Notícias

Medradense se destaca e sobe ao pódio do Suba 100 em Stª Terezinha

A medradense Lys Bastos de 16 anos anos de idade se tornou a mais nova competidora na categoria Feminina do Suba 100 realizado na cidade de Santa Terezinha no último fim de semana, conquistando o 4°Lugar na sua categoria -30 anos.

Foi a sua primeira competição e a adolescente vem treinando e é uma grande promessa do ciclismo da região e do estado da Bahia.
O Suba 100 é uma das maiores competição de MTB do Nordeste do país e reuniu ciclistas de todo o país com mais de 1200 participantes.

Postado em 25 de Abril, às 17:40 por Fabio Cruz 0 comentários

Fernanda Karla discorre sobre a Base Nacional Comum Curricular no Educavale

A cidade de Elísio Medrado recebeu nesta quarta-feira (25) dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias de vinte municípios da região e na oportunidade a Coordenadora Estadual do GT da Etapa do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Fernanda Karla falou sobre o processo de reelaboração do Currículo Bahia, à luz da BNCC.

“Aquele fórum nos proporcionou diversas inquietações e diante delas, nossa responsabilidade aumentou, todavia, percebemos que os municípios terão a sua oportunidade de discutir seus currículos, que é maior que a base.”

Fernanda lembrou que os desafios são grandes e por se tratar de uma normatização nova, recém homologada, causa em alguns casos espanto, comum quando estamos lhe dando com o desconhecido.

“Na medida em fomos discutindo nos municípios e formos nos familiarizando com essa nova normatização, vamos entendendo o que é esse nosso Currículo Bahia e consequentemente atendendo aquilo que é peculiar a cada município e território”, salienta.

Postado em 25 de Abril, às 15:41 por Magno Bastos 0 comentários

Isabel Silva discute a Lei do Piso no Educavale em Elísio Medrado

Nesta quarta-feira (25) a AE (Avaliadora Educacional) da Rede PCR (Planos de Cargos e Remuneração) da Bahia, participou do Encontro de Dirigentes Municipais de Educação do Território do Vale do Jiquiriçá, Educavale e na oportunidade discorreu sobre a Lei 11.738/2008.

À luz da reserva técnica, conforme preconiza a legislação, Isabel ressaltou que os desafios dos municípios são grandes, porém é preciso acontecer esse enfrentamento fundamentado naquilo que determina a legislação em vigor.

Ela começou a sua fala fazendo um breve histórico da legislação educacional brasileira, desde a promulgação da Constituição Federal, LDBEN, Lei do FUNDEF, também de 96, chegando até ao FUNDEB e por conseguinte, a Lei do Piso, 11.738 de 2008.

“Para falarmos de reserva técnica, lei aprovada no ano de 2008, precisamos relembrar um pouco de nossa história à cerca da educação e do financiamento da educação, que como o próprio nome já diz, são disposições transitórias, por serem vivas e estarem em constantes modificações”, ressalta.

“Atualmente os profissionais que correspondem ao magistério e que são remunerados pelos 60% do Fundeb é bem maior do que a lei do FUNDEF preconizava e com isso novos olhares e cumprimentos da lei precisam ser estabelecidos e cumpridos”.

“Nós não somos coitadinhos, nós temos que deixar de reforçar esse discurso de que nosso problema é só a falta de dinheiro, nosso problema é também a carência de recursos, mas certamente e nós percebemos todos os dias que nosso maior desafio é de gestão”, acrescenta.

Durante a sua fala, ela fez uma relação entre a valorização profissional na época do FUNDEF e agora com a Lei do Piso. “Nós somos bem mais valorizados e não podemos continuar dizendo que professor não ganha bem, precisamos sim receber bem mais, mas quando fazemos um comparativo com outros profissionais de outras áreas com a mesma formação, percebemos o que professor recebe mais”.

Postado em 25 de Abril, às 13:37 por Magno Bastos 0 comentários

Anderson Passos fortalece as discussões sobre Planos de Cargos e Remuneração no Vale

O Coordenador da Rede PCR na Bahia, Anderson Passos, da COPE (Coordenação de Projetos Especiais) da Secretaria da Educação, esteve nesta quarta-feira (25) no município de Elísio Medrado participando do Educavale, Fórum de Dirigentes Municipais de Educação a convite da Coordenação do Fórum que teve a participação da Undime Bahia.

Para o professor Anderson, as discussões precisam sempre ir para além do ano em curso e deve ser levado em consideração a vida do plano, pois os impactos, de acordo com as projeções.

“Aqui no Vale do Jiquiriçá apenas 5% dos municípios do Vale do Jiquiriçá cumprem a Lei 11 738 de 2008 em sua totalidade, aAtendendo a reserva técnica e o piso salarial”, enfatiza Anderson, lembrando que este é um processo lento, e as discussões não podem parar.

Postado em 25 de Abril, às 11:34 por Magno Bastos 0 comentários

Educavale em Elísio Medrado reúne dezessete municípios do Vale e região

O Dirigentes Municipais de Educação do Território do Vale do Jiquiriçá se reuniram nesta quarta-feira (25) para discutir políticas públicas educacionais no território de identidade e três pautas foram fomentadas por profissionais que trabalham na área no Estado da Bahia.

Três temas fundamentaram as discussões que teve início às 9 horas e seguiu até ás 17 horas. A Rede de Planos de Cargos e Remuneração, a Lei Federal 11.738 de 2018 que trata da reserva técnica e a Base Nacional Comum Curricular.

 Este é o segundo Educavale (Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do vale do Jiquiriçá) do ano. O Primeiro aconteceu em Mutuípe.

Postado em 25 de Abril, às 11:11 por Magno Bastos 0 comentários

Williams Pânfile fala da felicidade em receber o segundo encontro Educavale do ano de 2018

O Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da Undime Bahia, Williams Pânfile Brandão, agradeceu aos dezessete municípios presentes no segundo Educavale do ano que aconteceu nesta quarta-feira (25).

“Sejam todos bem vindos, sintam-se em casa. Que esse nosso dia seja extremamente produtivo, pois nossos temas aqui propostos, com certeza são assuntos que estão presentes no chão da escola”, destaca Williams.

Para o Professor Williams, receber um encontro do Educavale é poder ampliar as discussões propostas pela Undime, que é fortalecer o municípios. “Nosso objetivo é interiorizar nossas ações e por conseguinte fortalecer a educação pública ministrada no chão da escola, por isso o nosso fórum tem sido referência em toda a Bahia”.

Postado em 25 de Abril, às 10:21 por Magno Bastos 0 comentários

Marcos Paiva dá boas vindas aos Dirigentes de Educação do Vale do Jiquiriçá

O Coordenador do Educavale (Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Território do Vale do Jiquiriçá), Marcos Paiva, Dirigente Municipal de Educação de Santa Inês, cumprimentou os municípios presentes e agradeceu a presença dos municípios que não fazem parte do território de identidade do Vale.

Ele lembrou que o trabalho realizados no Educavale, tem sido levado como experiência para diversos outros territórios do estado. “Nós recebemos constantemente ligação de colegas dirigentes de outros territórios que desejam efetivar o trabalho nos seus territórios à luz das nossas experiências”.

Ele ressaltou também que os municípios que não fazem parte do Vale do Jiquiriçá e participam dos encontros mensais, o fazem não só pela temática proposta, mas sobretudo pelo enfoque dado a elas.

“Nosso olhar é municipalista, o foco é voltado para a educação pública municipal e isso tem transcendido os nossos limites territoriais e nos fortalecido em nossos municípios, em meio há tantos desafios”, acrescenta Marcos Paiva.

Postado em 25 de Abril, às 10:18 por Magno Bastos 0 comentários

Ruas de Elisio Medrado estão há mais de 13 horas sem energia elétrica

Há mais de 13 horas parte da praça da Bíblia, Jonival Lucas e Genésio Braga estão sem energia na cidade de Elísio Medrado.

Segundo informações, o que motivou a falta de energia foi a explosão de um transformador na Praça da Bíblia.

A Coelba foi acionada e até o momento a população das ruas estão sem energia. A falta afetou também o serviço de internet da cidade.

O Colégio Rômulo Galvão está com suas aulas comprometidas por conta do ocorrido e segundo informações do gestor Ivan Silva há suspeitas que aparelhos queimaram.

Postado em 25 de Abril, às 09:24 por Fabio Cruz 0 comentários

Dirigentes Municipais do Vale do Jiquiriçá se reúnem em Elísio Medrado

Nesta quarta-feira (25), os Dirigentes Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá se reúnem para mais uma encontro do Educavale e desta vez o município acolhedor do encontro é Elísio Medrado.

Três temas importantes e que estão em voga no território serão debatidos pro profissionais convidados com a presença da Undime Seccional Bahia.

O Plano de Cargos e Remuneração no contexto da situação real e cotidiana do Vale do Jiquiriçá, será debatido por Anderson Passos, Coordenador da Rede PCR na Bahia.

A Reserva Técnica à Luz da Lei Federal nº 11.738/2008, uma situação prática, tema que será discorrido por Izabel Silva, AE (Avaliadora Educacional) da Rede PCR.

E o processo de (Re)elaboração do Currículo Bahia, os primeiros movimentos, conduzido por Fernanda Karla, Coordenadora Estadual do GT da Etapa do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

O encontro acontece das 8:30 às 17 horas na Igreja Missão Vida Plena.

Postado em 24 de Abril, às 07:39 por Magno Bastos 0 comentários

Semana Municipal do Livro Infantil na rede municipal de Elísio Medrado

A partir do dia 23 até 27 de Abril de 2018, a Biblioteca Municipal Professora Nice em Elísio Medrado, será tomada por uma série de eventos culturais que promovem a literatura infantil.

Sendo assim, para o Diretor Pedagógico Renilton Sandes, é um momento singular para colocar em prática mais uma estratégia do Plano de Ação Pedagógico de 2018 - intitulado: ** "Nova Arquitetura da Gestão Pedagógica Municipal: Caminhando para Rupturas e Desafios"!

Nesse sentido, a equipe de Gestão Escolar com a Supervisão, Coordenação Pedagógica e Professores da Rede Municipal de Educação de Elísio Medrado, abraçou a proposta das políticas públicas de alfabetização e letramento, e, de maneira coletiva e participativa, realizam a Semana Municipal do Livro Infantil, embasada numa sequência didática interdisciplinar, que vem abordando a seguinte temática:

* Semeando Letras, Colhendo Palavras: No Mundo Fantástico de Monteiro Lobato.

Sendo assim, vamos realizar a seguinte programação na Biblioteca Municipal:
____________

Creche Casulo Iêda Barradas

Segunda-feira: 23/04
* Manhã: Contação de História - Saia Literária.

Segunda-feira: 23/04
* Tarde: História Dramatizada.
_____________

Creche - Anexo II

Terça-feira: 24/04
* Manhã: O Casamento da Boneca Emília.

Terça-feira: 24/04
* Tarde: Contação de História - Chapeuzinho Vermelho.

_____________

Escola de Tempo Integral - Gisélia Miranda Leite.

Quinta-feira: 26/04
* Manhã: Contação de História - Fantoches.

Quinta-feira: 26/04
* Tarde: História Dramatizada.

____________

Escola Ranulfo de Souza Bittencourt

Sexta-feira: 27/04
* Manhã - Conto da Chapeuzinho Vermelha

Sexta-feira: 27/04
* Tarde - Teatro: Sítio do Pica Pau Amarelo

Para o Diretor Pedagógico da Rede Municipal de Educação Renilton Sandes, estimular a leitura é de fundamental importância para uma gestão de sucesso do processo de ensino - aprendizagem, bem como, para o desenvolvimento da imaginação da criança contribuindo para sua leitura de mundo.

Postado em 23 de Abril, às 11:36 por Magno Bastos 0 comentários

Representante da FETAG destaca importância do Festival em Elísio

Na última sexta feira, 20 o STR de Elísio Medrado realizou o I Festival Municipal da Juventude Rural Com os objetivos de promover o espaço de participação de aproximação dos jovens do campo, criar e fortalecer uma rede de discussão e ação voltadas para a juventude rural.

A representante da FETAG Bahia , Luciana Oliveira esteve presente no Evento e em entrevista ao repórter Fábio Cruz da Criativa On Line destacou que o momento serve de oportunidade para ouvir e conversar com os jovens do município. Ela disse que o momento que vivencia no país com retrocessos e mudanças é necessário a conscientização daqueles que são formadores de opinião e que é necessáario lutar pela retomad ada democracia e isso a FETAG Bahia vem feito juntamente com outras centrais sindicais.

 

Postado em 23 de Abril, às 10:33 por Fabio Cruz 0 comentários

Presidente da Undime acompanha Posse do Conselho Estadual em Salvador

Nesta segunda-feira (23) o Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da Undime Bahia, Williams Panfile Brandão, participa da solenidade de posse do Conselho Estadual de Educação, representando o Presidente da Undime Nacional, o Professor Aléssio Costa.

Para o Professor Williams, a aproximação da Undime das instituições, fortalece a educação ministrada nos municípios. "Nosso papel têm sido sempre o de ocupar nossos espaços e consequentemente possibilitar melhorias em nossos municípios, fazendo parte do processo e respeitando o regime de colaboração".

O professor Roberto Gondim, Dirigente Municipal de Educação de Jequié e Diretor de Articulação da Undime Seccional Bahia que já havia sido nomeado pelo Governador do Estado, foi empossado pelo Secretário da Educação, Walter Pinheiro como conselheiro para os próximos quatro anos do CEE (Conselho Estadual de Educação)

Dezesseis nomes foram empossados, sendo doze titulares e quatro suplentes. Dentre eles, o Dirigente Municipal de Educação de Lauro de Freitas,  Paulo Gabriel Soledade Nacif e João Danilo Batista de Oliveira, que é do FEE (Fórum Estadual de Educação.

A sessão acontece no Auditório do Centro de Educação Profissional (CEEP), sito à Avenida Engenheiro Oscar Pontes - Prédio Oscar Cordeiro - Água de Meninos - Calçada/Salvador.

Postado em 23 de Abril, às 08:26 por Magno Bastos 0 comentários

Colisão entre carro e moto deixa uma vítima fatal em Santa Teresinha

Um acidente na noite deste domingo (22), na estrada que liga o municípios de Itatim e Santa Teresinha, próximo à linha férrea provocou a morte de uma rapaz.

Segundo informações de populares, um homem conhecido como (Zé cara de bola), morador do lagedo zona rural da cidade de Elísio Medrado, estava indo para um enterro de um amigo em Itatim e no seu retorno aconteceu o acidente.

O SAMU de Santa Teresinha foi acionado e no local foi constatado o óbito.

Postado em 22 de Abril, às 21:45 por Carlos Quintino 1 comentários

Seleção de Brejões luta até o final, mas é eliminada da Copa Inter Vale

 

A Seleção de Brejões atuou como uma verdadeira Gigante neste domingo (22).

Os jogadores lutaram e honraram a camisa até o último segundo no Nogueirão, mas a seleção foi eliminada da Copa Inter Vale ao perder por 4 a 1 para a seleção de Elísio Medrado.

A seleção de Brejões vinha realizando uma grande campanha na competição, se classificando invicta para a segunda fase.

“A perseverança é a habilidade de continuar tentando após os tropeços. Cada tropeço pelo caminho estão lá apenas para fazererm vocês mais fortes, parabéns a todos os atletas e dirigentes da seleção de Brejões”, destacou um torcedor.

Postado em 22 de Abril, às 21:40 por Redação 0 comentários

Água que abastece a cidade de Elisio Medrado tem qualidade suspeita

A água potável é aquela popularmente chamada água pura. Para ser bebida por nós, a água deve ser incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro). Ela deve estar livre de materiais tóxicos e microorganismos, como bactérias, protozoários etc., que são prejudiciais, mas deve conter sais minerais em quantidade necessária à nossa saúde.

A população de Elísio Medrado está procurando explicações da Embasa com relação as evidências de alterações na sua qualidade, pois constantemente a água que abastece a população está chegando às torneiras das residências com uma grande alteração na sua cor e com um cheiro diferente, o que não deveria está acontecendo.

Essa  alteração foi constatada neste domingo por um internautate da Criativa On Line e é percebido por quem usa a água diretamente da torneira da rua, mas também está sendo percebido pelas pessoas que usam diretamente da armazenada em caixas d'água.

Alguns moradores nos relataram que durante a lavagem de roupas, as mesmas ficaram manchadas.

Os motivos da alteração na qualidade da água constatada são desconhecidos .

A água que abastece o  município é captada no Rio Jacutinga, localizado na bacia hidrográfica do Recôncavo Sul, município de Elísio Medrado e constantemente vem pasdanpa por problemas na captacca e distribuição.

 

 

Postado em 22 de Abril, às 20:10 por Fabio Cruz 0 comentários

Tatiane do STR destaca que Festival em Elísio superou as expectativas

Na última sexta feira, 20 o STR de Elísio Medrado realizou o I Festival Municipal da Juventude Rural Com os objetivos de promover o espaço de participação de aproximação dos jovens do campo, criar e fortalecer uma rede de discussão e ação voltadas para a juventude rural.

A Secretária de Jovens e Adoilescentes da Entidade, Tatiane Borges em entrevista ao portal Criativa On Line através do repórter Fábio Cruz destacou que a satisfação é muito grande em está realizando o Festival que teve um grande número de participantes.

Tatiane destacou que todas as comunidades rurais estavam representadas e ainda destacou que a parceria com outras entidades foi muito importante para a realização e que abriu as portas para desenvolver outros eventos com os jovens. "Está superando todas as expectativas e investimos bastante na publicidade para chamar à atenção dos jovens", destacou a entrevistada.

Postado em 22 de Abril, às 18:50 por Fabio Cruz 0 comentários

Em lançamento em Amargosa, Dal faz agradecimento e escolha do PCdoB

O empresário Adalberto Barreto, Dal, lançou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PCdoB na tarde deste sábado (21) no Vale Shopping em Amargosa.

Em entrevista ao Portal Criativa On Line, Dal, disse que estava muito feliz com a recepção das pessoas."Uma emoção incontrolável, muito feliz mesmo, muito carinho, muito obrigado ao povo de Amargosa e região. Estou muito satisfeito." Disse.

Perguntado sobre a escolha ao PCdoB, ele disse que é um partido parceiro desde 2016. "Um partido de pessoas íntegras, pessoas sérias, não estão envolvidos em corrupções, então essa foi a maior escolha que a gente fez, estou muito satisfeito."

Adalberto ainda confirmou que está na base do governo Rui junto com o PCdoB e ainda falou do apoio que tem em Amargosa, inclusive do ex-prefeito Rosalvinho Sales.

Assista a entrevista completa abaixo:


Veja Também: Empresário Dal lança em Amargosa pré-candidatura a deputado estadual

Postado em 21 de Abril, às 19:46 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Empresário Dal lança em Amargosa pré-candidatura a deputado estadual

O empresário Adalberto Barreto, Dal, lançou sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PCdoB.

A cerimônia de lançamento aconteceu na tarde deste sábado (21) no Vale Shopping  na cidade de Amargosa e reuniu a população local e de toda Bahia.

Várias lideranças  políticas estiveram presentes da região do Vale do Jiquiriça, Reconcavo Baiano, Chapada, Baixo Sul, centro oeste e outras regiões da Bahia.

Assista entrevista completa abaixo:

Postado em 21 de Abril, às 16:53 por Ivanildo Bastos 0 comentários

I Festival Municipal da Juventude Rural em Elísio foi um sucesso

Com os objetivos de promover o espaço de participação de aproximação dos jovens do campo, criar e fortalecer uma rede de discussão e ação voltadas para a juventude rural, oportunizar a expressão artística, cultural e esportiva dos diversos  jovens envolvidos no processo, estimular o protagonismo entre os jovens e refletir sobre as juventudes e o contexto social que vivem a partir de palestras e expressões artísticas e esportivas, o STR de Elísio Medrado realizou nesta sexta, 20 o I Festival Municipal da Juventude Rural .

O Evento contou com a participação dejovens do município e também de representantes da sociedade civil, FETAG e outras entidades ligadas aos movimentos sindicais.

Durante a realização do evento, os jovens tiveram palestra sobre sexualidade a qual foi ministrada pelo enfermeiro álvaro Nielson, atividades de capoeira e diversas oficinas entre elas de música.

Ainda foram sorteados diversos brindes para os participantes presentes e diversas homenagens através de uma placa do evento. Os participantes ainda receberam certificado de participação.

 

Postado em 21 de Abril, às 09:45 por Fabio Cruz 0 comentários

Municípios baianos têm queda de 13% na receita do Fundo de Participação

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de receita para 80% das cidades baianas, registrou uma queda de 13% no segundo decênio deste mês de abril, comparado com o mesmo período do ano anterior. Os dados fornecidos pela Secretária do Tesouro Nacional – STN, não acrescentam à retração perdas inflacionárias que elevaria o percentual da queda no repasse.

Para ter uma noção, um município com coeficiente 0.6 (com até 10 mil habitantes) recebeu na segunda parcela de repasse, em abril de 2017, a quantia de R$ 78 mil. Este ano, no mesmo período, estão sendo repassados R$67 mil. “Essa queda brusca dificulta qualquer intenção das prefeituras em manter um planejamento ou uma gestão equilibrada”, afirmou o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

O gestor também destaca que a retração econômica afetou em cheio os municípios. “Essa receita é basicamente formada do Imposto de Renda e Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI), quando cai o consumo e aumenta o desemprego, são os municípios que pagam a conta. Não dá pra falar em melhora da economia se nossa receita só despenca”, bradou Ribeiro.

O presidente da UPB já articula, para o mês de maio, a ida dos prefeitos baianos à capital federal para fazer coro com gestores de todos os estados brasileiros na XXI Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. O evento que costuma trazer conquistas às prefeituras, esta edição tem na pauta prioritária a atualização dos programas federais pelo índice oficial de inflação; o debate sobre os pisos salariais do magistério e dos agentes comunitários de saúde e combate a endemias; obras paralisadas; e no judiciário a Lei dos Royalties – 12.734/2012, que aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal sobre liminar concedida na ADI 4917.

Postado em 20 de Abril, às 10:14 por Carlos Quintino 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 26/04/2018 12:15