Notícias

Secretaria de Saúde de Itatim promove palestra contra o tabagismo

A secretaria municipal de saúde de Itatim em parceria com a secretaria municipal de assistência social e agentes de saúde realizou nesta quinta-feira (25) uma palestra no PSF do Departamento para a conscientização dos prejuízos do uso do tabaco e seus derivados. A palestra foi proferida pelo medico Dr. Rubens e a Enfermeira Maiane.

Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem por ano vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira são fumantes (22,7% dos homens e 16% das mulheres).

O tabaco também é responsável por problemas como:Diminuição dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da respiração.Câncer do pulmão, da boca, da garganta, do esôfago, da laringe e da bexiga.Infarto do miocárdio.Isquemias ou hemorragias cerebrais.

Postado em 25 de Agosto, às 16:53 por Carlos Quintino 0 comentários

Chuvas dão trégua na região, mas previsão é de que elas tenham continuidade

As fortes e constantes chuvas que caíram em vários municípios de toda região nesta quarta-feira (24) levaram alegria para alguns deles, a exemplo dos municípios localizados no semiárido baiano, a exemplo de Itatim, Milagres, santa Terezinha, Brejões, dentre outros.

Na manhã desta quinta-feira (25) a chuva deu uma trégua, todavia as previsões indicam continuidade.

Veja Também: Muita chuva nesta quarta na cidade de Amargosa e toda região

>>>>> Confira a previsão para sua cidade e região

Postado em 25 de Agosto, às 07:19 por Redação Criativa 0 comentários

Café Seu Jorge dá dica com ótima receita para esquentar o inverno

Em tempos de baixas temperaturas e clima chuvoso, as bebidas que trazem ingredientes licorosos, chocolates, mel e leite, dão uma sensação térmica agradável, além de oferecer ao paladar sabores inusitados, por meio de combinações harmônicas e convidativas.

O café é a bebida mais consumida no País, atrás apenas da água, e a frente de refrigerantes e do leite. A bebida é consumida por nove entre dez brasileiros, e já deixou de ser um simples complemento da refeição e ter como combinação apenas um ingrediente.

Fabricado no Vale do Jiquiriçá, na cidade de Elísio Medrado, o Café Seu Jorge é encontrado nos melhores supermercados da Bahia. Informações pelo Telefone: 75 - 3649 2288.

Postado em 24 de Agosto, às 21:30 por Redação Criativa 0 comentários

Ensino está de luto em muitas instituições na cidade de Itatim

Faleceu, nesta quarta-feira (24), a professora Maria das Graças Machado de Andrade, a pró "GRACINHA", 56 anos.

Gracinha lecionava nas redes pública municipal e estadual, nos colégios Antônio Carlos Onofre e Astor de Castro Pessoa (municipal) e no Geovania Nogueira Nunes (estadual), no qual, além de lecionar, foi vice-gestora.

Pessoa afável, sempre atenciosa e pacífica, lecionava Geografia e História. Foi graduada pela FTC, em 2008.

Além de saudades e um vazio imenso na vida dos familiares e amigos, ela deixa dois filhos, Ricardo e Renato.

Postado em 24 de Agosto, às 13:42 por Carlos Quintino 0 comentários


Polícia de Itatim persegue bandidos e recupera motocicleta

No final da manhã desta segunda feira (22), policiais de Itatim foram informados que havia cinco integrantes da quadrilha de um indivíduo conhecido por Gilvan, que vem realizando diversos assaltos no município, homiziados no pé do morro São Geraldo, no bairro Salgada, em Itatim.

De pronto, os policiais deslocaram para averiguar. No trajeto, os suspeitos ao avistarem a viatura fugiram para o matagal fechado.

Segundo o subtenente Benjamin, comandante do pelotão da PM, os policiais fizeram busca no local, mas não houve êxito na localização deles. No entanto, foi apreendida pelos PMs uma moto Honda, Bros, Vermelha, sem placa, bem como cordas, vestimentas e outros apetrechos utilizados pelos bandidos. Todo o material apreendido foi apresentado na DT local.

 

Postado em 22 de Agosto, às 12:41 por Carlos Quintino 0 comentários

Jovem é morto a golpes de faca na zona rural do municípo de Itatim

Por volta das 19:30 h, deste domingo (21), na localidade das Cabaceiras, zona rural de Itatim, durante a realização de uma festa dançante, após um torneio de futebol, o jovem Railan Santos Silva, 18 anos, residente no conjunto habitacional Geovania Nogueira Nunes, em Itatim, foi morto a golpes de faca.

A Polícia Militar esteve no local para apurar e segundo informações de populares, o autor fora um indivíduo conhecido por Nilo de Zéu, residente no Povoado das Duas Pontas, zona rural de Iaçu.

Nossa reportagem entrou em contato com o Subtenente Benjamin, comandante do Pelotão de Itatim, que informou que o evento em que ocorreu o homicídio não foi comunidado às polícias Civil nem Militar pelos seus organizadores, os quais não solicitaram a presença do policiamento no local.

Populares disseram ainda que o autor chamou a vítima para uma área distante cerca de 50 metros do local aonde era realizada festa e desferiu as facadas.

 

Postado em 21 de Agosto, às 21:06 por Carlos Quintino 0 comentários

Policía de Itatim prende homem e recupera veículo que foi roubado em Salvador

Por volta das 00h40min, deste domingo (21), uma guarnição da polícia militar, da cidade de Itatim, quando em ronda pela BR 116, nas proximidades do posto Reforço 04, avistou uma senhora com uma criança desembarcando de um ônibus e seguindo em direção a uma pousada.

Ao averiguar a situação, a mulher informou aos pokiciais que viera visitar o marido, que estava hospedado naquela pousada.

Desconfiados, os policiais acompanharam a mulher e abordaram seu companheiro que passou a relatar que já estava há oito dias hospedado no local.

Ele foi identificado como sendo Geidson Santana de Souza Lemos, morador do Bairro de Pituacu, Salvador, o qual estava com um veículo Hiunday IX 35, cor prata, plaxs NYT-8044, licença de Salvador, sem portar nenhum documento do carro.

A guarnição conduziu Geidson para a delegacia, onde este declarou que o veículo era produto de furto e que havia comprado por R$ 2.500,00, na cidade de Salvador, na Ilha do Rato, na Cidade Baixa, e o venderia em Jaguaquara, por R$ 8.000,00.

Segundo o subtenente Benjamin, comandante do Pelotão da PM de Itatim, Geidson afirmou ainda que já foi preso outras vezes pelo mesmo crime. A sua companheira foi identificada como Charlie Priscile Queiroz dos Santos.

Os policiais o apresentaram ao DPC Alex Wendel, delegado titular, que lavou o flagrante e o colocou à disposição da Justiça.

Postado em 21 de Agosto, às 19:28 por Carlos Quintino 0 comentários

Após renunciar candidatura, vereador Leony apoia outro nome

O vereador de Itatim, Leony Marques, na última sexta-feira, anunciou sua desistência em concorrer a reeleição para a Câmara Municipal de Itatim. Com a desistência Leoni decidiu, após ouvir correligionários, amigos e apoiadores, dar apoio à candidatura do Candidato a Vereador Juninho de Zé Edson.

O anúncio oficial foi feito neste Sábado (20), na residência do próprio Juninho, onde estiveram presentes os correligionários Gajé, Dinho de Tatiana, Kito de Bio, Louro de Damiana, o empresário e Irmão de Juninho, Marcel, Zé Edson.

 

Postado em 20 de Agosto, às 21:52 por Carlos Quintino 0 comentários

Homem na condicional foi preso andando fora do horário permitido nas ruas de Itatim

Por volta das 03h40min, em ronda pelo loteamento São Geraldo, em Itatim, a policia militar abordou Petrônio Américo Moura Junior, conhecido como "Bebegue", que está em liberdade condicional, cumprindo pena por tráfico de drogas. Ele foi posto em liberdade pela Justiça, mas esta impôs  restrições, inclusive, de horário de permanência na rua.

Segundo o subtenente Benjamin, comandante do pelotão da PM, Bebegue foi flagrado conduzindo uma motocicleta Honda, CG, cor preta, chassi pinado, sem placa de identificação. Ele foi apresentado na Delegacia local ao DPC Alex Wendel, delegado titular.

Postado em 20 de Agosto, às 19:52 por Carlos Quintino 0 comentários

Presidente da Câmara de vereadores de Itatim desiste de concorrer à eleição

Após dois mandatos como vereador, exercendo atualmente a presidência do legislativo municipal de Itatim, o vereador Leony Marques (PSB) anunciou, nesta sexta-feira (19), que vai renunciar da candidatura à reeleição, mesmo já tendo registrado o pedido junto à Justiça Eleitoral.

Integrante da base de apoio do prefeito Gilmar Nogueira desde 2013, Leony alegou que sua decisão  de afastamento da política partidária e deve ao fato de não estar podendo conciliar suas atividades empresariais com a agenda política, o que está lhe trazendo prejuízos dada a competitividade do mercado. No entanto, ele não informou se pretende voltar ao cenário político no futuro:

"Infelizmente, não estou conseguindo conciliar as atividades parlamentares e os meus negócios pessoais e isso está me trazendo prejuízos financeiros, pois não vivo exclusivamente da política e sim das minhas empresas. Aproveito para agradecer aos meus familiares, amigos e correligionários políticos pelo apoio recebido nas eleições que disputei e no cumprimento do meu mandato, bem como na decisão em deixar a política no momento. O futuro a Deus pertence, por isso, não sei se estou dando adeus ou apenas um até breve". Disse Leony.

A desistência de Leony garante a renovação de pelo menos 1/3 da Câmara de Itatim para o próximo quadriênio da legislatura, pois, além dele, os vereadores Val de Neca e Denir já haviam desistido de concorrer ao pleito eleitoral. Seguem em busca da renovação do mandato os vereadores da oposição Devá e Roberto, e os situacionistas Clarice, Gel Barbeiro, Vanderley e Nadson.

Postado em 19 de Agosto, às 20:45 por Carlos Quintino 0 comentários

Garanta seu ingresso na Loja Oficial da Jegada de Elísio Medrado

Garanta logo o seu ingresso na Loja Oficial da 13ª Jegada de Elísio Medrado 2016 ou em um dos nossos Pontos de Vendas de sua cidade. INGRESSOS LIMITADOS!

Ingresso pista: 50,00
Ingresso pista camisa: 60,00
Ingresso camarote: 80,00
Ingresso camarote camisa: 90,00

Estão à venda as camisas de umas das principais e mais tradicionais festas da região, a Jegada de Elísio Medrado. Aproveite e compre em até 3 vezes sem juros.

A produção da maior tradição em entretenimento de Elísio Medrado e região surpreende e anuncia um dos maiores cantores do arrocha na atualidade e atração nacional, o cantor Tayrone.

Além de Tayrone, se apresentarão o Grupo Sem Retoque, Bruno Lima e Binho Fixação. Grandes atrações para uma grande e tradicional festa da região.

A 13ª Jegada na cidade de Elísio Medrado será mais cedo este ano, dia 11 de Setembro.

Veja Também: 

13ª Jegada na cidade de Elísio Medrado será mais cedo este ano

Jegada de Elísio Medrado confirma Tayrone como atração deste ano

Compre sua camisa em 3x sem juros da Jegada de Elísio Medrado

Postado em 19 de Agosto, às 20:42 por Redação Criativa 0 comentários

A Escola Municipal Professor Astor de Castro realizou jogos Olímpicos em Itatim

Com o maior evento esportivo do mundo, que são as Olimpíadas, acontecendo no Brasil, a escola municipal Professor Astor de Castro Pessoa-Anexo I promoveu uma mini olímpiada como forma de incentivo à prática esportiva e descoberta de novos talentos.

Os jogos foram organizados pelo professor de Educação Física Paulino Andrade, o qual, além de professor, é esportista e competidor de mountain bike e grande incentivador do esporte na escola.

O evento reuniu alunos dos turnos matutino e vespertino para disputarem partidas de futebol masculino, baleado feminino, atletismo e ciclismo. A coordenadora pedagógica Joseana salientou: "A participação dos alunos foi muito boa. Espero que essa energia que eles apresentaram seja muito bem aproveitada para a vida esportiva e para o aprendizado deles. “disse Joseana.

Postado em 19 de Agosto, às 15:39 por Carlos Quintino 0 comentários

Policiais de Itatim prendem jovens com revólver e moto adulterada

Por volta das 10:40 h desta quinta-feira (18), a Guarnição da Polícia Militar de Itatim avistou dois indivíduos em atitude suspeita nas proximidades de uma loja de aparelhos celulares, situada na Avenida Irmã Dulce. Eles estavam numa motocicleta Honda, Cg 150 de cor preta, com chassi adulterado e placa DTF 6265, licença de Praia Grande.

Procedida a abordagem, foram identificados como Aderaldo Gonçalves de Almeida, 19 anos, e o menor R. S. de A, 15 anos e com eles foram encontrados com eles um revólver, calibre 38, Taurus, número de série 168226, com seis munições intactas, RS 270,00 reaisFoi constatado também que a placa que o veículo pertencia a uma outra motocicleta.

Segundo o subtenente Benjamin, comandante do Pelotão da PM, os mesmos foram apresentados na DT local, onde o DPC Alex Wendel, delegado titular, lavrou o flagrante do maior e o B.O.C. do menor.

O delegado, Dr. Alex Wendel, saienta que a placa que está na moto CG Fan ano 2010 de cor preta com o final do chassi adulterado é 667, e de outra moto segue os dados da placa.

Postado em 18 de Agosto, às 13:47 por Redação Criativa 0 comentários

Carro perde controle e bate em árvore no Felipe Velho em Itatim

Aconteceu nesta quarta-feira (17), um acidente com vítimas na localidade da Caixa D'água (Fazenda Ponta Águda) zona rural de Itatim, estrada que liga a cidade ao povoado do Felipe Velho.

Segundo informações obtidas pela Redação da Criativa On Line, o condutor do carro perdeu controle, colidindo com uma árvore.

No veículo estavam Jackson Alves e Rosália Santos Alves Rocha que residem no povoado da Cachoeirinha.

Postado em 17 de Agosto, às 23:11 por Carlos Quintino 0 comentários

Astral Crachás e Cordões é a melhor opção para você cliente

A Astral Crachás e Cordões é a melhor opção para você cliente. São cartões, carteiras, chaveiros, acessórios, crachás, cordões, e muito mais.

Kit Completo: Preço, qualidade e atendimento, aprovado pelos clientes. Crachás com imagem digital, cordões personalizados e protetores com acabamento profissional.

Faça seu orçamento sem compromisso. Rua Conde de Porto Alegre, nº 47, sala 103, IAPI, Salvador-Ba, Cep: 40.330-201. Telefax: (71) 3388-5000, Tel: (71) 3386-0022.

Acesse: http://www.astralcrachas.com.br/

Postado em 17 de Agosto, às 20:18 por Redação Criativa 0 comentários

Assista o vídeo da participação de JL Jotinha no Domingo Show

Para quem não conseguiu assistir o Programa Domingo Show que teve a reportagem especial do elisiomedradense JL Jotinha, o rei do Whatsapp, um vídeo do programa foi publicado com a exibição. Veja Abaixo:

Geraldo Luís esteve na cidade de Elísio Medrado, para conhecer a história de Jotinha, considerado o menor locutor do Brasil, ele tem um pouco mais de um metro de altura.

Veja Também:

Domingo Show mostra Jotinha, da Bahia para todo Brasil

JL estará em rede nacional na TV Record neste domingo, 14

Geraldo Luis grava programa Domingo Show com JL em Elísio Medrado

Programa da TV Record e produção já estão em Elísio Medrado

Postado em 16 de Agosto, às 10:30 por Redação Criativa 0 comentários

Itatim tem dois candidatos à prefeito e trinta candidatos a vereador

O município de Itatim, com pouco mais de 11 mil eleitores, segue para o pleito eleitoral de outubro com dois candidatos a prefeito e dois vices respectivamente.

As duas coligações, Unidos pelo progresso de Itatim, formada pelo atual prefeito, Gilmar Nogueira (PSD), e pela vice-prefeita Ivânia Correia (PPS), que segue para a disputa da reeleição, e A esperança vai vencer o medo, que tem como candidato o médico Elizeu Sales, e como candidato a vice o advogado Peres, ambos do PMDB, colocam à disposição trinta candidatos a vereador.

>>>>> Confira

Postado em 16 de Agosto, às 06:22 por Redação Criativa 0 comentários

Polícia Militar divulga principais cuidados para uso do App Pokémon

A Polícia Militar da Bahia divulgou nas redes sociais os principais cuidados para quem usa o aplicatvo Pokémon, que hoje se tornou febre no país, mas que precisa de muitos cuidados para não causar sérios acidentes.

A febre do Pokémon Go chegou ao Brasil e, se por um lado o jogo se torna um sucesso e o número de utilizadores não para de aumentar, por outro, multiplicam-se os acidentes ocorridos enquanto as pessoas jogam.

O aplicativo usa “realidade aumentada”, que opera como uma sobreposição ao Google Maps. Em vez de usar um controle para mover seu personagem pelo jogo, o jogador se movimenta na vida real para controlá-lo.

O jogo é uma forma excelente de fazer as pessoas saírem de casa e se manterem ativas. Mas, às vezes, elas podem ficar muito concentradas na tela e deixarem de prestar atenção no mundo a sua volta, enquanto rastreiam um novo Pokémon para a batalha.

Mundo Real:

Em todos os países onde o aplicativo já foi instalado existem relatos de assaltos à mão armada em que os criminosos colocaram um sinalizador no jogo para atrair os jogadores para uma área afastada, com o objetivo de assaltá-los. Iscas virtuais para vítimas do mundo real!

Imagine quantos outros crimes podem acontecer se uma pessoa é atraída por um bandido para onde ele quiser?

Como ser um jogador cauteloso?

Preste atenção ao que está acontecendo ao seu redor. As pessoas tendem a olhar para suas telas enquanto estão caminhando, o que pode levar a situações muito perigosas. Junte isso à diversão de rastrear um novo Pokémon e a distração se torna ainda maior. Mantenha-se constantemente atento aos seus arredores. Não vá sozinho para lugares que você normalmente não iria apenas para pegar um Pokémon.

1 - A distração é o primeiro passo para atrair os bandidos. Eles agem em poucos segundos e aproveitam os momentos de descuido para roubarem celulares, bolsas e outros objetos.

2 - Respeite os limites. Não coloque sua própria segurança em risco ao entrar em áreas restritas. Entrar em propriedade alheia é crime!

3 - Atenção, motoristas! É infração gravíssima conduzir veículo segurando ou manuseando telefone celular.

4 – Não interaja com estranhos! O jogo é muito envolvente e pode te levar a entrar em grupos de pessoas não confiáveis.

5 – Não entre em locais desconhecidos.

A informação foi publicada em diversas mídias sociais da polícia, inclusive na fanpage da 99a CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) de Amargosa.

Postado em 11 de Agosto, às 12:59 por Redação Criativa 0 comentários

Representantes de Itatim participam de Encontro Cultural em Feira

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) realizou nos dias 09 e 10 de agosto de 2016 o III Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia. O evento aconteceu no Centro de Cultura Amélio Amorim - espaço cultural administrado pela Secult-BA em Feira de Santana, Território de Identidade Portal do Sertão.

Durante o evento, aconteceu, ainda, a posse dos Colegiados de Gestão Participativa dos Espaços Culturais da Secult BA, conforme previsão da Portaria 338/2014.

Para o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, a organização da cultura não pode prescindir da realização de encontros como este. “Imagine os agentes da Bahia inteira juntos, pensando cultura, debatendo, discutindo, trazendo os seus exemplos e sugerindo novos caminhos e melhorias nas atuais estratégias. A Bahia não pode ficar sem isto. Esse caldeirão de idéias só faz bem para a gestão da cultura na Bahia”, afirmou.

O superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Secult-BA, Sandro Magalhães, destacou o caráter democrático, participativo e formativo do evento. “Quem vai ao Encontro de Política e Gestão, além de ter oportunidade de contribuir e participar diretamente das formulações das políticas culturais da Bahia tem a oportunidade de aprender e se qualificar com grandes pensadores e formuladores de políticas culturais no Brasil”, explicou. O superintendente lembrou, ainda, que foi a partir de encontros desta natureza, e das participações da sociedade civil, que a Bahia conseguiu avanços nas políticas culturais, a exemplo da Lei Orgânica e do Plano Estadual de Cultural.

O III Encontro de Política e Gestão Culturais foi uma realização da Secult-BA, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura, em parceria com a Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura (ADIMCBA) e do Conselho Estadual de Cultura (CEC).

O evento teve como palestrantes:

• Jorge Portugal – Programas Escolas Culturais e Municípios Culturais;

• Sandro Magalhães – Desenvolvimento Territorial da Cultura;

• Alexandre Simões – Fundo de Cultura da Bahia e Editais 2016;

• Arany Santana – Políticas para as Culturas Populares e Identitárias;

• Jerônimo Rodrigues – Política Territorial;

• Bernardo Mata Machado – Gestão pública da Cultura para Municípios;

• João Roberto Peixe – Sistemas de Cultura no Brasil;

• Albino Rubim – Impactos das Políticas Culturais para o Desenvolvimento.

Postado em 11 de Agosto, às 11:52 por Carlos Quintino 0 comentários

Próximo




Instagram



Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Riviera Amargosa Saúde São João Tempo

Rede Criativa

Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 25/08/2016 22:23