Notícias

Artistas baianos reforçam coro pelas Eleições Diretas Já

Neste domingo (28/05), a partir das 13h, o Passeio Público de Salvador (Campo Grande) será palco de uma mobilização de artistas em defesa do Estado Democrático de Direito, pela renúncia imediata do presidente Michel Temer e pelas eleições diretas para escolha de um novo mandatário para a nação. 

Segundo os organizadores, a iniciativa dialoga com movimentos semelhantes que estão ocorrendo por todo o País. “Assim como em outras capitais brasileiras, os artistas estão se unindo para defender o Estado Democrático de Direito e lutar contra este governo ilegítimo. Na Bahia, não poderia ser diferente. Iremos demonstrar que a Arte também é uma forma de luta”, explica Lívia Natália.

Numa página criada no Facebook para divulgação da atividade, o evento já conta com a adesão de mais de mil pessoas. A proposta é que sejam apresentadas performances artísticas e manifestações de repúdio ao atual governo. “Será uma manifestação artística e política, neste País em que todo mundo tem que ser ‘meio artista’ para sobreviver e não adoecer”, complementa Lívia.

SERVIÇO

O que: Artistas Baianos #Fora Temer - mobilização de artistas em defesa da realização de eleições Diretas para presidente;

Quando: Domingo (28/05), a partir das 13h;

Onde: Passeio Público de Salvador - Av. Sete de Setembro, S/N - Campo Grande – ao lado do Palácio da Aclamação;

Contatos: (71) 99973-3103 - Lívia Natália | (71) 99241-7068 - Jorge Washington;

Link do evento: https://www.facebook.com/events/1861668180766372??ti=ia

Postado em 29 de Maio, às 08:13 por Redação Criativa 0 comentários

Ministérios sofrem mudança no comando neste final de semana

O presidente Michel Temer decidiu hoje (28) trocar o comando dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Transparência. Osmar Serraglio, que estava na Justiça desde março, assumirá a Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), trocando de lugar com Torquato Jardim.

A saída de Serraglio foi anunciada pouco antes das 15h, por meio de nota, pela assessoria do Palácio do Planalto. Por volta das 16h30, assessores confirmaram que a mudança se trata, na verdade, de uma troca entre os titulares dos dois ministérios. O motivo da mudança não foi divulgado pelo governo.

Postado em 29 de Maio, às 07:59 por Redação Criativa 0 comentários

Cabral deixa o Presídio Bangu 8 e vai para presídio recém-reformado

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral deixou, na manhã de hoje (28), a cela onde estava preso desde 17 de novembro do ano passado, em Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó.

Cabral foi transferido para a Cadeia Pública José Frederico Marques, no bairro de Benfica, que foi totalmente reformada para alojar apenas presos com nível superior e pessoas que devem pensão alimentícia.

Em Benfica, ficarão os presos pela Operação Lava Jato e seus desdobramentos, incluindo a Operação Calicute, que prendeu Cabral e várias pessoas ligadas a sua gestão no governo fluminense.

A informação foi divulgada em nota pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). No total, 146 presos – sendo 53 com nível superior e 93 que devem pensão alimentícia – foram levados para Benfica.

“A nova unidade prisional é monitorada 24 horas por dia através de câmeras instaladas dentro das galerias, portarias, pátio de visitas, banho de sol, entre outros. Ao todo são 53 câmeras, incluindo a que dá acesso à portaria principal, conforme solicitado pela Vara de Execuções Penais”, informou a Seap.

A nova ala tem capacidade para 162 internos. Cada cela, com 16 metros quadrados, pode abrigar seis presos, que ficarão em três beliches. A cela tem vaso sanitário e chuveiro de água fria. Os colchões são de mola e foram anteriormente utilizados pelos atletas da Olimpíada Rio 2016.

Postado em 29 de Maio, às 07:57 por Redação Criativa 0 comentários

Justiça impede prefeitura de SP de remover à força dependentes químicos

A Justiça derrubou hoje (28), a pedido do Ministério Público de São Paulo e da Defensoria Pública do estado, a decisão que autorizava a prefeitura de São Paulo a conduzir compulsoriamente – contra a vontade da pessoa – usuários de drogas da região da Cracolândia para avaliação médica.

A prefeitura pretendia remover à força os usuários para que um médico avaliasse a necessidade de internação compulsória. Caso o médico recomendasse a internação, seria necessária autorização judicia, procedimento já adotado atualmente.

Na decisão de hoje, o desembargador Reinaldo Miluzzi considerou relevantes os fundamentos do Ministério Público e da Defensoria Pública para derrubar a medida da prefeitura paulistana. “Como bem asseverado em ambos os recursos, o pedido [da prefeitura] é impreciso, vago e amplo e, portanto, contrasta com os princípios basilares do Estado Democrático de Direito, porquanto concede à municipalidade carta branca para eleger quem é a 'pessoa em estado de drogadição vagando pelas ruas da cidade de São Paulo'”, declarou o juiz.

O desembargador também retirou o segredo de Justiça do processo.

Postado em 29 de Maio, às 07:56 por Redação Criativa 0 comentários

Manifestação em Copacabana no Rio de Janeiro pede Diretas Já

Uma manifestação na Praia de Copacabana reúne desde o início da tarde de hoje (28) milhares de pessoas pedindo a realização de eleições diretas, caso o presidente Michel Temer seja afastado da Presidência da República.

Organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, ligadas a partidos de esquerda, o ato tem a participação de diversos artistas e músicos, entre eles Caetano Veloso e Milton Nascimento, entre outros nomes conhecidos da MPB, que devem se apresentar ao longo da tarde.

Os participantes se revezam em cima de um trio elétrico, fazendo discursos e cantando. Já se apresentaram Mano Brown, Teresa Cristina, Rappin Hood, Criolo e o bloco de carnaval Cordão da Bola Preta.

Os manifestantes carregam cartazes pedindo Diretas Já e a saída do presidente Temer do poder.

O policiamento foi reforçado no entorno da manifestação, com integrantes do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos.

O trânsito da Avenida Atlântica precisou ser desviado para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, causando leve retenção no tráfego, mas sem maiores problemas.

Postado em 29 de Maio, às 07:54 por Redação Criativa 0 comentários

Alan Sanches cria núcleo jurídico para vereadores do Recôncavo

O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), como forma de fortalecer ainda mais o mandato dos vereadores ligados ao seu grupo político de Santo Antônio de Jesus e região do Recôncavo, inova com criação de núcleo jurídico.

Segundo ele, o objetivo é fortalecer ainda mais a sua base,esclarecendo as dúvidas dos seus pares, bem como auxiliando em projetos e no mandato de uma forma geral, fiscalizando o executivo municipal para que  povo da possa ser o mais beneficiado.

Postado em 27 de Maio, às 09:15 por Redação Criativa 0 comentários

Vice-prefeito de Itiruçú contente com a realização do EDUCAVALE no município

O Vice-prefeito de Itiruçú, município localizado no Território do Vale do Jiquiriçá, Júnior Petrúquio, participou nesta sexta-feira (26) do Fórum de Dirigentes Municipais de Educação, EDUCAVALE.

Ele destacou ao Repórter Magno Bastos da Criativa On Line, que a gestão municipal tem se empenhado para manter as ações positivas no município e que ficou feliz com a indicação de Ana para a composição da nova coordenação do EDUCAVALE.

Júnior também falou sobre a realização do São Pedro e sobre a Câmara de Vereadores.

 

Postado em 27 de Maio, às 09:14 por Redação Criativa 0 comentários

Presidente do IBGE assumirá o BNDES após saída de Maria Silvia

O presidente Michel Temer convidou o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro, para assumir o comando do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no lugar da economista Maria Silvia Bastos Marques, que entregou o cargo na tarde de hoje (26).

Maria Silvia alegou razões pessoais para deixar a presidência do BNDES. Menos de cinco horas depois da oficialização da saída da agora ex-presidente do banco, o governo confirmou o nome de Castro, também economista, para substituí-la. A posse deve ocorrer na semana que vem. O Planalto ainda não informou quem ocupará a presidência do IBGE.

Maria Silvia esteve no Palácio do Planalto no início da tarde, por volta de 14h30, para conversar com Temer sobre sua saída. Ela estava no cargo desde maio do ano passado.

Postado em 27 de Maio, às 08:49 por Redação Criativa 0 comentários

Gilmar Mendes diz que Supremo pode discutir acordo de delação da JBS

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse hoje (26) que o plenário da Corte poderá discutir a validade dos termos do acordo de delação premiada da JBS. Para o ministro, outra questão que também deverá ser reanalisada pelo STF é a da decretação da prisão de condenados com sentença confirmada pela segunda instância. 

Os questionamentos sobre o acordo da JBS começaram após os termos terem sido divulgados pela imprensa na semana passada. Segundo acordo assinado pelos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da empresa, com a Procuradoria-Geral da República (PGR), eles não cumprirão pena de prisão e poderão morar nos Estados Unidos, onde está parte dos negócios da família. Nos demais casos envolvendo delatores envolvidos em desvios da Petrobras, a pena de prisão por tempo determinado e o uso de tornozeleira eletrônica foram aplicados.

Segundo Gilmar Mendes, o juiz poderia fazer uma homologação prévia da delação, e os termos poderiam ser referendados por um colegiado. “A mim me parece que, neste caso, como envolve o presidente da República, certamente vamos ter que discutir o tema no próprio plenário”, disse o ministro.

Sobre a questão da prisão após condenação pela segunda instância da Justiça, Mendes esclareceu que a decisão do STF que autorizou o cumprimento da sentença não é obrigatória e poderá ser revista.

“Em uma decisão de segunda instância é possível já autorizar a prisão, isso que nós dissemos. Não dissemos que ela se torna obrigatória. Acho que está havendo uma certa confusão em torno disso”, afirmou Gilmar Mendes.

Postado em 27 de Maio, às 08:46 por Redação Criativa 0 comentários

Governo pede que PF investigue atos de vandalismo em manifestação em Brasília

O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, disse hoje (26) que já pediu à Polícia Federal para investiguar a atuação dos envolvidos em atos de vandalismo, praticados durante a manifestação Ocupa Brasília, na última quarta-feira (24). Após reunião com o presidente Michel Temer, Serraglio e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen, comentaram o caso, mas evitaram falar sobre o uso excessivo de violência da polícia contra os demais manifestantes.

“Pedimos a investigação da PF em relação à responsabilização dos vândalos. Evidentemente, nós apoiamos, prestigiamos e protegemos a manifestação pública. Agora, uma coisa é uma manifestação ordeira, democrática. Outra coisa é esse vandalismo. Evidentemente, precisamos identificar quem coordena e, se possível, levar a responsabilização aos tribunais”, disse o ministro da Justiça.

Etchegoyen disse que os envolvidos nos atos de vandalismo são criminosos e devem ser tratados como tal. “Eu não os chamo de grupos radicais. Eu os chamo de vândalos, de criminosos. É um pouquinho diferente de grupos radicais. Os radicais são pessoas com quem se pode conversar. Neste caso, não são pessoas com quem se pode conversar. São posições criminosas”, disse o general.

Ao ser questionado sobre o uso de bombas e armas letais contra manifestantes que não estavam praticando vandalismo e contra jornalistas, Etchegoyen respondeu: “meu amigo, eu acho que polícia jogar bomba em manifestantes em geral é uma visão um tanto quanto unilateral do problema e uma consequência que não faz parte da nossa discussão hoje”.

Postado em 27 de Maio, às 08:45 por Redação Criativa 0 comentários

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em dez municípios

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, reconheceu situação de emergência em mais dez municípios brasileiros. A medida permite que as prefeituras solicitem apoio do Governo Federal para questões emergenciais. Além do auxílio complementar para socorro e assistência à população, a decisão pode viabilizar acesso a ações para restabelecer serviços essenciais e recuperar danos causados por desastres naturais. A portaria tem vigência por 180 dias.

Dentre os municípios com reconhecimento em decorrência de chuvas intensas estão: Novo Aripuanã (AM), Caraguatatuba (SP), Castanheira e Colzina (MT). Já as cidades Amaturá (AM), Cachoeira do Arari (PA), Eldorado dos Carajás (PA) e Belterra (PA) foram afetadas por inundações e enxurradas. Maracás (BA) e Almenara (MG) estão em situação de emergência devido ao extenso período de estiagem que atinge as duas regiões.

Como proceder

Para obter apoio material e financeiro da Defesa Civil Nacional, os municípios devem apresentar um Plano Detalhado de Resposta (PDR) com informações sobre os danos causados. Após análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério define as medidas de auxílio federal a serem disponibilizadas.

Acesse a portaria.

Postado em 27 de Maio, às 08:17 por Redação Criativa 0 comentários

Rui entrega nova sede da delegacia da mulher em Paulo Afonso

Um ano após receber a Operação Ronda Maria da Penha, a cidade de Paulo Afonso teve inaugurada, pelo governador Rui Costa, nesta sexta-feira (26), a nova sede da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). Com um investimento de R$ 2,3 milhões, a unidade é um importante equipamento para o combate à violência contra a mulher. Esta é a segunda Deam inaugurada pelo Governo, no interior, neste mês de maio. Há 15 dias, o município de Alagoinhas recebeu uma estrutura semelhante. “Com a inauguração dessas unidades, estamos garantindo melhores condições de trabalho para as nossas delegadas e para os nossos policiais, na questão da segurança e do respeito às mulheres”, destacou Rui Costa.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, a nova unidade atende a um modelo de construção que o Governo está adotando em todo o estado. “Com esta reestruturação, estamos oferecendo muito mais conforto aos policiais, além de prestar o acolhimento necessário às vítimas de crimes. Nas Deams, esta atenção não poderia ser diferente", afirmou Barbosa, lembrando que, antes, a delegacia em Paulo Afonso funcionava em imóvel adaptado.

Titular da Deam em Paulo Afonso, a delegada Juliana Fontes Barbosa revelou que, somente em 2016, foram registradas 1.400 ocorrências contra a mulher na cidade. Este ano, o número já chega a 500. “A maior parte dessas ocorrências é referente a ameaças, crimes que demandam uma grande atenção da polícia por conta da possibilidade de evoluir para uma agressão física ou até para o feminicídio", explica.

Bahia Produtiva

Ainda no município, o governador autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a celebrar dois convênios no âmbito do Programa Bahia Produtiva. Os investimentos totalizam R$ 2,1 milhões. Serão beneficiadas, diretamente, 147 famílias. Segundo o governador, o objetivo é melhorar a qualidade de vida em toda a região. “Esses convênios do Bahia Produtiva têm como objetivo apoiar os agricultores, para que eles possam aumentar a produção e também melhorar a qualidade dos seus produtos. Acreditamos que apoiando o agricultor, estamos investindo indiretamente, no comércio, na economia, estamos viabilizando uma melhor qualidade de vida para a população”, destacou Rui.

Nesta sexta, foram entregues veículos utilitários, de assistência técnica e extensão rural, uma unidade de beneficiamento e comercialização de pescado, kit com tanque-rede de aquicultura e kit familiar para criação de galinhas caipiras. Os convênios foram assinados com as associações do Povo Indígena Truká-Tupan de Paulo Afonso, dos Pequenos Criadores de Peixe de Lagoa do Junco e a Associação dos Pequenos Aquicultores da Malhada Grande.

Mais melhorias

O trânsito de Paulo Afonso também passou por melhorias nos últimos meses. A visita de Rui Costa marcou a entrega da nova sinalização, na qual foram investidos R$ 1,1 milhão. O projeto teve como objeto a implantação de quase duas mil placas em postes de aço e semi pórticos, dentre placas de regulamentação, advertência, indicação e placas educativas, além de 389 metros quadrados de pintura em pavimento asfáltico, 55 tachões mono e bi direcionais refletivos, e 250 prismas de concreto com elementos refletivos.

Para completar as ações na cidade, o lago do Capuxu, no Parque Belvedere, ganhou dez alevinos do peixe Pirarucu. O local é um importante ponto de lazer e atração turística da cidade, que ainda conta com belas paisagens e outros lugares que atraem visitantes e moradores.

Postado em 26 de Maio, às 21:10 por Redação Criativa 0 comentários

Câmara de SSA implanta Sistema de Observação de Contas Públicas

O presidente da Câmara Municipal, vereador Leo Prates (DEM), anunciou que assinará convênio na próxima terça-feira (30), às 10h30, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), para dar mais transparência aos gastos públicos. O acordo possibilitará que o Sistema Mirante, do TCE, seja aplicado no Poder Legislativo de Salvador a fim de auditar os dados e fiscalizar a execução financeira.

O Mirante, Sistema de Observação das Contas Públicas, tem como objetivo fornecer às equipes de auditoria uma ferramenta automatizada de consulta e cruzamento de informações.

Para Leo Prates, é mais um passo importante do Legislativo no processo de disponibilizar de forma cada vez mais transparente a forma com que os recursos são administrados. “É um ganho administrativo considerável à administração desta Casa. Importante frisar, também, que esse convênio não trará nenhum custo à Câmara”, comemorou.  

Postado em 26 de Maio, às 14:14 por Redação Criativa 0 comentários

Aladilce promoveu sessão em homenagem a profissionais de enfermagem

Tendo como tema “O Trabalho da Enfermagem na Construção de Uma Sociedade Democrática”, ocorreu nesta quinta-feira (25), no Plenário Cosme de Farias, uma sessão especial de autoria da vereadora Aladilce Souza (PCdoB). “A intenção é discutirmos as condições de trabalho e os assuntos pertinentes às profissões de enfermeiro; auxiliar e técnico”, afirmou a parlamentar, que também é enfermeira; professora da Universidade Federal da Bahia (UFBa) e mestre em Saúde Coletiva. Aladilce defende bandeiras das categorias, como a redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais para 30 horas.

A vereadora criticou algumas medidas do Governo Federal. “A PEC 55, por exemplo, é muito prejudicial para o setor. Afinal, congela por 20 anos os investimentos governamentais em saúde”. A referida PEC limita o aumento dos gastos públicos à variação da inflação e foi aprovada em segundo turno no plenário do Senado, no dia 13 de dezembro do ano passado.

A palestra da sessão especial foi proferida por Tatiane Araújo dos Santos, professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBa). Ela abordou, dentre outros temas, a questão da saúde municipal. “Salvador tem uma das menores coberturas de atenção básica de saúde do país. Isso afeta a categoria; pois somos a maior força de trabalho da saúde, seja pública ou privada”. De acordo com a palestrante, os enfermeiros, auxiliares e técnicos representam 60 % dos profissionais que atuam no setor.

Já a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren)/Seção Bahia, Maria Luisa de Castro Almeida, parabenizou a vereadora Aladilce Souza “por todo ano promover esta homenagem na Semana Nacional de Enfermagem; reafirmando o respeito e fortalecimento às nossas categorias”.

A Semana de Enfermagem existe desde 1960, através do Decreto nº 48.202/60, assinado pelo então presidente Juscelino Kubitscheck.

A mesa do evento também foi composta por Lúcia Esther Duque Monteiro, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb); Sílvio Roberto dos Anjos e Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia; Tânia Neves Bulcão, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem/seção Bahia (Aben); e Maria Júlia Lemos, diretora do Museu Nacional de Enfermagem Ana Neri (Munean).

Postado em 26 de Maio, às 14:12 por Redação Criativa 0 comentários

Projeto de desafetação de bens é debatido com a população de Salvador

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) promoveu, na manhã desta quinta-feira (25), mais um debate sobre o Projeto de Lei nº 223/2017, de autoria do Executivo, que desafeta e aliena 32 bens imóveis da capital. A audiência pública, realizada no Centro de Cultura pela Ouvidoria da Casa, reuniu representantes do Ministério Público, moradores de áreas afetadas, estudantes e professores de arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Movimento Sem-Teto de Salvador (MSTS). O projeto tem movimentado a pauta do Legislativo Municipal, sendo tema de duas outras audiências públicas, debatido na Super Terça e alguns terrenos foram visitados pelos vereadores.

Com o auditório lotado, o ouvidor-geral da Câmara, vereador Luiz Carlos Suíca (PT), disse que esta é a segunda desafetação promovida por essa gestão e que se preocupa com a dilapidação do patrimônio público. O vereador destacou também que a população tem questionado muitos pontos do projeto e que isso demonstra a necessidade de revisão por parte da prefeitura.

“Muitos terrenos possuem título de posse e constam no projeto, outros estão como inservíveis em uma comunidade que necessita de creches, em outros locais a prefeitura aluga prédios onde possui terrenos para construção de imóvel próprio. Há casos como o de Sussuarana, em que os terrenos poderiam ser utilizados como área de lazer numa região que não possui equipamentos deste tipo”, avaliou o ouvidor.

“A população tem muitas queixas em relação ao projeto. Isso só demonstra a necessidade de debatê-lo, o que a prefeitura deveria ter feito antes de enviar a proposição para a votação. Eu vejo como melhor alternativa a prefeitura retirar o projeto, fazer os estudos necessários e discutir com a população”, afirmou a vereadora Marta Rodrigues (PT).

O subcoordenador da Coordenadoria de Administração do Patrimônio Imobiliário (CAP), da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Gilson Celestino fez a apresentação da matéria e falou sobre a aplicação dos recursos provenientes da venda de terrenos do primeiro projeto de desafetação e alienação. “Com a venda de alguns dos terrenos desafetados a prefeitura arrecadou R$ 71 milhões. Deste total, R$ 23,5 milhões foram usados na aquisição do terreno do hospital municipal e no início da obra, R$ 2,5 milhões foram usados na ampliação da Avenida Almeida Brandão e R$ 2,8 milhões na requalificação da Avenida Afrânio Peixoto, ambas no Subúrbio. O restante está contingenciado em caixa para aplicação na obra do hospital”, esclareceu o técnico da Sefaz.

Postado em 26 de Maio, às 14:10 por Redação Criativa 0 comentários

Palhinha indica isenção do pagamento de pedágio para idosos

Enquanto a população em geral sofre com o custo de vida cada dia mais elevado, os idosos e pessoas com deficiência, que têm gastos fixos com cuidados médicos, sentem ainda mais o peso da inflação. “Para eles, que precisam de um bom plano de saúde, de alimentação adequada e, em muitos casos, de uma quantidade significativa de remédios, a dificuldade para se manter é ainda maior que o restante dos cidadãos”, argumenta o vereador Orlando Palhinha (DEM), autor do Projeto de Indicação nº 427/2017 que sugere ao governo estadual isenção do pagamento de pedágio para essas pessoas nas estradas baianas.

Segundo ele, o pagamento de pedágio compromete os rendimentos dos idosos, prejudicando outros gastos essenciais a eles, como os ligados à saúde e à alimentação. O mesmo ocorre com as pessoas que têm necessidades especiais, que enfrentam altos gastos com transporte e medicamentos.

A indicação foi pensada, segundo Palhinha, como forma de amenizar as dificuldades naturalmente impostas a essa parcela da população. “Toda medida que venha a ser tomada para diminuir os gastos dessas pessoas, certamente os ajudará a ter uma qualidade de vida melhor”, explicou o autor da proposição, que está em tramitação na Câmara Municipal de Salvador.

Postado em 26 de Maio, às 14:05 por Redação Criativa 0 comentários

Meirelles diz que Brasil vive clima de pessimismo exagerado na economia

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (26) que se instalou um clima exagerado de pessimismo no país em relação à economia. “Nós temos uma tendência, em determinados momentos em que as notícias são todas boas, de colocar um otimismo exagerado, o que é negativo porque leva a decisões equivocadas. Em alguns momentos, [de colocar] um pessimismo exagerado também. É importante serenidade e equilíbrio nesse tipo de situação”, afirmou.

Para Meirelles, o Brasil está discutindo e aprovando reformas importantes, como a trabalhista e a da Previdência, a Lei do Teto de Gastos e a da governança das estatais, que estão colocando o país no rumo do crescimento. “É um momento em que o equilíbrio é importante”, reforçou.

Meirelles participou hoje do 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Brasília, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF).

Para ele, a crise política que o governo do presidente Michel Temer vive nas últimas semanas não vai atrapalhar a continuidade do crescimento que o país vem registrando, nem a aprovação das reformas e projetos. “Isto é, cada vez mais, uma agenda nacional. A minha hipótese de trabalho é de continuidade [do governo Temer]”, disse.

Segundo Meirelles, com a estabilização da economia e as reformas, o Brasil tem condições de sair da crise e voltar a crescer em média 2,3% ao ano, nos próximos anos. “Com as reformas microeconômicas, que também estamos propondo, e a diminuição do tamanho do Estado, podemos aumentar essa taxa de crescimento potencial para os anos seguintes e chegar a um número entre 3,5% e 4%. Aí, sim, entrar em uma rota de crescimento robusto”, explicou.

Postado em 26 de Maio, às 14:01 por Redação Criativa 0 comentários

Rui se reúne com prefeitos para garantir serviços das policlínicas

O governador Rui Costa se reuniu, nesta quinta-feira (25), na Governadoria, em Salvador, com técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e gestores dos consórcios públicos de saúde para discutir detalhes sobre as especialidades que serão disponibilizadas nas policlínicas regionais, além dos roteiros dos ônibus que levarão os pacientes dos municípios vizinhos às unidades de saúde.

Com obras avançadas, quatro policlínicas estão previstas para serem entregues em setembro deste ano. Elas contemplam as regiões de Jequié, Irecê, Guanambi e Teixeira de Freitas. “Com a obra ficando pronta e os equipamentos sendo instalados, nós estamos passando o bastão para os consórcios de saúde. Estamos cuidando da gestão, padronização e da qualidade do serviço. Fica nosso agradecimento e a felicidade de estarmos construindo algo com cada município. A minha convicção de que essa parceria entre o Estado e os municípios vai dar certo”, afirmou Rui.

Cada unidade custou, em média, R$ 20 milhões em obras e equipamentos. Juntas, as quatro policlínicas cobrirão 80 municípios e uma população de aproximadamente 1,870 milhão de pessoas, que não terão mais que se deslocar por grandes distâncias para realização de consultas e exames específicos.

Já as policlínicas em Santo Antônio de Jesus, Valença, Alagoinhas e Feira de Santana estão em fase de terraplanagem e limpeza do terreno, enquanto os serviços ainda serão iniciados na unidade de Camaçari. Os municípios de Paulo Afonso, Brumado, Senhor do Bonfim e Ribeira do Pombal também receberão as policlínicas regionais de saúde. Os consórcios públicos que administrarão essas unidades estão em processo de implantação, com exceção da região de Paulo Afonso, que já foi implantado.

Descentralização

Os consórcios de saúde estão sendo implantados para a gestão de serviços regionalizados, como policlínicas, unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e centros de especialidades odontológicas. Para o presidente do consórcio da região de Irecê, o prefeito do município de Lapão, José Ricardo Rodrigues, as obras vão contribuir para descentralizar os serviços de saúde no estado. “Vai ser muito positivo para todas as regiões contempladas, tanto as cidades sede quanto os municípios vizinhos. As unidades vão oferecer muitos procedimentos e especialidades, que por muitos anos só eram encontrados na capital”, comentou.

O Estado fica responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das policlínicas, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear os 60% restante. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, presidentes dos consórcios e secretários de saúde das regiões de Irecê, Guanambi, Jequié e Teixeira de Freitas também estiveram presentes na reunião com o governador.

Postado em 25 de Maio, às 18:01 por Redação Criativa 0 comentários

Senado aprova Medida ProvisóriaP que permite saques do FGTS

O Plenário do Senado aprovou hoie (25) a Medida Provisória (MP) 763/2016, que permite o saque dos recursos das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sem a carência de três anos exigida pela lei. Como não houve mudanças no texto, a MP será promulgada, sem necessidade de sanção presidencial

O relator na comissão mista, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), destcou a importância de o Senado consagrar a continuidade dos saques do FGTS, que,segundo ele, já beneficiou mais de 15 milhões de trabalhadores e deve injetar, até o final do calendário de saques, mais de R$ 40 bilhões na economia. “O dinheiro do saldo do FGTS dos trabalhadores já movimentou o mercado varejista, gerando muitos milhares de empregos”, afirmou o senador.

A proposta dá a todo trabalhador que pediu demissão ou teve o contrato de trabalho encerrado com justa causa até 31 de dezembro de 2015 o direito ao saque das contas inativas de FGTS. Até o último dia 16, a Caixa Econômica Federal pagou R$ 24,4 bilhões aos beneficiários nascidos entre janeiro e agosto. O valor pago até então equivale a 84,3% do total previsto (R$ 29 bilhões) para as etapas já liberadas.

Com a iniciativa, o Poder Executivo pretende esvaziar o apelo de ações na Justiça que pleiteiam a correção da conta vinculada de cada trabalhador pelo índice da poupança, que paga 6% ao ano.

Postado em 25 de Maio, às 15:14 por Redação Criativa 0 comentários

Defesa de Loures deposita R$ 35 mil que faltavam em mala devolvida à PF

A defesa do deputado federal afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) informou hoje (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que depositou R$ 35 mil em juízo.

Em abril, Loures foi filmado pela PF recebendo a mala, que, segundo as investigações, continha R$ 500 mil, e foi enviada pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS. Na terça-feira (23), após a deflagração da operação que afastou Loures do mandato, os advogados deles devolveram a mala com R$ 465 mil, R$ 35 mil a menos.

No documento em que atestaram a apreensão, os policiais contaram 9,3 mil notas de R$ 50. Na ocasião, a defesa não se manifestou sobre a falta do dinheiro. Os advogados não esclareceram se o valor devolvido hoje também estava na mala.

Postado em 25 de Maio, às 15:13 por Redação Criativa 0 comentários

Próximo




Gutscheine Groupon
Códigos descuento Groupon
Instagram



Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Riviera Amargosa Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 29/05/2017 14:05