Notícias

Diretor e secretária do IDEFS falam dos novos cursos e novidades deste ano

O Diretor do IDEFS - Instituto de Formação em Saúde, Artur Garcia e a Secretária e Coordenadora, Jéssica Bittencourt, estiveram na redação da Criativa On Line para falar das novidades da instituição, novos cursos para os estudantes de toda região, principalmente do Vale do Jiquiriçá e nova direção.

Jéssica que está na instituição há quatro anos, falou que o IDEFS busca formar profissionais capacitados para atender a população na área de saúde. Ela lembrou da formação que tem acontecido ao longo dos anos, inclusive com a primeira formatura no qual ela presenciou e agradeceu a oportunidade dada por Artur e Binho, na época, quando ela ingressou no instituto de formação em saúde.

A Secretária ainda destacou a lista dos profissionais qualificados que fazem parte do IDEFS e ajudam muito na formação dos alunos. "Eles acolhem nossos alunos, buscam no estágio mostrar o máximo posível o que devem saber para desempenhar o papel no laboratório." Finalizou.

O Diretor Artur Garcia, enfatizou todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos e que a instituição surgiu de um sonho dele com Klédson (Binho). Agora está com nova direção trazendo mais cursos e novidades para os estudantes da região, formando profissionais para o mercado de trabalho na área de saúde.

Artur destacou que o trabalho de humanização é passada para todos os alunos. "Eu costumo dizer para os alunos que quem está na área de saúde precisa gostar de gente, se não for assim precisa procurar outra área. Nós damos a ferramenta, damos toda a condição para o aluno exercer o seu papel depois do curso." Ele disse que o papel é formar profissionais de qualidade.

Ele aproveitou para agradecer a administração do Labocliv, bem como dos funcionários dando apoio necessário para a instituição, principalmente nos estágios.

Você pode escolher para: Técnico em Enfermagem, Técnico em Análises Clínicas com estágio no Labocliv, Especialização em Enfermagem do Trabalho e ainda Curso preparatório para Concurso da Polícia Militar e demais áreas públicas. Todos autorizados e reconhecidos pelo MEC.

 

 

Veja Também: IDEFS está com matrículas abertas para cursos na área de saúde

Postado em 30 de Março, às 11:52 por Ivanildo Bastos 0 comentários


Diretoria da ACIAPA participa de reunião com a FACEB em Feira de Santana

Aconteceu nesta quarta - feira (29) na Associação Comercial de Feira de Santana uma reunião com lideranças de associações comerciais do estado da Bahia. Estiveram presentes também consultores do projeto Empreender, onde foram apresentados alguns cases de sucesso.

A reunião teve como objetivo apresentação de novos produtos para as associações e parcerias várias instituições visando melhorar as condições da empresas associadas.

A ACIAPA marcou presença com o Presidente Vinícius Bulhões, a Secretária executiva Rosângela Borges, e a consultora do projeto Empreender, Jucy Ferreira.

Em conversa com o presidente, o mesmo afirmou que em breve terá novidades para o comércio de Amargosa.

Postado em 29 de Março, às 23:23 por Redação Criativa 0 comentários

A UFRB abre seleção para tutores do curso de Matemática

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), divulga o processo seletivo para tutores na modalidade à distância do Curso de Licenciatura em Matemática.

As inscrições seguem até o dia 31 de março pelo formulário no site da SEAD, no qual o candidato deve anexar os documentos solicitados no formato PDF. O processo seletivo será realizado em uma única fase que é inscrição online e análise de títulos (eliminatória e classificatória).  A bolsa tem duração de um ano, prorrogável, a critério da coordenação do curso, por mais um ano.

Regida pelo Edital Interno Nº 04/2017 da SEAD/UFRB, a seleção conta com 20 bolsas que visam o desenvolvimento de atividades nas disciplinas de Fundamentos da Matemática I, Geometria Plana, Geometria Descritiva, Leitura de Produção de Texto, e Introdução a Educação a Distância. As ementas das disciplinas estão disponíveis no edital.

Mediar à comunicação de conteúdos entre o professor e os estudantes é uma das atribuições do tutor. O valor da bolsa é de R$ 765. Para se candidatar é necessário que o candidato tenha graduação ou Pós Graduação na área da disciplina a que pretende concorrer e tenha experiência mínima de um ano no magistério básico ou superior.

A carga horária exigida pelo edital é de 20 horas semanais para desenvolver atividades de tutoria.

As vagas são de caráter temporário e na condição de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), não caracterizando vínculo empregatício com a UFRB ou com a UAB.

Confira o Edital Interno Nº 04/2017 - Seleção de Tutores.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/sead

Postado em 29 de Março, às 22:24 por Redação Criativa 0 comentários

Sindicato Rural de Amargosa realiza Encontro de Mulheres Agricultoras

O SINTRAF - Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do municío de Amargosa no Vale do Jiquiriçá, realizou nesta manhã de quarta - feira (29) o 1º Encontro de Mulheres Agricultoras de Amargosa.

O encontro teve como objetivo fortalecer a luta em defesa da Previdência Social. Trata - se de uma ação do Sindicato contra a Reforma da Previdência proposto na PEC 287, que está sendo analisado e votado no legislativo federal.

Postado em 29 de Março, às 22:18 por Redação Criativa 0 comentários

Casa é arrombada por homens armados na Cambaúba Amargosa

Uma residência foi invadida por 04(quatro) indivíduos armados na noite desta terça-feira(28), na zona rural de Amargosa. O PETO - Pelotão de Emprego Tático Operacional, da 99ª CIPM, agiu rápido, porém os indivíduos fugiram.

Segundo informações da Polícia Militar, o fato ocorreu na localidade de Cambaúba. Os policiais receberam a informação de arrumamento e se deslocaram em diligência. No local, a vítima informou que os indivíduos estavam armados e fugiram ao perceberem que a Polícia foi acionada. Nada foi roubado pelos criminosos.

Postado em 29 de Março, às 19:08 por Redação Criativa 0 comentários


Promotoria Ambiental conduz homem a DP de Amargosa por porte ilegal de arma

Nesta quinta feira 28, por volta das 17h30, em mais uma ação em prol do meio ambiente, a Promotoria Regional Ambiental do Recôncavo Sul, conduziu um homem para a delgacia de Amargosa, o qual foi preso em flagrante delito por posse ilegal de arma de fogo cativeiro ilegal de animais silvestres.

De acordo com o autor da prisão, Subtenente Rebouças, o fato se deu na localidade de Corta-mão, e cinco pássaros, entre eles um azulão (animal ameaçado de extinção), duas armas de fogo, sendo que uma era uma cartucheira calibre 28 da CBC, além de 21 cartuchos do mesmo calibre, sendo que oito estavam deflagrados, e mais um estojo de revólver, deflagrado, calíbre 38.

Nesta data, os prepostos da Promotoria Ambiental fizeram rondas ostensivas e panfletagem educativa nas zonas rurais dos municípios de Laje, São Miguel e Amargosa.

O Subtenente informou a Criativa online que apesar desta prisão, o que nunca é algo bom, mas ficou muio satisfeito no longo trajeto percorrido, pois teve a oportunidade em passar pela primeira vez em alguns locais e ouviu relatos dos moradores rurais que disseram da satisfação de poderem hoje em dia poderem conviver vendo os pássaros livres, como era no passado.

Postado em 29 de Março, às 09:01 por Redação Criativa 0 comentários

Incêndio em vegetação próximo ao CETEP na cidade de Amargosa

Um incêndio que aconteceu na noite desta terça - feira (28) queimou uma boa parte de vegetação que fica no CETEP de Amargosa as margens da BA 046, estrada que dá acesso a Milagres. As imagens foram divulgadas nas redes sociais.

Vários alunos e funcionários da instituição ajudaram no combate ao fogo que felizmente acabou sendo resolvido algum tempo depois. 

Ainda não há informações sobre o que foi prepoderante para que a queimada acontecesse, se de forma criminosa ou acidental.  As altas temperaturas tem ajudado a acontecer os incêndios em todo o estado da Bahia e na região.

A reportagem da Criativa On Line flagrou durante a semana também várias queimadas na última segunda (27) no município vizinho de Varzedo.

Postado em 29 de Março, às 08:54 por Redação Criativa 0 comentários

Aguarde, dia 28 de maio tem Festeja Baitinga em Amargosa

Atenção Amargosa e região no próximo dia 28 de Maio acontecerá em Amargosa o "Festeja Baitinga", uma super inauguração do novo espaço de eventos da cidade.

Local confortável e pronto para receber você e toda sua família. As atrações prometem, serão diversos estilos musicais para agradar todos os gostos. Aguarde!

Breve mais informações!

Postado em 28 de Março, às 20:12 por Redação Criativa 0 comentários

Tudo o que seu carro precisa na Coca Auto Peças na cidade de Amargosa

Amargosa está bem servida no seguimento de peças de carros, pois o Coca Auto Peças está instalada na cidade há alguns anos e alia bom atendimento, variedade e ótimo preço.

No Coca Auto Peças você encontra peças em geral para seu veículo: Baterias, óleos, escapamento, pneus, elétrica, suspensão, motor e pintura em geral.

Coca Auto Peças fica na Rua Manoel José Oliveira, 90, São José, na cidade de Amargosa. telefones: (75) 3634 2368 ou 98851 0025.

Veja Fotos da Loja 

Postado em 28 de Março, às 19:59 por Redação Criativa 0 comentários

Mundo Rural em Amargosa tudo em produtos agrícolas e animal

Venha conhecer a mais completa casa de produtos agropecuários da região, a Mundo Rural em Amargosa. Aqui você encontra todo tipo de medicamentos veterinários, vacinas, suplementos e sais minerais, além de grande variedades de rações.

Na Mundo Rural você também encontra diversas linhas de ferramentas agrícolas, sementes e uma mega variedade de acessórios e itens de selaria, para você deixar seu cavalo ainda mais bonito.

Toda linha de máquinas Stihl com parcelamento em até 6x sem juros nos cartões Visa, Master e Hiper.

A Mundo Rural fica situada na avenida Josué Sampaio Melo, em frente a feira livre de Amargosa. Venha conhecer os nossos preços ou faça seu orçamento pelo telefone (75) 3634 1018.

Mundo Rural em Amargosa, a solução para o homem do campo.

Postado em 28 de Março, às 19:55 por Redação Criativa 0 comentários

Cabelereiros de Amargosa participam de Oficina em Biossegurança

Aconteceu no SENAC -  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, na unidade de Santo Antônio de Jesus Bahia, nesta segunda – feira (27), das 18h30 às 21:30h, a Oficina em Biossegurança para Profissionais em Salão de Beleza. O profissional que trabalha na área de Cosmetologia, dentro do segmento salões de beleza, deve estar ciente da existência de uma série de riscos físicos, químicos e biológicos inerentes às atividades desta profissão, a que podem estar sujeitos, mas que os mesmos podem ser minimizados através de medidas de prevenção básicas.
As medidas de Biossegurança abrangem uma série de cuidados, que incluem limpeza do estabelecimento e mobiliários, desinfecção, assepsia e/ou esterilização dos artigos, uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e coletiva (EPC’s), o correto gerenciamento de resíduos gerados pelo estabelecimento e também a higienização das mãos.
“Este curso visa minimizar os riscos de transmissão de doenças adquiridas pelo contato com o sangue e mucosas. Também apresenta as principais doenças e formas de transmissão e prevenção, garantindo aos profissionais um atendimento de qualidade”.
A atividade dos profissionais de beleza, quando mal praticada pode provocar doenças como: Aids, Hepatite C e Hepatite B. Também há os casos de micoses superficiais de pele.
Um dos muitos assuntos abordados durante a Oficina foi: os riscos do formol, produto proibido por lei e muitos profissionais que usam indevidamente para fazer alisamento capilar. O principal objetivo é proteger e promover a saúde da população, garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços. O consumidor quem encontrar irregularidades deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária e fazer a denúncia. Os estabelecimentos, e em especial salões de beleza, estão sujeitos ao controle sanitário feito pela Vigilância Sanitária.
O NS Salão de Beleza/Cabeleireiros do Projeto Empreender – Amargosa, marcou presença: Salão de Beleza Ana Belle, L’belle Cosméticos, Salão de Beleza Espaço Vip, Salão de Beleza Embeleze – Xica Cabeleireira, Claudia Cabeleireira, Central da Beleza, Zette Cabeleireira, Salão de Beleza Suy Charme, Salão de Beleza Maria, Bárbara Cabeleireira, Liliane Cabeleireira, Marise Cabeleireira e Joilson Cabeleireiro. 
O que é o PROJETO EMPREENDER? 
Programa GRATUITO, com duração de 18 meses, que busca o fortalecimento das empresas através do associativismo. 
O diferencial do Empreender é que as soluções vêm “de baixo para cima”, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários. 
Tem o objetivo de provocar profundas mudanças na forma do empresariado se organizar, reunindo-se em núcleos setoriais e juntos, buscando soluções para seus problemas.  
Núcleos setoriais: 
Como funcionam os núcleos setoriais? 
Empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente nas Associações Comerciais. 
 Nos núcleos, os empresários, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas.  
O consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos originada na Alemanha, denominada METAPLAN. 
O convencimento para o programa vem pela nova visão de parceria, na qual o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador. Assim, todos ganham.  
Postado em 28 de Março, às 19:44 por Redação Criativa 0 comentários

Carros colidem em acidente de trânsito na cidade de Amargosa

Dois veículos colidiram em um acidente de trânsito ocorrido no centro de Amargosa, nesta segunda-feira(27), por volta de meio dia. Não houve feridos.

Segundo informações da Polícia Militar, o acidente ocorreu por volta das 12h14min, na rua Gilda Ferreira, próximo a Embasa. Quando o condutor de um Ford Focus, de placa policial NZF 9448, colidiu em outro veículo modelo Chevrolet Corsa.

Uma viatura da Polícia Militar esteve no local e registrou o ocorrido. Ninguém ficou ferido.

Postado em 28 de Março, às 16:41 por Redação Criativa 0 comentários

Moradores denunciam volume baixo dos reservatórios de água de Amargosa

A falta de água e a baixa nos reservatórios que abastecem o município de Amargosa tem preocupado moradores da Zona Rural e Urbana. Uma foto divulgada por vários internautas através das redes sociais mostra o estado crítico que se encontra a barragem do Riação, que também abastece a cidade.

Há alguns anos a população tem denunciado o estado em que se econtra os reservatórios de água de Amargosa, bem como os rios de toda região. A Embasa informou que a barragem do Timbó está com apenas 1/3 (33%) de sua capacidade normal.

Nesta terça - feira (28), a Prefeitura Municipal tem divulgado uma imagem nas redes sociais conscientizando a população para economizar água, pois o nível pluviométrico está baixíssimo. "Economize água imediatamente."

O outono começou e com ele o gasto de água continua bastante alto, bem como a temperatura. Segundo dados da Embasa, o calor deste período faz o consumo aumentar em até 30%, em relação às outras estações do ano. 
A companhia revela ainda que medidas simples como desligar o chuveiro para tomar banho ou trocar a mangueira pelo balde pode desonerar a conta de água em até 50%. 
Tome banhos mais rápidos. Cada minuto a menos no chuveiro pode evitar o desperdício de 23 litros de água, dependendo do chuveiro.
- Se você tem uma torneira pingando, conserte-a logo – o desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês. Não tente apertar mais a torneira, pois isto desgastará a arruela e agravará o vazamento. 
- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torneira aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto. 
- Se tiver a opção, use a meia descarga no banheiro, sempre que for apropriado. Você poderá economizar 8 litros por descarga. 
- Só use a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode poupar grande quantidade de água – modelos com abertura superior chegam a usar 240 litros por lavagem. 
- Não use a lava-louças com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia de até 50 litros. 
- Ao lavar a louça manualmente, enxágue os pratos na pia cheia de água em vez de sob a torneira. Você pode economizar até 15 litros por minuto. 
- Lave frutas e verduras numa bacia com água ou na pia cheia até a metade em vez de sob a torneira. Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez. 
- Para limpar entradas, caminhos e calçadas, use a vassoura em vez da mangueira. 
- Reduza gradualmente a frequência com que costuma regar o jardim. Isso levará as plantas a desenvolver raízes mais fortes e profundas. 
- Não regue o jardim nos períodos mais quentes do dia; faça-o de manhã cedo ou à noite.
Postado em 28 de Março, às 16:26 por Redação Criativa 0 comentários

Preso acusado de praticar roubos na zona rural de Amargosa

Em cumprimento a mandado de prisão preventiva, a Polícia Civil de Amargosa prendeu Adenilton Silva Santana, 21 anos, autor de crimes contra o patrimônio na zona rural de Amargosa, principalmente na região do Córrego.

De acordo com a Polícia Civil, o acusado já tinha sido preso em flagrante por receptação em 16/04/2014. Depois foi novamente preso em flagrante por tentativa de roubo em 25/04/2014, oportunidade em que passou poucos dias preso, tendo em vista ter ficado lesionado no pé, quando do cometimento do crime, fazendo com que o juiz decretasse a sua prisão domiciliar.

Ainda de acordo com a Polícia, após ter recebido algumas denúncias que solto estaria ameaçando as vítimas e praticando furtos e roubos na região, o juiz revogou a prisão domiciliar, decretando novamente a preventiva, que foi cumprida no dia de hoje.

O custodiado será encaminhado ao Presídio Regional de Valença e ficará a disposição da Justiça Criminal.

Postado em 28 de Março, às 16:21 por Redação Criativa 0 comentários

Município de Amargosa receberá trator e implementos agrícolas

Nesta segunda-feira (27), o prefeito de Amargosa Júlio Pinheiro assinou termo de cessão de uso de um trator e implementos agrícolas. O ato foi realizado na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com a presença do deputado estadual Joseildo Ramos (PT), responsável pelo pedido do novo equipamento através de emenda parlamentar.

O trator beneficiará a comunidade do Córrego, que compreende 120 famílias. “Quero agradecer a atenção do deputado Joseildo com o nosso povo. Esse trator vai ser usado para melhorar a produtividade da população. Hoje, a gente celebra mais essa conquista, assim como foi com a entrega da ambulância e das viaturas também solicitadas pelo nosso deputado”, disse o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro. Os implementos agrícolas incluem arado fixo, grade hidráulica, carreta agrícola, cultivador, lubrificador de graxa, macaco hidráulico, jogo de chaves e guincho hidráulico.

Postado em 27 de Março, às 23:11 por Redação Criativa 0 comentários

Homem é encontrado morto em estado de decomposição em Amargosa

Um homem identificado por Zelito, de aproximadamente 60 anos, foi encontrado morto dentro da sua própria residência na tarde desta segunda-feira (27), no Alto da Bela vista no bairro Santa Rita em Amargosa.

De acordo com informações o corpo do idoso já estava em estado de decomposição. A Polícia Técnica da cidade de Santo Antônio de Jesus foi acionada para fazer a remoção do corpo e diagnosticar as causas da morte.

Postado em 27 de Março, às 23:05 por Redação Criativa 0 comentários

Curso de bombeiro civil realiza aula de NR 35 em Amargosa

Os futuros BCP (Bombeiro Cívil Profissional) participaram de uma aula da NR 35 (Trabalho em Altura) que aconteceu no Vale shopping de Amargosa neste sábado (25). As aulas Tiveram o apoio da Guarda Municipal.

A NR-35 define trabalho em Altura como sendo toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda. A Academia Arco de Fogo ministra os curso de trabalho em altura para cumprimento da NR-35 com 75% das aulas práticas.

Simuladores de telhado e laje com escada de acesso, cadeira suspensa, linha de vida e balancim completam as instalações que são utilizadas para os treinamentos práticos de NR-35, Resgate e Trabalho em Altura.

O curso está sendo ministrado por uma empresa de informática de Amargosa, a Praça Duque de Caxias no centro da cidade. Você pode também ser um Bombeiro civil profissional. Matricule-se no Tel. 75 3634 2152.

Postado em 27 de Março, às 16:18 por Redação Criativa 0 comentários

IDEFS está com matrículas abertas para cursos na área de saúde

O IDEFS - Instituto de Formação em Saúde está com matrículas abertas na área de saúde e com vagas limitadas. Aproveite!

Você pode escolher para: Técnico em Enfermagem, Técnico em Análises Clínicas com estágio no Labocliv, Especialização em Enfermagem do Trabalho e ainda Curso preparatório para Concurso da Polícia Militar e demais áreas públicas. Todos autorizados e reconhecidos pelo MEC.

Faça sua inscrição na Praça Lomanto Júnior, 23, centro, Laje - Ba. Ou pelos telefones: (75) 98822 6803 ou 98806 3353.

Postado em 27 de Março, às 12:20 por Redação Criativa 0 comentários

Próximo




Instagram



Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Riviera Amargosa Saúde São João Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 30/03/2017 15:29