Notícias

HRSAJ recebe prêmio de reconhecimento do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) recebeu nesta terça-feira (24), no auditório do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, o certificado CIHDOTT Nota 10 pelo serviço desempenhado no processo de doação e transplante de órgãos no ano de 2017.

A entrega do prêmio foi feita pela coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia, Rita de Cássia, durante o III Encontro da Central de Transplantes, Organização de Procura de Órgãos (OPOs) e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CHIDOTT) da Bahia.

Representante do HRSAJ durante a premiação, a enfermeira coordenadora da UTI e da CIHDOTT, Louise Andrade, agradeceu a entrega do prêmio e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na unidade.

“Este prêmio simboliza a nossa dedicação à captação de órgãos no ano de 2017 e é um estímulo para que continuemos fazendo um trabalho cada vez melhor e que beneficie ainda mais vidas”, afirmou.

Em 2017, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus realizou duas captações de córneas e cinco captações múltiplas de órgãos.

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o Brasil se destaca mundialmente pelo número de transplantes realizados, assim como por possuir o maior sistema público de transplantes, o que assegura a realização de todos os procedimentos de transplante pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 Mais informações sobre doação e transplante de órgãos podem ser obtidas em www.saude.ba.gov.br/transplantes/

Postado em 26 de Abril, às 10:51 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Moto é roubada no centro da cidade de Santo Antônio de Jesus

Uma moto foi furtada na tarde desta quarta-feira (25/04), na Avenida Governador Roberto Santos em Santo Antônio de Jesus. A proprietária deixou a moto CG 125 Fan, placa OUU 7211, em frente ao Shopping Itaguari, por volta das 09h, e ao retornar não a encontrou mais no local.

Postado em 26 de Abril, às 10:11 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Santo Antônio está proibido de contratar artistas para o São João

O promotor Público da 5ª Promotoria de Santo Antônio de Jesus, João Manuel, falou sobre o processo de fiscalização ao qual está sujeito o São João de Santo Antônio de Jesus. Segundo Dr. João, devido aos diversos problemas que foram identificados em festejos anteriores, como nos anos de 2013, 2014 e 2015, foram deflagradas uma Ação Penal e uma Ação Civil Pública administrativa por improbidade administrativa.

Segundo o mesmo, as irregularidades levaram o MP (Ministério Público) a ajuizar as ações penais que versam principalmente a respeito dos moldes de contratação de bandas. “Em razão dessas series de irregularidades, em 2016 o MP através da 5ª promotoria de Justiça ajuizou uma ação civil pública que se encontra em tramite na 3ª Vara daqui da Comarca através da qual o MP requeira ao judiciário que proibisse o município de Santo Antônio de Jesus de realizar contratações de artistas e bandas através de intermediários.

A liminar que foi requerida pelo MP foi deferida pela 3ª Vara Civil dessa Comarca. Essa liminar continua vaga e o município está terminantemente proibido, desde o ano de 2016, de realizar contratações de artistas através de intermediários. Sendo obrigado a realizar essas contratações diretamente com os artistas ou com seus empresários exclusivos”, disse.

O mesmo ainda informou que para 2018 já foi instaurado um procedimento para apurar os processos de contratação da prefeitura. “Para esse ano de 2018, o MP já instaurou um procedimento com a finalidade de apurar de maneira preventiva a forma como as contratações vão ser realizadas aqui pela prefeitura de Santo Antônio de Jesus”, explicou.

Ao ser questionado sobre os processos anteriores, o mesmo informou que os processos são respondidos pelos gestores que assumiam a prefeitura a época. “As irregularidades que aconteceram e que foram apuradas nos festejos juninos dos anos anteriores quem responde são os gestores daquele período”, concluiu.

Postado em 26 de Abril, às 10:04 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Jovem é morto a tiros no bairro Amparo em Santo Antônio de Jesus

Um jovem identificado como Sávio foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (25), na Rua das Oficinas no bairro Amparo em Santo Antônio de Jesus.

A vítima que residia no bairro Andaiá estava a bordo de uma bicicleta quando foi atingido por disparos de arma de fogo vindo a óbito no local. A autoria e motivação do crime serão investigadas pela polícia.

Postado em 25 de Abril, às 22:22 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Moradores reclamam das condições de estrada em Santo Antônio

Moradores do povoado do “53” e comunidades vizinhas, zona rural de Santo Antônio de Jesus, toda vez que chove, enfrentam dificuldades para trafegar com veículos na estrada da localidade.

Em contato, uma moradora informou que nesta última segunda-feira (23/04), despejaram na ladeira do “53”, três caçambas de um material que seria cascalho, mas esse material se transformou em lama, piorando ainda mais a situação dos moradores, principalmente dos estudantes, que vão de segunda a sexta para a cidade.

Postado em 25 de Abril, às 16:09 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Santoantoniense é eleita Miss Plus Size do Vitória em concurso

Neste domingo (22), foi realizado em Salvador pela PB Produções, dirigida pela produtora de eventos Priscila Batista, idealizadora do projeto, em parceria com Paulo Arcanjo e Adriana Santos, coordenadores do movimento Vaitergorda, o concurso virtual que elegeu as Musas e Miss na Categoria Plus Size do EC Bahia e EC Vitória.

Thaís Galvão (37) de Ilhéus, e Thaís Carine (26) foram as eleitas do Bahia juntamente com Anna Paula (40) e Ysla Scolfilds ( 26), de Santo Antônio de Jesus, foram as eleitas do Vitória.

Os seguidores das candidatas tiveram das 21:30 do último sábado até o mesmo horário do domingo para votarem nas suas candidatas prediletas numa disputa acirrada! Um verdadeiro BaVi!

O concurso visa empoderar mulheres, e busca o incentivo à autoestima da mulher gorda porque "Acreditamos que toda mulher tem uma Musa dentro de si e isso não depende de estereótipos e nem de padrões." Afirma Priscila Batista e Paulo Arcanjo.

A musa Ysla Scofield tem 26 anos, Missplussize do Vitoria e representa a região Recôncavo da Bahia, de Santo Antônio de Jesus.

Postado em 25 de Abril, às 11:47 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Integrantes de ocupação fazem protesto em Santo Antonio

Os integrantes de uma ocupação próxima ao clube dos mil, na cidade de Santo Antônio de Jesus, estão em frente à prefeitura municipal, nesta terça-feira (24), para reivindicar que seja feita a desapropriação do imóvel ocupado e a destinação da área para criação de um bairro popular. 

A área, que está ocupada por cerca de mil famílias de baixa renda, já foi objeto de uma liminar de reintegração de posse concedida pela justiça e, de acordo com os ocupantes, a única chance de reverter o despejo é a aquisição da área pela prefeitura.

Confira a Nota dos ocupantes:

Na cidade de Santo Antônio de Jesus o preço de um pedaço de terra torna impossível a compra por parte das famílias de trabalhadores e trabalhadoras. No mesmo caminho, os aluguéis são extremamente caros, e quando as famílias conseguem pagar ficam prejudicadas no atendimento de outras necessidades, como alimentação, transporte, saúde, educação, lazer. Os programas de habitação popular são totalmente insuficientes para atender o direito à moradia das famílias de baixa renda, e muitas vezes são implantados sem atender aos que mais precisam.

De outro lado, nós temos uma cidade que só cresce com a construção de novos loteamentos e condomínios de luxo (a maioria fechados e de acesso exclusivo) para as pessoas de alta renda. Uma cidade cheia de grandes terrenos sem utilização nenhuma, servindo apenas para engordar os bolsos dos grandes empresários.

Ou seja, vemos o povo se apertando em pequenos espaços de terra, enquanto uma minoria privilegiada tem na terra um meio pra ficar ainda mais rica, sem dar a ela nenhuma função produtiva ou social. Descumprem assim o que está na Constituição Federal, que diz que toda propriedade urbana ou rural deve cumprir sua função social.

Diante dessa realidade, a ocupação, feita de forma pacífica, de uma grande área próxima ao clube dos mil, que estava abandonada há mais de 40 anos, sem nenhum tipo de uso pelo suposto proprietário, é uma forma legítima de reivindicar que as autoridades assumam seu dever de garantir o direito à moradia para a população de Santo Antônio de Jesus.

São cerca de mil famílias que hoje alimentam a esperança de ter seu pedaço de terra para plantar alimentos e criar seus filhos, que já começaram a dar um uso social e com preocupações ambientais a um terreno que só servia para ações ilegais, como derrubada de árvores, extração ilegal de areia, entre outras.

Diferente do que alguns andam dizendo, não somos aproveitadores, nem baderneiros. Somos famílias se organizando e exercendo sua cidadania para acessar direitos. Somos santoantonienses cansados de esperar pelas promessas eleitorais de vereadores, prefeitos, deputados e etc. Somos o povo em luta pelo direito de dar condições de vida digna aos nossos filhos e filhas.

Por tudo isso, queremos contar com o apoio dos que acreditam que é possível construir uma cidade democrática, justa e sem desigualdade. Por tudo isso, estamos unidos e organizados para reivindicar que o Poder Público tome todas as medidas necessárias para garantir nosso direito à terra e à moradia.

Queremos que o Poder Público cumpra seu dever, adquira a área (por exemplo, por meio da desapropriação de interesse social) e nos ajude a criar o loteamento mais democrático que essa cidade já viu, que nos ajude a construir um bairro popular com habitações dignas, com praças, quadras de esporte, postos de saúde, escolas, creches, áreas verdes e tudo que temos direito.

Vamos continuar lutando pelo cumprimento da função social das grandes propriedade urbanas e pelo nosso direito à terra e à moradia! Vamos continuar lutando para criar o bairro popular mais bonito, democrático e digno que Santo Antônio já teve!!

Postado em 24 de Abril, às 15:46 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Carro capota na Avenida Luis Viana em Santo Antônio de Jesus

Um carro capotou na noite deste domingo (22/04) na Avenida Luis Viana, próximo ao depósito da São Luis, em Santo Antônio de Jesus.

O condutor do veículo Fiat Palio, cor cinza, placa JQQ-7630, licensa de Santo Antônio de Jesus, perdeu o controle da direção, virando em seguinda. No acidente, o veículo Nissan March, cor branca, placa OZD-7835, licença de Salvador, que estava estacionado, foi atingido na lateral.

O codutor do Fiat Palio de prenome Lucas, que trabalha em uma retífica e reside no bairro do Andaiá, sofreu pancadas e escoriações, foi socorrido por uma equipe do SAMU e levado para o Hospital Regional. 

Postado em 23 de Abril, às 08:54 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Motociclista se acidenta em São Miguel e é socorrido para o HRSAJ

Na manhã deste domingo (22) um acidente foi registrado da Rua São Roque em São Miguel das Matas, envolvendo uma motocicleta.

O motociclista subia a rua com destino à Avenida Rui Barbosa no Bairro do Onha e acabou caindo, sofrendo uma lesão na cabeça.

Ele foi socorrido por uma equipe médica do Posto de Saúde Eduardo Santos e posteriormente encaminhado para HRSAJ (Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus).

Postado em 22 de Abril, às 16:37 por Redação 0 comentários

Em lançamento em Amargosa, Dal faz agradecimento e escolha do PCdoB

O empresário Adalberto Barreto, Dal, lançou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PCdoB na tarde deste sábado (21) no Vale Shopping em Amargosa.

Em entrevista ao Portal Criativa On Line, Dal, disse que estava muito feliz com a recepção das pessoas."Uma emoção incontrolável, muito feliz mesmo, muito carinho, muito obrigado ao povo de Amargosa e região. Estou muito satisfeito." Disse.

Perguntado sobre a escolha ao PCdoB, ele disse que é um partido parceiro desde 2016. "Um partido de pessoas íntegras, pessoas sérias, não estão envolvidos em corrupções, então essa foi a maior escolha que a gente fez, estou muito satisfeito."

Adalberto ainda confirmou que está na base do governo Rui junto com o PCdoB e ainda falou do apoio que tem em Amargosa, inclusive do ex-prefeito Rosalvinho Sales.

Assista a entrevista completa abaixo:


Veja Também: Empresário Dal lança em Amargosa pré-candidatura a deputado estadual

Postado em 21 de Abril, às 19:46 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Empresário Dal lança em Amargosa pré-candidatura a deputado estadual

O empresário Adalberto Barreto, Dal, lançou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PCdoB.

A cerimônia de lançamento aconteceu na tarde deste sábado (21) no Vale Shopping  na cidade de Amargosa e reuniu a população local e de toda Bahia.

Várias lideranças  políticas estiveram presentes da região do Vale do Jiquiriça, Reconcavo Baiano, Chapada, Baixo Sul, centro oeste e outras regiões da Bahia.

Assista entrevista completa abaixo:

Postado em 21 de Abril, às 16:53 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Jovem desaparecido já foi encontrado Santo Antonio de Jesus

O jovem Gabrile de 15 anos de Santo Antonio de Jesus que estava desaparecido foi encontrado na manhã deste sábado (21), A famílai não tinha notíci do garoto desde a tarde desta quinta-feira (19).

Ele é filho da professora Núbia que trabalha no Colégio Professora Marlene Santos na localidade da Muquiba.

Não há informações sobre os motivos do desaparecimento do adolescente.

Postado em 20 de Abril, às 16:36 por Magno Bastos 0 comentários

HRSAJ abre inscrições para processo seletivo na próxima segunda-feira (23)

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) abrirá inscrições para processo seletivo para Jovem Aprendiz na próxima segunda-feira (23). As inscrições seguem até o dia 25.

Para se inscrever, o candidato deve ter o segundo grau completo ou estar cursando a partir do primeiro ano do ensino médio, além de ter entre 18 e 22 anos. As entregas de currículos devem ser feitas na portaria administrativa do hospital.
O HRSAJ está localizado no endereço Rua Cosme e Damião s/n, Andaiá – Santo Antonio de Jesus – Bahia, CEP 44.570-000.

Postado em 20 de Abril, às 14:30 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Municípios baianos têm queda de 13% na receita do Fundo de Participação

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de receita para 80% das cidades baianas, registrou uma queda de 13% no segundo decênio deste mês de abril, comparado com o mesmo período do ano anterior. Os dados fornecidos pela Secretária do Tesouro Nacional – STN, não acrescentam à retração perdas inflacionárias que elevaria o percentual da queda no repasse.

Para ter uma noção, um município com coeficiente 0.6 (com até 10 mil habitantes) recebeu na segunda parcela de repasse, em abril de 2017, a quantia de R$ 78 mil. Este ano, no mesmo período, estão sendo repassados R$67 mil. “Essa queda brusca dificulta qualquer intenção das prefeituras em manter um planejamento ou uma gestão equilibrada”, afirmou o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

O gestor também destaca que a retração econômica afetou em cheio os municípios. “Essa receita é basicamente formada do Imposto de Renda e Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI), quando cai o consumo e aumenta o desemprego, são os municípios que pagam a conta. Não dá pra falar em melhora da economia se nossa receita só despenca”, bradou Ribeiro.

O presidente da UPB já articula, para o mês de maio, a ida dos prefeitos baianos à capital federal para fazer coro com gestores de todos os estados brasileiros na XXI Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. O evento que costuma trazer conquistas às prefeituras, esta edição tem na pauta prioritária a atualização dos programas federais pelo índice oficial de inflação; o debate sobre os pisos salariais do magistério e dos agentes comunitários de saúde e combate a endemias; obras paralisadas; e no judiciário a Lei dos Royalties – 12.734/2012, que aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal sobre liminar concedida na ADI 4917.

Postado em 20 de Abril, às 10:14 por Carlos Quintino 0 comentários

Desligamento programado de energia em Santo Antonio de Jesus

A Coelba informa à população de SANTO ANTONIO DE JESUS que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica neste Domingo dia 22 de Abril de 2018 das 09h 00min às 16h 30min. Serão atingidas as seguintes localidades:

AVENIDA DO DESTERRO, AVENIDA JOÃO MALTA, LOTEAMENTO TAMARINEIRO, RUA BELO HORIZONTE, RUA DA CONCEIÇÃO, RUA DO SOSSEGO, RUA FIRMINO R DE ALMEIDA, RUA PLINIO GOMCALVES,RUA SÃO FRANCISCO, RUA SÃO JORGE, RUA WELLINGTON FIGUEIREDO, 1 TRAVESSA DO DESTERRO, TRAVESSA WELLINGTON FIGUEIREDO, TRAVESSA DA CORRIDA, TRAVESSA SÃO JORGE. 

 

Postado em 20 de Abril, às 10:08 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Carros roubados em SAJ são recuperados em Jaguaripe

Policiais Civis da 4ª Coorpin e policiais militares de Jaguaripe recuperaram, na tarde desta quarta-feira (18/04), dois veículos que foram roubados em Santo Antônio de Jesus, e estavam abandonados dentro de um matagal, na localidade do Cachaço, zona rural de Jaguaripe, no Recôncavo baiano.

O Fiat Freemont, placa PJI-2976, licença de Ipiaú, foi tomado de assalto na noite de segunda-feira, dia 09/04, no bairro do Andaiá. Já o Fiat Argo, placa PKU-1142, foi roubado na Maria Preta na segunda-feira, dia 16/04. Familiares do proprietário do Argo chegaram a fazer uma campanha na internet para localizar o veículo.

Durante a ação policial, alguns suspeitos chegaram em um veículo Prisma, placa PJU-5934, mas ao perceberem a presença da polícia, abandonaram o referido veículo adentrando ao matagal. Os 3 carros tinham restrição de roubo.

Postado em 19 de Abril, às 09:26 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Vereador Chispita passa mal e é socorrido pelo SAMU em Santo Antonio

Na da tarde desta terça-feira (17), o vereador Marcus Muniz, o Chispita (DEM), foi hospitalizado após se sentir mal em sua residência.

De acordo com informações, após o edil sofrer com dificuldades para andar, familiares solicitaram atendimento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que prestaram os primeiros socorros e o levaram para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas posteriormente, foi encaminharam para uma unidade de saúde do Hospital Incar.

 

Postado em 18 de Abril, às 15:13 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Um assaltante morre e outro fica ferido na localidade do Capão em Laje

Na noite desta terça-feira (17) quatro homens acusados de assaltos em Santo Antonio de Jesus, empreenderam fuga via BR 101 e durante a perseguição policial, eles capotaram o veículo na localidade do Capão, zona rural do município de Laje. Um deles veio a óbito no local e outros foi encaminhado em estado grave para o HRSAJ em estado grave.

De acordo com a Cicom, os assaltantes estavam num Chevrolet Prisma prata e teriam roubado um Fiat Argo placa PKU 1142 e seguiram sentido a Boa Vista. Ao tomar conhecimento a polícia seguiu em diligência. O grupo era formado por quatro acusados e dois deles fugiram logo após o acidente.

Antes do capotamento, os bandidos armados teriam também assaltado clientes de um bar levando os pertences e ainda tentaram tomar uma moto de um morador.

A vítima fatal será encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), de Santo Antônio de Jesus pela Polícia.

Postado em 18 de Abril, às 08:20 por Redação Criativa 0 comentários

Princípio de incêndio em motor de carro assusta motorista em SAJ

Um veículo teve princípio de incêndio na tarde desta terça-feira (17), na Praça Félix Gaspar em Santo Antônio de Jesus. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra populares ajudando a apagar as chamas no carro modelo Fiesta.

A fumaça se espalhou pelo local. Segundo informações de testemunhas, não houve feridos e o Corpo de Bombeiros compareceu ao local para controlar o fogo. A motivação não foi divulgada.

Postado em 17 de Abril, às 16:22 por Ivanildo Bastos 0 comentários

UFRB divulga calendário e procedimentos para matrícula web 2018.1

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), divulga o calendário e procedimentos para matrícula web 2018.1. Todos os estudantes dos cursos de graduação a partir do segundo semestre letivo devem efetuar a matrícula, por meio do Portal do Discente no Sistema de Gestão das Atividades Acadêmica (SIGAA). Os calouros não participam, uma vez que são automaticamente matriculados em disciplinas do primeiro semestre do curso. Confira as etapas:

1ª etapa – Confirmação pelo estudante via web:

Período: 17/4 a 23/4.

2ª etapa – Ajuste de componentes via web:

Período: 27/4 a 2/5.

Ajuste presencial de inscrição em componentes curriculares nos colegiados dos cursos:

Período: 27/4 a 2/5.

Ordem de solicitação de matrícula - Na matrícula web a ordem de solicitação não é critério de classificação para as vagas ofertadas independentemente da solicitação ter sido realizada no início ou no final do período de matrícula. O que é levado em conta para a classificação é estar semestralizado e o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

Sabendo que o horário da solicitação, desde que dentro do prazo de matrícula, não influencia na classificação, é importante que os discentes reservem um tempo para fazê-la sem pressa, avaliando as turmas e os horários desejados.

Novidades no SIGAA - Uma das novidades do SIGAA para a matrícula web 2018.1 são botões de filtros que facilitam encontrar as turmas em que o estudante deseja se matricular, ver turmas com reservas, visualizar as turmas da estrutura curricular e buscar turmas abertas. Também está disponível a indicação do campus e da capacidade da turma. É importante verificar a mensagem de confirmação da solicitação. Confira essas e outras novidades no link http://protocolo.ufrb.edu.br/mmo/index.html.

Para mais informações sobre os procedimentos de matrícula no SIGAA, consulte o Tutorial da Matrícula Web e o Manual do Portal do Discente.

Postado em 17 de Abril, às 02:08 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 26/04/2018 12:17