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Faculdade em Salvador promove curso para Síndicos

A Faculdade UNINASSAU Salvador promove neste sábado (24), o curso “Chama o síndico! ”. O evento faz parte do projeto capacita e tem como objetivo explorar as atividades de quem pretende morar ou já reside em condomínio. A oficina acontece às 9h, na unidade Pituba, localizada na Rua dos Maçons, n° 364.
 
O curso é voltado para gestores e moradores dos condomínios, além disso, irão abordar as temáticas: Principais nuances do Direito Condominial; Os desafios da gestão condominial; Fitness no seu Condomínio; Manutenção predial; Programa de prevenção contra incêndio e pânico e Passos para uma gestão condominial de sucesso. 
 
A coordenadora do curso de Engenharia Civil da instituição, Jéssica Leite, cita que o evento é de suma importância para que os participantes entendam as responsabilidades, deveres e habilidades que o síndico ou um gestor de condomínio deve possuir. “Nosso objetivo é capacitar gratuitamente os gestores de condomínios para que estejam bem preparados para gerir suas atividades de maneira responsável e harmoniosa”, explica.
 
Os interessados podem se inscrever no site extensao.uninassau.edu.br, além de doar um quilo de alimento não perecível.

Outras informações através do telefone (71) 3505-4500.

Postado em 21 de Fevereiro, às 15:18 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

UFRB abre inscrições para o Cadastro Seletivo 2018.1 até dia 28 de fevereiro

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), abre inscrições para o Cadastro Seletivo 2018.1. As inscrições acontecem no período de 20 de fevereiro até o dia 28 de fevereiro, exclusivamente pela internet, por meio do sistema eletrônico de ingresso na UFRB, disponível no link: http://processoseletivo.ufrb.edu.br.

A divulgação da lista com os nomes dos candidatos convocados está prevista para o próximo dia 06 de março.

Os recursos dos candidatos não convocados e que se sintam prejudicados poderão ser protocolados utilizando o Formulário de Interposição de Recurso, nos prazos e locais informados no edital.

Será considerado apto ao preenchimento da vaga o candidato que estiver incluído no sistema até o limite de vagas ofertadas, sendo utilizados os mesmos critérios de desempate estipulados pelo SISU 2018.1.

O candidato que não confirmar seu interesse em participar deste processo seletivo, por meio da sua inscrição no Cadastro Seletivo 2018.1, será considerado formalmente desistente e não será convocado pela UFRB.

A UFRB prevê a realização de outras duas chamadas, condicionadas à existência de vagas, e também obedecerá a ordem de classificação e modalidade de vaga.

Postado em 20 de Fevereiro, às 20:54 por Ivanildo Bastos 0 comentários

MEC lança até março edital para formação de professores

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse hoje (20) que até início de março o governo lançará o edital com oferta de vagas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e para o novo programa de residência pedagógica, com objetivo de melhorar a qualidade da formação inicial de professores.

Mendonça deu entrevista após participar, na capital paulista, da abertura dos debates da Reunião Ministerial Regional Ibero-Americana. Pelo Programa Nacional de Formação de Professores, as instituições formadoras deverão estabelecer convênios com as redes públicas de ensino. O ingresso no estágio supervisionado será feito ao longo da graduação, a partir do segundo ano. Os futuros professores terão um acompanhamento periódico.

Pisa

Durante a reunião, foram discutidos os resultados da edição de 2015 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) para a elaboração de políticas educacionais. O Brasil teve 44,1% dos estudantes brasileiros abaixo do nível de aprendizagem considerado adequado em leitura, matemática e ciências.

Para o ministro, apesar do avanço na inserção de jovens e crianças dentro das escolas, as taxas de evasão elevadas mostram a necessidade de foco no aumento da qualidade. “Precisamos assegurar qualidade desde a alfabetização, ao longo do ensino fundamental e nível médio. Isso vai determinar uma mudança estrutural na perspectiva de futuro para os jovens e crianças do Brasil”, disse Mendonça.

Postado em 20 de Fevereiro, às 16:12 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Curso sobre uso pedagógico de tecnologias educacionais para professores e coordenadores pedagógicos começa na terça-feira

Mais de 24 mil professores e coordenadores pedagógicos dos Ensinos Fundamental e Médio da rede estadual de ensino começam, nesta terça-feira (20), as aulas para o curso on-line “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”, que será ministrado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). As aulas serão re­a­li­zadas fa­zendo uso de uma es­tru­tura tec­no­ló­gica e me­to­do­ló­gica que pos­si­bi­li­tará aos pro­fes­sores e co­or­de­na­dores pe­da­gó­gicos acessá-lo por meio de am­bi­ente vir­tual de apren­di­zagem, através do site www.sec.ufba.br.
 
De acordo com o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, “o curso é uma das medidas adotadas pelo governo do Estado para fortalecer o eixo pedagógico das escolas, valorizar a carreira do magistério estadual e tornar evi­dente a na­tu­reza trans­for­ma­dora das tec­no­lo­gias edu­ca­ci­o­nais na prá­tica pe­da­gó­gica da rede pú­blica es­ta­dual de en­sino, seja na ver­tente ope­ra­ci­onal ou na hu­ma­ni­za­dora, dentro do pro­cesso de en­sino e apren­di­zagem nas di­versas áreas do co­nhe­ci­mento”.
 
Os educadores já estão recebendo, no e-mail informando no ato da inscrição, o login e a senha para o acesso ao curso. Os que já eram cadastrados neste ambiente virtual de aprendizagem utilizarão o login e senha que já possuíam. Se esqueceu, o educador pode utilizar a opção de recuperar a senha informando o email cadastrado ou então deve entrar em contato com o Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UFBA), pelo email: [email protected]

Com uma carga ho­rária in­te­gral de 120 horas, o curso será dividido em dois mó­dulos de 60 horas cada. O pri­meiro terá três etapas: Tec­no­lo­gias Di­gi­tais da In­for­mação e Co­mu­ni­cação (TDIC) para a co­mu­ni­cação e co­leta de dados (25 h); TDIC para Co­mu­ni­cação, Pro­dução e Co­la­bo­ração (25 h); e Ava­li­ação do Mó­dulo (10 h). O se­gundo mó­dulo também terá três etapas: TDIC para Or­ga­ni­zação e Cri­ação (25 h); Am­bi­entes Vir­tuais de Apren­di­zagem (25 h); e Ava­li­ação do Mó­dulo (10 h). Para a con­clusão de cada módulo do curso serão exi­gidos o apro­vei­ta­mento com média 6,0 e a frequência mí­nima de 75% da carga ho­rária correspondente a cada módulo.
 
Valorização da carreira – A ação es­tra­té­gica do Es­tado visa for­ta­lecer o eixo pe­da­gó­gico das es­colas, va­lo­ri­zando a car­reira dos edu­ca­dores. Isto porque os par­ti­ci­pantes con­cluintes do curso terão um ganho médio de 14% em seus ven­ci­mentos até junho de 2019. Quem se ins­creveu na pri­meira etapa, por exemplo, já re­cebeu a antecipação de 6% sobre o ven­ci­mento bá­sico dos edu­ca­dores em de­zembro de 2017, retroativo a novembro/2017, re­fe­rente à pri­meira pro­moção. É requisito para participação no segundo módulo a conclusão com aproveitamento e frequência mínima de 75% da carga horária correspondente ao primeiro módulo. As pro­mo­ções estão con­di­ci­o­nadas à ins­crição, à frequência e aprovação dos pro­fes­sores e co­or­de­na­dores na ca­pa­ci­tação, em cada um dos mó­dulos.

Postado em 19 de Fevereiro, às 10:05 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Inscrições para o financiamento estudantil em universidades pagas começam hoje

Começam hoje (19) as inscrições para o financiamento estudantil do governo federal. A iniciativa usa recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC). O período vai até o dia 28 de fevereiro, às 23h59. Os contratos vão seguir as novas regras do programa, aprovadas no ano passado. 

Os recursos do Fies são destinados a financiar alunos em cursos superiores privados, desde que esses tenham avaliação positiva no MEC. O montante a ser pago depende de uma fórmula que leva em consideração o preço da mensalidade e a renda familiar do candidato.

No início do mês, o Comitê Gestor do Fies definiu os limites do financiamento: máximo de R$ 30 mil por semestre e mínimo de R$ 300.

As condições do financiamento precisam ser estipuladas entre o banco que irá conceder o empréstimo, a instituição de ensino e o aluno. Após a conclusão do curso, o valor da parcela dependerá da renda do estudante.

As duas modalidades do financiamento (Fies e P-Fies) são estruturadas em três faixas. A primeira contempla alunos com renda familiar bruta, por pessoa, de atê três salários mínimos, que contarão com juro real zero. A segunda é destinada a alunos com cada membro da família com renda de até cinco salários mínimos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e a terceira, a estudantes com o mesmo teto de renda familiar das demais regiões. Nesses dois casos, os juros serão um pouco acima da inflação.

Inscrições

Pode se inscrever quem teve média de pelo menos 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que não tenha zerado a redação. Outra exigência é se encaixar dentro dos limites de faixa de renda estabelecidos para o programa.

As inscrições devem ser feitas no site do MEC. O candidato deve fornecer o número do CPF, a data de nascimento e um e-mail válido. Além disso, deve informar a renda familiar para comprovar que se encaixa nas exigências do programa.

Calendário

Após o encerramento das inscrições, no dia 28 de fevereiro, serão divulgados os resultados de pré-seleção e as listas de espera. A modalidade Fies disponibilizará os nomes no dia 5 de março, enquanto a P-Fies tornará público os contemplados no dia 12 de março.

Quem for pré-selecionado na modalidade Fies terá de 6 a 8 de março para fazer a complementação da inscrição. Para tirar dúvidas e obter mais informações sobre o calendário ou outros aspectos da seleção, o candidato deve acessar o site oficial do programa.

Postado em 19 de Fevereiro, às 08:09 por Magno Bastos 0 comentários

Confira os locais de provas do concurso para professores e coordenadores da rede estadual

Foram divulgados os locais onde serão realizadas as provas do concurso público para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino. Os cartões de identificação que informam os locais das provas foram encaminhados para o e-mail cadastrado pelo candidato na inscrição, e também pode ser visualizado através do portal da Fundação Carlos Chagas.

As provas serão realizadas no dia 25 de fevereiro. No documento, além do local de prova, os candidatos poderão visualizar o número da inscrição, o horário, a data e o número da sala onde fará a prova.

O concurso, promovido pelas secretarias da Educação (SEC) e da Administração do Estado (Saeb), oferece 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino. Ao todo foram inscritos 103,5 mil candidatos.

No dia das provas, os portões serão abertos às 8h30 e fechados às 9h (horário local). A duração será 4h30 para candidatos ao cargo professor e de 3h30 para coordenador pedagógico. O candidato deverá comparecer ao local com caneta esferográfica de material transparente de tinta preta ou azul.

Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver com documento de identidade original. É importante levar, também, o cartão de identificação no dia das provas, pois ele contém dados necessários para melhor orientação do candidato.

As provas serão aplicadas nas cidades de Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista, conforme opção indicada pelo candidato no ato da inscrição.

Concurso

Serão realizdas três etapas nesse concurso: provas objetiva, discursiva e de títulos (com previsão para abril de 2018).

As vagas para professor são nas áreas de arte, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química e sociologia, sendo exigida formação específica e diploma concedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Para coordenador pedagógico é exigida formação em pedagogia, também com reconhecimento do MEC. Em todos os casos, a carga horária semanal é de 40 horas.

Postado em 16 de Fevereiro, às 18:53 por Ivanildo Bastos 0 comentários

UFRB divulga inscritos na Lista de Espera e edital do Cadastro Seletivo 2018.1

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga a relação de inscritos na Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2018.1. A convocação desses candidatos será feita no dia 20 de fevereiro, segundo a ordem decrescente das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, por curso e modalidade de concorrência.

Os candidatos inscritos na Lista de Espera e não convocados nesta chamada única deverão participar do Cadastro Seletivo para as vagas remanescentes. As inscrições estarão abertas a partir do dia 20 de fevereiro até o dia 28 de fevereiro, exclusivamente pela internet, por meio do sistema eletrônico de ingresso na UFRB, disponível no link: http://processoseletivo.ufrb.edu.br/. O candidato concorrerá ao curso declarado como sua primeira opção na modalidade escolhida no SISU 2018.1.

O Cadastro Seletivo prevê a realização de três chamadas, condicionadas à existência de vagas, e também obedecerá a ordem de classificação e modalidade de vaga. A primeira chamada está prevista para o dia 06 de março, a segunda para o dia 28 de março e a terceira para o dia 03 de maio. Será considerado apto ao preenchimento da vaga o candidato que estiver incluído no sistema até o limite de vagas ofertadas, sendo utilizados os mesmos critérios de desempate estipulados pelo SISU 2018.1.

O candidato que não confirmar seu interesse em participar deste processo seletivo, por meio da sua inscrição no Cadastro, será considerado formalmente desistente e não será convocado pela UFRB. Os recursos deverão ser protocolados utilizando o Formulário de Interposição de Recurso, nos prazos e locais informados no edital.
Verificação da Reserva de Vagas - Os candidatos convocados para ocupar as vagas reservadas nas modalidades L2, L2D, L4 e L4D deverão, obrigatoriamente, comparecer à verificação de autodeclaração de cotas dos candidatos mediante a análise de aspectos fenotípicos, considerando o quesito de cor e raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os candidatos convocados nas modalidades L1D, L2D, L3D e L4D também deverão obrigatoriamente comparecer para aferição do Laudo Médico assinado por médico especialista na área, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência. Os candidatos poderão ser avaliados por médicos designados pela UFRB.

Efetivação da Matrícula – A matrícula dos candidatos convocados na Lista de Espera e Cadastro Seletivo 2018.1 compreende duas etapas. A pré-matrícula poderá ser realizada por procurador e consiste no registro dos convocados mediante apresentação e entrega dos documentos na Superintendência da Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), campus Cruz das Almas.

Já confirmação da matrícula será realizada somente pelo candidato no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do respectivo Centro de Ensino no qual o ingressante fará o curso. Esta etapa ocorre após o início das aulas, previsto para o dia 23 de abril, de acordo com o Calendário Acadêmico. Todos os documentos necessários para a matrículaestão disponíveis online.

Confira o cronograma:

Chamada Única da Lista de Espera – 20 de fevereiro

Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 27 e 28 de fevereiro

Pré-matrícula da Lista de Espera – 27 e 28 de fevereiro e 1º de março

1ª Chamada do Cadastro Seletivo – 06 de março

Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 20 de março

Pré-matrícula da 1ª Chamada do Cadastro Seletivo – 20 e 21 de março

2ª Chamada do Cadastro Seletivo – 28 de março

Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 10 de abril

Pré-matrícula da 2ª Chamada do Cadastro Seletivo – 10 e 11 de abril

3ª Chamada do Cadastro Seletivo – 03 de maio

Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 04 de maio

Matrícula da 3ª Chamada do Cadastro Seletivo –  04 de maio

Confira a relação de inscritos na Lista de Espera 2018.1.

Confira Edital PROGRAD Nº 02/2018 – Cadastro Seletivo 2018.1.

Dúvidas: (75) 3621-1220/1221 ou [email protected]

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel.

Postado em 16 de Fevereiro, às 16:09 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

UNINASSAU oferece mais de 2000 vagas em cursos gratuitos

A Faculdade UNINASSAU Salvador está ofertando mais de 2000 vagas em cursos de qualificação à população. As oficinas acontecem de 17 a 24 de fevereiro, no campus Pituba. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
 
Os cursos contemplam 100 vagas cada e dentre os temas estão: Revisão para o concurso da Câmara Municipal de Salvador; Aprenda a fazer álcool gel, hidratante e sabonete líquido; Atendimento ao público com afetividade; Educação Financeira; Primeiros socorros; Aproveitamento integral dos alimentos; Adestramento inteligente e entre outros. A diretora da unidade Pituba, Karina Bemfica ressalta a importância deste projeto para a população de Salvador. “É uma ação de responsabilidade social que visa promover a inclusão e empregabilidade através do conhecimento de forma mais acessível para a sociedade em geral”, explica.
 
As inscrições podem ser feitas através do site extensao.uninassau.edu.br, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível que será recolhido no dia do curso escolhido. A Faculdade UNINASSAU fica localizada na Rua dos Maçons, nº 364, Pituba.

  Confira a lista completa dos cursos:
 
17/02
8h30 - Revisão para o concurso da Câmara Municipal de Salvador
19/02
08h - Pacientes especiais e interface com a odontologia
16h - Método Pilates aplicado ao movimento: um olhar de qualidade
19h - Aproveitamento integral dos alimentos 
20/02
14h - Avaliação Antropométrica e prevenção cardiovascular
18h30 - Aprender a empreender
18h30 - Crenças limitantes, seja dono do seu destino
18h30 - Gestão de Projetos
19h - Educação Financeira
21/02
8h - Primeiros Socorros
14h - As infecções sexualmente transmissíveis e os desafios a serem enfrentados pelos enfermeiros
14h - Visão geral da resposta imune e sua aplicação na clínica veterinária
16h - Ocorrências médico veterinária no banho e tosa
18h - Adestramento inteligente
18h - Musicalização infantil e vivências musicais
19h - Aprenda a conservar as saladas prontas por mais tempo
22/02
8h - Laser na odontologia
14h - Princípios estéticos orofaciais
17h - Perdas, morte e luto: precisamos falar (mais) sobre isso
23/02
16h - Atendimento ao público com afetividade
19h - Leitura e Interpretação de artigos de saúde
24/02
8h - O lúdico nas séries iniciais
8h - Aprenda a fazer álcool gel, hidratante e sabonete líquido

Postado em 15 de Fevereiro, às 12:25 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

UFRB divulga inscritos na Lista de Espera e edital do Cadastro Seletivo 2018.1

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga a relação de inscritos na Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2018.1. A convocação desses candidatos será feita no dia 20 de fevereiro, segundo a ordem decrescente das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, por curso e modalidade de concorrência.

Os candidatos inscritos na Lista de Espera e não convocados nesta chamada única deverão participar do Cadastro Seletivo para as vagas remanescentes. As inscrições estarão abertas a partir do dia 20 de fevereiro até o dia 28 de fevereiro, exclusivamente pela internet, por meio do sistema eletrônico de ingresso na UFRB, disponível no link: http://processoseletivo.ufrb.edu.br/. O candidato concorrerá ao curso declarado como sua primeira opção na modalidade escolhida no SISU 2018.1.

O Cadastro Seletivo prevê a realização de três chamadas, condicionadas à existência de vagas, e também obedecerá a ordem de classificação e modalidade de vaga. A primeira chamada está prevista para o dia 06 de março, a segunda para o dia 28 de março e a terceira para o dia 03 de maio. Será considerado apto ao preenchimento da vaga o candidato que estiver incluído no sistema até o limite de vagas ofertadas, sendo utilizados os mesmos critérios de desempate estipulados pelo SISU 2018.1.

O candidato que não confirmar seu interesse em participar deste processo seletivo, por meio da sua inscrição no Cadastro, será considerado formalmente desistente e não será convocado pela UFRB. Os recursos deverão ser protocolados utilizando o Formulário de Interposição de Recurso, nos prazos e locais informados no edital.

Verificação da Reserva de Vagas - Os candidatos convocados para ocupar as vagas reservadas nas modalidades L2, L2D, L4 e L4D deverão, obrigatoriamente, comparecer à verificação de autodeclaração de cotas dos candidatos mediante a análise de aspectos fenotípicos, considerando o quesito de cor e raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os candidatos convocados nas modalidades L1D, L2D, L3D e L4D também deverão obrigatoriamente comparecer para aferição do Laudo Médico assinado por médico especialista na área, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência. Os candidatos poderão ser avaliados por médicos designados pela UFRB.

Efetivação da Matrícula – A matrícula dos candidatos convocados na Lista de Espera e Cadastro Seletivo 2018.1 compreende duas etapas. A pré-matrícula poderá ser realizada por procurador e consiste no registro dos convocados mediante apresentação e entrega dos documentos na Superintendência da Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), campus Cruz das Almas.

Já confirmação da matrícula será realizada somente pelo candidato no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do respectivo Centro de Ensino no qual o ingressante fará o curso. Esta etapa ocorre após o início das aulas, previsto para o dia 23 de abril, de acordo com o Calendário Acadêmico. Todos os documentos necessários para a matrículaestão disponíveis online.

Confira o cronograma:
 
Chamada Única da Lista de Espera – 20 de fevereiro
Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 27 e 28 de fevereiro
Pré-matrícula da Lista de Espera – 27 e 28 de fevereiro e 1º de março

 
1ª Chamada do Cadastro Seletivo – 06 de março
Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 20 de março
Pré-matrícula da 1ª Chamada do Cadastro Seletivo – 20 e 21 de março

 
2ª Chamada do Cadastro Seletivo – 28 de março
Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 10 de abril
Pré-matrícula da 2ª Chamada do Cadastro Seletivo – 10 e 11 de abril

 
3ª Chamada do Cadastro Seletivo – 03 de maio
Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 04 de maio
Matrícula da 3ª Chamada do Cadastro Seletivo –  04 de maio

Confira a relação de inscritos na Lista de Espera 2018.1.
Confira Edital PROGRAD Nº 02/2018 – Cadastro Seletivo 2018.1.
Dúvidas: (75) 3621-1220/1221 ou [email protected]
Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel.

Postado em 12 de Fevereiro, às 01:27 por Ivanildo Bastos 0 comentários

UFSCar divulga o resultado da terceira chamada do Vestibular Indígena

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou o resultado da terceira chamada da seleção específica realizada para ingresso de estudantes indígenas, nos cursos de graduação presenciais em 2018. A lista de convocados em terceira chamada está em www.ufscar.br.
A matrícula dos convocados deve ser solicitada até às 23h59, horário de Brasília, do dia 16 de fevereiro, exclusivamente por meio do formulário eletrônico (http://bit.ly/2DSkWpr) disponibilizado pela Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar.
O calendário completo de chamadas pode ser consultado no edital (http://bit.ly/2rVQ7L3). Outras informações podem ser obtidas por meio de contato (http://bit.ly/2nmN60G) com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar ou pelo telefone (16) 3351-8152.


Contato para essa pauta: João Eduardo Justi    Telefone: (16) 3351-8971    E-mail: [email protected] 

Coordenadoria de Comunicação Social - Universidade Federal de São Carlos. Telefone: (16) 3351-8119. E-mail: [email protected] 
Veja outras sugestões de pauta. Caso você não queira receber estes releases,clique aqui. 

Postado em 09 de Fevereiro, às 16:20 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Vistoria de trios elétricos termina nesta sexta-feira em Salvador

O prazo para vistoria de trios elétricos e carros de apoio que circulam no Carnaval 2018 termina às 18h desta sexta-feira (9). Até agora, foram vistoriados e aprovados 119 veículos. O trabalho começou no dia 29 de janeiro e tem o objetivo de garantir a segurança de baianos e turistas.  “Observamos alguns elementos de segurança para que os veículos estejam em condições adequadas de uso”, explica o coordenador de Engenharia Legal do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), unidade da Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP), Eduardo Rodamilans.

Os peritos criminais se encarregam de avaliar os sistemas de freios, de direção, suspensão, estabilidade geral do veículo, a comunicação entre a cabine e o palco, os pneus e a cinta de segurança da árvore de transmissão.Por questão de segurança, não estão sendo admitidos caminhões tratores com mais de 25 anos de fabricação, aqueles com mais de dez anos são submetidos a uma vistoria mais rigorosa.

Pelo Comando de Atividades Técnicas e Pesquisas do Corpo de Bombeiros Militar são observados elementos que minimizem os efeitos de possíveis incidentes, a exemplo da existência de escadas móveis para evacuação rápida, a permanência de até dois brigadistas com curso específico na área, sinalização para rotas de fuga e localização de extintores, e a altura mínima para o guarda corpo, que é o gradil instalado ao redor do trio.

Além dos veículos, os Bombeiros realizaram vistorias em camarotes, hotéis e outras instalações. Neste ano, os carros que circularam no Furdunço, também passaram pela avaliação. Participam ainda da vistoria o Conselho Regional de Engenharia e Arquitera (CREA/BA), o Detran/BA, Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e a Vigilância Sanitária.

Postado em 09 de Fevereiro, às 16:11 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Atenção estudantes, prazo para inscrição no ProUni termina nesta sexta-feira

Os estudantes interessados em obter uma bolsa de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até as 23h59 (horário de Brasília) de hoje (9) para fazer sua inscrição na página do programa na internet.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Podem concorrer brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e não tenham zerado a prova de redação.

É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, ter alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

A bolsa integral é oferecida a candidatos com renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo e a bolsa parcial para candidatos cuja renda familiar mensal seja de até três salários mínimos.

O resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada deve ser divulgado no dia 14 deste mês. A divulgação do resultado da segunda chamada está prevista para 2 de março.

Postado em 09 de Fevereiro, às 09:15 por Magno Bastos 0 comentários

LBV apoia famílias para que crianças, adolescentes e jovens sejam motivados a frequentar a escola

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 11,8 milhões de analfabetos. Esse número corresponde a 7,2% da população que tem 15 anos ou mais de idade. Na faixa etária igual ou superior aos 60 anos, o índice alcança 20,4%. A região Nordeste registra o maior percentual de analfabetismo (14,8%), número quase quatro vezes maior do que as taxas estimadas para o Sudeste (3,8%) e para o Sul do país (3,6%).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) também divulgaram em 2017, pela primeira vez, indicadores de fluxo escolar na Educação Básica. Os dados revelam que 12,9% e 12,7% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, respectivamente, se evadiram da escola entre 2014 e 2015, de acordo com o Censo escolar. O 9º ano do Ensino Fundamental teve a terceira maior taxa de evasão (7,7%), seguido pela 3ª série do Ensino Médio, com 6,8%. Considerando-se todas as séries do Ensino Médio, a evasão chega a 11,2% do total de alunos. A evasão é maior nas escolas rurais, em todas as etapas de ensino. Os indicadores de promoção e de repetência, apesar de não serem inéditos, demonstram que a repetência na 1ª série do Ensino Médio atinge 15,3% e que o índice igualmente é alto no 6º ano do Ensino Fundamental, com taxa de 14,4%.

Mudar essa triste realidade requer o esforço de todos e a atuação conjunta dos governos, da sociedade civil e da iniciativa privada, além do imprescindível apoio das famílias e dos educadores. Ao longo de seus quase 70 anos de existência, a Legião da Boa Vontade (LBV) tem promovido uma série de ações permanentes em favor da Educação, com vista ao combate aos índices de analfabetismo, de evasão escolar, de trabalho e exploração infantil e de pobreza no país. Para tanto, a Instituição auxilia os pais que não dispõem de recursos financeiros para a compra dos materiais escolar e pedagógico; empreende atividades que motivam crianças e adolescentes a frequentar a escola e a continuar os estudos; oferece oportunidades de aprendizagem a jovens e adultos; realiza capacitação de educadores; presta assessoramento a unidades de ensino; e propicia a famílias o acesso à informação, orientação e acompanhamento social.

Em suporte a todas essas ações, a LBV realiza, anualmente, a campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro!, que, em 2018, entregará mais de 22 mil kits de materiais escolar e pedagógico, nas cinco regiões brasileiras. Ainda neste período do ano, a Instituição doa conjuntos completos de uniforme a milhares de crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade os quais participam das atividades em suas escolas de Educação Básica e em seus Centros Comunitários de Assistência Social, localizados em diversas cidades do país.

A entrega dos kits ocorre sempre em fevereiro e março, e serão beneficiados com as doações alunos das escolas de Educação Básica da Legião da Boa Vontade — incluindo os que cursam a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) —, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade que participam dos programas socioassistenciais desenvolvidos nos Centros Comunitários da LBV, bem como estudantes atendidos por organizações parceiras da Entidade.

Para angariar as doações, a LBV conta com a solidariedade do povo brasileiro e a mobilização de colaboradores, voluntários, amigos e parceiros. Os donativos para a campanha podem ser feitos pelo site www.lbv.org ou pelo tel. 0800 055 50 99. Outras informações, basta acessar o perfil da LBV no Facebook, no Instagram e no Youtube, por meio do endereço “LBVBrasil”.

Postado em 08 de Fevereiro, às 12:17 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Coordenadores da Undime participam de formação sobre o Pacto / Pnaic

Nesta terça-feira (6), aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT) em Salvador, o primeiro Encontro Formativo Presencial com os coordenadores regionais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O objetivo do encontro foi discutir as ferramentas de gestão do programa na no estado da Bahia e na oportunidade os Coordenadores, Lúcia Teixeita de Freitas, Alcirlene Aparecida Pinto, Emanuele Maria Helena, Laís Matos e Cláudia estiveram presentes.

Dentre outras funcionalidades, a ação visa o fortalecimento da educação de crianças do 1º ao 3º ano de Ensino Fundamental das redes municipais, da Educação Infantil e do programa Novo Mais Educação.

Promovido pelo Governo Federal, o programa na Bahia é uma a ação fruto da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-BA) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Postado em 07 de Fevereiro, às 17:40 por Magno Bastos 0 comentários

Educadores planejam o ano letivo na rede estadual durante Jornada Pedagógica 2018

 Professores, gestores, coordenadores pedagógicos e técnicos da rede estadual de ensino estão mobilizados em toda a Bahia em torno da Jornada Pedagógica 2018. A primeira etapa do planejamento coletivo começou nesta segunda-feira (5) nas escolas estaduais em toda a Bahia e segue até esta quarta-feira (7), com o tema “Aprendizagens e Territórios: Novos Rumos para a Educação do Século XXI”. A atividade conta com mais de 30 mil educadores diretamente envolvidos e visa discutir ações e atividades para a melhoria da aprendizagem, avaliando o conteúdo e estratégias de articulação entre os projetos e o currículo. 
 
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou da jornada, nesta segunda-feira, em dois momentos, primeiramente no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Anísio Teixeira, no bairro de Caixa D´Água, e, depois, no Colégio Estadual Almirante Barroso, no bairro de Paripe, em Salvador. Na oportunidade, Pinheiro conversou sobre o trabalho desenvolvido para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e sobre a importância das unidades como base das mudanças pedagógicas da rede estadual.
 
“A ideia para melhorarmos a oferta da educação na rede estadual teve sempre como primeiro passo ouvir os educadores que estão no dia a dia na escola. O trabalho que está sendo realizado há um ano e meio é de irmos à unidade escolar para conhecer a realidade de cada localidade, sempre motivando os gestores e professores a apresentar o que acreditam ser essencial para o desenvolvimento da sua pedagogia. Por isso, criamos o projeto Transformaê, que teve essa finalidade. E iniciamos, em 2017, duas etapas da Jornada Pedagógica, uma no início do ano letivo e outro no meio do ano”, destacou Pinheiro.
 
Reestruturação - Nesta perspectiva, o secretário elencou mudanças realizadas a partir destes debates. “Foi ouvindo a demanda das escolas que alteramos a duração dos cursos técnicos de nível médio, de quatro para três anos e que percebemos a importância de atrair estudantes que já terminaram o Ensino Médio, por meio de cursos de curta duração. Também reestruturamos o ensino noturno e estamos valorizando a Educação Inclusiva com mudanças estruturais nas escolas”, contou.
 
Na ocasião, Pinheiro parabenizou o estudante da unidade CEEP em Saúde Anísio Teixeira, Livio Trindade, 18 anos, presente ao evento, pelo seu excelente desempenho com o 1º lugar do curso de Direito, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Esse é o melhor resultado que podemos apresentar pelo bom trabalho desenvolvido pelo aluno e professores na escola. Uma gestão não pode possuir rótulos ou carimbos, tem que ser baseada na construção de uma ação pedagógica concreta que possa oportunizar a outros estudantes a habilidade de concorrer e ingressar nas principais universidades, como aconteceu com o Lívio”, disse.
 
Gratidão - Para o estudante Lívio Trindade, retornar à unidade escolar representou um gesto de agradecimento. “É bom estar de volta à escola e rever todos os professores que foram importantes para a minha formação. Sei que a conquista deste sonho teve muito da minha vontade, mas tenho certeza que sem a postura dos meus professores que apresentam um trabalho pedagógico muito bom não teria base para enfrentar essa grande concorrência,” afirmou.
 
A diretora do CEEP em Saúde Anísio Teixeira, Verônica Lisboa, disse que a Jornada Pedagógica tem um papel fundamental para o planejamento do ano letivo. “Com certeza é um momento de reflexão e avaliação do ano que se passou, para repensarmos melhorias para o vindouro ano letivo. Receber a visita do secretário também nos dá um grande suporte para começarmos bem,” ressaltou.
 
Ainda segundo a diretora do Almirante Barroso, Celsina Borba, “a proposta de abraçarmos as necessidades dos moradores da comunidade com cursos e novas ofertas é valorosa. O que sempre digo aos professores é que toda inovação requer desafios e temos que estar preparados para as mudanças”, avaliou.  

Postado em 07 de Fevereiro, às 09:26 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Dirigentes da Undime Bahia participam de reunião do Conselho de Representantes em Brasília

Os Dirigentes Municipais de Educação de Senhor do Bonfim e Gandú, Cristiane Maia e Wendel Leite, membros da Undime Bahia no Conselho Nacional de Representantes, estão em Brasília representando a Seccional numa reunião para para tratar da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Com base no que preconiza o art. 26 do Estatuto Social da Undime e parágrafo único do art. 34 do Regimento, foram convocados todos os membros do Conselho Nacional de Representantes (CNR), bem como os 12 membros da Diretoria Executiva (nacional), para uma reunião extraordinária dos dois colegiados (CNR e Diretoria Executiva), que ocorre simultaneamente.

Pela manhã, aconteceu a reunião com representantes do MEC sobre a implantação da BNCC e agora a tarde está acontecendo a reunião com a Secretaria Executiva do MEC sobre programas e políticas de governo e logo em seguida a reunião para tratar de assuntos gerais de interesse da instituição, deliberação sobre a proposta de alteração dos valores das anuidades a partir do exercício de 2018, conf.§ 1º, do art. 57 do Estatuto da Undime e referendo do CNR quanto à aquisição pela Undime das Salas 608, 614 e 615, conf. art. 62 do Estatuto da Undime.

Postado em 06 de Fevereiro, às 16:16 por Magno Bastos 0 comentários

Rede Municipal de Santa Inês avança na oferta de educação pública para todos

O município de Santa Inês, localizado no Vale do Jiquiriçá, a cerca de 300 quilômetros de Salvador, inicia a campanha de matrícula 2018 com objetivo de assegurar a oferta de educação pública para todos. O desafio é continuar o sucesso da campanha de matrícula 2017, onde o município aumentou as matrículas com relação ao ano de 2016 em 35% por cento.

O município de Santa Inês, localizado no Vale do Jiquiriçá, a cerca de 300 quilômetros de Salvador, inicia a campanha de matrícula 2018 com objetivo de assegurar a oferta de educação pública para todos. O desafio é continuar o sucesso da campanha de matrícula 2017, onde o município aumentou as matrículas com relação ao ano de 2016 em 35% por cento.

A campanha de matrículas 2018 seguirá as mesmas estratégias da campanha realizada no ano de 2017. Reuniões nas comunidades do campo, visitas às casas dos estudantes, ampla divulgação nas redes sociais e carros de som, tudo isso compõe as estratégias de mobilização da comunidade em prol das matrículas dos estudantes. Além disso, professores, gestores escolares e agentes comunitários de saúde participam da ação.

Os números de 2017 exaltam o sucesso da estratégia. Com relação a 2016 houve um aumento de 35% , com 1391 estudantes matriculados em 2016 e 1813 estudantes inseridos na rede pública municipal de ensino em 2017. Outra observação importante está nos dados qualitativos com o aumento da oferta de estudantes em atividade complementar (439 estudantes em 2017 sendo que nenhum estudante foi cadastrado no Censo Escolar em 2016), além do Atendimento Educacional Especializado – AEE (22 estudantes matriculados no Censo em 2016, avançando para 60 estudantes em 2017).

A partir de estudos do Plano Municipal de Educação foi identificado o foco da campanha de matrícula: a Educação Infantil e a Educação de Jovens e Adultos, onde as informações diagnósticas ilustravam um elevado número de estudantes ainda fora da escola, nas referidas modalidades de ensino, em 2016.

“Precisamos continuar firmes na campanha de matrícula 2018. A oferta de educação pública é um direito do estudante e dever do estado. É indispensável garantir a formação intelectual dos estudantes de Santa Inês, além de assegurar o financiamento da educação municipal, seguindo a lógica de valor aluno – ano desenvolvida pelo FUNDEB”, ressalta o professor Marcos Paiva, dirigente de educação de Santa Inês.

Postado em 06 de Fevereiro, às 10:20 por Magno Bastos 0 comentários

ProUni abre inscrições nesta terça-feira e vai até sexta-feira

Os estudantes interessados em obter uma bolsa de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) já podem fazer sua inscrição na página do programa na internet.

O prazo para as inscrições começa hoje (6) e vai  até sexta-feira (9).

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Podem concorrer brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e não tenham zerado a prova.

É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, ter alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

A bolsa integral é oferecida a candidatos com renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo e bolsa parcial para candidatos cuja renda familiar mensal seja de até três salários mínimos.

O processo seletivo é composto por duas chamadas sucessivas. O resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada deve ser divulgado no dia 14 deste mês. 

Postado em 06 de Fevereiro, às 09:19 por Magno Bastos 0 comentários

Prorrogadas até esta quinta-feira (1º) as inscrições para mais de 19.800 vagas da Educação Profissional subsequente ao Ensino Médio

Foram prorrogadas até esta quinta-feira (1º), às 14h, as inscrições para o sorteio eletrônico de 19.817 vagas, para 57 cursos técnicos de nível médio, da Educação Profissional e Tecnológica no Ano Letivo de 2018, na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio (PROSUB). A oferta abrange 121 municípios de todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.
 
Pode participar o estudante que tenha concluído o ensino médio e suas modalidades, de forma gratuita, seja em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação (no âmbito federal, estadual, municipal), tenha comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral.
 
O Sorteio Eletrônico será realizado no dia 02 de fevereiro, às 15h, no Auditório da Secretaria da Educação, situada na 5ª Avenida, nº 550, Centro Administrativo da Bahia, município de Salvador, com a participação de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, candidatos, pais, professores e comunidade local.      
 
As vagas disponibilizadas serão distribuídas de forma igualitária para as duas opções de acesso. Sendo assim, 50% das vagas serão sorteadas para os estudantes que optarem por utilizar a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E 50 % das vagas serão sorteadas para os candidatos que se inscreveram para concorrer ao sorteio eletrônico aleatório. 
 

Postado em 01 de Fevereiro, às 15:45 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Censo aponta que escolas públicas ainda têm deficiências de infraestrutura

O Censo Escolar 2017, lançado nesta quarta-feira (31), pelo Ministério da Educação (MEC), mostra que as escolas brasileiras ainda têm deficiências quando o quesito é infraestrutura. No caso das escolas que oferecem ensino fundamental, apenas 41,6% contam com rede de esgoto, e 52,3% apenas com fossa. Em 6,1% delas, não há sistema de esgotamento sanitário.

O censo aponta a disponibilidade desse tipo de serviço como o principal gargalo, especialmente no Acre, Amazonas, Pará e Roraima, onde a situação sanitária é mais problemática.

Nas escolas de ensino fundamental, a garantia de água ocorre por meio da rede pública de abastecimento na maior parte dos casos (65,8%), mas há as abastecidas por poço artesiano (17,4%); cacimba, poço ou cisterna (11,9%) ou diretamente por rios, córregos ou outros canais (6,2%). Em 10% delas, não há água, energia ou esgoto.

A tecnologia não está acessível aos estudantes em cerca da metade das escolas de ensino fundamental. Conforme o censo, “a presença de recursos tecnológicos como laboratórios de informática e acesso à internet ainda não é realidade para muitas escolas brasileiras. Apenas 46,8% das escolas de ensino fundamental dispõem de laboratório de informática; 65,6% das escolas têm acesso à internet; em 53,5% das escolas a internet é por banda larga”.

Biblioteca e ou sala de leitura está presente em pouco mais da metade (54,3%) das instituições de ensino. Em outras, faltam parques, berçários e até banheiros adequados às faixas escolares atendidas.

O censo mostra que nas escolas de educação infantil, 61,1% têm banheiro adequado e apenas 33,9% cintam com berçário.

A principal responsável pelo ensino fundamental é a rede municipal, com 64% das escolas.

Na faixa etária adequada à creche, que vai até três anos de idade, 57,6% contam com parque infantil. Já na pré-escola, que reúne crianças de quatro e cinco anos, o percentual é menor, 42,7%. Existem áreas verdes em 29,6% das creches e 27,3% das pré-escolas.

As pessoas com deficiência encontram muitos estabelecimentos sem medidas que garantam acessibilidade. Apenas 26,1% das creches e 25,1% das pré-escolas têm dependências e vias adequadas para esses estudantes ou para os com mobilidade reduzida. Segundo o MEC, 32,1% do total das escolas infantis têm banheiro adaptado.

Tanto o ensino fundamental quanto as escolas infantis são mantidas, em 64% e 71,5% dos casos, respectivamente, pela rede municipal, onde também são registrados os maiores problemas. Quando comparados estabelecimentos federais, estaduais, municipais e privados, as escolas federais apresentam melhor infraestrutura em relação às bibliotecas ou salas de leitura, berçário, banheiro, parque, pátio e outros itens, de acordo com o censo.

Postado em 01 de Fevereiro, às 09:46 por Magno Bastos 0 comentários

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