Notícias

Vereador Roberto de Itatim falou sobre suas metas para a atual legislatura

Os trabalhos legislativos da Câmara de vereadores de Itatim foram retomados na quarta-feira  (15), de forma excepcional para atender solicitação do vereador Devá da Muleta, que iria passar por uma cirurgia na quinta-feira  (16), dia em que serão realizadas as sessões a partir deste ano.

A sessão foi muito concorrida e contou com as presenças do prefeito Gilmar Nogueira, da vice prefeita Ivânia Correia, do subtenente Benjamin, que fizeram uso da tribuna, bem como de outras autoridades e representantes da sociedade. 

O vereador José Machado, conhecido popularmente por Roberto, durante sua fala, agradeceu a Deus e aos seus eleitores pela renovação do seu mandato e  disse que pretende continuar fazendo oposição ao governo municipal, mas será uma oposição consciente que aprovará tudo o que for proposto pelo poder executivo em benefício da população, mas fará seu papel de fiscalizador e dirá não a tudo o que não concordar. 

Postado em 19 de Fevereiro, às 14:31 por Redação 0 comentários

Secretária de Agricultura de Itatim participa do evento promovido pelo SETAF

Nesta quinta-feira (16), aconteceu uma reunião Técnica de Funcionamento e Planejamento Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF).

Esteve representado o município de Itatim a Secretária de Agricultura, Paula Sancho, e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Itatim, Ozeas de Mendonça.

Eles participaram da reunião de planejamento e integração e fortalecimento do SETAF, em parceria com os municípios, Governo do Estado, Secretaria de Agricultura, SDR, CAR, BahiaTer e o Colegiado Territorial de Piemonte do Paraguaçu.

Postado em 17 de Fevereiro, às 10:44 por Carlos Quintino 0 comentários

Programa de Habitação Rural de Itatim entregará 46 casas

O Instituto Para Um Mundo Melhor (IMMEL), e os parceiros Banco do Brasil, Matecol, ACISA e a Prefeitura Municipal de Itatim, convidam toda a população para a solenidade de entrega de 46 unidades habitacionais do Empreendimento CEMAS Itatim, do programa Nacional de Habitação Rural.

 

Postado em 17 de Fevereiro, às 10:24 por Carlos Quintino 0 comentários

Projeto de estudantes de São Miguel e Itatim na feira de Ciência e Engenharia

Seis projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino serão apresentados na 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), durante os dias 20 e 27 de março de 2017, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Os projetos, selecionados pela relevância e alcance social, foram desenvolvidos em sala de aula, no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

A FEBRACE é considerada a maior feira de Ciências e Engenharia do país e tem o objetivo de incentivar ideias inovadoras e de relevância social produzidas por jovens cientistas da Educação Básica. Entre os projetos da rede estadual de ensino classificados para o FEBRACE 2017, está “Toxicidade de plantas medicinais em larvas do mosquito Aedes Aegypti”, das estudantes Cristiana Aparecida Couto e Noemy de Souza Queiroz, do Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes, no município de Itatim (235 km de Salvador).

“Participar da FEBRACE 2017 é muito gratificante, porque vamos poder apresentar o nosso trabalho em uma feira muito importante e representar nosso Estado nacionalmente. Além disso, poderemos conhecer projetos de jovens cientistas de todo o Brasil”, declara Cristiana Couto, 16 anos. Já a professora e orientadora Karine Najla destaca a importância do trabalho. “Foi uma descoberta muito importante para as estudantes e uma esperança para o extermínio desse mosquito que tem causado tanto transtorno para a população da nossa cidade”, afirma.

Outra inovação desenvolvida pelos estudantes classificados para a FEBRACE foi o “Voice Amplifier: Amplificador de voz de baixo custo, para professores da rede pública de ensino”, das alunas Ilana Macêdo de Jesus e Laíce Araújo Lopes, do Colégio Estadual Cesar Borges, em Valente, localizado no Nordeste Baiano (a 265 km de Salvador). A ideia foi produzir, a partir de sucatas de diversos aparelhos eletrônicos, um sistema de transmissão da voz.

“Fiquei contente com a classificação para uma feira com a dimensão da FEBRACE 2017. Já estudamos formas de melhorar o projeto para apresentar o modelo melhorado na feira e na sala de aula. Também quero aproveitar esta oportunidade para visitar estandes, bem como saber o que os estudantes de outros estados estão criando e inovando”, conta Ilana Macedo de Jesus, 16 anos.

Ações - O Projeto Ciência na Escola, além de promover atividades durante todo o ano nas escolas da rede estadual, realiza a Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA). Na 6ª edição, que contará com 160 projetos, a novidade é que serão apresentadas temáticas de inovação e tecnologia, graças à inserção de projetos de intervenção social, de baixo custo e que beneficiam a sociedade. A feira visa promover o protagonismo de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio da rede estadual, dinamizando o ambiente escolar a partir do estudo das Ciências em sala de aula.

Confira a lista dos projetos selecionados para a FEBRACE 2017:

- “A propriedade larvicida do óleo essencial da erva cidreira brasileira” - Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa – Santa Maria da Vitória. Estudantes: Julia Ataide Fagundes e Sandy Evans Miranda Marques. Orientadora: Sílvia Oliveira de Araújo Silva.

- “Análise físico-química e sensorial da farinha de aipo: uma nova alternativa alimentar para os celíacos” - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira – Ilhéus. Estudantes: Ailana Kely Farias de Souza e Rayanne Benevides Santos. Orientadora: Margarete Correia de Araújo e coorientadora: Maria Iracy Franca Lacerda Sousa.

- “Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação – II Fase” -Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande – Barreiras. Estudante: Tailan Silva de Melo. Orientadora: Luíza Idiane de Sousa Dias e coorientador: Rodrigo Arlindo Porto Wanderley Moreno.

- “O uso de agrotóxicos na agricultura familiar miguelense: uma relação entre PBIC e escola” - Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas – São Miguel das Matas. Estudantes: Cristiana Aparecida Nogueira Couto e Noemy de Souza Queiroz. Orientadora: Karine Najla Souza de Jesus.

- “Toxicidade de plantas medicinais em larvas do mosquito Aedes Aegypti” - Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes – Itatim. Estudantes: Ilana Macêdo de Jesus e Laíce Araújo Lopes. Orientadora: Cristiane Maria de Freitas Ribeiro e coorientador: Glaibson Santos Oliveira.

- “Voice Amplifier: Amplificador de voz de baixo custo, para professor da rede pública de ensino” - Colégio Estadual César Borges – Valente. Estudantes: Jade Aisline Sousa dos Santos e Leandro Andrade Santos. Orientador: Alaércio Moura Peixoto de Jesus e coorientador: Floricéa Magalhães Araújo.

Postado em 16 de Fevereiro, às 21:13 por Redação Criativa 0 comentários

Polícia Militar de Itatim desmancha cativeiro de pássaros silvestres

Por volta das 17:30 h, desta quinta-feira  (16), após a Polícia Militar de Itatim haver recebido denúncia da existência de um cativeiro de pássaros silvestres numa residência, no bairro da Urbis, foi procedida a averiguação e ficou constatada a veracidade.
O proprietário e todas as aves e gaiolas apreendidas foram apresentados na DT de Itatim, onde o DPC Alex Wendel, delegado titular, adotou as providências cabíveis.
Segundo o subtenente Benjamin, comandante da Polícia Militar de Itatim, as aves serão libertadas numa reserva ambiental da região.
Postado em 16 de Fevereiro, às 20:25 por Redação Criativa 0 comentários

Policiais de Itatim apreendem pássaros silvestres e moto com chassi adulterado

Por volta das 13:30 h, desta quinta-feira  (16), policiais militares de Itatim foram informados que uma residência, no bairro da Salgada, em Itatim, estaria sendo frequentada por um indivíduo contumaz na prática de assaltos.
Eles deslocaram até ao local, a fim de fazer averiguação e lá encontramos  uma motocicleta Honda, CG 125, vermelha, sem placa, com sinais de adulteração no chassi e com motor adverso, um tanque avulso  de motocicleta Honda, CG, branco, dois pássaros silvestres presos em gaiolas.
Segundo o subtenente Benjamin, comandante do pelotão da PM de Itatim, o proprietário da residência e todos os materiais apreendidos foram apresentados na DT local, onde o DPC Alex Wendel, delegado titular, procedeu nas formalidades legais.
Postado em 16 de Fevereiro, às 18:31 por Redação Criativa 0 comentários

Policiais militares de Itatim recuperam motocicleta roubada

Por volta das 10h30min, desta quinta-feira  (16), quando em ronda pelo bairro da Vaquejada, policiais militares foram informados que indivíduos envolvidos na prática de vários crimes na cidade estariam utilizando uma residência para esconder motocicletas roubadas.
Comparsas dos bandidos informaram a eles  da aproximação da viatura, tendo eles fugido, deixando para trás uma motocicleta honda, cg 125, cor preta, sem placa, chassi n. 9C2JC250VVR097756, motor n. KC08E14822013, havendo divergência entre os números motor e chassi. 
Segundo o subtenente Benjamin, comandante do pelotão de Itatim, o veículo foi apresentado na Delegacia local, onde o DPC Alex Wendel, delegado titular, adotou as providências cabíveis e já sabe quem são os autores.
Postado em 16 de Fevereiro, às 18:23 por Redação Criativa 0 comentários

Câmara de Vereadores do município de Itatim dá início ao ano legislativo

Nesta quarta-feira (15) aconteceu a primeira sessão legislativa de 2017, na Câmara de vereadores de Itatim, que contou com presenças ilustres como a do Prefeito Gilmar Nogueira, a vice-prefeita Ivania Correia, o Subtenente Benjamin, o padre Antenor e o Pastor Pedro, além de vários cidadãos e representantes de outros segmentos da sociedade.

Os parlamentares expressaram suas expectativas e anseios para os próximos meses de trabalho, bem como ressaltaram fatores importantes da gestão municipal.

Ao abrir os pronunciamentos o Presidente da Câmara Nadson convidou as autoridades presentes  ocuparem lugar de honra na Casa. Convidou o padre e o pastor para realizarem orações e pedirem bênçãos para os trabalhos. 

A primeira secretária, vereadora Maria Clara, apresentou as mensagens e projetos de lei do executivo e indicações dos vereadores. Todos os vereadores fizeram uso da palavra.

Dentre outros temas, a segurança pública foi predominante e contou com uma explanação técnica do subtenente, comandante do pelotão da PM de Itatim, que utilizou a tribuna para discorrer sobre o tema.

A vice-prefeito também fez uso da palavra e o prefeito apresentou as metas para 2017 e anunciou o início de diversas obras e ações, dentre elas o projeto de criação da Guarda Municipal, que será encaminhado ao legislativo na próxima semana. 

Encerrando os pronunciamentos,  o presidente da Casa, Nadson França, agradeceu a todos os presentes e disse que durante sua gestão os trabalhos serão realizados de forma dinâmica e espera contar com a participação popular.

Postado em 16 de Fevereiro, às 16:54 por Carlos Quintino 0 comentários

Arrastão em Serra Grande no município de Santa Terezinha

Na terça - feira (14) por volta das 19h00, dois indivíduos armados abordo de uma motocicleta não identificada cometeram diversos assaltos na referida comunidade.

De acordo com os moradores, os assaltantes até a invadiram casas de pais e mães de familia para subtrairem seus celulares.

Ainda de acordo com moradores, após a ação criminosas os indivíduos impreenderam fuga por uma estrada vicinal as margens da linha férrea sentido Itatim.

Os moradores estão asustados com a onda de assaltos que vem acontecendo nos últimos meses.

Postado em 16 de Fevereiro, às 10:36 por Redação Criativa 0 comentários

Polícia de Itatim realiza apreensão de grande quantidade de maconha

Por volta das 10h:20min, deste domingo  (12), policiais militares de Itatim receberam denúncia de que o indivíduo Jean Leandro Jesus dos Santos, vulgo Léo de Val da Laranja, 24 anos,
residente na rua Boa Esperança, 20, Itatim, estaria comercializando aparelhos celulares subtraídos num assalto cometido na última terça-feira, numa academia de musculação naquela cidade.
De posse de tais informações, a guarnição diligênciou no sentido de localizar o suspeito, o qual foi avistado adentrando sua residência.
O indivíduo foi  abordado e foi realizada busca na residência, sendo encontrada uma grande quantidade de maconha e76 cápsulas para acondicionar cocaina, 02 cartuchos de espingarda cal. 32, 03 aparelhos celulares (Sony, Samsung e Lg), e a quantia de R$ 20,00;
Segundo o subtenente Benjamin, comandante do pelotão da PM de Itatim, Léo foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia, onde o DPC Alex Wendel, delegado titular, lavrou o flagrante e o colocou à disposição da justiça.
A Polícia Civil convida as vítimas de assaltos a celulares, a comparecerem na delegacia para fazerem reconhecimento dos aparelhos telefônicos e serem restituídas.
Postado em 13 de Fevereiro, às 14:28 por Redação 0 comentários

Policiais de Itatim prendem homem acusado de roubar casas comerciais

Foi preso em flagrante, na manhã desta segunda-feira (13),  por policiais de Itatim, o indivíduo Antônio de Jesus Silva, vulgo Nem do Algodão, 36 anos, residente na rua da Quadra, 01, Conceição do Coité-BA.
Nem foi preso em flagrante após praticar diversos roubos em farmácias, supermercados e lojas de Itatim. Com ele foram apreendidos diversos produtos adquiridos nas ações criminosas.
Ele foi conduzido e apresentado na DT local, onde o DPC Alex Wendel, delegado titular, que lavrou o flagrante e o colocou à disposição da justiça.
Postado em 13 de Fevereiro, às 13:43 por Redação 0 comentários

Polícia de Itatim e Milagres prende homens e recupera moto roubada

Por volta das 21:00 h, deste domingo  (12), policiais militares de Itatim foram informados de que dois indivíduos que estavam num veículo VW, saveiro, vermelha, placa LBE 7231, licença de Milagres-BA, em companhia de um terceiro indivíduo, armados um com revólver e outro com uma faca, estavam praticando assaltos a transeuntes na avenida José Vieira Gomes, Centro, Itatim, bem como tomaram de assalto a motocicleta Honda, CG 150, preta, NTN 5285, licença de Itatim-BA.
De posse das informações, os policiais diligenciaram e encontraram o condutor da saveiro, o indivíduo Rodrigo Pires Santana, vulgo Rodrigo da Avon, residente em Milagres, o qual foi detido.
Os policiais, então, informaram a situação para a guarnição de Milagres e saíram ambas em perseguição aos comparsas que roubaram a motocicleta e seguiram pela BR 116, e os avistaram transitando por um desvio existente por trás do posto da PRF.
Segundo o subtenente Benjamin , comandante do pelotão da PM de Itatim, percebendo que a viatura estava no seu encalço, os indivíduos tentaram fugir,  vindo a perder o controle da direção e cair da motocicleta, tendo um deles sido capturado e o outro conseguido fugir.
O detido foi identificado como sendo Felipe Ferreira Santos, o qual informou que  seu comparsa era  Josué Couto Gomes, vulgo Zué, este com extensa ficha criminal, ambos de Milagres.
Os indivíduos detidos, a motocicleta, o automóvel, dois aparelhos de telefone celular, um relógio, uma pulseira, uma corrente, dois anéis, e duas trouxinhas de maconha (encontradas com Rodrigo), foram apresentados na DT de Itatim,  onde o DPC Alex Wendel, delegado titular, lavrou o flagrante e os deixou à disposição da justiça.
O indivíduo Felipe foi conduzido ao hospital local para ser medicado, em virtude dos ferimentos que sofreu na queda.
Postado em 13 de Fevereiro, às 03:08 por Redação 0 comentários


Fabinho o Rei da Balada no segundo Arrocha Prime na cidade de Itatim

A Criativa esteve neste domingo (05), na segundo Edição do Arrocha Prime na cidade de Itatim e o repórter da Fabio Cruz entrevistou o cantor da banda Fabinho o Rei da Balada que também abrilhantou o evento, ele falou da felicidade em está mais uma vez em Itatim.

Não deixou de falar da sua agenda de show, ele também estará no carnaval da cidade de amargosa.

 

Postado em 10 de Fevereiro, às 17:48 por Carlos Quintino 0 comentários


Policiais de Itatim perseguem assaltantes e recuperam moto e celular roubado

Por volta das 20:40 h, desta quinta-feira  (09), na Travessa João Almeida, Centro, Itatim, dois indivíduos numa motocicleta Honda, CG 125, amarela, placa DG 3421, licença de São Paulo, praticaram assalto subtraindo um aparelho de telefone celular de um cidadão  residente na mesma rua.
A guarnição de serviço foi acionada e  avistou dois indivíduos  suspeitos, os quais fugaram ao avistarem a viatura, passando o carona a  deflagrar tiros  contra a guarnição,  que revidou prontamente.
A perseguição seguiu até o cruzamento da linha férrea, quando os indivíduos caíram da motocicleta e a abandonaram juntamente com o celular da vítima, conseguindo estes evadirem-se.
O veículo foi apreendido e apresentado na DT local e o celular foi restituído à vítima, que foi orientada a comparecer na delegacia para fazer o registro da ocorrência.
Postado em 09 de Fevereiro, às 23:55 por Redação Criativa 0 comentários

Pedrinho fala sobre a organização do segundo Arrocha Prime

A Criativa On Line esteve neste domingo (05), na 2ª Edição do Arrocha Prime em Itatim e o repórter da Fabio Cruz falou com um dos produtores Pedrinho que disse que estava muito feliz com tudo que estava acontecendo, organização perfeita tudo que planejamos dando certo.

Postado em 09 de Fevereiro, às 20:22 por Carlos Quintino 0 comentários

Cantor Bruno Lima no segundo Arrocha Prime na cidade de Itatim

A Criativa On Line esteve neste domingo (05), na 2ª Edição do Arrocha Prime em Itatim e o repórter da Fabio Cruz falou com Bruno Lima que disse que estava muito feliz em está pela segunda vez tocando na cidade Itatim, cidade que o acolheu de braços aberto.

Postado em 09 de Fevereiro, às 20:06 por Carlos Quintino 0 comentários


Seca leva governo a homologar emergência em 12 cidades baianas

O governador Rui Costa homologou decretos de situação de emergência de 12 municípios baianos por causa do longo período de estiagem que atinge inúmeras áreas do Estado. O ato ocorreu nessa quarta-feira (08/02) e foi divulgado no Diário Oficial do Estado desta quinta (09/02).

De acordo com a decisão, as populações das cidades de Ichu, São Domingos, Tucano, Capela do Alto Alegre e Banzaê, no nordeste baiano; Miguel Calmon, Serra Preta, Boa Vista do Tupim, Itiúba, Capim Grosso e Barro Alto, no centro norte; além de Barra e Macururé, no Vale do São Francisco, passam a contar com o suporte do governo para reverter a condição em que se encontram.

A decisão é baseada nos estudos da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) e prevê a dispensa na licitação de demandas de urgência para suprir as localidades atingidas pela seca.

Postado em 09 de Fevereiro, às 12:18 por Carlos Quintino 0 comentários

Próximo




Instagram



Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Riviera Amargosa Saúde São João Tempo

Rede Criativa

Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 20/02/2017 14:44