Notícias

Fiéis católicos de Amargosa celebraram a festa da sua padroeira

A paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho em Amargosa, comemorou neste quinta - feira (26) o dia especial de sua padroeira. Este ano teve como tema: "Igreja Comunidade: Casa da Iniciação da Vida Cristã."

O dia festivo foi marcado de programação especial durante todo o dia. Pela manhã teve alvorada Festiva, logo depois missa em memória dos paroquianos falecidos e Celebração Solene em louvor a Nossa Senhora do Bom Conselho, onde recebeu padres da diocese de Amargosa na região.

A tarde teve o Momento Mariano e encerrou as celebrações a padroeira no final da tarde de hoje com Procissão com a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho pelas ruas da cidade, onde vários fiéis lotaram as ruas do centro de Amargosa.

Através da fanpage da paróquia, foram feitas várias transmissões ao vivo. Mais uma oportunidade para aqueles que não puderam estar presentes.

Postado em 26 de Abril, às 17:29 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Destaque do Suba 100, jovem Lys apresenta premiação na Câmara

A medradense Lys Bastos de 16 anos anos de idade se tornou a mais nova competidora na categoria Feminina do Suba 100 realizado na cidade de Santa Terezinha no último fim de semana, conquistando o 4°Lugar na sua categoria -30 anos.

Na manhã desta quinta feira, 26 a atleta esteve paticipando da Sessão da Câmara de Vereadores do município e destacou que a sua conquista é fruto de muito trabalho, esforços e determinação e ainda agradeceu o apoio de sua familía.

Lys falou com o repórter Fábio Cruz da Criativa On Line que a sua felicidade é imensa "foi uma experiencia incrível minha primeira competição sem experiência nenhuma e vou continuar tentando e que sabe trazer mais troféus", destacou Lys Bastos.

Foi a sua primeira competição e a adolescente vem treinando e é uma grande promessa do ciclismo da região e do estado da Bahia.
O Suba 100 é uma das maiores competição de MTB do Nordeste do país e reuniu ciclistas de todo o país com mais de 1200 participantes.

Postado em 26 de Abril, às 16:27 por Fabio Cruz 0 comentários

Secretária do STR de Elísio participa de evento em Maceió

O trabalho como dirigente sindical vai muito além do que é feito na sede da entidade, é uma constante busca e atualização de conhecimentos que podem ser levados para a base, destacou a Secretária de Jovens e Adolescentes, Tatiane Borges na rede social ao participar do Encontro Regional Nordeste I de Formação em Cooperação Internacional para a Promoção da Agroecologia e Soberania Alimentar e Nutricional .

 

Postado em 26 de Abril, às 15:27 por Fabio Cruz 0 comentários

Elísio Medrado agora conta com provedor de internet com eficiência

Chegou em Elísio Medrado a Taynet provedor de internet via cabo e rádio. O provedor de internet Taynet banda larga conecta você ao mundo com qualidade, velocidade e compromisso.

Na hora de escolher o seu provedor compare; A Taynet é o provedor de internet via cabo de Elísio Medrado. Você terá várias vantagens ao assinar a Taynet; os planos são sem fidelidade e assistência com agilidade e eficiência e também o que você precisa é velocidade de acesso para se comunicar, assistir vídeos e ouvir músicas sem travamentos nem espera.

Ligue e peça a sua instalação agora mesmo e tenha uma internet de qualidade . Telefone 75 9 9954 8433 ou 982899216.

Postado em 26 de Abril, às 13:45 por Fabio Cruz 0 comentários

Motocicleta foi roubada na rua da Lapinha na cidade de Amargosa

Na noite de sábado (21) uma motocicleta modelo Fan 150, cor vermelha e placa policial PJB de Amargosa foi roubada na rua da Lapinha na cidade amargosense.

Familiares do proprietário procurou a nossa reportagem e disse que está oferecendo recompensa para quem tiver informações da moto.

De acordo com informações, após o veículo ter faltado combustível, o proprietário teria ido buscar em Posto, e quando voltou a motocicleta já não estava mais no local.

Ainda não há informações sobre o suspeito do roubo, ou pistas onde se encontra o veículo.

Postado em 26 de Abril, às 08:40 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Censo Agro está em fase de término em Amargosa e no país inteiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está finalizando as pesquisas do Censo Agropecuário 2017 no país inteiro. Em Amargosa e na região do Vale do Jiquiriçá os trabalhos estão também terminando.

De acordo com o acompanhamento da coleta no site do IBGE, o município de Amargosa já tem 2.745 estabelecimentos coletados, uma quantidade acima da estimativa que era de 1.967 estabelecimentos.

De acordo com o gerente da Agência do IBGE de Santo Antonio de Jesus, Neilton Andrade, no momento em Amargosa só tem dois recenseadores em campo. "Estamos terminando pendências (alguns produtores que se recusaram durante todo período a prestar informações e estamos tentando convencer e obter os dados para a pesquisa retratar com maior precisão a realidade)." Disse.

Ainda de acordo com Neilton em breve os trabalhos estarão concluídos e os dados serão divulgados para a população.

Nos último meses os recenseadores visitaram milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre produção, características dos trabalhadores do setor, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. O papel da agricultura familiar na produção agropecuária também será pesquisado. Os resultados do Censo devem começar a ser divulgados em meados deste anos.

Postado em 25 de Abril, às 19:49 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Medradense se destaca e sobe ao pódio do Suba 100 em Stª Terezinha

A medradense Lys Bastos de 16 anos anos de idade se tornou a mais nova competidora na categoria Feminina do Suba 100 realizado na cidade de Santa Terezinha no último fim de semana, conquistando o 4°Lugar na sua categoria -30 anos.

Foi a sua primeira competição e a adolescente vem treinando e é uma grande promessa do ciclismo da região e do estado da Bahia.
O Suba 100 é uma das maiores competição de MTB do Nordeste do país e reuniu ciclistas de todo o país com mais de 1200 participantes.

Postado em 25 de Abril, às 17:40 por Fabio Cruz 0 comentários

Na Farmácia São Miguel tem desconto especiais para toda região

A Farmácia São Miguel, em São Miguel das Matas está com descontos especiais para medicamentos de alto custo, como por exemplo, para diabetes, hipertensão, para doença dos olhos, osteoporose, dentre outros.

Visite e conheça os descontos especiais para os clientes de São Miguel das Matas e região. Também aceitando cartão de crédito de todas as bandeiras.

Na Farmácia São Miguel você tem tudo em medicamentos, perfumaria, cosméticos. Ainda atendimento da Coelba, pagamento de contas, farmácia popular, aferição de pressão e vários outros serviços na área de saúde.

Visite a Farmácia São Miguel, na Rua Marechal Castelo Branco, em frente à Secretaria de Saúde, em São Miguel das Matas, telefone (75) 3676 2255.

Postado em 25 de Abril, às 17:13 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Fernanda Karla discorre sobre a Base Nacional Comum Curricular no Educavale

A cidade de Elísio Medrado recebeu nesta quarta-feira (25) dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias de vinte municípios da região e na oportunidade a Coordenadora Estadual do GT da Etapa do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Fernanda Karla falou sobre o processo de reelaboração do Currículo Bahia, à luz da BNCC.

“Aquele fórum nos proporcionou diversas inquietações e diante delas, nossa responsabilidade aumentou, todavia, percebemos que os municípios terão a sua oportunidade de discutir seus currículos, que é maior que a base.”

Fernanda lembrou que os desafios são grandes e por se tratar de uma normatização nova, recém homologada, causa em alguns casos espanto, comum quando estamos lhe dando com o desconhecido.

“Na medida em fomos discutindo nos municípios e formos nos familiarizando com essa nova normatização, vamos entendendo o que é esse nosso Currículo Bahia e consequentemente atendendo aquilo que é peculiar a cada município e território”, salienta.

Postado em 25 de Abril, às 15:41 por Magno Bastos 0 comentários

Isabel Silva discute a Lei do Piso no Educavale em Elísio Medrado

Nesta quarta-feira (25) a AE (Avaliadora Educacional) da Rede PCR (Planos de Cargos e Remuneração) da Bahia, participou do Encontro de Dirigentes Municipais de Educação do Território do Vale do Jiquiriçá, Educavale e na oportunidade discorreu sobre a Lei 11.738/2008.

À luz da reserva técnica, conforme preconiza a legislação, Isabel ressaltou que os desafios dos municípios são grandes, porém é preciso acontecer esse enfrentamento fundamentado naquilo que determina a legislação em vigor.

Ela começou a sua fala fazendo um breve histórico da legislação educacional brasileira, desde a promulgação da Constituição Federal, LDBEN, Lei do FUNDEF, também de 96, chegando até ao FUNDEB e por conseguinte, a Lei do Piso, 11.738 de 2008.

“Para falarmos de reserva técnica, lei aprovada no ano de 2008, precisamos relembrar um pouco de nossa história à cerca da educação e do financiamento da educação, que como o próprio nome já diz, são disposições transitórias, por serem vivas e estarem em constantes modificações”, ressalta.

“Atualmente os profissionais que correspondem ao magistério e que são remunerados pelos 60% do Fundeb é bem maior do que a lei do FUNDEF preconizava e com isso novos olhares e cumprimentos da lei precisam ser estabelecidos e cumpridos”.

“Nós não somos coitadinhos, nós temos que deixar de reforçar esse discurso de que nosso problema é só a falta de dinheiro, nosso problema é também a carência de recursos, mas certamente e nós percebemos todos os dias que nosso maior desafio é de gestão”, acrescenta.

Durante a sua fala, ela fez uma relação entre a valorização profissional na época do FUNDEF e agora com a Lei do Piso. “Nós somos bem mais valorizados e não podemos continuar dizendo que professor não ganha bem, precisamos sim receber bem mais, mas quando fazemos um comparativo com outros profissionais de outras áreas com a mesma formação, percebemos o que professor recebe mais”.

Postado em 25 de Abril, às 13:37 por Magno Bastos 0 comentários

CRAS de São Miguel das Matas avisa prazo para cadastro do BPC

A Secretaria de Assistência Social do município de São Miguel das Matas informa: Todos (as) os Deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), agora tem que estar no Cadastro Único, para que o benefício seja mantido.

O responsável pela família deve procurar o CRAS, o prazo vai até Dezembro de 2018.

Postado em 25 de Abril, às 12:16 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Começa nesta sexta - feira o CRAS Itinerante em São Miguel das Matas

Atenção beneficiários dos programas sociais do CRAS, a Secretaria Municipal de Assistência Social divulga o calendário do CRAS ITINERANTE. Nesta sexta - feira (27) o atendimento será no Tabuleiro da Santa as 14 horas.

O Cras Itinerante realiza ações de cadastramento do Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Benefício de Prestação Continuada, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com crianças, adolescentes e idosos, dentre outros.

Veja o calendário completo abaixo:

Postado em 25 de Abril, às 12:07 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Anderson Passos fortalece as discussões sobre Planos de Cargos e Remuneração no Vale

O Coordenador da Rede PCR na Bahia, Anderson Passos, da COPE (Coordenação de Projetos Especiais) da Secretaria da Educação, esteve nesta quarta-feira (25) no município de Elísio Medrado participando do Educavale, Fórum de Dirigentes Municipais de Educação a convite da Coordenação do Fórum que teve a participação da Undime Bahia.

Para o professor Anderson, as discussões precisam sempre ir para além do ano em curso e deve ser levado em consideração a vida do plano, pois os impactos, de acordo com as projeções.

“Aqui no Vale do Jiquiriçá apenas 5% dos municípios do Vale do Jiquiriçá cumprem a Lei 11 738 de 2008 em sua totalidade, aAtendendo a reserva técnica e o piso salarial”, enfatiza Anderson, lembrando que este é um processo lento, e as discussões não podem parar.

Postado em 25 de Abril, às 11:34 por Magno Bastos 0 comentários

Polícia recupera veículo roubado em Laje e faz prisões por tráfico de drogas em Ubaíra

Nesta terça-feira (24), por volta de 10h, policiais lotados na 4ª CIA, 14º Batalhão de Polícia Militar, na responsabilidade do Capitão Rodrigo Chaves, localizaram uma motoneta modelo soft 50cc na localidade Riacho da Lama, BR-420, zona rural do município de Laje, o veículo foi roubado e escondido numa plantação de mandioca.

Os acusados identificados, juntamente com a motoneta foram apresentados na delegacia de Polícia Civil.

Outra ocorrência.

Por volta das 10h40min a equipe de plantão na cidade de Ubaíra, realizava ronda no bairro Alto das Pombas quando visualizou quatro indivíduos em atitude suspeita numa escadaria. Ao realizar abordagem, a polícia encontrou, 16 pedras de crack, 10 trouxas de cocaína, 09 trouxas de maconha, 55,00 reais em espécie.

Os jovens foram foram apresentados juntos com o material apreendido a equipe de Dr. Ívia Vídal, delegada de Polícia Civil do município.

Postado em 25 de Abril, às 11:31 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Educavale em Elísio Medrado reúne dezessete municípios do Vale e região

O Dirigentes Municipais de Educação do Território do Vale do Jiquiriçá se reuniram nesta quarta-feira (25) para discutir políticas públicas educacionais no território de identidade e três pautas foram fomentadas por profissionais que trabalham na área no Estado da Bahia.

Três temas fundamentaram as discussões que teve início às 9 horas e seguiu até ás 17 horas. A Rede de Planos de Cargos e Remuneração, a Lei Federal 11.738 de 2018 que trata da reserva técnica e a Base Nacional Comum Curricular.

 Este é o segundo Educavale (Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do vale do Jiquiriçá) do ano. O Primeiro aconteceu em Mutuípe.

Postado em 25 de Abril, às 11:11 por Magno Bastos 0 comentários

Nesta quinta-feira comemora - se o dia da padroeira de Amargosa

A paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho em Amargosa, comemorará neste quinta - feira (26) o dia especial de sua padroeira que este ano tem como tema: "Igreja Comunidade: Casa da Iniciação da Vida Cristã."

Nesta quarta completa a 9ª noite de novenário, e quinta - feira, dia festivo, terá uma programação durante todo o dia, incluindo a santa missa e procissão.

Por ser o dia da padroeira de Amargosa, nesta quinta-feira é feriado municipal.

Programação:

5h - Alvorada Festiva

6h - Missa em memória dos paroquianos falecidos

10h - Celebração Solene em louvor a Nossa Senhora do Bom Conselho

15h - Momento Mariano

16h - Procissão com a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho pelas ruas da cidade

A Catedral estará aberta durante todo o dia para visitação dos devotos de Nossa Senhora.

Postado em 25 de Abril, às 10:47 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Williams Pânfile fala da felicidade em receber o segundo encontro Educavale do ano de 2018

O Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da Undime Bahia, Williams Pânfile Brandão, agradeceu aos dezessete municípios presentes no segundo Educavale do ano que aconteceu nesta quarta-feira (25).

“Sejam todos bem vindos, sintam-se em casa. Que esse nosso dia seja extremamente produtivo, pois nossos temas aqui propostos, com certeza são assuntos que estão presentes no chão da escola”, destaca Williams.

Para o Professor Williams, receber um encontro do Educavale é poder ampliar as discussões propostas pela Undime, que é fortalecer o municípios. “Nosso objetivo é interiorizar nossas ações e por conseguinte fortalecer a educação pública ministrada no chão da escola, por isso o nosso fórum tem sido referência em toda a Bahia”.

Postado em 25 de Abril, às 10:21 por Magno Bastos 0 comentários

Marcos Paiva dá boas vindas aos Dirigentes de Educação do Vale do Jiquiriçá

O Coordenador do Educavale (Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Território do Vale do Jiquiriçá), Marcos Paiva, Dirigente Municipal de Educação de Santa Inês, cumprimentou os municípios presentes e agradeceu a presença dos municípios que não fazem parte do território de identidade do Vale.

Ele lembrou que o trabalho realizados no Educavale, tem sido levado como experiência para diversos outros territórios do estado. “Nós recebemos constantemente ligação de colegas dirigentes de outros territórios que desejam efetivar o trabalho nos seus territórios à luz das nossas experiências”.

Ele ressaltou também que os municípios que não fazem parte do Vale do Jiquiriçá e participam dos encontros mensais, o fazem não só pela temática proposta, mas sobretudo pelo enfoque dado a elas.

“Nosso olhar é municipalista, o foco é voltado para a educação pública municipal e isso tem transcendido os nossos limites territoriais e nos fortalecido em nossos municípios, em meio há tantos desafios”, acrescenta Marcos Paiva.

Postado em 25 de Abril, às 10:18 por Magno Bastos 0 comentários

Ruas de Elisio Medrado estão há mais de 13 horas sem energia elétrica

Há mais de 13 horas parte da praça da Bíblia, Jonival Lucas e Genésio Braga estão sem energia na cidade de Elísio Medrado.

Segundo informações, o que motivou a falta de energia foi a explosão de um transformador na Praça da Bíblia.

A Coelba foi acionada e até o momento a população das ruas estão sem energia. A falta afetou também o serviço de internet da cidade.

O Colégio Rômulo Galvão está com suas aulas comprometidas por conta do ocorrido e segundo informações do gestor Ivan Silva há suspeitas que aparelhos queimaram.

Postado em 25 de Abril, às 09:24 por Fabio Cruz 0 comentários

Moradores de Amargosa reivindicam funcionamento de creche na Catiara

Várias moradoras do bairro da Catiara na cidade de Amargosa se mobilizaram para reivindicar o funcionamento da creche no referido bairro, desde o início do ano. As mães, Lúcia, Eliene e a senhora Creuza falaram em entrevista sobre a situação da instituição.

Lúcia foi a primeira a fazer a reivindicação. "A gente só queria que eles viessem logo abrir, pois são cento e poucas crianças que estão fora de aula. Se estão matriculadas, elas precisam estar aqui e não de fora."

A moradora e mãe de uma das crianças matriculadas, Eliene, disse que precisa deixar sua filha na creche, pois ela trabalha durante o dia. "Tinha a creche pequena, então eles disseram que ia inaugurar a grande. Então desativou uma e não ativou a outra, sendo quatro meses desde janeiro que as crianças estão fora da sala de aula e o meu bolsa família foi bloqueado por conta disso também. Nós estamos reivindicando e falando por todas mães aqui do bairro." Disse.

Uma outra moradora, a senhora Creuza esteve presente e também cobrou o funcionamento. "Eu não tenho mais filho pequeno, mas tenho de vizinhos e parentes, daí as mães precisam e a creche até agora está sem funcionar."

A moradora Lúcia ainda complementou que as mães não tem onde tirar dinheiro para uma pessoa para cuidar dos seus filhos. "A gente não está aqui reclamando de A e de B politicamente, mas é um direito de cada um ter os filhos na sala de aula. Se tem a creche ela precisa estar funcionando e não parada. E as crianças e as mães como ficam?" Finalizou.

A moradora da Loteamento Cidade Jardim 2, nas casas populares, senhora Creuza ainda fez uma outra reivindicação, ela cobra melhoria no trabalho de limpeza para ser feita em sua rua. "É uma escuridão também, precisa botar outras lâmpadas nos postes. Peço encarecidamente." Finalizou.


Em Nota, a Prefeitura Municipal falou sobre o assunto:

NOTA DE ESCLARECIMENTO – 25 DE ABRIL

Sobre o início das atividades da Creche Proinfância, localizada no bairro da Catiara, a Prefeitura Municipal de Amargosa informa que:

- A previsão é que a unidade escolar seja inaugurada nos primeiros dias do mês de maio.

- O atraso na inauguração se deu por conta de descumprimento judicial por parte da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). A Prefeitura solicitou juridicamente a mudança na titularidade no imóvel da creche, bem como uma avaliação na rede elétrica para garantir a segurança e bom funcionamento da unidade. Ocorre que a mudança da titularidade foi realizada com atraso e o relatório referente ao nível de tensão da rede elétrica da unidade ainda não foi enviado.

- Todas as medidas judiciais cabíveis foram tomadas pela Prefeitura, com o intuito de agilizar o processo e sancionar a companhia pelo descumprimento da decisão.

- A Secretaria Municipal de Educação entrou em contato com todos os pais e responsáveis pelas crianças matriculadas na creche para explicar a situação e esclarecer eventuais dúvidas.

- Para mais informações, a Secretaria Municipal de Educação está à disposição de todos, através do telefone: 3634-3730.


Escute as entrevistas completas no Player Abaixo:

Ouça o áudio
Postado em 25 de Abril, às 09:23 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 26/04/2018 22:00