Notícias

UNDIME articula encontro com municípios no Território do Velho Chico

Na manhã do dia 17/07, aconteceu no município de Ibotirama, região Oeste do estado, um encontro envolvendo dirigentes municipais de educação das cidades de Muquém do São Francisco, Serra do Ramalho, Carinhanha e Igaporã, sendo este o pontapé inicial para a articulação do território do Velho Chico.

Tal encontro faz parte do plano de trabalho da Undime para o próximo biênio, estando o município de Santa Inês a frente deste processo, através do Diretor de Comuniciação da Undime-BA, o professor Marcos Paiva, tendo como referência a experiência do Educavale, articulação territorial do Vale do Jiquiriçá.

O encontro contou com a seguinte pauta: 
•    Exposição sobre a Undime;
•    Apresentação do caminhar da elaboração coletiva e colaborativa do Plano de Trabalho da Undime-Ba para o biênio 2017/2019;
•    Importância da criação e fortalecimento do Fórum de Dirigentes Municipais de Educação (DME) no Território do Velho Chico;
•    Relato de experiência do Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Núcleo Territorial do Vale do Jiquiriçá, o Educavale;
•    Eleição da diretoria do Fórum de DME do Velho Chico.

Postado em 17 de Julho, às 21:08 por Redação Criativa 0 comentários

UNDIME contribui com o Guia de Implementação da Base Nacional Curricular Comum

A Undime Bahia e o Consed/BA participaram do Encontro Nacional promovido pelo Movimento Pela Base, em parceria com o MEC, Consed e Undime no dia 17 de julho de 2017 em Brasília representados pelos professores Zuma Castro Undime/BA, Jurema Brito e Wendel Machado/Consed/BA.
 
As atividades foram iniciadas com a mesa de abertura composta pelo Presidente do Consed, professor Idilvan Alencar, pelo Presidente Nacional da Undime, professor Alessio Costa Lima, pela representante do Movimento pela Base, a professora Alice Ribeiro e pela Diretora de Currículo e Educação Integral da SEB/MEC. Todos alinhados num discurso a favor da implementação da BNCC em todo o território brasileiro a partir do regime de colaboração.
 
A pauta organizada teve como foco central a coleta de sugestões compartilhadas de todos os estados convidados para o aprimoramento do Guia de implementação cuja matriz encontra-se em construção. Assim, os grupos de trabalho focaram nos seguintes eixos para a construção do debate:
a) Articulação e planejamento do regime de Colaboração;
b) Estruturação e Formação das equipes das secretárias;
c) Estratégias de Engajamento e escuta;
d) Estratégias para tratamento da regionalização e diversidade.

Postado em 17 de Julho, às 21:05 por Redação Criativa 0 comentários

UFRB promove Iº Simpósio de Educação, Epistemologias e Interdisciplinaridade em Amargosa

Entre os dias 15 e 18 de agosto, o Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia promove na cidade de Amargosa o Iº Simpósio de Educação, Epistemologias e Interdisciplinaridade (SEEIA).

O evento é organizado pelo Subprojeto Interdisciplinar de Astronomia e Inclusão Social do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da UFRB e suas propostas de trabalho estão ligadas às necessidades de se pensar em novas dinâmicas para os processos de ensino e aprendizagem, visando às questões que são postas pela educação e suas perspectivas na sociedade contemporânea.

As inscrições com submissão de trabalhos poderão ser realizadas até o dia 31 de julho. Já as inscrições para ouvintes poderão ser feitas até o dia do inicio do evento. Para maiores informações acesse: https://ufrb.edu.br/portal/index.php?option=com_chronoforms5&chronoform=ver-evento&id=234 ou através do e-mail: [email protected]

Postado em 12 de Julho, às 09:45 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

UFRB divulga nota sobre Rematrícula, Transferências e Portador de Diploma 2017.2

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), informa à comunidade que o período de inscrição para o Edital PROGRAD de Rematrícula, Transferências e Portador de Diploma para ingresso no semestre letivo 2017.2, inicialmente previsto para o período de 11 à 13 de Julho de 2017, será adiado para nova data a ser posteriormente divulgada, sem prejuízos para o ingresso no semestre letivo subsequente.

Postado em 11 de Julho, às 18:46 por Redação Criativa 0 comentários

Estudantes de Amargosa prestigiam a Iª exposição sobre cultura e história Americana

A cidade de Amargosa recebe nesta terça-feira (04), a Iª Exposição de Cultura e História Americana na próxima terça-feira (04). A abertura do evento contou com a participação do Diretor do CFP, Clarivaldo Souza, a professora Margarete Barbosa, responsável pela organização da mostra e Erenice Rocha, que representou a secretaria municipal de educação de Amargosa.

Estudantes da rede da rede pública e privada de ensino de Amargosa visitaram a mostra, que acontece até o final do dia na Sede da Lyra Carlos Gomes. Lá, os alunos ouviram atentamente as informações sobre cada um dos espaços e puderam aprender um pouco mais sobre a cultura, a arte, a música, além dos costumes e a história dos Estados Unidos.

Segundo a professora Margarete Barbosa, a exposição sobre a cultura e a história dos Estados Unidos tem o objetivo de ser levada a várias cidades da Bahia. A proposta é incentivar e estimular a aprendizagem da língua inglesa. "Esta exposição em Amargosa é o ponta pé inicial para podermos fazer com que ela circule por vários lugares na Bahia", disse a professora.

O evento acontece exatamente do dia 4 de julho, data que marca as comemorações pela Independência dos Estados Unidos. A 1ª edição da Exposição de Cultura e História Americana “Picturing America” e “Picture US” engloba uma coleção de trabalhos artísticos diversos que visam apresentar a história e cultura americanas desde a década de 1920. Esta exposição visa trazer não somente um significativo enriquecimento cultural sobre a vida nos Estados Unidos para a comunidade acadêmica e externa, mas também provocar uma reflexão que permita aos visitantes fazerem uma viagem ao passado através das imagens e visualizar alguns marcos da história dos EUA ao longo dos anos.

Postado em 06 de Julho, às 09:57 por Redação Criativa 0 comentários

Nota sobre os locais de inscrição do Cadastro Seletivo 2017.1

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa aos candidatos que não haverá inscrição para o Cadastro Seletivo 2017.1 no Campus de Amargosa - Centro de Formação de Professores, nos dias 04 e 05 de julho de 2017. Os candidatos devem se dirigir aos demais locais de inscrição. A PROGRAD também informa que o endereço de inscrição de Santo Amaro da Purificação foi alterado.

Confira os locais de inscrição:

Cruz das Almas

Campus Universitário de Cruz das Almas

Rua Rui Barbosa, 710, Centro

Local: Auditório da Biblioteca Central

Telefone: (75) 3621-9214

Cachoeira

Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL)

Rua Ana Nery, 25, Centro

Local: Núcleo de Gestão de Ensino, Pesquisa e Extensão - Núcleo de Gestões

Telefone: (75) 3425-2732 / 2973

Feira de Santana

Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS)

Avenida Centenário, 697, Bairro SIM

Local: Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico - NUGTAC

Telefone: (75) 3622-9351 / 6477

Santo Amaro da Purificação

Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas (CECULT)

Rua General Argolo, 40, Sacramento

Local: Recepção

Telefone: (75) 3241-6649

Santo Antônio de Jesus

Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Av. Carlos Amaral, nº 1015, Cajueiro

Local: Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico - NUGTAC

Telefone: (75) 3631-1768 / 4674 / 3632-1724

Dúvidas e mais informações: (75) 3621-9109 (Núcleo de Gestão de Processos Seletivos - NUGPSEL/PROGRAD).

Postado em 03 de Julho, às 21:27 por Redação Criativa 0 comentários

IFBA abre inscrições para mais de 5 mil vagas nesta segunda-feira (03)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abre, a partir de segunda-feira (3), o processo seletivo 2018. As vagas são para cursos técnicos integrados e superiores.  São oferecidas 5.185 vagas, sendo 2.640 vagas em cursos técnicos na forma subsequentes e 2.545 vagas na forma integrada, disponíveis em 19 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.  A inscrição será feita exclusivamente pela internet, de 03 de julho a 17 de agosto de 2017, observado o horário local de Salvador/BA, no endereço eletrônico do IFBA: www.selecao.ifba.edu.br. O valor da taxa de inscrição é R$ 35.  Caso o candidato seja egresso de escola pública, é possível solicitar a isenção parcial da taxa de inscrição no período de 22 de julho a 18 de agosto e o valor pode ser reduzido em 90%, passando para R$ 3,50. As provas serão aplicadas no dia 22 de outubro, das 8h às 12h30.  Para ingressar nos cursos técnicos integrados, que tem duração de três a quatro anos, os candidatos precisam ter o ensino fundamental concluído ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Todos os candidatos serão submetidos à prova de questões objetivas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia.) e redação.  Para ingressar nos cursos técnicos subsequentes, que tem duração média de dois anos, os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Para essa modalidade as vagas têm aplicação de prova de questões objetivas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Inglês ou Espanhol) e redação. 

Postado em 02 de Julho, às 23:07 por Redação Criativa 0 comentários

48ª Plenária Nacional do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação

A 48ª Plenária Nacional do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação - FNCEE, com início ás 8h do dia 29 de junho contou com a presença de vários representantes de Conselhos Estaduais da Educação.

Na Mesa de abertura, estiveram presentes: o Secretário de Educação do Estado da Bahia professor Walter Pinheiro, a presidente do Conselho Estadual de Educação/BA Anatercia Contreiras, a presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais, professora Maria Ester Carvalho, o presidente da Undime/BA, professor Williams Panfile Brandão e o representante do Conselho Nacional de Educação.

Na oportunidade, o professor Williams Panfile destacou a importância do encontro que traz nas pautas de discussões temáticas de extrema relevância para o momento atual em que o Plano Nacional de Educação caminha para o quarto de ano de vigência e, até o momento, poucos são os registros do seu cumprimento.  Lembrou ainda do agravamento da crise política pela qual passa o país e, consequentemente, dos severos respingos desta, no cenário da educação brasileira, mas considerou também que momentos como este, a exemplo do FNCEE são indispensáveis para que a travessia do momento de crise seja menos íngreme em virtude da força da participação democrática representada pelos conselhos.

O evento segue até dia 30 de junho e pretende encerrar com a elaboração e aprovação da Carta de Salvador na qual serão explicitadas conclusões e preocupações da plenária a respeito dos temas debatidos.

Postado em 30 de Junho, às 18:21 por Redação Criativa 0 comentários

"O Educavale sai na frente ao propor o tema Avaliação para o Desempenho", Eliezer

Nesta quarta-feira (28), aconteceu o III Educavale e na oportunidade, os participantes contaram com a presença do Professor Mestre, Eliezer Silva que recentemente assumiu a Superintendência da Educação do Estado da Bahia e na oportunidade abordou o tema Avaliação para o Desempenho.

Ele falou com o Repórter Magno Bastos para a Criativa On Line sobre o tema e enalteceu a iniciativa do Educavale em fomentar a discussão do tema.

Postado em 29 de Junho, às 16:41 por Redação Criativa 0 comentários

UNDIME se mobiliza pois os municípios do nordeste podem ter dedução integral do FUNDEB

A partir de agora (30/06) a dedução do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) previsto na Portaria Ministerial 624/2017 não será feita de forma parcelada durante o ano conforme solicitação feita pelo presidente da UPB, Eures Ribeiro, durante seu discurso no FNDE em Ação na cidade de Vitória da Conquista no mês de maio deste ano.

Na terça-feira (27/07), o Rodrigo Guará-MA, membro da nossa Diretoria Undime/Nacional, participou de reunião com o Presidente do FNDE, juntamente com o Presidente da Federação dos Municípios do Maranhão e Dep. Federal da bancada daquele Estado, e foram informados do possível bloqueio da restituição do FUNDEB, a ser realizado já neste dia 30/06, para os estados do Maranhão, Ceará, Paraíba e Bahia, haja vista a queda da última liminar que impedia tal procedimento.

Neste sentido, é prudente que os Dirigentes Municipais destes estados permaneçam atentos sobre a possível realização do estorno nas contas dos municípios, bem como mantenham informados os presidentes das associações de prefeitos para ciência e possíveis articulações. 

Estaremos à disposição para, em caso de eventuais dúvidas, mediar o contato com Rodrigo Guará.

Postado em 28 de Junho, às 10:22 por Redação Criativa 0 comentários

Escola de Itatim finaliza semestre com projeto e homenageia a cidade

Idealizado pela Escola Municipal Professor Astor de Castro Pessoa, da cidade de Itatim teve sua culminância nesta quarta-feira dia (21) de junho, foi desenvolvido no período de 29 de maio a 21 de junho no ensino fundamental II.

O objetivo do projeto é homenagear o município de Itatim que comemora nesse ano 28 anos de emancipação política, conhecendo e valorizando sua história, suas memórias, seus avanços, suas conquistas e o seu povo que tanto colabora com a construção de sua identidade viabilizando o seu desenvolvimento constante.
Os professores trabalharam a temática com muito zelo e seguindo cronograma por disciplinas com atividades referentes ao projeto, onde cada turma ficou responsável por um tema.

A exposição dos trabalhos aconteceu no pátio da escola, com estande de materiais confeccionado pelos alunos e por diversos artesões da cidade com: bolsas de palha, chapéus, Esteras, tiaras, peças de crochê, belos botes de Barros, comidas típica da região, réplicas da cidade, de pontos turísticos, espaços geográfico, cordéis criados pelos alunos sobre Itatim, etc. Foi apresentado um desfile dos alunos caracterizados representado algumas pessoas que tem marcado a  história de Itatim e os primeiros moradores e apresentação de dança.

Na oportunidade a entidade escolar encerra as atividades do primeiro semestre com muita comida típica do são João e o forró com uma banda composta pelos alunos da próprio escola.

Postado em 21 de Junho, às 18:26 por Carlos Quintino 0 comentários

Divulgada a lista de contemplados para o pré-vestibular Universidade para Todos

A Secretaria da Educação do Estado divulgou, nesta quarta-feira (14), a lista dos estudantes contemplados para o curso Universidade Para Todos (UPT), que é preparatório para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São ofertadas 16.400 vagas para Salvador e mais 228 localidades da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade. A ação é desenvolvida em parceria com as universidades estaduais UNEB, UEFS, UESB e UESC. A lista está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

A seleção foi feita através das médias de Português e de Matemática que foram lançadas pelos candidatos no ato da inscrição e que serão conferidas no ato da matrícula. A matrícula será realizada entre os dias 3 a 7 de julho, no local e turno que o aluno optou para estudar. Para se matricular, é preciso apresentar cópia e original do CPF, RG, comprovante de residência, além do Histórico Escolar do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II. As aulas começam no dia 3 de julho e vão até dezembro de 2017.

O curso é voltado para egressos do Ensino Médio das redes estadual ou municipal do Estado da Bahia e para estudantes das redes públicas estadual ou municipal matriculados, em 2017, nas seguintes situações:  3º ano do Ensino Médio Regular ou suas modalidades correspondes, do 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes. Todos estes estudantes precisam ter concluído o Ensino Fundamental II (5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes), e a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou modalidades correspondentes nas redes estadual ou municipal no Estado da Bahia. 

Mais sobre o UPT – O UPT oferece aulas regulares, de segunda a sexta-feira, de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, além de atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o ENEM, aulões, simulados e orientação vocacional. O curso oferece, ainda, material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

Postado em 14 de Junho, às 11:25 por Redação Criativa 0 comentários

Resultado do ProUni já está disponível na internet

O resultado da edição do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) já está disponível na internet. O prazo para se candidatar a uma bolsa do programa terminou na sexta-feira (9) e, até as 12 h daquele dia, o sistema registrou mais de 370 mil estudantes inscritos e mais de 720 mil inscrições. O estudante pode selecionar até duas opções de curso, entre as 27.237 disponíveis.

Neste processo seletivo, o ProUni oferta 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior em todo o país. O número de bolsas oferecidas é 17% maior do que na segunda edição do programa do ano passado. Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais.

O estudante tem até o dia 19 de junho para procurar a instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado a fim de comprovar as informações prestadas na inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação do candidato.

Rede pública

O ProUni é voltado a alunos da rede pública ou bolsistas integrais da rede particular. Para participar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, ter obtido o mínimo de 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. Também estão incluídas as pessoas com deficiência e professores da educação básica em escolas públicas que compõem o quadro de pessoal permanente da instituição.

O processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas, sendo que a primeira ocorre hoje e a segunda está prevista para 26 de junho. Na segunda chamada, a comprovação das informações deverá ser feita de 26 a 30 de junho.

Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse na página do programa, entre 7 e 10 de julho. A lista estará disponível no sistema, para consulta pelas instituições de educação superior, no dia 13 de julho. Nesse caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 17 a 18 de julho.

Postado em 12 de Junho, às 14:45 por Redação Criativa 0 comentários

Abertas inscrições para o "Universidade Para Todos" foram prorrogadas

O Projeto Universidade para Todos, criado pelo governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 9.149, de 23 de julho de 2004 e o Decreto nº 17.610, de 18 de maio de 2017, é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as Universidades Estaduais (Uneb, Uefs, Uesb, Uesc). Trata-se de uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à Educação Superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual.

Em 2017, serão disponibilizadas 16.400 vagas em cerca de 229 localidades do Estado da Bahia. O curso será presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, tendo como objetivo consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos pelos alunos, preparando-os para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior.

Além das aulas regulares serão realizados projetos complementares como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional. O Projeto oferecerá também material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.  

                                                                      >> Leia a íntegra do Edital <<

>> Leia a íntegra do Decreto nº 9149.doc
>> Leia a íntegra do Decreto nº 17.610.pdf
>> Locais de funcionamento no interior.pdf
>> Locais de funcionamento em Salvador.pdf


Poderá concorrer a uma vaga o candidato que:

  • Estiver matriculado em 2017 no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes; tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia, o Ensino Fundamental II - 5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes - e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou modalidades correspondentes;
  • Estiver matriculado no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes; tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia o Ensino Fundamental II.
  • For egresso do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia; tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia o Ensino Fundamental II.
Postado em 09 de Junho, às 20:00 por Redação Criativa 0 comentários

UFRB divulga seleção para Programa de Permanência Qualificada 2017.1

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), torna público o edital de seleção do Programa de Permanência Qualificada (PPQ) 2017.1. São ofertadas 218 vagas nas modalidades de auxílio alimentação, transporte, moradia e pecuniário à alimentação. As inscrições estarão abertas no site da PROPAAE, de 12 a 16 de junho.

As vagas são destinadas a estudantes em comprovada condição de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação da UFRB.

A inscrição online será validada por meio da entrega do formulário de inscrição e do questionário impressos, assinados pelo candidato, e acompanhados de todos os documentos elencados no edital à representação da PROPAAE nos respectivos Centros de Ensino. O candidato que não entregar a documentação completa dentro do prazo previsto não terá sua inscrição efetivada.

Após a fase inicial de inscrição e entrega de documentos, as próximas etapas serão a análise documental, de 04 a 17 de julho; convocação dos selecionados para entrevistas, no dia 19 de julho; entrevistas sociais, de 21 de julho a 04 de agosto; avaliação dos critérios socioeconômicos, de 05 a 15 de agosto; resultado final, a ser divulgado em 18 de agosto, e, por fim, efetivação do auxílio, a partir de 23 de agosto.

Os recursos destinados para atender as despesas do edital são previstos no Orçamento Geral da União destinado a UFRB para o exercício de 2017. O pagamento dos auxílios do PPQ está condicionado à liberação para UFRB dos Recursos Orçamentários do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

PPQ: É uma das ações constituintes do conjunto de políticas da UFRB que visa garantir a permanência do estudante no ensino superior. Entre as modalidades de auxílios à permanência estão: o auxílio à alimentação refere-se ao acesso regular ao Restaurante Universitário, para realização de refeições diárias; o auxílio pecuniário à alimentação refere-se ao repasse mensal no valor de R$ 330 para auxiliar em despesas com alimentação nos campi que não possuam Restaurante Universitário; o auxílio à moradia refere-se à concessão de vaga na unidade de Residência Universitária, com direito à alimentação; o auxílio transporte, no valor de R$ 250, refere-se às despesas com deslocamento do estudante morador das cidades circunvizinhas aos campi da UFRB.

Confira o Edital Nº 03/2017 do Programa de Permanência Qualificada (PPQ) 2017.1.

Mais informações na página da PROPAAE.

Postado em 08 de Junho, às 11:05 por Redação Criativa 0 comentários

UNDIME delibera sobre o 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

O foco nesse dia foi a Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Representantes, que aconteceu na parte da manhã e as deliberações tiveram como foco o 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Na oportunidade do encontro foi possível refletir também sobre o Manual de Governança e o Estatuto da Instituição, bem como, projetos e parceria da Undime e seccionais.

No período da tarde aconteceu a Reunião com o FNDE. Tratou-se aqui de vários programas do Governo Federal, como por exemplo:

Brasil Carinhoso cuja informação apontou créditos até o final de maio para os municípios que ficaram com pendências de 2016;

PDDE (Unidade Executora) também se encontra em processo de pagamentos restantes de 2016. Para consulta acesse: http://www.fnde.gov.br/pls/internet_pdde/internet_fnde.PDDEREX_2_PC Para o exercício de 2017 os créditos de 40% estão previstos para julho.

Brasil Alfabetizado - A Secadi solicita aos DMEs e Prefeitos que acessem o sistema Brasil Alfabetizado para verificarem alertas e comunicados de possíveis diligencias feitas pelo PPALFA. O atendimento da diligência é indispensável para a equipe do Programa concluir a análise do Plano apresentado.

Novo Mais Educação – A coordenação da SEB, responsável pelo Programa, criou um grupo com as Secretarias Executivas da seccionais para informar sobre a implementação do Programa. Na última mensagem, foi enviado o relatório sobre a situação do cadastramento das escolas no sistema de monitoramento do programa. (Previsão de crédito dos 40% restante para julho).

Conselho de Alimentação Escolar - CAE – Um total de 52 municípios que estão ou poderão vir a ter recursos da merenda bloqueados.

PNAE – São 82 entidades suspensas de receber os recursos por mandato vencido ou prestações de contas em atraso.
De fato, um momento muito importante para esclarecimentos, informes e orientações úteis aos municípios.

Postado em 05 de Junho, às 08:01 por Redação Criativa 0 comentários

UFRB - CFP emite nota à comunidade acadêmica a respeito de procedimentos administrativos

O NUGTEAC - Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do CFP informa que, conforme orientação da SURRAC, com base no regulamento de Ensino de Graduação da UFRB, os procedimentos administrativos de natureza acadêmica (Trancamentos, Aproveitamentos de Estudos, Exercícios Domiciliares, entre outros) continuarão a ser solicitados presencialmente, através de requerimento impresso e documentação respectiva, nas salas do NUGTEAC ou do DIACOL - Divisão de Apoio aos Colegiados, no CFP.

A medida vale inclusive para as solicitações de trancamento parcial. Nesse sentido, convocamos os estudantes que fizeram essa solicitação via SIGAA para quem compareçam a esses setores para formalizar seu pedido ou a desistência (se for o caso), respeitando o prazo estipulado no calendário acadêmico 2017.1.

Agradecemos a compreensão.

NUGTEAC/CFP

Postado em 03 de Junho, às 10:04 por Redação Criativa 0 comentários

Estudantes de Elísio Medrado promovem Bazar Solidário neste sábado

A comunidade escolar do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, localizado na cidade de Elísio Medrado (224 km de Salvador), no Centro Norte do Estado, realiza, nesta sábado (3), a partir das 9h, o “10º Bazar Solidário”. Trata-se de uma ação beneficente para atender famílias carentes da cidade, que é organizado pelos líderes de classe da unidade escolar como forma de exercitar a solidariedade e a cidadania. 

Para a realização do Bazar, os estudantes contaram com a solidariedade da comunidade na doação de agasalhos, roupas, sapatos, cobertores e acessórios. “O bazar do Rômulo Galvão já virou uma tradição. É um movimento para despertar o sentimento da cidadania e a solidariedade, que é feito pelos estudantes durante o período de frio que a cidade passa nessa época do ano. Nós gestores, professores e funcionários da unidade fazemos um trabalho de sensibilização, mas o protagonismo é todo deles” explica o diretor Ivan de Jesus.

A líder de classe Dandara Isnaia Ferreira dos Santos, 18, 3º ano, faz parte da organização do evento e fala da alegria em participar da atividade. “É muito gratificante fazer um gesto nobre. Além de estarmos ajudando  a quem precisa, estamos crescendo como seres humanos. Estamos alcançando nosso objetivo que é o de minimizar o frio de alguns e, também, de despertar nos moradores da cidade o sentimento de solidariedade”, acredita.

Já Matheus Patury Ramos Araújo, 15, 1º ano, participa, pela primeira vez, como organizador do bazar e fala sobre a sua realização pessoal.  “Como eu estudava em outra unidade, eu acompanhava o bazar junto com minha família ajudando nas doações. Estou muito feliz de estar na organização agora e de poder ajudar o próximo. A população da cidade também está de parabéns, pois colaborou e doou muita coisa”, comemora.

Postado em 02 de Junho, às 21:45 por Redação Criativa 0 comentários

Uneb divulga lista de aprovados do vestibular 2017.2

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou nesta quarta-feira, 31, o resultado do vestibular 2017.2. Confira aqui a relação dos aprovados. Ao todo, a universidade ofereceu 3.185 vagas distribuídas nas 112 opções de cursos de graduação presenciais, nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas.

A instituição informou que o boletim de desempenho do candidato e o calendário de matrícula serão divulgados em breve, no site da Uneb.

Postado em 02 de Junho, às 09:30 por Redação Criativa 0 comentários

Divulgado resultado preliminar da seleção REDA para a Educação

O resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de professores e profissionais da Educação, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), foi divulgado, nesta segunda-feira (29). As provas foram realizadas no dia 7 de maio nos 27 territórios de identidade da Bahia. O resultado preliminar está disponível no site (www.ibrae.com.br). Na página, o candidato deve acessar o menu concurso e depois o link referente à função para a qual ele concorreu.

O candidato poderá, dentro do prazo de dois dias a contar desta segunda-feira (29), interpor recurso contra o resultado preliminar divulgado para o seguinte e-mail: [email protected] O resultado final deverá ser divulgado na primeira semana de junho e a convocação acontecerá até o início de julho. A previsão é a de que estes profissionais comecem a trabalhar no segundo semestre.

Vagas 
A seleção visa a contratação de 2.485 professores da Educação Básica, Educação no Campo e mais 215 vagas para professor Indígena. O processo seletivo também envolve 961 vagas para a função de técnico de nível médio/mediador para o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec). 

São ofertadas, ainda, 519 vagas destinadas a professores da Educação Profissional e Tecnológica e 211 vagas iniciais e imediatas para professor substituto da Educação Básica e mais 2.243 vagas que poderão vir a surgir ao logo do ano letivo e enquanto durar a validade do processo seletivo. São mais 157 vagas para preceptor de estágio de Enfermagem das unidades da Educação Profissional e Tecnológica e mais 655 vagas da Educação Especial, destinadas a técnicos de atendimento educacional especializado, tradutor/intérprete de Libras, cuidador educacional, braillista e instrutor de Libras.

Postado em 29 de Maio, às 20:27 por Redação Criativa 0 comentários

Próximo




Gutscheine Groupon
Códigos descuento Groupon
Instagram



Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Riviera Amargosa Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 26/07/2017 15:28