. 
 
Morro de São Paulo - A Astramab informa que devido aos fortes ventos no percurso entre Salvador e a Ilha de Tinharé, com predominância de mar agitado, a travessia Salvador-Morro de São Paulo será operada com conexão em Itaparica. Os catamarãs saem normalmente do Terminal Náutico e atracam em Itaparica, de onde os passageiros seguem de ônibus até a Ponta do Curral (Valença) e fazem a pequena travessia de lanchas para o Morro. Caso as condições de navegação melhorem durante o dia, a viagem poderá voltar a ser direta.

O primeiro catamarã  saiu às 8h30 e o segundo zarpa às 9h, seguindo-se os horários das 10h30, 13h e 14h30. As saídas do Morro de São Paulo para a capital são às 9h,   11h30, 13h  e 15h. As escunas que fazem o tradicional "Passeio às Ilhas" operam normalmente e saem a partir das 9h para o tour pelas ilhas da Baía de Todos os Santos, que inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica.

Postado em 25 de Julho, às 07:46 por Redação Criativa 0 comentários

Projeto de Roberto Carlos quer ampliar ações para recuperar dependentes químicos

Tramita na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, o Projeto de Lei, de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), que visa utilizar os bens apreendidos nos crimes relacionados a tráfico de drogas para fomentar ações de recuperação de viciados da Bahia.

“Os valores apreendidos em razão de crimes envolvendo o tráfico de drogas, serão destinados ao desenvolvimento de atividades de repressão, prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes químicos”, disse o deputado Roberto Carlos.

Segundo o parlamentar, as estruturas utilizadas no processo de recuperação de jovens viciados são extremamente caras, envolvendo diversos profissionais, como psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, além de instalações físicas, mobiliário e alimentação.

Postado em 24 de Julho, às 21:32 por Redação Criativa 0 comentários

Mutirão de Cirurgias inicia atendimento na região de Candeias

Moradores de seis municípios da região de Candeias começam a ser atendidos pelo Mutirão de Cirurgias a partir de terça-feira (25). A iniciativa do Governo da Bahia, viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem como objetivo auxiliar na redução da fila de espera, atendendo aos pacientes com agilidade e segurança.

As consultas pré-operatórias serão realizadas em unidades móveis estacionadas na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, no centro de Candeias, a partir das 7h, até sexta-feira (28). A equipe tem capacidade de atender 200 pacientes por dia. 

São disponibilizadas cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia total e vesícula. Para ser atendido, o paciente deve comparecer ao local das consultas com carteira de identidade (RG), CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. 

Os pacientes que farão cirurgia de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Quem for passar pela histerectomia deve levar resultados de exame preventivo. Além disso, é necessário apresentar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem.

Os procedimentos cirúrgicos serão feitos a partir do dia 5 de agosto, no Hospital Ouro Negro, no bairro Santa Terezinha, também em Candeias. O paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência.

Caso não tenha realizado o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de uma das cirurgias oferecidas, o paciente pode se dirigir ao local das consultas pré-operatórias, munido dos documentos exigidos.

Postado em 24 de Julho, às 21:27 por Redação Criativa 0 comentários

Expedição de chefs de cozinha ao mundo do bode em Pintadas

Aproximar os principais nomes da gastronomia baiana com os protagonistas da agricultura familiar do estado, os agricultores familiares. Com esse intuito, o projeto Bahia Produtiva promove a Expedição Explorando o Mundo do Bode na Caatinga, nos dias 24 e 25 de julho, no município de Pintadas.

Chefs de cozinha, cozinheiros e donos de restaurantes terão a oportunidade de conhecer o abatedouro e frigorífico da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), localizado na estrada que liga o município de Pintadas ao de Capela do Alto Alegre.

Segundo o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, os integrantes da expedição vão conhecer o dia de abate e de corte. “Vamos visitar a produção de um dos cooperados e conhecer a forma como ele realiza o manejo do rebanho e a trajetória dos caprinos, da cooperativa ao mercado”.

Postado em 24 de Julho, às 21:20 por Redação Criativa 0 comentários

Presidente da UNDIME presente no Seminário dos CME’s em Feira de Santana

Na manhã desta segunda (24) o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da UNDIME Bahia está presente em Feira de Santana  participando realiza o Projeto: Saber Melhor, fortalecendo os Conselhos Municipais de Educação do Estado da Bahia.

Na sua fala inicial, ele destacou que a participação popular amplia as conquistas e os Conselhos são a porta de entrada para esta consolidação da sociedade representada.

“A UNDIME se coloca a inteira disposição do Projeto Saber Melhor e consequentemente das ações desenvolvidas por este projeto e potencializar a melhoria da educação pública é nossa missão”, destaca.

Postado em 24 de Julho, às 11:04 por Redação Criativa 0 comentários

UNDIME participa de Seminário sobre CME's em Feira de Santana

O Ministério Público do Estado da Bahia, a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e o Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana, realiza o Projeto: Saber Melhor – fortalecendo os Conselhos Municipais de Educação do Estado da Bahia.

Organizado por meio de SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, o evento acontece nos dias 24/07/2017 e 25/07/2017, (segunda e terça-feira), no Auditório do Centro de Cultura Maestro Miro das 9h às 17h durante os dois dias e contará com a presença do Presidente da UNDIME Bahia, Williams Panfile na mesa de abertura.

O Seminário tem o TEMA GERAL: O PAPEL DOS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO MONITORAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO.

Postado em 23 de Julho, às 18:44 por Redação Criativa 0 comentários

Petkovic nega novo treinador e define dispensas no rubro-negro

O diretor de futebol do Vitória, Dejan Petkovic, convocou uma coletiva de imprensa após a derrota para a Chapecoense neste sábado (22) onde discutiu algumas das ações futuras do rubro-negro na já consolidada luta contra o rebaixamento na Série A deste ano.

Após a contratação de Paulo César Carpegiani como novo técnico do rubro-negro ter sido ventilada na imprensa ainda durante o jogo e o técnico interino Flávio Tanajura desejar boa sorte ao mesmo, Pet esclareceu o que ele chamou de “confusão” e rechaçou o nome do treinador.

“Não. O Vitória não tem ainda novo treinador. Acho que se especularam vários nomes. Pelo menos é o que a gente companha nas redes sociais, mas posso dizer que não fechamos com nenhum técnico ainda. Vamos pensar com calma para decidir, e tentar errar o mínimo possível. A situação é realmente alarmante, vamos tentar recuperar mais prestigio e deixar essa situação. O Tanajura não falou do Carpegiani, vocês que perguntaram. Nós não fechamos com nenhum treinador. Vamos pensar para não nos precipitarmos. Nossa intenção é trazer um treinador o quanto antes”, afirmou.

Outra medida tomada pela direção do Vitória, é o afastamento do lateral direito Leandro Salino e do atacante Paulinho. Sem agradar torcida e comissão técnica, os dois jogadores estão liberados para negociar com outra equipe.

“Isso não é projeto, são medidas tomadas. Com mudança de técnico, como agradecimento aos profissionais, liberamos para que eles tomem outros ares. O Vitória não conta mais com o serviço deles. Eles receberam uma carta de folga, vão ter folga enquanto a gente acerta os detalhes da saída”, explicou Pet.

Relacionamento – Questionado sobre seu relacionamento com os jogadores, que tem sido constantemente especulado como problemático, Pet rebateu e afirmou que não há problemas de relacionamento entre os jogadores e o corpo administrativo do clube.

“A gente admitiu que o Vitória cometeu erros nos primeiros cinco meses. Minha vinda é totalmente profissional. Não tenho problemas com jogadores, talvez na primeira semana, quando cheguei. Depois disso não teve nada, o relacionamento é muito bom. Isso deve ser plantado, porque hoje não deixo cometer erros que aconteciam antes. Essas mudanças incomodam muitas pessoas, então isso pode ser plantado, essas notícias. Aqui dentro meu trabalho está muito bem feito, mas existe pressões, a gente sabe disso. Agora com o novo presidente algumas mudanças vão acontecer”, finalizou.

Postado em 22 de Julho, às 20:34 por Fabio Cruz 0 comentários

Em fase artilheira, volantes são apostas do Bahia contra o Santos

O técnico Jorginho vai ter um bom problema para resolver na montagem do time que encara o Santos, neste domingo (23), às 11h, no Pacaembu, em São Paulo. Se por um lado ele não vai poder contar com o volante Matheus Sales, suspenso, o treinador terá de volta Renê Júnior e Edson. 

E é justamente esse setor do time que tem sido destaque do tricolor e tem causado uma dor de cabeça boa ao treinador. Contra a Ponte Preta e Avaí, Renê Júnior marcou gols e assumiu o posto de artilheiro do clube do Brasileirão. Já diante do Galo, Juninho foi o herói ao fazer os dois gols do triunfo. Ao mesmo passo, a qualidade  de marcação de Edson é unânime entre a comissão técnica e torcedores. 

“O Bahia está bem servido na posição de volantes, quem entrar vai dar conta do recado, essa dor de cabeça é boa para o Jorginho, e quem ganha com isso é o Bahia, é o grupo”, afirmou Renê Júnior. 

Postado em 22 de Julho, às 20:23 por Fabio Cruz 0 comentários

Autor do gol faz apelo: “a gente precisa sair dessa situação urgente”

Mais uma vez o Vitória decepciona sua torcida em casa. Ao perder neste sábado (22) para a Chapecoense pelo placar de 2 x 1, o Leão amarga a sua terceira derrota seguida dentro do Barradão, q quarta seguida no Campeonato Brasileiro 2017.

O atacante Neilton, autor do único gol rubro-negro ao converter a penalidade, falou ao canal Premiere lamentando a derrota e fazendo um apelo ao coletivo:

"A nossa equipe começa bem, igual começamos em cima deles. A gente tem que parar um pouco de errar, a equipe toda, o coletivo e cada um assumir as suas responsabilidades, porque sabemos que não é fácil essa situação que estamos vivendo. Acho que cada um de nós, o grupo todo, tem que colocar a cabeça no travesseiro e ver o que é que pode dar mais e o que não pode. A gente precisa sair dessa situação urgente.".

Agora, o elenco rubro-negro terá uma semana inteira para ajustar o time. Os jogadores se reapresentam no Barradão na segunda-feira (24), quando iniciará os treinamentos visando o confronto com o Cruzeiro do próximo domingo (30), no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Postado em 22 de Julho, às 20:17 por Fabio Cruz 0 comentários

Dupla Cristian e Heitor falam sobre a carreira na Criativa On Line

Os soteropolitanos, Cristian e Heitor, estiveram neste sábado 922) na Redação da Criativa On Line e na oportunidade falaram um pouco da carreira musical da dupla que já tem mais de quinze anos de estrada.

Embora com uma vasta experiência no cenário musical, eles ainda não gravaram um cd autoral, porém se apresentam em eventos diversos, barzinhos, aniversários, casamentos, etc.

Postado em 22 de Julho, às 18:18 por Redação Criativa 0 comentários

Próximo




Gutscheine Groupon
Códigos descuento Groupon
Instagram



Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Riviera Amargosa Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 26/07/2017 15:31