Notícias

Ônibus com trabalhadores rurais tomba em Ibirapuã e deixa 12 feridos

Doze pessoas ficaram feridas após um ônibus tombar em um trecho da BA-693 de Ibirapuã, no sul do estado, nesta quarta-feira (25). Segundo o G1, o veículo transportava trabalhadores rurais para uma usina em Medeiros Neto, cidade também do sul baiano.

Ambulâncias do Samu foram ao local e levaram os feridos para hospitais de Ibirapuã e Medeiros Neto. Não há detalhes do estado de saúde deles. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente foi causado por problemas mecânicos. Por conta do acidente, a pista ficou interditada por cerca de 2h.

Postado em 26 de Abril, às 10:32 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Moto é roubada no centro da cidade de Santo Antônio de Jesus

Uma moto foi furtada na tarde desta quarta-feira (25/04), na Avenida Governador Roberto Santos em Santo Antônio de Jesus. A proprietária deixou a moto CG 125 Fan, placa OUU 7211, em frente ao Shopping Itaguari, por volta das 09h, e ao retornar não a encontrou mais no local.

Postado em 26 de Abril, às 10:11 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Santo Antônio está proibido de contratar artistas para o São João

O promotor Público da 5ª Promotoria de Santo Antônio de Jesus, João Manuel, falou sobre o processo de fiscalização ao qual está sujeito o São João de Santo Antônio de Jesus. Segundo Dr. João, devido aos diversos problemas que foram identificados em festejos anteriores, como nos anos de 2013, 2014 e 2015, foram deflagradas uma Ação Penal e uma Ação Civil Pública administrativa por improbidade administrativa.

Segundo o mesmo, as irregularidades levaram o MP (Ministério Público) a ajuizar as ações penais que versam principalmente a respeito dos moldes de contratação de bandas. “Em razão dessas series de irregularidades, em 2016 o MP através da 5ª promotoria de Justiça ajuizou uma ação civil pública que se encontra em tramite na 3ª Vara daqui da Comarca através da qual o MP requeira ao judiciário que proibisse o município de Santo Antônio de Jesus de realizar contratações de artistas e bandas através de intermediários.

A liminar que foi requerida pelo MP foi deferida pela 3ª Vara Civil dessa Comarca. Essa liminar continua vaga e o município está terminantemente proibido, desde o ano de 2016, de realizar contratações de artistas através de intermediários. Sendo obrigado a realizar essas contratações diretamente com os artistas ou com seus empresários exclusivos”, disse.

O mesmo ainda informou que para 2018 já foi instaurado um procedimento para apurar os processos de contratação da prefeitura. “Para esse ano de 2018, o MP já instaurou um procedimento com a finalidade de apurar de maneira preventiva a forma como as contratações vão ser realizadas aqui pela prefeitura de Santo Antônio de Jesus”, explicou.

Ao ser questionado sobre os processos anteriores, o mesmo informou que os processos são respondidos pelos gestores que assumiam a prefeitura a época. “As irregularidades que aconteceram e que foram apuradas nos festejos juninos dos anos anteriores quem responde são os gestores daquele período”, concluiu.

Postado em 26 de Abril, às 10:04 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Travessias Salvador-Mar Grande encerra cedo por conta da maré baixa

Nos terminais Náutico da Bahia, no Comércio, e  Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, o movimento é tranquilo de  de passageiros na manhã desta quarta-feira (27).

Oito embarcações estão em tráfego na travessia Salvador-Mar Grande, que tem embarque imediato e cumpre horários de saída de 30 em 30 minutos.

O percurso da travessia, cerca de 12 Km, está sendo feito pelas embarcações em tempo médio de 40 minutos, em boas condições de navegação na Baía de Todos os Santos.

Maré Baixa -  A Astramab - Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia - informa que devido ao início do período da maré baixa, hoje a travessia funcionará até às 18h30, último horário saindo de Salvador, e até às 18h, última saída de Mar Grande para a capital.

Com maré baixa, o Terminal de Vera Cruz, na Ilha, fica sem condições de operar devido à falta de profundidade do canal de navegação. 

A linha Salvador-Morro de São Paulo também opera sem restrições. A procura e venda de passagens é moderada nos guichês do terminal. O primeiro catamarã zarpa às 8h30 e o segundo sai às 9h. Depois,  partidas acontecem às 10h30, 13h e 14h30. No sentido inverso: 9h,  11h30, 13h, e 15h.

A viagem dura 2 horas 20 minutos e a passagem custa R$ 95,20. Também funcionam normalmente as escunas do tour pelas ilhas da Baía de Todos. O passeio inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica, com tarifa de R$ 50 e o retorno a Salvador acontece às 17h30.

Postado em 26 de Abril, às 06:00 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Censo Agro está em fase de término em Amargosa e no país inteiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está finalizando as pesquisas do Censo Agropecuário 2017 no país inteiro. Em Amargosa e na região do Vale do Jiquiriçá os trabalhos estão também terminando.

De acordo com o acompanhamento da coleta no site do IBGE, o município de Amargosa já tem 2.745 estabelecimentos coletados, uma quantidade acima da estimativa que era de 1.967 estabelecimentos.

De acordo com o gerente da Agência do IBGE de Santo Antonio de Jesus, Neilton Andrade, no momento em Amargosa só tem dois recenseadores em campo. "Estamos terminando pendências (alguns produtores que se recusaram durante todo período a prestar informações e estamos tentando convencer e obter os dados para a pesquisa retratar com maior precisão a realidade)." Disse.

Ainda de acordo com Neilton em breve os trabalhos estarão concluídos e os dados serão divulgados para a população.

Nos último meses os recenseadores visitaram milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre produção, características dos trabalhadores do setor, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. O papel da agricultura familiar na produção agropecuária também será pesquisado. Os resultados do Censo devem começar a ser divulgados em meados deste anos.

Postado em 25 de Abril, às 19:49 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Ibametro verifica hidrômetro após denúncia de consumidor em Salvador

Nesta terça, dia 24, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), foi checar denúncia de um consumidor, do bairro de São Caetano, que alegou possível irregularidade no hidrômetro de sua residência.

Fiscais do órgão acompanharam a Embasa na retirada do instrumento para aferição.

Após análise metrológica, será emitido laudo sobre a situação do equipamento visando corrigir eventual erro na medição da vazão da água.

“Caso desconfie de irregularidade no hidrômetro do seu imóvel, seja residencial ou comercial, solicite checagem à nossa Ouvidoria pelo tel 0800-0711888”, ressalta o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

Vale ressaltar que pode haver problema no instrumento de medição, até mesmo medindo a menos para a Embasa, ao invés de lesar o consumidor.

Postado em 25 de Abril, às 19:30 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Operário morre após sofrer descarga elétrica em Alagoinhas

Um operário de 42 anos morreu na manhã desta quarta-feira (25), após sofrer descarga elétrica e cair de um prédio de dois andares, que está em construção, na cidade de Alagoinhas, a cerca de 100 km de Salvador. O acidente ocorreu na Rua Bahia, no bairro Petrolar.

Não há informações da altura em que a vítima estava quando caiu. O homem era natural de Alagoinhas. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no estado da Bahia (Sintracom-BA), Antônio Carlos estava debruçado, de cabeça para baixo, pintando uma das paredes externas, quando o rolo tocou na rede elétrica. Com a descarga ele caiu de cabeça e morreu no local.

 Segundo a Polícia Civil, o caso foi registrado na delegacia de Alagoinhas e está sob investigação. A delegada está ouvindo testemunhas. O corpo do trabalhador foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnico (DPT) da cidade. Não há detalhes sobre sepultamento.

Postado em 25 de Abril, às 16:27 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Moradores reclamam das condições de estrada em Santo Antônio

Moradores do povoado do “53” e comunidades vizinhas, zona rural de Santo Antônio de Jesus, toda vez que chove, enfrentam dificuldades para trafegar com veículos na estrada da localidade.

Em contato, uma moradora informou que nesta última segunda-feira (23/04), despejaram na ladeira do “53”, três caçambas de um material que seria cascalho, mas esse material se transformou em lama, piorando ainda mais a situação dos moradores, principalmente dos estudantes, que vão de segunda a sexta para a cidade.

Postado em 25 de Abril, às 16:09 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Isabel Silva discute a Lei do Piso no Educavale em Elísio Medrado

Nesta quarta-feira (25) a AE (Avaliadora Educacional) da Rede PCR (Planos de Cargos e Remuneração) da Bahia, participou do Encontro de Dirigentes Municipais de Educação do Território do Vale do Jiquiriçá, Educavale e na oportunidade discorreu sobre a Lei 11.738/2008.

À luz da reserva técnica, conforme preconiza a legislação, Isabel ressaltou que os desafios dos municípios são grandes, porém é preciso acontecer esse enfrentamento fundamentado naquilo que determina a legislação em vigor.

Ela começou a sua fala fazendo um breve histórico da legislação educacional brasileira, desde a promulgação da Constituição Federal, LDBEN, Lei do FUNDEF, também de 96, chegando até ao FUNDEB e por conseguinte, a Lei do Piso, 11.738 de 2008.

“Para falarmos de reserva técnica, lei aprovada no ano de 2008, precisamos relembrar um pouco de nossa história à cerca da educação e do financiamento da educação, que como o próprio nome já diz, são disposições transitórias, por serem vivas e estarem em constantes modificações”, ressalta.

“Atualmente os profissionais que correspondem ao magistério e que são remunerados pelos 60% do Fundeb é bem maior do que a lei do FUNDEF preconizava e com isso novos olhares e cumprimentos da lei precisam ser estabelecidos e cumpridos”.

“Nós não somos coitadinhos, nós temos que deixar de reforçar esse discurso de que nosso problema é só a falta de dinheiro, nosso problema é também a carência de recursos, mas certamente e nós percebemos todos os dias que nosso maior desafio é de gestão”, acrescenta.

Durante a sua fala, ela fez uma relação entre a valorização profissional na época do FUNDEF e agora com a Lei do Piso. “Nós somos bem mais valorizados e não podemos continuar dizendo que professor não ganha bem, precisamos sim receber bem mais, mas quando fazemos um comparativo com outros profissionais de outras áreas com a mesma formação, percebemos o que professor recebe mais”.

Postado em 25 de Abril, às 13:37 por Magno Bastos 0 comentários

CRAS de São Miguel das Matas avisa prazo para cadastro do BPC

A Secretaria de Assistência Social do município de São Miguel das Matas informa: Todos (as) os Deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), agora tem que estar no Cadastro Único, para que o benefício seja mantido.

O responsável pela família deve procurar o CRAS, o prazo vai até Dezembro de 2018.

Postado em 25 de Abril, às 12:16 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Começa nesta sexta - feira o CRAS Itinerante em São Miguel das Matas

Atenção beneficiários dos programas sociais do CRAS, a Secretaria Municipal de Assistência Social divulga o calendário do CRAS ITINERANTE. Nesta sexta - feira (27) o atendimento será no Tabuleiro da Santa as 14 horas.

O Cras Itinerante realiza ações de cadastramento do Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Benefício de Prestação Continuada, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com crianças, adolescentes e idosos, dentre outros.

Veja o calendário completo abaixo:

Postado em 25 de Abril, às 12:07 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Educavale em Elísio Medrado reúne dezessete municípios do Vale e região

O Dirigentes Municipais de Educação do Território do Vale do Jiquiriçá se reuniram nesta quarta-feira (25) para discutir políticas públicas educacionais no território de identidade e três pautas foram fomentadas por profissionais que trabalham na área no Estado da Bahia.

Três temas fundamentaram as discussões que teve início às 9 horas e seguiu até ás 17 horas. A Rede de Planos de Cargos e Remuneração, a Lei Federal 11.738 de 2018 que trata da reserva técnica e a Base Nacional Comum Curricular.

 Este é o segundo Educavale (Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do vale do Jiquiriçá) do ano. O Primeiro aconteceu em Mutuípe.

Postado em 25 de Abril, às 11:11 por Magno Bastos 0 comentários

Nesta quinta-feira comemora - se o dia da padroeira de Amargosa

A paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho em Amargosa, comemorará neste quinta - feira (26) o dia especial de sua padroeira que este ano tem como tema: "Igreja Comunidade: Casa da Iniciação da Vida Cristã."

Nesta quarta completa a 9ª noite de novenário, e quinta - feira, dia festivo, terá uma programação durante todo o dia, incluindo a santa missa e procissão.

Por ser o dia da padroeira de Amargosa, nesta quinta-feira é feriado municipal.

Programação:

5h - Alvorada Festiva

6h - Missa em memória dos paroquianos falecidos

10h - Celebração Solene em louvor a Nossa Senhora do Bom Conselho

15h - Momento Mariano

16h - Procissão com a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho pelas ruas da cidade

A Catedral estará aberta durante todo o dia para visitação dos devotos de Nossa Senhora.

Postado em 25 de Abril, às 10:47 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Ruas de Elisio Medrado estão há mais de 13 horas sem energia elétrica

Há mais de 13 horas parte da praça da Bíblia, Jonival Lucas e Genésio Braga estão sem energia na cidade de Elísio Medrado.

Segundo informações, o que motivou a falta de energia foi a explosão de um transformador na Praça da Bíblia.

A Coelba foi acionada e até o momento a população das ruas estão sem energia. A falta afetou também o serviço de internet da cidade.

O Colégio Rômulo Galvão está com suas aulas comprometidas por conta do ocorrido e segundo informações do gestor Ivan Silva há suspeitas que aparelhos queimaram.

Postado em 25 de Abril, às 09:24 por Fabio Cruz 0 comentários

Prefeitura de São Miguel faz tapa-buraco na estrada que liga Varzedo

A Prefeitura de São Miguel das Matas, continua trabalhando e buscando melhorias para os munícipes e recuperando estradas.

Através da Secretaria de Infraestrutura e da Diretoria de Obras do município está sendo realizado a operação tapa-buraco na estrada vicinal que liga o município de São Miguel ao município de Varzedo, trecho que recentemente obteve o serviço de patrolamento.

Postado em 24 de Abril, às 21:22 por Redação Criativa 0 comentários

Começou de cabelereiro na Bahia fashion week em Amargosa

Começou o curso de cabelereiro da Bahia Fashion Week na cidade de Amargosa. Cortes, escovas, penteados, colorimetria, química em geral e sombrancelha assimétrica.

O curso é ministrado pelo profissional Ricardo Moreira e acontece na rua Narciso de Almeida Muniz, número 101, antiga rua da Lapinha, próximo a Motosol em Amargosa ou pelo (75) 98857 5255.

Postado em 24 de Abril, às 20:49 por Ivanildo Bastos 0 comentários

Em São Miguel das Matas, casas são construídas nas encostas

Após o Loteamento na Avenida Rui Barbosa no Bairro do Onha, no final da década de 80, todos os loteanetos que vieram depois em São Miguel das Matas, foram particulares, fazendo com que algumas pessoas construam suas residências à beira dos barrancos.

O loteamento às margens da BA 539 no Alto São Miguel na parte de baixo do Conjunto Habitacional, é fruto de uma invasão e até hoje alguns moradores do local enfrentam problemas decorrente da ação.

São mais de dez loteamentos particulares na cidade e nenhum deles está devidamente regulamentado. Não existe nenhum Projeto de Lei aprovado na Câmara de Vereadores de São Miguel das Matas legitimando esta prática. 

Postado em 24 de Abril, às 16:42 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Carreta carregada tomba na zona urbana de Luis Eduardo Magalhães

Por volta das 11h30 desta terça-feira (24), uma carreta/Scania carregada com cimento tombou às margens da BR 242, próximo a Aquarela Tintas que fica na Enedino Alves da paixão, zona urbana de Luís Eduardo Magalhães.

De acordo informações do motorista, ele parou a carreta e subiu em cima da carga pra verificar a mesma, quando de repente a carreta desceu sozinha e tombou ao lado da rodovia.

O motorista que estava em cima da carga pulou mais nada sofreu, apesar do tombamento do veículo a carga não se desprendeu da carroceria da mesma. A carga de cimento seria descarregada na cidade de Barreiras. A carga foi transferida para outra carreta.

O acidente chamou a atenção de quem passava no local. Só houve danos materiais.

 

Postado em 24 de Abril, às 15:59 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Integrantes de ocupação fazem protesto em Santo Antonio

Os integrantes de uma ocupação próxima ao clube dos mil, na cidade de Santo Antônio de Jesus, estão em frente à prefeitura municipal, nesta terça-feira (24), para reivindicar que seja feita a desapropriação do imóvel ocupado e a destinação da área para criação de um bairro popular. 

A área, que está ocupada por cerca de mil famílias de baixa renda, já foi objeto de uma liminar de reintegração de posse concedida pela justiça e, de acordo com os ocupantes, a única chance de reverter o despejo é a aquisição da área pela prefeitura.

Confira a Nota dos ocupantes:

Na cidade de Santo Antônio de Jesus o preço de um pedaço de terra torna impossível a compra por parte das famílias de trabalhadores e trabalhadoras. No mesmo caminho, os aluguéis são extremamente caros, e quando as famílias conseguem pagar ficam prejudicadas no atendimento de outras necessidades, como alimentação, transporte, saúde, educação, lazer. Os programas de habitação popular são totalmente insuficientes para atender o direito à moradia das famílias de baixa renda, e muitas vezes são implantados sem atender aos que mais precisam.

De outro lado, nós temos uma cidade que só cresce com a construção de novos loteamentos e condomínios de luxo (a maioria fechados e de acesso exclusivo) para as pessoas de alta renda. Uma cidade cheia de grandes terrenos sem utilização nenhuma, servindo apenas para engordar os bolsos dos grandes empresários.

Ou seja, vemos o povo se apertando em pequenos espaços de terra, enquanto uma minoria privilegiada tem na terra um meio pra ficar ainda mais rica, sem dar a ela nenhuma função produtiva ou social. Descumprem assim o que está na Constituição Federal, que diz que toda propriedade urbana ou rural deve cumprir sua função social.

Diante dessa realidade, a ocupação, feita de forma pacífica, de uma grande área próxima ao clube dos mil, que estava abandonada há mais de 40 anos, sem nenhum tipo de uso pelo suposto proprietário, é uma forma legítima de reivindicar que as autoridades assumam seu dever de garantir o direito à moradia para a população de Santo Antônio de Jesus.

São cerca de mil famílias que hoje alimentam a esperança de ter seu pedaço de terra para plantar alimentos e criar seus filhos, que já começaram a dar um uso social e com preocupações ambientais a um terreno que só servia para ações ilegais, como derrubada de árvores, extração ilegal de areia, entre outras.

Diferente do que alguns andam dizendo, não somos aproveitadores, nem baderneiros. Somos famílias se organizando e exercendo sua cidadania para acessar direitos. Somos santoantonienses cansados de esperar pelas promessas eleitorais de vereadores, prefeitos, deputados e etc. Somos o povo em luta pelo direito de dar condições de vida digna aos nossos filhos e filhas.

Por tudo isso, queremos contar com o apoio dos que acreditam que é possível construir uma cidade democrática, justa e sem desigualdade. Por tudo isso, estamos unidos e organizados para reivindicar que o Poder Público tome todas as medidas necessárias para garantir nosso direito à terra e à moradia.

Queremos que o Poder Público cumpra seu dever, adquira a área (por exemplo, por meio da desapropriação de interesse social) e nos ajude a criar o loteamento mais democrático que essa cidade já viu, que nos ajude a construir um bairro popular com habitações dignas, com praças, quadras de esporte, postos de saúde, escolas, creches, áreas verdes e tudo que temos direito.

Vamos continuar lutando pelo cumprimento da função social das grandes propriedade urbanas e pelo nosso direito à terra e à moradia! Vamos continuar lutando para criar o bairro popular mais bonito, democrático e digno que Santo Antônio já teve!!

Postado em 24 de Abril, às 15:46 por Cristóvão Guimarães 0 comentários

Cidade de Entre Rios se destaca na Ação Brincando com Esporte

A Prefeitura Municipal de Entre Rios participou da Chamada Pública nº 01/2018 da Ação Brincando com Esporte, através do encaminhamento de uma proposta elaborada pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, conquistando, para os estudantes do Centro Cultural Domingos Machado de Almeida, uma ação que permite à prática de esporte e de lazer durante os dois períodos anuais de férias escolares.

Esta ação visa a garantia do preenchimento do tempo livre dos estudantes de forma prazerosa e construtiva, por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, esportivas, educativas, artísticas, sociais, assegurando, ao final do período das férias, um passeio turístico e cultural para as crianças e os adolescentes.

No Processo Seletivo, lançado pelo Ministério do Esporte, a proposta de Entre Rios alcançou a pontuação de 210 (duzentos e dez) pontos, do total possível de 250 (duzentos e cinquenta) pontos.

Postado em 24 de Abril, às 14:33 por Magno Bastos 0 comentários

Próximo








Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes Polícia Política Publicidade Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Milagres Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Ubaíra Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 26/04/2018 12:18