Notícias

Clarão de fogo foi registrado também na cidade de Amargosa

Um clarão de fogo também foi visto no céu do município de Amargosa e em vários locais da Bahia na noite desta terça-feira (20), registrado por um morador através de vídeo.

De acordo com informações, as imagens foram feitas pelo morador na zona rural de Amargosa e publicadas nas redes sociais.

Os relatos do forte clarão, visto no céu de Salvador e do interior do estado da Bahia nesta terça-feira (20), não param de acontecer. Na sexta-feira (16), o site Mistérios do Espaço divulgou que os destroços de um foguete lançado na Rússia poderiam cair sobre o Brasil, mas a previsão de queda era para aquele mesmo dia.

A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) afirma que a bola de fogo que causou um clarão no céu da Bahia na noite desta terça-feira (20), foi causada por fragmentos de um meteorito.

Agora é aguardar as informações oficiais sobre o que de fato aconteceu nos céus das cidades baianas.

Veja Também: Tocha de fogo foi visto no céu de Brejões na noite desta terça

Postado em 21 de Fevereiro, às 11:52 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Professores de Elísio entram em greve por tempo indeterminado

Vários professores, através da APLB Sindicato, que pertencem a rede municipal de ensino do município de Elísio Medrado entraram em greve por tem indeterminado. Eles apresentaram cartazes com as reivindicações solicitadas e percorreram algumas ruas.

Os docentes reivindicam um Plano de Cargos e Salários devidamente debatido, aprovado pelos docentes e em funcionamento.

"Salientamos que para que haja a qualidade na educação é preciso que se respeite os(as) trabalhadores(as) com a devida correspondência nas ações de valorização profissional, e que lutaremos por NENHUM DIREITO A MENOS. Precisamos da valorização que merecemos: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho. Contamos com o apoio e a participação de todos.” Diz a nota enviada a imprensa.

Postado em 21 de Fevereiro, às 11:34 por Redação Criativa 0 comentários

Clarão foi visto no céu de Brejões na noite desta terça - feira (20)

Uma tocha de fogo foi visto no céu do município de Brejões e em vários locais da Bahia na noite desta terça-feira (20). O clarão deixou as pessoas assustadas, algumas usaram as redes sociais para relatar a experiência.

Segundo os internautas, foi possível avistar uma "bola de luz" e foi vista também em Salvador, Ubaíra, Santo Antonio de Jesus e em várias cidades da região.

Segundo informações, cogita - se que foi um foguete lançado esta semana na Rússia com intuito de levar mentimentos para Estação Espacial Internacional. Ainda não há confirmação oficial.

Grande parte do corpo foi consumido e apenas alguns pedaços chegou ao solo da Bahia.

Veja Também: Clarão de fogo foi registrado também na cidade de Amargosa

Postado em 21 de Fevereiro, às 09:15 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Repensando práticas e saberes na rede municipal de São Miguel das Matas

Na manha desta quarta-feira (21) a Sexcretaria Municipal de Educação de São Miguel das Matas, dá continuidade a Jornada Pedagógica 2018 com todos os profissionais da rede municipal de ensino.

O evento nesta manhã acontece no Espaço Farrancho e conta com a condução neste primeiro momento da Professora Doutora, Luzinete Lyrio, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Urbana e Formadora da secretaria da educação do Estado.

Na sequência a Lucinaide Santana apresenta númeris da rede, análise dos dados de desenvolvimento acadêmico e logo depois o Coordenador do Fórum Municipal de Educação, Magno Bastos, tem um momento de diálogo explicitando a importância da criação e funcionamento do FME enquanto órgão de fomentação das políticas públicas educacionais.

Á tarde as atividades serão desenvovidas no CEAVB, com a condução dos Gestores Escolares e Coordenadores Pedagógicos e apoio do Grupo da Secretaria de Educação.

O Professor Celso Luiz realizou no início das atividades, um momento cultural com a flauta.

Postado em 21 de Fevereiro, às 08:28 por Redação 0 comentários

Elísio Medrado agora conta com provedor de internet com eficiência

Chegou em Elísio Medrado a Taynet provedor de internet via cabo e rádio. O provedor de internet Taynet banda larga conecta você ao mundo com qualidade, velocidade e compromisso.

Na hora de escolher o seu provedor compare; A Taynet é o provedor de internet via cabo de Elísio Medrado. Você terá várias vantagens ao assinar a Taynet; os planos são sem fidelidade e assistência com agilidade e eficiência e também o que você precisa é velocidade de acesso para se comunicar, assistir vídeos e ouvir músicas sem travamentos nem espera.

Ligue e peça a sua instalação agora mesmo e tenha uma internet de qualidade . Telefone 75 9 9954 8433 ou 99 829 9216.

Postado em 20 de Fevereiro, às 22:47 por Fabio Cruz 0 comentários

Abertura da Jornada Pedagógica da Rede Municipal de São Miguel das Matas

Na noitedesta terça-feira (20) aconteceu em São Migel das Matas no Espaço Farrancho a abertura oficial da Jornada Pedagógica 2018 da Rede Municipal de Ensino.

O encontro contou com um momento cultural com voz e violão e logo em seguida foi constituída a mesa de abertura, composta pela Secretária Municipal de Educação, Virgínia Bastos Quadros, o Prefeito, Zé Renato e a Primeira dama, Iranildes Machado, o Vice-Prefeito, Val Big, a Vereadora Mid e a Coordenadora da APLB Sindicato, Maria Helena.

Para a Secretária Virgínia, os desafios para o ano de 2018 são grandes, porém quando cada envolvido no processo faz a sua parte, as melhoras acontecerão. “Este é o nosso momento inicial com toda rede e para que esta jornada aconteça com a devida qualidade e atinja o seu objetivo, a equipe da secretaria já realizou a sua pré-jornada, embasando o trabalho que será desenvolvidos com todos os profissionais de nossas escolas ao longo destes dias”, destaca.

O Prefeito Zé Renato, também falou de sua alegria em poder participar daquele momento. “Não tenho dúvidas que a educação é a porta de entrada para a emancipação de uma sociedade e por isso não nos furtamos de somar todos os esforços para que consigamos cada vez mais as melhoras necessárias”, salienta.

A Coordenadora da APLB local, Maria Helena, indica a parceria da categoria com a gestão. “Somos todos parte deste processo, por isso estamos aqui mais uma vez imbuídos de discutirmos as melhoras que tanto pensamos e desejamos”, enfatiza.

Logo depois das falas, foi desfeita a mesa e aconteceu a Palstra: Educar, uma ação transformadora, sob a responsabilidade do Professor Hildebrando Sena, Especialista em Arte Educação e Coordenadora de Projetos Artísticos do NTE 21, Território de Identidade do Recôncavo.

Postado em 20 de Fevereiro, às 22:44 por Redação 0 comentários

UFRB abre inscrições para o Cadastro Seletivo 2018.1 até dia 28 de fevereiro

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), abre inscrições para o Cadastro Seletivo 2018.1. As inscrições acontecem no período de 20 de fevereiro até o dia 28 de fevereiro, exclusivamente pela internet, por meio do sistema eletrônico de ingresso na UFRB, disponível no link: http://processoseletivo.ufrb.edu.br.

A divulgação da lista com os nomes dos candidatos convocados está prevista para o próximo dia 06 de março.

Os recursos dos candidatos não convocados e que se sintam prejudicados poderão ser protocolados utilizando o Formulário de Interposição de Recurso, nos prazos e locais informados no edital.

Será considerado apto ao preenchimento da vaga o candidato que estiver incluído no sistema até o limite de vagas ofertadas, sendo utilizados os mesmos critérios de desempate estipulados pelo SISU 2018.1.

O candidato que não confirmar seu interesse em participar deste processo seletivo, por meio da sua inscrição no Cadastro Seletivo 2018.1, será considerado formalmente desistente e não será convocado pela UFRB.

A UFRB prevê a realização de outras duas chamadas, condicionadas à existência de vagas, e também obedecerá a ordem de classificação e modalidade de vaga.

Postado em 20 de Fevereiro, às 20:54 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Clidonto Elísio Medrado alerta para os estágios da cárie dentária

Nossos dentes são estruturas muito fortes e resistentes, mas para se manterem íntegros e saudáveis é preciso que tenhamos bons hábitos de higiene bucal, para que não sejam atingidos pela cárie. No interior de nossa boca se encontram bactérias normais do ambiente bucal. Quando nos alimentamos e não providenciamos a devida higienização bucal em seguida, os restos de alguns alimentos em contato com as bactérias normais são transformados e produzem resíduos na forma de ácidos.

Nossa saliva tem o importante papel de “lavar” esse ambiente e por conter sais minerais, irá reconstruir as áreas desmineralizadas do dente. É imprescindível a higienização bucal após cada refeição porque se resíduos de alimentos ficarem alojados entre os dentes, formará a placa bacteriana. Com o decorrer do tempo a placa irá corroer o esmalte do dente, formando a cárie.

OS ESTÁGIOS DA CÁRIE

1. Cárie Incipiente
A placa bacteriana não removida pela escovação, em pouco tempo inicia a produção de ácidos. Esses ácidos irão atacar e corroer o esmalte do dente. Esse é o primeiro estágio da cárie, conhecida como cárie incipiente. Aparecem pequenas manchas esbranquiçadas, mas ainda não aparece cavidade no dente. Neste estágio a cárie pode ser remineralizada sem restauração.

2. Cárie de Esmalte
Com a formação de placa bacteriana sem que seja removida, neste segundo estágio, com o decorrer do tempo a placa irá corroer o esmalte do dente, iniciando a formação de cavidades no esmalte, apesar de ser muito duro. Pequenas manchas escuras aparecem no dente. Geralmente neste estágio você ainda não sentirá dor, já que o esmalte não tem terminações nervosas.

3. Cárie de Dentina
Depois do esmalte do dente ser afetado, em um terceiro estágio o esmalte é corroído profundamente e atingirá a dentina. Nesse estágio você já terá sensibilidade no dente, especialmente ao calor e ao frio, porque a dentina tem terminações nervosas e a cavidade no dente aumentará rapidamente.

4. Infecção Pulpar / Abcesso
Se não tratada, a cárie de dentina atingirá a polpa do dente, causando infecção, podendo causar um abscesso (bolsa de pus),causando dor intensa em um processo de inflamação irreversível, necessitando agora de um tratamento endodôntico (de canal) para salvar o dente.

CÁRIE, O QUE É E COMO PREVENIR

Confira o que causa e como prevenir as cáries.

OS TIPOS DE CÁRIES
Embora a cárie seja mais comum em crianças, adultos também estão sujeitos a ela. Os tipos de cárie são:

Cárie coronária: é o tipo mais comum. Ocorre tanto em criança como em adultos. A cárie coronária se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.

Cárie radicular: à medida que envelhecemos, as gengivas se retraem, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.

Cárie recorrente: a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração

O MELHOR TRATAMENTO
Um dente acometido por uma cárie precisa ser tratado e restaurado. O profissional dentista irá limpar a área afetada retirando a cárie, medicar, tratar e restaurar reconstruindo o dente onde foi afetado pela cavidade da cárie. A restauração ou dentística restauradora, é feita com o uso de resinas de coloração similar ao dente, devolvendo a sua boa aparência e estética.

A prevenção da cárie é mais saudável, menos dolorida e mais econômica. Por isso faça uma boa higiene bucal que inclui a escovação dos dentes após cada refeição e antes de dormir, o uso do fio dental e visitas periódicas e preventivas ao dentista com limpeza profissional.

Postado em 20 de Fevereiro, às 20:24 por Fabio Cruz 0 comentários

Sessão da Câmara de São Miguel das Matas nesta terça (20)

Os trabalhos na Câmara Municipal de São Miguel das Matas para o ano vigente de 2018 foram abertos oficialmente na noite desta terça-feira (20), em sessão solene que contou com a presença de todos os vereadores, sociedade em geral e do Prefeito Municipal José Renato.

O Presidente da casa, Charles Bonfim (PSD) falou em entrevista da primeira sessão do ano. "Uma sessão que não tinha nada de solene, como é de costume o primeiro encontro conta sempre com a presença do prefeito. Nós agradecemos a presença de todos os vereadores e todos os demais presentes na casa."

A vereadora Valdeci, também em entrevista destacou os seus propósitos para o ano de 2018. "A cobrança vem demais, eu venho um ano cobrando aqui, principalmente as estradas de Fátima. Este ano eu espero melhorias." Finalizou.

Todos os nove vereadores utilizaram o plenário da Câmara e falaram do retorno a casa legislativa após o recesso do ano passado.

Abaixo os vídeos da sessão completa e das entrevistas...

Postado em 20 de Fevereiro, às 19:28 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Vegetação pega fogo e causa transtornos a moradores de Amargosa

Um incêndio dentro da subestação da Coelba no bairro da Katiara trouxe transtornos para os moradores de Amargosa, no final da tarde desta terça - feira (20). Um carro pipa ajudou a apagar o fogo.

De acordo com informações de moradores, as labaredas foram tão fortes que a fumaça invadiu um posto de gasolina e um supermercado que fica ao lado.

Um carro de emergência da Coelba esteve minutos depois após o incêndio. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio.

Postado em 20 de Fevereiro, às 18:26 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Caminhão bateu e derrubou poste na rua do Gravatá em Amargosa

Um caminhão de uma empresa bateu e derrubou um poste na tarde desta terça-feira  (20) na 2ª travessa da rua do Gravatá em Amargosa.

De acordo com moradores, ao bater o caminhão derrubou um poste e quebrou a estrutura de outro ao lado.

Ainda não há informações sobre o que ocasionou o acidente. 

 Aguarde mais detalhes.

Postado em 20 de Fevereiro, às 15:13 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Judoca amargosense busca patrocínio para representar a cidade

O judoca amargosense Rafael Silva que conquistou várias medalhas no campeonato baiano de judô em 2017, está em busca de patrocinador para competir no cenário nacional.

Após ótimo desempenho nas competições 2017,  Rafael  despertou interesse de uma  equipe de lutas maciais da cidade de Porto Seguro -BA para treinar MMA, Muay thai, Boxe e Jiu Jitsu, e disputar competições nacionais, mas como ele não tem condições de costear as viagens e comprar material para treinar, está precisando de ajuda.

“ Estou tendo uma grande oportunidade de realizar meu sonho e poder representar minha cidade, mas como sou um atleta que não tem condições financeiras e venho de família humilde, estou pedindo ajuda para realizar meu sonho” disse Rafael Silva.

Caso queiram colaborar entrem em contato conosco; 075 99196 0796, ou pode depositar qualquer quantia, sua ajuda será bem vinda.

Conta: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
Agência  0066  Op.013 Conta n°59263 D5
Cliente: Luciene Araújo Dos Santos (mãe do atleta).

Postado em 20 de Fevereiro, às 10:11 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Encontro Pedagógico 2018 em Elísio Medrado discute o ECA

Na manhã desta terça-feira (20) acontece no Salão de Eventos Paraíso em Elisio Medrado a abertura da Jornada Pedagógica 2018. Intitulado de Encontro Pedagógico o tema deste ano é Currículo, Prática Docente e Qualidade Social no Contexto da Educação Municipal, recebe a Bachareu em Direito, Antonia Luzia Silva Santos, que fomenta a discussão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A palestra tem o objetivo de subsidiar os profissionais da rede educacional, os atores do sistema de garantia direitos e a sociedade em geral visando ampliar o conhecimento na perspectiva da defesa, proteção, promoção e controle das crianças e adolescentes, embasado nos aspectos jurídicos, políticos-sociais e éticos estabelecidos na ECA.

O anfitrião, Dirigente Municipal de Educação e Presidente da Undime Bahia, enfatiza a necessidade de fortalecer os direitos e deveres da sociedade sobre temas importantes e a ECA é uma política pública presente no cotidiano escolar.

”A palestra da Advodada Antonia Luzia foi fundamental para ampliar o entendimento de cada um diante do tema, percebendo que todos temos direitos e deveres e que o cumprimento dos mesmos proporciona a melhoria da nossa sociedade “ destaca.

Postado em 20 de Fevereiro, às 09:13 por Magno Bastos 0 comentários

Supermercado SMART em Amargosa e conheça as melhores ofertas

No Supermercado Smart de Amargosa os clientes podem conferir as mais diversas ofertas, encher o carrinho e sair satisfeito com os melhores preços da região.

Além de oferecer um excelente atendimento, amplo espaço e ótimos preços, o Supermercado Smart tem facilidade no pagamento de suas compras, aceita todos os cartões de crédito e faz entrega em domicilio.

O Supermercado SMART fica em Amargosa na Avenida Lomanto Júnior no centro da cidade. Telefone: (75) 3634-1204. Encha o carrinho e saia satisfeito com os melhores preços da região.

Postado em 19 de Fevereiro, às 18:33 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Ponto de Leitura em Amargosa recebe presente da Alatan

O Ponto De Leitura Bairro Urbis II em Amargosa recebeu 02 ventiladores doados pelo empresário Sr. Cristovão da loja Alatan Magazine. O presente foi entregue por Rosangela Borges da ACIAPA no domingo (18).

O Ponto de Leitura tem o propósito de Incentivar a formação de leitores e fomentar o hábito pela leitura e escrita, todo dia, é dia de ler histórias no Ponto de leitura que tem como coordenadora Adelia Maia, telefones: (75) 988128455 / (75) 99175439.

Postado em 19 de Fevereiro, às 16:40 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Abertas as inscrições do curso +Razzão para o Pré Enem e Pré Vestibular

Estão abertas as inscrições para o Pré Enem e Pré Vestibular 2018. Temos também turmas especializadas para o vestibular de medicina, estamos te esperando com a melhor estrutura, sala climatizada e a melhor equipe de professores. Faça logo sua matrícula e venha estudar com os melhores.

Mais informações através do site: www.razzaoprevestibular.com/
Tel: (75) 3632-3046 ou WhatsApp: (75) 988419515

 

Postado em 19 de Fevereiro, às 16:33 por Fabio Cruz 0 comentários

Jovem Mutuipense necessita de doação de sangue e medula

Diagnosticado com Aplasia Medular Grave, o Jovem Mutuipense, Elber Rodrigues Cardoso, encontra-se internado no hospital da criança na cidade de Feira de Santana há dois meses.

Elber necessita de doadores de sangue e medula, quem estiver disposto a ajudar e doar pode entrar em contato através do numero (75) 988654597.

O Jovem é morador da região do Novo Ferro Velho na cidade de Mutuípe.

Postado em 19 de Fevereiro, às 16:31 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Empresários solicitam do MP apuração de possíveis irregularidade em processos licitatórios da prefeitura de Laje

Empresas interessadas em participar do processo de licitação da Prefeitura de Laje, solicitaram do Ministério Publico a instauração de abertura de  processo por meio de inquérito civil, para apurar suposta fraude no processo licitatório na forma de pregão presencial, número 013/2018, que tem como objetivo a contratação de empresa para locação de veículos.

Ainda segundo a nota, ao analisar o edital, os empresários detectaram que o horário a ser realizado o processo seria 08h10 (Horário de Brasília), desta sexta-feira (17/02/2018), ressaltando que a região nordeste não adota horário de verão. Segundo os empresários, para que fosse cumprido o edital as empresas com seus representantes cumpriram pontualmente o horário, porém a Prefeitura encontrava-se fechada.

Ainda segundo os empresários, conforme o item XII do preambulo do edital, o valor seria R$ 3.061,933, 33 (Três Milhões e um mil novecentos e trinta e três reais e trinta e três centavos), valor que segundo eles é absurdamente hiper faturado. 

As 40 empresas interessadas em participar da licitação estavam na prefeitura aguardando a Pregoeira, que após ser questionada sobre o horário que seria realizado o processo, se trancou em sua sala para não ser incomodada e para surpresa das empresas apenas às 09h40min (Nove Horas e Quarenta Minutos), o processo teria sido revogado. 

Postado em 19 de Fevereiro, às 10:51 por Cristóvão Guimarães 0 comentários


Homem busca ajuda para voltar para Florianópolis em Santa Catarina

 Na manhã desta segunda-feira (19), Antonio Angelo de 35 anos de idade esteve na Redação da Criativa On Line em busca ajuda para voltar para Florianópolis em Santa Catarina, cidade onde ele foi morar cerca de três anos.

Ele morava em Corta-Mão, Distrito de Amargosa, onde tinha uma família, com dois filhos, uma garota e um garoto e decorrente de alguns problemas, se separou e foi morar em Florianópolis.

Lá, ele constituiu uma nova família e mais uma criança para criar. Antonio veio para São Miguel das Matas com o propósito de dar seguimento a sua vida, mas segundo ele algumas promessas que lhe foram feitas, não foram cumpridas.

Agora ele deseja voltar para Florianópolis e não esta conseguindo. Com uma passagem garantida por meio da Secretaria de Assistência Social, o desafio imediato é conseguir comprar a outra passagem para que ele e sua esposa, Ana Crsitina.

Geraldo Agente de Saúde, que reside no Bairro do Onha tem se empenhado nesta ação e qualquer ajuda e informação você pode procurá-lo.

Postado em 19 de Fevereiro, às 09:57 por Redação Criativa 0 comentários

Próximo




Instagram




Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 21/02/2018 12:23