Moradores de Amargosa reivindicam funcionamento de creche na Catiara

Várias moradoras do bairro da Catiara na cidade de Amargosa se mobilizaram para reivindicar o funcionamento da creche no referido bairro, desde o início do ano. As mães, Lúcia, Eliene e a senhora Creuza falaram em entrevista sobre a situação da instituição.
Lúcia foi a primeira a fazer a reivindicação. "A gente só queria que eles viessem logo abrir, pois são cento e poucas crianças que estão fora de aula. Se estão matriculadas, elas precisam estar aqui e não de fora."
A moradora e mãe de uma das crianças matriculadas, Eliene, disse que precisa deixar sua filha na creche, pois ela trabalha durante o dia. "Tinha a creche pequena, então eles disseram que ia inaugurar a grande. Então desativou uma e não ativou a outra, sendo quatro meses desde janeiro que as crianças estão fora da sala de aula e o meu bolsa família foi bloqueado por conta disso também. Nós estamos reivindicando e falando por todas mães aqui do bairro." Disse.
Uma outra moradora, a senhora Creuza esteve presente e também cobrou o funcionamento. "Eu não tenho mais filho pequeno, mas tenho de vizinhos e parentes, daí as mães precisam e a creche até agora está sem funcionar."
A moradora Lúcia ainda complementou que as mães não tem onde tirar dinheiro para uma pessoa para cuidar dos seus filhos. "A gente não está aqui reclamando de A e de B politicamente, mas é um direito de cada um ter os filhos na sala de aula. Se tem a creche ela precisa estar funcionando e não parada. E as crianças e as mães como ficam?" Finalizou.
A moradora da Loteamento Cidade Jardim 2, nas casas populares, senhora Creuza ainda fez uma outra reivindicação, ela cobra melhoria no trabalho de limpeza para ser feita em sua rua. "É uma escuridão também, precisa botar outras lâmpadas nos postes. Peço encarecidamente." Finalizou.
Em Nota, a Prefeitura Municipal falou sobre o assunto:
NOTA DE ESCLARECIMENTO – 25 DE ABRIL
Sobre o início das atividades da Creche Proinfância, localizada no bairro da Catiara, a Prefeitura Municipal de Amargosa informa que:
- A previsão é que a unidade escolar seja inaugurada nos primeiros dias do mês de maio.
- O atraso na inauguração se deu por conta de descumprimento judicial por parte da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). A Prefeitura solicitou juridicamente a mudança na titularidade no imóvel da creche, bem como uma avaliação na rede elétrica para garantir a segurança e bom funcionamento da unidade. Ocorre que a mudança da titularidade foi realizada com atraso e o relatório referente ao nível de tensão da rede elétrica da unidade ainda não foi enviado.
- Todas as medidas judiciais cabíveis foram tomadas pela Prefeitura, com o intuito de agilizar o processo e sancionar a companhia pelo descumprimento da decisão.
- A Secretaria Municipal de Educação entrou em contato com todos os pais e responsáveis pelas crianças matriculadas na creche para explicar a situação e esclarecer eventuais dúvidas.
- Para mais informações, a Secretaria Municipal de Educação está à disposição de todos, através do telefone: 3634-3730.
Escute as entrevistas completas no Player Abaixo: