Notícias

Cultura do Ceará apresentada na Casa de Brincar Alecrim em Amargosa

Durante os meses de agosto e setembro de 2017, as Professoras Ana Carla Nunes e Rafaela Guimarães, responsáveis da Casa de Brincar Alecrim, situada em Amargosa, fizeram um mergulho muito intenso no Ceará. Os legados do Estado, sua cultura popular, lendas, mitos, mestres populares, tradições, culinária, extensa obra literária e musical, sua vegetação, flora e fauna, o universo poético presente na obra de Belchior (falecido recentemente), Fagner, Amelinha e Ednardo foi apresentado para as crianças de 02 á 08 anos de idade que freqüentam a Casa de Brincar.

O vasto conhecimento apresentado no projeto intitulado: "O Pessoal do Ceará, muita história pra contar" foi transformado em artes pelos brincantes e o resultado foi uma exposição rica em valorização cultural, poesia, ludicidade e realmente feita pelas crianças para homenagear todo o movimento artístico e cultural do Pessoal do Ceará, movimento de extrema importância  fortaleceu o sentimento de nordestino da música popular brasileira no final da década de 60.

“Estamos mais uma vez satisfeitas e emocionadas com os brincantes da Alecrim. Foi lindo todo o processo de construção da exposição sobre o Pessoal do Ceará. Na Casa de Brincar Alecrim, vivenciamos todo o processo de aquisição e difusão do conhecimento dos nossos brincantes. Agradecemos mais uma vez a eles e a todos os amigos e parceiros da Casa de Brincar Alecrim”. Finaliza a Professora Rafaela Guimarães, proprietária da instituição.

Postado em 24 de Setembro, às 23:27 por Redação Criativa 0 comentários

7ª Ação do Programa "Escola de Pais" em Elísio acontece na Escola Sandoval Stª Cruz no Serrote

A Sétima Ação do Programa "Escola de Pais" da Secretaria de Educação  de Elísio Medrado aconteceu neste domingo, 24 na Escola do Campo Sandoval Santa Cruz, Comunidade Rural do Serrote com uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Igreja Evangélica Missão Batista Vida Plena, onde através da metodologia de palestra, ministrada pelo Pastor Arivalter Vidal Sales, abordou a seguinte temática:Filhos: Responsabilidade Primordial dos Pais.

Nesse sentido, esse programa busca montar uma estrutura de encontros com temas relevantes para as famílias - visando orientá-las na educação de seus filhos, oferecendo uma sustentabilidade frente aos desafios da vida em sociedade...

Estiveram presente na ação o Diretor Pedagógico Renilton Sandes, a Coordenadora Pedagógica das Escolas do Campo Gilmara de Jesus, a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e do Fundamental I Sônia Maria Sales, Coordenadora da EJA - Educação de Jovens e Adultos Daniela Moura Bittencourt e as Professoras Luzia, Ivone, Andréa e toda comunidade Escolar e local.

Postado em 24 de Setembro, às 21:33 por Fabio Cruz 0 comentários

Morre em Cachoeira aos 67 anos o artesão 'Doidão da Bahia'

Oriundo de uma família de artistas plásticos renomados no Brasil, José Cardoso Araújo 67 anos, natural de Cachoeira, no recôncavo baiano, faleceu na madrugada deste sábado (23/9) em Salvador, onde lutava contra problemas renais. José Cardoso, ganhou identificação artística de 'Doidão da Bahia' diante da linha genealógica com os escultores Boaventura da Silva Filho, 'o Louco', e Clóvis Cardoso da Silva, 'o Maluco'. Doidão estava internado e respirava por ajuda de aparelhos.

Doidão ganhou destaque com exposição: "30 anos de esculturas primitivas" em 1997, qual o artista consagrou seu trabalho, vindo a comercializar peça em países como Estados Unidos, Portugal e Alemanha. Doidão também era aclamado pelas principais salas de exposições do ramo profissional.

O artista é Irmão do escultor Lourival Cardoso de Araújo Dory. Doidão, nas últimas décadas, passou a dirigir produções, orientando os mais jovens, riscando muitas peças e trabalhando na comercialização das esculturas em Cachoeira e Praia do Forte, no Litoral Norte da Bahia. Readquiriu o sítio do Alecrim, que seu tio Louco precisou se desfazer em vida.

Aí voltaram a trabalhar filhos, sobrinhos e netos de Louco. De seus sete filhos, nenhum deu continuidade à escultura como atividade, entretanto, a sua filha Itana Cardoso interessou-se por arte. Ela realizou painéis que decoravam o restaurante A Cabana do Doidão Bahia, antiga Cabana do Pai Thomaz.

Doidão foi presidente da Associação de Artistas Plásticos e Animadores Culturais de Cachoeira (AAACC) em 1987, e foi eleito representante da comunidade no Conselho Municipal de Cultural em 2011. O local do sepultamento ainda não foi informado pela família.

 

Postado em 24 de Setembro, às 21:31 por Fabio Cruz 0 comentários

Em Mirangaba homem sofre acidente ao tentar socorrer amigo

Ricardo Souza Lima, 18 anos, sofreu um acidente com o carro que dirigia, na madrugada deste domingo, 24, no município de Mirangaba (a 393 quilômetros de Salvador). Ele estava indo socorrer o amigo Paulo Henrique, 17 anos, que tinha batido a moto que pilotava contra um poste.

De acordo com o blog Augusto Urgente, o homem teve fraturas e foi socorrido para o Hospital de Jacobina (a 33 quilômetros de Mirangaba). Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Ainda segundo o blog, o rapaz estava indo para a região de Coqueiros de Mirangaba, onde aconteceu o acidente com o amigo, que morreu no local.

Postado em 24 de Setembro, às 21:27 por Fabio Cruz 0 comentários

Feirantes da cidade de Laje reivindicam melhorias na Feira Livre

Moradores da cidade de Laje, no vale do Jiquiriçá, denunciaram neste fim de semana o descaso na Feira Livre da cidade. Segundo eles, os produtos são comercializados em uma área que não é pavimentada e que nesse período de chuva forma muita lama.

Ainda segundo os feirantes, essa situação desrespeita tanto o consumidor como também o cidadão que depende da Feira-Livre para sustentar suas famílias. Os moradores e comerciantes do Município de Laje esperam providencias por parte do Poder Publico Municipal. 

Postado em 24 de Setembro, às 21:24 por Fabio Cruz 0 comentários

ONG ‘Amo Animais’ realizará 1º bazar de produtos infantis em SAJ

A ONG ‘ Amo Animais’ realizará no dia 07 de outubro a partir das 7h da manhã, o 1º bazar de produtos infantis na Praça Padre Mateus em Santo Antônio de Jesus. A ação visa arrecadar fundos para apoio às atividades e custos que a ONG possui.

‘Amo Animais’ já atua há cinco anos se dedicando aos cuidados de animais em situação de abandono ou doença. Diariamente a instituição gasta cerca de 30 kg de ração e comporta mais de 80 cães, ultrapassando o limite permitido.

Quem tiver interesse em fazer doações de roupas e brinquedos novos e usados para o bazar, deve levar até um dos postos de entrega – Comercial São Luís, Guarda Roupas Modas, FB Games ou no Expresso da Coxinha. 

Postado em 24 de Setembro, às 21:21 por Fabio Cruz 0 comentários

Bahia vence o Grêmio no sufoco e se desgruda do Z-4

Em jogo tenso e com todos os ingredientes de dramaticidade e sofrimento misturados, um legítimo teste para cardíacos, o Esporte Clube Bahia mesmo não apresentando um futebol de encher os olhos e na maior partida dos 90 minutos afobado e ansioso em campo, venceu o Grêmio na noite deste domingo com gol no apagar das luzes em pênalti sofrido por Allione no ÚLTIMO minuto de jogo e convertido pelo centroavante Rodrigão que converteu com uma frieza absurda, quebrou o jejum de seis partidas sem marcar e decretou o triunfo sofrido do tricolor por 1 a 0, para DELÍRIO e ALÍVIO do torcedor na Arena Fonte Nova. 

Com o resultado, o Esquadrão saltou para a 13ª posição com 30 pontos e se desgrudou da ZONA perigosa.

Postado em 24 de Setembro, às 21:08 por Redação Criativa 0 comentários

Vitória brilha de novo e mata o Galo e pula fora do Z4 do Brasieirão

Novamente brilhou a estrela do Esporte Clube Vitória atuando curiosamente fora de casa, onde tem se revelado nos seus melhores momentos e tem obtido os pontos necessários para se sustentar no Campeonato Brasileiro da Série A com esperanças de sobrevivência. Hoje à noite foi mais exemplo da façanha rubro-negra longe de casa. Mesmo cabisbaixo pela posição de vice-lanterna da competição, foi lá no Estádio Independência, jogou de igual para igual com o Atlético-MG e após 90 minutos praticamente sem susto ou sobressalto venceu o Galo pelo placar de 3 x 1 em um resultado PROVIDENCIAL e, sobretudo necessário que remove o Leão para fora de rebaixamento para se alojar na 15ª colocação e pela primeira vez em todo o campeonato na frente do Bahia na tabela de pontuação. Agora são 5 triunfos fora de casa, apenas um empate, e apenas um gol recebido.

O Esporte Clube Vitória começou o jogo avassalador quando abriu o placar logo aos dois minutos de jogo com Neilton aproveitando-se de um apagão geral da defesa atleticana e naquele momento produzia a sensação que poderia repetir as boas atuações/resultados quando atua longe de Salvador onde não perdeu ou recebeu qualquer gol de ninguém, isto a partir da chegada de treinador Vagner Mancini. Mas desta vez a estratégia dos contragolpes não deu certo integralmente, já logo aos 16 minutos Cazares aproveita um passe perfeito de calcanhar de Fred e deixa tudo igual. A partir o Vitória não se desesperou, não apertou o Atlético, mas em contrapartida, não foi incomodado de modo importante por nenhuma ação ofensiva do time mineiro.

No segundo tempo, jogo equilibrado e tranquilo para o Vitória já que não foi ameaçado pelo Atlético-MG e o melhor aos 23 minutos, Yago aproveita um bate e rebate dentro da área e faz o segundo gol do Vitória aos 23 minutos colocando novamente o Leão na frente, placar que foi mantido até o final sem perigo ou risco e para completar, Tréllez fez o terceiro matando o galo já mato. 

Postado em 24 de Setembro, às 20:57 por Redação Criativa 0 comentários

Vamos manter essa mesma escalação para o próximo jogo

Neste domingo, (24) teve a segunda rodada do Campeonato de Cidades Circunvizinhas na cidade de São Miguel das Matas e o repórter Carlos Quintino entrevistou o técnico do Benfica Eddy que disse: “vamos corrigir os erros duas bolas parada, onde erramos e não poderia ter erro “disse o técnico Eddy

Ouça o áudio
Postado em 24 de Setembro, às 20:10 por Carlos Quintino 0 comentários

Vamos focar agora para próximo jogo para sair com a vitória

Neste domingo, (24) teve a segunda rodada do Campeonato de Cidades Circunvizinhas na cidade de São Miguel das Matas e o repórter Carlos Quintino entrevistou o zagueiro do Benfica Udy que disse” fizemos uma boa partida infelizmente não conseguimos ganhar jogo, mais vamos trabalhar agora para o próximo jogo sair com a vitória” disse Udy

 

Ouça o áudio
Postado em 24 de Setembro, às 20:06 por Carlos Quintino 0 comentários

Perdemos o jogo com erros besta, mais o time foi superior

Neste domingo, (24) teve a segunda rodada do Campeonato de Cidades Circunvizinhas na cidade de São Miguel das Matas e o repórter Carlos Quintino entrevistou o diretor do Benfica Kita que disse: “fizemos um primeiro tempo bom, mais já no segundo tempo não jogamos, e o time adversário cresceu e tomamos os gols” Disse Kita.

Ouça o áudio
Postado em 24 de Setembro, às 20:03 por Carlos Quintino 0 comentários

Ansiedade da estreia acabou atrapalhando o desempenho do time

Neste domingo, (24) teve a segunda rodada do Campeonato de Cidades Circunvizinhas na cidade de São Miguel das Matas e o repórter Carlos Quintino entrevistou Michael meio campista da equipe do Benfica que disse. “Jogo estava controlando mais infelizmente vacilamos na bola parada e sofremos o gol. “Disse Michael.

Ouça o áudio
Postado em 24 de Setembro, às 19:59 por Carlos Quintino 0 comentários

Benfica de Itatim estreou com derrota em são Miguel das Matas

A equipe do Benfica de Itatim estreou neste domingo (24), no campeonato de cidades vizinhas, em São Miguel das matas contra a seleção de Jaguaquara o América

E amargou sua primeira derrota no campeonato pelo placar de 2x0, o time também perdeu um jogador, o goleiro Diego por expulsão.

Diego que substituiu o goleiro titular “fofão” que não pode compor o time.

Mesmo com uma expulsão de um jogador do time adversário se igualando os números o time não conseguiu reverter o quadro.

Time composto pelos atletas: Diego, marcos, Ruan, Gil, Alex, Paulinho, Udy, Michael, Nicolas, Tinho e Erick no comando do técnico Eddy.

Postado em 24 de Setembro, às 18:37 por Carlos Quintino 0 comentários

América de Jaguaquara estreia bem e vence Itatim em 2 x 0

O América do Entroncamento de Jaguaquara recebeu neste domingo no Estádio Odílio Fernandes de Souza em São Miguel das Matas, pelo Campeonato de Cidades Circunvizinhas o Benfica de Itatim na estréia do certame e garantiu a vitória em 2 x 0.

O jogo foi frio no primeiro tempo, porém na etapa complementar as duas equipes criaram várias oportunidades e o placar foi aberto depois dos 15 minutos com gol de Tatai. O zagueiro subiu mais que os adversários e de cabeça abriu o placar.

O América de Itatim depois do gol chegou algumas vezes com perigo na meta do adversário, porém não teve a tranqüilidade e eficiência para igualar o placar e o América, aproveitou mais uma bobeira do Benfica que sentiu a falta do goleiro Fofão e ampliou com Edinho.

O América atuou de Belo Vei, Cezinha, Tatai, Marcos e Tinho, depois Felipe. Gil, Nenê, expulso, Tinho, depois Dainho e Edinho, depois Vinícios. Pio, depois Nunes e Naldinho, depois Gabriel. Na borda do gramado, Chico, Túlio e Gol.

O Benfica atuou com Diego, expulso, depois Bruno, Marcos, Gil, Ruan e Alex. Ud, Paulinho, Micael e Tinho. Mateus, depois Téo, Éric depois Vinícios. No comando da equipe, Quita, Dinho e Ed.

Postado em 24 de Setembro, às 17:18 por Redação Criativa 0 comentários

Ciclista se acidenta em São Miguel das Matas e vai parar no HRSAJ

Na tarde deste domingo (24) aconteceu um acidente em São Miguel das Matas, deixando um ciclista desacordado e socorrido para o Hospital regional de Santo Antonio de Jesus. Um homem identificado como Dando, da localidade da Sucupira, zona rural, estava descendo a ladeira que dá acesso à Embasa e caiu da bicicleta, ficando desacordado decorrente de uma pancada que sofreu na cabeça. Uma equipe da Secretaria de Saúde de São Miguel das Matas socorreu a vítima que depois foi encaminhada para o HRSAJ.

Postado em 24 de Setembro, às 16:21 por Redação Criativa 0 comentários

Saiba quem são os jogadores do Bahia que vão enfrentar o Grêmio

O técnico Preto Casagrande definiu a lista de concentrados para a partida contra o Grêmio, compromisso tricolor deste domingo (24), na Arena Fonte Nova, às 19h, pelo Campeonato Brasileiro.

Vinte e quatro atletas foram convocados para esta importante partida e já iniciam o regime de concentração na noite desta sexta-feira (22).

Os desfalques do Esquadrão são o zagueiro Jackson, o volante Renê Júnior e os laterais Wellington Silva e Armero, que estão em recuperação de lesões ou em transição física.

Confira a lista completa:

GOLEIROS: Anderson, Jean e Rafael Santos

LATERAIS: Eduardo, Juninho Capixaba e Matheus Reis

ZAGUEIROS: Eder, Lucas Fonseca, Thiago Martins, Tiago e Rodrigo Becão

MEIO-CAMPISTAS: Allione, Edson, Feijão, Juninho, Matheus Sales, Régis,  Vinicius, Yuri e Zé Rafael

ATACANTES: Edigar Junio, Hernane, Mendoza e Rodrigão.

Postado em 24 de Setembro, às 13:25 por Redação Criativa 0 comentários

Mancini ainda não tem o time escalado para o confronto com o Atlético Mineiro

Vagner Mancini voltou a comandar treinamento tático na tarde desta sexta-feira (22) no CT Manoel Pontes Tanajura e praticamente encerrou a preparação do rubro-negro para jogar contra o Atlético Mineiro, domingo (24), no Independência, em Belo Horizonte.

Mancini realizou experiências nos treinos de quinta e desta sexta-feira, testando jogadores na lateral-direita, que não terá o titular Caique Sá, machucado, e na frente de zaga. Patric, reserva de Caíque, está fora também do jogo com três cartões amarelos.

Mancine disse que o time será anunciado momentos antes do jogo, porque ainda tem dúvidas para definição do sistema defensivo. “Olha, se teve uma semana difícil para montar um time, foi essa, nos meus 12 anos de treinador. Fiz algumas modificações, alguns testes, e vou decidir momentos antes do jogo”, disse o treinador.

Neste sábado (23), o time finalizará a preparação, pela manhã, e viaja no início da tarde para Belo Horizonte. Mancini escolherá, entre os 22 jogadores pré-selecionados, os 20 que seguirão com a delegação para a capital mineira.

Antes do treino tático, os jogadores participaram do aquecimento comandado pelo preparador físico Lucas Itaberaba. Foram delimitados quatro quadrados, cada, com seis jogadores, e realizado um trabalho em espaço reduzido de 4 contra 2, estimulando a posse de bola e o passe.

O volante Willian Farias continuou com os exercícios de propriocepção com o fisioterapeuta Clício Alves. O lateral-esquerdo Juninho fez uma parte da atividade na academia e concluiu com corrida em torno dos campos.

O lateral-direito Caique Sá, por sua vez, seguiu com o tratamento da contusão muscular.

Postado em 24 de Setembro, às 13:17 por Redação Criativa 0 comentários

Mega operação é realizada com rondas em todo município de Brejões

A Polícia Civil, através do Delegado Moabe Macedo, do investigador Cristiano Ribeiro e da Corregedoria de Jequié, juntamente com oito policiais da guarnição da CIPE Central (Policiamento Especializado na Região Central), estão realizando uma mega operação durante todo dia e noite no município de Brejões.

A Polícia Militar através do Sargento Florisvaldo e do Soldado Ataíde e a Guarda Municipal também estão realizando rondas.

De acordo com informações, surgiu um boato infundado sobre "toque de recolher" em Brejões, contudo a Polícia informa que não procede.

O delegado Moabe solicita à todos que não espalhem boatos que causem distúrbios à população. A polícia está atuando com investigações sobre os fatos ocorridos.

Postado em 24 de Setembro, às 10:15 por Redação Criativa 0 comentários

Homem é morto neste sábado em Santa Terezinha

No início da noite deste sábado (23), dois indivíduos um menor de idade, foram surpreendidos pela polícia na região de Pedra Redonda, zona rural de Santa Teresinha.

A ação levou a óbito um deles, o maior de idade, o outro foi apreendido pela polícia.

Postado em 24 de Setembro, às 08:24 por Redação Criativa 0 comentários

Rodada única neste domingo em São Miguel das Matas

A tabela do Campeonato de Cidades Circunvizinhas em São Miguel das Matas constava para este domingo (24) dois jogos na rodada. Elísio Medrado x Dom Macêdo e Itatim x Entroncamento de Jaguaquara, porém um contratempo no meio da semana proporcionou o adiamento da partida entre Elísio Medrado x Entroncamento de Jaguaquara.

Um incidente envolvendo um integrante da equipe de Dom Macêdo Costa, que acabou sendo morto em Santo Antonio de Jesus e num acordo entre a organização da competição e os adversários elisiomedradenses, proporcionou o adiamento da partida.

Às 15 horas está programada a partida entre Itatim x Entroncamento de Jaguaquara com cobertura da Criativa On Line.

Postado em 23 de Setembro, às 20:33 por Redação Criativa 0 comentários

Próximo




Gutscheine Groupon
Códigos descuento Groupon
Instagram



Enquetes


Categorias

Áudios Cidades Colunas Educação Entretenimento Esportes PodCast Polícia Política Publicidade Riviera Amargosa Saúde Tempo

Rede Criativa

Mídia Notícias Rádio Hoje Brasil Repórter Hoje

Cidades

Amargosa Brejões Elísio Medrado Itatim Laje Recôncavo Salvador Santo Antonio de Jesus São Miguel das Matas Vale do Jiquiriçá Varzedo
Anunciar | Você Repórter | Termos de Uso | Contato | Expediente
©Copyright - Criativa On Line - Rede Criativa de Comunicação
A Força da Comunicação na Internet! 25/09/2017 04:48