Notícias

Mais uma noite de muita animação na cidade de São Miguel das Matas

Com cerca de trinta anos na estrada, a banda amargosense Estrela Baiana abriu os festejos juninos na noite de São João em São Miguel das Matas. Com uma agenda de shows lotada, o vocalista Fábio, mais conhecido como Fabinho da Balada, revelou que a Estrela Baiana está num bom momento e já são 28 anos de muito trabalho e sucesso.

Para os amantes de um bom forró, a banda Forrozão das Antigas colocou todo público para dançar e nem a chuva que caiu tirou o brilho da noite. Formada por Diego, Flávia e Lani nos vocais, Forrozão das Antigas trouxe de Maceió toda sua bagagem de mais de 10 anos de estrada , sem contar a simpatia e carisma dos vocalistas, que durante todo tempo interagiu com o público.

Diretamente do Ceará para São Miguel das Matas e se apresentando pela primeira vez na cidade, a Banda do Vaqueiro, com o vocalista Souza Cobra, não deixou a noite perder seu encanto e a animação foi a palavra de ordem durante todo show da banda que tem apenas três anos de formação.

E, para finalizar a segunda noite de comemoração, João Almeida e suas dançarinas promoveram um belo espetáculo, unindo boa musica e coreografia, encantando o púbico que dançou até o raiar do dia.

A noite de São João de São Miguel das Matas também contou com o brilho, charme e beleza da candidata e representante miguelense no concurso Miss Mister Bahia Infanto-juvenil 2016, Anatália Sena.

Postado em 25 de Junho, às 18:46 por Ivan Luiz Santana 0 comentários

PM de Laje prende camelô com arma de fogo no bairro do Penedo

Por volta das 23:00hs desta quinta-feira (23), policiais da guarnição de Laje ao comando do Cap. Rodrigo em uma revista de rotina, efetuaram a prisão de um camelô no bairro do Penedo em Laje, identificado como Antonio Carlos Barreto Sousa, (Camelô), 20 anos.

Segundo a polícia o mesmo estava portando um revolver cal. 32 e é natural de Jequié. 

Postado em 24 de Junho, às 12:37 por Redação Criativa 0 comentários

Dois morrem em confronto com a CIPE no Baixão do Ouro em Jiquiriçá

Dois homens foram mortos na noite desta quarta feira (22), na localidade de Baixão do Ouro, zona rural de Jiquiriçá.

As primeiras informações dão conta que os dois entraram em conforto com a CIPE Central e acabaram sendo atingidos.

Os dois foram socorridos ao Hospital Clélia Chaves Rebouças em Mutuípe, mas não resistiram aos ferimentos. Um deles foi identificado pelo pré-nome “Roque Preto” ou outro Paulo Cezar Silva Santos, residente na região do Riacho Novo em Jiquiriçá.

Segundo informações da polícia, os dois eram traficantes e são apontados como autores de assaltos na zona rural de Mutuípe e Jiquiriçá, armas e drogas também foram apreendidas, todo o material será levado a Santo Antônio de Jesus.

Postado em 23 de Junho, às 08:57 por Redação Criativa 0 comentários

Contas da Gestão 2014 da prefeitura de Ubaíra são aprovadas pelo TCM

Nesta terça-feira (21/06), o Tribunal de Contas dos Municípios, após pedido de reconsideração da Prefeitura de Ubaíra, aprova as contas de 2014 do Prefeito Fábio Pinheiro.

Em contato com o prefeito, o mesmo afirmou que “com serenidade, ocorreu à defesa, o bom senso e a verdade prevaleceram. Infelizmente algumas pessoas fizeram comentários indevidos, não tiveram paciência e sabedoria para aguardar o resultado final.”

A única situação apontada pelo TCM, em relação à Ubaíra, correspondia à elevação do percentual dos gastos com pessoal, porém hoje, o recurso impetrado pelo prefeito foi julgado sendo as contas aprovadas.

Postado em 22 de Junho, às 07:35 por Redação Criativa 0 comentários

Suspeito de estuprar enteada, homem é preso em Laje

Acusado de estuprar a enteada de seis anos, o lavrador Clemilton de Jesus Santos, o Tita, de 30 anos, teve o mandado de prisão temporária, cumprido, nesta terça-feira (21), quando compareceu à Delegacia Territorial (DT), de Laje, acompanhado de dois advogados.

Residente no povoado de Areia Fina, Tita decidiu se apresentar na DT/Laje depois de ficar sabendo que a polícia estava fazendo diligências na região com o intuito de localizá-lo. Em seu depoimento, Tita nega que tenha estuprado a enteada.

A mãe da criança e sua companheira, Maria Claudia de Jesus Santos, também lavradora, foi presa na semana passada pela equipe da DT/Laje e, acusada de ser conivente com os abusos à criança. O casal agora encontra-se custodiado na carceragem da unidade policial à disposição da justiça.

Postado em 21 de Junho, às 17:54 por Carlos Quintino 0 comentários

Vila Junina em Planaltino, Literando o São João na Roça

O professor Aloísio Taquari iniciou a noite agradecendo a presença da comunidade e ao Prefeito Carlos pelo compromisso com a Educação e Cultura durante esses quatro anos de Gestão. Em seguida houve a apresentação do grupo de Idosos “Madeira que Cupim não roi” direcionado pela Secretária de Assistência Social Katiane Souza e do grupo de dança do Colégio Estadual Manoel José de Andrade.

Vale ressaltar, que a Vila Junina este ano tornou-se uma Ação de Mobilização do NALFA – Núcleo de Alfabetização e Letramento da Secretaria M. de Educação em parceria com a Prefeitura Municipal, com todas as unidades escolares da rede, Biblioteca Pública Municipal e com o Projeto Saberes Alternativos. As atrações como quadrilhas, recitais, flauta doce, cordéis e danças visa trabalhar aspectos literários voltados para o Modernismo, cujo objetivo é proporcionar ao público um belo espetáculo e conhecimentos acerca da Literatura Brasileira. Os pais e mães de alunos, a comunidade e os filhos da terra, que retornam nesse período, terão a oportunidade de vivenciar diversas apresentações culturais até a noite de 22 de junho, data prevista para encerrar as atividades deste ano de 2016.

No domingo, 19 de junho os Colégios Municipais Professor Rutinei Araújo – Nova Itaipe e Colégio Nossa Senhora das Graças – Povoado de Angélica sacudiram a praça Ruy Barbosa local da Vila Junina. A Comunidade pode apreciar apresentações de quadrilhas e cordéis pelos alunos e professores que com balanços e muita criatividade, encantou o público. Na segunda-feira, 20 de junho foi à vez da Escola M. Cantinho do Saber que trouxe para o circuito muita beleza e animação. As crianças, os professores e a equipe gestora proporcionaram um espetáculo à parte.

A Secretaria M. de Educação agradece a parceria e o apoio do Prefeito Carlos, da Secretaria de Infrasestrutura, do Diretor de Transporte e Cultura, da Secretaria de Assistência Social, da CONSLOK em nome de Haroldo, do Professor Henilton Morbeck, de Ramalho Alves e dos funcionários da SEMECE, das pessoas que compõe NALFA e em especial de todos os alunos, Professores, Diretores e Coordenadores Pedagógicos e demais funcionários das escolas da rede. Êta mundo bom! E Viva São João. Hoje, 21/06 e amanhã 22/06 tem mais.

Postado em 21 de Junho, às 17:46 por Redação Criativa 0 comentários

Apontado com líder do tráfico em Ubaíra é preso em Amargosa

No último sábado (18), por volta de 03h30, uma guarnição da CIPE Central em ronda no centro da cidade de Amargosa, próximo a Praça do Cristo, abordou um Fiat Uno Mille Way, de Placa NTF-7326, licenciamento de Ubaíra.

No interior do carro estavam quatro indivíduos, identificados por: Osmar Pereira de Souza, 28 anos, conhecido por “Gache” (Camisa Azul), Jhon Lucas dos Santos Barros, 20 anos, Edcarlos de Almeida santos, 22 anos, conhecido por “Carlito e o adolescente J. C. B. dos S. , 16 anos, todos residentes em Ubaíra.

Na abordagem ao veículo a polícia encontrou duas armas de fogo: um revolver, cal. 38, outro 32 numeração raspada, todos da marca Taurus, um com 05 munições o outro com 04 munições intactas.

Todo o material, o veículo e os indivíduos foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil de Amargosa, ficando a disposição da Justiça.

Postado em 20 de Junho, às 17:22 por Redação Criativa 0 comentários

Governo entrega ações na área da agricultura familiar no Vale do Jiquiriça

O governador Rui Costa esteve, na manhã deste sábado (18), no município de Mutuípe, onde entregou 19 motocicletas, um caminhão baú e 35 barracas para feirantes e autorizou a construção de um centro de beneficiamento de frutas e outro de cacau. Ele também autorizou a construção de uma rede de extensão de água, de uma cozinha comunitária e assinou dois convênios do Bahia Produtiva, destinados à implantação de unidades agroflorestais. Ele também visitou uma creche e o Colégio Estadual Rui Barbosa e inaugurou uma policlínica municipal.

A cooperada Maria Damiana de Souza, 51 anos, disse que a associação com a qual trabalha produz doces e foi criada com muita luta e esforço. “Muita gente não acreditava, achava que não ia dar certo. Conseguimos uma sede, mas precisava reformar, era uma casa de farinha abandonada. A gente se uniu, está reformando, produzindo, mas tínhamos o problema de conseguir vender nossos produtos. Agora, recebemos essas barracas para colocar nas feiras. Isso é ótimo. Vai trazer benefícios não só para mim, mas para todas as famílias. Somos 31 sócios e, 15 de nós, são mulheres e essa barraca veio para nos ajudar”.

Rui ressaltou que a Bahia é o estado brasileiro com maior número de agricultores familiares. São 700 mil famílias, quase três milhões de baianos. “Por isso, estamos ajudando a agricultura familiar, para incentivar o agricultor a se juntar em associações e mecanizar a produção, e ajudando no beneficiamento e na comercialização dos produtos. Tudo isso para melhorar a renda do trabalhador rural. O produtor vai gastar esse dinheiro que ganhar a mais nas cidades, o comércio vai melhorar, a economia também, e as pessoas vão ter renda melhor”.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, as 19 motos farão a cobertura de todos os municípios da região. “Elas vão atender à agricultura familiar, para que os produtores melhorem sua produtividade e possam levar a frutas para as agroindústrias, como pretende o Governo ao assinar a ordem de serviço”. O secretário ainda falou sobre os convênios para a produção de quintais agroflorestais. “Na mesma área em que se produz comercialmente, há a preservação. É uma agricultura que inclui também mudas típicas da Mata Atlântica”.

Postado em 20 de Junho, às 15:49 por Redação Criativa 0 comentários

Quadrilha é cortada pelo Staf do Governo do Estado em Mutuípe neste sábado

Uma quadrilha junina foi convidada para recepcionar o governo do estado e sua comitiva neste sábado (18) no município de Mutuípe e na oportunidade os participantes ficaram frustrados com a falta de respeito que o Staf do Governador teve para com eles.

A Reportagem da Criativa On Line, ouviu o professor Edmilson Barbosa Souza, mais conhecido como Peteleco, que falou sobre o ato desrespeitoso para com eles que se prepararam com muito carinho e dedicação para aquele momento.

Como o governador chegou atrasado, não foi cortada nenhuma fala dos políticos presentes e mais uma vez Rui Costa foi muito prolixo no seu discurso cansativo e repetitivo.  

Ouça o áudio
Postado em 20 de Junho, às 12:06 por Redação Criativa 0 comentários

Secretário de Infra Estrutura fla da cobrança de São Miguel na recuperação de estradas

Neste sábado (18) o Repórter Magno Bastos da Criativa On Line indago o Secretário de Infra Estrutura do Estado da Bahia, Marcos Cavalcante sobre a situação da rodovia estadual BA 539 que corta o município, ligando a BA 026 até a BR 420 em Laje.

Ele disse que tem recebido a cobrança dos representantes do município e que em breve estará atendendo aos pleitos, lembrando que mais uma vez ele ouviu o prefeito Manoel Alves Bonfim e Zé Renato neste sábado e conversaram mais uma vez sobre a situação.

Ouça o áudio
Postado em 20 de Junho, às 12:05 por Redação Criativa 0 comentários

Anfitrião fala de melhoras no município de Mutuípe com intervenção do governo do estado

O prefeito de Mutuípe, Carlinhos, que recepcionou o governador do estado neste sábado (18) durante a reinauguração da BA 540 e entrega de motocicletas e um caminhão para uma cooperativa, atendeu a reportagem da criativa On Line e falou sobre a participação do governo do estado no município.

Ele destacou a melhora em estradas vicinais importantes para os municípios do território do Vale do Jiquiriçá e sobre alguns pleitos realizados.

Ouça o áudio
Postado em 20 de Junho, às 12:04 por Redação Criativa 0 comentários

Governador escorrega e não responde à questões cruciais para a região em Mutuípe

O governador do estado da Bahia, Rui Costa esteve neste sábado (18) em Mutuípe e na oportunidade, depois de muita espera, atendeu a imprensa no final do evento e não respondeu há várias questões cruciais para a região.

Ele inaugurou a Rodovia BA 540 entre Mutuípe e Amargosa, mas não respondeu sobre os trechos da BA 026 entre Brejões e Amargosa, que ainda é uma estrada de chão, não respondeu sobre o trecho da BA 540 entre São Miguel das Matas e Laje, não falou sobre a reforma da rodovia BA 886 entre Elísio Medrado e Santa Terezinha, nem sobre o trecho da BA 242 entre Sapeaçú e Castro Alves.

Rui Costa desconversou sobre a reabertura do Frigamar em Amargosa e sobre a situação dos profissionais que prestam serviço a empresas terceirizadas para a Rede Estadual de Educação. Em meio há carência de delegados titulares em mais de 140 municípios baianos, não houve uma manifestação cobrando a responsabilidade do governo quanto a segurança pública.

Ouça o áudio
Postado em 20 de Junho, às 12:01 por Redação Criativa 0 comentários

Secretário de Desenvolvimento Agrário destaca importância da diversidade da produção

O amigo e ex-colega de faculdade de Zé Renato, Gerônimo Rodrigues que está Secretário Estadual de Desenvolvimento Agrário, falou com a Reportagem da Criativa On Line neste sábado (18) sobre a importância do fomento a diversificação da produção agrícola.

Ele disse ao Repórter Magno Bastos, que além de agregar valor ao produto, não se alimenta a monocultura que durante muitos anos imperou em vários municípios do estado, uma vez que a agricultura familiar é muito ampla.

O Secretário falou ainda sobre a extinção da EBDA e sobre a situação da CEPLC.

Ouça o áudio
Postado em 20 de Junho, às 11:56 por Redação Criativa 0 comentários

Prefeito de Maracás ressalta benefícios do Mercovale para ao Território

Neste sábado, o prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos, acompanhou ao lado do amigo Zé Renato a visita do governador do estado ao município de Mutuípe e na oportunidade ele falou sobre os benefícios do Mercovale para o Território.

Ele disse à Reportagem da Criativa On Line que somente se associando e fortalecendo as ações coletivamente será possível obter melhoras significativas e que muitas destas melhoras já foram possíveis por meio do Mercovale.

Ouça o áudio
Postado em 20 de Junho, às 11:55 por Redação Criativa 0 comentários

Deputado fala sobre eleições municipais em SAJ, Amargosa, Mutuípe e Jiquiriçá

O Deputado Rogério Andrade, destacou a Reportagem da Criativa On Line neste sábado (18) durante a visita do Governador Rui Costa à Mutuípe sobre o trabalho desenvolvido em toda região e claro que o assunto, eleições 2016 não ficou de fora.

Ele falou sobre pré-candidatura a prefeito em Santo Antonio de Jesus e sobre a participação do PSD nas eleições de Amargosa, Jiquiriçá, Mutuípe e São Miguel das Matas.

Ouça o áudio
Postado em 20 de Junho, às 11:53 por Redação Criativa 0 comentários

Secretário de Turismo destaca fala sobre presença do Governo no Vale do Jiquiriçá

Neste sábado (18) a Reportagem da Criativa On Line esteve na cidade de Mutuípe no Vale do Jiquiriçá durante a visita do Governador do Estado, Rui Costa que esteve entregando a rodovia BA 540, motocicletas e um caminhão para uma Cooperativa.

Ele destacou ao Repórter Magno Bastos que o Governo tem chegado aos quatro cantos do estado e ao ser questionado sobre as eleições de outubro em Salvador, ratificou que pode sim haver uma coalisão entre o PT e o PSB na composição da chapa majoritária.

Existe um acordo de bastidores firmado com o Partido Socialista Brasileiro que a princípio indicaria o nome da cabeça da chapa, porém a história política indica o PT sempre quis está nas cabeças.

Ouça o áudio
Postado em 20 de Junho, às 11:42 por Redação Criativa 0 comentários

Criativa On Line acompanha visita do Governador a Mutuípe neste sábado

Neste sábado (18) a Reportagem da Criativa On Line esteve na cidade de Mutuípe no Vale do Jiquiriçá para acompanhar a visita do Governador Rui Costa que na oportunidade atendeu aos prefeitos, vereadores e lideranças políticas de toda região.

Ele inaugurou a Rodovia BA 540 que liga a BR 420 em Mutuípe à BA 026 em Amargosa. Trafegam pela rodovia mais de 500 veículos por dia, atendendo aos mais de 80 mil moradores também dos municípios de Elísio Medrado, Milagres e São Miguel das Matas e custou R$ 6,5 milhões, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).

Aguarde as entrevistas nesta segunda-feira.

Postado em 18 de Junho, às 15:27 por Magno Bastos 0 comentários

FASE participa das ações desenvolvidas na agricultura em São Miguel das Matas

Nesta quarta-feira (15) o Repórter Ivanildo Jr, acompanhou para a Criativa On Line a distribuição de sementes para os pequenos produtores rurais de São Miguel das Matas e na oportunidade José Henrique da FASE destacou a importância da fomentação de políticas públicas na agricultura familiar.

Ele ressaltou que a parceria da FASE firmada com a Secretaria de Agricultura já tem surtido efeitos significativos e que as discussões que foram realizadas com as comunidades colocam o município de São Miguel em destaque com relação há muitos outros da região.

Ouça o áudio
Postado em 17 de Junho, às 11:53 por Magno Bastos 0 comentários

MPF denúncia prefeituras do interior da Bahia por improbidade administrativa

Vários prefeitos baianos vão responder por improbidade administrativa por não implantarem o portal da transparência, para divulgar informações das gestões. De acordo com o Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA), consta no rol de gestores denunciados o Prefeito Manoel Alves Bonfim "Teté" de São Miguel das Matas acionado pelo MPF (Ministério Público Federal) de Jequié.

No total, o MPF em Irecê, em Jequié e em Paulo Afonso ajuizaram desde o início de junho um total de 85 ações civis públicas contra municípios baianos para que regularizem a divulgação de informações nos respectivos portais da transparência.

O MPF requer multa diária de R$10 mil em caso de as administrações municipais não corrigirem as irregularidades. Segundo o MPF, as ações resultam da segunda etapa de monitoramento do projeto nacional Ranking da Transparência que avalia o cumprimento, por governos estaduais e prefeituras, de normas quanto à publicidade de informações de gastos públicos e disponibilização de canal para pedidos de informação por meio dos sites oficiais ou portais de transparência.

Os municípios que devem responder às ações são: Jeremoabo, Novo Triunfo, Tucano, Rodelas, Glória, Banzaê, Cícero Dantas e Chorrochó, acionados pelo MPF em Paulo Afonso; América Dourada, Andaraí, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Boninal, Bonito, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Iraquara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucugê, Mulungu do Morro, Nova Redenção, Palmeiras, Presidente Dutra, São Gabriel, Seabra, Souto Soares, Uibaí, Utinga, Wagner e Xique-Xique, acionados pelo MPF em Irecê; Aiquara, Amargosa, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Vista do Tupim, Brejões, Contendas do Sincorá, Cravolândia, Dário Meira, Gongoji, Iaçu, Ibicoara, Ibiquera, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itaetê, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Jiquiriçá, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Marcionílio Souza, Milagres, Mutuípe, Nova Ibiá, Nova Itarana, Piatã, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas, Ubaíra e Ubatã, acionados pelo MPF em Jequié.

Postado em 17 de Junho, às 10:23 por Redação Criativa 0 comentários

Amargosa está na lista de 92 prefeituras que receberão apoio para fazer São João e São Pedro

Ao todo, 92 municípios baianos vão receber apoio do governo do Estado, via Bahiatursa, para realização de festejos juninos deste ano. A relação das cidades foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (16).

As cidades participaram da seleção de projetos para os festejos de São João e São Pedro, parte integrante do projeto São João da Bahia e Demais Festas Juninas 2016. Segundo o superintendente Diogo Medrado, “grande parte dos municípios baianos se movimenta para os festejos, que ocorrem praticamente durante todo o mês de junho. E o governo do estado, por meio da Bahiatursa, não poderia deixar de apoiar as cidades onde acontecem as manifestações mais tradicionais e espontâneas e contribuir, assim, para o aumento do fluxo turístico na Bahia”, disse.

Os municípios contemplados são: Abaíra, Amargosa, Andaraí, Anguera, Antonio Gonçalves, Arataca, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra Da Estiva, Barra Do Rocha, Bom Jesus Da Lapa, Brotas de Macaúbas, Cachoeira, Caculé, Cairu, Canápolis, Capim Grosso, Carinhanha, Catu, Condeúba, Contendas do Sincorá, Coração de Maria, Coribe, Cruz das Almas, Dias D’ávila, Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Gandu, Guajeru, Guanambi, Heliópolis, Ibipitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Igaporã, Igrapiúna, Ipirá, Irajuba, Iraquara, Irecê, Itaberaba, Itaetê, Itagibá, Itanhém, Itaquara, Itatim, Itiruçu, Jaguaquara, Jaguarari, Jeremoabo, Jucuruçu, Lafaiete Coutinho, Lagedo do Tabocal, Lapão, Lençóis, Luis Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Malhada, Maracás, Maragojipe, Mata de São João, Matina, Miguel Calmon, Mortugaba, Muniz Ferreira, Nova Fátima, Ouriçangas, Paulo Afonso, Pé de Serra, Piatã, Pindobaçu, Planaltino, Prado, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Riachão do Jacuípe, Santo Antônio De Jesus, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saúde, Teixeira de Freias, Terra Nova, Tucano, Ubaíra, Uma, Utinga e Valente.

Postado em 17 de Junho, às 09:19 por Redação Criativa 0 comentários

Próximo




Instagram



Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Riviera Amargosa Saúde São João Tempo

Rede Criativa

Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 27/06/2016 10:09