Notícias

7ª Ação do Programa "Escola de Pais" em Elísio acontece na Escola Sandoval Stª Cruz no Serrote

A Sétima Ação do Programa "Escola de Pais" da Secretaria de Educação  de Elísio Medrado aconteceu neste domingo, 24 na Escola do Campo Sandoval Santa Cruz, Comunidade Rural do Serrote com uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Igreja Evangélica Missão Batista Vida Plena, onde através da metodologia de palestra, ministrada pelo Pastor Arivalter Vidal Sales, abordou a seguinte temática:Filhos: Responsabilidade Primordial dos Pais.

Nesse sentido, esse programa busca montar uma estrutura de encontros com temas relevantes para as famílias - visando orientá-las na educação de seus filhos, oferecendo uma sustentabilidade frente aos desafios da vida em sociedade...

Estiveram presente na ação o Diretor Pedagógico Renilton Sandes, a Coordenadora Pedagógica das Escolas do Campo Gilmara de Jesus, a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e do Fundamental I Sônia Maria Sales, Coordenadora da EJA - Educação de Jovens e Adultos Daniela Moura Bittencourt e as Professoras Luzia, Ivone, Andréa e toda comunidade Escolar e local.

Postado em 24 de Setembro, às 21:33 por Fabio Cruz 0 comentários

Alunos falam das experiências na Feira de Ciências na Escola Dinâmica em São Miguel

O repórter Ivanildo Bastso da CRiativa On LIne acompanhou mais uma edição da Feira de Ciências da Escola Dinâmica em São MIguel das matas e ouviu alunos da referida escola que destacaram a importância e a alegria de estar participando do evento.

A pequena Laisa destacou que a população precisa se preocupar em conhecer os principais meios de prevenção de muitas doenças e a Feira traz um aprendizado essencial sobre o tema saúde e a necessidade de está sendo acompanhado por um profissional médico.

Stefani ressaltou que o tema discutido na Feira de grande importância é a Dengue e também a AIDS e o mais importante que são doenças que podem ser prevenidas com métodos de prevenção.

 

Postado em 23 de Setembro, às 17:58 por Redação Criativa 0 comentários

Diretora e professora falam do sucesso da Feira de Ciências na Escola Dinâmica

A Escola Dinâmica em São Miguel das Matas realizou mais uma edição da sua Feira de Ciências com temas relevantes e de suma importância para a sociedade e principalmente para os educandos da Escola e também de outras escolas que visitaram o evento.

Na oportunidade o repórter Ivanildo Bastos realizou entrevista com a Diretora Rosemeire Mercês e a professora Isneide Sousa que falou sobre a realização da Feira de Ciências destacando que já acontece a três anos e o tema discutido foi sobre a saúde e contou com o apoio de toda a equipe de professores. "Com essa Feira os alunos criam maturidade", destacou a professora.

A diretora destacou que além de se preocupar com o aspecto, beleza e organização os professores se preocuparam também com o conteúdo o que é o sucesso da Feira.

Postado em 23 de Setembro, às 17:04 por Fabio Cruz 0 comentários

Pais participam da Feira de Ciências na Escola Dinâmica em São Miguel

Na última quinta feira a Escola Dinâmica em São Miguel das Matas realizou a  Feira de Ciências e o repórter Ivanildo Bastos Carla Andrade mãe de aluna que esteve presente e destacou que que o momento é de agradecer à Escola pela realização da Feira de Ciências que é realizada todos os anos e sempre sendo sucesso de participação, organização.

Carla ainda ressaltou que com isso as crianças aprendem melhor e também consegue para outras pessoas o seu aprendizado e a prática do que foi realizado em sala de aula torna- se muito intreressante.

A aluna Dandara Carolina falou que a Feira é muito importante, pois aprendem brincado através de dinâmicas e a visita de outras escolas é uma maneira muito interessante para interação. Ela ainda falou sobre os seus anseios profissional para o futuro.

Postado em 23 de Setembro, às 16:01 por Fabio Cruz 0 comentários

Criativa On Line acompanha etapa do Projeto Saber Melhor em Juazeiro

A UNDIME Bahia participa da etapa do Projeto Saber Melhor na cidade de Juazeiro e em entrevista à Criativa On LIne Alda Pepe representante do Ministério Público da Bahia destacou que o momento é muito especial da parceria do MP com a UNCME com relação aos Conselhos que são responsáveis pelas normas que orientam a educação em seus municípios.

Para a entrevistada "se nós queremos mudar a educação sem dúvida os Conselhos é um ponto fundam,ental, espaço fundamental para que se repense a educação e ressignifique o espaço escola".

Rosilda Carvalho, Presidente do CME de juazeiro destacou que está como Secretária de Educação do município e já tem um pouco de experiência na caminhada nesse trabalho e ressaltou que a expectativa é muito grande e de colocar em prática os anseios na área da educação.

Postado em 23 de Setembro, às 12:57 por Redação Criativa 0 comentários

Colégios do interior promovem integração com a comunidade durante a Virada Educacional

Seus projetos de arte e cultura, experimentos científicos  e intervenções desenvolvidas durante o ano letivo de 2017, na segunda edição do #Transformaê - Virada Educacional Bahia. Com o tema “Tomando Partido pela Escola”, a ação visa reafirmar a importância da escola enquanto local da formação humana, social, política e econômica, favorecendo a realização de intervenções sociais para a melhoria de cada cidadão que compõem o universo educacional.
 
Nas Escolas Culturais das cidades de Itabuna e Juazeiro, estão sendo apresentadas uma série de experiências educacionais e atividades culturais. No Colégio Modelo de Juazeiro, no norte do estado, os convidados visitam a exposição de arte dos estudantes, participam de palestras, debates, testes vocacionais e oficinas de dança e pintura. Já em Itabuna, no sul da Bahia, o Colégio Luís Eduardo Magalhães abriu as portas da unidade para a família e a comunidade participarem das atividades e brincadeiras interdisciplinares na área da dança, teatro, literatura e música. “A grande expectativa é para o Show de talentos, com a participação da comunidade escolar, e que vai acontecer ainda hoje, no auditório da unidade, diz a diretora Ednailza Carvalho.
 
O estudante do Colégio Modelo de Itabuna, Matheus Saad, 16, do 1º ano do Ensino Médio, conta que está participando de várias atividades e parabeniza a escola pela programação diversificada. “Já apresentei um número de dança, assisti palestra e também estou inscrito na brincadeira ‘caça ao tesouro’. A escola está cumprindo o que prometeu. Também gostei da proposta da escola de revelar talentos de forma lúdica”, declara.
 
O Superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campelo, esteve no colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro, em Capim Grosso (a 272 Km de Salvador), no Centro Norte, e conferiu as atividades da unidade. “Foi uma boa escolha que fiz vindo aqui. Eu diria que o #Transformaê tem proporcionado algo muito importante para essa virada na direção de uma educação pública de qualidade, porque está liberando a energia criativa da escola. Os estudantes produziram um trabalho fantástico e muito qualificado. Eles estão transformando esse momento em uma experiência muito rica, além de tomar partido pelo projeto educacional deles. Com certeza essa virada educacional vai proporcionar resultados satisfatórios na aprendizagem e nos indicadores de desempenho da escola”, parabeniza.
 
O Colégio Estadual Centenário, na cidade de Itaberaba (a 264Km de Salvador), no Centro Norte baiano, aproveitou o momento festivo para reinaugurar a rádio escolar ‘Radialista Iranildo Lima’, que ganhou reestruturação do espaço e equipamentos novos. “Preparamos uma programação bem diversificada. Temos oficinas do Grafitaê, com a participação da família, apresentação dos projetos estruturantes, exposição dos projetos Ciência na Escola e a retomada da operação da rádio escolar, comandada pelos estudantes”, relata o diretor da unidade, Amauri Menezes.
 
Atividades
 
 No Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado na Praia do Forte, Mata de São João, a grande atração do #Transformaê é o 1º campeonato de skate da unidade. Na cidade de Formosa do Rio Preto (a 1.026 Km de Salvador), extremo Oeste, intervenções sociais, e apresentações de dança e da fanfarra do Colégio Isabel Araújo da Silva estão movimentando a comunidade escolar e toda a cidade.
 
Tanto nas escolas como nos Centros de Educação Profissional, estudantes, professores, gestores e funcionários participam desta Virada Educacional, como o CEEP em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara; CEEP em Saúde Adélia Teixeira, Vitória da Conquista; Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira, Potiraguá; Colégio Estadual de Serra Grande; Colégio Estadual Estela Aleluia Guimarães, Taperoá;  Colégio Estadual Maria Xavier Reis, Tancredo Neves;  Escola Estadual Alaor Coutinho, Vitória da Conquista; Escola Estadual Regis Bittencourt, Feira de Santana;Colégio Estadual Naomar Soares Alcântara, Itarantin; Colégio Modelo (Celem), Pojuca; Colégio Estadual Maria Xavier Reis, Tancredo Neves; Colégio Estadual Dr. Antônio Rivaldo, Porto Seguro; Colégio Estadual Estela Aleluia Guimarães, Taperoá e muito mais.  São 12 horas de atividades simultâneas, com a integração da escola com a comunidade, em cerca de mil unidades escolares da rede estadual de ensino da Bahia.
 

Postado em 23 de Setembro, às 10:06 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Projeto SOS Abelha da UFRB oferece serviço gratuito de captura de enxames

Os moradores das cidades do Recôncavo que encontrarem enxames em áreas públicas podem recorrer ao projeto SOS Abelha da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Técnicos do Setor de Apicultura do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade oferecem gratuitamente os serviços de captura e transferência dos enxames alojados em zonas urbanas ou rurais, para evitar que eles causem dados à população.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Maria das Graças Vidal, as abelhas formam enxames em decorrência de seu instinto reprodutor. “Com a chegada da primavera, a incidência aumenta, pois este é o período de reprodução das abelhas, o que provoca o aumento da população”, explica Maria das Graças. A orientação é que as pessoas evitem caminhar em direção ao enxame. Ela também orienta que não se deve jogar água ou outras substâncias e não bloquear a entrada do enxame.

Ainda segundo a coordenadora, é preciso ficar atento aos sinais da presença de enxames. “Grupos de abelhas voando indicam enxame nas proximidades. Abelhas entrando e saindo de pequenas aberturas em paredes, telhados, armários e troncos de árvores também indicam presença de ninho”, orienta Maria das Graças Vidal. A professora alerta que os moradores não devem tentar remover os enxames por conta própria. Ao identificá-los, o serviço especializado deve ser acionado.

Ligue SOS Abelha – Os interessados podem entrar em contato com SOS Abelha pelo número (75) 3621-3196. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Setor de Apicultura da UFRB, campus Cruz das Almas. As cidades abrangidas pelo projeto são Cruz das Almas, Sapeaçu, Conceição do Almeida, Governador Mangabeira, Muritiba, São Félix e Cachoeira. O projeto também pode atender a outras localidades desde que os interessados mantenham contato prévio para que a equipe técnica verifique os requisitos necessários para o deslocamento.

Os enxames alojados em locais de risco serão removidos e doados à Universidade para que os técnicos possam estudá-los e atuar na perpetuação da espécie, evitando a ação destruidora do homem pelo uso do fogo ou inseticidas. A professora Maria das Graças destaca que, além de produzirem mel, própolis, geleia real e apitoxina (veneno usado no tratamento terapêutico), as abelhas são responsáveis pela produção de diversas culturas que necessitam da polinização para produção de frutos e sementes. 

Postado em 21 de Setembro, às 12:16 por Redação Criativa 0 comentários

AE's da rede de Planos Municipais de Educação passam por formação em Salvador

Em entrevista concedida ao repórter Magno Bastos da Criativa On Line,AE's da UNDIME Bahia destacaram os resultados dos encontros de monitoramento para elaboração dos Planos Municipais de Educação.

Moacir Borges falou que tem na UNDIME um parceiro forte no processo de monitoramento de avaliações em todos os municípios e ainda destacou que esse apoio é de fundamental importância.

 

Postado em 20 de Setembro, às 17:59 por Redação Criativa 0 comentários

Escolas da Rede Estadual realizam Virada Educacional amanhã (21)

A segunda edição do #Transformaê - Virada Educacional Bahia. Tanto nas escolas como nos Centros de Educação Profissional da capital e do interior, estudantes, professores, gestores e funcionários estão prontos para a apresentação dos projetos, que estão sendo desenvolvidos durante o ano letivo de 2017. Serão 12 horas de atividades simultâneas, com a integração da escola com a comunidade.
 
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que vai acompanhar as atividades desenvolvidas pelos estudantes, fala sobre a importância da iniciativa. “Este é um momento em que a escola discute o ambiente de ensino e realiza transformações. Por isso, nessa ação, a Secretaria da Educação aproveita para apoiar e acompanhar as atividades com o objetivo de ouvir, perceber e sintonizar-se com a situação das escolas, para que trabalharemos para intensificar a melhora do eixo pedagógico, que consideramos o espírito da escola”, ressaltou.
 
Cada unidade escolar terá uma programação específica e o tema geral será “Tomando Partido pela Escola”. Com essa temática, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia reafirma a importância da escola enquanto local da formação humana, social, política e econômica dos sujeitos da aprendizagem, favorecendo aos integrantes da comunidade escolar e local a realização de intervenções sociais no ambiente para a melhoria da convivência e da atuação de cada um dos sujeitos que compõem o universo educacional.
 
Redijaê

 

Na virada educacional também será lançada a ação Redijaê, com a proposta de fazer com que os estudantes da 3º série do Ensino Médio escrevam, até duas redações, e cadastre os textos no ambiente virtual da Plataforma Anísio Teixeira, pelo endereço: colaborativus.pat.educacao.ba.gov.br. Os textos serão corrigidos e devolvidos aos estudantes, como mais uma forma de auxiliar na preparação para a redação do ENEM.
 
No Colégio Estadual Professora Elizabete Chaves Veloso, em Salvador, serão apresentadas oficina de grafitagem, origami, culinária, além de muita música e dança com o grupo de Break Dance e o coral dos estudantes, entre outras atividades.  Ampla programação também nos colégios estaduais Governador Mangabeira, Bento Gonçalves, Luis Fernando Marcedo Costa, Mário Augusto Teixeira de Freitas, Alberto Valença, Antônio Balbino, Roberto Santos, Zumbi dos Palmares, Pinto de Aguiar, Maria Romana Calmon, Santa Edwirgens, Carneiro Ribeiro, Ypiranga, Mestre Paulo dos Anjos, dentre muitos outros.
 
Os estudantes da Educação Inclusiva e as famílias irão participar ativamente do #TransformaÊ. O 21 de Setembro também marca o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência e, por isto, além das ações envolvendo os estudantes e as famílias em torno de projetos de arte, cultura, intervenções sociais e empreendedorismo, os Centros preparam uma série de atividades que chamem a atenção da sociedade para a inclusão da pessoa com deficiência. Para isto, os três centros especializados localizados em Ondina: Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Wilson Lins (CAS Wilson Lins) e o Centro Estadual de Educação Pestalozzi da Bahia (Pestalozzi), irão realizar ações integradas. A intenção é integrar as famílias dos três centros, possibilitando que elas visitem e conheçam os trabalhos desenvolvidos pelos centros.
 
Pelo interior do Estado, centenas de escolas estão com diversas atividades programadas. O Colégio Polivalente de Feira de Santana está com uma programação recheada de atrações, que passam por apresentações de fanfarras, dança e show de talentos a oficinas de violão e primeiros socorros, além de rodas de conversa sobre saúde. Já no município de Ilhéus, a 455 Km de Salvador, o Colégio Estadual Fábio Araripe vai contar com diversas apresentações culturais e artísticas, além de palestras, oficinas e a culminância do projeto #GrafitaÊ. 
 
Na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, a 82 Km de Salvador, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Turismo do Leste Baiano, serão realizadas oficinas de culinária e turbantes, alongamento e relaxamento e ainda terá voleibol, patins, além de rodas de conversa sobre diversidade e gênero e saúde do homem e da mulher. No Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador (RMS), a iniciativa está empolgando os estudantes. “É uma honra e imensa oportunidade para os alunos apresentarem seus talentos para toda a comunidade. Vai ter música e dança, além de campeonatos de surf e skate e caminhada ecológica. Estamos comprometidos ativamente com esta mobilização e acreditamos que será um dia especial”, destacou a estudante do 3º ano, Stefany Sales, 17 anos, que vai realizar uma apresentação de voz e violão durante o #TransformaÊ.
 
No Colégio Estadual Professor Democrático Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado, 236 Km de Salvador, que foi reconhecida, em 2016, como uma das 18 escolas em gestão democrática do mundo, o #TransformaÊ contará com o envolvimento das famílias. “Pela manhã, os estudantes vão apresentar os trabalhos artísticos que tiveram destaque nos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, com a participação dos pais e convidados. Durante a tarde serão realizadas palestras sobre saúde, abordando temas como depressão, gravidez e doenças sexualmente transmitidas. Em paralelo,  faremos um atendimento específico para os pais que queiram informações sobre o rendimento escolar dos filhos”, explicou o diretor Ivan Silva.
 

Postado em 20 de Setembro, às 15:04 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Dirigentes Municipais do Território Irecê discutem financiamento educacional

Bastante proveitosa a reunião  para fortalecimento  dos Secretários  do Território  de Irecê  nesta terça-feira (19). O objetivo  da reunião  foi o fortalecimento  dos Secretários com troca de experiências  exitosas. Tratamos também  da  necessidade  dos municípios  fazerem  a adesão a UNDIME. Contamos  com a presença  de Isabel PCR que nos trouxe de forma prática  o tema financiamento e a necessidade  de reordenamento  na rede nos municípios  que estão  gastando  100% dos recursos do FUNDEB.

A pauta   para próximo encontro sugerido foi o  Financiamento  e Plano de Carreira,  Precatórios do FUNDEF, Peças  Orçamentárias e processos  licitatórios entre outras.

Foi tratado do Calendário Escolar e o seu cumprimento, bem como a necessidade  de marcar uma agenda  nas rádios  locais  no intuito de afinar a fala de todos os Secretários  e suas  demandas a combinar.

Participaram da atividade, além do anfitrião, Irecê, os municípios de Uibai,  Lapão, Gentio do Ouro, Ibitità, Jussara,  Canarana,  América  Dourada,  Barra do Mendes, Ipupiara, Barro Alto, Presidente  Dutra, Ibipeba, João  Dourado e São Gabriel.

"Queremos agradecer ao Secretário Agnaldo  pela receptividade,  a Marcos da FAI e a Erik Machado pelo apoio e prontidão no incentivo a realização  do Evento", destaca Veronica Gomes, Dirigente Municipal de João  Dourado, Diretora de Território do Território e Representamte da UNDIME.

Postado em 19 de Setembro, às 22:43 por Redação Criativa 0 comentários

"Não acredito em melhoras sociais senão por meio da educação", Dirigente de Juazeiro

Nesta terça-feira (19) acontece no município de Juazeiro mais uma etapa do Projeto Saber Melhor, iniciativa do Ministério Púbico Estadual e União dos Conselhos Municipais de Educação e parceria da União dos Dirigentes Municipais de Educação.

Durante a mesa de abertura do evento que teve início às 14 horas, a Dirigente Municipal de Educação de Juazeiro, a professora Lucinete Alves, ressaltou que é preciso sempre conceber que as melhoras necessárias a sociedade só serão possíveis quando houver efetivo investimento na educação.

“Não acredito em melhoras senão por meio da educação, por isso esses encontros de formação nos fortalecem e diante disso é que colocamos o município de Juazeiro à disposição do Projeto Saber Melhor “, ressalta a Professora Lucinete.

Ela ainda acrescenta que o monitoramento dos Planos Decenais de Educação, são políticas públicas de estado imprescindíveis para que as melhoras sejam possíveis, porém entende que sem recursos financeiros, dificilmente as metas serão cumpridas.

“O maior desafio dos Planos Municipais de Educação  perpassa pelo financiamento, pois acreditamos que valorização profissional vão para além dos salários que são pagos aos profissionais que trabalham da educação, precisamos de investimentos diversos e sem os recursos necessários, nossas metas poderão ficar comprometidas”, salienta.

Postado em 19 de Setembro, às 15:53 por Redação Criativa 0 comentários

Presidente da Undime Bahia participa da etapa do Projeto Saber Melhor em Juazeiro

Nesta terça e quarta-feira (19 e 20) acontece no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro mais um encontro do Projeto Saber Melhor do Ministério Público da Bahia e Uncme em parceria com a Undime.

O Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da Undime Bahia, Willims Panfile Brandão participa da ação de fomento e fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação.

Durante sua fala durante a mesa de abertura do Encontro, ele ratificou a importância das redes de articularem de forma que a melhoria da educação chegue a ponta que é a melhoria da qualidade de vida das pessoas através do investimento na educação.

"Quando tratamos de Educação estamos falando claro de uma atividade que se desenvolve nas escolas, porém o resultado destes investimentos precisam ultrapassar as paredes da escola, por isso precisamos está atentos aos nossos Planos Decenais de Educação ", destaca.

Participaram também da Mesa de Abertura, as presenças da Dirigente Municipal de Educação, Lucinete Alves, da Professora Alda Pepe, filha da terra e que representou o Ministério Público Estadual, Vitoria Brandão, Presidente da Uncme Bahia, Rosilda Carvalho, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Luís Valter de Lima do Fórum Estadual de Educação, além dos representantes da Casa dos Conselhos, Roosevelt Duarte, da APLB Sindicado, Gilmar Neri, do Conselho Tutelar Sidnei Honorado Santos e da Câmara de Vereadores, Alex Tanure.

No primeiro dia de atividades, 14 municípios estiveram presentes. Juazeiro, Pindobaçú, Várzea Nova, Campo Formoso, Casa Nova, Andorinha, Sento Sé, Saúde, Curacá, Remanso, Pilão Arcado, Sobradinho, Jaguarari e Antonio Gonçalves.

Postado em 19 de Setembro, às 14:11 por Redação Criativa 0 comentários

Seminário de Formação para Conselheiros Municipais de Educação em Juazeiro

Juazeiro será o próximo município a sediar, nos dias 19 e 20 de setembro o Seminário de Formação para Conselheiros Municipais de Educação “Projeto Saber Melhor” promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais - UNCME em parceria com o Ministério Público e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime cujo tema é "O Papel dos Conselheiros Municipais de Educação no Monitoramento, Implementação e Fiscalização das Políticas Educacionais". 

O encontro tem como objetivo o empoderamento dos conselheiros para uma atuação mais qualificada na função, mas, sobretudo, que possam atuar à frente das Comissões Coordenadoras responsáveis pela Avaliação dos Planos Municipais de Educação de forma mais contundente.

Postado em 18 de Setembro, às 23:34 por Redação Criativa 0 comentários

Supervisores da Rede PME apresentam cenário da ação na Bahia

Na manhã desta segunda-feira (18), aconteceu a abertura de formação da Rede dos Planos Municipais de Educação e na oportunidade os Supervisores que fazem parte da COPE / SEC, Moacir Borges e Graciene Rocha, apresentaram os dados consolidados da ação nos municípios.

“Nós estamos com o tempo corrido e por isso é importante que cada um de nós possa buscar juntos aos municípios nos quais está responsáveis a consolidação dos dados para que possamos dar continuidade a nossa ação”, destaca Moacir.

Para Graciene, os AE’s estão sendo orientados a chamar a atenção dos municípios para suas responsabilidades. “Nosso trabalho não terá eficácia, caso os municípios não cumpram com suas obrigações e por isso essas formações têm o objetivo também de discutirmos as dinâmicas da ação dentro da peculiaridade de cada município”.

Postado em 18 de Setembro, às 23:11 por Redação Criativa 0 comentários

Presidente da UNDIME destaca importância do fortalecimento da REDE PME

O Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da UNDIM Bahia, Williams Panfile Brandão, participou nesta segunda-feira (18) no Auditório do Grupamento Aéreo da Policia Militar ao lado do Aeroporto da abertura da reunião do Comitê da Rede do Plano Municipal de Educação.

“Não podemos negar a importância desta ação para os municípios e a UNDIME sempre se posiciona na condição de parceira da educação pública municipal, por isso queríamos parabenizar a COPE pela continuidade desta política pública” salienta Williams.

A UNDIME juntamente com a Secretaria da Educação, por meio da COPE – Coordenação de Projetos Especiais encabeçam o Comitê no estado e nesta segunda e terça-feira, dias 19 e 19 respectivamente acontece uma formação dos Avaliadores Educacionais, que desenvolvem a ação junto aos municípios.

“São muitas ações e nós estamos atentos para atender a cada uma delas e em se tratando da rede PME, estamos retomando esta ação que por uma série de questões ficou parada e agora estamos realizando esta reunião com os AE’s para darmos uma nova cara ao atendimento da ação”, enfatiza a Professora Doutora, Francisca Elenir Alves, Coordenadora da COPE.

A formação objetiva, dentre outras pautas reorientar os AE’s para a continuidade do trabalho no estado de forma que o trabalho desenvolvido possa apresentar como está a Rede e suas novas demandas para o cumprimento da meta que é atingir cem por cento dos municípios baiano.

Postado em 18 de Setembro, às 22:45 por Redação Criativa 0 comentários

Presidente da UNDIME cumpre agenda nesta segunda-feira em Salvador

O Dirigente Municipal de Educação de Elísio Medrado e Presidente da UNDIME Bahia, Williams Panfile Brandão cumpre agenda em Salvador nesta segunda e de lá segue para Juazeiro, onde participa do Seminário de Formação para Conselheiros Municipais de Educação “Projeto Saber Melhor” promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais - UNCME em parceria com o Ministério Público e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime cujo tema é "O Papel dos Conselheiros Municipais de Educação no Monitoramento, Implementação e Fiscalização das Políticas Educacionais". 

No encontro desta segunda-feira, com a COPE da Secretaria da Educação do Estado e a SASE do Ministério da Educação, estabelece os seguintes objetivos:

Refletir sobre o processo de Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação e do Estado da Bahia;

Promover reflexões sobre os indicadores educacionais para os municípios baianos;

Um diálogo sobre Audiência Pública e Monitoramento e Avaliação dos planos de Educação;

Apresentar o Relatório Anual de Monitoramento e Avaliação do PME;

Apresentar o Relatório de Avaliação do PME; e

Dialogar sobre o Relatório da Quinta Demanda.

Postado em 18 de Setembro, às 10:37 por Redação Criativa 0 comentários

Dirigentes municipais do Sudoeste se reúnem e elegem diretoria

O encontro aconteceu nesta quinta-feira(14), na Sede do SENAI em Vitória da Conquista e contou com expressiva participação dos Secretários Municipais de Educação do Sudoeste Baiano.

Dentre os assuntos abordados, os Secretários e demais representantes trataram acerca das Conferências Municipais de Educação; Análise do Regimento Interno do EDUCASUDOESTE; Demandas de formação inicial e continuada dos municípios.

Na ocasião houve eleição para coordenadoria executiva do Fórum, onde foram eleitos para:

Coordenador Norislei Nascimento (Cordeiros).

Vice-coordenadorHerli Xavier (Belo Campo)

Secretária Executiva Rosene Brito (Caetanos).

Postado em 16 de Setembro, às 10:05 por Redação Criativa 0 comentários

IF Baiano abre 2.910 vagas para cursos técnicos gratuitos

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) abriu inscrições para cursos técnicos de nível médio. Os interessados têm até o dia 9 de outubro para fazer o cadastro. No total são 2.910 vagas, que serão distribuídas pelos 14 campi no interior do estado. [Confira lista de campis no final da matéria]. As vagas são para áreas como recursos naturais, ciências agrárias, gestão, informação, infraestrutura, entre outras. Os cursos são gratuitos. As opções de cursos disponíveis de acordo com o campus estão disponíveis no site do IF Baiano. 

Os cursos possuem duas modalidades, a integrada e a subsequente. A forma integrada é voltada para estudantes que já concluíram o ensino fundamental ou estão em fase de conclusão, já a subsequente é destinada para quem concluiu ou vai concluir o ensino médio. Para participar, o interessado precisa preencher o formulário de inscrição online no site da instituição e entregar a documentação exigida no edital. Os documentos podem ser entregues presencialmente ou o candidato pode enviar cópias pelo correio, no campus escolhido. 

É importante que o candidato sinalize, caso faça parte da reserva de vagas que são distribuídas entre estudantes oriundos de escola pública (70%), ampla concorrência (25%) e pessoas com deficiência (5%). A seleção será feita por análise de desempenho escolar nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, no ensino médio (para quem se candidatar de forma subsequente) e no ensino fundamental (para forma integrada).

Campi disponíveis:

Alagoinhas
Bom Jesus da Lapa
Catu
Governador Mangabeira
Guanambi
Itaberaba
Itapetinga
Santa Inês
Senhor do Bonfim
Serrinha
Teixeira de Freitas
Uruçuca
Valença
Xique-Xique

Postado em 15 de Setembro, às 17:02 por Redação Criativa 0 comentários

Sec. de Educação destaca papel do Programa Escola de pais em Elísio Medrado

Nesta quinta feira, 14 aconteceu mais uma etapa do Programa Escola de Pais da Secretaria de Educação de Elísio Medrado. O Programa "Escola de Pais" faz parte de uma política pública mais ampla e atende a Meta 7. e a Estratégia 7.13 do PME - Plano Municipal de Educação.

O evento teve grande participação dos pais de alunos e foi realizado no Salão Paroquial da cidade e contou com a presença do Prefeito, Robson Santana, do Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação, Wiliams Panfile Brandão, do Diretor Pedagógico da Rede Municipal, Renilton Sandes, da Secretária de Assistência Social, Railda Argolo e da Coordenadora do Bolsa Família, Elaine Holanda.

Na oportunidade o repórter Fábio Cruz da Criativa On Line entrevistou o Secretário Municipal de Educação Williams Panfiles que afirmou a importância da implantação do Projeto no município e ainda ressaltou a importância da família no processo educacional dos filhos e a parceria com a escola.

 

Postado em 14 de Setembro, às 18:51 por Fabio Cruz 0 comentários

"Evento muito importante para o futuro do município", destacou Robson Sousa

Nesta quinta feira, 14 aconteceu mais uma etapa do Programa Escola de Pais da Secretaria de Educação de Elísio Medrado. O Programa "Escola de Pais" faz parte de uma política pública mais ampla e atende a Meta 7. e a Estratégia 7.13 do PME - Plano Municipal de Educação.

O evento teve grande participação dos pais de alunos e foi realizado no Salão Paroquial da cidade e contou com a presença do Prefeito, Robson Santana, do Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação, Wiliams Panfile Brandão, do Diretor Pedagógico da Rede Municipal, Renilton Sandes, da Secretária de Assistência Social, Railda Argolo e da Coordenadora do Bolsa Família, Elaine Holanda.

Na oportunidade o repórter Fábio Cruz da Criativa On Line entrevistou o prefeito Robson Sousa que destacou a importância da família no processo educacional, seja na escola ou na sociedade e ressaltou a ainda o que significa realmente a aproximação dos pais na escola no acompanhamento dos seus filhos e ajudar a educá-los.

O prefeito disse ainda que a palestra ministrada pela Promotora de Justiça Drª serviu para ele e que também é pai e reconhece a responsabilidade da educação dos filhos sendo dos pais e não da escola.

Postado em 14 de Setembro, às 18:40 por Fabio Cruz 0 comentários

Próximo




Gutscheine Groupon
Códigos descuento Groupon
Instagram



Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Riviera Amargosa Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 25/09/2017 04:51