Notícias

Cratera na Ilha de Itaparica registra aumento e chega a 78 metros

A cratera que apareceu de forma misteriosa na Vila de Matarandiba, na Ilha de Itaparica, teve seu tamanho aumentado em 6,2 metros no comprimento - chegando a 77,9 metros - e 3,3 metros na largura.

Por outro lado, a profundidade foi reduzida em 50 cm. Os dados foram apresentados na última quarta-feira, 8, pela Dow Química, empresa que explora a área onde está o buraco.

“Ela deve ocorrer até a completa estabilização do terreno, uma vez que, sob o ponto de vista técnico, a tendência é de que as bordas da erosão fiquem do mesmo tamanho que o fundo dela, e hoje a parte inferior possui perímetro maior do que o das bordas superiores.

Por isso, o reforço de não acessar o local é tão importante para a segurança das pessoas”, esclareceu a Dow Química, que tem acompanhado o monitoramento da área.

Segundo dados captados por satélites de alta precisão nos últimos dois anos, o movimento do solo em Matarandiba se mantém estável, sem alterações significativas, assim como as áreas de barragem e de processo da Dow.

Ainda de acordo com as informações do satélite, as áreas ao norte da cratera demonstraram variações isoladas a partir de outubro de 2017.

Micro sensores foram instalados na região para monitorar continuamente qualquer movimentação e qualquer eventual possibilidade de novas ocorrências.

Postado em 15 de Agosto, às 10:14 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Carro derruba poste em acidente na Estação Pirajá Em Salvador

Um carro derrubou um poste de energia elétrica nas imediações da Estação Pirajá, em Salvador, no início da manhã desta quarta-feira (15).

Por conta do acidente, o trânsito está congestionado na região, conforme a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Até às 8h não havia registro de feridos.

O veículo chegou a subir o canteiro, antes de colidir com o equipamento. A frente do carro ficou destruída.

De acordo com a Transalvador, o tráfego é intenso no sentido Campinas de Pirajá e congestiona a Avenida Avelar B. Vilela, Brasilgás e Estrada de Campinas.

O fluxo de veículos é desviado para a Rua do Paquistão, para quem segue da BR-324 e da Rua da Indonésia.

Equipes da superintendência e da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) estão no local, para coordenar a situação.

A energia elétrica da região da Estação Pirajá foi suspensa para realização do reparo.

Postado em 15 de Agosto, às 09:46 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Acidente com motocicleta deixa um ferido em Piatã Salvador

Uma pessoa ficou ferida em um acidente com motocicleta na Avenida Orlando Gomes, no bairro de Piatã, em Salvador, na manhã desta quarta-feira (15).

As informações são da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).
 
De acordo com o órgão de trânsito, o acidente ocorreu no sentido à Avenida Paralela.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Transalvador estão no local.

O órgão de trânsito ainda não tem detalhes das causas do acidente.

Postado em 15 de Agosto, às 09:39 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Delegação da Bahia é destaque no Fórum da Undime em Recife

Começa nesta terça-feira (14) e segue até sexta-feira (17) o Fórum Extraordinário da Undime em Recife e mais uma vez a delegação da Bahia é destaque no evento que visa reunir 1300 pessoas.

Participam do evento, dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias municipais de topo país e a delegação da Bahia está com 95 integrantes.

De acordo com o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da Undime Bahia, Williams Panfile Brandão, a Bahia sempre contou com um grande número de participantes e desta vez não foi diferente.

“Somos a segunda maior delegação neste evento e até a última parcial, estávamos atrás apenas da Paraíba que já tinha chegado aos 120 inscritos”, salienta.

Postado em 14 de Agosto, às 17:08 por Magno Bastos 0 comentários

Mulher tem filho no banco de praça em Lauro de Freitas

Um dia antes de uma jovem dá à luz ao filho no corredor do Hospital Menandro de Farias, uma mulher teve um bebê no banco de uma praça a poucos metros da unidade de saúde, após também não conseguir ser atendida no local, que fica em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

A grávida foi informada pelos funcionários do hospital que não tinha médico obstreta na unidade. O parto foi feito na rua por uma amiga, uma vendedora ambulante e mototaxistas.

Mãe e bebê foram levados, por uma equipe do Samu, para uma unidade de saúde que não foi informada.

A mãe e a criança passam bem.

Ao chegar no hospital, a mulher, que não foi identificada, falou com o segurança da unidade que estava com muitas dores e pediu para ser levada por uma ambulância para outra unidade de saúde onde pudesse ter o bebê.

Após esperar por um tempo na unidade, a grávida, que estava acompanhada de uma amiga, decidiu ir embora.

Com apenas R$ 20 nas mãos, a gestante chegou a solicitar uma corrida para um taxista que estava nas proximidades do hospital, mas ele cobrou R$ 30 pelo serviço e se negou a levar a mulher até outra unidade de saúde.

"A gente chegou no Menandro [hospital] e peguei o documento dela. Da forma que eles [funcionários] estavam, escutando música, falaram que não tinha obstreta.

Mandaram ela voltar para casa. Um hospital desse, grande. Não é só com ela que aconteceu, é com todas as mães. Ela estava com muita dor, não tava mais segurando.

A gente teve que sair do Menandro até o mercado andando, em Lauro de Freitas, na madrugada. Quando a gente chegou no mercado, ela não aguentou a dor, ela pariu", desabafou, Aline Miranda, amiga da gestante.
 

Postado em 14 de Agosto, às 16:22 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Aulões preparatórios para o ENEM serão transmitidos pelo Portal da Educação

Os estudantes que estão na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) poderão acompanhar, ao vivo, pelo Portal da Educação (www.educação.ba.gov.br) os “Aulões ENEM 100%”.

A atividade integra a ação “A Secretaria da Educação vira Escola”, que está acontecendo no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com professores de várias áreas do conhecimento.

Presencialmente, por dia, estarão envolvidos 320 estudantes (160 por turno – matutino e vespertino), totalizando 1.600 alunos durante toda esta semana.

Pelo Portal da Educação, as transmissões acontecerão de quarta a sexta-feira, sempre das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.
 
O objetivo da atividade é contribuir na preparação dos estudantes para as provas do ENEM, que serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro.

Durante os aulões, os professores envolvidos trabalham com apostilas que abordam questões de edições passadas do ENEM.

Além disso, são revisados conteúdos das disciplinas Língua Portuguesa, com as professoras Myrian Sales, Janeide Santos e Bárbara Hust; Redação, com Renato Dórea; Matemática, com os professores Lucas Ribeiro e Fernandes Machado; Física, com Marival Chaves, Luiz Odizo e Zé Roberto; Geografia, com Medson Santos; Filosofia, com Antônio César; Matemática, com Lucas Ribeiro e Fernandes Machado; Química, com Sandre Pereira; Inglês, com Uenderson Jesus; História, com Paulo Serrão; Biologia, com Uelen Moraes; e Educação Física, com Mariolinda Servilho.

Postado em 14 de Agosto, às 16:09 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Paulo Cézar Carpegiani é o novo técnico do Vitória

O Vitória tem um novo técnico: Paulo Cézar Carpegiani. O anúncio foi feito pelo clube na manhã desta terça-feira (14). Com contrato até dezembro, Carpegiani chega a Salvador esta noite e assume o comando do time na Toca do Leão a partir de quarta-feira (15).

Carpegiani, 69 anos, assume o lugar de Vagner Mancini, demitido no dia 29 de julho, após o Vitória ser goleado pelo Atlético-PR por 4x0, na Arena da Baiaxada. De lá pra cá, o Leão foi comandado pelo interino João Burse. Ele este à beira do campo no empate em 1x1 com o Cruzeiro, no Barradão, e na goleada por 4x0 sofrida diante do Grêmio, em Porto Alegre. 

O primeiro compromisso de Carpegiani nesta terceira passagem pela Toca do Leão será contra o Palmeiras, domingo (19), às 16h, no Barradão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 19 pontos, o Vitória é o 16º colocado na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

Carpegiani esteve no rival Bahia recentemente. Ele assumiu o tricolor em outubro do ano passado, tirou o time da zona de rebaixamento do Brasileirão, o classificou para a Copa Sul-Americana, mas acabou não permenecendo no Fazendão para a temporada 2018. 

O último clube do treinador foi o Flamengo. Ele esteve à frente do time carioca de janeiro a março desse ano e foi demitido após três meses de trabalho quando a equipe foi eliminada do estadual. 

DE VOLTA!

Essa será a terceira passagem de Carpegiani pela Toca do Leão. O treinador comandou o Vitória pela primeira vez em 2009, quando comemorou o título estadual e foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil pelo Vasco.

Na ocasião, foi questinado pelos improvisos que fez no time. Acabou demitido em agosto daquele ano durante o Campeonato Brasileiro.

O treinador retornou ao clube na Série B de 2012, quando, ao invés de ficar à beira do campo, assistia aos jogos no camarote do Barradão e passava instruções a seu filho, o auxiliar técnico Rodrigo Carpegiani.

Em outubro, após polêmicas sobre rixa com o elenco, o treinador pediu demissão.

Postado em 14 de Agosto, às 15:53 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Pró-reitor do Ifba é vítima de latrocínio em Salvador

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal da Bahia (Ifba), Anilson Roberto Cerqueira Gomes, foi vítima de latrocínio - roubo seguido de morte - nesta segunda-feira (13) em Salvador. 

O fato foi confirmado pelo gabinete da Reitoria da instituição, que divulgou uma nota direcionada à comunidade do Ifba: "O Ifba lamenta profundamente o ocorrido, ao tempo em que informa que está prestando assistência aos seus familiares, bem como irá acompanhar as investigações policiais para esclarecimento dos fatos".

Além de pró-reitor, Anilson também era professor de desenho técnico na instituição.

Postado em 14 de Agosto, às 11:23 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Festival da Cultura Japonesa de Salvador chega a sua XII edição

O Festival da Cultura Japonesa de Salvador chega à sua XII edição entre os dias 24 e 26 de agosto no Parque de Exposições. Este ano, são comemorados os 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

Música, oficinas culturais, exposições, cultura pop e artes marciais trarão o Japão e toda sua riqueza à Bahia.

O evento, que esse ano ganha mais um dia de programação, tem patrocínio do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura.

Com expectativa de 40 mil visitantes nos três dias de evento, os ingressos promocionais antecipados custam R$12,00, e nos dias do evento R$ 26,00 (inteira) e R$ 13,00 (meia-entrada), com gratuidade para crianças até oito anos.

O Festival traz uma diversificada grade de conteúdo, com entretenimento para todas as idades, nos espaços criança, cultura pop e terceira idade e dois palcos, o Haru e o Natsu.

Manifestações culturais como origami (dobradura de papel), ikebana (arranjo floral) e mangá (histórias em quadrinhos) também estão presentes em oficinas exclusivas.

Postado em 14 de Agosto, às 11:09 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Sociabilidade e Experiência

Conteúdo digital produzido de forma autêntica e verdadeira. Conteúdos que, apesar de (e justamente por serem) centrados em experiências individuais, fazem sentido pra toda uma comunidade.

Esse é o ponto de partida para o bate-papo “Interações Sociais e Comunidades”, que acontecerá no Painel Atitude Digital, a partir das 18 horas do dia 19/08.

Oyoutuber Otávio Albuquerque, do canal Coisas que Nunca Vivi e Evitava Viver, eLuciano Ribeiro, editor do site Papo de Homem, são os convidados da mesa, queterá como mediador o especialista em Interações Sociais, Marcel Ayres.

Além de doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas na linha de Cibercultura (Póscom – UFBA) e professor, Marcel fundou e dirigiu empresas especializadas em digital, tais como a PaperCliQ Comunicação e Estratégia Digital, a SOMMAR Social Media Marketing e a COM Inteligência Digital.

Atualmente é consultor de Marketing Digital e Business Intelligence no Grupo Engenho e sócio da consultoria Hackel, especializada em soluções de educação, inteligência de negócios e tecnologia.

Os convidados da mesa vão falar sobre o impacto que produtores de conteúdo digital e influenciadores têm obtido ao usar suas experiências pessoais como ponto de partida nas interações que estabelecem com sua audiência, construindo relações de proximidade e familiaridade que eram impossíveis fora desse novo contexto social trazido pela hiperconectividade.

A ideia é conversar sobre comunidades e redes colaborativas, perpassando temas como sociabilidade e experiência.

Conhecido no meio como o youtuber mais gente boa do país, Otávio Albuquerque, ou simplesmente Tavião, já trabalhou com arte publicitária e tradução literária, mas ficou conhecido na internet ao criar seu canal de culinária, o Rolê Gourmet, com seu amigo PC Siqueira, tornando-se responsável por um verdadeiro boom de conteúdo culinário no YouTube Brasil.

Fora da cozinha, Otávio foi diretor da Tastemade Brasil, a primeira network global focada em culinária do YouTube, onde gerenciou mais de 50 canais brasileiros do nicho.

Também foi diretor de conteúdo do YouTube Space São Paulo e também trabalhou na construção e abertura do YouTube Space Rio até o fim de 2017, quando se aposentou da vida corporativa.

Em 2015 criou o canal Coisas Que Nunca Vivi e Evitava Viver, onde discorre acerca das coisas que aprende vivendo novas experiências, fazendo links interessantes relacionados a autoconhecimento e evolução pessoal.

Luciano Ribeiro é editor e produtor de conteúdo do site Papo de Homem – uma publicação online que, fundamentada na construção e manutenção de uma comunidade, desenvolveu uma rede colaborativa de produção de conteúdo focado no homem moderno e suas dores.

Enquanto um dos curadores dessa rede de autores voluntários que alimenta o site, Luciano aposta no poder da comunidade e das boas conversas, defendendo a produção de conteúdo que vá além da cultura do entretenimento, sendo capaz de estimular pensamento crítico e ação.

O Painel Atitude Digital é patrocinado pela CAIXA e Governo Federal, sendo uma realização da Icontent, em parceria com o Portal iBahia.com.

Painel Atitude Digital - Big Bata, Cidades Inteligentes, Redes Colaborativas, Representatividade, Comunicação Digital, Influência, Aprendizado, Robótica, Interações Sociais e Comunidades, serão os temas debatidos na primeira edição do Painel Atitude Digital. 

O evento vai estabelecer conversas sobre comportamento e cultura em mesas e oficinas com a participação de nomes locais e nacionais de destaque, que têm contribuído para o estudo do ambiente digital, e suas evoluções.

Ao todo são cinco mesas e duas oficinas, que buscam apresentar conexões entre as mudanças no nosso olhar perante o mundo e as principais tendências da cultura digital. 

Incentivo à cultura - A CAIXA investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências.

A CAIXA Cultural Salvador foi inaugurada em 1999, no prédio datado do século XVII, que já abrigou a antiga Casa de Orações dos Jesuítas e onde, ao longo da história, já trabalharam personalidades como Glauber Rocha, Caetano Veloso e Lina Bo Bardi.

Após ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e restaurada pela CAIXA, a Casa hoje oferece ao público duas galerias de arte, um anfiteatro, um salão para espetáculos, uma sala para eventos e uma sala de oficinas, constituindo importante espaço de difusão cultural localizado no centro de Salvador (BA), com sala para eventos e uma sala de oficinas, constituindo importante espaço de difusão cultural localizado no centro de Salvador.

Postado em 14 de Agosto, às 11:05 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Travessia Salvador-Mar Grande faz parada até às 13h nesta terça-feira

Com maré baixa, o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica sem condições de operar devido à pouca profundidade do canal de navegação.

O período de maré baixa prolongada  começou na última quarta-feira (8) e desde então vem obrigando a travessia a fazer paradas momentâneas diariamente.

Caso ocorra concentração de passageiros devido ao período de parada nesta manhã,  a Astramab informa que serão colocadas embarcações saindo a cada 15 minutos, na retomada do atendimento aos usuários, às 13h. Do contrário, as saídas serão normais, de meia em meia hora.

O último horário saindo de Mar Grande hoje será às 18h30 e de Salvador, às 20h.

Já os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam normalmente nesta terça-feira.

Os próximos horários oferecidos, saindo de Salvador, serão 9h, 10h30 13h. Já as saídas de Morro de São Paulo são às 9h, 11h30, 13h e 14h.

A viagem é direta entre a capital e o Morro e dura 2h20. As passagens podem ser adquiridas nos guichês das concessionárias, no Terminal Náutico e custam R$ 95,20.

Também operam sem restrições hoje as escunas de turismo que fazem o tradicional passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos.

Postado em 14 de Agosto, às 09:44 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

UNINASSAU completa 15 anos de história

A UNINASSAU completa 15 anos de fundação com representação em mais de 50 cidades, nas formas de ensino presencial e EAD.

Com trajetória marcada por conquistas, premiações e trabalho em prol das comunidades, a Instituição firmou-se como uma das principais marcas em ensino superior das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Inicialmente pensada para ser uma faculdade de Direito, a Faculdade Maurício de Nassau foi fundada em 2003, no Recife, com 500 alunos e ofertando seis cursos – Administração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Gestão de Sistemas de Informação, Turismo e Direito – e com a missão de “ser uma instituição educacional formadora de cidadãos competentes, qualificados e preparados para o mercado de trabalho, imbuídos de responsabilidade social e compromissados com a preservação da cultura nacional e com o desenvolvimento sociocultural do Brasil”.

O slogan da primeira campanha, que faz parte da própria marca, é mantido até hoje. “Fazendo parte da sua história” não foi apenas uma frase de impacto, mas é a proposta da Faculdade Maurício de Nassau para cada um de seus alunos. “A UNINASSAU é fruto de um sonho e o resultado de muito trabalho e dedicação. Ela foi pensada em cada detalhe e o apoio de cada profissional que nos ajudou a construir essa Instituição foi fundamental para chegarmos até aqui”, revela Janguiê Diniz, fundador do Centro Universitário e do grupo Ser Educacional.

Em 2006, já consolidada no mercado de educação pernambucano, a UNINASSAU expandiu as fronteiras e abriu sua primeira unidade em terras paraibanas, a Faculdade Maurício de Nassau em Campina Grande. Nos anos seguintes, vieram as cidades de João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luís, Maceió, Aracaju, Belém, Manaus, Salvador, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Caruaru, Petrolina, Garanhuns, entre outras.

Ainda em 2010, a Faculdade Maurício de Nassau se consolidou como uma potência esportiva ao vencer os Jogos Universitários Brasileiros (JUB´s). “Esse é um dos nossos investimentos adicionais. Oferecemos inúmeras bolsas de estudo para atletas e acreditamos que o esporte, aliado à educação, é uma forma de incentivar os jovens a se desenvolver e a adquirir cidadania”, explica o diretor-presidente do grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU, Jânyo Diniz. A vitória no JUB’s também rendeu a instituição o Troféu Eficiência concedido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

As conquistas da UNINASSAU não se encerram por aí. Em 2012, a Instituição recifense recebeu do Ministério da Educação o credenciamento como centro universitário tornando UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau.

A decisão ressaltou o que o mercado já sabia: a Instituição tornou-se pluricurricular, com cursos nas áreas de saúde, exatas e humanas, tanto na graduação como nos cursos tecnológicos e pós-graduação. No mesmo ano, o Centro Universitário teve o curso de Medicina autorizado para funcionamento.

Mais recentemente, o campus obteve nota global 5 no recredenciamento do MEC, tornando-se um dos 11 centros universitários do País a atingir esse nível de excelência. 

Infraestrutura e modelos de aulas dinâmicas, com suporte da tecnologia fazem da Instituição uma referência. “Todos os dias buscamos melhorar em prol de nossos estudantes.

Queremos que cada um deles saia da sala de aula preparado para o mercado de trabalho ou para empreender.

Cada um dos profissionais que atua na UNINASSAU tem orgulho de trabalhar aqui”, comenta o Reitor da Instituição, Antônio Neto.

Há mais de 10 anos líder em prêmios recall de marcas, a UNINASSAU já formou milhares de profissionais para o mercado de trabalho e investe, fortemente, em ações sociais através do Instituto Ser Educacional.

Em 2017, a Instituição passou a ser a única no Brasil a ter cadeira cativa na ONU – Organização das Nações Unidas, graças aos projetos como Praia Sem Barreiras, Mães produtivas, Faculdade na Comunidade, Trote Legal, entre outros.

“Não queremos apenas formar profissionais para o mercado, nos preocupamos em tornar nossos estudantes agentes multiplicadores do bem. Estamos sempre trabalhando para amanhã sermos melhores que hoje”, enfatiza Jânyo.  

“Chegamos onde estamos graças à conjunção de esforços, graças aos profissionais que integram nosso time: pessoas que se preocupam em construir o futuro de nossos jovens estudantes e de nosso país.

Pessoas que, por méritos próprios, por sua elevada formação ética, profissional e moral tornaram-se os nossos referenciais, os símbolos que orientam as nossas ações”, finalizou Janguiê.

Postado em 14 de Agosto, às 09:23 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Praça de alimentação do aeroporto de Salvador ficará fechada por conta de obras

A praça de alimentação do aeroporto de Salvador ficará fechada à noite, por cerca de três meses.

A informação é da VINCI Airports, concessionária que administra o terminal.

Com a mudança, a praça vai funcionar das 6h às 21h, entre os dias 10 de agosto e 1º de novembro.

A alteração faz parte das obras de ampliação e modernização do terminal de passageiros.

A Vinci informou que também estão entre as mudanças a integração e o reposicionamento da área de pré-embarque, que passará do primeiro para o segundo pavimento.

A partir de outubro de 2019, nove portais de inspeção de segurança, que incluem raio-x e scanner corporal, serão instalados acima da atual praça de alimentação, e funcionarão, de forma unificada, para acesso tanto de passageiros de voos domésticos quanto internacionais.

Obras
 
As mudanças fazem parte do cronograma de obras previsto no contrato de concessão do Aeroporto em que a Vinci assumiu a gestão das operações no terminal.

As obras, segundo a concessionária, estão divididas em duas fases (1B e 1C), nos próximos quatro anos.

A primeira foi iniciada em abril de 2018 e tem previsão de conclusão em outubro de 2019.

A segunda tem conclusão prevista para outubro de 2021.

A primeira fase envolve ampliação do terminal de passageiros existente, mudanças no embarque e desembarque, reforma de banheiros e fraldários, melhorias na sinalização, instalação de novos sistemas de ar condicionado e ventilação, além da adequação na infraestrutura na área das aeronaves.

Postado em 14 de Agosto, às 08:53 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Presidente do PRTB de Alagoinhas será vice de João Henrique

Após o PSL retirar a indicação do vice para a chapa de João Henrique, candidato ao governo do Estado, o presidente estadual do PRTB, Rogério Da Luz, informou ao bahia.ba que a advogada Antônia Maria dos Santos vai ocupar o posto.

Conforme o dirigente, Antônia Maria é presidente do PRTB em Alagoinhas e nunca disputou nenhuma eleição.

Postado em 13 de Agosto, às 17:44 por Magno Bastos 0 comentários

Aulão 100% durante a semana no Centro Administrativo em Salvador

A sala de aula mudou de lugar, nesta segunda-feira (13), para os estudantes do 3ª ano do Ensino Médio dos colégios estaduais Luís Viana (Brotas), Thales de Azevedo (Costa Azul), Edvaldo Brandão Correia (Cajazeira IV) e Vitor Soares (Cidade Baixa), em Salvador, que lotaram o auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) para participar do “Aulões ENEM 100%”.

A atividade integra a ação “A Secretaria da Educação vira Escola”, que teve início nesta segunda-feira e prossegue até sexta (17). 

O estudante Willian Costa, 16, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão, um dos mais atentos à aula do professor Marival Chaves, de Física, a primeira da grade de aula do dia, deu sua opinião sobre a iniciativa.

“Estou gostando muito. Física é uma das disciplinas que mais me identifico, além de Matemática e Química.

Para nós, que vamos fazer o ENEM, é uma oportunidade de ganhar mais conhecimentos e tirar dúvidas”, disse o aluno, que pretende entrar para a área de Engenharia Mecatrônica.

 

As colegas Juliana Félix, 17, e Laís Santos, 18, do Colégio Estadual Thales de Azevedo, também se mostravam animadas com um formato de integração do projeto, cujo foco são as competências cognitivas e socioemocionais.

“É um espaço importante para estarmos dialogando sobre o aprendizado de conteúdos que são exigidos nas provas do ENEM.

Aqui temos a oportunidade da troca com os colegas e isto é importante para o nosso aprendizado”, destacou Laís, que é líder de classe em sua escola. Juliana completou: “Pretendo fazer Direito e este projeto contribui para virmos a ser profissionais diferenciados”.

A professora de Língua Portuguesa, Halana Borges, que acompanhava Juliana e Laís, falou sobre o trabalho que é realizado no Thales de Azevedo e sobre os Aulões ENEM 100% para consolidar o processo de ensino e aprendizagem.

“Na nossa unidade, trabalhamos com os nossos alunos para que eles pensem em ENEM fora da caixinha para que eles se sintam fortalecidos.

Então, este projeto vem para somar e consolidar a nossa proposta de motivá-los de forma diferenciada”.

Ampliar as oportunidades – O primeiro aulão do projeto ENEM 100% 2018 foi realizado em junho, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), e em setembro e outubro outros serão promovidos pela Secretaria da Educação para a qualificação dos estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos dias 4 e 11 de novembro. 

Participarão dos aulões estudantes de 40 colégios estaduais, que terão a oportunidade de revisar conteúdos das disciplinas Língua Portuguesa, com as professoras Myrian Sales, Janeide Santos e Bárbara Hust; Redação, com Renato Dórea; Matemática, com os professores Lucas Ribeiro e Fernandes Machado; Física, com Marival Chaves, Luiz Odizo e Zé Roberto; Geografia, com Medson Santos; Filosofia, com Antônio César; Matemática, com Lucas Ribeiro e Fernandes Machado; Química, com Sandre Pereira; Inglês, com Uenderson Jesus; História, com Paulo Serrão; Biologia, com Uelen Moraes; e Educação Física, com Mariolinda Servilho. 

Sobre o ENEM 100%  - O projeto tem como finalidade orientar, mobilizar e fomentar a participação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, com foco na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A ação está organizada em cinco etapas: Mobilização nas unidades escolares; inscrição e registro dos inscritos; fortalecimento das aprendizagens: Redijaê e Aulões; apoio logístico para a realização das provas; e divulgação dos aprovados.

Postado em 13 de Agosto, às 16:18 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Em Salvador adolescentes discutem a Fake News e seus impactos

A propagação de notícias falsas na internet é um quadro que mobiliza discussão em todo o mundo e, com o objetivo de alertar os alunos sobre o tema, o Colégio Integral promoverá na próxima quinta-feira, dia 16, o aulão “Fake News, o processo da notícia falsa de um modo geral”.

Durante a discussão, especialistas irão abordar aspectos do tema como: as questões jurídicas e dos crimes digitais; a utilização da Fake News nas redes sociais no aspecto político das eleições desse ano 2018; além de abordar os acontecimentos registrados nos Estados Unidos, os reflexos da eleição de Donald Trump e o que pode acontecer se isso for utilizado no Brasil esse ano no processo eleitoral.

O primeiro é Clemens Villa-boas, graduando em Direito pela UFBA e pesquisador a área de políticas e orçamentos públicos e a efetividades frente aos direitos fundamentais.

Ele tem experiência na área de arbitragem e mediação com pesquisas em campos através do Observatório da Pacificação Social o qual é um projeto da Faculdade de Direito da UFBA e atua no escritório Maroni Calmon Advogados Associados, além de prestar serviço voluntário ao Ministério Público do Estado da Bahia.

Villa-boas é ainda fundador do Centro de Projetos Jurídicos e Sociais (CPJUS), cujo objetivo é estimular a educação, transparência e o exercício de direitos fundamentais.
 
Outro ex-aluno do Colégio Integral que discutirá com os estudantes os impactos da Fake News será Leandro Teixeira Pitanga Caria, graduando em Direito pela Universidade do Estado da Bahia e coordenador do curso de reforço de Olho na Redação.

Ex-presidente do Diretório Acadêmico Cosme de Farias (Entidade estudantil representativa da faculdade de direito da UNEB – Campus XIX) na gestão 2016-2017, ele é o atual presidente da Associação Atlética Acadêmica Estadual de Direito (Entidade estudantil esportiva e entretenimento da faculdade de Direito da UNEB de Salvador e Camaçari), na gestão 2017 – 2018.

Postado em 13 de Agosto, às 15:24 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Rui Costa registra candidatura no TRE e entrega o PGP 2018

O candidato à reeleição ao Governo da Bahia, Rui Costa (PT), registrou na manhã desta segunda-feira (13), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no CAB, a chapa majoritária da coligação "Mais Trabalho por Toda a Bahia", e entregou o Programa de Governo Participativo - PGP 2018.

Construção coletiva da população, representada nas organizações sociais, culturais, partidárias, religiosas, acadêmicas e econômicas, o documento consolida a política participativa e descentralizadora na elaboração de políticas públicas. 

Ao lado dos pré-candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), Rui Costa apresentou o documento como fruto do esforço realizado por mais de 40 mil pessoas de todas as regiões do estado, empenhadas em pensar a Bahia mais inclusiva, competitiva e eficiente.

Os compromissos firmados em 2014 nortearam nosso trabalho e nos tornamos o Governo que mais cumpriu promessas no Brasil, segundo o maior portal de notícias do País.

Agora, vamos repetir essa fórmula”, afirmou o candidato à reeleição. 

Mais sobre o PGP 

O documento, com cerca de 80 páginas, está estruturado em três eixos: “desenvolvimento com igualdade, equidade e justiça social.

Por uma Bahia mais feliz”; “desenvolvimento econômico com ciência, tecnologia, inovação e gestão do conhecimento. Por uma Bahia mais forte”; e “participação popular, controle social e gestão pública eficiente”. 

O PGP 2018 tem estrutura formada como uma exposição transparente e objetiva das proposições programáticas, considerando as escolhas estratégicas e responsáveis diante do cenário político e econômico para o próximo quadriênio.

Após quatro anos de elaboração do primeiro programa de governo, a Caravana pela Bahia circulou pelo estado, mobilizando e escutando proposições para a construção de um novo cenário. Entre os dias 7 de julho e 2 de agosto, foram percorridos mais de 6,5 mil quilômetros.

Nesse período, Rui reuniu cerca de 40 mil pessoas em 18 cidades: Lauro de Freitas, Alagoinhas, Paulo Afonso, Juazeiro, Irecê, Miguel Calmon, Itaberaba, Guanambi, Brumado, Vitória da Conquista, Jequié, Salvador, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Barreiras.  

O conteúdo ganhou forma pelas mãos do povo dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, que ofereceu contribuições a partir de redes sociais, do site (www.pgpbahia.com.br), em colaboração programática dos partidos da coligação, plenárias nos territórios das caravanas e reuniões setoriais realizadas em Salvador, com grupos focais nas diversas dimensões do desenvolvimento. 

Participaram representações dos partidos políticos da coligação, da sociedade civil, empresários, comerciantes, gestores públicos, dirigentes de organizações, movimentos sociais e sindicais, dirigentes de colegiados territoriais, consórcios públicos, lideranças políticas, parlamentares e público em geral. 

Coligação 

Quatorze partidos compõem a coligação da chapa majoritária: PT, PSB, PSD, PP, PC do B, PR, PDT, PRP, PMB, PTC, PMN, Podemos, Avante e Pros.

Os números dos candidatos serão 13 para Rui Costa e João Leão, 130 para Jaques Wagner e 555 para Angelo Coronel.

Postado em 13 de Agosto, às 15:10 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Flipelô em Salvador chega ao fim com muitos debates e gastronômia

O encerramento da 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô, neste domingo 12, levou ao Centro Histórico e as suas famosas ladeiras, a presença, quase maciça, de pais e filhos, que foram se divertir e rever um dos lugares mais conhecidos e visitados do País e do Mundo. 

Professor de Língua Portuguesa, Diógenes Rigaud, 37 anos, era um dos pais felizes em trazer o filho para conhecer a festa literária. “Na primeira, ano passado, não tivemos oportunidade para estarmos aqui. Tínhamos viajado em férias. Mas, este ano, não abrimos mão.Mesmo sendo o último dia do evento”, revela, enquanto carregava o filho João para mais uma sessão de fotos.

Professora de Matemática, a esposa Consuelo tem a mesma opinião do marido. “Queríamos trazer o João para travar os seus primeiros conhecimentos com a literatura. Uma vez que, ela é importante na vida de qualquer ser humano”. 

Juntos, expõem todos os motivos da visita, em família, ao Pelourinho. “Este ambiente é ideal na formação do conhecimento. A diversidade das apresentações favorece a aprendizagem nos seus mais diversos mecanismos da linguagem. A Flipelô traz esse e outros conhecimentos às pessoas, além do próprio lugar ser um espaço magnifico cheio de magia e história”. 

Postado em 13 de Agosto, às 10:59 por Magno Bastos 0 comentários

Rui Costa registra candidatura e programa de Governo nesta segunda-feira (13)

A candidatura do governador Rui Costa à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores será registrada às 9h desta segunda-feira, dia 13, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Ao lado dos candidatos a vice-governador, João Leão (PP); e senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD);

A coligação “Mais Trabalho Por Toda a Bahia” é formada pelo PT, PSB, PSD, PP, PC do B, PR, PDT, PRP, PMB, PTC, PMN, Podemos, Avante e Pros. 
 
Seguindo a agenda da semana, na quinta (16), às 22h, Rui participa do debate da TV Band e na sexta-feira (17), inicia a Correria pela Bahia.

No primeiro fim de semana em viagem pelo interior ele vai a 17 cidades, começando por Jacobina na sexta e encerrando por Santa Bárbara no domingo (19).

Postado em 13 de Agosto, às 09:28 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Travessia Salvador-Mar Grande para às 8h e retomará ao meio dia

A travessia Salvador-Mar Grande suspenderá as operações nesta segunda-feira (13) às 8h e só retomará o serviço ao meio dia.

Nesta segunda-feira, a travessia in iciou as operações às 5h e vinha registrando bom movimento de embarque no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, devido ao retorno de usuários que foram passar o final de semana na Ilha de Itaparica.

A parada de quatro horas nesta manhã ocorre mais uma vez por conta do período de maré baixa prolongada, que interfere nas operações do Terminal de Vera Cruz, onde a profundidade do canal de navegação é insuficiente.

Após o período de parada, a expectativa é de que as oito embarcações que estarão em tráfego atendam fazendo saídas de meia em meia hora dos terminais, ou a cada 15 minutos, caso a demanda de passageiros exija.

O último horário saindo de Salvador hoje será às 19h30 e não às 20h, também devido à maré baixa. Já de Mar Grande para a capital a última lancha sairá às 18h30. 

Morro de São Paulo - A linha Salvador-Morro de São Paulo opera sem restrições nesta segunda-feira, com previsão de movimento maior também no retorno para a capital, já que muitos turistas se deslocaram para o final de semana na Ilha de Tinharé. 

Voltando do Morro, passageiros encontram embarcações às 9h, 11h30, 13h e 14h.

As escunas de passeio às ilhas da Baía de Todos-os-Santos operam normalmente e a partir das 9h zarpam do Terminal Náutico para o tour pelas ilhas da Baía de Todos os Santos, retornando a Salvador às 17h30.

Postado em 13 de Agosto, às 06:33 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Piemonte do Paraguaçú Recôncavo Baiano Salvador e RMS Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 15/08/2018 10:37