Notícias

UFRB lança o guia eletrônico e jogos de tabuleiro voltados para comunidade acadêmica

A alegria de ingressar numa universidade muitas vezes vem acompanhada pela ansiedade em se ambientar a um novo cenário, novos colegas e outro ritmo de estudos. O estudante que acessa o Ensino Superior adquire maior autonomia, mas também responsabilidades. Para encarar esses primeiros passos com mais informação, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação, lançou nesta quarta-feira, dia 19, o Guia Viver UFRB.

Disponível no formato eletrônico, o Guia Viver UFRB pode ser acessado no endereço www.ufrb.edu.br/guiaufrb ou pelo Portal UFRB, no link Destaques. Nele, o estudante encontra informações rápidas e úteis para facilitar sua vida acadêmica. É possível acessar informações sobre programas de extensão, oportunidades de estágio, assistência estudantil, empréstimos na biblioteca, transporte intercampi, calendário acadêmico, cursos a distância e um “SOS” para dúvidas sobre outros espaços de atuação na universidade.

A pró-reitora de Graduação, Rita Dias, ressaltou a relevância dessa ação para a política de ensino da UFRB. “Isso reflete o que vimos defendendo como um dos pilares de nossa instituição, que é o de assegurar a permanência qualificada dos nossos estudantes e o seu êxito acadêmico, aqui entendido não apenas como o sucesso que se manifesta quantitativamente por meio de notas e avaliações, mas que ele tenha uma vivência acadêmica acolhedora e promotora das diferentes capacidades e competências técnico-científicas e humanas”, disse.

O Guia Viver UFRB substitui o Manual do Aluno no formato impresso, com objetivo de sanar limitações de circulação e acesso e dando continuidade ao projeto de sustentabilidade da UFRB. Outra novidade é que, além do site, há também a versão do aplicativo, disponível para smartphones com sistema Android na Google Play Store, sobre o título “Viver Universidade”. Trata-se de uma ação do Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico da PROGRAD, em parceria com a Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD).

Jogos de Tabuleiro - Na oportunidade do lançamento do Guia, a PROGRAD e a SEAD também apresentaram à comunidade acadêmica os jogos de tabuleiro, produzidos pelo Grupo de Tecnologia Engenharia, Robótica e Física (GTERF), que é formado por discentes e docentes da UFRB. Cada Centro de Ensino receberá um kit contendo 10 jogos, sendo eles Xadrez, Tangram, Dominó, Jogo da Velha, Trilhas, Torres de Hanói, Damas, Ludo, Ípsilon e Vektor.

O objetivo é promover momentos de entretenimento, estimular a interação social e o  desenvolvimento de funções ligadas às dimensões cognitivas, como explicou a pró-reitora Rita Dias. “O estudante passa boa parte de seu dia nas dependências da instituição. Essa é uma maneira de integrar a formação que já se faz em sala de aula. Os jogos de tabuleiro são jogos de desafio, que promovem um incremento na capacidade reflexiva, na inventividade e no raciocínio lógico”, destacou.

O reitor Silvio Soglia parabenizou todos os envolvidos e destacou que a iniciativa demonstra a capacidade de reação, de trabalho e de criatividade das equipes técnicas da UFRB para superar o atual momento que vive a universidade pública. “Estamos falando da atualização de um Guia para uma linguagem digital que hoje é fundamental para o diálogo com a nossa juventude. Por outro lado, estamos falando do resgate de jogos tradicionais, que vão estimular o contato e o convívio entre as pessoas”, disse.

Os jogos de tabuleiro também podem ser usados pelos servidores técnicos e docentes da UFRB. Cada Centro de Ensino terá autonomia para definir a unidade que será responsável pela guarda e mecanismo de empréstimo. 

Postado em 20 de Abril, às 19:06 por Redação Criativa 0 comentários

Universidades estaduais da Bahia interrompem atividades

As universidade estaduais baianas (Uefs, Uneb e Uesc) interrompem as atividades nesta terça-feira (18), por melhoria salarial para docentes e funcionários e pela garantia de direitos trabalhistas.

Segundo a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), a reivindicação é de um aumento salarial de 30,5%. Desde 2012, o movimento docente reivindica o repasse de 7% da Receita Líquida de Impostos para as universidades estaduais, que atualmente é de aproximadamente 5%.

Postado em 18 de Abril, às 11:07 por Redação Criativa 0 comentários

Projeto sobre poesia apresenta obra de Cora Coralina e Manoel de Barros as crianças de Amargosa

Durante o mês de Março de 2017 os brincantes da Casa de Brincar Alecrim em Amargosa puderam celebrar o mês da poesia e o aniversário do POETA Castro Alves, conhecendo a vida e obra da poetisa Cora Coralina e do poeta Manoel de Barros no Projeto: “A Poesia que Mora em Mim”. O projeto foi criado e organizado pelas coordenadoras da Casa, as Professoras Rafaela Guimarães e Ana Carla Nunes, com o objetivo de fomentar nas crianças o conhecimento e o gosto pelo texto poético.

Neste projeto as crianças além de conhecer as cidades de Goiás e Cuiabá onde os poetas nasceram, tiveram contato com as belezas do Pantanal. Puderam mergulhar na poesia destes escritores e explorar a sutileza, a simplicidade, a beleza e o encantamento presente na obra de ambos. Foi possível apresentar aos brincantes a história, a música, as artes, a geografia e a culinária, tudo girando em torno da poesia e da vasta obra dos poetas homenageados. O resultado do projeto foi a publicação de um livro com muitas poesias e ilustrações de autoria das crianças que frequentam a Casa de Brincar Alecrim.

Para coroar este momento especial, os brincantes foram condecorados com bottons com os rostos dos poetas criados pela designer Luzia Angélica. Os bottons ou "condecorações" foram pensados como uma maneira de reconhecer o lindo trabalho que fizeram no decorrer do projeto.

Para a Professora Rafaela Guimarães: "Este é mais um projeto onde a Casa de Brincar Alecrim apresenta as crianças a beleza da literatura brasileira e em contrapartida elas apresentam para todos que lerem o livrinho de poesia, a plenitude do ser criança". O livro publicado apresenta um rico trabalho de poesias escritas, com desenhos e ilustrações de imensa sensibilidade, realizado por crianças de 03 à 10 anos de idade. Estamos mais uma vez realizadas com o trabalho que estamos desenvolvendo na formação cultural e intelectual dos brincantes” finaliza a Professora emocionada."

Postado em 08 de Abril, às 11:07 por Redação Criativa 0 comentários

Escolas estaduais em Ubaíra e São Miguel mobilizam estudantes e as famílias para as eleições do Colegiado Escolar

As escolas da rede estadual estão mobilizando a comunidade escolar e as famílias para a participação nas eleições do Colegiado Escolar, que acontece entre os dias 8 e 10 de maio. Reunião com os pais, debates com estudantes e líderes de classe e reuniões com funcionários e professores estão entre as atividades realizadas. O objetivo é discutir os procedimentos para o pleito e, principalmente, a importância do Colegiado, que é formada por representações destes segmentos, com a finalidade de contribuir com a gestão democrática e participativa das escolas.

No Colégio Estadual Centenário, em Itapetinga (576 km de Salvador), na área do Núcleo Territorial de Educação de Itapetinga (NTE 8), diversas reuniões estão sendo realizadas para definir as chapas que irão disputar a eleição. “Estamos aproveitando esse momento para incentivar a participação de representantes fazendo encontros com interessados de todos os segmentos, além de debatermos a importância do Colegiado Escolar”, declara o diretor Amauri Menezes.

Entre as candidatas do segmento pais de aluno, está Sara Sampaio, mãe da estudante do 9º ano, Isabela Sampaio. “Estou tentando a reeleição e espero que tenhamos diversos candidatos para essa nova eleição. É perceptível a melhoria na escola com a participação de todos na gestão da escola. Não podemos esperar que tudo recaia sobre os gestores, toda a comunidade tem essa responsabilidade de trazer contribuições e este é o momento de podermos opinar e trazer ideias”, afirma.

Para a professora de Língua Portuguesa e de Redação, Elisângeles Almeida, do Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, em São Miguel das Matas (231 km Salvador), na área do NTE 9, de Amargosa, os educadores têm que estar mais próximos das demandas da comunidade escolar. “A gestão democrática é importante para o desenvolvimento da escola e o nosso grande desafio na unidade é atrair os pais de alunos em sua maioria da zona rural, para mostrar que podem ser importantes nas decisões do colégio. Espero poder contribuir, mais ainda, como candidata à reeleição no meu segmento, pois é nítida uma aproximação maior de todos no intuito de melhorar a escola”, conta.

Também candidato, mas para o segmento de estudantes, Marivan Silva, 2º ano, do Colégio Estadual Balbino Muniz, em Ubaíra (267 km de Salvador), também na área do NTE 9, de Amargosa, acredita que a sua a função é ser uma ponte entre os colegas e a direção, para apresentar demandas e necessidades. “A implantação do Colegiado Escolar acabou resultando em uma maior aproximação dos estudantes com os outros segmentos da escola. Com opiniões e sugestões, desenvolvemos projetos que tinham mais interesse dos alunos, o que proporcionou uma maior participação e percepção da importância de uma integração com os gestores”, comenta.

Postado em 08 de Abril, às 10:52 por Redação Criativa 0 comentários

UFRB realiza chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a Chamada Pública nº 01/2016 sob a modalidade Compra Institucional com dispensa de licitação para aquisição de gêneros alimentícios produzidos pela Agricultura Familiar, destinados a suprir o Restaurante Universitário, localizado no campus de Cruz das Almas.

Podem concorrer agricultores familiares organizados (cooperativas e associações – pessoa jurídica) e agricultores familiares individuais (pessoa física). Os interessados que se enquadrem nas regras do edital devem apresentar os documentos de habilitação e proposta de venda no dia 18 de abril, às 9h, na Sala dos Conselhos - Prédio da Reitoria, em Cruz das Almas, mediante declaração de recebimento.

As propostas devem conter o preço unitário e total com a descrição detalhada de cada produto ofertado. O critério de julgamento será o de menor preço e priorização dos agricultores localizados nos Territórios de Identidade do Recôncavo da Bahia, do Vale do Jiquiriça e do Portal do Sertão; Comunidades tradicionais, quilombolas ou indígenas; Assentamentos da reforma agrária e Grupos de mulheres rurais.

O resultado será divulgado aos participantes no Diário Oficial da União e no site da Coordenadoria de Licitação e Compras da UFRB. O vencedor será convocado para a assinatura do contrato de Aquisição de Gêneros Alimentícios para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O contrato terá vigência de oito meses a partir da data de sua assinatura ou até o cumprimento do Cronograma de Entrega dos Produtos, podendo ser aditado em caso de necessidade institucional.

Sobre a proposta

construção da chamada pública teve início com o mapeamento conjunto dos produtos da agricultura familiar local (produtos, quantidades e fornecedores). A proposta visa atender ao Decreto nº 8.473/2015, que determina que os órgãos federais devem destinar no mínimo 30% dos recursos aplicados na aquisição de alimentos para a compra de produtos da agricultura familiar.

De acordo com os termos, a iniciativa se justifica por promover o desenvolvimento econômico e social no âmbito local e regional e irá beneficiar cerca de 600 estudantes vinculados ao Programa de Permanência Qualificada (PPQ), que são atendidos pelo Restaurante Universitário.

Confira o edital da Chamada Pública nº 01/2016.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected].

Mais informações: www.ufrb.edu.br/clc/chamada-publica

Postado em 08 de Abril, às 09:25 por Redação Criativa 0 comentários

Provas da seleção REDA na Educação serão realizadas no dia 7 de maio

A Secretaria da Educação do Estado adiou para o dia 7 de maio a aplicação dasprovas para o Processo Seletivo Simplificado visando a contratação, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), de professores e profissionais da Educação. As provas estavam previstas para este domingo (9). Os locais da prova serão informados no cartão de convocação do candidato, disponibilizado no site www.ibrae.com.br

De acordo com a portaria publicada, nesta quinta-feira (6), no Diário Oficial, as provas serão aplicadas no turno matutino, das 8h às 12h, para as funções de professor da Educação Profissional, preceptor de estágio Enfermagem, técnico de Atendimento Educacional Especializado, tradutor/Interprete de Libras, cuidador educacional, braillista, instrutor de Libras, professor, por segmento da Educação e o do técnico de nível médio/mediador. No turno vespertino, das 14h às 18h, serão realizadas as provas para professor da Educação Básica, da Educação Básica no Campo e Professor Indígena.

Vagas - A seleção visa a contratação de 2.483 professores da Educação Básica, Educação no Campo e mais 215 vagas para professor Indígena. O processo seletivo também envolve 961 vagas para a função de técnico de nível médio/mediador para o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec). 

São ofertadas, ainda, 519 vagas destinadas a professores da Educação Profissional e Tecnológica e 211 vagas iniciais para professor substituto da Educação Básica. São mais 157 vagas para preceptor de estágio de Enfermagem das unidades da Educação Profissional e Tecnológica e mais 655 vagas da Educação Especial, destinadas a técnicos de Atendimento Educacional Especializado, tradutor/intérprete de Libras, cuidador educacional, braillista e instrutor de Libras.

Postado em 06 de Abril, às 09:20 por Redação Criativa 0 comentários

Disciplina sobre mundo do trabalho é inserida no currículo da Educação Profissional da Bahia

A formação de estudantes da Educação Profissional da Bahia está sendo incrementada com novos componentes na grade curricular. As disciplinas ‘Mundo do Trabalho’ e ‘Projeto de Vida’ estão sendo ministradas em dois Centros de Educação Profissional, em Salvador. O foco é o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, de maneira complementar à formação profissional que já recebem durante o curso técnico de nível médio.

Para o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio, “estas disciplinas promovem, em sala de aula, uma maior interdisciplinaridade e contextualização da realidade histórico-cultural do estudante, ao mesmo tempo em que os capacitam com competências, atitudes e habilidades para sua inserção profissional, seja como trabalhadores ou empreendedores, além de proporcionar aos estudantes elementos para que planejem seu futuro pessoal”. O superintendente ressalta que a iniciativa “faz parte de uma ação estratégica da atual gestão de contextualizar a sala de aula no século XXI, onde o professor assume um papel de facilitador e o aluno um maior protagonismo no seu aprendizado”.

Formação – Nesta perspectiva, professores e técnicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia estão participando de uma formação, até esta quinta-feira (6), no Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (CEEP), localizado no bairro do Barbalho, em Salvador.

A formação está sendo realizada em parceria com o Instituto Aliança, a partir de uma prática bem sucedida e adotada em outros estados como o Ceará, que tem se destacado com indicadores educacionais. Além do CEEP Isaías Alves, o CEEP em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Menezes Santana (CEEP), localizado no bairro do Nordeste de Amaralina, também em Salvador, replicará a experiência nesta fase inicial.

O vice-diretor do CEEP Isaías Alves, Diogo Sodré, avalia este processo formativo para a implantação das disciplinas. “Inicialmente iremos disponibilizar duas turmas de cada disciplina para o 1° e 2° ano do curso, que tem a modalidade de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio em Tempo Integral. Isto vai estimular ainda mais o aprendizado dos nossos estudantes”, destaca o gestor. Para a professora Helvia Salvador da Fonseca, que atua há 20 anos no CEEP Isaías Alves, “esta formação é essencial para que a gente tenha um trabalho mais efetivo e dirigido em sala de aula e, desta forma, atinja os objetivos das novas disciplinas”, afirma a educadora.

Postado em 06 de Abril, às 09:13 por Redação Criativa 0 comentários

UFRB prorroga até 5 de abril as inscrições para os editais do PIBIC, PIBIC AF e PIBITI

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), prorroga o prazo dos editais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC AF) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) 2017-2018. As propostas podem ser apresentadas até às 23h59min do dia 05 de abril, por meio do sistema online.

A submissão dos projetos deve ser realizada pelo orientador. Os documentos exigidos estão listados nos editais, conforme os modelos disponíveis no endereço www.ufrb.edu.br/pibic. Os programas concederão bolsas com duração de 12 meses, podendo se candidatar os discentes regulares dos cursos de graduação da UFRB. Estas bolsas terão início em 1º de agosto de 2017 e término em 31 de julho de 2018.

As bolsas serão distribuídas por Centro de Ensino, em função do número de projetos apresentados e aprovados.

O resultado do julgamento das propostas será divulgado até o dia 10 de maio no site do PIBIC da UFRB.

Sobre o PIBIC - O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante a participação em projetos de pesquisas.

Sobre o PIBITI - O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação visa estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

Confira:

Edital PIBIC/PIBIC AF 2017-2018

Edital PIBITI 2017-2018

Postado em 04 de Abril, às 09:11 por Redação Criativa 0 comentários

Família poderá processar escola e professor pelo ensino da ideologia de gênero: modelo de notificação extrajudicial

O Procurador da República Guilherme Schelb desenvolveu um modelo de "notificação extrajudicial" para que pais e/ou responsáveis protejam os filhos contra o ensino da Ideologia de Gênero pelas escolas. Por este simples documento, escolas e professores são notificados pelas famílias de processá-los por danos morais pelo ensino dessa ideologia que visa, através da educação, promover uma revolução sexual e familiar. Isto a partir das crianças e adolescentes.
Caso professores e escolas se recusem a assinar o documento, há duas atitudes que os pais e/ou responsáveis poderão tomar para que o documento tenha validade jurídica. A primeira, é dirigirem-se ao Cartório de Registro de Títulos e Documentos com o nome e endereço da escola, para que a escola seja comunicada via cartório. A segunda, é encaminharem a notificação em carta registrada com AR (aviso de recebimento) via Correios. 
Esta notificação pode ser feita em 3 vias (a família guarda uma via e as outras são dadas à direção da escola e professores) por um familiar isoladamente ou por um grupo de pais.
Em algumas cidades, grupos de pais com filhos estudando numa mesma escola, criam grupos de whatsapp para troca de informações sobre a educação dos filhos e a vigilância quanto à doutrinação deles. Especialmente sobre a reconfiguração mental das crianças e adolescentes quanto aos valores familiares e sexuais.
Em todo o país, igrejas evangélicas e católicas têm distribuído cópias dessa notificação aos fiéis. Nessas igrejas, sacerdotes incentivam a formação de grupos de pais com filhos nas mesmas escolas para a entrega conjunta das notificações.  
Para todo esse procedimento, não é necessária a presença de advogado.
Para que o pedido de indenização por danos morais seja efetivado, é preciso comprovar que a escola ou professor desobedeceram a notificação da família. Valem como prova filmagem, material didático trabalhado em sala de aula, confecção de cartazes, passeatas, filmes, apresentações teatrais, palestras ou tarefas/exercícios pedidos aos alunos. 
Veja o caso de uma família do Distrito Federal que recebeu indenização de R$ 30.000,00 ( trinta mil reais) porque a filha teve acesso a material impróprio para sua idade:
http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2015/agosto/escola-e-condenada-a-indenizar-aluno-por-acesso-a-material-improprio-para-sua-idade 
Este blog "de olho no livro didático" se dispõe também a ajudar pais, pastores, padres e políticos que tenham dúvidas relacionadas a esse documento de notificação.
No último dia 27 de fevereiro, o Dr. Guilherme Schelb concedeu entrevista ao programa televisivo do pastor Silas Malafaia. O vídeo está no link abaixo.

http://www.verdadegospel.com/e-grave-como-proteger-criancas-e-adolescentes-notificando-escolas-e-professores 

Mais informações em: http://deolhonolivrodidatico.blogspot.com.br/2016/02/familia-podera-processar-escola-e.html?m=1

Postado em 03 de Abril, às 01:49 por Redação Criativa 0 comentários

Escola realiza passeata para conscientização de combate à Dengue

Na manhã desta quinta-feira (30), a Escola Municipal José Vieira Gomes, em Itatim, realizou uma caminhada pelos principais bairros em torno de suas dependências, visando conscientizar a população sobre o perigo proveniente da proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O percurso foi escolhido por se tratar de uma área que engloba grande parte das famílias de alunos da referida escola, e essa foi a forma encontrada para atingir o maior número delas.

A iniciativa foi importante porque a dengue, a zica e a chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito, são uma problemática que tem assolado toda a comunidade, por isso, se faz necessário que todos entrem juntos nessa luta.

Postado em 30 de Março, às 22:32 por Carlos Quintino 0 comentários

Escola Municipal Professor Astor de Castro Pessoa realiza Seminário de Matemática

Nesta terça feira (28),na Escola Municipal Professor Astor de Castro Pessoa, em Itatim, aconteceu o I Seminário de Matemática 2017, com o tema "Compartilhando Saberes". O seminário é um instrumento pedagógico que tem como objetivo permitir aos alunos a oportunidade de expor e transmitir informações para um público, sobre um determinado assunto investigado.

Nossa equipe falou também com a coordenadora Joseana Campos, que disse:
"No mundo da cultura os conhecimentos matemáticos facilitam o aprendizado de várias outras ciências e conteúdos, como: Economia, Física, Química, Biologia, Sociologia, Psicologia, composição musical, coreografia, Artes, esporte.
Para que todos esses conhecimentos sejam bem trabalhados, é preciso que o professor e os pais trabalhem em conjunto e utilizem de algumas técnicas que facilitam a compreensão Matemática. Esse é o nosso objetivo, incentivar nossos alunos a buscarem sempre novos conhecimentos".

O tema central do Seminário: Compartilhando Saberes
Subtemas:
- História da Matemática
- A Matemática nas profissões
- Matemática: Chata ou Legal?
-Modelagem Matemática
- Matemática e Tecnologia
- Grandes Matemáticos
-Jogos Matemáticos
- Matemática no Cotidiano
- Geometria
- Matemática Financeira
- Matemática Fácil ou Difícil?
- Matemática nas Brincadeiras
- Música e Matemática
- As Mulheres na História da Matemática

A secretária de Educação Gessiane Oliveira, juntamente com a diretora de Ensino Alessandra Santos, marcaram presença no seminário do 9° ano, levaram palavras de ensentivo aos estudantes e parabenizou pelo trabalhos desenvolvido.

Postado em 28 de Março, às 23:56 por Carlos Quintino 0 comentários

Estado da Bahia se prepara para sediar o Virtual Educa 2018

A preparação para a Bahia sediar, em 2018, um dos maiores eventos mundiais na área de Educação está a todo vapor. Nesta sexta-feira (24), foi realizada uma reunião de alinhamento com o objetivo de integrar as secretarias e órgãos do Governo do Estado na realização do Encontro Internacional Virtual Educa 2018. A cada ano, o evento é realizado em um país membro da Organização dos Estados Americanos (OEA) e visa difundir projetos inovadores voltados para a área da educação. Este ano, será realizado em Bogotá, na Colômbia.

O secretário da Educação, Walter Pinheiro, falou sobre a importância do Virtual Educa ser sediado na Bahia e, também, destacou o potencial dos estudantes da rede estadual de ensino. “Muito mais do que um evento, este é um programa de grande porte no qual teremos a oportunidade de mostrar para o mundo o que a Bahia tem feito para atender às metas do milênio, através das experiências pedagógicas que estão sendo desenvolvidas nas escolas estaduais. Também será uma oportunidade para novas parcerias e para ampliar o acesso dos nossos professores, gestores e estudantes a iniciativas inovadoras de outros países”, destacou Pinheiro.

De acordo com o secretário geral do Virtual Educa, José María Antón, a Bahia foi escolhida por diversos fatores preponderantes, a exemplo da diversidade cultural, localização, destaque em projetos educacionais e a vinculação com a África, que pela primeira vez participará do evento. “Em cada edição é dada ênfase às questões que as instituições educativas do país sede consideram estratégicas, fatores que contribuem para a melhoria de resultados na educação, bem como a apresentação de experiências e modelos de boas práticas, a exemplo de projetos de inovação e conectividades escolar”, afirmou.

Em dezembro do ano passado, Pinheiro e o secretário estadual de Turismo, José Alves, participaram da reunião preparatória do Conselho Diretor do Virtual Educa, na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington (EUA). No evento deste ano, na Colômbia, a Bahia será anunciada como sede da próxima edição.

Na reunião desta sexta-feira, participaram representantes das secretarias de Comunicação, Turismo, Administração, Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, além da Procuradoria Geral do Estado, Prodeb, Casa Civil, Casa Militar e Assessoria Internacional do Gabinete do Governador. O presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado, também participou do encontro, que foi coordenado pela Secretaria da Educação.

Postado em 24 de Março, às 19:37 por Redação Criativa 0 comentários

UNDIME realiza encontro com dirigentes municipais nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (23) acontece o Seminário de Acolhida aos novos dirigentes municipais de educação, promovido pela Undime no auditório da União dos Prefeitos da Bahia no Centro Administrativo em Salvador.

Programado para começar ás 8:45, o Momento Cultural, terá apresentação do Grupo Canastra Real. A Mesa de Abertura às 9:30 contará com as presenças do Secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, a Presidente da UNDIME Bahia, a Professora Mestra, Gelcivânia Mota, a Presidente Nacional da UNCME, a Professora Doutora, Gilvânia Nascimento, o Superintende da União dos Municípios da Bahia, Leonardo Minho, a Presidente do Conselho Estadual de Educação, a Professora Ana Tércia, o Presidente do Fórum Estadual de Educação, Professor Marcius Gomes e da Pró-Reitora em Extensão da UNEB, a Professora Maria Celeste.

Logo em seguida acontecem as falas de da Diretoria Executiva que irão falar: Missão, Diretrizes, Espaços de atuação nacional e no estado e Desafios. Integram a Diretoria Executiva da Undime Bahia, Gelcivâniare Suely, Rosilene Vila Nova Cavalcante, Williams Panfile, Anderson Passos e Ricardo Pinheiro. Ainda pela manhã, está programada a fala do Professor Ruy Oliveira, da APLB Sindicato.

No período da tarde, acontece a explanação da Coordenação de Projetos Especiais e dos Programas PME, PDDE, FPE, PACTO, PAR e PNAIC, por meio da Professora Doutora Francisca Elenir Alves.

Postado em 23 de Março, às 23:04 por Redação Criativa 0 comentários

Projetos de estudantes baianos surpreendem visitantes da FEBRACE

Estudantes da rede estadual participam, até esta sexta-feira (24), da Mostra de Projetos Finalistas, da 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Os projetos foram desenvolvidos no âmbito do Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, e surpreendem os visitantes pela abordagem de temáticas de grande alcance e relevância social.

O professor e engenheiro elétrico, Davi Cauassa Leão, de Manaus, ficou curioso e surpreso ao conhecer o projeto “Voice Amplifier: Amplificador de voz de baixo custo, para professor da rede pública de ensino”, das estudantes Laíce Lopes e Ilana Macêdo, ambas de 16 anos, do Colégio Estadual César Borges, em Valente (253 km de Salvador).

“É um projeto com grande relevância, pois além de ser fundamentado em materiais recicláveis, o mesmo é aplicado no auxílio do professor dentro da sala de aula. Sou professor e sei da dificuldade de ficar o dia todo falando e é raro encontrar material de apoio acústico em escolas, principalmente nas públicas. Com o Voice Amplifier, temos um material de baixo custo, porém, com muita eficiência”, elogia o educador Davi Cauassa, após testar e aprovar o equipamento.

Motivação - Ao vivenciarem os últimos dias de participação no evento, que é considerado a maior do país nesta área, os alunos comemoram a troca de experiências com pessoas de várias partes do Brasil e fazem planos para ampliar suas pesquisas ao retornarem aos seus locais de origem. Laíce Lopes está bem motivada. “É muito estimulante receber o retorno das pessoas sobre o projeto, pois contribuem com opiniões, sugestões e elogios, que nos trazem novas perspectivas para aprimorar as pesquisas”, comenta a estudante.

Quem também vai voltar para casa com um novo olhar para a pesquisa científica é Tailan Silva de Melo, 20, que estuda no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP), localizado em Barreiras (863 km da capital). Ele está apresentando o seu projeto “Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação – II Fase”. “Estou gostando muito da Feira porque nos permite ter uma perspectiva de iniciação científica de alta qualidade e que, também, está agregando bastante conhecimento para a elaboração de outros projetos que já tenho em mente”, diz animado o estudante.

Confira a lista dos projetos selecionados para a FEBRACE 2017:

- “Análise físico-química e sensorial da farinha de aipo: uma nova alternativa alimentar para os celíacos” - Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira – Ilhéus. Estudantes: Ailana Kely Farias de Souza e Rayanne Benevides Santos. Orientadora: Margarete Correia de Araújo e coorientadora: Maria Iracy Franca Lacerda Sousa.

- “Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação – II Fase” -Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande – Barreiras. Estudante: Tailan Silva de Melo. Orientadora: Luíza Idiane de Sousa Dias e coorientador: Rodrigo Arlindo Porto Wanderley Moreno.

- “O uso de agrotóxicos na agricultura familiar miguelense: uma relação entre PBIC e escola” - Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas – São Miguel das Matas). Estudantes: Cristiana Aparecida Nogueira Couto e Noemy de Souza Queiroz. Orientadora: Karine Najla Souza de Jesus.

- “Toxicidade de plantas medicinais em larvas do mosquito Aedes Aegypti” - Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes – Itatim. Estudantes: Ilana Macêdo de Jesus e Laíce Araújo Lopes. Orientadora: Cristiane Maria de Freitas Ribeiro e coorientador: Glaibson Santos Oliveira.

- “Voice Amplifier: Amplificador de voz de baixo custo, para professor da rede pública de ensino” - Colégio Estadual César Borges – Valente. Estudantes: Jade Aisline Sousa dos Santos e Leandro Andrade Santos. Orientador: Alaércio Moura Peixoto de Jesus e coorientador: Floricéa Magalhães Araújo.

- “A propriedade larvicida do óleo essencial da erva cidreira brasileira” - Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa – Santa Maria da Vitória. Estudantes: Julia Ataide Fagundes e Sandy Evans Miranda Marques. Orientadora: Sílvia Oliveira de Araújo Silva.

Postado em 23 de Março, às 18:06 por Redação Criativa 0 comentários

Atividades lúdicas celebram o Dia Internacional da Síndrome de Down

Em comemoração ao dia internacional da Síndrome de Down, a Faculdade Maurício de Nassau realiza, nesta quarta (22), uma manhã de atividades lúdicas para jovens com a síndrome e para seus responsáveis. O evento acontece das 9h às 11h no campus Pituba, em Salvador.

A Instituição receberá 30 jovens com idade entre 18 a 40 anos, que irão assistir à uma apresentação e participar de diversas oficinas, como a circense, oficina de dança e cultura corporal e de artesanato com garrafas de plástico. As atividades serão acompanhadas por estudantes do curso de Pedagogia, Psicologia e Odontologia, supervisionados pelos professores. “Esse ano, além de promover atividades para os jovens, a nossa Instituição teve a preocupação de inserir as famílias para que possam fortalecer o vínculo entre si”, explica Diana Báfica, assistente social da NASSAU.

Diana ainda informa que essa atividade faz parte do calendário de eventos de responsabilidade social da instituição e é uma parceria com a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. “Buscamos sempre implantar ações que valorizem o ser humano, independente nada sua condição”, conclui.

Postado em 21 de Março, às 21:30 por Redação Criativa 0 comentários

Estudantes da rede estadual celebram os 170 anos do poeta Castro Alves

Com muita música e poesia, estudantes da rede estadual de ensino irão homenagear os 170 anos do poeta Castro Alves, que é celebrado nesta terça-feira (14).

Os estudantes da Escola Estadual Castro Alves, localizada no bairro da Calçada, em Salvador, participam de sessão alusiva à data, na Câmara Municipal de Salvador, a partir das 9h. A programação inclui apresentação de dança, do coral da unidade escolar, declamação de poesias e uma fala do personagem Castro Alves.

Já os estudantes e professores do Colégio Estadual Ypiranga, localizado no Largo Dois de Julho, em Salvador, participam do XIV Cortejo Poético Dia da Poesia. O evento também marca a homenagem ao Dia da Poesia e ao 170º aniversário do poeta Castro Alves.

Os estudantes irão acompanhar o cortejo com a apresentação da fanfarra escolar. O cortejo está programado para sair, às 9h, da Praça da Piedade em direção à Praça Castro Alves, envolvendo recital de poemas e distribuição de folhetins literários.

Postado em 14 de Março, às 07:43 por Redação Criativa 0 comentários

Estudantes são empossados no Conselho Estadual de Juventude

Os estudantes Tarcisio Santos do Amor Divino, 19 anos, que cursa o 3° ano no Colégio Estadual Centenário, localizado em Itaberaba (290 km de Salvador), e Mateus Lopes, 18, que cursa a modalidade Educação de Jovens a Adultos (EJA), no Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus, situado em Lauro de Freitas, foram empossados nesta sexta-feira (10) no Conselho Estadual de Juventude (Cejuve). A posse aconteceu no auditório da Secretaria da Agricultura (Seagri), com a presença de estudantes do Colégio Estadual Bolivar Santana e de autoridades ligadas ao Conselho.

O Cejuve constitui-se como um espaço de diálogo entre a sociedade civil, o governo e a juventude baiana. São 20 representantes do Poder Público, entre titulares e suplentes, de secretarias que desenvolvem ações e projetos direcionados à juventude. O Conselho também conta com 40 representantes da sociedade civil, de entidades, movimentos sociais, redes de jovens e organizações não-governamentais.

No Conselho, os dois estudantes participarão ativamente das discussões sobre as demandas da juventude baiana, além de acompanhar e avaliar a Política Estadual da Juventude. Eles afirmaram que estão entusiasmados para contribuir com novas ideias e projetos, juntamente com os demais jovens empossados.

Tarcisio do Amor Divino está representando os líderes de classe da Rede Estadual de Ensino e foi selecionado após elaborar um texto apresentando alternativas para promover a acessibilidade da juventude da zona rural e das cidades do interior da Bahia às políticas públicas. “É muito importante poder representar os 33 mil líderes de classe do Estado no Conselho, no qual me estabeleço na comissão de educação para elaborar propostas de melhorias para a educação direcionada para a juventude”, destaca.

Já Mateus Lopes está representando o Núcleo de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas, no qual atua como diretor executivo do projeto Arte na Praça, no qual realiza atividades culturais com crianças e jovens carentes do bairro de Itinga. ”Neste espaço que conquistei, irei agregar novas iniciativas ao projeto que nós desenvolvemos na comunidade e que tem o objetivo de mudar o estigma de violência do bairro”, revela o estudante.

Postado em 11 de Março, às 06:24 por Redação Criativa 0 comentários

Enem muda e provas serão realizadas em dois domingos seguidos

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na manhã desta quinta-feira (9), mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. A maior delas se refere aos dias de realização da prova. A partir da próxima edição, o exame será feito em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro.

No ano passado, a prova foi aplicada em um fim de semana (sábado e domingo. As informações são do portal G1.

Confira as demais alterações:

Sabatistas deixam de ter de esperar até as 19h do sábado para fazer a prova;

Passam a ser isentos da taxa de inscrição também aqueles que tiverem cadastro no CadÚnico;

Não serão divulgados dados do Enem por escola;

Aqueles que solicitarem a isenção de inscrição e não comparecem ao exame só poderão ter o benefício no ano seguinte se justificarem a ausência por meio de atestado médico ou documento oficial;

Cadernos de prova serão personalizados, com o nome e o número de inscrição escritos na capa;

Enem não valerá como certificado do ensino médio solicitação de tempo adicional para atendimento especial deve ser solicitada no ato da inscrição.

As inscrições para o Enem 2017 ficarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio de 2017. O edital com mais informações sobre o exame será publicado até o dia 10 de abril, segundo o MEC.

Postado em 09 de Março, às 16:55 por Redação Criativa 0 comentários

UFRB oferta curso de Licenciatura em Matemática na modalidade à distância

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgam a oferta do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade de Educação a Distância (EaD). O período de inscrições tem início a partir do dia 13 de março e segue até o dia 26 de março, exclusivamente pela internet.
O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 200 vagas. Deste total, 50% estão reservados aos candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública e 20% são destinados a professores em exercício da rede pública, estadual ou municipal e que não possuam o diploma de Licenciatura em Matemática.
Para professores, é exigida a comprovação do vínculo e, no mínimo, um ano de experiência. A seleção será em etapa única, constituída da análise dos documentos apresentados e da Carta de Intenção. Para os demais candidatos, é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na edição de 2014, 2015 ou 2016. A seleção será a média aritmética das notas obtidas no exame.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 12 de abril, no site dos Processos Seletivos da UFRB. A matrícula dos candidatos convocados será no dia 24 de abril, no polo de apoio presencial no qual se inscreveram. Poderá ocorrer segunda chamada no dia 09 de maio, caso haja vagas não ocupadas. A matrícula destes candidatos será no dia 11 de maio, também no polo escolhido.
O curso será ofertado nos polos de apoio presenciais, credenciados ao Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), nas cidades de Jaguarari, Campo Formoso, Capim Grosso e Macaúbas. Vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), a Licenciatura em Matemática é ofertada pela UFRB desde 2014.2, com a realização de atividades presenciais obrigatórias semanais, aos sábados.
Para mais informações sobre o Processo Seletivo da UFRB, acesse o site www.ufrb.edu.br/prosel.
Postado em 23 de Fevereiro, às 22:02 por Redação Criativa 0 comentários

UFRB renomeia calendário acadêmico 2016.2 e aprova ajuste como 2017.1

O Conselho Acadêmico (CONAC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em reunião extraordinária realizada na quarta-feira, dia 15, decidiu pela renomeação do calendário acadêmico 2016.2 para registro acadêmico como 2017.1. O novo semestre letivo, a ser iniciado em maio de 2017, será registrado no histórico acadêmico dos discentes com a ressalva de sua excepcionalidade, de modo a não comprometer os prazos e procedimentos acadêmicos.
Os discentes matriculados no semestre institucional de 2016.2 serão convocados para o início das aulas em 15 de maio de 2017. Já os discentes recentemente matriculados, que fizeram o processo seletivo do ENEM/SISU referente a 2017.1, terão convocação para início das aulas em 16 de outubro de 2017, seguindo o fluxo de ingressos da instituição. "Outras medidas da gestão acadêmica referentes à regularização dos fluxos institucionais relativos à oferta de cursos serão apreciadas nos Centros de Ensino, com a atuação direta dos Colegiados de Cursos e Pró-Reitoria de Graduação", indica a pró-reitora Rita Dias.
A proposta de ajuste do calendário acadêmico 2016.2, aprovada por maioria pelo CONAC, mantém sem quaisquer alterações a programação semestral da oferta de componentes curriculares, encargo docente, procedimentos de ingresso, procedimentos de colação de grau, e todas as demais atividades da gestão acadêmica ao encargo de Colegiados de Cursos, PROGRAD e Superintendência de Regulação e Registro Acadêmicos (SURRAC).
Dentre os benefícios apresentados para votação do ajuste, a medida torna possível a compatibilização entre o ano civil e o ano acadêmico, a redução do lapso de tempo decorrido entre as chamadas Sisu e o início dos semestres letivos da UFRB e a aproximação entre os calendários da Graduação e Pós-Graduação. “Na projeção de execução dos próximos semestres, será possível iniciar o ano letivo institucional de 2018 em compasso com o ano civil, uma importante meta de ajuste da gestão da UFRB”, afirma o reitor e presidente do CONAC, Silvio Soglia.
Acesse os novos Calendários Acadêmicos 2017.1 e 2017.2.
 
 
Postado em 16 de Fevereiro, às 21:00 por Redação Criativa 0 comentários

Próximo




Instagram



Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Riviera Amargosa Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 25/04/2017 07:38