Notícias

Cultura do Ceará apresentada na Casa de Brincar Alecrim em Amargosa

Durante os meses de agosto e setembro de 2017, as Professoras Ana Carla Nunes e Rafaela Guimarães, responsáveis da Casa de Brincar Alecrim, situada em Amargosa, fizeram um mergulho muito intenso no Ceará. Os legados do Estado, sua cultura popular, lendas, mitos, mestres populares, tradições, culinária, extensa obra literária e musical, sua vegetação, flora e fauna, o universo poético presente na obra de Belchior (falecido recentemente), Fagner, Amelinha e Ednardo foi apresentado para as crianças de 02 á 08 anos de idade que freqüentam a Casa de Brincar.

O vasto conhecimento apresentado no projeto intitulado: "O Pessoal do Ceará, muita história pra contar" foi transformado em artes pelos brincantes e o resultado foi uma exposição rica em valorização cultural, poesia, ludicidade e realmente feita pelas crianças para homenagear todo o movimento artístico e cultural do Pessoal do Ceará, movimento de extrema importância  fortaleceu o sentimento de nordestino da música popular brasileira no final da década de 60.

“Estamos mais uma vez satisfeitas e emocionadas com os brincantes da Alecrim. Foi lindo todo o processo de construção da exposição sobre o Pessoal do Ceará. Na Casa de Brincar Alecrim, vivenciamos todo o processo de aquisição e difusão do conhecimento dos nossos brincantes. Agradecemos mais uma vez a eles e a todos os amigos e parceiros da Casa de Brincar Alecrim”. Finaliza a Professora Rafaela Guimarães, proprietária da instituição.

Postado em 24 de Setembro, às 23:27 por Redação Criativa 0 comentários

Morre em Cachoeira aos 67 anos o artesão 'Doidão da Bahia'

Oriundo de uma família de artistas plásticos renomados no Brasil, José Cardoso Araújo 67 anos, natural de Cachoeira, no recôncavo baiano, faleceu na madrugada deste sábado (23/9) em Salvador, onde lutava contra problemas renais. José Cardoso, ganhou identificação artística de 'Doidão da Bahia' diante da linha genealógica com os escultores Boaventura da Silva Filho, 'o Louco', e Clóvis Cardoso da Silva, 'o Maluco'. Doidão estava internado e respirava por ajuda de aparelhos.

Doidão ganhou destaque com exposição: "30 anos de esculturas primitivas" em 1997, qual o artista consagrou seu trabalho, vindo a comercializar peça em países como Estados Unidos, Portugal e Alemanha. Doidão também era aclamado pelas principais salas de exposições do ramo profissional.

O artista é Irmão do escultor Lourival Cardoso de Araújo Dory. Doidão, nas últimas décadas, passou a dirigir produções, orientando os mais jovens, riscando muitas peças e trabalhando na comercialização das esculturas em Cachoeira e Praia do Forte, no Litoral Norte da Bahia. Readquiriu o sítio do Alecrim, que seu tio Louco precisou se desfazer em vida.

Aí voltaram a trabalhar filhos, sobrinhos e netos de Louco. De seus sete filhos, nenhum deu continuidade à escultura como atividade, entretanto, a sua filha Itana Cardoso interessou-se por arte. Ela realizou painéis que decoravam o restaurante A Cabana do Doidão Bahia, antiga Cabana do Pai Thomaz.

Doidão foi presidente da Associação de Artistas Plásticos e Animadores Culturais de Cachoeira (AAACC) em 1987, e foi eleito representante da comunidade no Conselho Municipal de Cultural em 2011. O local do sepultamento ainda não foi informado pela família.

 

Postado em 24 de Setembro, às 21:31 por Fabio Cruz 0 comentários

Em Mirangaba homem sofre acidente ao tentar socorrer amigo

Ricardo Souza Lima, 18 anos, sofreu um acidente com o carro que dirigia, na madrugada deste domingo, 24, no município de Mirangaba (a 393 quilômetros de Salvador). Ele estava indo socorrer o amigo Paulo Henrique, 17 anos, que tinha batido a moto que pilotava contra um poste.

De acordo com o blog Augusto Urgente, o homem teve fraturas e foi socorrido para o Hospital de Jacobina (a 33 quilômetros de Mirangaba). Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Ainda segundo o blog, o rapaz estava indo para a região de Coqueiros de Mirangaba, onde aconteceu o acidente com o amigo, que morreu no local.

Postado em 24 de Setembro, às 21:27 por Fabio Cruz 0 comentários

Feirantes da cidade de Laje reivindicam melhorias na Feira Livre

Moradores da cidade de Laje, no vale do Jiquiriçá, denunciaram neste fim de semana o descaso na Feira Livre da cidade. Segundo eles, os produtos são comercializados em uma área que não é pavimentada e que nesse período de chuva forma muita lama.

Ainda segundo os feirantes, essa situação desrespeita tanto o consumidor como também o cidadão que depende da Feira-Livre para sustentar suas famílias. Os moradores e comerciantes do Município de Laje esperam providencias por parte do Poder Publico Municipal. 

Postado em 24 de Setembro, às 21:24 por Fabio Cruz 0 comentários

ONG ‘Amo Animais’ realizará 1º bazar de produtos infantis em SAJ

A ONG ‘ Amo Animais’ realizará no dia 07 de outubro a partir das 7h da manhã, o 1º bazar de produtos infantis na Praça Padre Mateus em Santo Antônio de Jesus. A ação visa arrecadar fundos para apoio às atividades e custos que a ONG possui.

‘Amo Animais’ já atua há cinco anos se dedicando aos cuidados de animais em situação de abandono ou doença. Diariamente a instituição gasta cerca de 30 kg de ração e comporta mais de 80 cães, ultrapassando o limite permitido.

Quem tiver interesse em fazer doações de roupas e brinquedos novos e usados para o bazar, deve levar até um dos postos de entrega – Comercial São Luís, Guarda Roupas Modas, FB Games ou no Expresso da Coxinha. 

Postado em 24 de Setembro, às 21:21 por Fabio Cruz 0 comentários

Ciclista se acidenta em São Miguel das Matas e vai parar no HRSAJ

Na tarde deste domingo (24) aconteceu um acidente em São Miguel das Matas, deixando um ciclista desacordado e socorrido para o Hospital regional de Santo Antonio de Jesus. Um homem identificado como Dando, da localidade da Sucupira, zona rural, estava descendo a ladeira que dá acesso à Embasa e caiu da bicicleta, ficando desacordado decorrente de uma pancada que sofreu na cabeça. Uma equipe da Secretaria de Saúde de São Miguel das Matas socorreu a vítima que depois foi encaminhada para o HRSAJ.

Postado em 24 de Setembro, às 16:21 por Redação Criativa 0 comentários


Grafiteiros dão novo visual a Escola Almeida Sampaio em Amargosa

Projeto de Grafitagem realizado na Escola Estadual Almeida Sampaio em Amargosa tem como objetivo levar a arte urbana para as paredes da Escola.

O projeto teve a participação dos grafiteiros Pinel e Mônica, líderes e vice líderes de classe, alunos do Projeto AVE- Artes Visuais Estudantis e alunos incluídos no Projeto Socioeducativo.

Os temas grafitados foram trabalhados em sala de aula: Combate ao racismo, Valorização da Mulher e Protagonismo Juvenil, onde foi feito uma releitura das imagens nos muros da escola. #grafitaê.

Postado em 23 de Setembro, às 16:21 por Redação Criativa 0 comentários

Feriado, hoje cidade de Amargosa celebra o Dia do Evangélico

O município de Amargosa celebra hoje o Dia do Evangélico, conforme Lei Municipal nº 481, que modificou a celebração para o 4º sábado do mês de setembro, aprovada pela Câmara Municipal, e sancionada.

Esta data visa o incentivo da espiritualidade e da fé religiosa promovida pela doutrina cristã e é celebrado em diversas datas diferentes, de acordo com a região e cidade do Brasil.

A festa em comemoração a data será no outro final de semana, dia 29 de Setembro, conforme confirma a União dos Evangélicos de Amargosa - UNEA. Uma festa comemorativa marcará a data especial e será realizada na Praça do Bosque, onde se apresentarão o cantor conhecido nacionalmente Marcos Antonio, a Banda Manancial, a Banda amargosense Guard"Fé e a Banda miguelense Romanos 5.

Postado em 23 de Setembro, às 16:11 por Redação Criativa 0 comentários

Coelba fará desligamento programado em Maragogipe terça feira, 26

A Coelba informa à população de Maragogipe que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Terça Feira dia 26 de Setembro de 2017 das 10h 00min às 16h 00min. Serão atingidas as seguintes localidades: AVENIDA OCEANICA, PRAÇA CONSELHEIRO ANTONIO REBOUÇAS,RUA DURVAL DE MORAES, RUA GERALDO MEYER.  

O desligamento será necessário para que técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município.

 

 

 

 

 

 

 

Postado em 23 de Setembro, às 12:28 por Fabio Cruz 0 comentários

Carne de Bode de Pintadas é atração em festival gastronômico

Corte nobre de carne de bode produzido pela Cooperativa da Agricultura Familiar de Pintadas (Cooap), no município de Pintadas, é um dos pratos de destaque do Festival Tempero Bahia, que acontece até o próximo domingo (24), em Salvador, promovido pelo Ministério da Cultura com o apoio do Governo do Estado. 

Na primeira edição do Festival na capital, o tema escolhido foi Baía de Todos os Santos - da carne de fumeiro aos frutos do mar. Mais de 20 restaurantes, de Itapuã ao Centro Histórico, criaram pratos que valorizam ingredientes baianos.

Para o presidente da Cooap, Gerinelson Lima, é muita alegria para a cooperativa ver seu produto se expandindo cada vez mais para novos espaços e ganhando mercado, em função da qualidade: “Agradecemos ao Governo do Estado, que vem nos proporcionando ações para inserção dos nossos produtos, como a Expedições Gastronômicas: Da roça para a mesa, Expedição Gastronômica que aconteceu em junho, onde chefs de cozinha fizeram experimentos e novas descobertas e agora nos ajuda a colocar esses produtos nos melhores mercados. Estamos felizes com o avanço e com o desafio de aumentar a nossa produção, levando ganho para o produtor”. 

Expedição

A Expedição Gastronômica é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que tem como objetivo de levar grandes nomes da gastronomia para conhecer a diversidade da agricultura familiar da Bahia e, na primeira edição, em junho, levou cinco chefs, ao município de Pintadas.

Na oportunidade, o grupo conheceu o sistema produtivo da capriovinocultura de corte, compreendeu o habitat natural do bode, seu modo de vida, alimentação na caatinga, as técnicas tradicionais, trocou experiências com os produtores locais e conheceu a dinâmica do trabalho na agricultura familiar, voltada para o cooperativismo e associativismo, da Cooap, onde foi possível vivenciar o abate, resfriamento, cortes finos e congelamento das carnes.

Bahia Produtiva

O Bahia Produtiva está investindo R$1,5 milhão na Cooap em aquisição de equipamentos e adequações na infraestrutura do frigorífico e abatedouro, além da implantação de dois hectares de palma, para a segurança alimentar do rebanho. A chegada desses novos equipamentos, automatizados, irá permitir melhores condições de trabalho para os profissionais da cooperativa, aumentar o volume de estocagem e ampliar a capacidade de produção.

 

-- 

 

 

 

Postado em 23 de Setembro, às 12:25 por Fabio Cruz 0 comentários

Município de Cairu ganha nota A do Ministério do Turismo

O município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia ganhou nota ‘A’ no programa Mapas Turísticos do Brasil - um instrumento do Ministério do Turismo, divulgado na última quinta-feira (14), que seleciona as cidades indutoras do turismo no país, e aponta as prioridades para as políticas públicas do setor.

De acordo com mapa, 53 municípios baianos estão nas categorias A, B e C. São aqueles que concentram o maior fluxo de turistas domésticos e internacionais. Os demais 97 municípios figuram nas categorias D e E. Esses os que não possuem fluxo, no entanto precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

Internacionalmente conhecido por possuir atrativos naturais como Morro de São Paulo, Boipeba, Garapuá e Moreré, Cairu também possui uma sede que reconta a história do Brasil Colônia, através de suas igrejas, casarios, ladeiras e ruas de pedra.

“Além das belezas do bioma que integra a APA Tinharé, Cairu possui um povo acolhedor, que recebe o turista de braços abertos e sorriso no rosto, sem falar de um excelente parque hoteleiro e toda infraestrutura para receber bem os visitantes”, afirma o prefeito, Fernando Brito.

Para Edson Caporazzo, secretário municipal de Turismo, a classificação não poderia ser diferente.”É o resultado de um trabalho conjunto entre o poder público e o trade, para melhorar cada vez mais, o receptivo turístico do município”, comemora.   

A classificação A, do Ministério do Turismo, também foi atribuída na Bahia aos municípios de Bom Jesus da Lapa, Ilhéus, Itacaré, Lençóis, Porto Seguro e Salvador. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.

 

Postado em 23 de Setembro, às 12:21 por Fabio Cruz 0 comentários

Veículos são incendiados nesta madrugada na cidade de Brejões

Dois veículos foram incendiados na madrugada deste sábado (23), na cidade de Brejões. O fato aconteceu por volta das 1:02h.

Um dos incêndios foi um micro ônibus que pertence a prefeitura de Brejões e aconteceu no bairro Altino Pinto, o outro aconteceu no centro, em frente à casa Paroquial, e o carro pertence ao padre Janio de Jequié.

Ao perceberem a situação, moradores, com o auxilio da guarda Municipal e a policia Civil através do investigador Cristiano Ribeiro, e montaram uma verdadeira força tarefa para conter o fogo.

Um dos incêndios foi controlado a tempo de salvar um dos veículos, aguarda a chegada da polícia técnica para a realização da perícia.

Postado em 23 de Setembro, às 09:59 por Redação Criativa 0 comentários

Paróquias de Amargosa convidam para Caminhada do Mês da Bíblia

"Prezada comunidade eclesiástica,

Nós, paroquianos de Nossa Senhora do Bom Conselho e Santa Rita, cumprimos com honra e prazer, o dever de convidar-vos à participar conosco da nossa Caminhada de Encerramento do Mês da Bíblia. Acontecendo aos vinte e quatro dias do mês de setembro (24/09), nossa caminhada terá início às 06:00h da manhã com ponto inicial na Comunidade do Cavaco onde prosseguiremos juntos até a Comunidade de Itachama. Informamos também, que teremos transporte saindo pontualmente às 05:30h da frente da Catedral e, também, no mesmo horário, saindo da frente da Igreja Matriz da Paróquia Santa Rita.

Atenciosamente,
Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho e Paróquia Santa Rita.

Amargosa, 22 de Setembro de 2017."

Postado em 22 de Setembro, às 22:41 por Redação Criativa 0 comentários

Católicos miguelenses participam do novenário de São Miguel Arcanjo

Está sendo realizado na cidade de São Miguel das Matas, o novenário do padroeiro local, São Miguel Arcanjo, que este ano tem como tema: "Comunidade Família de Família."

Nesta sexta - feira (22) acontece a 3ª noite do novenário que começa sempre as 19 horas na igreja matriz. Muito tradicional, o novenário tem recebido muitos fiéis católicos.

Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael representam a mais alta hierarquia dos anjos. Eles fazem parte do grupo dos "sete espíritos" citados no livro do Apocalipse. Estes, atendem diretamente ao trono de Deus. Como função, podemos dizer que eles são mensageiros dos decretos de Deus aqui neste mundo.

São Miguel é considerado o guardião celeste, o príncipe e guerreiro, que defende o trono celestial. Ele é também o defensor e protetor do Povo de Deus e Padroeiro da Igreja Católica. São Miguel Arcanjo é o chefe supremo do exército celestial, dos anjos que são fiéis a Deus. Ele é conhecido também como o Arcanjo da Justiça e Arcanjo do arrependimento. São Miguel Arcanjo é o grande combatente e vencedor das forças do mal.

Seu nome é citado três vezes nas Sagradas Escrituras: A primeira, no Antigo Testamento, está no capítulo 12 do livro de Daniel. A segunda, já no Novo Testamento, na carta de são Judas e a terceira, no capítulo 12 do livro do Apocalipse.

A festa de São Miguel Arcanjo, padroeiro de São Miguel das Matas, acontece no próximo dia 29 de Setembro, próxima sexta.

Postado em 22 de Setembro, às 20:26 0 comentários

COELBA fará desligamento programado em SAJ terça feira,26

A Coelba informa à população de Santo Antônio de Jesus que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica nesta Terça Feira dia 26 de Setembro de 2017 das 08h 45min às 16h 30min. Serão atingidas as seguintes localidades: RUA ALEXANDRINO SOUZA SANTOS, RUA ALTO SANTO ANTONIO, RUA SANTA LUZIA, RUA SANTA RITA.

O desligamento será necessário para que técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município.

 

 

 

Postado em 22 de Setembro, às 20:04 por Fabio Cruz 0 comentários

CEAVB em São Miguel das Matas desenvolve o Transformaê do Miro

O Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas em São Miguel das Matas, foi movimentada com várias oficinas, dentre elas, Rima, Graffiti, Astroquímica, Etnobotânica, Dança e execução da Farmácia Viva do Miro. Ainda pode-se contar com algumas atividades de expressões artísticas livres e reapresentação dos Projetos da Feira Estadual.

"Foi realmente um momento de muita aprendizagem, produção, interação e troca de ideias. Mais um dos nossos momentos para fortalecer a ideia de que, "Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência", destaca a direção da unidedade de ensino em uma página na Rede Social.

"A Família CEAVB (estudantes, professores, funcionários, direção e pais), Coletivo Quinta Esquina, Coletivo Mdois, CECTA/UFRB, Professor Yuji Watanabe e Valdeck (Dequinho)", acrescenta.

Postado em 22 de Setembro, às 16:55 por Redação Criativa 0 comentários

Corpo de baleia é removido de praia na Cidade Baixa em Salvador

Agentes de limpeza iniciaram a remoção do corpo da baleia Jubarte que encalhou na Cidade Baixa. O animal foi encontrado morto nesta quinta, 21, mas inicialmente estava longe da areia o impediu a retirada.

Com o movimento do mar, o corpo foi levado para a faixa de areia da praia da Pedra Furada, permitindo o trabalho. Diversos agentes da Limpurb participam da ação, que é acompanhada por banhistas.

Ainda não há informações sobre o que causou a morte da baleia. Essa já é 38º caso de encalhe de baleia na Bahia.

 

 

Postado em 22 de Setembro, às 11:33 por Fabio Cruz 0 comentários

Alunos de Elísio Medrado realizam aula de campo em Itatim e Castro Alves

No último dia 19 de Setembro de 2017, foi realizada uma aula de campo com os estudantes das turmas do 8º ano do Colégio Municipal Justiniano Bittencourt (Elísio Medrado/BA), nos municípios de Itatim/BA e Castro Alves/BA.

A atividade foi proposta pela área de Ciências Humanas, com a coordenação do professor Bruno Carvalho. Estiveram presentes alguns professores e funcionários, que deram o suporte logístico às atividades propostas: Rosangela (professora de Língua Portuguesa e Arte), Carlos André (professor de Geografia), Reinaldo (professor de Geografia), Rosa (secretária escolar), Agda (professora de Língua Portuguesa), Gilson (professor de Matemática) e Ane (bióloga e professora do município de Itatim).

Dentre os objetivos da proposta, destacam-se os seguintes: fomentar a capacidade crítica e reflexiva dos estudantes através das experiências práticas desenvolvidas na aula de campo; compreender a interferência antrópica no espaço regional, ocorrida ao longo da história da ocupação local; apreender as peculiaridades da geografia local, bem como os aspectos econômicos e, por fim, conhecer os personagens principais da história local, valorizando a produção cultural e o papel histórico dos mesmos.

Na oportunidade, o público visitou as formações rochosas peculiares do município de Itatim, a saber, o Morro da Ponta Aguda e o Morro das Tocas, e em seguida, o comércio de artesanatos nas proximidades da BR 116. Por último, os estudantes visitaram o Casarão Cultural de Castro Alves, antiga sede da Fazenda Curralinho, no município de Castro Alves.

Postado em 22 de Setembro, às 11:21 por Fabio Cruz 0 comentários

COELBA fará desligamento programado em zona rural de Laje

A Coelba informa à população de LAJE que irá realizar um desligamento programado no fornecimento de energia elétrica neste Domingo dia 24 de Setembro de 2017 das 08h 30min às 16h 30min. Será atingida a seguinte localidade: POVOADO PONTE DE FERRO.

O desligamento será necessário para que técnicos da concessionária possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento na rede elétrica que atende ao município.

 

 

Postado em 22 de Setembro, às 11:18 por Fabio Cruz 0 comentários

Próximo




Gutscheine Groupon
Códigos descuento Groupon
Instagram



Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Riviera Amargosa Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 25/09/2017 03:00