Notícias

Anvisa suspende lote de peito de frango em todo País por risco de Meningite

A Agência Nacional de Vigilancia Sanitaria (Anvisa) suspendeu a distribuição e comercialização do peito de frango cozido, desfiado e congelado da marca D+ Alimentos, após detectar a presença de uma bactéria capaz de transmitir a Meningite.

A proibição é referente ao lote 0320, onde foi identificada a presença da bactéria Listeria monocytogenes, capaz de transmitir doenças como a Listeriose e a Meningite.

O alimento é produzido pela empresa G L Faleiros Indústria de Alimentos Eireli, que já emitiu o comunicado. A orientação da Anvisa é que quem tiver com esses produtos em casa não o consuma e entre em contato com o fabricante para que ele seja recolhido.

O consumidor pode ainda entrar em contato com a Anvisa, pelo telefone 0800 642 9782 ou pelo email [email protected]

Postado em 26 de Abril, às 16:57 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Exercícios físicos são aliados na recuperação de mulheres que já tiveram câncer de mama

O câncer de mama, que tem maior índice entre as mulheres, é marcado - muitas das vezes - pela retirada dos seios. A doença possui tratamento e, quanto mais cedo for o diagnóstico, menos invasivo esse tratamento será. 

O que muita gente ainda não sabe é que um estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, descobriu que a prática de atividade física ajuda na recuperação das pacientes que passaram pelo tratamento do câncer de mama! Até pouco tempo atrás, especialistas acreditavam que praticar exercícios nessas condições era um fator de grande risco; mas hoje, chegaram à conclusão de que os benefícios dessas atividades são enormes.

Segundo os dados revelados pelos pesquisadores, as mulheres que passaram pelo tratamento e se exercitaram cerca de 90 minutos por semana - em 3 ou mais dias - durante o estudo, tiveram melhoras significativas: menos fadiga e sofrimento emocional, além de maior capacidade funcional e qualidade de vida, ao contrário de outras pacientes que não desenvolvia nenhum tipo de exercício físico ou eram pouco ativas.

“A prática de exercícios físicos é uma ótima opção, pois além de proporcionar diversos benefícios à saúde, atua também na prevenção de doenças; inclusive, para a chance da recorrência do câncer. Mas é importante que as pessoas compreendam a necessidade do hábito de fazer o check-up e acompanhar a saúde sempre”, explica Igor Castro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness.

Postado em 26 de Abril, às 11:23 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

HRSAJ recebe prêmio de reconhecimento do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) recebeu nesta terça-feira (24), no auditório do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, o certificado CIHDOTT Nota 10 pelo serviço desempenhado no processo de doação e transplante de órgãos no ano de 2017.

A entrega do prêmio foi feita pela coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia, Rita de Cássia, durante o III Encontro da Central de Transplantes, Organização de Procura de Órgãos (OPOs) e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CHIDOTT) da Bahia.

Representante do HRSAJ durante a premiação, a enfermeira coordenadora da UTI e da CIHDOTT, Louise Andrade, agradeceu a entrega do prêmio e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na unidade.

“Este prêmio simboliza a nossa dedicação à captação de órgãos no ano de 2017 e é um estímulo para que continuemos fazendo um trabalho cada vez melhor e que beneficie ainda mais vidas”, afirmou.

Em 2017, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus realizou duas captações de córneas e cinco captações múltiplas de órgãos.

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o Brasil se destaca mundialmente pelo número de transplantes realizados, assim como por possuir o maior sistema público de transplantes, o que assegura a realização de todos os procedimentos de transplante pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 Mais informações sobre doação e transplante de órgãos podem ser obtidas em www.saude.ba.gov.br/transplantes/

Postado em 26 de Abril, às 10:51 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Quatro orientações para que os dinheiro não prejudique seu desempenho no trabalho


Preocupações com as finanças geram estresse, diminuição da capacidade de focar no trabalho e absenteísmo. As questões financeiras são impactantes no desempenho dos funcionários no trabalho.

Se o trabalhador está com dificuldades financeiras, dívidas ou em situação de inadimplência é importante seguir algumas orientações para não comprometer seu desempenho no ambiente de trabalho:

Administre bem seus ganhos

Quando pensar em ganhos, não se restrinja ao salário. Vales alimentação e refeição, bônus, participação nos lucros, 13º salário e até mesmo plano de saúde devem ser considerados e bem administrados.

Procure manter os gastos com almoços e no mercado dentro dos valores diários e mensais dos vales refeição e alimentação, para não ter que destinar parte do salário para tais despesas.

Caso esteja endividado ou inadimplente, não utilize rendas extras para quitar dívidas sem antes conhecer todos os seus débitos. Dê preferência aos de serviços essenciais (como água, luz e aluguel) e sobre as quais incidem mais juros, como cheque especial e cartão de crédito.

Atente-se ao empréstimo consignado

Os juros baixos do empréstimo consignado – em comparação a outras modalidades – se dão porque o pagamento está atrelado ao salário, com desconto em folha. Pode ser uma boa saída em caso emergencial, para conter uma dívida, mas ele pode não resolver o problema e levar a outros ainda maiores.

Isso porque o padrão de vida é diminuído drasticamente, com redução no salário que pode chegar a 35%. Faça uma boa reflexão e analise se o valor descontado não fará falta no pagamento dos compromissos essenciais mensais.

Faça um diagnóstico financeiro

Conheça exatamente o seu padrão de vida e economize para sair das dívidas. Isso mesmo, é preciso mudar hábitos e comportamentos que levaram a essa situação em primeiro lugar.

Faça um diagnóstico financeiro e veja de que forma gasta seu dinheiro e quais despesas pode reduzir ou eliminar para sair do endividamento e inadimplência. Anote por 30 dias (ou 90, se tiver renda variável) todos os seus gastos.

Sabendo o quanto poderá dispor mensalmente para pagar a divida, negocie então com banco e credores.

Com os valores economizados de bônus, 13º salários e outras rendas extras, terá força para renegociar e quitar toda ou boa parte da dívida. 

Aproveite as horas livres

Em seu período de almoço e horas de descanso, procure se alimentar bem, praticar esportes, descansar e passar bons momentos com familiares e amigos.

Ninguém está livre de passar por problemas assim, que são resolvidos com educação financeira, e tão importante quanto cuidar deles é preservar a sua saúde física e mental.

Postado em 23 de Abril, às 16:02 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

População reclama da péssima estrutura na UPA de Cruz das Almas

Nossa reportagem se deslocou até o local e pode comprovar o péssimo estado de conservação que se encontra a unidade de atendimento.

Faltam pisos, janelas e portas quebradas, pintura imunda, ar-condicionados com vazamentos que provoca mofo nas paredes, e o pior de tudo, ferrugem e sujeira para todo lado.

Recentemente a Prefeitura de Cruz das Almas informou através do perfil do Prefeito que uma reforma será realizada na UPA.

A população aguarda essa reforma com urgência, e que os pacientes não precisem ser submetidos as péssimas condições que se encontra a UPA que atende toda região de Cruz das Almas.

Postado em 23 de Abril, às 15:25 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Pesquisa revela que fazer sexo oral em mulheres faz bem para saúde

A Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, revela que fazer sexo oral em mulheres ajuda a obter lactobacilos.

Os lactobacilos são "bichinhos" importantes para o nosso sistema digestivo e imunológico e estão presentes nos chamados alimentos probióticos, que representam saúde e proteção ao organismo.
Eles ainda melhoram a integridade da parede intestinal e assimilam alguns nutrientes importantes para o organismo, como o cálcio e o ferro.

Os pesquisadores descobriram que 70% do fluido vaginal é composto por cinco tipos de lactobacilos com potencial probiótico. São eles: Lactobacillus crispatus, Lactobacillus jensenii, Lactobacilus iners, Lactobacillus gasseri e Lactobacillus reuteri.

No estudo, os cientistas ainda explicam que os probióticos são eficientes quando consumidos regularmente e ressaltam que cada mulher possui uma flora vaginal única, portanto, cada uma produz quantidade e espécies de lactobacilos diferentes.

Postado em 21 de Abril, às 12:20 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Mirante e Ipupiara recebem o Saúde sem Fronteiras nesta segunda-feira (23)

A partir de segunda-feira (23), as mulheres de 50 a 69 anos dos municípios de Mirante (Região de Vitória da Conquista) e Ipupiara (Região de Ibotirama) recebem o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que tem por objetivo descobrir precocemente casos de câncer de mama com a realização de exame de mamografia.

Em Mirante, a unidade móvel fica de 23 a 26 de abril, estacionada na Praça da Festa, em frente à Motocar. Nesse município, a Sesab tem como meta atender a 606 mulheres de 50 a 69 anos. Já em Ipupiara, o atendimento será do dia 23 a 27 e 739 mulheres devem realizar exames. 

Para ser atendida, a mulher, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (50 a 69 anos), deve comparecer ao local, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço.

O Saúde sem Fronteiras é um programa que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Postado em 20 de Abril, às 14:32 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

HRSAJ abre inscrições para processo seletivo na próxima segunda-feira (23)

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) abrirá inscrições para processo seletivo para Jovem Aprendiz na próxima segunda-feira (23). As inscrições seguem até o dia 25.

Para se inscrever, o candidato deve ter o segundo grau completo ou estar cursando a partir do primeiro ano do ensino médio, além de ter entre 18 e 22 anos. As entregas de currículos devem ser feitas na portaria administrativa do hospital.
O HRSAJ está localizado no endereço Rua Cosme e Damião s/n, Andaiá – Santo Antonio de Jesus – Bahia, CEP 44.570-000.

Postado em 20 de Abril, às 14:30 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Parto com Práticas Humanizadas são destaque entre pacientes do HRDLEM

Os profissionais têm compreendido o significado da humanização do parto e suas implicações positivas na vida da mulher. Para que isso se torne efetivo, eles estão dando voz às parturientes, ouvindo suas queixas, dúvidas e expectativas, realizando um acolhimento satisfatório não só para a mulher que chega para atendimento, como também para a família que a acompanha.

Essa semana, Jairlane Colares que acompanhou a gestante Gracielli Rocha Gonzaga, no dia 12/03, à Unidade, fez um agradecimento especial pelo tratamento recebido no HRDLEM. “Foi um dos melhores tratamentos que recebemos. Ela foi prontamente avaliada pela enfermeira obstetra Micaeli, que respeitou todos os direitos daquela mulher e com muito amor permitiu que ela tivesse seu bebê sem intervenções. E a enfermeira Carolina que conduziu o parto, não poderia ter sido mais atenciosa e amorosa. Muito obrigada”, declarou Jairlane.

A equipe que administra o hospital compreende que a humanização possui muitos desafios, mas acredita no potencial das equipes que estão instruídas pelas políticas e recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), empenhadas em melhorar a qualidade de vida dos usuários do SUS e contribuindo também para o crescimento de todos os colaboradores.

Postado em 19 de Abril, às 11:15 por Magno Bastos 0 comentários

Sesab promove Oficina de Sensibilização dos Profissionais do SUS no Cuidado Intercultural à Mulher Indígena

Para marcar a data, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) está realizando, no auditório da Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto, a primeira Oficina de Sensibilização dos Profissionais do SUS no Cuidado Intercultural à Mulher Indígena. O encontro, que começou às 9h e será encerrado às 17h, tem por finalidade qualificar os profissionais do SUS no cuidado intercultural.

 A oficina, que é promovida pela Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC), por meio da Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde, tem como público-alvo todas as categorias profissionais que têm contato direto com o usuário indígena. DE acordo com a coordenação, esta é a primeira das 16 oficinas que serão realizadas este ano nas maternidades da rede pública que atende às mulheres indígenas na Bahia.

No evento estão sendo abordados temas como a legislação específica e cultura dos povos indígenas, acolhimento em saúde e também um pouco dos resultados preliminares do estudo que está sendo realizado pela Sesab, o Diagnóstico de Saúde dos Povos Indígenas na Bahia, que apontam para o despreparo dos profissionais do SUS, no que tange à atenção diferenciada aos povos indígenas.

Postado em 19 de Abril, às 11:13 por Magno Bastos 0 comentários

Novo implante vaginal pode ajudar na proteção de muheres contra HIV

Um novo dispositivo pode ajudar a proteger mulheres da infecção por HIV. Desenvolvida por cientistas da Universidade de Waterloo, no Canadá, a ferramenta é um implante vaginal que diminui o número de células que podem ser atacadas pelo vírus no trato genital da mulher. Segundo o jornal O Globo, o implante utiliza a imunidade natural de algumas pessoas contra o vírus.

“Sabemos que algumas drogas, quando tomadas oralmente, nunca chegam ao trato vaginal, então este implante pode ser uma maneira mais confiável de encorajar as células T a não responderam à infecção, e assim também prevenir a transmissão de forma mais barata e confiável”, explicou Emmanuel Ho, professor da Escola de Medicina da universidade canadense e um dos pesquisadores responsáveis pela descoberta.

“O que não sabemos ainda é se isso pode ser uma opção única para a prevenção da transmissão do HIV ou se pode ser melhor usada em conjunção com outras estratégias de prevenção. Pretendemos responder a essas questões em futuras pesquisas”. O implante é formado por um tudo oco e dois “braços” flexíveis. Lentamente, ele libera hidroxicloroquina (HCQ), que é absorvida pelas paredes do trato vaginal. Os testes foram feitos em um modelo animal.

Postado em 18 de Abril, às 21:45 por Carlos Quintino 0 comentários

Zumbido: uma ameaça para os adolescentes

A perda auditiva tem chegado cada vez mais cedo para os brasileiros e um dos primeiros sintomas de que algo não vai bem com os ouvidos pode ser o zumbido, um incômodo permanente que vem com som semelhante ao da abelha ou panela de pressão, cachoeira, chiado, apito, cigarra.

Segundo pesquisa realizada pela Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (APIDIZ), da Faculdade de Medicina da USP, o índice de zumbido entre os adolescentes tem aumentado significativamente, principalmente em razão do hábito de usar diariamente fones de ouvido para escutar música, na maioria das vezes em volumes elevados, além do fato de esses jovens frequentarem ambientes extremamente barulhentos, como boates e shows.

A grande preocupação é que os danos tendem a aumentar.

“A 'Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados' (PAINPSE) pode começar já na adolescência  vai se agravando com o tempo se os maus hábitos continuarem.

Quanto mais ruído, maiores os prejuízos à audição. Dependendo da frequência, do tempo de exposição ao som elevado e da predisposição genética, o indivíduo pode sofrer danos auditivos cada vez mais severos, de forma contínua e elevada ao longo da vida", explica a fonoaudióloga Isabela Carvalho, da Telex Soluções Auditivas. 

O zumbido pode ser um dos sintomas de danos auditivos e traz junto um outro agravante. Muitos adolescentes afirmam não se incomodar com o ruído; não contam aos pais o que estão sentindo nem buscam ajuda médica.

De acordo com a pesquisa "Prevalência e causas de zumbido em adolescentes de classe média/alta", dos 170 adolescentes participantes, 51% perceberam o ruído logo após o uso do fone de ouvido por longo período ou ao saírem de um ambiente muito barulhento.

Os testes auditivos indicaram também que 28,8% dos adolescentes sentiram zumbido em níveis comparados aos de adultos.

O zumbido no ouvido ocorre quando, por algum motivo, os componentes da via auditiva emitem estímulos sonoros mesmo quando não há nenhum som.

Para quem sente zumbido, a dica é procurar um profissional o quanto antes. 

"Quanto mais cedo for detectada a perda auditiva, melhor. Quem utiliza fones de ouvido ou se expõe a volumes altos constantemente deve fazer uma avaliação chamada audiometria.

Esse exame revela se o paciente já tem perda auditiva e qual o grau dessa perda. A partir daí indicaremos o melhor tratamento para o paciente", aconselha Isabela Carvalho. 

Existem algumas soluções no mercado que podem ser usadas, como fones de ouvido mais confortáveis, ajustáveis ao canal auricular; ou os que promovem maior isolamento dos sons externos, por meio de almofadas extras confortáveis, caso dos headphones, que evitam que se escute a música em alto volume, reduzindo assim os riscos de zumbido e perda auditiva.

"Escutar música é ótimo! Não estamos pedindo para os jovens deixarem de ouvir música. O problema está ligado diretamente ao volume extremo e ao tempo prolongado do uso dos fones em níveis elevados.

Som intenso e frequente acima de 85 decibéis pode provocar danos irreversíveis à audição com o passar do tempo. O zumbido é um sinal de advertência.

Com essa exposição permanente, adolescentes poderão começar a apresentar perda de audição muito cedo, entre 30 e 40 anos", enfatiza Isabela Carvalho.

Os casos de zumbido podem ser amenizados com o uso de aparelhos auditivos. A ferramenta Tinnitus SoundSupport™, presente em alguns modelos de aparelhos oferecidos pela Telex Soluções Auditivas, foi criada na Dinamarca pela Oticon e oferece sons do oceano, além de outras opções de sons, para garantir alívio e conforto para quem sofre esse mal.

Postado em 18 de Abril, às 09:20 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Bahia já teve 15 casos da gripe H1N1 este ano, com dois óbitos

Somente este ano foram registrados 228 casos de influenza em todo o País, sendo 17 na Bahia. Entre eles, 15 casos pelo subtipo A H1N1, com dois deles indo a óbito, e dois por A H3 sazonal, com um óbito. As informações são do último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Segundo a Sesab, até março foram notificados 78 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na Bahia, com oito óbitos, entre eles 16 casos foram confirmados para influenza. 

No mesmo período do ano passado, foram notificados 72 casos da doença, com seis óbitos. As medidas de prevenção para o H3N2 são as mesmas que os outros tipos de influenza.

A transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com boca, olhos e nariz.

Pessoas com o vírus podem sentir calafrios, mal-estar, dor de cabeça, ter febre, tosse ou dor na garganta, dor muscular e nas articulações. Falta de ar, febre por mais de três dias e dor muscular intensa podem ser sinais do agravamento do quadro.

O Ministério da Saúde orienta a população a adotar cuidados simples para evitar a doença, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Algumas pessoas, como idosos, crianças e gestantes, possuem um risco maior de desenvolver complicações. A vacinação é considerada a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza. A campanha nacional destinada aos mais vulneráveis deve começar na segunda quinzena deste mês.

Imunização

A vacina da gripe disponível no Brasil nesta temporada também protege contra o H3N2. Alguns estados brasileiros já registraram os primeiros casos de infecção pelo vírus, que só nos Estados Unidos atingiu mais de 47 mil pessoas.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, 13 estados brasileiros registraram 57 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causado pelo influenza.

Postado em 11 de Abril, às 15:12 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

TVE Bahia exibe o documentário ‘A saúde está entre nós’

O documentário “A saúde está entre nós”, que aborda o uso sustentável da biodiversidade e a importância das redes comunitárias na promoção da saúde, vai ao ar na TVE Bahia, nesta terça-feira (3), às 18h30.

O curta-metragem revela o universo da agricultura familiar e apresenta iniciativas, como o projeto da Fiocruz, Redes Fito, que fomenta e monitora  de cultivo de plantas medicinais utilizadas na fabricação de fitoterápicos, capacitando produtores agrícola.

O vídeo integra a série “Curta Agroecologia’, produzida pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), em coprodução com o Canal Saúde e a VideoSaúde, Distribuidora da Fiocruz. O documentário tem direção de Tiago Carvalho e também pode ser acompanhado pelo portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline).

Postado em 03 de Abril, às 09:54 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

5 dicas para manter a casa limpa e a saúde no outono

Se a mente e o corpo estão em sintonia e com bom funcionamento, isso significa que seu estado de saúde também está ótimo e quando se tem saúde tudo na vida flui melhor. Os momentos com a família e amigos são constantes e alegres; a vontade de experimentar coisas novas aumenta; e querer ficar nesse estado é um desejo de todos, não importa a estação do ano.

Com a chegada do outono, alguns cuidados para manter a saúde e o bem-estar precisam ser tomados. O fato das temperaturas começarem a abaixar e variar bastante são aspectos que interferem em algumas práticas no dia a dia, como manter a casa menos arejada, e que causa alguns problemas de saúde como rinites e alergias respiratórias.

No dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde e pensando em manter a segurança e o conforto até nessas épocas mais frias do ano, a Electrolux dá algumas dicas de como cuidar da casa durante o outono:

Mantenha a casa arejada
Quando o frio chega, a vontade de ficar com as janelas e as portas fechadas, para que os cômodos do lar fiquem quentinhos e aconchegantes, é grande. Mesmo que seja confortável, essa não é uma prática muito saudável.

Ambientes fechados favorecem a proliferação de vírus e acúmulo de bactérias. Deixar que pelo menos uma vez ao dia o ar se renove é essencial, além de evitar alergias, doenças respiratórias e que os cômodos fiquem úmidos e sensíveis ao mofo.

Revivendo os cobertores
O calor passou, o ventilador foi guardado e agora está na vez de os cobertores fazerem parte da decoração e do conforto da casa. Porém, depois de tanto tempo sem serem utilizados, essas peças acumularam fungos e bactérias mesmo dentro do armário.

Antes de se aconchegar, uma forma prática e rápida de retirar os ácaros é passando o novo Aspirador de Pó Equipt EQP20 da Electrolux, o produto pode ser utilizado sobre a cama, até mesmo sobre os travesseiros, já que ele dispõe de filtro HEPA, um sistema de tripla filtragem que garante remoção de até 99,9% das impurezas e bactérias causadoras de alergias respiratórias.

A ABRA (Associação Brasileira de Asmáticos) recomenda a utilização de aspiradores com saco descartável e filtro HEPA da Electrolux, porque são eficazes e auxiliam na redução de ácaros, tão presentes em cobertores, colchões e travesseiros.

Higienização dos ambientes
Lavar as mãos, por exemplo, é um hábito que deve ser mantido em qualquer estação do ano. Porém, quando as temperaturas estão mais frias, a prática da limpeza deve ser ainda mais valorizada; tanto com o nosso corpo, quanto com os ambientes em que ficamos.

Quinzenalmente, tirar os móveis de seus lugares e tirar toda a poeira é bom para renovar o ar da sua casa. Com os acessórios acoplados e o grande alcance de 6,5m do Aspirador de pó Equipt EQP20 essa tarefa se torna mais rápida e prática para que você possa aproveitar as coisas boas do frio, como tomar uma xícara de café, ler um livro ou assistir um filme em família. 

Organize os armários
Não são apenas os cobertores que ficaram guardados por bastante tempo nos armários. Roupas de lãs e casacos, por exemplo, também ficaram armazenados nas gavetas durante todo o período de calor. Antes de usar essas peças, portanto, é importante analisar se elas estão prontas para uso, se necessitam de uma lavagem, ser passadas de uma maneira especial ou apenas serem expostas ao sol.

O ferro a Vapor Steamline (SIV12) da Electrolux pode ajudar nessa tarefa. O produto conta com Base PerfectGlide, com 64 Saídas de Vapor, Indicador de Base Quente e Exclusivo Apoio de Silicone, que evita resíduos e riscos na base. O vapor vertical ajuda a eliminar os odores das roupas que ficaram guardadas por muito tempo.

Cortinas e tapetes
Quando o sol aparece para iluminar os dias de frio, ele precisa ser aproveitado. Lavar tapetes e cortinas é uma prática comum no verão, já que é mais fácil de secar. Mas no frio, isso também deve continuar, porém, não é bom que as peças fiquem úmidas por tanto tempo, por isso é importante aproveitar os dias de sol e colocar a limpeza em dia.

Para auxiliar na tarefa, o potente poder de sucção do Aspirador de Pó (EQP20) é essencial, o produto ainda possui regulador de potência, que pode ser ajustado de acordo a superfície a ser aspirada, sem danificá-la, mantendo tapetes, carpetes e cortinas livre do pó, que pode provocar espirros.

Ferro de Passar Steamline (SIV12)

Além de ser o único do mercado com exclusivo apoio de silicone, que serve como uma proteção extra para a base, evita riscos e permite que o produto seja apoiado mesmo ainda quente.

O SIV12 possui base PerfectGlide com 64 saídas de vapor que garante ótimo deslizamento sobre todos os tipos de tecidos e distribuição de vapor que facilita o desamassar das roupas. O produto conta ainda com o indicador de base quente que indica, mesmo com o ferro desligado, se a base continua quente garantindo, assim, segurança e evitando acidentes.

O SIV12 tem reservatório transparente de 280ml, tecnologia Antigotejamento que, mesmo com baixa temperatura, não escorre gotas de água sobre os tecidos, evitando manchas em seda, por exemplo; sistema de autolimpeza e vapor vertical – que permite que as peças sejam alinhadas direto do cabide.

 Aspirador de Pó Equipt (EQP20)

O EQP20 dispõe de um compartimento integrado para acessórios, que permite fácil troca e acesso aos diferentes bocais de forma rápida e organizada, como bocal para pisos, escova para estofados e bocal para cantos/frestas. Cada acessório é ideal para um determinado tipo de limpeza, de acordo com a rotina e a necessidade de cada um.

Além disso, possui saco coletor de pó, enrolador de cabo automático e tecnologia de Tripla Filtragem com filtro HEPA, que coleta até 99,9% das impurezas do ar. Além disso, conta um poderoso motor de 1800W com alta capacidade de limpeza, capaz de remover até as sujeiras mais difíceis.

Sobre o Grupo Electrolux:  

A Electrolux é líder global em eletrodomésticos e aparelhos para uso profissional, vendendo mais de 50 milhões de produtos todos os anos para consumidores em 150 países. A empresa foca o trabalho de desenvolvimento de produtos em inovações cuidadosamente baseadas nos desejos e necessidades reais dos consumidores e profissionais.

O portfólio Electrolux inclui refrigeradores, eletroportáteis, lavadoras de alta pressão, lava-louças, lavadoras de roupas, aspiradores de pó e fogões das marcas Electrolux, AEG-Electrolux, Eureka e Frigidaire. Com 60 mil funcionários, em 2014 a Electrolux vendeu o equivalente a 112 bilhões de coroas suecas. 

Postado em 02 de Abril, às 14:47 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Bahiafarma vence concorrência para fornecer medicamento contra rejeição de transplantes para o SUS

A Bahiafarma vai passar a produzir para fornecer para o Sistema Único de Sáude (SUS) o medicamento Micofenolato de Sódio.

Utilizado para combater rejeição em transplantes, o Micofenolato de Sódio é um medicamento de alto valor agregado, que até agora era distribuído no Brasil com exclusividade por um laboratório farmacêutico internacional.

A decisão do Ministério da Saúde, publicada pelo Diário Oficial da União, foi tomada após a análise de projetos de produção de vários laboratórios, Com a produção nacional, por parte da Bahiafarma, além da incorporação de tecnologia, existe a perspectiva, por parte do Ministério da Saúde, de que o custo com a aquisição do medicamento seja reduzido.

O Micofenolato de Sódio passa a ser o terceiro medicamento da Bahiafarma a ser incorporado pelo SUS, junto com o Cloridrato de Sevelâmer, indicado para pacientes com doença renal crônica, e a Cabergolina, receitado para mulheres com disfunções hormonais.

Assim como os dois últimos, o Micofenolato de Sódio será produzido pela Bahiafarma em regime de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com o laboratório Cristália.

“A incorporação da produção do Micofenolato de Sódio pela Bahiafarma é um avanço tanto para a indústria farmacêutica nacional quanto para o Ministério da Saúde”, afirma o diretor-presidente da Bahiafarma.

“Trata-se de mais um medicamento de alto valor agregado que o Brasil passa a ser capaz de produzir, o que contribui para o desenvolvimento do setor como um todo, bem como para a redução de seu custo de aquisição, por parte do ministério.”

Bahiafarma

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é um laboratório farmacêutico público que tem como objetivos desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do Brasil, bem como minimizar a dependência do Estado da Bahia da importação de produtos e tecnologia, atuando de forma competitiva e econômica para o Sistema Único de Saúde (SUS). Integra a administração pública indireta do Poder Executivo do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Postado em 02 de Abril, às 09:16 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Apae e Tereza Paim produzem receitas especiais para pessoas com doença rara

No Brasil, milhares de pessoas convivem com uma doença genética rara, detectada pelo exame do pezinho, denominada fenilcetonúria (PKU).

Esta doença, grave e sem cura, impede o consumo de alimentos como produtos de proteína animal, inclusive carnes, ovos, leites e derivados, além do trigo e alguns cereais.

Visando dar mais sabor à vida dessas pessoas, a Apae Salvador – Serviço de Referência em Triagem Neonatal no Estado, a Escola Baiana de Arte e Moda (EBAM) e a chef Tereza Paim realizaram uma ação com o preparo de receitas para lá de especiais ontem, 28 de março.

A ideia é tornar essas opções mais conhecidas por quem realmente precisa.

 “Receitas de Vida”

Em épocas como Páscoa, manter a dieta das crianças longe de bolos, chocolates e tantas guloseimas, torna-se um desafio ainda maior.

“É triste, pois a dieta destas crianças é muito restrita”, afirma a nutricionista Zeni Nogueira, da Apae Salvador.

Apoiada pela BioMarin (empresa americana de biotecnologia e pesquisa de doenças raras), a Apae Salvador lançou no ano passado o livro inédito “Receitas de Vida” com uma série de pratos especiais para indivíduos com fenilcetonúria, com receitas de bolos, massas, doces, entre outras guloseimas dentro dos padrões permitidos na dieta dessas pessoas.

A dieta restritiva é parte importante do tratamento para a fenilcetonúria. Pensando nesse cenário, a APAE Salvador desenvolveu formas diferentes de aguçar o paladar dos pacientes a partir da Cozinha Experimental Fenil, um espaço de troca de experiências entre pacientes e familiares.

Nos encontros da cozinha experimental, foi possível estimular a adesão e a elaboração de novas formas de preparo dos alimentos liberados na dieta de PKU, permitindo a criação de receitas mais saborosas.

Para aquelas pessoas com muitas restrições, ter opções de receitas vai muito além do alimentar-se, é uma questão de saúde, bem-estar e qualidade de vida.

“Em alguns casos, é difícil entender a importância da dieta, que é seguida por 80% das famílias. Por isso, o recomendado é que os pais expliquem quais alimentos são permitidos e o porquê.

Dessa forma, a criança entende, desde pequena, a sua condição e segue o tratamento com mais espontaneidade”, comenta Dra.

Helena Pimentel – Diretora Médica da Apae Salvador.

Sobre a Fenilcetonúria

Causada por uma mutação genética, a PKU é uma doença rara e grave que afeta, em média, um entre 15 a 25 mil brasileiros. A incidência na Bahia é de 1 para 14mil, e a Apae acompanha 134 pacientes com a doença.

A enfermidade tem como característica principal o acúmulo do aminoácido fenilalanina (Phe) no sangue que, em altas concentrações, é tóxico ao sistema nervoso central.

A pessoa com PKU não produz a fenilalanina hidrolaxe (PAH), enzima que quebra a Phe, fazendo com que os produtos tóxicos cheguem até o cérebro e causem diversas complicações como problemas comportamentais, neurológicos e físicos.

Os sintomas variam de leve a grave e podem incluir quadros de irritação, depressão, falta de concentração e ansiedade, entre outros sinais, que aparecem de forma isolada ou em múltiplas manifestações.

Se não tratado na infância, o aumento da fenilalanina no organismo pode causar deficiência intelectual grave e danos cerebrais irreversíveis.

Tudo isso pode ser evitado com a alimentação adequada, restringindo proteínas como frango, carne, ovos, laticínios, nozes, grãos e leguminosas – inclusive os seus derivados.

Postado em 02 de Abril, às 09:10 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Caminhar rápido é a maneira mais eficiente para emagrecer, aponta pesquisa

Não adianta querer fazer aquela dieta maluca indicada pela amiga, caminhar é o modo mais eficiente de acabar com a gordura em excesso. Isto foi o que concluiu uma pesquisa realizada pela instituição London School of Economics, no Reino Unido. Segundo o estudo, aquelas pessoas que têm os passos mais apressados e caminham por 30 minutinhos, possuem um IMC (Índice de massa corporal) mais baixo — e um cintura menor — do que aqueles que praticam outros exercícios.

Para realizar o estudo, a pesquisadora Grace Lordan separou um grupo de pessoas que praticavam mais de 30 minutos de exercícios. Depois, ela as dividiu em diferentes categorias: aqueles que caminhavam em ritmo acelerado; que praticavam exerícicios e esportes moderadamente, como nadar, malhar e jogar futebol; pessoas que caminhavam em um ritmo mais lento; e aqueles que faziam trabalho manual pesado.

Depois, ela mediu a circunferência e o IMC deles. O resultado foi que aquelas pessoas que caminhavam mais rápido por, no mínimo, 30 minutos por dia apresentavam uma cintura mais enxuta e menos peso.

— É necessário incentivar que as pessoas andem rapidamente com mais frequência. Esta é uma opção barata e fácil. Não há nenhum custo monetário para caminhada por isso, é muito provável que os benefícios superem os custos — recomenda a pesquisadora.

Segundo Benny Schmidt, patologista neuromuscular, o ser humano é um andarilho por excelência e natureza, o que faz da caminhada, a opção mais certeira para todos aqueles que procuram uma vida saudável e plena.

— As indicações da caminhada vão desde a prevenção de derrames e infartos, até o combate à depressão, à osteoporose e à diabetes — explica.

Outro benefício da caminhada é a liberação de endorfina pelo sistema nervoso central. Esta substância é responsável pelas sensações de alegria, relaxamento e bem-estar, armas poderosas no combate à depressão. Além disso, a endorfina deixa o atleta mais disposto durante o dia e com uma melhor qualidade do sono à noite. E, segundo o especialista, outro fator importante é o aumento dos estímulos cerebrais provocado pelo exercício, que contribui ativamente para manter a saúde do órgão.

Confira outros benefícios da caminhada para a saúde além da boa forma:

1. Diabetes
A caminhada também vem se revelando uma importante aliada dos diabéticos.

— Juntamente com o controle da dieta, promove a diminuição da obesidade e favorece o controle da glicemia pelo consumo de energia, além do efeito psicológico favorável por conta do prazer que proporciona — afirma o médico.

Para o médico, o tempo ideal de caminhada varia de indivíduo para indivíduo e também de acordo com a faixa etária. Mas, de uma maneira geral, uma pessoa que caminha uma hora e meia por dia já atinge um ótimo índice de atividade física diária.

2. Circulação e prevenção
Movimentar-se é fundamental para melhorar a circulação sanguínea. Segundo o especialista, a caminhada faz com que a musculatura da parede dos vasos sanguíneos ajude a impulsionar o sangue até as extremidades. Além disso, as atividades físicas são importantíssimas para fazer com que a velocidade e a pressão sanguínea possam ser bem administradas pelo corpo.

— A caminhada é uma arma fundamental para evitar derrames e infartos, pois ajuda o miocárdio a bombar o sangue no início da circulação — acrescenta.

3. Osteoporose e pulmão
Segundo Beny Schmidt, junto com a exposição solar, a caminhada se destaca como o melhor investimento contra a osteoporose.

— Usar os ossos é a melhor forma de cuidar deles — explica.

Já a respiração é outra grande beneficiada pelas caminhadas.

— Andar melhora a capacidade vital, o VO2 máximo e tanto a inspiração quanto a expiração pulmonar. Além disso, por manter a saúde do corpo, inibe inflamações oportunistas. Tudo isso sem contar o quanto faz bem para os pulmões a qualidade do ar inspirado quando se faz uma caminhada em um parque, por exemplo — finaliza o médico.

Postado em 29 de Março, às 20:39 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Hospital da Mulher recebe ‘Pílulas Dançadas’, projeto de balé do Teatro Castro Alves

O Hospital da Mulher recebeu nesta segunda-feira (26) o ‘Pílulas Dançadas’, projeto de balé do Teatro Castro Alves. Com curadoria artística de Jorge Vermelho, coreografia de Morena Nascimento e coordenação de Adriana Bamberg, Mônica Nascimento e Solange Lucatelli, o projeto leva, há três anos, arte e alegria para pacientes e hospitais.

Durante a visita ao Hospital da Mulher, os artistas visitaram enfermarias e ambulatórios, onde fizeram apresentações e interagiram com as pacientes. “Me sinto totalmente tocado em trazer arte para um local que é de muita sensibilidade”, contou o bailarino Agnaldo Fonseca.

“O propósito do projeto é vir nesse espaço para poder ter esse momento de interação, de contato humano e a arte promove isso. 

A paciente Ana Cláudia Oliveira, de 45 anos, apoia a iniciativa de levar arte para o hospital. “Uma visita como essa faz a gente se sentir muito melhor, até a dor alivia”, revelou.

Dona Isabel Oliveira, 71 anos, mãe e acompanhante de Ana Cláudia, compartilha da mesma opinião. “Achei a apresentação uma maravilha. Uma coisa que levanta a autoestima da pessoa que está doente, não é? Meus parabéns!”.

Conforme a presidente da Comissão de Humanização do HM, Anailza Meireles, a apresentação foi pensada como uma forma de homenagear e finalizar o mês da mulher. O objetivo, de acordo com Anailza, é promover o Núcleo de Práticas Integrativas no hospital, que envolve música, os mais diversos tipos de arte, além de meditação.

Postado em 27 de Março, às 15:29 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Treinamento criado na UFSCar permite atividade física sem lesão

Há quase duas décadas, uma técnica desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem ajudado diversas pessoas a praticarem atividade física sem impacto e com movimentos que não lesionam o corpo.

O Treinamento Corretivo Postural (TCP), que pode ser aplicado tanto em atividades físicas, no esporte de alto rendimento, em práticas pedagógicas ou terapêuticas e também no ambiente de trabalho, é indicado para jovens, adultos e idosos.

Os exercícios podem ser realizados em academias, escolas, hospitais e clínicas de recuperação.

O TCP busca atingir sobretudo indivíduos sedentários, com dores, tímidos e sem preparo físico.

A prática do método melhora o sistema cardiorrespiratório, o gasto calórico aliado à liberação de endorfina, perda de gordura, ganho de força, maior eficácia na prevenção de doenças, menos cansaço e, consequentemente, um melhor condicionamento físico.

A equipe brasileira de rafting, esporte radical no qual os atletas descem corredeiras em botes infláveis, é um dos times do País que treina com o TCP.

A professora Ana Cláudia Duarte, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar e criadora da prática, conta que os resultados são evidentes.

"A equipe tem sido vitoriosa em todas as competições que participou e sem o registro de lesões", comemora ela. Além disso, a professora atuou por 16 anos em uma empresa de São Carlos aplicando o TCP à ginástica laboral dos trabalhadores.

"O funcionário não está preocupado com a maneira como vai agachar, mas sim com o parafuso que ele precisa apertar. Nossa função é despertar a consciência corporal dos funcionários para que o movimento seja automatizado da forma correta", exemplifica a docente.

Duarte destaca que o TCP "é o primeiro método de correção postural que pode ser realizado em grupos, de forma descontraída" e pode ser utilizado em qualquer tipo de exercício.

"Ele é um complemento para garantir a qualidade do movimento. Nós passamos aos praticantes a filosofia do treinamento, que permite gasto calórico considerável. A repetição é fundamental para que os movimentos sejam executados corretamente", explica a pesquisadora.

Vários estudos sobre os benefícios do TCP foram realizados no Laboratório de Nutrição e Metabolismo aplicados ao Exercício da UFSCar.

"Nossas pesquisas têm um rigor científico bastante apurado, com resultados fidedignos", garante Duarte. Ela aponta que a infraestrutura do Laboratório permitiu também o estabelecimento de parcerias com outros docentes e instituições, como a Universidade de São Paulo (USP), para o aprofundamento das pesquisas. 

Uma das primeiras marcas registradas da UFSCar, no ano de 2006, o TCP é ensinado em curso de especialização para profissionais da área da Saúde. As inscrições para a pós-graduação, cujas aulas são semipresenciais, estão abertas até o dia 14 de abril. 

Postado em 27 de Março, às 11:44 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 26/04/2018 22:02